Rodrigo Cássio Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0545897116631093
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás - UFG. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e mestrado em Comunicação Social pela UFG, com pesquisas nas linhas de Estética e Filosofia da Arte e Comunicação e Cultura. Graduado em Comunicação Social pela UFG e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás. Atua como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências Sociais-FCS e no bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação-FIC. Pesquisador vinculado ao Media Lab-BR por meio do projeto de pesquisa "Barroco e Neoformalismo a partir da Estética Analítica: Cinema, Vídeo e Arte Interativa", e do projeto de extensão "Encontros Abertos do Grupo de Estudos Forma, Arte e Tecnologia - GEFAT". Pesquisador visitante da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires - UBA em 2017. Já atuou como professor e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (2012-2016). Suas áreas de investigação são Cinema, Comunicação e Performances Culturais, principalmente sobre temas como formas narrativas, estilística e teorias da arte, do filme e da imagem. Além das publicações acadêmicas, tem trabalhos realizados nos âmbitos da curadoria e da crítica cinematográfica. Atualmente é Coordenador de Acompanhamento e Avaliação Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Site profissional: www.rodrigocassio.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Cássio Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Avenida Esperança, s/n
Campus Samambaia - UFG
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211335
URL da Homepage: www.rodrigocassio.com


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Razão em Transe: o barroco e o cinema de Glauber Rocha, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Rodrigo Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Barroco; Imagem; Artes Visuais; Ontologia da Imagem; Neobarroco.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Lisandro M.Nogueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro; Análise Fílmica; Ideologia; Imagem; Indústria Cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.
2005 - 2008
Graduação em Filosofia (Licenciatura).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: A desumanização no cinema de vanguarda: análise da obra Filmstudie de Hans Richter.
Orientador: Eduardo Sugizaki.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Cinema e Filosofia: da logopatia à linguagem cinematográfica.
Orientador: Lisandro Nogueira.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Discente de mestrado, Enquadramento Funcional: Estagiário (Bolsista Capes)

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação II
07/2018 - Atual
Ensino, PERFORMANCES CULTURAIS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Performances
06/2018 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de Acompanhamento e Avaliação Acadêmica.
06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação e Ética do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais.
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Informação e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda.
7/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, .

09/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Media Lab UFG, .

01/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Narrativas Transmidiáticas
Teorias da Comunicação II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos - Cinema e Publicidade
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação
01/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Narrativas Complexas no Cinema e em Séries de TV
Teorias da Comunicação II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
Teorias da Comunicação
01/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Crítica de Arte
Projeto de Pesquisa
07/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
03/2011 - 07/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
Cinema e Psicanálise
Teoria da Imagem
08/2008 - 07/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Pesquisa
03/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia.

Atividade realizada
Atividades de secretaria.

Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Programa de mobilidade docente da Asociación de Universidades Grupo de Montevideo. Estágio de pesquisa e docência realizado na FADU - Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (UBA)


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Elaborador de itens - BNI 2018


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40

Atividades

01/2016 - 05/2016
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
07/2015 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento , UnU Laranjeiras, .

Linhas de pesquisa
Estética e teoria da arte
02/2015 - 05/2016
Direção e administração, UnU Laranjeiras, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Cinema e Audiovisual.
06/2014 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UnU Laranjeiras, .

Cargo ou função
Membro no Núcleo Docente Estruturante (NDE).
11/2015 - 12/2015
Direção e administração, UnU Laranjeiras, .

Cargo ou função
Diretor interino do Campus Goiânia Laranjeiras.
02/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
02/2014 - 01/2015
Direção e administração, UnU Laranjeiras, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação.
01/2014 - 12/2014
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
Oficina de Texto
Teorias da Comunicação
01/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Texto
Teorias da Comunicação
08/2012 - 12/2012
Direção e administração, UnU Laranjeiras, .

Cargo ou função
Coordenador de Pesquisa.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
História do Cinema Brasileiro
Oficina de Texto
Seminários

Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, SECULT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Analista de projetos, Enquadramento Funcional: Comissão de Análise de Projetos Culturais
Outras informações
Membro da CPC (Comissão de Análise de Projetos Culturais)


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Jurado, Enquadramento Funcional: Jurado em Audiovisual
Outras informações
Jurado em Audiovisual credenciado pela Portaria no. 97, de 9 de agosto de 2017 (DOU)


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Atividades

2/2007 - 6/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitor das disciplinas FIT 1951 - Ética e Deontologia, FIT 4200 - Tópicos de Filosofia e FIT 1310 - Filosofia.
7/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitor da disciplina FIT 1310 - Filosofia.
3/2006 - 6/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitor da disciplina FIT 4101 - História da Filosofia 1.


Linhas de pesquisa


1.
Narrativas transmidiáticas e tecnologia

Objetivo: Estudos de narratologia com ênfase em objetos de estudo audiovisuais: cinema, televisão, vídeo e narrativas transmidiáticas. Storytelling e construção de narrativas em meio digital. As narrativas e a crise do conceito de cinema. Apropriações do cinema pela arte tecnológica e outros fenômenos relacionados aos novos modelos comunicacionais criados pela convergência das mídias.
2.
Cinema, performance e encenação

Objetivo: Estudos de análise fílmica referidos à investigação estilística da história do cinema. O cinema como arte encenada. O trabalho do ator nas variações de estilo da linguagem cinematográfica. O conceito de mise en scène, sua história, abordagens e possibilidades. A relação entre performance e mise en scène a partir da análise de filmes, com destaque para o cinema moderno.
3.
Estética e teoria da arte

Objetivo: Estudos de estética filosófica e teoria da arte com ênfase na discussão sobre gêneros artísticos, e mais particularmente dos conceitos de barroco e neobarroco na história do pensamento estético. A possibilidade de uma teoria do neobarroco. Os usos e limites da história da arte na construção de análises de produtos culturais na atualidade.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Barroco e neoformalismo a partir da estética analítica: cinema, vídeo e arte interativa
Descrição: O reposicionamento contemporâneo do conceito de barroco na discussão teórica sobre a cultura e a arte teve seu principal momento entre o final dos anos 1960 e meados dos 1990. Uma vez que este reposicionamento já constitui um legado para a atual pesquisa na área de artes, o conceito mantém uma sobrevida no trabalho de autores que, sob diferentes perspectivas, persistem na intenção de compreender a especificidade de uma estética barroca e explorar o seu potencial explicativo dos fenômenos culturais mais recentes. Neste projeto de pesquisa, partiremos de um diálogo crítico com o semioticista italiano Omar Calabrese, tendo em vista a fundamentação de uma teoria da forma barroca capaz de atestar a sua relevância no estudo de produtos artísticos atuais, particularmente no cinema, no vídeo e nas artes interativas. Para isso, proporemos uma reapropriação do conceito de barroco como forma ou estilo, igualmente sustentada por Calabrese em "A Idade Neobarroca", sem, no entanto, embasá-la na semiótica, e tampouco retornando a uma filosofia da história ou a uma metafísica, tal como elaboradas tradicionalmente pelos teóricos historicistas do barroco (Wölfflin, Focillon, d'Ors etc.). Como alternativa a estes modos de fundamentação, pretendemos ancorar nossa teoria nas contribuições à estética que a filosofia analítica anglo-saxã tem desenvolvido desde os anos 1950, particularmente por meio de uma crítica da tradição formalista (Bradley, Bell, Fry, Greenberg etc.) e da elaboração de hipóteses sobre a possibilidade de um neoformalismo contemporâneo (Beardsley, Eldridge, Danto, Zangwill etc.).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Cássio Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4
2015 - 2016
O estilo depois da sociedade do espetáculo: um momento neobarroco?
Descrição: A hipótese de que os produtos culturais do final do século XX e começo do XXI refletem a constituição de um momento neobarroco na sociedade e nas artes é discutida por autores como o semioticista Omar Calabrese e o filósofo Mario Perniola. Especificamente na obra de Perniola, essa hipótese se justifica a partir de uma análise da chamada sociedade do espetáculo, apresentada por Guy Debord em seu livro homônimo de 1966. O filósofo italiano se inclui, assim, em um grupo heterogêneo de intérpretes que, a despeito de suas diferentes filiações intelectuais, empenharam-se em criticar e atualizar os aforismos debordianos nos últimos anos (Jacques Rancière, Nicolas Bourriaud ou Christoph Türcke, por exemplo). Este projeto de pesquisa se propõe a discutir a tese do neobarroco como uma superação da perspectiva que motivou a crítica do espetáculo nos anos 1960, tendo em vista as suas implicações para o resgate do conceito de estilo na contemporaneidade. Nesse sentido, o trabalho de Omar Calabrese desponta como a possibilidade de ancorar o conceito de neobarroco em discussões que perpassam a estética e a história da arte, definindo um caráter de época marcado tanto por um estilo como por um gosto que trazem à mente a ideia original de barroco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Encontros Abertos do Grupo de Estudos Forma, Arte e Tecnologia (GEFAT)
Descrição: Os Encontros Abertos do GEFAT - Grupo de Estudos Forma, Arte e Tecnologia são realizados regularmente a cada três semanas, de acordo com agenda definida pelo próprio grupo, no Media Lab­ / BR ou na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. O GEFAT foi criado em setembro de 2016 pelo projeto de pesquisa "Barroco e neoformalismo a partir da estética analítica: cinema, vídeo e arte interativa". O objetivo dos encontros é estudar e divulgar o pensamento formalista em filosofia e teoria da arte, desde os autores originais até os mais recentes, sistematizando contribuições para essa tradição por meio de trabalhos acadêmicos originais, produzidos desde os interesses e parcerias dos membros do grupo. O escopo das leituras e discussões realizadas nos encontros do GEFAT envolve três eixos de maior interesse: (1) a filosofia analítica da arte; (2) a relação entre cognitivismo e formalismo e (3) a problematização da arte realizada com o emprego de tecnologia audiovisual, partindo do cinema e da TV em direção ao vídeo e às formas interativas de arte digital.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cássio Oliveira - Coordenador / Marcilon Almeida de Melo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Cinematográfica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performances Culturais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, R. C.2017OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. ; BARBOSA, J. . Construção da trama e complexidade narrativa na primeira temporada de Mad Men. REVISTA IMAGOFAGIA, v. 15, p. 1-28, 2017.

2.
OLIVEIRA, R. C.2016OLIVEIRA, R. C.. Barroco e Pós-história a partir das teorias da imagem de Mario Perniola e Vilém Flusser. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 19, p. 39-55, 2016.

3.
OLIVEIRA, R. C.2016OLIVEIRA, R. C.. As mulheres em Godard: contrapontos à teoria feminista do cinema em Une Femme est une Femme (1961). Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. 1-20, 2016.

4.
OLIVEIRA, R. C.2015OLIVEIRA, R. C.. Resenha de Existencialismo e Crítica no Cinema: estudo e teoria sobre a fenomenologia de André Bazin. Imagofagia, v. -, p. 1-4, 2015.

5.
OLIVEIRA, R. C.2008OLIVEIRA, R. C.. Os diferentes olhares da filosofia para o cinema. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. -, p. -, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, R. C.. Filmes do Brasil Secreto. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, R. C.; CARRIJO, A. J. . Storytelling e melodrama na análise de peça publicitária da campanha Doces Notícias. In: Ana Rita Vidica; Janaína Jordão. (Org.). Século XXI: A Publicidade sem Fronteiras?. 1ed.Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2018, v. 4, p. 103-121.

2.
OLIVEIRA, R. C.. A síntese subversiva de Rogério Sganzerla. In: Bruno Andrade; Lucas Baptista; Matheus Cartaxo. (Org.). Foco: Revista de Cinema: Coletânea de Textos 2009-2017. 1ed.Lisboa, Portugal: A.23 Edições, 2017, v. , p. 257-261.

3.
OLIVEIRA, R. C.. Imaginar textos que imaginam o mundo: jornalismo na era das tecnoimagens. In: Juarez Ferraz de Maia. (Org.). Atualidades: estudos contemporâneos em jornalismo. 1ed.Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012, v. 1, p. 369-385.

4.
OLIVEIRA, R. C.. Glauber Rocha, morte e vida do autor no cinema moderno. In: Ronie A. T. da Silveira; Sérgio Schaefer. (Org.). O cinema brasileiro e a filosofia. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2012, v. , p. 65-86.

5.
OLIVEIRA, R. C.. A crítica de cinema entre o realismo e a ideologia: Bazin, Kracauer, Adorno. In: Juarez Ferraz de Maia. (Org.). Gêneros e Formatos em Jornalismo. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011, v. , p. 97-108.

6.
OLIVEIRA, R. C.. O Discurso do Método de René Descartes. In: Maria de Fátima Gonçalves Lima. (Org.). Literatura para Pas/UnB - 2a. Etapa/2007. Goiânia: Kelps/Leart, 2007, v. , p. 112-127.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, R. C.. O Mecanismo, Fake News e confusões pós-modernas. Estadão, São Paulo, 02 abr. 2018.

2.
OLIVEIRA, R. C.. Dunkirk foi injustiçado no Oscar?. Estadão, São Paulo, 08 mar. 2018.

3.
OLIVEIRA, R. C.. The Post e o ocaso do cinema no novo feminismo. Estadão, São Paulo, 09 fev. 2018.

4.
OLIVEIRA, R. C.. Bolsonaro decapitado: apologia ou arte de massa?. Estadão, São Paulo, 21 jan. 2018.

5.
OLIVEIRA, R. C.. MC Diguinho e as contradições da esquerda. Estadão, São Paulo, 19 jan. 2018.

6.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema morreu, viva o cinema - Parte 1. Estadão, São Paulo, 23 dez. 2017.

7.
OLIVEIRA, R. C.. A arte pode causar sofrimento?. Estadão, São Paulo, 20 out. 2017.

8.
OLIVEIRA, R. C.. A liberdade de expressão na arte. Estadão, São Paulo, 12 set. 2017.

9.
OLIVEIRA, R. C.. Especial Liberdade - A Liberdade de Expressão na Arte. Estadão, São Paulo, 12 set. 2017.

10.
OLIVEIRA, R. C.. Por que ver (e ler) Eisenstein hoje?. Estadão, São Paulo, 08 set. 2017.

11.
OLIVEIRA, R. C.. A quem importam as intenções dos artistas? (Parte Final). Estadão, São Paulo, 07 jul. 2017.

12.
OLIVEIRA, R. C.. Mostra plural sobre os homens e seus meios. Magazine/O Popular, Goiânia, 20 jun. 2017.

13.
OLIVEIRA, R. C.. A democracia golpeada. Revista Amálgama, Brasil, 10 jun. 2017.

14.
OLIVEIRA, R. C.. A quem importam as intenções dos artistas? (Parte 2). Estadão, São Paulo, 26 maio 2017.

15.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema de opinião única. Revista Amálgama, Brasil, 12 maio 2017.

16.
OLIVEIRA, R. C.. A quem importam as intenções dos artistas?. Estado da Arte - Estadão, São Paulo, 28 abr. 2017.

17.
OLIVEIRA, R. C.; ZANGWILL, N. . Entrevista com Nick Zangwill: O segredo é combinar forma e conteúdo. Estado da Arte - Estadão, São Paulo, 24 mar. 2017.

18.
OLIVEIRA, R. C.. Deve ser possível estar com quem discorda de nós. Revista Amálgama, Brasil, 13 mar. 2017.

19.
OLIVEIRA, R. C.. João Doria e o melodrama de virtudes. Revista Amálgama, Brasil, 20 fev. 2017.

20.
OLIVEIRA, R. C.. Grafite e pichação são formas de arte?. Estadão / Blog Estado da Arte, São Paulo, 03 fev. 2017.

21.
OLIVEIRA, R. C.. A Lava Jato não cabe na velha mídia. Estado da Arte / Jornal Estadão, São Paulo, 02 dez. 2016.

22.
OLIVEIRA, R. C.. MasterChef nos lembra que o gosto é objetivo. Estado da Arte / Jornal Estadão, São Paulo, 24 out. 2016.

23.
OLIVEIRA, R. C.. Luchino Visconti por Glauber Rocha. Revista Interlúdio, São Paulo, 17 out. 2016.

24.
OLIVEIRA, R. C.. Aquarius e a regressão do cinema político. Estadão (Blog Estado da Arte), São Paulo, 23 set. 2016.

25.
OLIVEIRA, R. C.. A importância de ser arte. Revista Interlúdio, São Paulo, 15 ago. 2016.

26.
OLIVEIRA, R. C.. O sucesso da série Stranger Things. Amálgama, 03 ago. 2016.

27.
OLIVEIRA, R. C.. O comportamento de grupo nas redes sociais. Amálgama, 24 maio 2016.

28.
OLIVEIRA, R. C.. Para onde vai o gosto no politicamente correto?. Amálgama, 23 jan. 2016.

29.
OLIVEIRA, R. C.. A universidade e o valor do conhecimento. Amálgama, Brasil, 31 out. 2015.

30.
OLIVEIRA, R. C.. Hegemonia de esquerda nas ciências humanas?. Amálgama, Brasil, 25 out. 2015.

31.
OLIVEIRA, R. C.. O politicamente correto na crítica de cinema. Revista Janela / Amálgama, Brasil, 27 jun. 2014.

32.
OLIVEIRA, R. C.. Recuperar o estilo. Tribuna do Planalto - Edição 1425, Goiânia, p. 2 - 2, 30 mar. 2014.

33.
OLIVEIRA, R. C.. Em defesa de uma 'classe média'. Amálgama, Brasil, 04 jul. 2013.

34.
OLIVEIRA, R. C.. O que está acontecendo?. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 5 - 5, 23 jun. 2013.

35.
OLIVEIRA, R. C.. O espetáculo como moeda de troca. Revista ]Janela[, Goiânia, 29 maio 2013.

36.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema e a eficácia. Magazine/O Popular, Goiânia, p. 2 - 2, 14 nov. 2012.

37.
OLIVEIRA, R. C.. A esquecida política da polidez. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 14 out. 2012.

38.
OLIVEIRA, R. C.. O que o Fica tem a ver com os melhores filmes de Goiás?. Revista ]Janela[, Brasil, 01 out. 2012.

39.
OLIVEIRA, R. C.. Ficções entre o melodrama e a teledramaturgia. Revista ]Janela[, Brasil, 01 out. 2012.

40.
OLIVEIRA, R. C.. Compre um fusca ou não dirija. Magazine/O Popular, Goiânia, p. 4 - 4, 09 set. 2012.

41.
OLIVEIRA, R. C.. Hermeto Pascoal é melhor que João Lucas e Marcelo. Magazine/O Popular, Goiânia, p. 7 - 7, 25 ago. 2012.

42.
OLIVEIRA, R. C.. A banalidade do sexo e o fundamentalismo religioso. Amálgama, Brasil, 15 ago. 2012.

43.
OLIVEIRA, R. C.. A morte no cinema. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 29 jul. 2012.

44.
OLIVEIRA, R. C.. Recordações de um presídio de meninos: uma ficção de reminiscências. Revista ]Janela[, http://janela.art.br, 28 fev. 2012.

45.
OLIVEIRA, R. C.. Filmar uma história. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 3 - 3, 30 out. 2011.

46.
OLIVEIRA, R. C.. Tragédia para concorrer ao Oscar. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 3 - 3, 08 set. 2011.

47.
OLIVEIRA, R. C.. Potiche: estranho feminismo. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 2 - 2, 25 ago. 2011.

48.
OLIVEIRA, R. C.. Outro cinema, outras experiências. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 05 jun. 2011.

49.
OLIVEIRA, R. C.. Todos os olhos na mesma direção. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 27 fev. 2011.

50.
OLIVEIRA, R. C.. Um herói fascista?. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 2 - 2, 14 out. 2010.

51.
OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. . Ritos de passagem do cinema goiano. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 09 set. 2010.

52.
OLIVEIRA, R. C.. Buñuel e o cinema de desejos. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 3 - 3, 03 maio 2010.

53.
OLIVEIRA, R. C.. Modernidade goiana em cartaz. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 20 fev. 2010.

54.
OLIVEIRA, R. C.. Um espelho para Almodóvar. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 17 dez. 2009.

55.
OLIVEIRA, R. C.. Desafios do cinema goiano. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 3 - 3, 07 out. 2009.

56.
OLIVEIRA, R. C.. Contratempos da perfeição. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 2 - 2, 11 jun. 2009.

57.
OLIVEIRA, R. C.. Um olhar sobre o outro. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 4 - 4, 05 dez. 2008.

58.
OLIVEIRA, R. C.. A crueza do sublime. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 02 out. 2008.

59.
OLIVEIRA, R. C.. O Brasil de Era uma vez. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 11 set. 2008.

60.
OLIVEIRA, R. C.. A modernidade em crise de Woody Allen. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 3 - 3, 16 jul. 2008.

61.
OLIVEIRA, R. C.. Mundo em colapso. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 2 - 2, 16 fev. 2008.

62.
OLIVEIRA, R. C.. Entre o passado e o presente. O Popular/Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 03 fev. 2008.

63.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema do ocultamento. O Popular/ Magazine, Goiânia, p. 7 - 7, 23 dez. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Mr. Robot: a busca por engajamento no contexto da complexidade narrativa. In: 5o CAPPA - Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas, 2018, Goiânia. Anais do 5o CAPPA - Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas. Goiânia: UFG, 2018. p. 36-45.

2.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Para além dos limites da ilusão: uma análise da estética neobarroca presente na série Mr. Robot. In: 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville - SC. Anais da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018.

3.
SIQUEIRA, L. ; OLIVEIRA, R. C. ; SANTOS, A. T. . Dramaturgia Seriada Contemporânea: aspectos culturais do uso de personagens anti-heróicos nas séries de TV. In: SEMIC - Seminário de Mídia e Cultura, 2017, Goiânia. Anais do IX Seminário de Mídia e Cultura. Goiânia: PPGCOM/FIC/UFG, 2017. p. 109-121.

4.
OLIVEIRA, R. C.. A apropriação das teorias do barroco por Omar Calabrese e sua aplicação na análise fílmica. In: Encontro de História da Arte - Unicamp, 2017, Campinas (SP). Encontro de História da Arte: da percepção à palavra: luz e cor na História da Arte. Campinas: UNICAMP/IFCH/CHAA, 2015. p. 506-512.

5.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Estilística em Stoker: mise en scène e intertexto. In: 4o CAPPA - Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas, 2017, Goiânia. Anais do 4o CAPPA - Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas. Goiânia: UFG, 2017. p. 19-27.

6.
OLIVEIRA, R. C.. A implicação do espectador em Black Mirror: uma incorporação estilística das telas digitais para a significação dramática. In: IV Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, 2016, Goiânia. Anais do IV Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. Goiânia: Media Lab/UFG, 2016. p. 22-32.

7.
OLIVEIRA, R. C.. Cultura Digital e Narrativa em Marly Normal. In: 14. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART, 2015, Aveiro (POR). 14. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART: ARTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Aveiro: UA Editora (Universidade de Aveiro), 2015. v. 1. p. 249-252.

8.
OLIVEIRA, R. C.. Repetições e labirintos neobarrocos em Arrested Development. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memórias, afetos. Goiânia: Ed. UFG, 2015. p. 233-241.

9.
OLIVEIRA, R. C.. La Imagen Barroca: actualidad en perspectiva. In: IX Bienal Iberoamericana de Comunicación, 2013, Santiago. La imagen en las sociedades mediáticas latinoamericanas. Actas de la IX Bienal Iberoamericana de Comunicación. Santiago: Instituto de la Comunicación e Imagen de la Universidad de Chile, 2013. v. 1. p. 177-184.

10.
OLIVEIRA, R. C.. Identidades culturais e ruptura com o realismo dramático. In: II SAU - Semana do Audiovisual, 2012, Goiânia. Revista da SAU - Anais da Segunda Semana do Audiovisual da UEG. Goiânia: UEG, 2012. v. 2. p. 52-63.

11.
OLIVEIRA, R. C.. A câmera na mão contra a identidade: Glauber Rocha no Programa Abertura. In: VIII Jornada de Pesquisa em Filosofia, 2011, Goiânia. Anais de Filosofia da PUC Goiás (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Departamento de Filosofia e Teologia). Goiânia: Editora da PUC-GO, 2010. v. 1. p. 09-20.

12.
OLIVEIRA, R. C.. Anti-realismo e subjetividade em Ortega y Gasset. In: VI Jornada de Pesquisa em Filosofia, 2008, Goiânia. Filosofia, linguagem, política: conversações II. Goiânia: Ed. da UCG / Ed. Kelps, 2008.

13.
OLIVEIRA, R. C.. Os sujeitos da indústria cultural: apontamentos para uma leitura da Dialética do Esclarecimento. In: Intercom - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2008.

14.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema no ensino de filosofia: mais que um recurso pedagógico. In: VII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia, 2007, Porto Alegre. Anais do Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. Porto Alegre: PUC Virtual, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, R. C.. O barroco de Glauber Rocha: imagem e irracionalidade na Eztetyka do Sonho de 1971. In: XV Encontro Nacional da Anpof, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos: XV Encontro Nacional ANPOF. São Paulo: ANPOF, 2012. p. 684-684.

2.
OLIVEIRA, R. C.. O realismo cinematográfico em Kracauer e em Bazin. In: VI Conpeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (UFG), 2009, Goiânia. CONPEEX 2009 - Anais digitais. Goiânia: UFG, 2009.

3.
OLIVEIRA, R. C.; SILVA, M. Z. . A compreensão do movimento dialético na história em Hegel. In: XIII Seminário de Iniciação Cientifica da UFG, 2005, Goiânia. Anais Eletrônicos do XIII Seminário de Iniciação Científica da UFG. Goiânia: UFG Virtual, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema por Vilém Flusser: imagem e programação. In: Congresso Internacional Imagem, Imaginação, Fantasia, 2011, Ouro Preto - MG. Congresso Internacional Imagem, Imaginação, Fantasia. Ouro Preto: Ufop / Abre, 2011. p. 72-73.

2.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema e a teoria crítica da sociedade. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), 2010, Águas de Lindóia. Atas do XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010. p. 504-505.

3.
OLIVEIRA, R. C.. Violência e espetáculo no cinema brasileiro da retomada. In: VII Seminário: problemas do Estado democrático contemporâneo, 2010, Goiânia. Pensar os direitos humanos: desafios à educação nas sociedades democráticas: Cadernos de Atas, 25 a 28 de outubro de 2010. Goiânia: UFG/Faculdade de Filosofia, 2010. p. 31-32.

4.
OLIVEIRA, R. C.. Adorno e o novo cinema. In: I Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFU, 2010, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: PPG - FIL - UFU, 2010. p. 33-33.

5.
OLIVEIRA, R. C.; MUNDIM, L. F. . O cineclubismo e os direitos do público. In: VII Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo, 2010, Goiânia. Pensar os direitos humanos: desafios à educação nas sociedades democráticas: Cadernos de Atas, 25 a 28 de outubro de 2010. Goiânia: Editora Kelps, 2010. p. 12-12.

6.
OLIVEIRA, R. C.. Anti-realismo e subjetividade: em torno da desumanização em Ortega y Gasset. In: VI Jornada de Pesquisa em Filosofia (UCG), 2008, Goiânia. Caderno de Atas. Goiânia: Editora Kelps / Editora da UCG, 2008. p. 13-14.

7.
OLIVEIRA, R. C.; REIS, H. E. . Democracia liberal e cultura massificada. In: IX Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008, Goiânia. Anais. Goiânia: PUC-GO, 2008.

8.
OLIVEIRA, R. C.. Ensimesmamento e sociedade massificada em Ortega y Gasset. In: Colóquio Direitos Humanos e Democracia, 2007, Goiânia. Caderno de Atas. Goiânia: Divisão Gráfica e Editorial da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2007. p. 80-81.

9.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema como meio para a realização de uma filosofia logopática. In: XIII Semana de Filosofia e VIII Semana de Integração em Filosofia da UFG, 2006, Goiânia. Caderno de Resumos. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2006. p. 42-42.

10.
OLIVEIRA, R. C.. O movimento dialético na história em Hegel. In: III Jornada de Pesquisa Nupefil - NER Semana de Filosofia e Teologia (UCG), 2005, Goiânia. Caderno de Resumos - III Jornada de Pesquisa Nupefil. Goiânia: Editora da UCG, 2005. p. 22-22.

11.
OLIVEIRA, R. C.. A razão na história segundo Hegel. In: XI Semana de Filosofia da UFG e VI Semana de Integração do Mestrado com a Graduação, 2004, Goiânia. Programa e Resumos - XI Semana de Filosofia da UFG. Goiânia: Cegraf - Gráfica UFG, 2004. p. 31-31.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. C.. Estética e Cinema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Mídia, Pós-Verdade e Ética Profissional: a desinformação como arma política e a reação de veículos de referência ao fenômeno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, R. C.. Arte Virtual em Eduardo Pla: análise da videoinstalação Ilusión Urbana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema e Literatura: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, e a pesquisa de nível médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Para além dos limites da ilusão: uma análise da estética neobarroca na série Mr. Robot. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Mr. Robot: a busca por engajamento no contexto da complexidade narrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, R. C.. Repensando o cinema no formalismo estético. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, R. C.. Linguagem Visual no Cinema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, R. C.. Estética Formalista e Estudos de Cinema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, R. C.. El barroco y el neobarroco: apuntes desde una teoria de la imagen. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, R. C.. Cultura digital e narrativas complexas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SIQUEIRA, L. ; OLIVEIRA, R. C. ; SANTOS, A. T. . Dramaturgia seriada contemporânea: aspectos culturais do uso de personagens anti-heróicos nas séries de TV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DIAS, N. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Estilística em Stoker: mise en scène e intertexto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, R. C.. A implicação do espectador em Black Mirror: uma incorporação estilística das telas digitais para a significação dramática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema e tecnologia: três questões sobre formalismo estético e estilo cinematográfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, R. C.. Como analisar um filme?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, R. C.. Repetições e labirintos neobarrocos em Arrested Development. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, R. C.. Debate Der Leone Have Sept Cabezas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
OLIVEIRA, R. C.. A apropriação das teorias do barroco por Omar Calabrese e sua aplicação na análise fílmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, R. C.. Cultura digital e narrativa em Marly Normal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema de Glauber Rocha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
OLIVEIRA, R. C.; ROURE, G. ; NOGUEIRA, L. . Debate Lars Von Trier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. . Debate Entre Vales. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
OLIVEIRA, R. C.. Palestra lançamento Filmes do Brasil Secreto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
OLIVEIRA, R. C.. Estética e política em 'O Bandido da Luz Vermelha'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, R. C.. La Imagen Barroca: actualidad en perspectiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA, R. C.. O barroco de Glauber Rocha: imagem e irracionalidade na Eztetyka do Sonho de 1971. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, R. C.. Identidades culturais e ruptura com o realismo dramático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA, R. C.. Literatura no Cinema: Madame Bovary adaptado do romance de Gustave Flaubert. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema por Vilém Flusser: imagem e programação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
OLIVEIRA, R. C.. Imagens em um contexto de crise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema-Educação: Terra em Transe, de Glauber Rocha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema e a teoria crítica da sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
OLIVEIRA, R. C.. Violência e espetáculo no cinema brasileiro da retomada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
OLIVEIRA, R. C.; MUNDIM, L. F. . Cineclubismo e os direitos do público. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
OLIVEIRA, R. C.. A câmera-na-mão contra a identidade: Glauber Rocha no Programa Abertura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
OLIVEIRA, R. C.. Adorno e o novo cinema. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema brasileiro moderno e contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
OLIVEIRA, R. C.. Pode o filme ser arte?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
OLIVEIRA, R. C.. O realismo cinematográfico em Kracauer e em Bazin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
OLIVEIRA, R. C.. O Príncipe, de Ugo Giorgetti, e as imagens da miséria no cinema brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
OLIVEIRA, R. C.. Anti-realismo e subjetividade: em torno da desumanização em Ortega y Gasset. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
OLIVEIRA, R. C.. A imagem em movimento e a gênese do cinema clássico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
OLIVEIRA, R. C.. Os sujeitos da indústria cultural: apontamentos para uma leitura da Dialética do Esclarecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
OLIVEIRA, R. C.. Solidão radical e relação com a circunstância: a dramática dubiedade do sujeito na filosofia de Ortega y Gasset. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema no ensino de filosofia: mais que um recurso pedagógico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
OLIVEIRA, R. C.. Ensimesmamento e sociedade massificada em Ortega y Gasset. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
OLIVEIRA, R. C.. Rebelião e escola: demandas do homem-massa à educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
OLIVEIRA, R. C.. Ciências Humanas X Sociedade de Consumo: É possível uma conciliação?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema como meio para a realização de uma filosofia logopática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
OLIVEIRA, R. C.. A compreensão do movimento dialético na história em Hegel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
OLIVEIRA, R. C.. O movimento dialético na história em Hegel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
OLIVEIRA, R. C.. A razão na história segundo Hegel. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, R. C.. Quando a arte se torna política. -: Amálgama, 2013. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Acta Scientiarum. 2018.

2.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Artefilosofia. 2018.

3.
OLIVEIRA, R. C.. Membro da Comissão Científica do 5o CAPPA - Colóquio para Apresentação de Produções Acadêmicas. 2018.

4.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a Revista Panorama. 2018.

5.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Artefilosofia. 2018.

6.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Comunicação & Informação. 2018.

7.
OLIVEIRA, R. C.. Membro externo da Comissão Científica da SAU - Semana do Audiovisual da UEG 2018. 2018.

8.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para revista Matrizes (USP). 2018.

9.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Panorama. 2017.

10.
OLIVEIRA, R. C.. Membro da Comissão Científica do 4o CaPPa: Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas. 2017.

11.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a Revista Visualidades. 2017.

12.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para revista Humanidades em Diálogo. 2017.

13.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Montajes - Revista de Análisis Cinematográfico (México). 2017.

14.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Visualidades. 2016.

15.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a revista Eco-Pós UFRJ. 2016.

16.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a Revista Panorama. 2016.

17.
OLIVEIRA, R. C.. Parecer ad hoc para a Revista Topoi. 2015.

18.
OLIVEIRA, R. C.. Membro da Comissão de Julgamento do Programa Primeiros Projetos - FAPEG. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, R. C.. Dia do Cinema Brasileiro: relembrando a pornochanchada. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Caso Queermuseu mostra que são tempos de intolerância. Da direita, mas também da esquerda. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, R. C.; ROCHA, C. S. . Conexões 2017 - Novas tecnologias na Comunicação. 2017.

4.
OLIVEIRA, R. C.; NUNES, A. . Conversa entre professores: a censura não tem lado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA, R. C.; MARQUES, M. E. ; DANTAS, M. . Hangout sobre Liberdade de Expressão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
OLIVEIRA, R. C.. Cinema e barroco: um panorama das aproximações possíveis. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
OLIVEIRA, R. C.. O cinema de Goiás não vai para a bilheteria. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
OLIVEIRA, R. C.. O humor não deve ter limites. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, R. C.. Perfil Rodrigo Cássio no Academia.edu. 2015; Tema: Perfil do autor no site de compartilhamento acadêmico Academia.edu. (Rede social).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Rodrigo Cássio - Website. 2014; Tema: Site pessoal. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, R. C.. Fotocine 2: A Construção Visual da Cena. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Fotocine 1: A construção visual da cena: da fotografia ao cinema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, F. M. ; FERNANDES, A. R. V. . FEICOM 2017. 2017. (Membro de Comitê Científico).

4.
OLIVEIRA, R. C.. A encenação no cinema de ficção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, R. C.. Da tela ao texto: a crítica de cinema depois do fim da arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa ; DIAS, Luciene de Oliveira ; OLIVEIRA, R. C. . Mídia, Cidadania e Poder. 2011. (Revisão).

7.
OLIVEIRA, R. C.; DIAS, Luciene de Oliveira . Espaço das Profissões. 2011. (Exposição).

8.
OLIVEIRA, R. C.; MUNDIM, L. F. . Oficina de Cineclubismo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OLIVEIRA, R. C.. A religiosidade no cinema de Glauber Rocha. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
OLIVEIRA, R. C.. Oficina: Filosofia e Cinema. 2006. (Extensão Universitária).

11.
OLIVEIRA, R. C.. Relatório final de pesquisa (PIVIC-UFG). 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, R. C.. Júri de seleção do XX FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2018 (Júri).

2.
OLIVEIRA, R. C.; MATTOS, T. ; BRANCO, R. C. . Jurado no IV Pirenópolis Doc. 2018 (Júri de Premiação).

3.
OLIVEIRA, R. C.. Júri de Seleção do XIX Fica - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. 2017 (Júri).

4.
OLIVEIRA, R. C.. Júri de seleção do XVIII Fica - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2016 (Júri).

5.
OLIVEIRA, R. C.; CORDEIRO, F. ; NETO, V. . 7a Mostra Audiovisual UEG. 2015 (Curadoria).

6.
OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. ; LEVY, J. ; ALCANTARA, E. . Júri de seleção do XVI Fica - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2014 (Júri).

7.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, S. ; FRATARI, A. . VI Mostra Audiovisual UEG. 2014 (Júri de Seleção).

8.
OLIVEIRA, R. C.. Júri de seleção do XV Fica - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2013 (Júri).

9.
OLIVEIRA, R. C.; CYNARA, G. ; MOUSINHO, P. ; PARRODE, R. ; BORGES, I. . Júri de seleção do XIV FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental. 2012 (Júri).

10.
OLIVEIRA, R. C.. Júri no 6º Festcine - Festival de Cinema Brasileiro. 2010 (Júri).

11.
OLIVEIRA, R. C.. Projeto Biblioteca às 12 horas. 2004 (Produção artística).

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, R. C.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza . Mostra O Amor, a Morte e as Paixões. 2012 (Debate) .

2.
OLIVEIRA, R. C.; BORELA, M. . Mostra de Cinema Italiano - Quem tem boca vai a Roma. 2012 (Debate) .

3.
OLIVEIRA, R. C.. Mostra Jean-Luc Godard - Cine UFG. 2011 (Debate) .

4.
OLIVEIRA, R. C.. Cronicamente Inviável em debate com Rodrigo Cássio. 2010 (Debate) .

5.
OLIVEIRA, R. C.. Desbitola: Ciclo de debates do cinema goiano. 2009 (Debate) .

6.
OLIVEIRA, R. C.. Vistos e Escritos. 2009 (Weblog) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, A. T.; BORGES, R. M. R.. Participação em banca de Lidianne Porto Moraes. Vai que Cola: a neochanchada como proposta para uma comédia à brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, G. F. C.; GOMES, S. H. A.. Participação em banca de Brenno Alves Pereira Sarques. Cinema e Cultura Midiática: A Pequena Loja de Suicídios. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, R. C.; CHRISTINO, D.; MORAES, A. T.. Participação em banca de José Guilherme Abrão Firmino. Amigos e Guildas: Performance, Mídia e Agência em MMOPRGs. 2018. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, R. C.; PAVAN, R.; SANTOS, A. T.. Participação em banca de Camila di Assis. O cinema catástrofe como narrativa da nação estadunidense. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, R. C.; SILVA, H. L.; PATRIOTA, R. C.. Participação em banca de Ewerton de Andrade Martins. O que é a arte? Será a teoria institucional promissora?. 2017. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
OLIVEIRA, R. C.; CAMARGO, R. C.; REINATO, E. J.. Participação em banca de Luciano Diogo Oliveira Freitas. O Estranhamento (Verfremdungseffekt) e o Gestus Brechtiano nos filmes de Charles Chaplin. 2017. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

7.
OLIVEIRA, R. C.; REZENDE, A. P. M.; TEIXEIRA, F. W.. Participação em banca de Elton Flaubert de Figueiredo. As ideias se esvoaçavam em meio a sua marcha: as elites letradas e Silvio Romero na formação de sua obra (1865-1880). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, R. C.; RIZEK, C. S.; ROVAI, M. L.; MENEZES, P. R. A.; FELTRAN, G. S.. Participação em banca de Leandro Silva de Oliveira. Cinema de Favela, Cinema Verdade. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, A. T.; SANTOS, G. F. C.. Participação em banca de Luiz Carlos Siqueira Filho. Say my name: tradição e ruptura na construção de narrativas seriadas televisivas na contemporaneidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA JUNIOR, L. C.; NOGUEIRA, L.. Participação em banca de Wertem Nunes Faleiro. O cinema entre as performances: a encenação de Eduardo Coutinho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, R. C.; BORGES, R. M. R.; SANTOS, A. T.. Participação em banca de Lidianne Porto Moraes. Neochanchada: propostas para uma comédia à brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, R. C.; SANTOS, G. F. C.; BIANCO, N. R.. Participação em banca de Brenno Alves Pereira Sarques. A Pequena Loja de Suicídios: representações em torno ao mal-estar na modernidade líquida. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, R. C.; CHRISTINO, D.; SANTOS, A. T.. Participação em banca de Gabriel Pavetits Machado de Araújo. Dr. Fantástico: ou como comecei a entender a Guerra Fria pela análise fílmica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, R. C.; FROES, T. S.; CAIXETA, S.. Participação em banca de Mirelly R. S. Santos; Murillo V. Carvalho; Wesley L.V. Filho."O que é ser publicitário?": Uma campanha storytelling para a Universidade Federal de Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, R. C.; CHRISTINO, D.. Participação em banca de Guilherme Policena de Almeida.Intersubjetividade e Comunicação: da Fenomenologia à Teoria da Ação Comunicativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, S.; LAURENTINO, L.. Participação em banca de Yasmin de Lima Pereira.Os traços melodramáticos na minisérie Breaking Bad. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
OLIVEIRA, R. C.; LEVY, J.; MACEDO, J. E. R.. Participação em banca de Henrique Rodrigues Pereira Menezes.A experiência narrativa no game Tomb Raider (2013). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
OLIVEIRA, R. C.; LEVY, J.; DIAS, W. C.. Participação em banca de Victor Vinícius do Carmo.Os elementos da estória na construção de um roteiro adaptado: da obra literária para o cinema. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, S.; FRATARI, A.. Participação em banca de Matheus Medeiros de Sousa.A articulação da linguagem cinematográfica entre a planificação e os padrões estéticos para construir um estado psicológico no filme Nebraska. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
OLIVEIRA, R. C.; FRATARI, A.; FERREIRA, B.. Participação em banca de Vanessa Perotoni; Kássia Oliveira.A aplicação da arte e dos efeitos visuais na construção do fantástico na trilogia O Senhor dos Anéis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Thamires Mariah Cândido.Análise do cinema direto no documentário goiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

9.
OLIVEIRA, R. C.; DAMIAO, C. M.; FELICIO, C. B. F.. Participação em banca de Fernanda Araújo Vieira.Freizeit e Freiheit: tempo livre e liberdade em Adorno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, S.; BENTO, L.. Participação em banca de Cristina Nogueira.A Influência do Expressionismo Alemão e do Filme B na obra de Tim Burton: Vincent e Frankenweenie. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

11.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Carolina Soares Pires.Nelson Rodrigues no cinema: percurso de adaptações e uma experiência no séc.XXI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Goiás.

12.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Getúlio Ribeiro Marques.Realização do curta-metragem O que Aprendi com meu Pai. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Goiás.

13.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Sabrina A. Rodrigues e Thiago Augusto de Oliveira Santos.Mise-en-scène: Premissas para um revista de cinema em Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás.

14.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Victor Hugo de Carvalho Caldas.Cinema e jornalismo: a construção da personagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás.

15.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de José Barbacena Neto.O drama no telejornal: um estudo sobre a narrativa dramática no Jornal Nacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás.

16.
OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Danilo Camilo Costa.A crise do intelectual de esquerda em O Desafio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, W. F.; ROCHA, M. A.. Banca de contratação de professor substituto. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, R. C.; FARIAS, S. J. P.; FRANCO, S. M.. Banca para contratação de professor substituto. 2012. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, R. C.; SATLER, L.; CHRISTINO, D.; SANTOS, R. G.. Comissão de seleção discente do PPG Performances Culturais. 2018. Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA, R. C.. 15o CONPEEX - Comissão Avaliadora de Trabalhos. 2018. Universidade Federal de Goiás.

3.
OLIVEIRA, R. C.; SATLER, L.; JORDAO, J. V. P.. Membro de banca (Mediador) nas Apresentações de Produções Acadêmicas - CAPPA / Versão TCC. 2018. Universidade Federal de Goiás.

4.
OLIVEIRA, R. C.; VELOSO, S. C. B.; MIRANDA, E. M.; NOGUEIRA, L.. Banca de seleção do mestrado em Performances Culturais. 2017. Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, R. C.. II Prêmio UEG de Jornalismo. 2015. Universidade Estadual de Goiás.

6.
NOVAES, P.; BARBOSA, J.; OLIVEIRA, R. C.. II CRU - Concurso de Roteiro Universitário. 2014. Universidade Estadual de Goiás.

7.
OLIVEIRA, R. C.. Comissão Julgadora do III Prêmio Fecomércio Goiás de Comunicação. 2011. Federação do Comércio de Goiás.

8.
OLIVEIRA, R. C.. XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom. 2010. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5o CAPPA - Colóquio para Apresentações de Produção Acadêmica.Mediador de GT. 2018. (Outra).

2.
III Colóquio de Estética da Fafil - UFG.Estética indígena. 2018. (Outra).

3.
I Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I. 2018. (Seminário).

4.
XIX FICA - Fórum de Cinema.Desafios da Produção Audiovisual em Goiás. 2017. (Outra).

5.
3o CAPPA - Colóquio de Apresentação de Produções Publicitárias Acadêmicas.Apresentação de Produções Publicitárias Acadêmicas. 2016. (Encontro).

6.
6o Simpósio de Pesquisa em Comunicação da PUC Goiás.Como analisar um filme?. 2016. (Simpósio).

7.
9a Mostra de Cinema O Amor, a Morte e as Paixões (1a Mostra de Clássicos do Cinema Brasileiro). Terra em Transe, de Glauber Rocha (Comentário e debate sobre o filme). 2016. (Exposição).

8.
IX Feicom - Feira de Informação e Comunicação. 2016. (Feira).

9.
XV Seminário Drama, Performances e suas Antropologias - Performances Culturais, Intervocalidades, Diálogos e Diferenças.A construção do espaço e da atmosfera dos jogos de terror: análise da intertextualidade dos recursos estéticos e da construção do medo a partir desses aspectos. 2016. (Seminário).

10.
XV Seminário Drama, Performances e suas Antropologias - Performances Culturais, Intervocalidades, Diálogos e Diferenças.As narrativas audiovisuais em Samuel Beckett: a mediação do filme-ensaio na performance teatral. 2016. (Seminário).

11.
XV Seminário Drama, Performances e suas Antropologias - Performances Culturais, Intervocalidades, Diálogos e Diferenças.Eu jogo. Eu, jogo. Espacialidade e Performance nas narrativas de RPG eletrônicos. 2016. (Seminário).

12.
9a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Debate sobre o filme Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho. 2014. (Exposição).

13.
I Mostra Direito e Cinema da Faculdade de Direito UFG.Direito e Luta: violência estrutural e revolta imaginária. 2013. (Seminário).

14.
IX Bienal Iberoamericana de Comunicación. La Imagen Barroca: actualidad en perspectiva. 2013. (Congresso).

15.
Jornada sobre a pós-história. 2013. (Seminário).

16.
II SAU - Semana do Audiovisual.Identidades culturais e ruptura com o realismo dramático. 2012. (Seminário).

17.
XV Encontro Nacional da Anpof.O barroco de Glauber Rocha: imagem e irracionalidade na Eztetyka do Sonho de 1971. 2012. (Encontro).

18.
I Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFU.Mesa de comunicações. 2010. (Seminário).

19.
Mostra Cinema Feito em Goiás.A formação do realizador e a formação do público: a experiência do cinema em Goiás. 2010. (Outra).

20.
I Seminário de Mídia e Cultura.O Príncipe, de Ugo Giorgetti, e as imagens da miséria no cinema brasileiro. 2009. (Seminário).

21.
VI Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo.Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. 2009. (Seminário).

22.
Colóquio Direitos Humanos: trocar experiências, tecer amanhãs.Tortura, liberdade de expressão e pensamento. 2008. (Outra).

23.
I Colóquio de Estética, Cultura e Imaginário.A imagem em movimento e a gênese do cinema clássico. 2008. (Outra).

24.
II Colóquio de Comunicação e Conhecimento. 2008. (Outra).

25.
Intercom - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os sujeitos da indústria cultural: apontamentos para uma leitura da Dialética do Esclarecimento. 2008. (Congresso).

26.
VI Jornada de Pesquisa em Filosofia (UCG).Mesa de Comunicações. 2008. (Outra).

27.
VI Jornada de Pesquisa em Filosofia (UCG).Anti-realismo e subjetividade: em torno da desumanização em Ortega y Gasset. 2008. (Outra).

28.
Colóquio Direitos Humanos e Democracia.Mesa de Comunicações. 2007. (Seminário).

29.
Colóquio Direitos Humanos e Democracia.Ensimesmamento e sociedade massificada em Ortega y Gasset. 2007. (Seminário).

30.
VII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia.O cinema no ensino de filosofia: mais que um recurso pedagógico. 2007. (Simpósio).

31.
VI Seminário das Licenciaturas.Rebelião e escola: demandas do homem-massa para a educação. 2007. (Seminário).

32.
V Jornada de Pesquisa em Filosofia (UCG).Filosofia e Literatura: ressonâncias e dissonâncias da linguagem. 2007. (Outra).

33.
II Disputatio - Júri de Filosofia.Ciências Humanas X Sociedade de Consumo: É possível uma conciliação?. 2006. (Outra).

34.
Novas formas de olhar: cinema e vídeo na educação. 2006. (Encontro).

35.
O Capitalismo Hoje: suas contradições e possíveis superações. 2006. (Seminário).

36.
XIII Semana de Filosofia e VIII Semana de Integração em Filosofia (UFG).O cinema como meio para a realização de uma filosofia logopática. 2006. (Outra).

37.
Ética e Exercício Profissional: desafios éticos contemporâneos. 2005. (Seminário).

38.
I Disputatio - Júri de filosofia: existe progresso moral?. 2005. (Outra).

39.
II Congresso Internacional de Filosofia da Sociedade Hegel Brasileira (SHB). 2005. (Congresso).

40.
III Jornada de Pesquisa Nupefil - NER Semana de Filosofia e Teologia (UCG).O movimento dialético na história em Hegel. 2005. (Outra).

41.
II Seminário Problemas do Estado Democrático Contemporâneo: O Futuro da Democracia. 2005. (Seminário).

42.
IV Seminário das Licenciaturas: Perspectivas para a formação de professores. 2005. (Seminário).

43.
VII Sipec: Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação. 2005. (Simpósio).

44.
XIII Seminário de Iniciação Cientifica (UFG).A compreensão do movimento dialético na história em Hegel. 2005. (Seminário).

45.
I Breve Encontro com o Marxismo. 2004. (Encontro).

46.
I Conpeex: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (UFG). 2004. (Congresso).

47.
I Seminário sobre Problemas do Estado Democrático Contemporâneo. 2004. (Seminário).

48.
XI Semana de Filosofia da UFG e VI Semana de Integração do Mestrado com a Graduação.A razão na história segundo Hegel. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, R. C.. Lançamento do livro Filmes do Brasil Secreto. 2014. (Exposição).

2.
OLIVEIRA, R. C.. 12ª Goiânia Mostra Curtas. 2012. (Festival).

3.
CYNARA, G. ; OLIVEIRA, R. C. . Mostra Audiovisual UEG. 2012. (Outro).

4.
OLIVEIRA, R. C.. 11ª Goiânia Mostra Curtas. 2011. (Festival).

5.
OLIVEIRA, R. C.. Mostra Pasolini no Cine UFG. 2011. (Outro).

6.
OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. . Mostra Cinema Feito em Goiás. 2010. (Festival).

7.
OLIVEIRA, R. C.. 10ª Goiânia Mostra Curtas. 2010. (Festival).

8.
OLIVEIRA, R. C.. 9ª Goiânia Mostra Curtas. 2009. (Festival).

9.
OLIVEIRA, R. C.. 5º Festcine - Festival de Cinema Brasileiro. 2009. (Festival).

10.
OLIVEIRA, R. C.. Colóquio Direitos Humanos e Democracia. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karine Matos de Oliveira. Bonitinha, mas ordinária: as personagens femininas na adaptação de Moacyr Góes do texto Rodriguiano. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Marcilene Barbosa de Andrade. Digital Influencers e performance (a definir). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Lucas Hideki da Silva Nakamura. Cinema e performance em Eduardo Coutinho (título provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Wesley Martins da Silva. A definir. Início: 2018. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás. (Coorientador).

2.
Thiago Cazarim da Silva. Metaphors we rap by: performatividade, estética e política do cotidiano. Início: 2018. Tese (Doutorado em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Alice Pienta Barbosa. Estudo sobre o conceito de pós-verdade (título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Letícia Benevides. A mise en scène de Lars Von Trier (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Natália Santos Dias. TV Tropes e o conceito de tropos (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
Matheus Aragão. Alegoria história em Harry Potter (título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Alexandre Sousa Fonseca. A montagem cinematográfica como suporte para a narrativa complexa a partir da análise fílmica de Amnésia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Victor Vinícius do Carmo. Roteiros de cinema no Brasil: estruturas e formas na escrita das décadas de 1920 e 1930. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Soares Rodrigues. Branca de Neve e os Sete Anões: a construção da personagem principal e sua trajetória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

2.
Enivan Rodrigues Silva. Narrativas Complexas: o mito e a jornada de Oliver Queen na Primeira Temporada de Arrow. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

3.
Paulo Víctor Silva de Paula. A Obra dentro da Obra: técnicas e usos do som e da música no filme Up. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

4.
Ítalo d'Sá. Severino de Aracaju: spin-off da minissérie O Auto da Compadecida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

5.
Luiz Siqueira Filho. Say my name: o anti-herói e a construção de narrativas complexas na TV contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

6.
Jéssica Martins Gregório. Complexidade narrativa da primeira temporada de Mad Men. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

7.
Daniela Costa Helou. Cinema e Games: um estudo de interatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

8.
Lidianne Porto Moraes. Neochanchada: a comédia contemporânea brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

9.
Vitória Aquino Magaña. De Dom Casmurro à minissérie televisiva Capitu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

10.
Bárbara Carneiro Zaiden. A atualização da indústria cultural no cinema contemporâneo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

11.
Leandro Junqueira. Tele(m)patia: vídeo experimental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

12.
Thaís Cristine Robaina Pereira. Ajuntaria: compartilhamento de conhecimento artístico através de trocas e do crowdlearning. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Audiovisual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

13.
Guilherme Augusto Gonçalves Bezerra. João Saldanha: Crônica esportiva e futebol-arte nos subterrâneos da identidade nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

14.
Maykol Vespucci de Oliveira. Ruas Goianienses: História de vida de Daniel Caldeira de Moura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

Iniciação científica
1.
Natália Santos Dias. Neobarroco, prática participativa e narrativa complexa em Mr. Robot. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Natália Santos Dias. Monitoria - Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação 2017-2. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. C.; ROURE, G. ; NOGUEIRA, L. . Debate Lars Von Trier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, R. C.; NOVAES, P. . Debate Entre Vales. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, R. C.. Palestra lançamento Filmes do Brasil Secreto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, R. C.. Debate Der Leone Have Sept Cabezas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, R. C.. Cultura digital e narrativas complexas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, R. C.. O humor não deve ter limites. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, R. C.; ROCHA, C. S. . Conexões 2017 - Novas tecnologias na Comunicação. 2017.

3.
OLIVEIRA, R. C.; NUNES, A. . Conversa entre professores: a censura não tem lado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA, R. C.. Dia do Cinema Brasileiro: relembrando a pornochanchada. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA, R. C.; MARQUES, M. E. ; DANTAS, M. . Hangout sobre Liberdade de Expressão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, R. C.. Lançamento do livro Filmes do Brasil Secreto. 2014. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, R. C.. Rodrigo Cássio - Website. 2014; Tema: Site pessoal. (Site).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Perfil Rodrigo Cássio no Academia.edu. 2015; Tema: Perfil do autor no site de compartilhamento acadêmico Academia.edu. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:34:15