Jarci Maria Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3432636303580107
  • Última atualização do currículo em 07/12/2014


Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1985), Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1989). Especialização em Magistério de 1º e 2º grau, pelo IBIPEX. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013), Pós Doutoranda pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD), vinculado a Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO). Iniciou a carreira no Magistério atuando na Educação Infantil, Séries Iniciais e Formação de Professores. Foi Diretora e Coordenadora em Escolas da Rede Pública. Atuou como Técnica Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação, Departamento de Educação Especial. Tem experiência na área da Educação, Educação Especial, Psicologia Clínica, Avaliação Psicoeducacional e Docência em cursos de Graduação e Especialização Lato Sensu, Presencial e Educação a Distancia, nas Áreas de Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Especial. Atualmente atua na Equipe Pedagógica da Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, professora de cursos de Pós Graduação presencial e na EAD e Psicóloga Clínica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jarci Maria Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, J. M.;MACHADO, JARCI

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.
Av. Manoel Ribas, 7119
Santa Felicidade
80240000 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 39012911
Fax: (41) 32245125
URL da Homepage: www.gov.pr.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: HABILIDADES COGNITIVAS E METACOGNITIVAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Curitiba 2013, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: TANIA STOLTZ.
Palavras-chave: Piaget; cognição; metacognição; operatório formal;.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: TOMADA DE CONSCIÊNCIA NO JOGO O CAMINHO PARA O TESOURO DO PIRATA DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM FRAÇÃO QUE FREQÜENTAM SALA DE RECURSOS.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Tania Stoltz.
1996 - 1997
Especialização em Magistério de 1º e 2º Graus. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão.
Título: ........
1996 - 1996
Aperfeiçoamento em Deficiência Mental. (Carga Horária: 1115h).
Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Pillotto.
Título: Curso de Formação de Professores para a Educação Especial na modalidade de Estudos Adicionais em nível de 2 Grau. Ano de finalização: 1996.
1988 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filiosofia, Ciencias e Letras de Jandaia do Sul.
1981 - 1985
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em II Curso Básico de Equoterapia - Curso. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília.
1992 - 1992
Psicoterapia Comportamental e Psicoses Infantis. (Carga horária: 6h).
Conselho Regional de Psicologia 8a. Região.
1992 - 1992
Psicodrama: Teoria e Prática - Uma visão. (Carga horária: 6h).
Conselho Regional de Psicologia 8a. Região.
1986 - 1986
A Psicanálise Segundo Jacques Lacan. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Alfabetização pelo Método Montessori-Lubienska. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em O Corpo em Terapia. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura de São Jose dos Pinhais, PMSJP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Quadro Único de Pessoal, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40

Atividades

04/1996 - 12/1996
Direção e administração, Divisão de Apoio do Portador de DeficiênciaVisual, .

Cargo ou função
Chefe de divisão.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Centro Estadual de Avaliação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico Pedagógico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga/Pedagoga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1986 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do quadro próprio do magistério, Carga horária: 20


ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL LUCY REQUIÃO DE MELLO E SILVA, EEELR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: ESTATUTÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA/PSICÓLOGA, Carga horária: 20


Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de curso à distância
Outras informações
Professora de graduação do curso de Pedagogia e de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva


Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão, IEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Docente do Módulo: Avaliação Educacional no Contexto da Educação Especial, do curso de Especialização "Educação Especial: uma Abordagem Educacional e Social."


Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica, CEAOP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Extensão
Outras informações
Ministrou temas entitulados "Análise e Encaminhamento dos Testes Formais e Informais que Poderão ser Utilizados pelo Psicólogo na Avaliação Psicopedagógica (Acadêmica, Psicomotora, Auditiva, Visual, Cognitiva, etc.)" e "Importância dos Laudos Complementares (Neuro, Fono, Otorrino, Oftalmo, Psicopedagógico, Psicológico, entre outros)" no Curso de Extensão "Avaliação Psicopedagógica no Contexto Escolar".

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Palestra entitulada: "A Política de Inclusão Escolar no Paraná" no Evento de Extensão "III Encontro de Educação Especial na UEM", através do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Departamento de Teoria e Prática da Educação. Carga Horária: 5h/aula

Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Extensão
Outras informações
Ministrante do Curso: "Treinamento de Relações Humanas no Trabalho", a nível de Extensão Universitária, através do Departamento de Psicologia e Unidade de Psicologia Aplicada.


Bagozzi, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Vigilância Especializada Unipres Ltda, UNIPPRES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicologa Organizacional, Carga horária: 20


Centro Municipal de Apoio Pedagógico, CEMAP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20


Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense, CTESOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teóricos-Metodológicos na Área de Deficiência Intelectual, do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Docente do Módulo Fundamentos Teórico-Metodológicos na Área de Deficiência Intelectual (mental) de 30 horas do Curso de Pós-Graduação "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo "Psicanálise, Distúrbio da Afetividade - Avaliação e Hipótese Diagnóstica", do Curso de Especialização "Psicopedagogia, Educação e Clínica."

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teórico-Metodológico na Área de Deficiência Mental, do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teórico-Metodológico na Área de Deficiência Intelectual (Mental), do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teórico-Metodológico na Área de Deficiência Mental, do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teórico-Metodológico na Área de Deficiência Mental, do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do Módulo: Fundamentos da Psicologia do Ensino-Aprendizagem, do Curso de Especialização em Psicopedagogia, Educação e Clínica.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Psicanálise, Distúrbios da Afetividade - Avaliação e Hipótese Diagnóstica, do Curso de Especialização "Psicopedagogia, Educação e Clínica."

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos Teórico-Metodológico na Área de Deficiência Mental, do Curso de Especialização em "Sociedade Inclusiva e Educação Especial."

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Psicodrama do Curso de Especialização "Psicopedagogia, Educação e Clínica.'

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Psicanálise, Distúrbios da Afetividade, Avaliação e Hipótese Diagnóstica, do Curso de Especialização "Psicopedagogia, Educação e Clínica."

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Módulo de Fundamentos da Psicologia do Ensino-Aprendizagem do Curso de Especialização "Psicopedagogia, Educação e Clínica."


Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, SIL, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Complexo Educacional Juril Carnascial, CEJUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Formação e Organização, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20


Escola de Natação Amaral, ENA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica de equipe desportiva, Carga horária: 20


Escola Estadual Amâncio Moro, AM, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: QPM, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Estadual Castelo Branco, EECB, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Faculdade de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Pillotto, IEPR, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: QPM, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Instituto para Otimização da Aprendizagem, INODAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20


Polis Civitas, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Serviço de Avaliação e Múltiplo Atendimento, SAMA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 1997-98 Psicóloga, Carga horária: 20



Membro de corpo editorial


2007 - 2007
Periódico: Revista Científica Multidisciplinar Unimeo
2011 - Atual
Periódico: Revista Científica Multidisciplinar do CTESOP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO2014 PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; Stoltz, Tania ; MACHADO, JARCI . Creative Education for Gifted Children. Creative Education, v. 05, p. 347-352, 2014.

2.
PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO2014PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; Stoltz, Tania ; MACHADO, JARCI . Creative Educational Practices for Inclusion of Gifted Children. Creative Education, v. 05, p. 803-808, 2014.

3.
PINHEIRO, A. M.2011PINHEIRO, A. M. ; MACHADO, J. M. . A UTILIZAÇÃO DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO TRABALHO COM O SINDROME DE DOWN. Revista Científica Multidisciplinar do CTESOP, v. 1, p. 63-68, 2011.

4.
REOLON, R. C. T.2007REOLON, R. C. T. ; MACHADO, J. M. . A FAMÍLIA E A SÍNDROME DE DOWN. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 16-19, 2007.

5.
PINI, N. A. N.2007PINI, N. A. N. ; MACHADO, J. M. . A LUDICIDADE COMO FORMA DE INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 37-41, 2007.

6.
HUBNER, L. R. S.2007HUBNER, L. R. S. ; MACHADO, J. M. . BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 47-50, 2007.

7.
COPETTI, J. V.2007COPETTI, J. V. ; MACHADO, J. M. . COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 51-54, 2007.

8.
CEZANE, H.2007CEZANE, H. ; MACHADO, J. M. . SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO SOCIAL. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 98-101, 2007.

9.
FRANZAO, V. M.2007FRANZAO, V. M. ; MACHADO, J. M. . AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 160-162, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; MACHADO, J. M. ; BAHIA, S. ; Stoltz, Tania . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) Criatividade e Emoção. 22. ed. CURITIBA: JURUÁ, 2014. v. 1. 292p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, J. M. ; Vinicius Boreki . Escolas não estão preparadas para deficientes. Gazeto do Povo, Curitiba, 29 out. 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, J. M. ; Stoltz, Tania . ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. In: X Congresso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad, 2014, Foz do Iguaçu. ALTAS HABILIDADES, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO:CONTRIBUIÇÕES PARA NOVAS PRÁTICAS E SABERES, 2014. v. 1. p. 170-170.

2.
MACHADO, J. M. ; Stoltz, Tania . THE GRASP OF CONSCIOUSNESS AND SOCIAL INTERACTION IN A GAME OF RULES FOR STUDENTS WITH LEARNING DIFFICULTIES IN FRACTIONS. In: 19º Cours avancé des Archives Piaget, 2010, Genebra. Thinking, Reasoning and Development. Genebra: Archives Jean Piaget, 2010. v. 1. p. 62-62.

3.
MACHADO, JARCI ; FRANKE, M. C. G. C. ; Stoltz, Tania . ATENDIMENTO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO IV SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR, 2010, CURITIBA. Anais do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010. v. 01. p. 648-650.

4.
MACHADO, J. M. . Avaliação Diagnostica - Enfoque Psicoeducacional. In: IX Encontro Paranaense de Psicologia, 1997, Foz do Iguaçu. Avaliação Diagnóstica - Enfoque Psicoeducacinal, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
Stoltz, Tania ; PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; FREITAS, M. F. Q. ; MACHADO, J. M. ; D AROZ, M. S. . CREATIVITY IN GIFTED EDUCATION: CONTRIBUTIONS FROM VYGOTSKY AND PIAGET. Creative Education, 2015.

2.
Stoltz, Tania ; PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; FREITAS, M. F. Q. ; MACHADO, J. M. ; D AROZ, M. S. . CREATIVITY IN GIFTED EDUCATION: CONTRIBUTIONS FROM VYGOTSKY AND PIAGET. Creative Education, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANKE, M. C. G. C. ; Stoltz, Tania ; MACHADO, J. M. . Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Psicopedagógico e Desenvolvimento da Criatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, J. M. . Transtornos Globais do Desenvolvimento: entender para melhor atender; Deficiência Intelectual: caminhos e possibilidades para a apendizgem.. 2014. .

2.
MACHADO, J. M. . Revendo Teorias e Práticas na Educação Especial: Área Mental. 2014. .

3.
MACHADO, J. M. ; Lima, M.A. ; Campos, R. A. O ; Moreira, L ; Silva, M. M. . Análise e encaminhamento dos testes formais e informais que poderão ser utilizados pleo psicólogo na avaliação psicopedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MACHADO, J. M. . Neuropsicologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MACHADO, J. M. . Fundamentos da Neuropsicologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MACHADO, J. M. . Psicogenética. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MACHADO, J. M. . Fundamentos teórico-metodológico na área de deficiência mental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MACHADO, J. M. . Psicanálise, distúrbio da afetividade - avaliação e hipótese dignóstica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MACHADO, J. M. . Avaliação no Contexto Escolar - Área d Deficiência Mental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MACHADO, J. M. . Fundamentos teórico-metodológico na área de deficiência intelectual ( mental). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MACHADO, J. M. . Avaliação educacional no contexto da educação especial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
MACHADO, J. M. . PROGRAMA DE FORMAÇAO CONTINUADA. 2007. .

13.
MACHADO, J. M. . Fundamentos teórico-metodológico na área de deficiência mental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
MACHADO, J. M. . Capacitação para Docentes de Rede Municipal de Ensino. 2006. .

15.
MACHADO, J. M. . Psicanálise, distúrbio da afetividade, avaliação e hipótese dignóstica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
MACHADO, J. M. . Fundamentos teórico-metodológico na área de deficiência mental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
MACHADO, J. M. . Fundamentos da psicologia do ensino-aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
MACHADO, J. M. ; Nanci Furtado de Menezes ; Eunice Elisabeth Zardo ; Eliete Cristina Berti Zamproni ; Elza Podgursk ; Mônica Maria Fernandes Lima Lirani ; Miria de Souza Fagundes ; Marisa Bispo Feitosa ; Rosane Favoreto da Silva . DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes Curriculares).

19.
MACHADO, J. M. . Adaptações Curriculares de Pequeno e Grande Porte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
MACHADO, J. M. ; Maria Edina Maciel ; Rosane do Carmo Machado ; Joana Schilan Ferraz ; Eredi Mirta Albuquerque ; Ricardo Tadeu Marques da Fonseca . EAD Capacitando os Profissionais do Programa SENAI de Ações Inclusivas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

21.
MACHADO, J. M. . Educação inclusiva: Direito a Diversidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
MACHADO, J. M. . Jogos Educativos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
MACHADO, J. M. . Psicodrama. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
MACHADO, J. M. . I Curso de Capacitação de Professores em Educação Especial - Superdotação e Talento. 2002. .

25.
MACHADO, J. M. ; RITZMANN, M. T. ; MENEZES, N. F. . Avaliação no Contexto Escolar. 2001. .

26.
MACHADO, J. M. . Psicanálise, distúrbio da afetividade, avaliação e hipótese dignóstica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
MACHADO, J. M. . O papel do professor no diagnóstico precoce das dificuldades de aprendizagem. 2001. .

28.
MACHADO, J. M. . Fundamentos da psicologia do ensino-aprendizagem. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
MACHADO, J. M. . II Seminário de Educação Especial. 2000. .

30.
MACHADO, J. M. . Curso de avaliação diagnóstica - enfoque psicoeducacional area deficiencia mental. 1999. .

31.
MACHADO, J. M. . Encontro para professores da sala de recursos e classes especiais - área mental. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
MACHADO, J. M. . Encontro Regional entre multiplicadores e professores de sala de recursos e classe especial - área mental. 1998. .

33.
MACHADO, J. M. . O Relacionamento Humano entre Pais e Filhos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
MACHADO, J. M. . Educação Especial 'Trabalho e Acompanhamento'. 1996. .

35.
MACHADO, J. M. . Treinamento de Relações Humanas no Trabalho. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
MACHADO, J. M. . Curso de Treinamento de Camareiras. 1985. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACHADO, J. M.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores da disciplina: Estágio Supervisionado em Musicoterapia. 1996. Faculdade de Artes do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SEPERDOTACION TALENTO Y CREATIVIDAD. ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).

2.
II CONGREESO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).

3.
II CONGREESO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Congresso).

4.
X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE SEPERDOTACION TALENTO Y CREATIVIDAD. 2014. (Congresso).

5.
VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD.ESTRATÉGIAS MENTAIS USADAS POR ALUNO SUPERDOTADO MATEMATICAMENTE TALENTOSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. 2014. (Encontro).

6.
VI ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD. 2014. (Encontro).

7.
O PENSAMENTO DE RUDOLF STEINER NO DEBATE CIENTÍFICO. 2014. (Outra).

8.
III Seminário Internacional de Educação. 2013. (Seminário).

9.
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação.Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Psicopedagógico e Desenvolvimento da Criatividade. 2013. (Simpósio).

10.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Altas Habilidades/Superdotação e o Ensino da Matemática na Educação Básica. 2013. (Encontro).

11.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário da Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Atendimento Pedagógico Individual ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. 2010. (Congresso).

12.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. 2010. (Congresso).

13.
IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Neurociências, Altas Habilidades: Implicações no Currículo. 2010. (Congresso).

14.
19º Cours avancé des Archives Piaget. THE GRASP OF CONSCIOUSNESS AND SOCIAL INTERACTION IN A GAME OF RULES FOR STUDENTS WITH LEARNING DIFFICULTIES IN FRACTIONS. 2010. (Congresso).

15.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Um diálogo entre Piaget e Renzulli na Discussão da Superdotação. 2010. (Congresso).

16.
V Seminário de Educação Especial: Políticas Públicas no Processo de Inclusão - Educação e Trabalho.Implicações da Flexibilização Curricular. 2010. (Seminário).

17.
V seminário de educaçãe especial: políticas públicas no processo de inclusão - educação e trabalho.Implicações da flexibilização curricular. 2010. (Seminário).

18.
III Encontro - Organização do Trabalho Pedagógico da Escola Pública. 2010. (Encontro).

19.
III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. 2009. (Seminário).

20.
V Congreeso Brasileiro da Sindrome de Down. Mesa Redonda: Curriculo adaptado e formação de professores. 2008. (Congresso).

21.
V Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. 2008. (Congresso).

22.
I Simpósio Nacional de Atenção e Estimulação Precoce. 2008. (Simpósio).

23.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇAO E INTERVENÇAO.DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇAO E INTERVENÇAO. 2008. (Oficina).

24.
Formação Continuada para Professores.Dificuldade na aprendizagem - Avaliação e intervenção. 2008. (Oficina).

25.
II Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da Universidade Federal do Paraná.Mesa Redonda: Políticas Públicas e Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: Programas e Atendimentos. 2008. (Outra).

26.
III Encontro - Organização do Trabalho Pedagógico da Escola. 2007. (Encontro).

27.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DA EDUCAÇAO BÁSICA DO PARANÁ. 2007. (Outra).

28.
AV ALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR - ÁREA DE DEFICIÊNCIA MENTAL.AV ALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR - ÁREA DE DEFICIÊNCIA MENTAL. 2007. (Outra).

29.
Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde da Criança, 2º Encontro Paranaense de Triagem Neonatal, Encontro de Profissionais de Educação Especial. O Papel da Escola Especial na Rede de Apoio à Inclusão. 2006. (Congresso).

30.
Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde da Criança, 2º Encontro Paranaense de Triagem Neonatal, Encontro de Profissionais de Educação Especial. 2006. (Congresso).

31.
REFLETINDO A EDUCAÇAO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. 2006. (Outra).

32.
CAPACITAÇAO PARA DOCENTES DA REDE MUNICIPAL.CAPACITAÇAO PARA DOCENTES DA REDE MUNICIPAL. 2006. (Outra).

33.
EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. (Simpósio).

34.
II SIMPÓSIO DE EDUCAÇAO ESPECIAL - ESCOLAS REGULARES. 2005. (Simpósio).

35.
FÓRUM FUTURO 10 PARANÁ. 2005. (Simpósio).

36.
SIMPÓSIO DE EDUCAÇAO ESPECIAL - ESCOLAS REGULARES.EDUCAÇAO ESPECIAL - ESCOLAS REGULARES. 2005. (Simpósio).

37.
AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ÁREA MENTAL. 2005. (Outra).

38.
RESSIGNIFICAÇAO DA AVALIAÇAO NO CONTEXTO ESCOLAR.RESSIGNIFICAÇAO DA AVALIAÇAO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2005. (Outra).

39.
FORMAÇAO PARA GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇAO INCLUSIVA.DIREITO A DIVERSIDADE. 2005. (Outra).

40.
AÇÕES PEDAGÓGICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ÁREA MENTAL PARA PEDAGOGO.AÇÕES PEDAGÓGICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ÁREA MENTAL PARA PEDAGOGO. 2005. (Outra).

41.
APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NA AREA MENTAL: TEORIA E PRÁTICA. 2004. (Oficina).

42.
JOGOS PEDAGOGICOS COMO MEDIADORES NA CONSTRUÇAO DA LINGUAGEM DA ESCRITA E DA MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.JOGOS PEDAGOGICOS COMO MEDIADORES NA CONSTRUÇAO DA LINGUAGEM DA ESCRITA E DA MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. (Oficina).

43.
XVIII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão.Jogos Pedagógicos como mediadores na construção da linguagem da escrita e da matemática de alunos do 1º ciclo do ensino fundamentla. 2004. (Oficina).

44.
ORIENTAÇAO PEDAGÓGICA AO SERVIDORES E APOIOS ESPECIALIZADOS NA ÀREA MENTAL.PEDAGÓGICA AO SERVIDORES E APOIOS ESPECIALIZADOS NA ÀREA MENTAL. 2004. (Encontro).

45.
ORIENTAÇAO PEDAGÓGICA AO SERVIÇOS E APOIOS ESPECIALIZADOS NA ÀREA MENTAL.APOIOS ESPECIALIZADOS NA ÀREA MENTAL. 2004. (Outra).

46.
A EDUCAÇAO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA COMO FATOR DE INCLUSAO SOCIAL. 2004. (Outra).

47.
FORMAÇAO DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇAO INCLUSIVA.CONHECENDO E APLICANDO AS DIRETRIZES DA EDUCAÇAO ESPECIAL NA EDUCAÇAO BÁSICA. 2004. (Outra).

48.
ENCONTRO ENTRE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇAO ESPECIAL E DIRETORES DE ESCOLAS ESPECIAIS. 2003. (Encontro).

49.
I ENCONTRO ENTRE DEE E NREs. 2003. (Encontro).

50.
ORIENTÇAO E ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM CONDUTAS TIPICAS. 2003. (Outra).

51.
ORIENTAÇAO E ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTOS A ALUNOS COM CONDUTAS TÍPICAS. 2003. (Outra).

52.
APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NA ÀREA MENTAL: TEORIA E PRÁTICA. 2003. (Outra).

53.
2002 Curso de Capacitação em Educação Especial Superdotação e Talento.Educação Especial Superdotação e Talento. 2002. (Oficina).

54.
I Curso de Capacitaçao de Professores em Educaçao Especial - Superdotaçao e Talento.Avaliaçao Psicoeducacional do aluno com altas habilidades/superdotação. 2002. (Encontro).

55.
Seminário Programa de Incentivo à Leitura - 2.Seminário Programa de Incentivo à Leitura - 2. 2001. (Seminário).

56.
Curso Básico de Informática (Windows 98, Word 8, Excel 8 e Internet),. 2000. (Outra).

57.
II Curso Básico de Equoterapia, Associação Nacional de Equoterapia. 1999. (Outra).

58.
Encontro Paranaense de Psicologia, Avaliação Diagnóstica Enfoque Psicoeducacional.Avaliação Diagnóstica Enfoque Psicoeducacional. 1997. (Oficina).

59.
1997 IX Encontro Paranaense de Psicologia, Avaliação Diagnóstica Enfoque Psicoeducacional,.Avaliação Diagnóstica num enfoque Psicoeducacional. 1997. (Encontro).

60.
IV Seminário Paranaense de Reabilitação Especial. 1995. (Encontro).

61.
Seminário de Educação Avançado. 1995. (Encontro).

62.
I Seminário de Educação Especial. 1995. (Encontro).

63.
Avaliação Psicoeducacional. 1995. (Outra).

64.
Atualização em Distúrbios de Aprendizagem. 1995. (Outra).

65.
Atualização em Alfabetização. 1990. (Outra).

66.
Curso de Alfabetização ciclo básico. 1989. (Outra).

67.
Curso de Alfabetização ciclo básico.Alfabetização ciclo básico. 1988. (Encontro).

68.
I Seminário de Conscientização em Educação Especial. 1986. (Encontro).

69.
Seminário de Alfabetização. 1986. (Encontro).

70.
III Congresso de Qualidade em Educação. 1986. (Encontro).

71.
I Encontro Paranaense de Psicologia Médico hospitalar. 1985. (Encontro).

72.
VI Encontro Paranaense de Psicologia. 1985. (Encontro).

73.
II Semana da Psicologia. 1985. (Encontro).

74.
II Encontro Nacional de Psicólogos da área Hospitalar. 1985. (Encontro).

75.
Curso de Alfabetização Método Montessori. 1985. (Outra).

76.
O Corpo em Terapia, Depto. de Psicologia. 1984. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria Pinheiro. A utilização da Expressão artística no trabalh com síndrome de Down. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

2.
Fernanda Susana Nogekowski. Dislexia: Um distúrbio de aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

3.
Clemilda Corrêa de Lima. A avaliação psicopedagógica com ferramenta para a descoberta de dificuldade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia, Educação e Clínica) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

4.
Veronice de Melo Franzão. Afetividade no processo ensino-aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia, Educação e Clínica) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

5.
Hélio Cezane. Síndrome de down e inclusão escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

6.
Lígia Regina da Silveira Hubner. Benefícios da natação para pessoas com síndrome de down. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

7.
Neide Aparecida Neves Pini. A ludicidade como forma de instrumento na educação infantil e seus efeitos no desenvolvimento de crianças com deficiências. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

8.
Raquel de Cássia Turmina Reolon. Síndrome de down, familia e educação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.

9.
Jocilaine Ap. Macarini Veiga Copetti. Como desenvolver o raciocínio lógico-matemático com aluno síndrome de down. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociedade Inclusiva e Educação Especial) - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Orientador: Jarci Maria Machado.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COPETTI, J. V.2007COPETTI, J. V. ; MACHADO, J. M. . COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 1, p. 51-54, 2007.

2.
PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO2014PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; Stoltz, Tania ; MACHADO, JARCI . Creative Educational Practices for Inclusion of Gifted Children. Creative Education, v. 05, p. 803-808, 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MACHADO, J. M. . Transtornos Globais do Desenvolvimento: entender para melhor atender; Deficiência Intelectual: caminhos e possibilidades para a apendizgem.. 2014. .

2.
MACHADO, J. M. . Revendo Teorias e Práticas na Educação Especial: Área Mental. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2014 às 14:21:33