Cassio Eduardo Rodrigues Serafim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2816550301573873
  • Última atualização do currículo em 25/12/2015


Graduado em Letras (especialidade: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Estudos da Linguagem (Área de concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), atualmente cursa doutorado em Estudos Feministas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estando no ano da conclusão do curso e, logo, no momento de escrita de tese. O seu projeto de investigação tem como foco a análise da produção escrita ficcional e ensaística da escritora ganense Ama Ata Aidoo, numa perspectiva feminista e pós-colonial. São palavras-chave dos seus interesses acadêmicos no campo linguístico e literário: práticas discursivas; relações de poder; identidades; identidade de gênero; sexualidade. No exercício da função docente, atuou: como professor de Português Língua Materna em escolas secundárias no Rio Grande do Norte; como professor universitário de disciplinas de didática do ensino de línguas e literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; como professor de Português Língua Estrangeira no Instituto de Línguas do Gana, em Acra, quando exerceu a função de Leitor brasileiro entre setembro de 2009 e agosto de 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassio Eduardo Rodrigues Serafim
Nome em citações bibliográficas
SERAFIM, Cássio E. R.;SERAFIM, Cássio.


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Doutoramento em Estudos Feministas.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Orientador: Maria Isabel Carvalho Gomes Caldeira Sampaio Aidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: estudos feministas; estudos pós-coloniais; Ama Ata Aidoo.
2004 - 2006
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A constituição de identidades de mulheres: práticas discursivas e relações de poder,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Marluce Pereira da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: práticas discursivas; relações de poder; gênero; identidades; mulheres.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2003
Especialização em Linguagens e Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Título: O Processo de Constituição Identitária e a Retomada da Trajetória Escolar do Aluno da EJA: Alguns Apontamentos Teóricos..
Orientador: Cleânia Sales.
2001 - 2002
Especialização em Antropologia na Cidade. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Camões em Martins? Um estudo antropológico sobre a presença de um exemplar raro da obra 'Os Lusíadas', de Luiz Vaz de Camões na cidade de Martins (RN): do real ao imaginário..
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2012 - 2013
Topics in Modern and Contemporary Spanish Literatu.
University Of Ghana, U.GHANA, Gana.
2008 - 2008
Fundamentos da Análise do Discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2003 - 2003
Família e Relações de Gênero em Periferias Urbanas. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Para uma Antropologia do Rito e do Simbolismo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Educação de Jovens e Adultos: desafio de urgência. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2001 - 2001
Cidadania na Escola: de mãos dadas com a educação. (Carga horária: 40h).
Fundação Escola Superior do Ministério Público, FESMP, Brasil.
2001 - 2001
Práticas Lúdicas no Processo Formativo-educativo. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Ghana Institute of Languages, GIL, Gana.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Leitor, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 30

Atividades

04/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática III
Estágio Supervisionado de Formação de Professores II
Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no 1º Grau
Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no 2º Grau
01/2008 - 07/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática III
Estágio Supervisionado I
O ensino da língua portuguesa no 1º grau I
Prática de ensino de língua portuguesa e literatura no 1º grau
Prática de ensino de língua portuguesa e literatura no 2º grau
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O ensino de língua portuguesa no 1º grau I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino de língua portuguesa no 1º grau
Prática de ensino de língua portuguesa no 2º grau
02/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
O ensino da língua portuguesa no 1 grau I
O ensino da língua portuguesa no 1 grau II
01/2007 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos em língua portuguesa
11/2006 - 11/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos em língua portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e práticas sociais

Objetivo: Esta linha de pesquisa enfatiza a concepção de linguagem como prática social, de natureza discursiva, objetivando o estudo do texto verbal, oral e/ou escrito, relacionando-o às condições de produção, às relações de poder e seu papel nas mudanças discursivas. Explora temáticas relacionadas às práticas discursivas e sua relevância na constituição de identidades, nos modos de subjetivação contemporâneos, na memória discursiva, nos gêneros do discurso, no letramento crítico, na formação de professores, em contextos institucionais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise do Discurso Francesa.
Palavras-chave: discurso; Identidade; subjetividade; relações de poder; letramento.


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Relações afetivo-sexuais em um presídio feminino: um estudo de caso de mulheres apenadas em Natal/RN
Descrição: Esta proposta de pesquisa define como objeto a construção de identidades de gênero e de sexualidade por mulheres apenadas. Os sujeitos que participarão da investigação serão mulheres que se encontram em regime carcerário, durante os anos de 2009 e 2010, cumprindo pena no Complexo Penitenciário Dr. João Chaves. Questionamos: como se dá o exercício da afetividade e da sexualidade de mulheres apenadas quando se tem conhecimento da não garantia de alguns direitos, incluindo o da visita íntima? Fazemos esta pergunta, cientes de que muitas práticas discursivas que afetam essas mulheres podem significar a sua conduta afetivo-sexual como um ato desviante em relação às identidades de gênero e de sexualidade hegemônicas, consideradas normais em nossa sociedade. E, pensando nas configurações de poder vivenciadas nos arranjos afetivo-sexuais em que se envolvem as apenadas, perguntamos: como são percebidos no cotidiano prisional efeitos de poder da heteronormatividade (BUTLER, 2003) no processo de construção da conduta afetivo-sexual de mulheres apenadas hetero e homoeróticas? Que dispositivos de controle (FOUCAULT, 1988) enquadram nos limites da heteronormatividade as sexualidades vivenciadas no ambiente prisional? Objetivamos: a) investigar a construção de identidades e subjetividades no exercício da afetividade e da sexualidade em posicionamentos discursivos de mulheres que se encontram reclusas em instituição penal; b) apreender e examinar nos relatos de mulheres apenadas efeitos de poder da heteronormatividade sobre as suas performances de gênero e de sexualidade, quando envolvidas em arranjos hetero e homoafetivos no cotidiano prisional; c) problematizar como se entrelaçam, diante de práticas discursivas institucionalizadas, relações de poder e constituição de identidades e subjetividade de mulheres apenadas no exercício da cidadania. A pesquisa é de natureza qualitativa de abordagem sócio-histórica, com procedimentos etnográficos, tais como: entrevistas, observação partic.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim - Integrante / Marluce Pereira da Silva - Coordenador / Carmen Brunelli de Moura - Integrante / Maria da Penha Casado Alves - Integrante / Deny de Souza Gandour - Integrante / Francisco Fred Lucas Linhares - Integrante / João Dantas Pereira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Discurso e modos de subjetivação contemporâneos: configurações e resistências de professores afro-descendentes
Descrição: As discussões em torno de modos de subjetivação que estão ocorrendo, na contemporaneidade, constituem interesses interdisciplinares e incorporam vários campos do saber. Novas subjetividades emergem mediante relações de poder, de novos tipos de resistência e de tecnologias de subjetivação. A presença dessa resistência será observada nos enunciados que se constituem em estratégias discursivas de pertencimento relacionado a significados, valores, atitudes e comportamentos. As referências teóricas deste Projeto estão articuladas à literatura pós-moderna que redimensiona a noção de sujeito, identidades culturais, relações de poder, inspiradas principalmente na tradição francesa de estudos pertinentes. Situada dentro desse horizonte epistemológico, a pesquisa utilizará ferramentas conceituais dos Estudos Culturais, de teorizações foucaultianas e da análise do discurso francesa. Utilizar-se-ão os estudos foucaultianos para analisar o fenômeno do poder, as técnicas de resistência que o sujeito utiliza para compreender a si mesmo e transformar-se e, assim, constituir sua subjetividade. Tentar-se-á, ainda, evidenciar algumas das concepções da Análise do Discurso derivada de Michel Pêcheux, entre outras, as de discurso e memória discursiva. Constitui objeto da pesquisa formas de subjetivação de professores negros e as implicações do poder no seu percurso profissional e sua resistência em busca de sua inclusão social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim - Integrante / Marluce Pereira da Silva - Coordenador / Paula Virgínia da Silva - Integrante / Carmen Brunelli de Moura - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de gênero.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise do Discurso Francesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Duke University Feminist Theory Workshop International Travel Award, Duke University Women's Studies.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SERAFIM, Cássio E. R.2005SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . O aluno da EJA num mundo letrado e globalizado. Interface (Natal), v. 2, p. 39-55, 2005.

2.
SILVA, M. P.2005SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Práticas discursivas sobre cotas na mídia: o negro pode ser universitário?. Revista do GELNE (UFC), v. 7, p. 165-176, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SERAFIM, Cássio E. R.. Práticas curriculares, sexualidade e ensino de português: (des)encantos docentes em contexto universitário. In: Antonio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Identidades de gênero e práticas discursivas. 1ed.Campina Grande (PB): EDUEP, 2008, v. 1, p. 145-150.

2.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . "Eu sou uma lésbica de descendência africana": cultura de si em uma autonarrativa de experiência. In: Antônio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Aspectos da literatura gay. 1ed.João Pessoa (PB): Editora Universitária da UFPB - Autor Associado, 2008, v. , p. 71-83.

3.
SERAFIM, Cássio E. R.. Mostre a genitália e diga o que é!: quando ir ao banheiro questiona a ordem sexo/gênero. In: Antonio de Padua Dias da Silva. (Org.). Gênero em questão: ensaios de literatura e outros discursos. 1ed.Campina Grande: EDUEP, 2007, v. 1, p. 249-260.

4.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Estudos de gênero e identidades em trânsito. In: Antonio de Pádua Dias da Silva. (Org.). Representações de gênero e de sexualidades: inventários diversificados. 1ed.João Pessoa (PB): Editora Universitária, 2006, v. , p. 102-110.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SERAFIM, Cássio.. 'A música corajosa de um tambor distante'. Portal Geledés, São Paulo, 23 dez. 2015.

2.
SERAFIM, Cássio E. R.. Ser professor na escola pública brasileira: uma tentativa de suprir carências II. Gazeta do Oeste, Mossoró (RN), p. 4 - 4, 14 maio 2003.

3.
SERAFIM, Cássio E. R.. Ser professor na escola pública brasileira: uma tentativa de suprir carências. Gazeta do Oeste, Mossoró (RN), p. 4 - 4, 07 maio 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Um roteiro pedagógico que des/orienta: práticas discursivas, gênero e sexualidade na escola. In: Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2011, Salvador/BA. Anais - SES 2011, 2011.

2.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Saia justa na escola: gênero, sexualidade e práticas de exclusão. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação, 2009, João Pessoa/PB. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade (Anais em CD). João Pessoa/PB: UFPB, 2009. v. 1. p. 1-12.

3.
SERAFIM, Cássio E. R.. Práticas curriculares, sexualidade e ensino de português: (des)encantos docentes em contexto universitário. In: IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2008, Campina Grande (PB). Anais do Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande (PB): Realize Editora, 2008. v. 1. p. 1-12.

4.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres em retomada da trajetória escolar: a constituição discursiva de identidades de gênero. In: XIV Seminário de Pesquisa do CCSA, 2008, Natal/RN. XIV Seminário de Pesquisa do CCSA - Universidade e Compromisso Social. Natal/RN: CCSA/UFRN; Plena Comunicação, 2008. v. 1. p. 1-12.

5.
SERAFIM, Cássio E. R.. Mostre a genitália e diga o que é!: quando ir ao banheiro questiona a ordem sexo/gênero. In: III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2007, Campina Grande (PB). Anais do III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande (PB): EDUFPB, 2007. v. 1. p. 1-9.

6.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Negros, discursos, identidades: efeitos de sentido sobre cotas na mídia. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006, Natal (RN). Seminário de Pesquisa do CCSA - Anais (CD-rom). Natal (RN): Plena Comunicação. v. 1. p. 1-10.

7.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Reflexão sobre os estudos de gênero: práticas de discurso e de relações de poder. In: XII Semana de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006, Natal (RN). Semana de Pesquisa do CCSA - Anais (CD-rom). Natal (RN): Plena Comunicação. v. 1. p. 1-9.

8.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . A inserção da travesti no quotidiano social: o uso do banheiro público. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis (SC). Anais do VII Seminário Fazendo Gênero. Florianópolis (SC): Mulheres. v. 1. p. 1-7.

9.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Globalização, consumo e relações de poder. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis (SC). Anais do VII Seminário Fazendo Gênero. Florianópolis (SC): Mulheres, 2006. v. 1. p. 1-7.

10.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Poderes e identidades: uma análise discursiva de relatos de vida de três mulheres. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, 2006, Florianópolis (SC). Anais do VII Seminário Fazendo Gênero (CD-rom). Florianópolis (SC): Mulheres, 2006. v. 1. p. 1-7.

11.
OLIVEIRA, A. L. ; SERAFIM, Cássio E. R. . A fotografia como recurso pedagógico: um relato de experiência com alunos da EJA. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, democracia e desenvolvimento sustentável, 2005, Natal (RN). XI Seminário de Pesquisa do CCSA [Anais em CD-rom]. Natal (RN): CCSA/UFRN; Plena Comunicação, 2005. v. 1. p. 1-10.

12.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Interdiscurso e produção de identidade social: as cotas para negros no discurso midiático. In: II Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2005, Porto Alegre (RS). II Seminário de Estudos em Análise do Discurso [Anais Eletrônicos - http://www.discurso.ufrgs.br/sead/doc/interdiscurso/silvaserafim.pdf], 2005.

13.
SERAFIM, Cássio E. R.. Gêneros discursivos e gêneros textuais: que expressão pôr no currículo de língua materna?. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa (PB). Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa (PB): Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB/Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, 2005. v. 1. p. 1-5.

14.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. In: Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói (RJ). Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos [Anais em CD-rom]. Niterói (RJ): GRUPALFA/PPGE/FE/UFF, 2005.

15.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . O aluno da EJA num mundo letrado e globalizado. In: X Seminário de Pesquisa do CCSA, 2004, Natal (RN). X Seminário de Pesquisa do CCSA [Anais em CD-rom], 2004.

16.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Poder e resistência: microlutas de negros professores na constituição da identidade racial. In: Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas, 2004, Florianópolis. Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas [Anais em CD-rom]. Florianópolis (SC): Clicdata Multimídia, 2004. v. 1. p. 595-600.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, Edna Custódio ; SILVA, Maria Antonia Pinto da ; SERAFIM, Cássio E. R. . Direitos Humanos em Ações do Projeto Amigos da Escola. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação, 2009, João Pessoa/PB. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade (Anais em CD). João Pessoa/PB: UFPB, 2009. v. 1. p. 1-1.

2.
SERAFIM, Cássio E. R.. Uma professora travesti: heterotopias, práticas discursivas e modos de subjetivação. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília (DF). Caderno de Resumos do VIII CBLA, 2007. v. 1. p. 95-96.

3.
SERAFIM, Cássio E. R.. Discursos e identidades: mulheres que retomaram a trajetória escolar. In: VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal, 2007, São Paulo (SP). VIII ENIL 2007. São Paulo (SP): Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 2007. v. 1. p. 148-149.

4.
SERAFIM, Cássio E. R.. Feminino ou masculino: a inserção da travesti no quotidiano social. In: II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2006, Campina Grande (PB). II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - Caderno de Resumos. Campina Grande (PB): EDUEP, 2006. p. 40-41.

5.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Negros, discursos, identidades: efeitos de sentido sobre cotas na mídia. In: XII Semana de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006, Natal (RN). Semana de Pesquisa do CCSA - Anais (CD-rom). Natal (RN): Plena Comunicação.

6.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Reflexão sobre os estudos de gênero: práticas de discurso e de relações de poder. In: XII Semana de Pesquisa do CCSA: Universidade, Direitos e Diversidade, 2006, Natal (RN). Semana de Pesquisa do CCSA - Anais (CD-rom). Natal (RN): Plena Comunicação.

7.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Minorias étnicas e identidade: uma análise de práticas discursivas de uma mulher negra. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro (RJ). II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro (RJ): Gráfica Teatral, 2006. p. 69-69.

8.
OLIVEIRA, A. L. ; SERAFIM, Cássio E. R. . A fotografia como recurso pedagógico: um relato de experiência com alunos da EJA. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável, 2005, Natal (RN). XI Seminário de Pesquisa do CCSA [Anais em CD-rom], 2005.

9.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. In: XIII Semana de Humanidades, 2005, Natal (RN). XIII Semana de Humanidades [Anais Eletrônicos - www.cchla.ufrn.br/humanidades/relacao_gts/GT-08.htm], 2005. p. 4-5.

10.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Interdiscurso e produção de identidade social: as cotas para negros no discurso midiático. In: II Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2005, Porto Alegre (RS). II Seminário de Estudos em Análise do Discurso [Anais eletrônicos - http://www.discurso.ufrgs.br/sead/simposio5.html], 2005.

11.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Interdiscurso e produção de identidade social: as cotas para negros no discurso midiático. In: II Seminário de Estudos de Análise do Discurso, 2005, Porto Alegre (RS). Caderno de Resumos do II Seminário de Estudos de Análise do Discurso, 2005. p. 44-45.

12.
SERAFIM, Cássio E. R.. Gêneros discursivos e gêneros textuais: que expressão por no currículo. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa (PB): Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares/PPGE/UFPB, 2005. p. 74-74.

13.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. In: Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói (RJ). Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Niterói (RJ): GRUPALFA/PPGE/FE/UFF, 2005. p. 33-33.

14.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Interdiscurso e produção identitária: as cotas para negros no discurso midiático. In: Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói (RJ). Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2005. p. 106-106.

15.
SERAFIM, Cássio E. R.. Letramento e relações entre homens e mulheres: a construção da identidade de gênero numa sala de aula de língua materna. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo. Lingüística Aplicada e Contemporaneidade - programa e resumos, 2004.

16.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . O aluno da EJA num mundo letrado e globalizado. In: X Seminário de Pesquisa do CCSA: A Universidade e os Desafios Contemporâneos, 2004, Natal (RN). X Seminário de Pesquisa do CCSA [Anais em CD-rom], 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SERAFIM, Cássio E. R.. Interação linguística, discursos e identidades de um casal normal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SERAFIM, Cássio.. Destination: Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SERAFIM, Cássio.. Studies Opportunities in Brazil: undergraduate courses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SERAFIM, Cássio E. R.. When Adult Women Return to School: Three Brazilian Women's Life Stories. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Um roteiro pedagógico que des/orienta: práticas discursivas, gênero e sexualidade na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAIA, Edna Custódio ; SILVA, Maria Antonia Pinto da ; SERAFIM, Cássio E. R. . Direitos Humanos em Ações do Projeto Amigos da Escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SERAFIM, Cássio E. R.. Práticas curriculares, sexualidade e ensino de português: (des)encantos docentes em contexto universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres em retomada da trajetória escolar: a constituição discursiva de identidades de gênero. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Narrando a própria vida para cuidar de si: mulher lésbica e negra saindo do armário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SERAFIM, Cássio E. R.. Discursos e identidades: mulheres que retomaram a trajetória escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Minórias étnicas e identidade: uma análise de práticas discursivas de uma mulher negra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Poderes e identidades: uma análise discursiva de relatos de vida de três mulheres. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . A inserção da travesti no quotidiano social: o uso do banheiro público. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, A. L. ; SERAFIM, Cássio E. R. . A fotografia como recurso pedagógico: um relato de experiência com alunos da EJA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SERAFIM, Cássio E. R.. Gêneros discursivos e gêneros textuais: que expressão pôr no currículo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Interdiscurso e produção de identidade social: as cotas para negros no discurso midiático. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, M. P. ; SERAFIM, Cássio E. R. . Práticas discursivas e formas de subjetivação de professores negros. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . Identidade de gênero e letramento: uma relação que urge maiores discussões no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P. . O aluno da EJA num mundo letrado e globalizado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SERAFIM, Cássio E. R.. O Dia da Noiva: preparando o objeto de troca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SERAFIM, Cássio.. Cássio Serafim. 2015; Tema: Literatura. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, Paula Virgínia da. ; SILVA NETO, Edmilson Cavalcanti da. . Como pensamos a identidade social de gênero em sala de aula?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESTEVAO, A. C. S.; TAVARES, L. H. M. C.; SERAFIM, Cássio E. R.. Participação em banca de Paula Priscilla Mendes de Carvalho.Práticas discursivas e produção de identidades femininas em anúncios publicitários do Boticário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SERAFIM, Cássio E. R.; SILVA, M. P.; ALVES, Maria da Penha Casado.. Participação em banca de Flávio Galdino de Moura Lourenço.Funcionários da UFRN que decidiram voltar a estudar: que motivações estiveram presentes para essa decisão?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SERAFIM, Cássio E. R.. Participação em banca de Jane Alves Bezerra.A lei federal 11.645/08 nas práticas educativas da Escola Estadual Barão de Mipibu/RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SERAFIM, Cássio E. R.. Participação em banca de Pablo Diogo Buriti de Sousa.Pesquisa na escola: o que pensam professores e alunos?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
SERAFIM, Cássio E. R.. Participação em banca de Rosineide Araújo de Farias.Escola, professoras de crianças e identidade racial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
SERAFIM, Cássio E. R.; PESSOA, Luiz Gonzaga Pontes.; LIMA FILHO, Nestor.. Participação em banca de Monique Andressa de Freitas Vitoriano.Alimentação escolar: um estudo do funcionamento do PNAE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ninth Annual Feminist Theory Workshop - Duke University Women's Studies. 2015. (Oficina).

2.
Os Estudos Africanos em Debate: campos de saber e interdiscipçinaridade. 2015. (Oficina).

3.
Passados contestados: o romance histórico pós-colonial. 2015. (Seminário).

4.
XII CONLAB e I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Interação linguística, discursos e identidades de um casal normal. 2015. (Congresso).

5.
"Problema" meu? Sexualidades não-normativas a partir dos Estudos Feministas de Deficiência. 2014. (Oficina).

6.
Boys will be boys: you just have to be a good girl. Uma perspetiva crítica sobre o assédio sexual. 2014. (Oficina).

7.
Ciclo Correntes Feministas - sessão. 2014. (Seminário).

8.
Feminismos árabes: questionando as resistências. 2014. (Oficina).

9.
Jezebel e outros demónios: para uma linhagem feminina fora-da-lei. 2014. (Oficina).

10.
Language regimes and social identities: constructing differences through language in Timor-Leste. 2014. (Seminário).

11.
O que são e para que servem os diálogos Sul-Sul? (Aula magistral. 2014. (Outra).

12.
Difference Beyond Recognition: recent debates in gender, sexuality and the built environment (part 1). 2013. (Oficina).

13.
Difference Beyond Recognition: recent debates in gender, sexuality and the built environment (part 2). 2013. (Oficina).

14.
Educational Seminar.Studies Opportunities in Brazil: undergraduate courses. 2013. (Seminário).

15.
IV International Conference on Afro-Hispanic, Luso-Brazilian & Latin American tudies. When Adult Women Return to School: Three Brazilian Women's Life Stories. 2013. (Congresso).

16.
Perspetivas feministas sobre os media (Rage Against the Machine). 2013. (Oficina).

17.
Semana de la Hispanidad. Destination: Brazil. 2013. (Exposição).

18.
Yari Yari Ntoaso: continuing the dialogue. 2013. (Simpósio).

19.
Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Um roteiro pedagógico que des/orienta: práticas discursivas, gênero e sexualidade na escola. 2011. (Seminário).

20.
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.Saia justa na escola: gênero, sexualidade e práticas de exclusão. 2009. (Seminário).

21.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso: novos cenários, múltiplas linguagens. Narrando a própria vida para cuidar de si: mulher lésbica e negra saindo do armário. 2008. (Congresso).

22.
I Encontro de Professores de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

23.
IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Práticas curriculares, sexualidade e ensino de português: (des)encantos docentes em contexto universitário. 2008. (Congresso).

24.
XIV Seminário de Pesquisa do CCSA.Mulheres em retomada da trajetória escolar: a constituição discursiva de identidades de gênero. 2008. (Seminário).

25.
XVI Semana de Humanidades. 2008. (Outra).

26.
III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Mostre a genitália e diga o que é!: quando ir ao banheiro questiona a ordem sexo/gênero. 2007. (Congresso).

27.
VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.Discursos e identidades: mulheres que retomaram a trajetória escolar. 2007. (Encontro).

28.
XV Semana de Humanidades.Aprender a ser e conviver com as múltiplas identidades na escola. 2007. (Outra).

29.
II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. 2006. (Outra).

30.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2006. (Simpósio).

31.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos.A inserção da travesti no quotidiano social: o uso do banheiro público. 2006. (Seminário).

32.
Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre DiálogosCongresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Mulheres que retomaram a sua trajetória escolar: pensando identidades sociais. 2005. (Congresso).

33.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas.II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. 2005. (Outra).

34.
II Seminário de Estudos em Análise do Discurso: O Campo da Análise do Discurso no Brasil.II Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2005. (Seminário).

35.
VII ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS.VII Encontro Regional dos Estudantes de Letras:. 2005. (Encontro).

36.
XIII SEMANA DE HUMANIDADES.XIII Semana de Humanidades. 2005. (Outra).

37.
XI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.XI Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Seminário).

38.
IV Semana de Antropologia - Identidades e Ações Afirmativas.Etnicidade, ações afirmativas e discriminação. 2004. (Simpósio).

39.
Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas.Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. 2004. (Seminário).

40.
XII Semana de Humanidades.XII Semana de Humanidades. 2004. (Outra).

41.
X Seminário de Pesquisa do CCSA.X Seminário de Pesquisa do CCSA. 2004. (Seminário).

42.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. 2004. (Outra).

43.
XI Semana de Humanidades.XI Semana de Humanidades. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosineide Araújo de Farias. Escola, professoras de crianças e identidade racial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim.

2.
Pablo Diogo Buriti de Sousa. Pesquisa na escola: o que pensam professores e alunos?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim.

3.
Flávio Galdino de Moura Lourenço. Funcionários da UFRN que decidiram voltar a estudar: que motivações estiveram presentes para essa decisão?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim.

4.
Monique Andressa de Freitas Vitoriano. Alimentação escolar: um estudo do funcionamento do PNAE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Cassio Eduardo Rodrigues Serafim.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:07:57