Alessandra Zago Dahmer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5562839630178571
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2013), mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelado) pela UNIVALI/SC (2000). Atualmente é orientadora de projetos acadêmicos e professora das disciplinas Design Thinking e Educação, Aprendizagem Mediada por Tecnologia, Filosofia da Educação e Projeto Integrador na Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA) e professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na FL2 Educação - Tecnologia - Inovação desenvolve projetos de educação a distância para instituições acadêmicas e corporativas. Como coordenadora do Núcleo de Educação a Distância na Fundação Instituto de Administração (FIA), criou plataformas tecnológicas aplicadas à educação semipresencial e a distância, desenvolvendo iniciativas de formação de educadores e tecnologias. Foi professora do curso de graduação Gestão da Tecnologia da Informação na Escola Superior de Educação Corporativa (SC). Atuou como coordenadora pedagógica da disciplina Estatística do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da UNIVESP e dos projetos "Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local" (GeMA) e "Centro Cultural Bradesco no Second Life" (Cidade do Conhecimento-ECA/USP). Designer instrucional de cursos a distância como MBA em Gestão para Excelência (FNQ) - SENAI/SC; Licenciatura na Modalidade a Distância (UFSC); aulas online do TelecursoTEC/Fundação Roberto Marinho; TCC online da Fundação Vanzolini e curso a distância Gestão da Educação Corporativa (FIA/PROGEP). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Corporativa (USP) e do Grupo de Pesquisa em Formação de educadores e tecnologia (PUC/SP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Treinamento Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação profissional, educação corporativa, design thinking & design educacional, aprendizagem baseada em problemas e por projetos (ABPP) e formação de educadores e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Zago Dahmer
Nome em citações bibliográficas
DAHMER, A. Z.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Educação a Distância e Universidade Corporativa: um estudo sobre os sistemas de tutoria dos programas educacionais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Fernando José de Almeida.
Palavras-chave: Educação a Distância; Educação profissional; Educação Corporativa; Currículo; Formação de educadores e tecnologias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Inclusão Digital e Inserção Profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital de Florianópolis - SC,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Paulo Sérgio Tumolo.
Palavras-chave: Trabalho e Educação; Educação profissional; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão Digital; Desemprego e escolaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia (Licenciatura e Bacharelado).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Cursos a Distância: Acompanhar e Motivar Alunos de Ambientes Interativos na Rede Internet.
Orientador: Lair Margarida da Rosa.




Formação Complementar


2008 - 2008
Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica. (Carga horária: 16h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2004 - 2004
Exploring Volunteering. (Carga horária: 20h).
European Union - European Social Fund, ESF - UK, Inglaterra.
2003 - 2003
Communities of Practice:Organizational Frontier. (Carga horária: 6h).
TerraForum Internacional KM Speaker Series, TERRAFORUM, Brasil.
2001 - 2001
Tendências e Tecnologias em Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
1997 - 1999
Formação Holística de Base.
Universidade Internacional Holística, UNIPAZ, Brasil.
1996 - 1996
Formação de Educadores com a Concepção Democrática com Madalena Freire. (Carga horária: 40h).
Espaço Pedagógico, ESPAÇOPEDAGÓGICO, Brasil.
1993 - 1993
A Dimensão sócio-política da educação. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Estudos e Assessoria a aprendizagem, COAPRENDER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Coord. pedag. disc. estatístic, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de EaD


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Design Instrucional, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Design Instrucional. Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância do Estado do Maranhão e Santa Catarina.

Atividades

09/2006 - 11/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Design Instrucional do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância do Estado do Maranhão e Santa Catarina..

SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino Pleno, Carga horária: 20


Ensino Superior de Educação Corporativa, ESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas: (1) Educação a Distância - Suporte tecnológico, (2) Educação a Distância - Avaliação e (3) Educação e Trabalho.

Atividades

08/2005 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação a Distância - Avaliação
Educação a Distância - Suporte tecnológico
Educação e Trabalho

Harambee Centre for Development and Environment Education, HARAMBEE, Inglaterra.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

10/2004 - 05/2005
Estágios , Harambee Centre, .

Estágio realizado
Estagiária representante do Brasil nos projetos educacionais desenvolvidos nos Colleges da região Cambridgeshire - Cambridge/UK.

Serviço Social do Comércio SC, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Educação Complementar, Carga horária: 44
Outras informações
Encaminhado pedido de demissão da instituição para ter dedicação exclusiva para mestrado.

Atividades

05/2002 - 03/2003
Direção e administração, Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, .

Cargo ou função
Coordenação - projetos de educação de jovens e adultos (supletivo e pré-vestibular).

Escola Arte Vida, ARTE VIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental

Atividades

02/2002 - 05/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, matemática, ciências e história

EnsinoWeb Tecnologia do Conhecimento Ltda, ENSINOWEB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
· Desenvolvimento de conteúdo para cursos não presenciais · Tutoria na organização e estruturação de cursos acadêmicos e corporativos · Monitoria para alunos e professores

Atividades

09/2000 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , EnsinoWeb Tecnologia do Conhecimento Ltda, EnsinoWeb Tecnologia do Conhecimento Ltda.

Atividade realizada
Desenvolvimento de conteúdo para cursos não presenciais, Tutoria na organização e estruturação de cursos acadêmicos e corporativos e Monitoria para alunos e professores.

Escola Sarapiquá Ltda, ESCOLA SARAPIQUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2000
Vínculo: Sócia Gerente, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 44

Atividades

03/1998 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Escola Sarapiquá, .

Serviço realizado
Coordenadora do projeto de educação ambiental..
07/1989 - 08/2000
Direção e administração, Escola Sarapiquá, .

Cargo ou função
Professora de educação infantil e Coordenadora do Projeto de Educação Ambiental.

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora da pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora horista.
Outras informações
Professora das disciplinas "Cultura e Comportamento Organizacional" e "Gestão de Pessoas".



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Difusão de práticas de gestão em setores selecionados da indústria brasileiras e impactos sobre perfis profissionais
Descrição: realizar estudo sobre práticas de gestão em sete setores selecionados da indústria brasileira (indústria sucroalcooleira, petróleo e gás, gráfica, alimentos e bebidas, química, telecomunicações e mineração) com vistas a subsidiar o planejamento de atividades necessárias para a formação de técnicos com o perfil profissional que atenda à demanda da indústria no futuro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
2ª Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa no Brasil
Descrição: Objetivos da pesquisa Foram definidos como objetivos para esta pesquisa: - Pesquisar e apresentar o panorama geral dos vários aspectos relacionados à Educação Corporativa nas organizações atuantes no Brasil. - Identificar as práticas de Educação Corporativa nas organizações atuantes no Brasil. - Identificar critérios para o estabelecimento de uma avaliação dos estágios de maturidade dos Sistemas de Educação Corporativa no Brasil. - Com base nos critérios de avaliação, criar uma classificação dos estágios de maturidade dos Sistemas de Educação Corporativa no Brasil. - Consolidar um grupo de organizações parceiras que adotem as práticas de Educação Corporativa, criando um fórum permanente para discussão do tema. - Produzir visibilidade com credibilidade junto aos meios técnico-científicos e à mídia em geral no que se refere aos resultados da pesquisa. - Gerar a publicação de trabalhos acadêmicos, técnicos e de interesse geral no tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Alessandra Zago Dahmer - Coordenador / André Leme Fleury - Integrante / Marisa Pereira Eboli - Integrante / Flavio Hourneaux Junior - Integrante / Wagner Toyama Cassimiro - Integrante / Carolina Aparecida de Freitas Dias - Integrante / Carolina Santana - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Desenvolvimento da disciplina Estatística a Distância

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Leme Fleury em 16/01/2016.
Descrição: Desenvolvimento da disciplina Estatística a Distância dos seguintes cursos da UNIVESP: 1. Licenciatura em Ciências e Matemática 2. Engenharia de Produção.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância & Educação Profissional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Design Thinking & Design Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP).
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de educadores e tecnologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração e Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Corporativa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Professora homenageada pelos formandos do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação, Escola Superior de Educação Corporativa (ESEC/SC).


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . Processos e tecnologia em educação corporativa. In: Marisa Eboli. (Org.). Educação corporativa:muitos olhares. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 91-100.

2.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . Roadmapping para serviços de tecnologia educacional: expandindo as capacidades de ensino nas organizações. In: André Luiz Fischer, Fábio Cássio Costa Moraes, Marisa Eboli e Wilson Aparecido Costa de Amorim. (Org.). (Org.). EDUCAÇÃO CORPORATIVA: Fundamentos, Evolução e Implantação de Projetos. 1ed.São Paulo: Atlas, 2010, v. 1, p. 221-251.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . Educação Corporativa e o uso inteligente da tecnologia. T&D Inteligência Corporativa, São Paulo, p. 26 - 32, 03 nov. 2014.

2.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . A formação adequada, em tempo real. Revista T&D Inteligência Corporativa, São Paulo, p. 32 - 39, 01 abr. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. ; PLONSKI, G. A. . Roadmapping for educational technology services: expanding educational and research capabilities at higher education institutions. In: PICMET - Portland International Conference for Management of Engineering and Technology, 2010, Phuket. PICMET'10 Conference Bulletin, 2010.

2.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Desenvolvendo Comunidades Virtuais de Aprendizagem Orientadas a Projetos. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2009, Salvador. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, 2009.

3.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Designing virtual environments to expand research and educational capabilities at operations management academic institutions. In: Production and Operations Management Society (POMS), 2009, Orlando. Proccedings of the 20th Annual POMS Conference, 2009.

4.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . Desenvolvimento colaborativo de projetos em ambientes virtuais. In: Design: quo vadis?, 2008, São Paulo. Design: quo vadis? FAU/USP, 2008.

5.
DAHMER, A. Z.. Programas de Inclusão Digital e Inserção Profissional. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2006, Santa Maria. PROGRAMAS DE INCLUSÃO DIGITAL E INSERÇÃO PROFISSIONAL.

6.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Da Inclusão à Emancipação Digital: novos modelos de produção e distribuição de conteúdo digital. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2006, Fortaleza. Anais do XXVI ENEGEP 2006, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
DAHMER, A. Z.. Aprendizagem baseada em Projetos e Problemas (ABPP) e Design Thinking. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DAHMER, A. Z.. Serviços tecnológicos educacionais: conceitos e práticas. Palestra proferida na disciplina de pós-graduação 'Educação corporativa: da prática à teoria' do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DAHMER, A. Z.; EBOLI, M. P. ; HOURNEAUX JUNIOR, F. . A Formação do Gestor em Educação Corporativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Trabalho de Conclusão de Curso a Distância TCC Semipresencial: experiências da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Vanzolini. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Tecnologias emergentes e os desafios do design instrucional - Caso CCB no Second Life. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DAHMER, A. Z.. Programas de Inclusão Digital e Inserção Profissional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DAHMER, A. Z.. A Informática como Ferramenta no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. . Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local - GeMA. S.Paulo: Universidade de São Paulo 2008 (Produção de conteúdos educacionais. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)).

2.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; SCHWARTZ, G. ; ZILVETI, M. J. . Centro Cultural Bradesco (Web 3D - Second Life). S.Paulo: Universidade de São Paulo 2007 (Produção de conteúdos educacionais. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Ambiente Tridimensional).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DAHMER, A. Z.; REPSOLD, E. M. L. ; BALLOCK, L. R. . Planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto Museu Virtual do Colégio da Lagoa. 2000.

Processos ou técnicas
1.
DAHMER, A. Z.. Tutoria nos cursos de Ensino a Distância ALESCNet.. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
DAHMER, A. Z.. Design instrucional do livro: DESCHAMPS, Fernando. Gestão da Inovação. Florianópolis: SENAI-SC/FNQ. 2006.. 2006.

2.
DAHMER, A. Z.. Design intrucional do livro: MEKSENAS, Paulo. Educação e Sociedade. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005.. 2005.

3.
DAHMER, A. Z.. Design instrucional do livro: PEREIRA, Rosimary. Estudo de Softwares Educacionais. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005.. 2005.

4.
DAHMER, A. Z.. Design instrucional do livro: BEZERRA, Licio Hernanes. Problemas, Sistematização e Representação. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005.. 2005.

5.
DAHMER, A. Z.. Design instrucional do livro: PINHO, José Luiz Rosas. Geometria I. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2005.. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. ; BERSSANETI, F. T. . Disciplina Estatística a distância do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da UNIVESP. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Instrucional e coordenação pedagógica de disciplina na modalidade a distância).

2.
DAHMER, A. Z.; RUSSO, R.F.S.M. ; SILVEIRA, F. S. ; MARQUES, L. ; BAIÃO, M. S. . Disciplina Estudos Dirigidos a distância do MBA em Gestão de Negócios e Projetos FIA/PGT. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de disciplina EaD).

3.
DAHMER, A. Z.; RUSSO, R.F.S.M. ; SILVEIRA, F. S. ; MARQUES, L. ; BAIÃO, M. S. . Disciplina Estudos Dirigidos a distância do MBA em Gestão de Negócios e Projetos FIA/PGT. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de disciplina EaD).

4.
DAHMER, A. Z.; RODRIGUES, I. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Projetos e Negócios PGT/FIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

5.
DAHMER, A. Z.; HOURNEAUX JUNIOR, F. ; RUSSO, R.F.S.M. ; BAIÃO, M. S. . Disciplinas Estudos Dirigidos e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Projetos e Negócios FIA/PGT. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA, projeto instrucional TCC e disciplina EaD).

6.
DAHMER, A. Z.; RUSSO, R.F.S.M. ; HOURNEAUX JUNIOR, F. ; RODRIGUES, I. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Projetos e Negócios PGT/FIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

7.
DAHMER, A. Z.; MARTELANC, R. ; GARRÁN, F. T. . Treinamento a Distância para Capacitação de Correspondentes FIA/ABBC. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de curso EaD).

8.
DAHMER, A. Z.; EBOLI, M. P. . Módulos a distância do Programa de Desenvolvimento de Competências (in company) - FIA/PROGEP. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de Curso semipresencial).

9.
DAHMER, A. Z.; VITA, C. L. R. ; GIORDANO, S. . Especialização em Gestão do Agronegócio Café - PENSA/FIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

10.
DAHMER, A. Z.. Módulos a distância do MBA em Marketing - FIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de curso EaD).

11.
DAHMER, A. Z.. Módulos a distância do MBA em Marketing de Serviços - FIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de curso EaD).

12.
DAHMER, A. Z.; MORILHAS, L. . Disciplinas da Graduação em Administração da Faculdade FIA de Administração e Negócios. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de disciplinas - EaD).

13.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Negócios e Pessoas - FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

14.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Franquias FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

15.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Finanças FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

16.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Negócios FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

17.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

18.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Negócios do Varejo: Estratégia & Gestão FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

19.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão Estratégica de Marcas FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

20.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Engenharia Financeira FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

21.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Gestão de Vendas e Negociação FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCCc).

22.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Moderna Controladoria das Empresas FIA-LABFIN/PROVAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

23.
DAHMER, A. Z.; NIELSEN, F. A. G. . Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a distância do MBA em Varejo e Mercado de Consumo FIA-LABFIN/PROVARb. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional do TCC).

24.
DAHMER, A. Z.. Instituto Gestão para Entidades da Sociedade Civil - IGESC. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e do projeto instrucional de Curso EaD).

25.
DAHMER, A. Z.; RUSSO, R.F.S.M. ; SILVEIRA, F. S. ; MARQUES, L. ; BAIÃO, M. S. . Disciplina Estudos Dirigidos a distância do MBA em Gestão de Negócios e Projetos FIA/PGT. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de disciplina EaD).

26.
DAHMER, A. Z.; POLETE, A. C. A. ; MAXIMIANO, ANTONIO CESAR AMARU . Curso online Fundamentos da Gestão de Projetos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de Curso a distância).

27.
DAHMER, A. Z.; EBOLI, M. P. . Curso de Extensão em Gestão da Educação Corporativa FIA/PROGEP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de curso EaD).

28.
DAHMER, A. Z.; EBOLI, M. P. ; FISCHER, A. L. . Módulo a distância do Curso Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional - FIA/PROGEP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concepção e desenvolvimento do AVA e projeto instrucional de curso EaD).

29.
DAHMER, A. Z.. PAGLIUSO, Antônio T., OLIVEIRA, José N. C. Aprendizado Organizacional. Florianópolis: SENAI-SC/FNQ. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Instrucional do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão para Excelência FNQ).

30.
DAHMER, A. Z.. SÁ, Marco Antonio, SILVA, Maria R. Gestão de fornecedores. Florianópolis: SENAI/FNQ. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Instrucional do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão para Excelênci FNQ).

31.
DAHMER, A. Z.. ROMANI, Claudia. Gestão do Capital Intelectual. Florianópolis: SENAI SC/FNQ. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Instrucional do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão para Excelência FNQ).

32.
DAHMER, A. Z.. DUTRA, Ademar. Gestão Estratégica de Pessoas. Florianópolis: SENAI SC/FNQ. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Instrucional do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão para Excelência FNQ).

33.
DAHMER, A. Z.. Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. 1999. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Pensamento de Design em Educação. 2015. (Congresso).

2.
3º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil. 2015. (Simpósio).

3.
2º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil. 2012. (Simpósio).

4.
1º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil. 2009. (Simpósio).

5.
I Simpósio Internacional Educação e Futuro FEA/USP.A Formação do Gestor em Educação Corporativa. 2009. (Seminário).

6.
I Simpósio Internacional Educação e Futuro FEA/USP.Trabalho de Conclusão de Curso a Distância TCC Semipresencial: experiências da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Vanzolini. 2009. (Simpósio).

7.
T&D TECHKNOWLEDGE FÓRUM. 2009. (Outra).

8.
14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Tecnologias emergentes e os desafios do design instrucional- Caso CCB no Second Life. 2008. (Congresso).

9.
12o. Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - CONIP. 2006. (Congresso).

10.
Congresso Internacional de Educação a Distância ABED. Relatório do curso: Interação, Mediação e Prática: o universo possível em Educação a Distância. 2005. (Congresso).

11.
Workshop Communities of Practice: The Organizational Frontier com Etienne Wenger. 2003. (Outra).

12.
IV Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2002. (Outra).

13.
Seminário de tendências e tecnologias em educação a distância. 2001. (Seminário).

14.
Conferência "Ética na Educação" - Dr. Yves de la Taille. 1999. (Outra).

15.
Defesa de dissertação "Violências, incivilidades e indisciplinas no meio escolar: um estudo em duas escolas da rede pública". 1999. (Outra).

16.
I Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus. A Informática como Ferramenta no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. 1998. (Congresso).

17.
II CONED - Congresso Nacional de Educação. 1997. (Congresso).

18.
Oficina Falando de Brincar. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EBOLI, M. P. ; DAHMER, A. Z. ; HOURNEAUX JUNIOR, F. ; SANTANA, C. ; DIAS, C. A. F. ; FLEURY, A. L. ; CASSIMIRO, W. T. . 2º Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil. Apresentação do Resultados da 2ª Pesquisa Nacional de Educação Corporativa 2012.. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Mário Lúcio Corrêa Neto. Expresso3: seu canal de comunicação contínua em educação corporativa e gestão de pessoas. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

2.
Gean Carlos Melo Nogueira de Oliveira. M-learning: programa de aceleração de desenvolvimento para líderes. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

3.
Paulo Henrique Giusti. Trilha de desenvolvimento: carreira de gestão de projetos. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

4.
Moema Aguiar. Aplicação da tecnologia na trilha de desenvolvimento de liderança. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

5.
Claudio Jorge Barreiro. Revisão do Modelo e Implementação da Trilha de Aprendizagem para Governança, Risco e Conformidade (Gestão e Sustentabilidade). 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

6.
Márcia Olivia Marques de Moraes. Desenvolvimento das Competências para Potenciais Gestores. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

7.
Kátia Gercina Alves da Silva. Escola de Cidadania Mediado por Tecnologia. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

8.
Luiz Carlos Veiga de Oliveira. Universidade Petrobras: exemplo de trilha de aprendizagem aplicada à Engenharia de Poço. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

9.
Flávia Teresa de Lima. Formação e Desenvolvimento de Lideranças Educadoras. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

10.
Luiz Henrique Alves Barbosa. Trilha de Aprendizagem para Gerentes de Vendas. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

11.
Maria Beatriz P. Barbosa. Estruturação da Universidade Corporativa Unimetro - Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

12.
Fernando Sousa Abreu. Plano de Desenvolvimento da Equipe Comercial. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

13.
Carla Esther Lehnen. SIPAT Digital Bradesco. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

14.
Monica Paula da Rocha. SIPAT Digital Bradesco. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

15.
Sandra Regina Ferraz de Andrade. SIPAT DIGITAL Bradesco. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

16.
Sandra Stacioni Saito. SIPAT Digital Bradesco. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

17.
Tatiana Macedo Soares Galvão. Implantação da Ferramenta Help Online. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

18.
Juliana Rente. RE/MAX Brasil e a Construção de um Futuro pautado em Conhecimento. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.

19.
Andréa Paula de Sá Miranda. Trilha de Aprendizagem para a formação de Líderes. 2015. Orientação de outra natureza. (Gestão Estratégica da Educação Corporativa) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Alessandra Zago Dahmer.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
DAHMER, A. Z.; REPSOLD, E. M. L. ; BALLOCK, L. R. . Planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto Museu Virtual do Colégio da Lagoa. 2000.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAHMER, A. Z.; FLEURY, A. L. . Educação Corporativa e o uso inteligente da tecnologia. T&D Inteligência Corporativa, São Paulo, p. 26 - 32, 03 nov. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
DAHMER, A. Z.. Aprendizagem baseada em Projetos e Problemas (ABPP) e Design Thinking. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Participa como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa:

1. Grupo de Estudo em Gestão da Educação Corporativa (FEA/USP)

Espera-se como resultado geral do trabalho deste grupo de pesquisa gerar conhecimento sobre o estado da arte dos Sistemas de Educação Corporativa (SECs) ou Universidades Corporativas (UCs) no Brasil, identificar as principais práticas e indicadores utilizados, bem como buscar critérios para o estabelecimento de uma avaliação dos seus estágios de implementação/ evolução. Temas de Pesquisa: -alinhamento estratégico e objetivos -estrutura dos SEC´s -integração com demais áreas -investimentos e recursos -práticas de Ensino a Distância (EAD) e de utilização de tecnologia -públicos atendidos -parcerias -governança -papel dos CLO´s e dos líderes -mensuração e avaliação de resultados prioridades e desafios.

Coordenadora: Profa. Marisa Pereira Eboli

Endereço do Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4592147716402033

2. Formação de educadores e tecnologia (PUC/SP)

Descrição: O Grupo de extensão tem como escopo, a partir de estudos, elaborar práticas levando em conta as novas exigências da formação do educador, de seu contexto social - como as condições de trabalho - e das mediações a partir das TIC. O mundo interligado a partir do capital, a sociedade do conhecimento, as condiçoes de degradação da vida humana e a função da escola recebem um novo significado. Sobre a função e as competências do educadores neste novo cenário se desenvolvem nossas práticas. EAD, ambientes colaborativos, prática massivas de formação, gestão da escola e do conhecimento, política publicas, alfabetização digital de jovens e adultos, leitura de imagens são os nossos temas principais. 

Coordenador: Prof. Fernando José de Almeida

Endereço do Grupo de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3628612388509160.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:48:50