Márcia Duarte Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3131027110929984
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora nos cursos de graduação em Administração, Gestão de Pessoas, Engenharia e Psicologia no Centro Universitário UniFANOR-WYDEN Professora tutora e formadora nos cursos semi-presenciais da UAB-UFC. Coordenadora de Projetos no Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) . Atua principalmente nos seguintes temas: informatica educativa, jogos eletrônicos, games, tecnologia educacional, tecnologia e subjetividade, formação de professores/tutores e educação a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Duarte Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, Márcia Duarte


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: JOGOS ELETRÔNICOS, MUNDOS VIRTUAIS E IDENTIDADE: O SI MESMO COMO EXPERIÊNCIA ALTERITÁRIA, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Games; Jogos de Simulação; Subjetividade; Jogos Eletrônicos; Mundos Virtuais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Jogos de simunlação de vida e formação da subjetividade do adolescente: The sims um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria de Fatima Vieira Severiano.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Games; Industria Cultural; The sims; Subjetividade; Escola de Frankfurt.
Grande área: Ciências Humanas
1986 - 1991
Graduação em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1979 - 1985
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação à Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Webmaster. (Carga horária: 76h).
IwTrainning Treinamentos, IWTRAINNING, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Gestão Escolar e Tecnologias. (Carga horária: 150h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação à Distância. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
Produção Animações e Materiais Multimidias. (Carga horária: 80h).
Colegio Batista Santos Dumont, CBSD, Brasil.
1999 - 1999
Desenvolvimento de Aplicações WEB com Active Serve. (Carga horária: 30h).
Instituto do Software do Ceará, INSOFT, Brasil.
1999 - 1999
Secure Web Access Using M.P. Sever 2.0. (Carga horária: 30h).
Tecnical Education Center - Microsoft Certificated, TEC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Configuração e Administração de Serviços de Rede. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1998 - 1998
Conceitos Básicos de Computação Gráfica. (Carga horária: 20h).
Instituto do Software do Ceará, INSOFT, Brasil.
1998 - 1998
Técnicas Avançadas de Computação Gráfica. (Carga horária: 20h).
Instituto do Software do Ceará, INSOFT, Brasil.
1998 - 1998
Config. e Administração de Serv. de Rede Internet. (Carga horária: 60h).
Instituto do Software do Ceará, INSOFT, Brasil.
1979 - 1979
Teacher´s Training Couse. (Carga horária: 320h).
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.
1976 - 1979
The Advsnced Course - 12 Quaters. (Carga horária: 800h).
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário UniFanor - Wyden, UNIFANOR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor IV, Carga horária: 32


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto - Proativa, Carga horária: 12
Outras informações
O PROATIVA existe desde 2003 - Entrei no grupo em 2008

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina de Fundamentos Psicogenéticos

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Bolsista Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Programa de atenção primária de saúde - Maternidade Escola Assis Chateaubrian Área de conhecimento: PSICOLOGIA Fases dos quais participou: Atendimento a Adolescente na cidade de São Gonçalo do Amarante. Orientador.: Dra. Marilia Nogueira Função no projeto: Atendimento primário de saúde em cidades do interior.

Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Bolsista Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto HOPE - Maternidade Escola Assis Chateubrian Área de conhecimento: Programação Fases dos quais participou: Análise de dados ( Pacote de estatística SPSS) Entidade Mantenedora: Fundação Kellog Orientador: Dr. Jay Mc Aulife Função no projeto: Analisar a importância de crendices populares na questão da saúde pública.

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto UFC Virtual, .

02/2009 - 07/2009
Ensino, Pegagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicogenéticos
3/2004 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia.

1/1985 - 11/1985
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Comunitária.

03/1980 - 12/1981
Extensão universitária , Centro de Tecnologia, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de Progrmação do NPD - Prof. Fco Edmar Pereira.

Colegio Batista Santos Dumont, CBSD, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenou o Centro Batista de Informática tendo implementado o site inicial da escola, desenvolvido alguns softwares educativos, idealizado e coordenado o grupo de animação digital e produção multimidia da escola.

Atividades

5/2001 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Centro Batista de Informatica, .

Serviço realizado
Idealização e Desenvolvimento da PáginaWeb da Instituição.
2/1998 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Centro Batista de Informatica, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Projetos Multimidias e Softwares Educativos.
03/1993 - 05/2003
Direção e administração, Centro Batista de Informatica, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Centro Batista de Informática.
01/1993 - 05/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
8/1993 - 2/2002
Treinamentos ministrados , Colegio Batista Santos Dumont, .

Treinamentos ministrados
Cursos de Informatica Educativa em diversos niveis.

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 12
Outras informações
2008 a 2015 - Atuação como tutora nos cursos de licenciatura em Português, Inglês, Química, Física, Matemática nas disciplinas de Aprendizagem Mediada por Computador, Educação à Distância. 2014 a 2016 - Formadora no curso de Formação de Tutores da UFC - Virtual. 2016 - Atuação como orientadora de estágio supervisionado I - Curso Pedagogia (UECE)

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
Aprendiagem Mediada por Computador
Educação à Distância

Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina de Análise Experimental do Comportamento no Laboratório de Psicoloia Experimental da Universidade Federal do Ceará nos periodos 1989.1 - 1989.2 - 1990.1 -1990.2.

Atividades

3/1989 - 1/1991
Extensão universitária , Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Monitoria.

Secretaria de Educação do Estado do Ceara, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 60
Outras informações
Instutora de Informática Edicativa em diversos cursos.

Atividades

4/1991 - 11/1993
Treinamentos ministrados , Centro de Informatica Educativa, .

Treinamentos ministrados
Treinamento em Projetos Pedagógicos em I. E. para Professores das Escolas Estaduais.
Treinamento em Informatica Educativa para Professores de Escolas Públicas
Treinamento em Informática Educativa para Diretores de Escolas Estaduais


Linhas de pesquisa


1.
Programa Comunitário de Saúde

Objetivo: Baseado em um modelo de assistência materno-infantil, o programa tinha como objetivo inicial a diminuição da morbi-mortalidade nas áreas rurais. Adotava características inovadoras com grande indicação para as regiões pouco desenvolvidas e carentes de recursos humanos e materiais. Projeto Experimental de Assistência Materno-Infantil denominado ?Programa Comunitário de Saúde Familiar?. Criado em 1985 pelo professor Galba Araújo, contando com a interveniência da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Secretaria de Saúde do Estado, Ministério da Previdência Social e Associações Comunitárias através da atuação de agentes formais e não formais de saúde. Além disso, contou com a participação significativa da Fundação W. K. Kellogg e Projeto HOPE. A partir das novas condições financeiras propiciadas pela Fundação Kellogg, foi estruturada uma nova etapa para o Programa, objetivando uma articulação do sistema oficial de saúde em nível mais amplo, o que redundou com o surgimento do PROAIS..
2.
Práticas Lúdicas, Discurso e Diversidade Cultural

Objetivo: Esta linha de pesquisa contempla os estudos voltados para a problemática das práticas lúdicas, enquanto mediadoras do desenvolvimento humano (abordagem psicológica) e da intervenção pedagógica (abordagem educativa) e enquanto manifestação da cultura (abordagem antropológica), bem como o tema da identidade/diferença implicado nos processos de exclusão social. Tal recorte privilegia o enfoque sócio-histórico do desenvolvimento, o enfoque antropológico do jogo e o enfoque baktiniano da linguagem em suas respectivas abordagens metodológicas, de modo a permitir uma compreensão ampla e multifacetada do lugar da infância na contemporaneidade e dos processos discursivos na construção das relações alteritárias..
Palavras-chave: Práticas Lúdicas; Games.
3.
Jogos de Simulação de Vida e Subjetividade

Objetivo: Verificar a experiência de poder/controle vivenciadas por jovens adolescente que utilizam jogos eletrônicos..
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Subjetividade.
4.
Subjetividade , Mídia e Cultura de Consumo

Objetivo: Esta linha de pesquisa elabora uma análise psicossocial da Cultura de Consumo e da mídia enquanto produtora de subjetividade na contemporaneidade, com ênfase na dimensão simbólica e na reflexão critica acerca das novas fontes de referência de identidade produzidas, no âmbito do mercado, pelas novas tecnologias de comunicação de massa. Concebendo os media como instrumentos privilegiados na produção simbólica das sociedades do capitalismo tardio, propõe-se a uma discussão sobre as formas do individualismo contemporâneo, a cultura do narcisismo, o culto ao corpo, a racionalidade técnica, os processos de segmentação/globalização, Modernidade/"Pós-Modernidade", a relação de alteridade entre sujeitos e produtos midiáticos e as implicações psicossociais daí derivadas. A necessidade de inserção do profissional de Psicologia neste campo de investigação se justifica, em vista do crescente protagonismo do mercado, nas esferas pública e privada, cuja lógica se vale da subjetividade do espectador para atingir fins mercadológicos, subordinando, assim, a lógica do desejo à lógica do capital. Trata-se também de discutir a produção subjetiva contemporânea, a partir da relação com os meios de comunicação de massa, como mediador da forma como o sujeito percebe a si mesmo e o mundo. O referencial teórico de base é constituído pelo conceito de Subjetividade de Félix Guattari, pelas críticas elaboradas pela Escola de Frankfurt (Adorno, Horkheimer, Marcuse e W. Benjamin), as análises do fenômeno do Narcisismo na perspectiva Clínica (Freud) e cultural (Lasch), a análise da mídia a partir de Arlindo Machado, Muniz Sodré e Regis Debray, e demais fenômenos contemporâneos tematizados por autores tais como: J. Baudrillard, S. P.Rouanet, Jurandir F. Costa, F. Jameson, Z. Bauman, J. Birman, etc.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Industria Cultural; Subjetividade; Tecnologia Educacional; Tecnologia.
5.
APRENDIZAGEM MÓVEL E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA)
Descrição: O grupo surge a partir do esforço consistente dos membros em investigar os processos de interação no uso educacional das tecnologias digitais. O termo interação implica relações intersubjetivas entre os sujeitos, bem como, comunicação e troca de conhecimento via rede telemática. Os Pesquisadores do grupo desenvolvem estudos nas áreas de Educação a distância e Informática Educativa tendo publicado artigos em periódicos, livros e anais de congressos nacionais e internacionais. Atuam em educação a distância na montagem e oferta de cursos a distância, criação de comunidades virtuais e projetos colaborativos. Diversos software educativos e projetos de pesquisa já foram desenvolvidos por pesquisadores do grupo e premiados pelo Ministério da Educação nas edições do PAPED em 2003, 2004 e 2005. O grupo participa de projetos de intercâmbio nacional e internacional financiados por CAPES e CNPq.Os pesquisadores do grupo são professores da Universidade Federal do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2016
Praticas lúdicas de ontem e de hoje: um estudo exploratório da memória lúdica integeracional
Descrição: O estudo pretende resgatar as transformações das práticas lúdicas em diversas temporalidades (3 gerações) de modo a para compreender as condições que possibilitaram os modos de ser criança na contemporaneidade e a educação que lhe é destinada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2009
Laboratório de Psicologia e Subjetividade
Descrição: o Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) tem como objetivo desenvolver atividades de Pesquisa em Psicologia, e em suas interfaces com campos afins, visando refletir os diversos aspectos que afetam as subjetividades contemporâneas, a saber: a dimensão ética, a cultura do consumo e os elementos significativos da "brasilidade", envolvendo temas sobre Comunicação, Sociologia da Cultura, Filosofia, Cultura do Consumo, Ética, Alteridade, Literatura Brasileira, "Modernidade/Pós-Modernidade", dentre outros, a partir de um referencial crítico e sócio-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Duarte Medeiros - Integrante / Maria de Fátima Vieira Severiano - Coordenador / Idilva Germano - Integrante / Jose Célio Freire - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2005 - 2010
Projeto de extensão para confecção e manutenção da página para internet do mestrado de psicologia
Descrição: Projeto liderado pelo Prof. Dr. Célio Freire para atualização e confecção de uma nova página para o mestrado acadêmico de psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Duarte Medeiros - Integrante / Célio Freira - Coordenador.
2005 - 2007
TVez - Educação para Uso Crítico da Mídia
Descrição: O Projeto TVez articula os departamentos de Comunicaçãoe Psicologia em uma ação de extensão, com objetivo de promover a educação para o uso crítico das mídias, em especial a televisão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Duarte Medeiros - Integrante / Luciana Lobo - Coordenador / Inês Vitorino - Integrante.
2005 - Atual
APRENDIZAGEM MÓVEL E COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PROATIVA)
Descrição: O presente projeto visa fornecer um conjunto de recursos digitais de modo a estimular os professores a integrarem tecnologias móveis no currículo escolar. Seu objetivo é criar e alimentar um repositório de recursos educacionais para dispositivos móveis de livre acesso em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional. Espera-se que o projeto colabore em conhecimentos e subsídios aos professores e gestores, para que os recursos educacionais digitais hoje existentes possam ser integrados ao currículo escolar. O Projeto tem como objetivos específicos: 1) Buscar recursos educacionais digitais relevantes e de acesso livre para inclusão em um Portal de Conteúdos Educacionais; 2) Criar a Arquitetura de Portal de modo que permita a publicação e indexação dos recursos conforme regras e procedimentos internacionais para a catalogação e indexação e 3) Categorizar e Indexar os recursos educacionais digitais levando em conta o ano escolar (1º a 9º), o componente curricular (Língua português ou Matemática) e temas e descritores da Prova Brasil. Além da criação do repositório, almeja-se catalogar no mínimo 90 recursos de Língua Portuguesa e 90 de Matemática e elaborar no mínimo 24 planos de aula de Língua Portuguesa e 24 de Matemática. O projeto se integra a ações desenvolvidas pelo Instituto UFC Virtual que tem, entre seus objetivos, a oferta de programas de educação, utilizando tecnologias digitais, o desenvolvimento tecnológico e pedagógico de ambientes de ensino-aprendizagem e a realização de projetos para o uso de tecnologias, linguagens e práticas aplicadas à educação. O Projeto se integra ainda às ações do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA, que desde 2004, o Instituto desenvolve ações de desenvolvimento, pesquisa e catalogação de recursos educacionais digitais, bem como desenvolve projetos de extensão e pesquisa sobre a integração de tecnologias digitais na escola...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
1994 - 1995
Programa de atenção primária de saúde - Maternidade Escola Assis Chateaubrian
Descrição: Programa de atenção primária de saúde - Maternidade Escola Assis Chateaubrian Área de conhecimento: PSICOLOGIA Fases dos quais participou: Atendimento a Adolescente na cidade de São Gonçalo do Amarante. Orientador.: Dra. Marilia Nogueira Função no projeto: Atendimento primário de saúde em cidades do interior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Márcia Duarte Medeiros - Integrante / Marilia Nogueira - Coordenador / Roberta Nunes Barbosa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2008 - 2015
Periódico: Banco Internacional de Objetos Educacionais - MEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
3º lugar - Melhores Trabalhos na categoria artigos completos do Ctrl - E, UFRN - IMD.
1998
The Max Award, Fenasoft.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, M. A.2016BRITO, M. A. ; HITZCHCY, R. A. ; SILVA, C. M. ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Castro Filho . Processo de criação de um repositório virtual aberto ? Importância da catalogação de recursos educacionais digitais (RED). REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-21, 2016.

2.
Chaves, Hamilton2010Chaves, Hamilton ; MEDEIROS, Márcia Duarte . O Pensamento na Era das Tecnologias Digitais. Conexões : Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 22-26, 2010.

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte2008MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos eletrônicos e produção de subjetividade: reflexões sobre as realidades virtuais. Diversa (Parnaíba. Impresso), v. 1, p. 117-129, 2008.

4.
MEDEIROS, Márcia Duarte2008 MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos de Simulação de Vida e Subjetividade: A Experiência de Poder/Controle entre jovens jogadores de The Sims 2. Colabor@ (Curitiba), v. 1, p. 2, 2008.

5.
MEDEIROS, Márcia Duarte2002MEDEIROS, Márcia Duarte. Escola 24 horas - Internet, Multimídia e Tecnologias Educacional. Diário Oficial da União. Seção 1 (Online), v. 1, p. 21-33, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . A Construção do Si Mesmo Nos Mundos Virtuais: um desafio para a pesquisa. ALTERidade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2012, v. 1, p. 83-100.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte. O excesso é veneno. Diário do Nordeste, Fortaleza - Ceará, 08 out. 2016.

2.
MEDEIROS, Márcia Duarte. A infância e o lúdico - Em O povo On-Line. O Povo On Line, 06 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte; FERREIRA, C. D. . A VIVÊNCIA TECNOLÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO : UMA ABORDAGEM FRANKFURTEANA.. In: V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2017, Fortaleza. Anais do V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2017. p. 337-343.

2.
HOLANDA, G. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . OS MÚLTIPLOS CONTORNOS DO TRABALHO POLICIAL BRASILEIRO E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES.. In: V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2017, Fortaleza. Anais do V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA, 2017. p. 354-377.

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte; FACANHA, V. S. ; CRUZ, A. V. H. . A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGI, 2017, Fortaleza. Anais do V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGI, 2017.

4.
SILVA, C. M. ; LIMA, C. ; HITZCHCY, R. A. ; Castro Filho ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Processo de Criação de um Repositório Educacional Digital: Procedimentos de Busca, Seleção e Categorização de Recursos Educacionais Digitais (RED). In: Congresso Regional sobre Tecnologias Educacionais, 2016, Natal - RN. Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias Educacionais. open-access publication servic: Ceur workshop proceedings, 2016. v. 1667. p. 427-437.

5.
MEDEIROS, Márcia Duarte; Castro Filho . Electronics games and identity: a bakhtinian analysis of subjective processes involved in the act of choosing avatars. In: IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction 2014 (part of MCCSIS 2014), 2014, Lisboa. Proceedings of the International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction. Lisboa: Katherine Blashki and Yingcai Xiao, 2014. v. I. p. 157-164.

6.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos Eletrônicos e Subjetivação: reflexões a luz da Teoria Crítica. In: VII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2011, Fortaleza. VII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas, 2011.

7.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Jogos Eletrônicos e Subjetividade: o preparo e despreparo das juventudes digitais. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. SBGames 2011 - Games e Corpo, 2011. v. 1.

8.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira ; Castro Filho ; Alissandra Cavalcante Fernandes . SIMULATION GAMES AND SUBJECTIVITY: THE EXPERIENCE OF EMPOWERMENT IN THE SIMS 2 GAME. In: IADIS Game and Entertainment Technologies 2009, 2009, Algarve. IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems 2009 - Algarve, Portugal, 17 ? 23 June 2009, 2009. v. 1.

9.
Alissandra Cavalcante Fernandes ; Castro Filho ; Raquel Santiago Freire ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Tecnologia na Escola: Análise de um modelo de implementação. In: 19º EPENN, 2009, João Pessoa. Educação, direitos humanos e inclusão social - 19º EPENN. João Pessoa: Editora UFP|B, 2009. v. 1.

10.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Aprendendo a jogar na sociedade em rede: Questões de subjetivação e identidade no mundo. In: 19º EPENN, 2009, João Pessoa. Educação, direitos humanos e inclusão social - 19º EPENN. João Pessoa: Editora UFP|B, 2009. v. 1.

11.
Alissandra Cavalcante Fernandes ; Castro Filho ; Maria de Fátima Souza ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Raquel Santiago Freire ; PEQUENO, M. . Modelo para Qualidade de Objetos de Aprendizagem: da sua Concepção ao Uso em Sala de Aula. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática Educativa, 2009, Florianopolis. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianopolis: Editora UFSC, 2009. v. 1.

12.
Guedes, Francisca Danielle ; Castro Filho ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Mesquita, Ofelia . Planejamento e Elaboração de aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC): os recursos e ferramentas do Portal do Professor e do repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais a favor do professor. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, 2009, Florianópolis. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. v. 1.

13.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Games e Imersão: um panorama dos estudos sobre Mundos Virtuais ou Mundos Sintéticos. In: III Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2009, Fortaleza. III Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2009.

14.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira ; Castro Filho . Jogos de simulação de vida e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. XIX Simpósio Brasileio de Informatica na Educação: : Técnologia e Educação para todos., 2008. v. 1.

15.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos de Simulação de Vida e Subjetividade. In: I Seminário LAPSUS, 2004, Fortaleza. I Seminário LAPSUS. Fortaleza, 2004. v. 1.

16.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Desenvolvendo Software no Contexto Escolar. In: III Infoeducar, 1998, Fortaleza. Anais do III Infoeducar. Fortaleza, 1998. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, M. R. S. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . A BUSCA DE AMORES NO TINDER? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS RELACIONAMENTOS VIRTUAIS. In: V SIMPÓSIO CIENTÍFICOCULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA FACULDADE NORDESTE ? DEVRY BRASIL, 2017, Fortaleza. Anais do V SIMPÓSIO CIENTÍFICOCULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA FACULDADE NORDESTE ? DEVRY BRASIL, 2017. p. 13-14.

2.
LIMA, A. S. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . LEVANTAMENTO DE REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES: O ENGAJAMENTO DA ESCOLA EM BUSCA DE MELHOR ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS. In: V SIMPÓSIO CIENTÍFICOCULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA FACULDADE NORDESTE ? DEVRY BRASIL, 2017, Fortaleza. Anais do V SIMPÓSIO CIENTÍFICOCULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA FACULDADE NORDESTE ? DEVRY BRASIL, 2017. p. 185-185.

3.
HITZCHCY, R. A. ; BRITO, M. A. F. ; OSMUNDO, M. L. ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Castro Filho . Uma proposta de catalogação de recursos educacionais digitais utilizando tablets para o ensino de crianças com deficiência intelectual.. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016, Natal - RN. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016. p. 510-517.

4.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos de Simulação de Vida e Subjetividade: The Sims - Um estudo com adolescentes. In: I Seminário de Pesquisa do Mestrado em Psicologia, 2004, Fortaleza. Anais do I Seminário de Pesquisa do Mestrado em Psicologia, 2004. v. Unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, A. N. O. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . ASPECTOS E FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. In: https://www.even3.com.br/participante/presentation/, 2018, Fortaleza. Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2018. Fortaleza: Unifanor Wyden, 2018.

2.
DILVA, E. B. A. ; MONTEIRO, N. N. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . MOTIVOS E AÇÕES NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO DE JOVENS ADULTOS EM BUSCA DO CORPO PERFEITO. In: IV Simpósio Cientifico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais do IV Simpósio Cientifico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia, 2016.

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte. O USO DO AVATAR ENQUANTO INSTÂNCIA MEDIADORA NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE JOGADORES DE VIDEOGAMES. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016, Fortaleza. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2016.

4.
SILVA, K. V. P. V. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . PROTEÇÃO E RISCOS - O PAPEL DOS PAIS NO CONTROLE DOS FILHOS ADOLESCENTES NO USO DA INTERNET. In: III SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA - V SEMANA DE PSICOLOGIA FANOR,, 2015, Fortaleza. III SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA - V SEMANA DE PSICOLOGIA FANOR,, 2015.

5.
SILVA, C. M. ; HITZCHCY, R. A. ; OSMUNDO, M. L. ; BRITO, M. A. ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Castro Filho . SELEÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): UM DESAFIO À INCLUSÃO DE RED EM SALA DE AULA. In: IV Mostra Científica de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 2015, Fortaleza. Anais IV Mostra Científica de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 2015. p. 166-167.

6.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . PESQUISANDO EM MUNDOS VIRTUAIS: A CONSTRUÇÃO DO PERCURSO METODOLOGICO. In: XXIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III ENCONTRO DE PESQUISA DA UFC, 2010, Fortaleza. XXIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III ENCONTRO DE PESQUISA DA UFC, 2010.

7.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . JOGOS ELETRÔNICOS: DELINEANDO PERCURSO. In: Encontrosuniversitarios2009.ufc.br, 2009, Fortaleza. Encontro Universitários 2009, 2009.

8.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos de Simulação de Vida e Subjetividade: A Experiência de Poder/Controle entre Jovens Jogadores de The Sims.. In: Mundo Unifor, 2007, Fortaleza. Encontro de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UNIFOR, 2007. v. 1.

9.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Tecnologia: uma estrada para o abismo do real?. In: IV Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Tecnologia, Consumo e Alteridade - Os contornos de subjetividade no mundo conteporâneo., 2005. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, A. N. O. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . ASPECTOS E FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HOLANDA, G. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Do Prazer ao Sofrer: Os multi´los contornos do trabalho policial brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
HOLANDA, G. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Os múltiplos contornos do trabalho policial brasileiro e seus impactos na saúde mental dos servidores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FERREIRA, C. D. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . A vivência tecnológica e suas implicações nos processos de subjetivação : uma abordagem frankfurteana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUZA, B. M. ; BATISTA, S. S. ; FREITAS, T. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Sentimentos Vivenciados por Crianças diante a Descoberta do Divórcio.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FACANHA, V. S. ; CRUZ, A. F. H. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTIAGO, A. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . LEVANTAMENTO DE REALIZAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES:O ENGAJAMENTO DA ESCOLA EM BUSCA DE MELHOR ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MEDEIROS, Márcia Duarte. A influência dos Games na Formação da Subjetividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, C. M. ; OSMUNDO, M. L. ; HITZCHCY, R. A. ; BRITO, M. A. F. ; Castro Filho ; MEDEIROS, Márcia Duarte . PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO EDUCACIONAL DIGITAL: PROCEDIMENTOS DE BUSCA, SELEÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA, C. ; HITZCHCY, R. A. ; BRITTO, M. A. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Uma proposta de catalogação de recursos educacionais digitais utilizando tables para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MEDEIROS, Márcia Duarte. O uso do avatar enquanto instância mediadora na constituição da subjetividade de jogadores de videogames. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MEDEIROS, Márcia Duarte; Castro Filho . Electronics games and identity: a bakhtinian analysis of subjective processes involved in the act of choosing avatars. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FACANHA, V. S. ; SILVA, L. C. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Um estudo de Convergências de Mídias: Whatsapp. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SILVA, K. V. P. V. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . O papel dos pais no controle dos filhos menores quanto ao uso das tecnologias virtuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ARAUJO, J. M. R. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . RELACIONAMENTOS NAS REDES SOCIAIS: QUE O DELETE NÃO SEJA O CAUSADOR DO FIM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Jogos Eletrônicos e Subjetivação: reflexões a luz da Teoria Crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Tempo e virtualidade: reflexos no brincar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Jogos Eletrônicos e Subjetividade: o preparo e o despreparo das juventudes digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . PESQUISANDO EM MUNDOS VIRTUAIS: A CONSTRUÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Alissandra Cavalcante Fernandes ; FREIRE, Célio ; Raquel Santiago Freire ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Tecnologia na Escola: Análise de um modelo de implementação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . Aprendendo a jogar na sociedade em rede: Questões de subjetivação e identidade no mundo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MEDEIROS, Márcia Duarte; VASCONCELOS, F. . JOGOS ELETRÔNICOS: DELINEANDO PERCURSO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira ; Castro Filho . Jogos de simulação de vida e subjetividade: a experiência de poder/controle entre jovens jogadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Tecnologia, Consumo e Alteridade: os contornos da subjetividade no mundo comtemporâneo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira . Tecnologia: uma estrada para o abismo do real?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Escola 24 horas - Internet, multimidia e tecnologia educacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MEDEIROS, Márcia Duarte. A capacitação de professores e a tecnologia educacional. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Showgraph: criando animação digital em ambiente cooperativo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Professor, Educação e Tecnologia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MEDEIROS, Márcia Duarte. O desenvolvimento de software no contexto escolar. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Apresentação Institucional em Multimídia do Colégio Batista Santos Dumont. 2001.

2.
MEDEIROS, Márcia Duarte; TEIXEIRA NETO, Honorio . Pack 2000. 2000.

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte; TEIXEIRA NETO, Honorio . Pack Max. 1999.

4.
MEDEIROS, Márcia Duarte; TEIXEIRA NETO, Honorio . Pack 8. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2018. 2018.

2.
MEDEIROS, Márcia Duarte. III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). 2018.

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Avaliador - V SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. 2017.

4.
MEDEIROS, Márcia Duarte. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. 2016.

5.
MEDEIROS, Márcia Duarte. III WORKSHOP TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO (WTME). 2015.

6.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Revista Brasileira de Informática na Educação - Parecer artigo 133554 - v. 22, n. 01. 2014.

7.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 134581 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE - WIE Tecnologias Móveis na Educação. 2014.

8.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 134251 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014.

9.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 132421 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE - 20 WIE. 2014.

10.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 122568 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

11.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 122628 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

12.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Parecer 122569 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Adolescência e Mídia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Jogos Eletrônicos, Internet e Adolescência. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte; Castro Filho . Grandes Debates do Povo - Jogos Eletrônicos e Violência. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Banco Centralizado de Itens Devry Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Questões Objetivas para Provas Centralizadas).

2.
SILVA, Atila ; Castro Filho ; MEDEIROS, Márcia Duarte . Google como ferramenta de inserção docente no contexto das tecnologias digitais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Castro Filho ; Guedes, Danielle ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Mesquita, Ofelia . Planejamento e Elaboração de aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC)]: os recursos e ferramentas do Portal do Professor e do Banco Internacional de Objetos Educacionais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Gestão de Tecnologia Educacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MEDEIROS, Márcia Duarte; GERMANO, Idilva . Anais do I Seminário do Mestrado Acadêmico de Psicologia da UFC. 2004. (Editoração/Anais).

6.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Desenvolvendo Software do Contexto Educacional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Informática para crianças. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
MEDEIROS, Márcia Duarte. Curso de História da Arte. 1997. (Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira; MEDEIROS, Márcia Duarte; ANTUNES, D. C.. Participação em banca de Debora Cavalcante de Figueiredo. Playground virtual e industria cultural: um estudo frankfurteano acerca do consumo de novas tecnologias na infância.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
MEDEIROS, Márcia Duarte; SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. Participação em banca de Débora Cavalcante de Figueiredo. PLAYGROUND VIRTUAL E INDÚSTRIA CULTURAL - Um estudo acerca do consumo das novas tecnologias na infância. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, D. M. A.; MEDEIROS, Márcia Duarte; GONCALVES, Y. N.. Participação em banca de Carlos Ming-Wau Freitas da Silva.A versão de sentido e o ciclo do contato enquanto ferramentas potencializadoras do manejo em Gestalt-Terapia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Devry Brasil.

2.
MEDEIROS, Márcia Duarte; MIRANDA, Luciana Lobo; PASCUAL, Jesus Garcia. Participação em banca de João Vitor Moreira Maia.O lugar do professor na educação contemporânea:uma análise da percepção do professor sobre a utilização do computador no processo educacional.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7th International Conference on Game and Entertainment Technologies. Electronics games and identity: a bakhtinian analysis of subjective processes involved in the act of choosing avatars. 2014. (Congresso).

2.
I Encontro de Educação a Distância e Aberta do Ceará.Pratica Docente e Aprendizagem: Redes Formativas em EAD.. 2014. (Encontro).

3.
I Encontro de Educação a Distância e Aberta do Ceará.PROUCA - Programa Um Computador po Aluno. 2014. (Encontro).

4.
V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil.Espelho meu, Espelho meu. Diz-me como posso descobrir quem sou eu.. 2014. (Encontro).

5.
V Seminário LIDELEC e I Seminário do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.Tentando conciliar imagens: o pesquisador e seu avatar em cenas virtuais. 2014. (Seminário).

6.
19º EPENN.Aprendendo a jogar na sociedade em rede: questões de subjetivação e identidade no mundo virtual. 2009. (Encontro).

7.
IADIS International Conference. SIMULATION GAMES AND SUBJECTIVITY. 2009. (Congresso).

8.
VI Simpósio Internacional de Filosofia. 2005. (Simpósio).

9.
VI Educador. 2004. (Congresso).

10.
Fenasoft. Feira e Congresso de Informática. 2002. (Congresso).

11.
IX Congresso Pedagógico da ANEB. A experiência de desenvolvimento de softwares no contexto educacional. 1999. (Congresso).

12.
VIII Congresso Pedagógico da ANEB. O uso do computador como ferramenta de aprendizagem. 1998. (Congresso).

13.
INFOSOL 96. 1996. (Congresso).

14.
V Congresso Pedagógico da ANEB. A informática educativa no ensino fundamental. 1995. (Congresso).

15.
I Educador. 1994. (Congresso).

16.
XIV Congresso Nacional de Informática Educativa. 1981. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castro Filho ; Maria de Fátima Souza ; Raquel Santiago Freire ; MEDEIROS, Márcia Duarte . III Congresso sobre Tecnologias na Educação. 2018. (Congresso).

2.
Castro Filho ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Alissandra Cavalcante Fernandes . III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Congresso).

3.
MEDEIROS, Márcia Duarte; Castro Filho . XIX Simpósio Brasileiro de Informática Educativa. 2008. (Congresso).

4.
SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira ; GERMANO, Idilva ; FREIRE, Jose Célio ; MEDEIROS, Márcia Duarte . I Seminário LAPSUS. 2004. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRITO, M. A.2016BRITO, M. A. ; HITZCHCY, R. A. ; SILVA, C. M. ; MEDEIROS, Márcia Duarte ; Castro Filho . Processo de criação de um repositório virtual aberto ? Importância da catalogação de recursos educacionais digitais (RED). REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-21, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, A. N. O. ; MEDEIROS, Márcia Duarte . ASPECTOS E FATORES QUE PODEM DESENCADEAR A IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castro Filho ; Maria de Fátima Souza ; Raquel Santiago Freire ; MEDEIROS, Márcia Duarte . III Congresso sobre Tecnologias na Educação. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:28:30