Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9105576708042101
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui Licenciatura em Ciências (1987) e Graduação em Ciências Biológicas (1988) pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Especialização em Biologia Molecular pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2000) e Mestrado em Ciências pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2009), com ênfase em ciclo celular de eucariotos. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática - UNICAMP (2015), com ênfase em formação de professores. Tem experiência em Embriologia e Genética, Biologia Celular e Molecular. É professora da Fapi/Funvic desde 2009, onde leciona conteúdos de Biologia Celular, Embriologia, Genética e Histologia nos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Atua em pesquisa e leciona conteúdos da área de Ciências da Natureza, com ênfase em formação de professores, programas e currículos. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Fapi/Funvic e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves
Nome em citações bibliográficas
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.;ESTEVES, P. E. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Pindamonhangaba.
Rodovia Presidente Dutra, Km 99
Pinhão do Una
12441245 - Pindamonhangaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 1041
Telefone: (012) 36488323
URL da Homepage: www.fapi.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Ensino de Ciências Naturais no curso de Pedagogia: dilemas que emergem de Estudos de Caso, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Wagner Goncalves.
Palavras-chave: Ensino de Ciências Naturais; Formação de professores; Educação superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: Estudo morfológico do ciclo celular do Trypanossoma rangeli em meio de cultura axênico,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Marco Antonio de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trypanosoma rangeli; Morfologia; ciclo celular.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Celular.
1985 - 1988
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1985 - 1987
Graduação em Licenciatura.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Modelo de Ensino por Perguntas. (Carga horária: 3h).
Associação Portuguesa de Educação em Ciências, APEDUC, Portugal.
2016 - 2016
A utilização do conceito de aula passeio na Educação Básica: a construção d. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Estágio. (Carga horária: 160h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2011 - 2011
Análise e Processamento Seminal. (Carga horária: 20h).
Clínica de Obstetrícia e Reprodução Humana Reproferty, REPROFERTY, Brasil.
2008 - 2008
Déficit de Atenção. (Carga horária: 2h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Letramento. (Carga horária: 1h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2007 - 2007
Conteúdos Programáticos - Projetos. (Carga horária: 4h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Ética - leitura em sala de aula. (Carga horária: 4h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2006 - 2006
A prática pedagógica - formação continuada e avaliação. (Carga horária: 4h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2006 - 2006
Dislexia. (Carga horária: 4h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Inteligências Múltiplas. (Carga horária: 4h).
Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
2002 - 2002
Pedagogia dos Projetos. (Carga horária: 4h).
Espectrum - Assessoria & Capacitação, ESPECTRUM, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Biologia Molecular. (Carga horária: 30h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2000 - 2000
Aplicação da Biologia Molecular em Laboratorio. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Leitura Instrumental para Biologia. (Carga horária: 30h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1988 - 1988
Atualização em piscicultira. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pesca, IP, Brasil.
1985 - 1985
Críticas ao diagnóstico parasitológico em fezes humanas. (Carga horária: 24h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, HUMANITAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Leciona as disciplinas de Biologia Celular, Embriologia e Histologia.


Faculdade de Pindamonhangaba, FAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), conforme Portaria n. 14/2016.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
De 2008 a 2017 lecionou nos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, as disciplinas de Biologia Celular, Embriologia e Genética. No curso de Pedagogia, lecionou as disciplinas de Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais, Meio Ambiente e Saúde. Nesse curso, foi Supervisora de Estágio da Educação Infantil. Ensino Fundamental e Gestão Escolar. A partir de 2018, passou a lecionar nos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, as disciplinas de Biologia Celular, Embriologia e Genética.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Pedagogia, .

08/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Meio Ambiente e Saúde
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências
08/2009 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular, Genética e Embriologia
08/2009 - Atual
Ensino, farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular, Genética, Embriologia e Gestão Ambiental
08/2009 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular, Genética e Embriologia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 8
Outras informações
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (Pecim). Tese defendida em 16 de dezembro de 2015.


Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Realiza estágio de pesquis no Laboratório de Biologia Parasitária


Casa Transitória Fabiano de Cristo, CT, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 2014
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvimento de projetos sócio-educativos para crianças e jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade social, atuando como coordenadora, educadora social e professora. 1. Curso pré-vestibular Anália Franco. 2. Programa de Bolsas Escolares da Fundação Cimientos - Buenos Aires, Argentina. 3. Programa de fortalecimento escolar para crianças e jovens de 4 a 17 anos.


Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40

Atividades

03/2004 - 12/2004
Estágios , laboratório de Genética, .

Estágio realizado
estágio em citogenética.

Colegio Siciliano, 0017, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora de Biologia Geral


Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: voluntário
Outras informações
Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA) para o biênio 2013/2015.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2000 - 12/2000
Estágios , Centro de Biotecnologia, .

Estágio realizado
laboratório de microbiologia.


Linhas de pesquisa


1.
Representações Sociais de Natureza e Ambiente

Objetivo: Tendo por base a Teoria das Representações Sociais, esta linha de pesquisa busca investigar os sentidos/ideias de ambiente e natureza presentes em materiais didáticos e nos discursos de diversos atores sociais, como alunos e professores..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Ensino de CIências; Natureza; Ambiente.
2.
As disciplinas de Ciências Naturais em cursos de Pedagogia

Objetivo: Investigar a contribuição de disciplinas da área de Ciências Naturais de cursos presenciais de Pedagogia para que os alunos, futuros professores, possam lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ciências Naturais; Educação; Ensino.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O Ensino de Ciências Naturais nos Cursos Presenciais de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de São Paulo: Estudos de Caso
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a contribuição de disciplinas da área de Ciências Naturais oferecidas por cursos presenciais de Pedagogia de instituições de ensino superior (IES) privadas para que os alunos, futuros professores, possam lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Ciências Humanas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Celular.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Embriologia Humana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Genética.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação não formal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Patronesse da Turma de Pedagogia, Faculdade de Pindamonhangaba - Fapi.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESTEVES, P. E. C. C.2017 ESTEVES, P. E. C. C.; GONCALVES, P. W. . Múltiplos discursos tratam das Ciências Naturais em Cursos de Pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 467-493, 2017.

2.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.2016 CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: O ALCANCE E O SIGNIFICADO DA EXCLUSÃO DAS CIÊNCIAS. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 3, n. 3, p. 1143-1154, 2016.

3.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.2015CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . As Representações de Natureza Presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de Ciências Naturais. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 2, p. 36-54, 2015.

4.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.2015 CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. ; RODRIGUES, A. A. . Disciplinas de Ciências Naturais em Cursos de Formação de Professores de Universidades do Brasil e de Portugal. Campo Abierto, v. 34, n.2, p. 57-70, 2015.

5.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.2011CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MONTEMOR, H. . Uma proposta de educação não-formal: o Espaço da Criança Anália Franco. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 109-124, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: O ALCANCE E O SIGNIFICADO DA EXCLUSÃO DAS CIÊNCIAS. In: ?III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016, Águas de Lindóia,SP. Anais [do] III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico]. Águas de Lindóia, SP: UNESP/Prograd, 2016. v. 3. p. 1143-1154.

2.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. ; RODRIGUES, A. A. . Formação de professores para área de Ciências da Natureza - universidades do Brasil e Portugal: uma comparação. In: 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2015, Aracaju, SE. Atas ? Investigação Qualitativa na Educação (CIAIQ2015). Aracaju, SE: Universidade Tiradentes, 2015. v. 2. p. 199-203.

3.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . A Privatização Silenciosa dos Cursos que Formam Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE, 2014, Campinas, SP. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DO GREPPE - ?PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA?, 2014. v. 1. p. 219-225.

4.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . Os Cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo e os Professores de Ciências Naturais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. v. 1. p. 1-8.

5.
CASTRO, E.V ; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C. ; Mittmann, J . A Prática Docente Avaliada por Alunos de um Curso Superior. In: VII Encontro Latino Americano de Pós Graduação, 2007, São José dos Campos. Revista Univap - Impresso e Digital. São José dos Campos: Editora Univap, 2007. v. 01. p. 57-57.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . Os Cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo e os Professores de Ciências Naturais. In: IX ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.

Apresentações de Trabalho
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. ; SICCA, N. A. L. . Ensino de Ciências para Crianças; fundamentos, práticas e formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. . ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: O ALCANCE E O SIGNIFICADO DA EXCLUSÃO DAS CIÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. W. ; RODRIGUES, A. A. . Formação de professores para a área de Ciências da Natureza - universidades do Brasil e Portugal: uma comparação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. D. P. W. . A Privatização Silenciosa dos Cursos que Formam os Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. D. P. W. . As Ciências da Terra nos Cursos de Formação de Professores do Estado de São Paulo, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. AS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; OLIVEIRA, M. A. . Estudo do Ciclo Celular do Tripanosoma rangeli. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CASTRO, E.V ; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C. ; Mittmann, J . A PRÁTICA DOCENTE AVALIADA POR ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Membro da Comissão Avaliadora de TCC do CECIM ? Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. 2011.

2.
Fundação Cimientos ; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C. ; MARCONDES, E. S. . Programa de Bolsas Escolares. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Análise e Seleção de Livros Didáticos do PNLD. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FARIA, J. C. ; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C. ; OLIVEIRA, D. V. D. . Fundamentos e Práticas Na Educação Básica I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).

3.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MACHADO, C. . Material Didático. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAPRI, M. R.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; PEREIRA, M. A. C.; BARRETO, M. A. M.. Participação em banca de Josué Bertolino. Aplicação adaptada do método PBL (Problem Based Learning) nas séries iniciais: um recurso para a significância do aprendizado. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE)) - Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
PAULA, M. A. B.; SANTOS, R. A.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Letícia Alessandra Santiago. Saúde como tema transversal no Ensino Fundamental II: práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia) - Universidade de Taubaté.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; CARVALHO, D. P. L.; CARVALHO, F. G.. Participação em banca de Gisele dos Santos Pereira e Joceane Amorim de Oliveira.O ensino em ambiente não escolar: classe hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

2.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MONTEMOR, H.; VIEIRA, A. J.. Participação em banca de Viviane Veríssimo de Macedo.A Importância dos Contos de Fadas na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

3.
LOURENCO, K. R. C.; MONTEMOR, H.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Samara Souza Andrade; Vanessa Alves Costa.As dificuldades no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

4.
MONTEMOR, H.; LOURENCO, K. R. C.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Fabiana da Silva Braga; Mariana de Moraes Lucano.A importância do incentivo à leitura na Educação Infantil e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

5.
Souza Araújo; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Ana Carolina Aboud Iwamoto.A temporalidade vivencial e a experiência pedagógica na relação professor-aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

6.
MONTEMOR, H.; BUSELLI, M.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Adriana P.S.Marcelino; Nátali S. Azevedo; Tatiane Tubinambá.Literatura infantil como estratégia de ensino nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

7.
LOURENCO, K. R. C.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MONTEMOR, H.. Participação em banca de Adriana J. Moraes; Flávia Augusta F.C.Pinho.Os benefícios das linguagens da arte para alunos com necessidades educacionais especiais no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

8.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MONTEMOR, H.; CARVALHO, A. B. F.. Participação em banca de Emily E.L. Paiva; Flávia G.B. Pereira; Francine M.P.O. Vitor.A constituição da Classe Hospitalar no Brasil e a importância do atendimento pedagógico hospitalar para crianças e adolescentes enfermos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

9.
LOURENCO, K. R. C.; MONTEMOR, H.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Josué Bertolino; Daiane Monteiro D. Alves.A importância da música na aprendizagem das crianças com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

10.
MONTEMOR, H.; PONTES, M.F.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Márcia Fonseca de Pontes.Literatura infantil nas séries iniciais: um estudo sobre a possível influência das fábulas para crianças de cinco e seis anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

11.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; MONTEMOR, H.; LOURENCO, K. R. C.. Participação em banca de Thatiane P.C. César; Dayse M. S. Pena; Cíntia S. Casagrande.O ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do Ensino Fundamental: qual a percepção dos professores?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

12.
MONTEMOR, H.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; BUSELLI, M.. Participação em banca de Paloma dos Santos Pereira e Solange Fernandes Guimarães.A construção do conhecimento científico a partir da literatura infantil de Monteiro Lobato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

13.
LOURENCO, K. R. C.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; Corregiari. Participação em banca de Nathani Andreza dos Santos Rodrigues e Thamires Felix Bertin.A musicalização na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

14.
Corregiari; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; LEMES, C. J. L.. Participação em banca de Angélica dos Santos Pereira; Érica dos Santos Leonardo.Escola x Família: um desafio a ser enfrentado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

15.
CRUZ, G. A.; Corregiari; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Nedir Cardoso O. L. Gabriel e Sônia Maria P. Santos.Educação por princípios, sistema de ensino Mackenzie: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

16.
CARVALHO, C.; PELOGIA, N. C. C.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Participação em banca de Camila Lemes Pereira e Débora Dolores C. Gonçalves.Análise crítica da comercialização de plantas medicinais por erveiro do município de Pindamonhangaba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmácia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

17.
COELHO, F. A. S.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; COELHO, M. D.. Participação em banca de Carlos Alberto de Oliveira Júnior.Ocorrência de enteroparasitoses em crianças do Ensino Fundamental de escolas municipais de São José do Barreiro - SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmácia) - Faculdade de Pindamonhangaba.

18.
MATHEUS, S. M. Q.; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; CARVALHO, C.. Participação em banca de Stefane Moragas Perrella.Avaliação microbiológica das mãos antes e após procedimentos odontológicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmácia) - Faculdade de Pindamonhangaba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC).Representações de Natureza em Livros Didáticos de Ciências Naturais. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC). 2017. (Seminário).

3.
XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII Enec).Representações de Natureza em Livros Didáticos de Ciências Naturais. 2017. (Encontro).

4.
XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC). 2017. (Encontro).

5.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: O ALCANCE E O SIGNIFICADO DA EXCLUSÃO DAS CIÊNCIAS. 2016. (Congresso).

6.
Seminário Formar.Ensino de Ciências para Crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. 2016. (Seminário).

7.
Vivenciando o PBL. 2016. (Oficina).

8.
IV Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Formação de professores para área de Ciências da Natureza. 2015. (Congresso).

9.
As Ciências nos cursos de formação de professores do Estado de São Paulo, Brasil. 2014. (Encontro).

10.
IV Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE.A Privatização Silenciosa dos Cursos que Formam os Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

11.
IV Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE. 2014. (Seminário).

12.
Perspectiva Integrada de Educação em Ciências: o caso CIEC da 1.ª Escola Ciência Viva de Portugal. 2014. (Outra).

13.
IV Seminário de Educação Brasileira. 2013. (Seminário).

14.
IX Enpec. Os Cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo e os Professores de Ciências Naturais. 2013. (Congresso).

15.
As Diferenças Epistemológicas na Formação de Professores. 2012. (Seminário).

16.
Colóquio sobre Educação no Colégio Objetivo de Pindamonhangaba.Os desafios da Educação Básica. 2012. (Encontro).

17.
Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais: a experiência do Curso de Pedagogia da FFP/UERJ. 2012. (Seminário).

18.
II Seminário Interno do PECIM. 2012. (Seminário).

19.
II Seminário Interno do PECIM.Debatedora. 2012. (Seminário).

20.
I Seminário Interno do PECIM.AS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Seminário).

21.
I Seminário Interno do PECIM. 2012. (Seminário).

22.
As Novas Propostas Curriculares da Área de Ciências do Estado de São Paulo: a visão dos professores. 2011. (Seminário).

23.
Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

24.
Projeto Embrião: desenvolvimento e conteúdo digital para o ensino de Biologia. 2011. (Seminário).

25.
Treinamento: ambiente virtual de aprendizagem (AVA): tutoria e e plataforma Aturor. 2010. (Oficina).

26.
V Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. Estudo do ciclo celular do Trypanosoma rangeli. 2010. (Congresso).

27.
V Congresso Paulista de Parasitologia. 2010. (Congresso).

28.
Oficina Competência Leitora. 2008. (Oficina).

29.
XII Congresso e Feira do Saber 2008. 2008. (Congresso).

30.
V Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. 2007. (Congresso).

31.
VII Encontro Latino Americano de Pós Graduação.A Prática docente avaliada por alunos de um curso superior. 2007. (Simpósio).

32.
VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. 2007. (Encontro).

33.
XI Congresso de Educação Saber 2007. 2007. (Congresso).

34.
Competência a autoconhecimento. 2005. (Encontro).

35.
VII Congresso e Feira de Educação Saber 2003. 2003. (Congresso).

36.
Interdisciplinaridade Aplicada. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. II Seminário Interno do Pecim. 2012. (Outro).

2.
BUSELLI, M. ; CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C. ; MONTEMOR, H. . VI Jornada Acadêmica do Curso de Pedagogia da FAPI. 2011. (Outro).

3.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. VII Enfoco - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2011. (Outro).

4.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. 2008. (Congresso).

5.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. VII Encontro Latino Americano de Pós-Gradução. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vinicius Archanjo Ferraz. Geodiversidade e Geoconservação na Reserva Biológica da Serra do Japi, SP - uma proposta de ensino de Geociências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
José Segundiano Ùngaro. Os Conteúdos de Geociências no currículo oficial do Ensino Fundamental II do Estado de São Paulo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gisele dos Santos Pereira; Joceane Amorim de Oliveira. O Ensino em Ambiente não Escolar: Classe Hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universitária Vida Cristã. Orientador: Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves.

2.
Lucas Pelino da Silva. Representações de Natureza em Livros Didáticos de Ciências Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universitária Vida Cristã. Orientador: Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves.

3.
Emily Paiva; Flávia Pereira; Francilene Vitor. A Constituição da Classe Hospitalar no Brasil e a Importância do Atendimento Pedagógico Hospitalar com Crianças e Adolescentes Enfermos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba. Orientador: Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves.

4.
Cíntia S. Casagrande; Daisy M.S. Pena; Thatiane P.C. César. O ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: qual a percepção dos professores?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pindamonhangaba. Orientador: Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves.

5.
Anna Carolina C. Santos e Giseli Aparecida Faria Lima. Levantamento epidemiológico dos casos diagnosticados como câncer bucal nos últimos dez anos no município de Pindamonhangaba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Pindamonhangaba. Orientador: Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ESTEVES, P. E. C. C.2017 ESTEVES, P. E. C. C.; GONCALVES, P. W. . Múltiplos discursos tratam das Ciências Naturais em Cursos de Pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 467-493, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.; GONCALVES, P. D. P. W. . As Ciências da Terra nos Cursos de Formação de Professores do Estado de São Paulo, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHIPOLETTI-ESTEVES, P. E. C.. Análise e Seleção de Livros Didáticos do PNLD. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:56:38