Ywanoska Maria Santos da Gama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1398858336713229
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Doutora em Educação (UFPE) na linha de Pesquisa Educação e Linguagem. ´Tem graduação em PSICOLOGIA, Especialização em ANTROPOLOGIA CULTURAL (UFPE) e MESTRADO EM EDUCAÇÃO (UFPE), na linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL-UFPE) no qual vem atuando como formadora em programas de formação continuada desenvolvidos pelo MEC em parceria com universidades, como o Pró-Letramento e o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Leciona disciplinas em cursos de graduação e Pós-graduação relacionadas à formação de professores, Psicologia, Práticas de Letramento e Alfabetização. Desenvolve ações de Formação de Mediadores de Leitura em espaços escolares e não escolares. Atua na Educação Básica em rede pública de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ywanoska Maria Santos da Gama
Nome em citações bibliográficas
GAMA, Y. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: CONSTRUÇÕES DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA MOBILIZADOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Eliana Borges Albuquerque.
Coorientador: Nadja Maria Acioly-Regnier.
Palavras-chave: alfabetização; Práticas docentes; cotidiano sala de aula; Praticas de Alfabetização; Formação Continuada de Alfabetizadores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Gênero e Currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Luíza Neto Siqueira.
Palavras-chave: currículo; ensino fuindamental; gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1992
Especialização em Antropologia Cultural.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Organização social e econômica no Xangô umbandizado em Recife: um estudo de caso.
1984 - 1989
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Filosofia do Recife, FAFIRE, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, SEEL-PR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos Anos Iniciais da Educação Básica, atuando na Alfabetização de crianças.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Implementação da Proposta Pedagóg, Carga horária: 40
Outras informações
Gerência de serviços ligada à Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação do Recife, atuando especificamente com escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (à época, ciclos) no planejamento, execução e acompanhamento dos programas de formação continuada, avaliação e conselhos de ciclos, coordenação de equipe pedagógica e coordenação de projeto de intervenção conhecido na rede municipal como Projeto Professor Alfabetizador - de atendimento a grupos de alunos com dificuldades no processo de alfabetização.


Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata, PMSLM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando na Alfabetização de crianças.

Vínculo institucional

1992 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações
Psicóloga Escolar atuando em avaliação psicológica de alunos da rede municipal com problemas de aprendizagem e outros, acompanhamento de processos de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, formação de professores nas áreas de Educação Especial e Inclusiva.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no curso de Pedagogia: EDUCAÇÃO INFANTIL Carga horária: 60 h/a

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em História : PSICOLOGIA EVOLUTIVA - Carga horária: 60 h/a

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no Curso de Licenciatura em Matemática: PSICOLOGIA EVOLUTIVA Carga horária: 60 h/a

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Curso: Licenciatura em Pedagogia - PARFOR (CAPES/UPE) Carga horária: 60 h/a

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Matemática: PSICOLOGIA EVOLUTIVA - Carga horária- 60 h/a

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA - em co-docência com o Prof. Manoel Pergentino dos Santos Filho - Carga horária: 32 h/a

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Tutora do Curso de Especialização em gestão e Avaliação da Educação Pública - Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco - PROGEPE.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Formadora no Curso de Aperfeiçoamento - Programa de Formação de Gestores de Pernambuco - PROGEPE

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FNDE, Carga horária: 8
Outras informações
Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, vinculado à UFPE-Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL)

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Formadora de Mediadores de leitura pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - UFPE

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FNDE, Carga horária: 8
Outras informações
Formadora do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Programa do MEC-Governo Federal) no Estado da Paraíba, tendo como instituição formadora a UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL)

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Integrante de equipe de pesquisadores - Projeto de Pesquisa Necessidades de Formação Continuada de Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Programa P´r-Letramento do MEC.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FNDE, Carga horária: 8
Outras informações
Formadora do Pró-Letramento/Paraíba, programa de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como instituição formadora a UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL).


Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, SEDUC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ministradas: Filosofia, Sociologia e Educação em Direitos humanos no Ensino Médio


Faculdade Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência educacional. Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I Carga-horária: 32 h/a

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I Carga horária: 24 h/a

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência Educacional. Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM I Carga Horária: 32 h/a


Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Curso deEspecialização em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas Disciplina ministrada: Relações Interpessoais. Carga-horária: 30 h/a


Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Disciplina ministrada: FUNDAMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM Carga horária: 30 horas

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Psicopedagogia Disciplina ministrada: FUNDAMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM Carga horária: 30 horas


Instituto Superior de Educação de Pesqueira, ISEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Especialização em Lingüística Aplicada Disciplina: Discurso, Linguagem e Gênero


Instituto Superior de Economia e Administração, ISEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão Educacional Disciplina: GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Carga Horária: 30 h/a

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão Educacional Disciplina: GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Carga Horária: 30 h/a

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão Educacional Disciplina: GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Carga Horária: 30 h/a


Centro Universitário Maurício de Nassau - Olinda, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Pedagogia LITERATURA INFANTIL Carga horária: 60 h/a TÓPICOS INTEGRADORES: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DIDÁTICA carga horária: 60 h/a


Faculdade Européia de Administração e Marketing, FEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Infantil Disciplina: GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Carga Horária: 30 h/a

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão Institucional e Psicopedagogia Clínica Disciplina: PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA Carga Horária: 30 h/a

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão e Docência na Educação Infantil Disciplina: GESTÃO E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NAS CRECHES E CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Carga Horária: 30 h/a


Centro Universitário Joaquim Nabuco, UNINABUCO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial/Inclusiva Disciplina: ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Carga horária: 30 horas


Centro Universitário Joaquim Nabuco - Olinda, UNINABUCO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Carga horária 60 horas

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Curso: Administração Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional Carga horária: 60 horas

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional Carga horária: 60 horas



Linhas de pesquisa


1.
Psicomotricidade e desenvolvimento da linguagem
2.
Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Subjetividade - Coordenação Profª Dra. Mirtes Ribeiro de Lira


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DO MEC.
Descrição: Esta pesquisa objetiva investigar as necessidades de formação de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa consistirá na aplicação de questionários a 1.500 professores dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Mato Grosso que participarão do Programa Pró-Letramento, do Ministério da Educação. Também serão entrevistados 60 orientadores de estudo desse referido programa. Por fim, serão analisados os relatórios dos encontros de formação elaborados por esses orientadores. Dentre outros objetivos específicos, buscaremos identificar as temáticas apontadas pelos professores como prioritárias para seu aperfeiçoamento profissional. Nas análises dos dados, será utilizada a análise de conteúdo de Bardin.. . Integrantes: Telma Ferraz Leal - Integrante / Eliana Borges de Albuquerque - Integrante / Andréa Brito - Integrante / Ana Carolina Perrusi - Coordenador / Ana Claúdia Pessoa - Integrante / Priscila Angelin - Integrante / Maria Helena Santos Dubeux - Integrante / 1. Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Ivane Pedrosa - Integrante / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira - Integrante / Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Shirleide Pereira da Silva - Integrante / Danielle da Mota Bastos - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Eliana Borges Correia de Albuquerque - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Andréa Brito Ferreira - Integrante / Ana Carolina Perrusi - Coordenador.
2010 - 2014
Construções das Práticas de Alfabetização: a Formação Continuada como elemento mobilizado no cotidiano da sala de aula.
Descrição: Projeto de tese de doutorado desenvolvido no Programa de Pós-grauação em Educação da UFPE, sob a orientação da Profª Dra. Eliana Borges Correia e Albuquerque, na linha de pesquisa Educação e Linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Eliana Borges Correia de Albuquerque - Coordenador.
2002 - 2004
Currículo e Gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras da Rede Municipal de Ensino de Recife
Descrição: Dissertação de Mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
V Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE
Descrição: Projeto de Extensão financiado pela PROExt- UFPE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Maria Helena Dubeux - Integrante / Ester Calland Souza Rosa - Coordenador.
2017 - 2017
IV Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE
Descrição: Evento de fomento à leitura literária e formação de mediadores de leitura, promovido pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL e instituições parceiras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE
Descrição: Evento desenvolvido com recursos da Pró-reitoria de Extensão da UFPE, como projeto de extensão do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Maria Helena Dubeux - Integrante / Ester Calland Souza Rosa - Coordenador / Ganriel Santana - Integrante / Juliana de Albuquerque Silva - Integrante.
2012 - Atual
Mediadores de Leitura
Descrição: Projeto que envolve a formação de mediadores de leitura com atuação em bibliotecas comunitárias e escolas. Desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias - RELEITURA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Integrante / Ester Calland Souza Rosa - Coordenador / Maria Helena Dubeux - Integrante / Ganriel Santana - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
I Feira de Leitura do Centro de Educação
Descrição: Descrição: Projeto registrado no SIGPROJ, edital Proext - fluxo contínuo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ywanoska Maria Santos da Gama - Coordenador / Maria Helena Dubeux - Integrante / Ester Calland Souza Rosa - Integrante / Ganriel Santana - Integrante / Juliana de Albuquerque Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Práticas de Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Antropologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
VI Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, FACEPE.
2008
I Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, FACEPE.
2008
I Prêmio estadual EDUCAÇÃO CIDADÃ: DIREITO DE TODOS, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAMA, Y. M. S.2018GAMA, Y. M. S.. Circuito de visitação infantil à IV Feira de Leitura: escolas, bibliotecas e universidade em interação. Revista Literatura e Arte na Alfabetização, v. 1, p. 47, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, T. P. (Org.) ; GAMA, Y. M. S. (Org.) . Educação: discursos e reflexões interdisciplinares. 1. ed. Recife: Baraúna, 2008. v. 1. 279p .

Capítulos de livros publicados
1.
GAMA, Y. M. S.; SOUZA, C. M. ; ANDRADE, M. B. N. . ?Ôxe! Não tem história!? Sequência didática com livros de imagens. In: Ester Calland de Sousa Rosa, Maria Helena Santos Dubeux. (Org.). Abriu-se a biblioteca ? mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos: literatura na escola e na comunidade. 1ªed.Recife: Editora Universitária - Universidade Federal de Pernambuco, 2016, v. , p. 84-105.

2.
LIRA, M. R. ; SANTOS FILHO, J. J. ; SANTOS FILHO, M. P. ; CARVALHO, W. L. ; GAMA, Y. M. S. . Práticas de Alfabetização e reconstruções cotidianas da formação continuada de professores. In: Mirtes Ribeiro de Lira. (Org.). A (re)significação da formação docente no espaço da produção científica. 1ed.Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2016, v. , p. 76-94.

3.
GAMA, Y. M. S. ; GAMA, Y. M. S. . Escola, meninas e meninos: a construção das relações de gênero sob o olhar de professoras. In: TAVARES, F.; JATOBÁ, R.; PINA, S.. (Org.). Saberes e Práticas Pedagógicas: ações docentes na educação contemporânea.. 1ed.RECIFE: LIBERTAS EDITORA, 2014, v. ÚNICO, p. 133-161.

4.
GAMA, Y. M. S.. Os conflitos de gênero na sala de aula sob o olhar da professora. In: Secretaria da Mulher. (Org.). Os conflitos de gênero na sala de aula sob o olhar da professora. 1ed.Recife PE: Secretaria da Mulher, 2013, v. único, p. 201-.

5.
GAMA, Y. M. S.. Práticas de sala de aula: discutindo o cotidiano nos estudos sobre alfabetização. In: Eleta Carvalho; Ivanda Martins; Silvânia Pina. (Org.). Educação: um mapa de múltiplas interpretações. 1ed.Recife: Libertas editora, 2011, v. , p. 47-68.

6.
GAMA, Y. M. S.. Relações de Gênero na sala de aula: refletindo sobe as construções do masculino e do feminino no ambiente escolar. In: Thelma Panerai Alves; Ywanoska Gama. (Org.). Educação: Discursos e Reflexões interdisciplinares. Recife: Editora Baraúna, 2008, v. , p. 257-268.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, Y. M. S.. A construção de práticas de alfabetização no cotidiano da escola: o caráter formativo da relação com os pares. In: III Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2017, Vitória. Anais do III Congresso Brasileiro de Alfabetização: Diálogos sobre Alfabetização. Vitória - ES: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. v. único. p. 289-298.

2.
GAMA, Y. M. S.. O Uso de Entrevistas de Autoconfrontação na pesquisa sobre Alfabetização: refletindo sobre a gênese das práticas cotidianas. In: 38ª Reunião anual da ANPEd, 2017, São Luís. Anais da 38ª Reunião Anual da ANPEd, 2017. v. único. p. 1-16.

3.
GAMA, Y. M. S.. Construções cotidianas de práticas de alfabetização e o ensino sistemático da escrita: elementos da formação continuada mobilizados por professoras. In: 37a Reunião Científica da ANPEd., 2015, Florianópolis. Anais da 37a Reunião Científica da ANPEd., 2015.

4.
GAMA, Y. M. S.. Discutindo as relações de gênero no currículo das séries iniciais do ensino fundamental. In: i seminário de pesquisa da rede municipal de Recife:olhares sobre a prática, 2007, Recife. i seminário de pesquisa da rede municipal de Recife:olhares sobre a prática, 2007.

5.
GAMA, Y. M. S.. Contribuições de Paulo Freire a uma reflexão crítica sobre as vivências de gênero no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental.. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural., 2005, Recife. ANAIS DO V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural., 2005.

6.
GAMA, Y. M. S.. Contribuições de Paulo Freire a uma reflexão crítica sobre as vivências de gênero no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental.. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural., 2005. Anais do V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, Y. M. S.. Construções cotidianas de práticas de Alfabetização e o ensino sistemático da escrita: elementos da formação continuada mobilizados por professoras. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015, Recife. II Congresso Brasileiro de Alfabetização - Políticas Públicas de Alfabetização, 2015. v. único. p. 67-67.

2.
GAMA, Y. M. S.. Gênero no Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras.. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: Impasses, tendências e perspectivas., 2005, João Pessoa. Anais do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: Impasses, tendências e perspectivas.. João Pessoa - PB, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GAMA, Y. M. S.. A construção de práticas de alfabetização no cotidiano da escola: o papel formativo da relação com os pares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GAMA, Y. M. S.. Reflexões sobre Formação de Professores mediadores de leitura na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GAMA, Y. M. S.. Estudantes do Ensino Superior: suas expectativas e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GAMA, Y. M. S.. Discutindo a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GAMA, Y. M. S.. Atendimento Escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GAMA, Y. M. S.. A importância da Mediação de Leitura como prática educativa na formação do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GAMA, Y. M. S.. De Professora leitora a mediadora de leitura: o letramento literário na Alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, L. A. ; GAMA, Y. M. S. . O olhar Psicopedagógico acerca das práticas de leitura na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GAMA, Y. M. S.. Oficina - Mediação de Leitura com Livros de Imagens: possibilidades e construção de sentidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS FILHO, M. P. . O professor como sujeito da produção do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GAMA, Y. M. S.. Construção das Práticas de Alfabetização: elementos da Formação Continuada mobilizados no cotidiano da sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GAMA, Y. M. S.. CONSTRUÇÕES COTIDIANAS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO SISTEMÁTICO DA ESCRITA: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA MOBILIZADOS POR PROFESSORAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GAMA, Y. M. S.. Mediadores de Leitura na Escola: discutindo o letramento literário na formação de orientadores de estudo do PNAIC- PE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GAMA, Y. M. S.. Relações de Gênero no Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FERRAZ, D. L. ; GAMA, Y. M. S. . Educação: discursos nos ciclos de aprendizagem. Recife, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
GAMA, Y. M. S.. Relações de Gênero e violência sexista: o que a escola tem com isso?. Recife: FACEPE, 2008 (Artigo científico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, A. B. ; ALBUQUERQUE, Eliana B.C. ; VASCONCELOS, C. ; GAMA, Y. M. S. . Programa Nacional do Livro Didático - Alfabetização e Língua Portuguesa - 2016. 2015.

2.
GAMA, Y. M. S.. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE LIVROS PARA O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - OBRAS COMPLEMENTARES - PNLD 2013. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ACIOLY-REGNIER, N. M. ; GAMA, Y. M. S. . Culture Cognition Affectivite. 2012; Tema: Cultura, Psicologia e Educação. (Blog).

2.
GAMA, Y. M. S.. ywanoskagama.psi. 2009; Tema: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAMA, Y. M. S.. Oficina: Valores e atitudes: pensando a relação com o trabalho em tempos de crise(s). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GAMA, Y. M. S.; LEAL, T. F. ; FERREIRA, A. B. ; ALBUQUERQUE, Eliana B.C. . Curso Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. .

3.
GAMA, Y. M. S.. Curso Inicial do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MORAIS, A. G.; GAMA, Y. M. S.; SILVA, L. N.; ALBUQUERQUE, Eliana B.C.; CRUZ, M. C. S.. Participação em banca de Viviane Carmem de Arruda Dourado. Ensino ajustado à heterogeneidade de aprendizagens no "ciclo" de Alfabetização: práticas de professoras experientes do 2º ano.. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
ALBUQUERQUE, Eliana B.C.; GAMA, Y. M. S.; CRUZ, M. C. S.; ACIOLY-REGNIER, N. M.. Participação em banca de Renata Araújo Jatobá de Oliveira. Saberes e Práticas dos Professores Alfabetizadores nos contextos Brasil e França: caminhos para o trabalho com a heterogeneidade de conhecimentos e a avaliação para a intermediação planejada nas aprendizagens das crianças no ciclo de alfabetização. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FERREIRA, A. B.; ALBUQUERQUE, Eliana B.C.; RAMOS, K. M. C.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Jalma Geise Maria Brabo do Prado. Ancoragens entre saberes docentes e práticas pedagógicas de professores do ciclo básico de alfabetização. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, Eliana B.C.; SILVA, L. N.; CRUZ, M. C. S.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Viviane Carmem de Arruda Dourado. Heterogeneidade de Aprendizagens no. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VASCONCELOS, C.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Elivam de Jesus do Nascimento. A Brincadeira da Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, P. A. S. C.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Marta Lins de Melo Bezerra. A prática da leitura na Educação Infantil: a importância na mediação docente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de MARIA ERISMAR TAVARES ARAUJO. Despertando o hábito de leitura no /ensino Fundamental II na E.M. José Inácio Leite. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de SANDRA SILVA DE CARVALHO. Indisciplina: conhecimento para prevenir. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de LEDIVAN MIRANDA DE ARAUJO. Matemática não é chata. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de ERISOMAR OLIVEIRA GOMES. A importância da Formação Continuada para Professores da Escola Municipal Domingos de Oliveira, Sítio Massapê, Bodocó. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de CÍCERA ELENA DE SOUZA SIQUEIRA. Cantinhos de aprendizagens: elementos estruturantes para o processo de ensino aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de ANA LUCIA DE MELO SOUZA VASCONCELOS. O desempenho da escrita nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva de letramento. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de MARIA ETIENE COLARES DE MOURA. A Provinha Brasil como instrumento norteador do professor de alfabetização. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de EVANI SOUZA DA SILVA. Gestão Escolar: a importância da afetividade no relacionamento entre gestores, coordenadores e professores. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de MAVEL LOURENÇO SANTOS DE MELO. A Importância do trabalho de motivação de leitura na formação de leitores nas séries iniciais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
AMARANTE, A.A.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de ALECSANDRA SIMONE DA SILVA BATISTA. A Indisciplina nas turmas de 6º ano na Escola Municipal Sheylla Kelly Barbosa da Silva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO/ ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUNZEN, C. S.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Anna Paula Alves Monteiro.Multimodalidade textual na Literatura Infantil: uma análise multimodal do livro ilustrado Este é o Lobo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS FILHO, M. P.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Maria da Guia do Rego e Mirella Cristina Oliveira Viana.A importância da Ludicidade para a Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

3.
SANTOS FILHO, M. P.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Gabriela Bento do Nascimento Gomes e Adriana Lúcia Silva.A importância do brincar na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

4.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS FILHO, M. P.. Participação em banca de Maria do Rosário Silva Benevides.Agressões, desrespeitos e intolerâncias: bullying em ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco.

5.
MELO, E. M. S. M.; GOMES, T. M. S.; GAMA, Y. M. S.; MAGALHAES, S. J. F.. Participação em banca de Beatriz Marques da Silva.Somos Iguais nas diferenças: a Lei 10.639 e o trato pedagógico da diversidade étnico-racial na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife.

6.
SANTOS FILHO, M. P.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Sulamita Maciel Ferreira e Suzana Maria da Silva Costa.O lúdico como processo de aprendizagem para crianças com TDAH na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco.

7.
SILVA, D. K. M.; LUCENA, K. G. M.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Sandro Vital de Araújo Júnior.Do incompreendido ao superado: o uso das tecnologias a favor do aluno com TDAH no processo de Educação Especial numa perspectiva inclusiva e a Formação docente para este processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco.

8.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS, F. G.; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Jéssica Letícia Martins Barbosa.A Psicomotricidade relacional: sua contribuição para o desenvolvimento significativo no processo de ensino-aprendizagem de crianças com índice elevado de agressividade na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco.

9.
GAMA, Y. M. S.; LUCENA, K. G. M.; SILVA, D. K. M.. Participação em banca de Débora Thais Soares de Souza e Nicole Ferreira Luna.Dificuldades de aprendizagem da Matemática: um breve estudo sobre fracasso escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco.

10.
GAMA, Y. M. S.; ARRUDA, A. L. B.. Participação em banca de ANDREZA CASTELO BRANCO SIQUEIRA QUEIROZ.O Trabalho Pedagógico na Equipe Multiprofissional da Vara da Infância e Juventude frente à Medida Protetiva de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
LIRA, M. R.; GAMA, Y. M. S.; PRAIA, H. C.. Participação em banca de Jackeline Mayara da Silva.Práticas de Socialização na educação Infantil: desafios da escola e da família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

12.
LIRA, M. R.; GAMA, Y. M. S.; BATISTA, M. F. O.. Participação em banca de Marcela Crislaine Conceição de Oliveira.O espaço da Psicologia na prática do pedagogo em sala de aula.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

13.
SILVA, J. M.; GAMA, Y. M. S.; ROSA, Ester C. S.. Participação em banca de Lis de Gusmão Lino e Mônica de Moraes Oliveira.O que dizem as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à biblioteca escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
FERREIRA, A. B.; GAMA, Y. M. S.; MONTENEGRO, S.. Participação em banca de Gizele Pina Barbosa e Raiza da Silva Lima.Formação Continuada de Professores Alfabetizadores e oseu reflexo na prática docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS FILHO, M. P.. Participação em banca de Delma Rodrigues da Silva.Leitura na classe multisseriada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

16.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS FILHO, M. P.. Participação em banca de Edjane Maria Pimentel Lopes de Oliveira.A importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: impactos do PNAIC no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

17.
ROSA, Ester C. S.; LIRA, D. B.; GAMA, Y. M. S.. Participação em banca de Thamires Graciliano e Francisca Aline Camilo.Leitura Literária: Gancho para conteúdos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GAMA, Y. M. S.; SANTOS FILHO, M. P.; VASCONCELOS, C.. Concurso Público Rede Municipal de Ensino de Ipojuca. 2013. Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Nacional de Pedagogia. Reflexões sobre Formação de Professores mediadores de leitura na escola. 2017. (Congresso).

2.
38ª Reunião da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. O Uso de Entrevistas de Autoconfrontação na pesquisa sobre Alfabetização: refletindo sobre a gênese das práticas cotidianas. 2017. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional de Alfabetização. A construção de práticas de alfabetização no cotidiano da escola: o papel formativo da relação com os pares. 2017. (Congresso).

4.
III Enexc - Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco.Parecerista. 2017. (Encontro).

5.
Encontro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UPE.Oficina - Mediação de Leitura com Livros de Imagens: possibilidades e construção de sentidos.. 2016. (Encontro).

6.
Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento.De Professora leitora à Mediadora de leitura: o letramento literário na Alfabetização. 2016. (Encontro).

7.
VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Parecerista. 2016. (Encontro).

8.
Curso de Mediação de leitura na escola - UFPE.Sequência didática com livros de imagens: mediação de leitura. 2015. (Oficina).

9.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização. Construções cotidianas de práticas de Alfabetização e o ensino sistemático da escrita: elementos da formação continuada mobilizados por professoras. 2015. (Congresso).

10.
II Seminário de Iniciação à Docência e Formação de Professoores - UPE.Oficina: A formação do leitor literário na escola. 2015. (Seminário).

11.
Seminário inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2015. (Seminário).

12.
IV Jornada de Licenciatura em Educação e Realidade Escolar - UFRPE.Alfabetização e Formação de Professores no contexto das políticas públicas. 2011. (Seminário).

13.
Seminário Pró-Letramento/Paraíba.Socialização de Experiências da Formação Continuada no Programa Pró-Letramento em Municípios da Paraíba. 2011. (Encontro).

14.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2011. (Seminário).

15.
I Seminário de Pesquisas do Centro de Estudos em Educação em Linguagem - CEEL/UFPE. 2010. (Seminário).

16.
I Seminário de Pesquisa da Rede Municipal de Ensino do Recife: Olhares sobre a prática.Relações de Gênero no Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife.. 2008. (Seminário).

17.
VI Colóquio Internacional Paulo Freire. Contribuições de Paulo Freire a uma reflexão crítica sobre as relações de gênero no Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).

18.
XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. 2007. (Congresso).

19.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ? SAPIENS 2006. 2006. (Congresso).

20.
XIII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

21.
I FÓRUM ESTADUAL DE PROTAGONISMO JUVENIL.Ágora Jovem. 2005. (Encontro).

22.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES:. Gênero no Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: concepções e vivências de professoras.. 2005. (Congresso).

23.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2005. (Seminário).

24.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural.. A Pedagogia de Freire e a significação dos valores transversais na Educação.. 2005. (Congresso).

25.
II JORNADA DE PROTAGONISMO GÊNERO E SEXUALIDADE.Discutindo as relações de Gênero na escola. 2004. (Oficina).

26.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC ? PE. 2004. (Congresso).

27.
SEMINÁRIO ?EDUCAÇÃO, TEORIA SOCIAL E PEDAGOGIA?. 2004. (Seminário).

28.
SEMINÁRIO BINACIONAL BRASIL-ESPANHA SOBRE ?VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: CONSEQUÊNCIAS MORAIS, ECONÔMICAS E JURÍDICAS?.. 2004. (Seminário).

29.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. 2003. (Congresso).

30.
2.º SEMINÁRIO INTERNACIONAL E 1.º SEMINÁRIO NORTE/NORDESTE ?HOMENS, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO: TEMPOS, PRÁTICAS E VOZES?.. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUBEUX, M. H. ; ROSA, E. C. S. ; SILVA, J. A. ; SANTANA, G. ; GAMA, Y. M. S. . IV Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE. 2017. .

2.
DUBEUX, M. H. ; GAMA, Y. M. S. . IV Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE. 2017. .

3.
ROSA, Ester C. S. ; LEAL, T. F. ; ALVES, T. P. ; GAMA, Y. M. S. . II Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).

4.
GAMA, Y. M. S.; ROSA, Ester C. S. . Formação Continuada de Professores do ano 1 ciclo 1 Rede Municipal de Ensino do Recife. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Evangelista da Silva e Maria da Conceição Pereira. Contação de histórias x tecnologias:narrativas modernas para o letramento literário na Educação Infantil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Maurício de Nassau - Olinda. (Orientador).

2.
Ana Cláudia de Queiroz Melo. Filme em sala de aula: um diálogo a construir da criança ao cidadão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Maurício de Nassau - Olinda. (Orientador).

3.
Maria Cícera da Silva. A Literatura de Cordel como estratégia nos estudos pictóricos e sonoros da Língua Portuguesa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário Maurício de Nassau - Olinda. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiza Alexandre Borges. Práticas de leitura na educação infantil: um olhar da Psicopedagogia. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

2.
Josefa Barbosa de Oliveira Silva. O Lúdico como mediador da aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

3.
CELIANA FERREIRA SPINDOLA e NIEDJA DA NATIVIDADE GOMES BAR. Letramento e Alfabetização: quais as reais diferenças?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

4.
Adilma Estevão de Oliveira e Julene Francisco Rozendo. A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CAMINHOS DE FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

5.
Graciete Prazeres dos Santos e Márcia Maria da Silva. Práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

6.
Maria José Américo Matilde Maria do Canto. Relação Família e Escola: implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

7.
Roseane da Mota Silveira e Lindaci Pereira da Mota. Bullying: a agressividade no ambiente escolar. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

8.
Zenilde Atanásio e Maria Auxiliadora da Silva. Dislexia: dificuldades e possibilidades na sala de aula. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

9.
Ana Maria da Silva e Maria Rizalva de Souza Aguiar. Aprendizagem da leitura no contexto escolar e suas dificuldades. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

10.
Dgmar Barros da Silva, Conceição Andrade e Amanda Barros. Inclusão de Crianças com Síndrome de Down na escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Débora Thaís Soares de Souza e Nicole Ferreira Luna. Dificuldades de aprendizagem da Matemática: um breve estudo sobre o fracasso escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Joaquim Nabuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

2.
Adriele Odon da Silva. Uso do acervo de literatura infantil nos anos iniciais em escolas municipais de Ferreiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

3.
Valdenia Gomes da Silva. O processo de avaliação na Educação Infantil em escola municipal na cidade de Nazaré da Mata - PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

4.
Josete Maria da Silva. O desenvolvimento de práticas de leitura literária em turmas de educação infantil e as dificuldades apontadas por professoras em uma escola municipal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

5.
Gleyce Kelly Macedo Silva. Literatura infantil como incentivo à leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

6.
Rafaela de Lima Siqueira. O ensino da leitura: práticas de professoras no cotidiano da sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de São Lourenço da Mata. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

7.
Fabiana Carla da Silva. O Gênero textual Fábula em sala de aula no ciclo de alfabetização: da leitura à compreensão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.

8.
Sineide Maria do Nascimento. O gênero Fábula e o trabalho com compreensão leitora na alfabetização: concepções de professoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ywanoska Maria Santos da Gama.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GAMA, Y. M. S.2018GAMA, Y. M. S.. Circuito de visitação infantil à IV Feira de Leitura: escolas, bibliotecas e universidade em interação. Revista Literatura e Arte na Alfabetização, v. 1, p. 47, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
GAMA, Y. M. S.. CONSTRUÇÕES COTIDIANAS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO SISTEMÁTICO DA ESCRITA: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA MOBILIZADOS POR PROFESSORAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GAMA, Y. M. S.. De Professora leitora a mediadora de leitura: o letramento literário na Alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, L. A. ; GAMA, Y. M. S. . O olhar Psicopedagógico acerca das práticas de leitura na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GAMA, Y. M. S.. Discutindo a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GAMA, Y. M. S.. Atendimento Escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GAMA, Y. M. S.. A importância da Mediação de Leitura como prática educativa na formação do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GAMA, Y. M. S.; LEAL, T. F. ; FERREIRA, A. B. ; ALBUQUERQUE, Eliana B.C. . Curso Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. .

2.
GAMA, Y. M. S.. Oficina: Valores e atitudes: pensando a relação com o trabalho em tempos de crise(s). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUBEUX, M. H. ; GAMA, Y. M. S. . IV Feira de Leitura do Centro de Educação - UFPE. 2017. .

2.
ROSA, Ester C. S. ; LEAL, T. F. ; ALVES, T. P. ; GAMA, Y. M. S. . II Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GAMA, Y. M. S.. ywanoskagama.psi. 2009; Tema: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação. (Blog).



Outras informações relevantes


Tem atuado nos últimos anos na formação continuada de educadores/as em redes de ensino públicas e privadas em diferentes municípios.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:18:39