Cinara Fontana Triches

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1053785393564559
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


É mestre em Letras e Cultura Regional, pela Universidade de Caxias do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Espanhol pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora de língua portuguesa e espanhola, no Instituto Federal do RS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cinara Fontana Triches
Nome em citações bibliográficas
TRICHES, Cinara Fontana

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Avenida São Vicente, 785
cinquentenário
95180000 - Farroupilha, RS - Brasil
Telefone: (54) 32602400
URL da Homepage: http://www.farroupilha.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: DE LEITOR A AUTOR: O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PARA A CRIAÇÃO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL,
Orientador: Cecil Jeanine Albert Zinani.
Palavras-chave: leitura; adaptação; literatura; roteiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2008
Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Travessia: o conhecimento do outro através da literatura em Língua Estrangeira,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Neires Maria Soldatelli Paviani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aspectos culturais; Competência comunicativa; Leitura em Língua Estrangeira; Obras literárias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura.
Setores de atividade: Educação.
2005
Graduação em andamento em Licenciatura Plena Em Letras Inglês.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português e Espanhol.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Seminário Integrador: dialogando com os saberes pe. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Descomplicando la gramática. (Carga horária: 10h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2005 - 2005
Estágio no Departamento de Idiomas da Faculdade de. (Carga horária: 100h).
Universidade Del Salvador, USAL, Argentina.
2004 - 2004
O Interacionismo Sociodiscursivo.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em XVII Semana de Letras e II Enc Nac Ens Línguas. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Lingüística Aplicada e Cultura Argentina. (Carga horária: 50h).
Universidad Del Salvador, USAL*, Argentina.
2002 - 2002
Extensão universitária em XIV Semana de Letras Literatura Olhares Cruzados. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2002 - 2002
Pelos Caminhos da Crítica Literária Feminista.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2002 - 2002
A Redescoberta do Brasil Através da Literatura.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Atualização em LP: desafios e perspectivas. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Farroupilha, .

02/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão.
09/2011 - Atual
Ensino, Curso de Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
03/2011 - Atual
Ensino, Tecnologia em Processos Gerencias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Instrumental
Português Instrumental
03/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol
Língua Portuguesa
Literatura
10/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2011 - 05/2014
Direção e administração, Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Atividades

3/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol Intermediário II
Espanhol Pré-Intermediário II
Espanhol Pré-Intermediário I
Espanhol Básico I
Espanhol Básico II
Espanhol Intermediário I
4/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Espanhol Comercial I e II e de Literatura Hispanoamericana.
8/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.

Atividade realizada
Monitoria da Coordenação de Língua Portuguesa para Fins Específicos.
4/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Dele.

4/2004 - 7/2004
Estágios , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Cidadão Século XXI.
4/2003 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.

Atividade realizada
Monitoria da Coordenação de Língua Portuguesa para Fins Específicos.
8/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.

Atividade realizada
Monitoria da Coordenação de Língua Portuguesa para Fins Específicos.

Universidade Del Salvador, USAL, Argentina.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 35
Outras informações
Estágio realizado no Departamento de Idiomas da Faculdade de Engenharia da USAL, com aulas de Português e Espanhol inicial e intermediário para alunos extrangeiros.

Atividades

11/2005 - 12/2005
Estágios , Facultad de Ingeniería, Departamento de Idiomas.

Estágio realizado
Aulas de Espanhol e de Português para Estrangeiros.

Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, AESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa de 1ª a 4ª série, Carga horária: 7

Atividades

3/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa de 1ª a 4ª série


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e Produção de Textos
2.
Leitura e processos culturais


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
A leitura e a escrita do conto fantástico argentino no século XXI
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Diagnóstico de competência de leitura do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da UCS na leitura de texto explicativo e argumentativo
Descrição: Na tentativa de encontrar soluções para dificuldades com leitura apresentadas por alunos universitários, este projeto propõe uma investigação sobre a competência textual dos alunos da disciplina Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul no que diz respeito à leitura de textos explicativos e argumentativos, levando-se em conta tanto os domínios desenvolvidos quanto as carências apresentadas. O objetivo final do estudo é produzir um diagnóstico da competência textual do aluno nas dimensões textual-discursiva, referencial, lingüística e cognitiva. A finalidade da investigação é eminentemente pedagógica no sentido de subsidiar a disciplina Língua Portuguesa Instrumental. O método utilizado foi o analítico-descritivo a partir de dados colhidos por amostragem estratificada na população de alunos acima mencionada. Os dados, coletados através de questionário socioeconômico e cultural, de dois testes de leitura, de um teste cloze e de instrumentos de retrospecção, são analisados através de técnicas qualitativas e quantitativas. A amostra foi constituída por sorteio dentro da população de aproximadamente setenta turmas de alunos, dos quais foram selecionados 50% de sujeitos do sexo feminino, e 50% do sexo masculino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cinara Fontana Triches - Integrante / Neires Maria Soldatelli Paviani - Integrante / Isabel Maria Paese Pressanto - Integrante / Niura Maria Fontana - Coordenador / Samira Dall Agnol - Integrante / Morgana Rossetti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2015 - Atual
Histórias de velhos: valorização de histórias de um grupo de idosos
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Projeto CineArte
Descrição: O Projeto 'Cine arte' faz parte do 'Programa Cultura Viva'. Nele, busca-se apresentar aos alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio a arte cinematográfica, para reflexão sobre o cinema como forma de expressão artística e como indústria de entretenimento e lucro. Além disso, os alunos terão a experiência de filmagem de um curta-metragem, na qual elaborarão roteiro a partir de um conto literário e pensarão/executarão todos os aspectos referentes a produção, como direção de arte, fotografia, trilha sonora, interpretação, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Cinara Fontana Triches - Coordenador / Jefferson Pereira de Almeida - Integrante / Júlia Duarte Schenkel - Integrante / Ana Letícia de Cesero Corá - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2014
Projeto Feira Literária
Descrição: O Projeto 'Feira Literária' faz parte do Programa 'Cultura Viva'. Nele, busca-se instigar nos alunos o interesse pela leitura, fazendo com que eles tenham que envolver os colegas na história escolhida. Após escolha da obra a ser trabalhada, dentro da temática proposta, a turma é dividida em grupos. Após a leitura, irão selecionar um capítulo ou trecho do livro e transformá-lo em texto teatral. Em data específica, os alunos irão decorar o Câmpus com parte do cenário do livro e apresentarão o teatro para a escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Cinara Fontana Triches - Coordenador / Melissa Heberle - Integrante / Elisa Razzera Gajardo - Integrante / Bruna Dal Bello - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2012
Saúde na escola: do meu corpo e da minha mente cuido sim!
Descrição: O Projeto 'Saúde na Escola: do meu corpo e da minha mente cuido sim!' busca atender as diretrizes do MEC, trabalhando a temática da saúde de maneira transversal e integrada. Na semana do dia 07 a 11 de maio, os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio terão atividades com nutricionistas, psicólogos e educador físico. Tais atividades procurarão abordar a alimentação sob distintos aspectos, desde reflexão sobre ela até a conscientização sobre distúrbios alimentares, através de cine debate, palestras, oficinas culinárias e dinânicas de grupo. Além disso, haverá uma oficina de atividade física, intencionado mostrar a importância de aliar exercícios à alimentação balanceada. Tais atividades culminaram na criação do projeto de um blog pelos alunos, no qual deverem apresentar estratégias para divulgação do que vivenciaram, integrando assim as diferentes áreas do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Cinara Fontana Triches - Coordenador / Jandira de Oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Programa Cultura VIva
Descrição: O programa 'Cultura Viva' busca atender as diretrizes do MEC, que visam a 'integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular', oportunizando que o aluno vivencie distintas formas de arte. Para tal, pintura, fotografia, cinema, música, dança, teatro e literatura serão trabalhados em projetos curriculares e extracurriculares, propiciando uma abordagem crítica, lúdica e integradora dos conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Cinara Fontana Triches - Coordenador / Icaro Bittencourt - Integrante / Diane Blank Bencke - Integrante / Jefferson Pereira de Almeida - Integrante.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Menção Honrosa, Academia Caxiense de Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZINANI, C. J. A.2018 ZINANI, C. J. A. ; TRICHES, Cinara Fontana . DA CONSCIÊNCIA À PRÁTICA: HÁBITOS DE LEITURA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFRS ? CAMPUS FARROUPILHA. LEIA ESCOLA (UFCG), v. 18, p. 62-77, 2018.

2.
TRICHES, Cinara Fontana2007 TRICHES, Cinara Fontana; PAVIANI, N. M. S. . O conhecimento do outro através da Língua Estrangeira: redefinição de identidades. Entretextos (UEL), v. 7, p. 125-134, 2007.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRICHES, Cinara Fontana; ALMEIDA, J. P. ; BITTENCOURT, I. ; GAJARDO, E. R. ; SCHENKEL, J. D. ; BELLO, B. D. ; BONA, B. de . Programa Cultura Viva: um relato de experiências. Viver - IFRS, Bento Gonçalves, p. 40 - 41, 01 jun. 2014.

2.
TRICHES, Cinara Fontana; AGNOL, Samira Dall ; ROSSETTI, Morgana . Diagnóstico do grau de desempenho de alunos iniciantes e iniciados do curso de Letras da UCS na realização de teste cloze*. Usina das Letras, Caxias do Sul, , v. 2, p. 9 - 9, 03 dez. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRICHES, Cinara Fontana; ALVES, K. F. . CINEMA E LITERATURA EM AÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NO ESPAÇO ESCOLAR. In: 13.º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2016, Passo Fundo. Anais Comunicações do 13.º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015.

2.
ALVES, K. F. ; TRICHES, Cinara Fontana . LITERATURA E TEATRO: PRÁTICAS CULTURAIS EM DIÁLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR. In: Jornada em ação: 13.º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2016, Passo Fundo. Anais Comunicações do 13.º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015.

3.
TRICHES, Cinara Fontana; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . Projeto Feira Literária. In: IV Mostra Restinga, 2014, Porto Alegre. Anais - IV Mostra Restinga, 2014. p. 187-188.

4.
TRICHES, Cinara Fontana; ALMEIDA, J. P. ; BITTENCOURT, I. ; BONA, B. de ; BELLO, B. D. ; GAJARDO, E. R. ; SCHENKEL, J. D. . Programa Cultura Viva: um relato de experiências. In: 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária, 2013, Florianópolis. Anais do 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRICHES, Cinara Fontana; CORA, A. L. C. ; SCHENKEL, J. D. . Projeto Cine arte. In: IV Mostra Restinga, 2014, Porto Alegre. Anais - IV Mostra Restinga, 2014. p. 185-186.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRICHES, Cinara Fontana; FONTANA, Niura Maria . O teste cloze como instrumento de coleta de dados em diagnóstico sobre competência de leitura. In: XII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2004, Caxias do Sul. XII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS - resumo dos trabalhos, 2004.

2.
TRICHES, Cinara Fontana. Perfil socioeconômico e cultura do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da UCS. In: 56ª Reunião Nacional da SBPC - XI Jornada de Iniciação Científica, 2004, Cuiabá. Anais/ Resumos, 2004.

3.
TRICHES, Cinara Fontana; FONTANA, Niura Maria . O teste cloze como instrumento de coleta de dados em diagnóstico sobre competência de leitura. In: XVI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004, Porto Alegre. Resumo dos trabalhos do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.

4.
TRICHES, Cinara Fontana. Perfil socioeconômico e cultural do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul: dados pessoais e familiares. In: XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2003, Caxias do Sul. XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS - resumo dos trabalhos. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

5.
TRICHES, Cinara Fontana; SARTORI, A. T. ; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, I. M. P. ; FONTANA, Niura Maria . Perfil socioeconômico e cultural do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da Universidade de Caxias do Sul: Dados Pessoais e Familiares. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Resumo dos trabalhos, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
TRICHES, Cinara Fontana; ALVES, K. F. . CINEMA E LITERATURA EM AÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NO ESPAÇO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TRICHES, Cinara Fontana. Julio Cortázar: um universo de palavras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TRICHES, Cinara Fontana; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. ; SCHENKEL, J. D. . Feira Literária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRICHES, Cinara Fontana; SCHENKEL, J. D. ; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . Cine arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRICHES, Cinara Fontana; BITTENCOURT, I. ; ALMEIDA, J. P. . Programa Cultura VIva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TRICHES, Cinara Fontana. O conhecimento do outro através da literatura em língua estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TRICHES, Cinara Fontana. O conhecimento do outro através da literatura em Língua Estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TRICHES, Cinara Fontana. A terra na Revolução Mexicana: significados na história e na literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRICHES, Cinara Fontana. Espanhol Instrumental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
TRICHES, Cinara Fontana; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . A cançao de Tróia. 2014. Teatral.

2.
TRICHES, Cinara Fontana; CORA, A. L. C. ; SCHENKEL, J. D. . Cine Arte - Murilo Rubião. 2014. Audiovisual.

3.
TRICHES, Cinara Fontana; SCHENKEL, J. D. ; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . A guerra dos tronos - Feira Literária 2013. 2013. Teatral.

Artes Visuais
1.
TRICHES, Cinara Fontana; SCHENKEL, J. D. ; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . Cine arte. 2014. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TRICHES, Cinara Fontana; LIMA, Guilherme de. Participação em banca de Tayse Poloni do Amarante.AUXÍLIO DE TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS FARROUPILHA: ADAPTAÇÕES DO MINERADOR DE TEXTO SOBEK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BITTENCOURT, I.; OLIVEIRA, J.; TRICHES, Cinara Fontana. Participação em banca de Natalie Pacheco de Oliveira.O ensino das disciplinas de vestuário para discentes do Programa Mulheres Mil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TRICHES, Cinara Fontana; HORIGUTI, A. M.; VALENTINI, S.. Seleção de professor temporário de Física. 2013.

2.
TRICHES, Cinara Fontana; TESTA, E.; LABORDE, A. L. P.. Seleção de professor temporário de História. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Seminário de Extensão do IFRS. 2015. (Seminário).

2.
14ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Câmpus Porto Alegre.Feira Literária e Cine arte. 2013. (Encontro).

3.
II Mostra Científica do IFRS - Câmpus Restinga.Programa Cultura Viva. 2012. (Encontro).

4.
I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. 2011. (Seminário).

5.
V SIGET. 2009. (Simpósio).

6.
V SIGET.O conhecimento do outro através da literatura em língua estrangeira. 2009. (Simpósio).

7.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEHISTÓRIA DA LITERATURA.A terra na Revolução Mexicana: significados na história e na liteartura. 2007. (Seminário).

8.
56ª Reunião Anual da SBPC - XI Jornada de Iniciação Científica. Perfil socioeconomico e cultural do alunos ingressantes a UCS. 2004. (Congresso).

9.
XII Encontro de Jovens Pesquisadordes da UCS. 2004. (Encontro).

10.
XI Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.Perfil socioeconômico e cultural do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da UCS. 2003. (Encontro).

11.
XV Salão de Iniciação Científica.Perfil socioeconômico e cultural do aluno de Língua Portuguesa Instrumental da UCS. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRICHES, Cinara Fontana; ALMEIDA, J. P. ; BITTENCOURT, I. . 2º Sarau no Câmpus. 2013. .

2.
TRICHES, Cinara Fontana; OLIVEIRA, J. ; STUANI, R. ; BITTENCOURT, I. . Semana transdisciplinar "Saúde na Escola: do meu corpo e da minha mente cuido sim!". 2012. (Outro).

3.
TRICHES, Cinara Fontana; ALMEIDA, J. P. ; BITTENCOURT, I. . 1º Sarau no Câmpus. 2012. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Bruna Dal Bello. Feira Literária. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Júlia Duarte Schenkel. Cine arte. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Ana Letícia de Cesero Corá. Cine arte. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Elisa Razzera Gajardo. Feira Literária. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natalie Pacheco de Oliveira. O ensino das disciplinas de vestuário para discentes do Programa Mulheres Mil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Professores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

Iniciação científica
1.
Bruno de Bona, Otávio Vogel Farinon, João Vitor Sachet. Drácula. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

Orientações de outra natureza
1.
Júlia Duarte Schenkel. HÁBITOS DE LEITURA: DA CONSCIÊNCIA À PRÁTICA UMA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA LEITURA ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/IFRS-CÂMPUS FARROUPILHA. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

2.
Júlia Duarte Schenkel e Anna Letícia De Cesero. Cine Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

3.
Elisa Razzera Gajardo e Bruna Dal Bello. Feira Literária. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

4.
Elisa Razzera Gajardo. Projeto Feira Literária. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

5.
Bruna Dal Bello. Projeto Cine arte. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.

6.
Júlia Duarte Schenkel. Programa Cultura VIva. 2012. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Cinara Fontana Triches.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRICHES, Cinara Fontana; ALMEIDA, J. P. ; BITTENCOURT, I. ; GAJARDO, E. R. ; SCHENKEL, J. D. ; BELLO, B. D. ; BONA, B. de . Programa Cultura Viva: um relato de experiências. Viver - IFRS, Bento Gonçalves, p. 40 - 41, 01 jun. 2014.


Artes Visuais
1.
TRICHES, Cinara Fontana; SCHENKEL, J. D. ; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . Cine arte. 2014. Filme.


Artes Cênicas
1.
TRICHES, Cinara Fontana; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . A cançao de Tróia. 2014. Teatral.

1.
TRICHES, Cinara Fontana; SCHENKEL, J. D. ; GAJARDO, E. R. ; BELLO, B. D. . A guerra dos tronos - Feira Literária 2013. 2013. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:29:04