Priscila Moreira Corrêa

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Professora do Instituto federal de São Paulo - campus de Itaquaquecetuba. Doutora em Educação pela linha da Educação Especial do Programa de Pós-graduação (UNESP - Marília). Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP - Marília). Participa de projetos vinculado à área da Educação Especial e publicou artigos em revista científica, livro, capítulos de livro, trabalhos completos e resumos em anais de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado), atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, acessibilidade, estratégias de ensino, ensino do deficiente e metodologia de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Moreira Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, Priscila Moreira;CORRÊA-TELLES, Priscila Moreira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Escola de Educação Básica.
Rua Adutora São Pedro
Nossa Senhora Aparecida
38400785 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32182905
URL da Homepage: hhttp://www.marilia.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Acessibilidade no Ensino Superior: Instrumento para avaliação, satisfação dos alunos com deficiência e percepção de coordenadores de cursos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Eduardo José Manzini.
Palavras-chave: Educação Especial; Acessibilidade; Ensino Superior; Avaliação; Satisfação.
2008 - 2010
Mestrado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Elaboração de um protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas da Educação Infantil,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Eduardo José Manzini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial; Acessibilidade.
2007 - 2008
Graduação em Habilitação em Deficiência Mental.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Acessibilidade Física em Escolas Municipais do Ensino Fundamental em Marília/SP.
Orientador: Eduardo José Manzini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Altas Habilidades: Superdotação Retratada nos Film. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Curso Técnicos de Interpretação em LIBRAS.
Primeira Igreja Batista de Marília, IGREJA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 30h).
Primeira Igreja Batista de Marília, BATISTA, Brasil.
2006 - 2006
Contar Histórias - a arte que cura. (Carga horária: 12h).
Escola Cora Coralina, CORA CORALINA, Brasil.
2003 - 2003
Libras. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador
07/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
07/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
07/2018 - Atual
Serviços técnicos especializados , IFSP - campus de Itaquaquecetuba, .

Serviço realizado
Presidente da Comissão do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus de Itaquaquecetuba.
07/2018 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - campus de Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor D1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da área da Educação Especial da Escola de Educação Básica (ESEBA), pertencente a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Educação Especial.
09/2016 - Atual
Extensão universitária , Escola de Educação Básica, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Bolsa de Graduação - Brincadeiras Adaptadas.
01/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atendimento Educacional Especializado para os alunos do Ensino Fundamental
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro da comissão de Acessibilidade.
02/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Escola de Educação Básica, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto Incluir: Saberes e Práticas Inclusivas na Educação Básica (código 13884)..
08/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Projeto Político Pedagógico.
06/2016 - 09/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Docente das turmas dos 4º e 5º anos A, B e C do Ensino Fundamental.
09/2015 - 08/2016
Estágios , Escola de Educação Básica, .

Estágio realizado
Supervisão do estágio da estudante Naiara Cristina de Sá Paiva, do curso de Letras, realizado na Escola de Educação Básica.
08/2015 - 06/2016
Extensão universitária , Escola de Educação Básica, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Bolsa de Graduação - Recursos Pedagógicos Adaptados.
05/2015 - 05/2016
Estágios , Escola de Educação Básica, .

Estágio realizado
Supervisão do estágio da estudante Amanda Talhaferro de Carvalho, do curso de História, realizado na Escola de Educação Básica.
05/2015 - 05/2016
Estágios , Escola de Educação Básica, .

Estágio realizado
Supervisão do estágio da estudante Andressa Santos Vieira, do curso de Artes Visuais, realizado na Escola de Educação Básica.
05/2015 - 05/2016
Estágios , Escola de Educação Básica, .

Estágio realizado
Supervisão do estágio da estudante Bárbara Aparecida Machado, do Curso de Pedagogia, realizado na Escola de Educação Básica.
12/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Classe de Avaliação Qualitativa do 1º anos das turmas A, B, C e D do Ensino Fundamental.
12/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Classe de Avaliação Qualitativa do 2º anos das turmas A, B e C do Ensino Fundamental.
12/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Classe de Avaliação Qualitativa do 3º anos das turmas A, B e C do Ensino Fundamental.
12/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Classe de Avaliação Qualitativa do 1º Período das turmas A, B, C e D da Educação Infantil.
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Escola de Educação Básica, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto Incluir: Saberes e Práticas Inclusivas na Educação Básica (código 13884)..
01/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atendimento Educacional Especializado para os alunos da Educação Infantil
05/2015 - 06/2015
Direção e administração, Escola de Educação Básica, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Educação Especial.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Formador de curso à distância, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor das Disciplinas "Tópicos Específicos: Acessibilidade" e "Acessibilidade, orientação e mobilidade em ambientes internos e externos aos escolares" dos cursos de especialização semipresencial de Educação Especial e Inclusiva, organizado pela Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) para professores e gestores da rede pública do Estado de São Paulo.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluna da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título do Projeto de Mestrado: Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas da Educação Infantil Participação nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Educação Especial da UNESP-Marilia.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Curso de Fisioterapia, Carga horária: 4
Outras informações
No Mestrado era necessário realizar Estágio Docência em alguma disciplina de algum curso de graduação. Assim realizei o meu estágio docência junto à disciplina de "Metodologia da Pesquisa Científica", com carga horário total de 60 horas, oferecida no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsita de Inciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Inciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título do Projeto: Acessibilidade nas Escolas de Educação Infantil em Marília-SP. Participação nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Educação Especial da UNESP-Marilia, sendo bolsista PIBIC/CNPQ/UNESP

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora de alunos com def. intelectual
Outras informações
No estágio obrigatório da Habilitação da Área de Educação Especial - Deficiência Mental era necessário atuar como professora de alunos com deficiência intelectual em um Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília. Nesse estágio, os estudantes de Pedagogia dessa habilitação deveriam oferecer um atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual, que estavam matriculados na Educação Básica e, também, estabelecer vínculos com os seus professores.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Científia, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título do Projeto: Acessibilidade em Escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP. Participação nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Educação Especial da UNESP-Marilia, sendo bolsista PIBIC/CNPQ/UNESP

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Professora de alunos com deficiência física
Outras informações
No estágio obrigatório da Habilitação da Área de Educação Especial - Deficiência Física era necessário atuar como professora de alunos com deficiência física em um Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES) da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília. Nesse estágio, os estudantes de Pedagogia dessa habilitação deveriam oferecer um atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência física, que estavam matriculados na Educação Básica e, também, estabelecer vínculos com os seus professores.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsita Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título do Projeto: A entrevista como instrumento de pesquisa em Dissertações e Teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 A 2003). Participação nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Educação Especial da UNESP-Marilia, sendo bolsista PIBIC/CNPQ/UNESP

Atividades

08/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .


Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora do curso de aperfeiçoamento: Formação de Intérprete em Libras - Língua Portuguesa com carga horária total de 260hs. Dentre essa carga horária total, 20% (52hs) se referiu as aulas em Ead (não-presencial), que foram ministradas pelas coordenadoras do curso. Além disso, as coordenadoras do curso atuaram como tutora realizando todas as atividades de acompanhamento pedagógico, inclusive configurando tecnicamente os recursos (Envio de arquivos, Fóruns, Chats e outros) dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do curso de Pedagogia, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas no curso de Pedagogia: Educação de Jovens e Adultos: Ensino e Aprendizagem (40hs); Didática da avaliação da aprendizagem (40hs); Princípios e Políticas na Educação de Jovens e Adultos (40hs); Metodologia de Projetos (40hs); Currículo e Programas (40hs); Fundamentos e Metodologia da Educação Especial (40hs); Temas Transversais na Educação Básica (40hs); Tópicos Especiais II (40hs); Educação Inclusiva (40hs); Gestão: Liderança e Trabalho em Equipe (40hs); Tópicos avançados em Pedagogia (80hs); Fundamentos e Didática da Educação Especial (80hs); Prática de Ensino II (40Hs) e Prática de Ensino IV (40hs).

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora do Programa Bolsa Alfabetização, Carga horária: 8
Outras informações
O objetivo desse programa era desenvolver juntamente com os orientandos do curso de Pedagogia a competência para a docência e uma pesquisa de investigação didática.


Faculdade de Agudos, FAAG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou duas disciplinas na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva: "Crianças em Risco Social: construção social da deficiência" e "Fundamentos da Educação Especial e Políticas Públicas em Educação Especial".


Prefeitura Municipal de Marília, PM/Marília, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiária EMEI - Creche Chapeuzinho Vermelho, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação especial
2.
Ensino do deficiente

Objetivo: Tem como objetivo o estudo de procedimentos para o desenvolvimento de estratégias e recursos para o ensino de pessoas com deficiência..
3.
Integração e inclusão do deficiente

Objetivo: Tem como objetivo o estudo de processos de integração e inclusão de pessoas com deficiência em ambiente educacional e/ou social..
4.
Metodologia de Pesquisa em Educação Especial

Objetivo: Tem como objetivo o estudo de metodologias de pesquisa em educação e educação especial. Essa linha traz como características o desenvolvimento de metodologia para coleta de dados de natureza verbal e observacional. Tem como foco de análise os procedimentos que utilizam entrevistas, diálogos, questionários, escalas, vídeo e protocolos para pesquisa..


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
Análise das condições de acessibilidade de Instituições de Ensino Superior públicas
Descrição: A partir do ano de 2005, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior com aplicação de recursos orçamentários e financeiros, para apoiar projetos em Instituições de Ensino Superior, que promovam a acessibilidade em seus campos. Com isto, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto do Projeto Incluir: Acessibilidade na Educação Superior em relação à garantia da acessibilidade em Instituições de Ensino Superior Públicas. Durante o desenvolvimento da pesquisa será trabalhado com os seguintes procedimentos metodológicos: 1) um formulário para avaliação das condições de acessibilidade nas instituições de ensino superior; 2) entrevista semiestruturada e 3) questionário. Para a análise dos dados, será utilizada a técnica de triangulação dos dados, em que se podem comparar e analisar dados provenientes de diferentes procedimentos metodológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Integrante / Eduardo José Manzini - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 10
2009 - Atual
Tecnologia educacional para avaliação e atuação em salas de recursos multifuncionais e em salas do ensino regular
Descrição: as Diretrizes Políticas da Educação Especial redefiniram a clientela a ser beneficiada pela Educação Especial e nova conceituação foi elaborada sobre o atendimento educacional especializado numa perspectiva inclusiva: não substitutiva à escolarização com caráter complementar ou suplementar. A Sala de Recursos Multifuncionais passou a ser um dos espaços para o atendimento educacional especializado e tem como meta congregar equipamentos e recursos de tecnologia assistiva para atender a qualquer necessidade educacional do aluno, independente o tipo de deficiência. Porém, somente disponibilizar equipamentos e recursos não garante o atendimento educacional especializado. Parece, pois, necessário o desenvolvimento de uma tecnologia educacional para satisfazer as necessidades pedagógicas do aluno ao qual esse serviço foi direcionado e para suprir as necessidades dos professores da sala de recursos e do ensino regular. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivos: 1) promover a formação de pesquisadores e profissionais, em nível de pós-graduação Strictu Senso, para trabalhar com educação nas especificidades do atendimento especializado a alunos com deficiência; 2) elaborar tecnologia educacional para avaliação e atuação pedagógica com alunos com deficiência que poderão ser incorporados e aplicados pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais e salas do ensino comum; e 3) elaborar referencial teórico-prático para avaliação e direcionamento de modificações nas escolas da educação infantil e ensino fundamental de modo a vislumbrar as condições de acessibilidade física, de recursos, equipamentos e de processos de ensino. Como meta, pretende-se a titulação de sete mestres e nove doutores e um conjunto de sete publicações sobre tecnologia educacional. Para atingir essas metas, será realizado um conjunto de pesquisas sobre: 1) elaboração de instrumentos de avaliação do aluno com deficiência e o seu entorno escolar; 2) procedimentos de atuação com alunos com para.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Integrante / Eduardo José Manzini - Coordenador / Michele Oliveira da Silva - Integrante / Lígia Maria Presumido Braccialli - Integrante / DELIBERATO, Débora - Integrante / Andréa Carla Paura - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil
Descrição: Para que as escolas apresentem boas condições de acessibilidade física, elas devem ter projetos arquitetônicos que considerem a proposta inovadora do paradigma da inclusão. Porém, faltam instrumentos aos profissionais da educação, para realizar as adaptações e as adequações necessárias. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é elaborar um protocolo para avaliar as condições de acessibilidade física das escolas da Educação Infantil, visando ao aspecto de locomoção dos alunos com deficiência. A pesquisa, desenvolvida em escolas municipais da Educação Infantil, cumpriu em duas etapas: a primeira etapa se refere à elaboração do material proposto e a segunda, à aplicação deste material. Os procedimentos metodológicos utilizados na primeira etapa foram: a) visitas às sete escolas selecionadas e, também, pela elaboração do croqui de cada escola; b) entrevistas do tipo semiestruturado com o coordenador pedagógico ou com a direção de cada escola visitada; e c) pesquisa bibliográfica sobre parque infantil adaptado e segurança de brinquedos. Os resultados desses estudos foram adicionados uns ao outros, para a elaboração da primeira versão do protocolo. Esta primeira versão foi discutida por juízes que possuem conhecimentos em relação ao tema acessibilidade e elaboração de protocolos. Posteriormente, foram selecionadas seis escolas para a aplicação do protocolo. Os resultados encontrados com a avaliação das seis escolas foram agrupados em uma planilha do Excel para a confecção dos gráficos. Com a aplicação do protocolo, foi possível comparar e distinguir as condições de acessibilidade de cada item do protocolo, entre as seis escolas avaliadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Integrante / Eduardo José Manzini - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13
2006 - 2007
Acessibilidade em escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Jose Manzini em 04/05/2014.
Descrição: As escolas devem oferecer a todos igualdade de condições para acesso, permanência e acessibilidade física adequada, para que obtenha uma circulação com mais segurança, confiança e comodidade. Neste sentido, objetiva-se avaliar as condições físicas de acessibilidade de nove Escolas Municipais de Ensino Fundamental (séries iniciais) da cidade de Marília. As escolas foram avaliadas por meio da aplicação de um protocolo que indica acessibilidade ao meio físico em escolas de Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de um palm top e, posteriormente, foram analisados por meio de gráficos. Com os resultados encontrados pode ser concluído que as escolas analisadas parece ter incorporado algumas características de acessibilidade física para receber alunos cadeirantes, tais como: corredores amplos, portões e portas pelas quais podem passar usuários de cadeira de rodas, dentre outras. Algumas condições ainda necessitam ser melhor projetadas para atender as diferentes características e necessidades dos alunos, como, por exemplo, banheiros e bebedouros adaptados, cuidado com pisos, presença do símbolo de acessibilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Integrante / Eduardo José Manzini - Coordenador / Vanessa Cristina Paulino - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4
2004 - 2006
A entrevista como instrumento de pesquisa em Dissertações e Teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial? (1993 a 2003)
Descrição: A entrevista tem sido um procedimento para coletar dados muito utilizados em trabalhos de pesquisa. Nesse sentido, esta pesquisa visou analisar como estava ocorrendo a sua utilização em dissertações e teses desenvolvidas pelo Programa Pós-graduação em Educação ? Unesp, Marília, cuja temática se referia à Educação Especial. Foram analisados 16 dissertações e 9 teses do Programa de Pós graduação em Educação da Unesp/Marília, linha Educação Especial. Para a análise destes trabalhos foi construída uma planilha, que continha os seguintes itens: tipos de entrevista; justificativa; tipos de roteiro; juízes para roteiro; tipos de perguntas; local; descrição do procedimento; tipos de registro e duração da entrevista; sujeitos e número de entrevistados; termo de consentimento; fonte única ou auxiliar; realização do projeto piloto; tipo de transcrição; tipo de análise e juízes na análise. Os dados nos mostraram que embora a maioria dos trabalhos tivesse utilizado a entrevista semiestruturada para coletar dados, os outros tipos de entrevista também têm sido utilizados pelos pesquisadores. A maioria dos trabalhos não apresentou justificativa para a utilização da entrevista, não apresentaram o roteiro da entrevista para apreciação de juízes e também não apresentaram a análise das entrevistas para verificação dos juízes. Com os resultados encontrados, pode ser concluído que alguns cuidados têm sido considerados para a utilização da entrevista como procedimento para coletar dados, como o local de realização da entrevista, o tipo de registro escolhido para coletar o dado e com o sujeito entrevistado. Alguns trabalhos demonstraram possuírem algumas dúvidas com a utilização deste procedimento, principalmente com o número de entrevistados e o tipo de entrevista escolhida, com o preenchimento do roteiro ou do formulário e o tipo de registro escolhido. Alguns itens da planilha não foram encontrados em alguns trabalhos. Alguns pesquisadores confundem o questionário com a entrevista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Integrante / Mara Aparecida Castilho Lopes - Integrante / Vanessa Cristina Paulino - Integrante / Michele Oliveira da Silva - Integrante / Eduardo Jose Manzini - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2016 - Atual
Brincadeiras Adaptadas
Descrição: A Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia possui o serviço de AEE e apresenta um número significativo de alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esses alunos tem demandado diferentes ações para que tenham acesso ao currículo, como, por exemplo, aquelas direcionadas para favorecer a sua interação social com seus pares. As limitações apresentadas pelos alunos com deficiência ou com transtorno global do desenvolvimento, como, por exemplo, a dificuldade na locomoção ou do falar com o outro, podem ser consideradas pelo grupo em que se encontra matriculado como fatores que dificultam ou impedem a sua participação e contribuição nas brincadeiras presentes no meio escolar. Assim, esses alunos poderão ser isolados do contato com seus parceiros e/ou suas interações serão restritas à relação com o adulto (SOUZA; BATISTA, 2008). Todos os alunos podem desenvolver as suas interações sociais com seus pares nas escolas por meio das brincadeiras, desde que sejam oportunizados contextos propiciadores e possibilidades de todos estarem envolvidos. Para isso, é necessário que algumas brincadeiras utilizadas pelos alunos sejam adaptadas. Nessa perspectiva, os discentes da UFU poderão contribuir com serviço prestado pelos professores do AEE na identificação e proposição de brincadeiras adaptadas para as turmas do Ensino Fundamental que possuem alunos com deficiência ou com transtorno global do desenvolvimento matriculados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Coordenador / Olívia Tannus Gonçalves - Integrante / Wemerson Garcia Ferreira Junior - Integrante.
2015 - 2016
Recurso Pedagógico Adaptado
Descrição: A Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia possui o serviço de AEE e apresenta um número significativo de alunos com deficiência matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esses alunos tem demandado a identificação, a elaboração e a organização de recursos pedagógicos para o atendimento das suas necessidades educacionais específicas no contexto escolar. O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio da organização proposta no fluxograma de Manzini e Santos (2002) para o desenvolvimento de tecnologia assistiva na escola. Durante a realização do projeto foi possível elaborar e acompanhar o uso de três recursos para três alunos diferentes. Os resultados obtidos demonstraram que os recursos pedagógicos elaborados contribuirão na formação e autonomia desses alunos na escola e em casa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Priscila Moreira Corrêa - Coordenador / Olívia Tannus Gonçalves - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Básica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, Priscila Moreira2014CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, E. J. . Avaliação de acessibilidade em faculdades públicas do estado de São Paulo. Revista Percurso (Online), v. 6, p. 27-54, 2014.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira2012CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 213-230, 2012.

3.
MANZINI, Eduardo José2009MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira ; SILVA, Michele Oliveira da . Disseminação de Conhecimento em Educação Especial no Brasil: as contribuições da ABPEE. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, p. 181-196, 2009.

4.
PAULINO, Vanessa Cristina2008PAULINO, Vanessa Cristina ; CORRÊA, Priscila Moreira ; MANZINI, Eduardo José . Um estudo sobre a acessibilidade física em nove escolas municipais do ensino fundamental de uma cidade do interior paulista. Revista de Iniciação Científica da F.F.C., v. 8, p. 59-74, 2008.

5.
MANZINI, Eduardo José2006MANZINI, Eduardo José ; PAULINO, Vanessa Cristina ; CORRÊA, Priscila Moreira ; SILVA, Michele Oliveira da ; LOPES, Mara Aparecida de Castilho . Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no Programa de Pós-graduação da Unesp, Marília (1993-2004).. Revista Educação Especial (UFSM), v. 28, p. 341-359, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira . Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. 1. ed. São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2014. 148p .

Capítulos de livros publicados
1.
BUIATTI, Viviani Prado ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira . Transtorno do Espectro Autista, Inclusão Escolar e Formação de Professores. In: Armindo Quillici Neto; Fernanda Duarte Araújo Silva; Vilma Aparecida de Souza. (Org.). Formação e trabalho docente: encontros e desencontros no desenvolvimento profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 49-68.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Pontos de perigo existentes em escolas da Educação Infantil: um estudo sobre acessibilidade. In: Maria Cristina Marquezine, Rosângela Marques Busto, Dirce Shizuko Fujisawa. (Org.). Reflexões, experiências e práticas sobre inclusão. 1ed.São Carlos: ABPEE : Marquezine & Manzini, 2014, v. , p. 113-132.

3.
MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira . Retrospecto histórico sobre as pesquisas em acessibilidade na Faculdade de Filosofia e Ciências. In: Eduardo José Manzini; Priscila Moreira Corrêa. (Org.). Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2014, v. , p. 9-16.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação da acessibilidade em escolas da educação infantil. In: Eduardo José Manzini; Priscila Moreira Corrêa. (Org.). Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2014, v. , p. 29-54.

5.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação de acessibilidade em instituições do ensino superior. In: Eduardo José Manzini; Priscila Moreira Corrêa. (Org.). Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2014, v. , p. 55-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, Olívia Tannus ; CORRÊA, Priscila Moreira . Elaboração e organização de recursos pedagógicos para alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. In: XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia, 2016. Anais XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlãndia, 2016. p. 913-925.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; LIMA, Lucianna Ribeiro de ; CAMARGO, Clarice Carolina Ortiz de ; LEITE, Patrícia Helena Martins ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim . Experiência educacional inclusiva em uma escola de Educação Básica: Desafios, Encontros e Rupturas. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente - X Seminário Regional da ANPAE Sudeste - Encontro Estadual da ANPAE/MG l, 2016, Uberlândia. Anais do VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2016. p. 1241-1250.

3.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira ; LIMA, Lucianna Ribeiro de . Psicologia Escolar e Educação Especial: construindo um trabalho inclusivo na Escola de Educação Básica na UFU. In: VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente - X Seminário Regional da ANPAE Sudeste - Encontro Estadual da ANPAE/MG l, 2016, Uberlândia. Anais do VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2016. p. 1423-1432.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; ARAUJO, M. I. . Atendimento Educacional Especializado na Eseba: Complementarização da escolarização dos alunos público alvo da área de educação especial. In: IX SICEA - I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora. Anais do IX SICEA, 2015. p. 1-11.

5.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Percepção dos coordenadores de uma Instituição de Ensino Superior sobre a inclusão dos alunos deficientes. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Santa Terezinha, 2014. p. 01-15.

6.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Nível de satisfação e atitude de alunos com deficiência em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. Rio de Janeiro: LAPEADE, 2013. p. 1-15.

7.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Concepções dos estudantes universitários sobre o seu processo seletivo e suas expectativas no curso. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. Anais 2013. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. p. 1-14.

8.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Uso de triangulação de dados para elaboração de um protocolo para avaliação da acessibilidade física de escolas da educação infantil. In: 11ª Jornada de Educação Especial, 2012, Marília. Anais: XI Jornada de Educação Especial da UNESP ? Marília. Marília: Oficina Universitária, 2012. p. 1-9.

9.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Avaliação das condições de acessibilidade física em instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: Cubo, 2012. p. 1-22.

10.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. In: Vi Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011, Nova Almeida. Vl Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Vitória: FCAA, 2011. p. 1-15.

11.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação da acessibilidade do parque infantil das escolas de Educação Infantil. In: VI Congresso Brasileira Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2011, Londrina. Anais 2011 ? VI Congresso Brasileira Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. p. 1038-1047.

12.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em parque infantil: um estudo em escolas de Educação Infantil. In: 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. Educação No Brasil: o balanço de uma década. rio de Janeiro: ANPED, 2010. p. 1-21.

13.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Cuidados metodológicos para o desenvolvimento de protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial. VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos: CUBO, 2010. p. 1-16.

14.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Análise das condições de acessibildiade de Instituições de Ensino Superior Públicas. In: XII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2010, Marília. Anais do XII Seminário de Pesquisa. Marília: Programa de Pós-graduação em Educação, 2010. p. 1-9.

15.
CORRÊA, Priscila Moreira; Lígia Maria Presumido Braccialli ; MANZINI, Eduardo José . Recomendações para a construção de parques infantis adaptados e para os dispositvos de segurança de brinquedos. In: IV Seminário Nacional Promoção da Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas, 2009, Curitiba. Inclusão, Acessibilidade e Promoção Humana. Curitiba: Deescubra, 2009. p. 1-14.

16.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em espaços e equipamentos em escolas da Educação Infantil: pontos de perigo existentes. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. p. 525-534.

17.
CORRÊA, Priscila Moreira; DELIBERATO, Débora ; MANZINI, Eduardo José . Recursos e estratégias utilizados pelos professores que possibilitam a acessibilidade comunicativa para os alunos com dificuldade de oralização. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. p. 2621-2630.

18.
LOPES, I. A. ; CORRÊA, Priscila Moreira ; OLIVEIRA, A. A. S. . Prática Pedagógica de uma Escola do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Inclusiva. In: IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares, 2008, Marília. IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares. Marília: Oficina Universitária Unesp, 2008. v. 1. p. 1-6.

19.
MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira . Avaliação da acessibilidade em escolas do ensino fundamental usando a tecnologia digital. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2008, Caxambu. Anais: Constituição Brasileira, direitos humanos e educação. Rio de Janeiro: Anped, 2008. v. v. 1. p. 1-13.

20.
CORRÊA, Priscila Moreira; OLIVEIRA, A. A. S. . Adequação Curricular Individual para um aluno com Necessidade Educacional Especial: Opnião de uma Professora de uma escola da Educação Infantil. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: ABPEE/UFSCar, 2008. v. 1. p. 1-10.

21.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em Escolas da Educação Infantil. In: X Seminário de Pesquisa: Cadernos de Área N. 10, 2008, Marília. X Seminário de Pesquisa: Cadernos de Área. Marília: Oficina Universitária Unesp, 2008. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; ARAÙJO, Maria Isabel de ; PAIVA, Naiara Cristina de Sá . Indicadores de Altas Habilidades Superdotação dos alunos no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) de uma escola Pública Mineira. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I CIEEI & XIII JEE, 2016. p. 1-5.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . ASSESSMENT PROTOCOL FOR PHYSICAL ACESSIBILITY CONDITIONS IN PRE SCHOOLS IN A BRAZILIAN CITY. In: 13th Biennial Conference of Internacional Association of Special Education, 2013, Vancouver. Proceedings for the Thirteenth Biennial Conference of the International Association of Special Education. Vancouver: International Association of Special Education, 2013. p. 72-73.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira ; BUIATTI, Viviani Prado . Contribuição da Psicologia Escolar/Educacional e da Educação Especial na Inclusão Escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de uma experiência. In: V Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional: interfaces com áreas afins, 2016, Uberaba. Anais - V Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional: interfaces com áreas afins, 2016. p. 71-71.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP. In: Anais XIX CIC Congresso Iniciação Científica, 2007, Araraquara. XIX Congresso Iniciação Científica. Araraquara: Unesp, 2007.

3.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José ; SILVA, Michele Oliveira da ; PAULINO, Vanessa Cristina . A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). In: XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2006, Bauru. XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2006. p. 1-2.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José ; SILVA, Michele Oliveira da ; PAULINO, Vanessa Cristina . A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). In: XVII Congresso de Inicação Científica - Os desafios da pesquisa, 2005, Marília. XVII Congresso de Inicação Científica - Os desafios da pesquisa, 2005.

5.
MANZINI, Eduardo José ; LOPES, Mara Aparecida de Castilho ; PAULINO, Vanessa Cristina ; FERNANDES, Lígia Maria ; CORRÊA, Priscila Moreira . Dissertações e Teses em Educação Especial produzidas no programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Marília (1993-2003): Temas e Deficiências Estudadas.. In: 7ª Jornada de Educação Especial. Inclusão: Intenção e Realidade, 2004, Marília. Resumos da 7ª Jornada de Educação Especial.. Marília: Fundep, 2004. p. 204-205.

6.
PAULINO, Vanessa Cristina ; MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira ; FERNANDES, Lígia Maria ; LOPES, Mara Aparecida de Castilho ; SILVA, Michele Oliveira da . A Entrevista como Instrumento de Pesquisa em Dissertações e Teses produzidas no Programa de Pós-graduação Educação Especial da Ufscar. In: XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2004, Marília. XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília -RESUMOS. Marília: Gráfica Unesp - Marília, 2004. v. 1. p. 126-127.

7.
TORMENA, M. S. ; SILVA, M. L. ; CORRÊA, Priscila Moreira ; MARTINS, S. E. S. O. . Possibilidade de Inserção do Surdo no mercado de Trabalho na cidade de Marília. In: 7ª Jornada de Educação Especial. Inclusão: Intenção e Realidade, 2004, Marília. Resumos da 7ª Jornada de Educação Especial. Marília: Fundep, 2004. p. 64-65.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Olívia Tannus ; CORRÊA, Priscila Moreira . Elaboração e organização de recursos pedagógicos para alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CORRÊA, Priscila Moreira. Atendimento Educacional Especializado na Eseba/UFU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORRÊA, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; ARAÙJO, Maria Isabel de ; PAIVA, Naiara Cristina de Sá . Indicadores de Altas Habilidades Superdotação dos alunos no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) de uma escola Pública Mineira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORRÊA, Priscila Moreira. I Fórum de Educacção Inclusiva do IFTM - campus de Uberlândia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; BUIATTI, Viviani Prado ; CORRÊA, Priscila Moreira . Políticas Públicas e Inclusão: relato de uma experiência com aluno com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira ; LIMA, Lucianna Ribeiro de . Psicologia Escolar e Educação Especial: construindo um trabalho inclusivo na Escola de Educação Básica na UFU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CORRÊA, Priscila Moreira; LIMA, Lucianna Ribeiro de ; CAMARGO, Clarice Carolina Ortiz de ; LEITE, Patrícia Helena Martins ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim . Experiência educacional inclusiva em uma escola de Educação Básica: Desafios, Encontros e Rupturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; BUIATTI, Viviani Prado ; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira . Inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro altista: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PEIXOTO, Janine Cecília Gonçalves ; CORRÊA-TELLES, Priscila Moreira . Ações Pedagógicas inclusivas em equipe: Relatos de estratégias utilizadas para crianças com Síndrome de Down. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BATISTA, Heloísa Fernanda Francisco ; CORRÊA-TELLES, Priscila Moreira . Trabalho realizado por uma estagiária juntamente com uma aluna com autismo e deficiência intelectual matriculada no 5º ano do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CORRÊA, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; ARAUJO, M. I. . Atendimento Educacional Especializado na Eseba: Complementarização da escolarização dos alunos público alvo da área de educação especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Percepção dos coordenadores de uma Instituição de Ensino Superior sobre a inclusão dos alunos deficientes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Nível de satisfação e atitude de alunos com deficiência em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira ; SILVA, Michele Oliveira da . Organização do serviço e das atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais em um município do interior de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, E. J. . ASSESSMENT PROTOCOL FOR PHYSICAL ACESSIBILITY CONDITIONS IN PRE SCHOOLS IN A BRAZILIAN CITY. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Concepções dos estudantes universitários sobre o seu processo seletivo e suas expectativas no curso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CORRÊA, Priscila Moreira; BONFIM, Juliana Cristina . Paulo Freire: uma revolução na educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Avaliação de acessibilidade: ensino fundamental e educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Uso de triangulação de dados para elaboração de um protocolo para avaliação da acessibilidade física de escolas da educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Avaliação das condições de acessibilidade física em instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Cuidados Metodológicos para observação das condições de acessibilidade física em Instituições de Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação da acessibilidade do parque infantil das escolas de Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em parque infantil: um estudo em escolas de Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Cuidados metodológicos para o desenvolvimento de protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Análise das condições de acessibildiade de Instituições de Ensino Superior Públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
CORRÊA, Priscila Moreira; Lígia Maria Presumido Braccialli ; MANZINI, Eduardo José . Recomendações para a construção de parques infantis adaptados e para os dispositivos de segurança de brinquedos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas da Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em espaços e equipamentos em escolas da Educação Infantil: pontos de perigo existentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CORRÊA, Priscila Moreira; DELIBERATO, Débora ; MANZINI, Eduardo José . Recursos e estratégias utilizados pelos professores que possibilitam a acessibilidade comunicativa para os alunos com dificuldade de oralização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CORRÊA, Priscila Moreira; OLIVEIRA, A. A. S. . Adequação Curricular Individual para um aluno com Necessidade Educacional Especial: Opinião de uma professora de uma escola da Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em Escolas da Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
LOPES, I. A. ; CORRÊA, Priscila Moreira ; OLIVEIRA, A. A. S. . Prática Pedagógica de uma Escola do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em Escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Acessibilidade em escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José ; SILVA, Michele Oliveira da ; PAULINO, Vanessa Cristina . A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José ; SILVA, Michele Oliveira da ; PAULINO, Vanessa Cristina . A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
MANZINI, Eduardo José ; CASTILHO, M. L. ; PAULINO, Vanessa Cristina ; FERNANDES, Lígia Maria ; CORRÊA, Priscila Moreira . Dissertações e Teses em Educação Especial produzidas no Programa de Pós-graduação da UNESP, Marília (1993 - 2003): temas e deficiências estudadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
TORMENA, M. S. ; SILVA, M. L. ; CORRÊA, Priscila Moreira ; MARTINS, S. E. S. O. . Possibilidade de Inserção do Surdo no mercado de Trabalho na cidade de Marília. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
PAULINO, Vanessa Cristina ; FERNANDES, Lígia Maria ; LOPES, Mara Aparecida Castilho ; SILVA, Michele Oliveira da ; CORRÊA, Priscila Moreira . A Entrevista como Instrumento de Pesquisa em Dissertações e Teses produzidas no Programa de Pós-graduação Educação Especial da Ufscar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CORRÊA, Priscila Moreira. Acessibilidade: conceitos e formas de garantia. Marília: Revista Brasileira de Educação Especial, 2009 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IT - CNPQ2016-0055 Edital 03/2016. 2016.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC - CNPQ2016-0345, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

3.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC - CNPQ2016-0351, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC - CNPQ2016-0391, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

5.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC - CNPQ2016-0345, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

6.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC - CNPQ2016-0351, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

7.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC - CNPQ2016-0391, submetida ao Edital 01/2016. 2016.

8.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IT - CNPQ2016-0055, submetida ao Edital 03/2016. 2016.

9.
CORRÊA, Priscila Moreira. Banco de Dados de Consultores Internos Ad hoc no SEGPROPP/UFU. 2015.

10.
CORRÊA, Priscila Moreira. Consultor Ad Hoc do Projeto de Código 2015PBG001053 do Edital 01-2015. 2015.

11.
CORRÊA, Priscila Moreira. Consultor Ad Hoc do Projeto de Código 2015PBG001077 do Edital 01-2015. 2015.

12.
CORRÊA, Priscila Moreira. Consultor Ad Hoc do Projeto de Código 2015PBG001146 do Edital 01-2015. 2015.

13.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista Olhares e Trilhas - Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. 2015.

14.
CORRÊA, Priscila Moreira. Consultor (a) ad hoc da Educar em Revista, publicação do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista Olhares e Trilhas. 2016.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA. 2016.

3.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Educar em Revista. 2015.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista Olhares e Trilhas. 2015.

5.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista Brasileira de Educação Especial. 2014.

6.
CORRÊA, Priscila Moreira. Parecerista da Revista Científica Universitária. 2014.

7.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório Anual de Atividades discentes. 2011.

8.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório Anual de Atividades discentes. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso ; CORRÊA, Priscila Moreira . Minicurso Contribuições da psicopedagogia para o trabalho junto à pessoas com cegueira e baixa visão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; SEABRA JUNIOR, M. O. ; SILVERIO, Cláudio . O que é acessibilidade?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).

3.
CORRÊA, Priscila Moreira. Instrumento para avaliação da acessibilidade física da escola. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumento de avaliação).

4.
CORRÊA, Priscila Moreira; NABEIRO, Marli ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Abertura do vídeo da disciplina Acessibilidade, Orientação e Mobilidade em Ambientes Internos e Externos aos Escolares. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

5.
CORRÊA, Priscila Moreira. Instrumento para avaliação da acessibilidade física da escola. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrumento de avaliação).

6.
CORRÊA, Priscila Moreira; NABEIRO, Marli ; SEABRA JUNIOR, M. O. . O que é acessibilidade?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).

7.
CORRÊA, Priscila Moreira. Minicurso Avaliação das condições de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CORRÊA, Priscila Moreira; NABEIRO, Marli ; SILVERIO, Cláudio . Abertura do vídeo da disciplina Tópicos Específicos: Acessiilidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

9.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Instrumento para a avaliação das condições de acessibilidade nas instituições de ensino superior. 2014. (Protocolo).

10.
CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliação de acessibilidade física em escolas de Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório de Pesquisa Anual apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista ? UNESP ? Campus de Marília. 2013. (Relatório de pesquisa).

12.
CORRÊA, Priscila Moreira. Minicurso 'A inclusão do surdo no Ensino Superior. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório de Pesquisa Anual apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista ? UNESP ? Campus de Marília. 2012. (Relatório de pesquisa).

14.
CORRÊA, Priscila Moreira. Elaboração de recursos para alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CORRÊA, Priscila Moreira. Minicurso: Direito da Acessibilidade Física em Escolas: subsídios para a inclusão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório de Pesquisa Anual apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista ? UNESP ? Campus de Marília. 2011. (Relatório de pesquisa).

17.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório Científico Final: elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2010. (Relatório de pesquisa).

18.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2010. (Protocolo).

19.
CORRÊA, Priscila Moreira. Direito da acessibilidade física em escolas: subsídio para a inclusão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CORRÊA, Priscila Moreira; MANZINI, Eduardo José . Relatório Científico parcial: elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas da Educação Infantil. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CORRÊA-TELLES, Priscila Moreira; MATOS, Maria Almerinda de Souza; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Participação em banca de Danilo Batista de Souza. Acessibilidade e Inclusão: a implementação do Programa Escola Acessível na Cidade de Manaus/AM. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORRÊA, Priscila Moreira; FERREIRA, Lavine Rocha Cardoso; SABINO, Adnre Luiz. Participação em banca de Jaqueline Arcanjo. O trabalho da Educação Especial na Educação Infantil na cidade de Uberlândia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Inclusão Escolar) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold; SALINA, Marisa. Participação em banca de Camila Rodrigues da SIlva.O estímulo do lúdico no processo de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

2.
CORRÊA, Priscila Moreira; PACCINI, Viviane Lameu Ribeiro; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Leila Aparecida de Freitas.O processo de inclusão da criança surda no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

3.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Adriana Cirino Nascimento.A reorganização do pensamento do aluno da EJA no processo escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

4.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Patrícia Polônio Feltrim.Os procedimentos de diagnóstico para detectar as hipóteses de escrita no 2º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

5.
CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Larissa Bonacin.As dificuldades do aluno com dislexia no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

6.
CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Jaqueline Camargo dos Santos.A importância da leitura de diversos gêneros para o processo de socialização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

7.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Isabel Carulina de Medeiros.Acessibilidade física em escolas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

8.
CORRÊA, Priscila Moreira; MELLO, Márcia. Participação em banca de Edilane Martins Castaldin.Alfabetização na perspectiva da Psicogênese da Língua Escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

9.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold; GUEDES, Vanda. Participação em banca de Juliana Campos de Moraes.TDAH: estratégias e recursos para o professor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

10.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold; GUEDES, Vanda. Participação em banca de Talita de Melo Teodoro.Currículo Funcional para alunos com autismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

11.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold; GUEDES, Vanda. Participação em banca de Mayra Estevão Conciani da Costa.Pedagogia Hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

12.
GUEDES, Vanda; NICACIO, Rosemary Trabold; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Nilda Veiga Camelo.Ensino da matemática: a importância dos jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

13.
GUEDES, Vanda; NICACIO, Rosemary Trabold; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Rosângela de Souza Lima.O desenvolvimento do raciocínio lógico matemático na educação do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

14.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Maiara Fernanda da Silva.As hipóteses de escrita: uma revolução para o sucesso da alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

15.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Lilian Regina dos Santos.A importância da leitura com a diversidade de gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

16.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Cintia Angélica Jerônimo Xavier.A importância da literatura no processo de alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

17.
PACCINI, Viviane Lameu Ribeiro; CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Janaína Aparecida dos Santos Atanázio.Inclusão escolar: os direitos do surdo à educação bilingue. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

18.
GUARIDO, Cristiane Fátima; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de João.Dificuldades da Prestação de Assistência Farmacêutica para pacientes surdos e profissionais de saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

19.
CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Dayane Aparecida Gomes Mariano.O Autismo no processo inclusivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

20.
NICACIO, Rosemary Trabold; GUEDES, Vanda; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Lailana Helena Scatola.Escolarização da literatura infantil: que rumo tomar?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

21.
GUEDES, Vanda; NICACIO, Rosemary Trabold; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Juliana Garcia.Oralidade e Comunicação no ensino da Matemática nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

22.
CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Karen Barleto Khan.Inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

23.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Aline Assalim Vilela.A hiperatividade na escola: conceitos e práticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

24.
CORRÊA, Priscila Moreira; NICACIO, Rosemary Trabold. Participação em banca de Bianca Vieira dos Santos.Educação Especial e Inclusão Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos.

25.
SEABRA JUNIOR, M. O.; CORRÊA, Priscila Moreira. Participação em banca de Mario Augusto Pereire Filho e Webber Henriquei Severino.Educação Física Escolar no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental: eventuais consequências no âmbito escolar.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDucação Física) - Universidade de Marília.

26.
CORRÊA, Priscila Moreira; SEABRA JUNIOR, M. O.. Participação em banca de Gisele Sanchez e Marcia Aparecida Francisco Silva.Análise das aulas de Educação Física Adaptada ministradas à pessoas com Deficiência Mental de uma Instituição de Marília. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDucação Física) - Universidade de Marília.

27.
CORRÊA, Priscila Moreira; SEABRA JUNIOR, M. O.. Participação em banca de Vanessa Elaine Fidelis.Preparação profissional do professor de educação física que atua com crianças com deficiência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDucação Física) - Universidade de Marília.

28.
CORRÊA, Priscila Moreira; SEABRA JUNIOR, M. O.. Participação em banca de Ana Maria Leite Araújo; Elizângela Aparecida Savian.Síndrome de Down: seus interesses e motivações para a prática da atividade física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDucação Física) - Universidade de Marília.

29.
CORRÊA, Priscila Moreira; SEABRA JUNIOR, M. O.. Participação em banca de Maiara Fernanda Rodrigues; Soliane Vargas Jovelho.Jogos e Brincadeiras para crianças com Síndrome de Down. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDucação Física) - Universidade de Marília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras e Debates sobre Inclusão no Contexto Amazônico.Acessibilidade e Inclusão. 2017. (Outra).

2.
Cinco desafios para uma reinvenção da avaliação nos Sistemas Escolares. 2016. (Outra).

3.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Coordenadora de Seção de Comunicação Oral. 2016. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Indicadores de Altas Habilidades Superdotação dos alunos no Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) de uma escola Pública Mineira. 2016. (Congresso).

5.
Minicurso Plano de Ensino Individualizado (PEI): avaliação e planejamento. 2016. (Congresso).

6.
Parceria Interinstitucional Internacional entre Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Tampere. 2016. (Encontro).

7.
VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente - X Seminário Regional da ANPAE Sudeste - Encontro Estadual da ANPAE/MG l.Experiência educacional inclusiva em uma escola de Educação Básica: Desafios, Encontros e Rupturas. 2016. (Simpósio).

8.
VII Seminário Nacional de Educação Especial e VI Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista: relato de experiência. 2016. (Seminário).

9.
XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia.Elaboração e organização de recursos pedagógicos para alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. 2016. (Seminário).

10.
2º Fórum do Autismo - Os direitos da pessoa com TEA, ministrado por Berenice Piana. 2015. (Outra).

11.
I Seminário de Integração dos Servidores Recèm-admitidos da Universidade Federal de Uberlândia. 2015. (Seminário).

12.
IV Congresso de Psicopedagogia Escolar. O processo de aprendizagem de pessoas com deficências intelectuais e físicas. 2015. (Congresso).

13.
IX SICEA - I SICEA Internacional.Atendimento Educacional Especializado na Eseba: Complementarização da escolarização dos alunos público alvo da área de educação especial. 2015. (Seminário).

14.
19º Congresso de Leitura do Brasil. 2014. (Congresso).

15.
Minicurso: O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. 2014. (Outra).

16.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Percepção dos coordenadores de uma Instituição de Ensino Superior sobre a inclusão dos alunos deficientes. 2014. (Congresso).

17.
13th Biennial Conference of Internacional Association of Special Education.ASSESSMENT PROTOCOL FOR PHYSICAL ACESSIBILITY CONDITIONS IN PRE SCHOOLS IN A BRAZILIAN CITY. 2013. (Outra).

18.
Curso Audiodescrição em Educação - VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2013. (Outra).

19.
III Semana das Licenciaturas das FIOS: Cenários da formação de professores.Paulo Freire: uma revolução na educação. 2013. (Outra).

20.
I Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais.Avaliação de acessibilidade: ensino fundamental e educação infantil. 2013. (Seminário).

21.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3.Nível de satisfação e atitude de alunos com deficiência em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. 2013. (Seminário).

22.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Concepções dos estudantes universitários sobre o seu processo seletivo e suas expectativas no curso. 2013. (Congresso).

23.
11ª Jornada de Educação Especial.Uso da triangulação de dados para elaboração de um protocolo para avaliação da acessibilidade física de escolas da educação infantil. 2012. (Outra).

24.
11ª Jornada de Educação Especial.Sessão de Comunicação Oral com o Tema. 2012. (Outra).

25.
Minicurso Inclusão escolar de educandos com transtornos de conduta - 11ª Jornada de Educação Especial. 2012. (Outra).

26.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Avaliação das condições de acessibilidade física em instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. 2012. (Congresso).

27.
V Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais.Cuidados Metodológicos para observação das condições de acessibilidade física em Instituições de Ensino Superior. 2012. (Seminário).

28.
III Congresso Brasileiro de Educação "Formação de professores: compromissos e desafios da Educação Pública". 2011. (Congresso).

29.
Minicurso: Como apresentar trabalhos na presença de pessoas com deficiência visual e auditiva. 2011. (Outra).

30.
Minicurso: Como apresentar trabalhos orais em 10 minutos. 2011. (Outra).

31.
Minicurso: Criação de Núcleos de Acessibildade na Universidade - IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2011. (Outra).

32.
Minicurso Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: redação e estilo. 2011. (Outra).

33.
Oficina: Novas Tecnologias na Educação. 2011. (Oficina).

34.
VI Congresso Brasileira Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Protocolo para avaliação da acessibilidade do parque infantil das escolas de Educação Infantil. 2011. (Congresso).

35.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado.Protocolo para avaliação de acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2011. (Seminário).

36.
10ª Jornada de Educação Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da Informação e Comunicações em práticas pedagógicas inclusivas. 2010. (Outra).

37.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.Acessibilidade em parque infantil: um estudo em escolas de Educação Infantil. 2010. (Outra).

38.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Cuidados metodológicos para o desenvolvimento de protocolo para avaliação da acessibilidade física em escolas da Educação Infantil. 2010. (Congresso).

39.
Minicurso: O Ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Superior. 2010. (Oficina).

40.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação.Análise das condições de Acessibilidade de Instituições de Ensino Superior Públicas. 2010. (Seminário).

41.
IV Seminário Nacional Promoção da Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas.Recomendações para a construção de parques infantis adaptados e para os dispositivos de segurança de brinquedos. 2009. (Seminário).

42.
IX Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste.Elaboração de um protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas da Educação Infantil. 2009. (Encontro).

43.
Minicurso: maus-tratos contra a criança: identificação e análise da atuação da escola junto aos alunos que sofrem maus-tratos no contexto doméstico - V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2009. (Congresso).

44.
Oficina Temática "Os jogos pedagógicos adaptados na construção do conhecimento de pessoas com necessidades educacionais especais no IV Seminário Nacional Promoção da Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas. 2009. (Seminário).

45.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Acessibilidade em espaços e equipamentos em escolas da Educação Infantil: pontos de perigo existentes. 2009. (Congresso).

46.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Adequação Curricular Individual para um aluno com Necessidade Educacional Especial: Opinião de uma Professora de uma Escola da Educação Infantil. 2008. (Congresso).

47.
IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares.Prática Pedagógica de uma Escola do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. (Outra).

48.
Minicurso: Recursos para acessibilidade na área da deficiência visual. 2008. (Outra).

49.
Minicurso Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional: suas contribuições no processo educativo. 2008. (Congresso).

50.
Curso Aprendizagem Motora e Atividades Lúdicas - IV Congresso Brasileiro Muldisciplinar de Educação Especial. 2007. (Outra).

51.
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2007. (Congresso).

52.
Oficina Métodos Qualitativos e Quantitativos - XIX Congresso Iniciação Científica. 2007. (Oficina).

53.
XIX Congresso Iniciação Científica. Acessibilidade em escolas do Ensino Fundamental em Marília/SP. 2007. (Congresso).

54.
Monitora do VIII Jornada de Educação Especial - Inclusão e Acessibilidade. 2006. (Outra).

55.
Oficina Estratégias de acompanhamento de práticas pedagógicas e inclusão - VIII Jornada de Educação Especial - Inclusão e Acessibilidade. 2006. (Outra).

56.
Oficina Referências - XVIII Congresso de Inciação Científica. 2006. (Oficina).

57.
VIII Jornada de Educação Especial - Inclusão e Acessibilidade. 2006. (Outra).

58.
XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica. A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). 2006. (Congresso).

59.
A Inclusão do Adulto com Deficiência Mental no contexto da Eja - III Encontro do PEJA. 2005. (Oficina).

60.
A Pedagogia da Infância na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural - IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. 2005. (Oficina).

61.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Congresso).

62.
III Encontro do Peja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) - Produção de conhecimento e pesquisa em EJA e I Seminário Regional de EJA - Marília. 2005. (Encontro).

63.
Oficina Fichamento de Leitura Textual e Citação Bibliográfica - XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2005. (Oficina).

64.
XVII Congresso de Inicação Científica - Os desafios da pesquisa. A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993 a 2003). 2005. (Congresso).

65.
5ª Jornada de Educação do Interior Paulista. 2004. (Outra).

66.
7ª Jornada de Educação Especial. Inclusão: Intenção e Realidade.Dissertações e Teses em Educação Especial produzidas no Programa de Pós-graduação da UNESP, Marília (1993 - 2003): temas e deficiências estudadas. 2004. (Outra).

67.
Colóquio sobre Ética, Estigma e Inclusão do Grupo de Pesquisa Diferença, Desvio e Estigma. 2004. (Outra).

68.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes com a cidade.. 2004. (Outra).

69.
I Jornada de Conciência Negra. 2004. (Outra).

70.
Minicurso A família e a deficiência I - 7ª Jornada de Educação Especial. 2004. (Outra).

71.
Monitora da 7ª Jornada de Educação Especial - Inclusão: Intenção e Realidade. 2004. (Outra).

72.
Oficina Comunicação Alternativa: Recursos e Procedimentos para o Processo Inclusivo do aluno com severo distúrbio da comunicação - III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2004. (Oficina).

73.
Workshop sobre baja visión.. 2004. (Outra).

74.
XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.A Entrevista como Instrumento de Pesquisa em Dissertações e Teses produzidas no Programa de Pós-graduação Educação Especial da Ufscar. 2004. (Outra).

75.
Encontro de Educadores: Compromisso Educacional em favor da Cidadania. 2003. (Encontro).

76.
X Jornada Pedagogica - O Curso de Pedagogia em debate: a necessária reestruturação curricular. 2003. (Outra).

77.
XXVII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas - História da filosofia Antiga e Medieval. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, Priscila Moreira. Comissão Científica do I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).

2.
CORRÊA, Priscila Moreira. Comissão Científica da VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).

3.
MANZINI, Eduardo José ; SADE, Rossana Maria Seabra ; PROFETA, Mary da Silva ; OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de ; CHACON, Miguel Claudio Moriel ; MIURA, Regina Keiko Kato ; PIRES, Walderez Aparecida de Oliveira ; GARCIA, Maria Luiza Rodrigues ; FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier ; SILVA, Luis Henrique da ; CORRÊA, Priscila Moreira ; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e . 11ª Jornada de Educação Especial. 2012. (Outro).

4.
CORRÊA, Priscila Moreira. Comissão Científica da V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da educação Especial. 2012. (Congresso).

5.
MANZINI, Eduardo José ; CORRÊA, Priscila Moreira ; OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de ; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e . Comissão de Acessibilidade da 11ª Jornada de Educação Especial. 2012. (Outro).

6.
MORAIS, Alessandra ; SOARES, Aline Monge dos Santos ; ABDIAN, Graziela Zambão ; PEDRO, Ketilin Mayra ; FERRARO, Karina Perin ; SILVA, Maraisa Priscila Samuel da ; CHACON, Miguel Claudio Moriel ; MASSARO, Munique ; CORRÊA, Priscila Moreira ; PASSOS, Thaís Barbosa . XII Seminário de Pesquisa do programa de Pós-grauação em Educação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Cirino Nascimento. A reorganização do pensamento do aluno da EJA no processo escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

2.
Larissa Bonacin. As dificuldades do aluno com dislexia no processo de ensino e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

3.
Isabel Carulina de Medeiros. Acessibilidade física nas escolas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

4.
Mayra Estevão Conciani da Costa. Pedagogia Hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

5.
Talita de Melo Teodoro. Currículo Funcional para alunos com autismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

6.
Juliana Campos de Moraes. TDAH: estratégias e recursos para o professor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

7.
Dayane Aparecida Gomes Mariano. O Autismo no processo inclusivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

8.
Ana Claudia Corrêa de Oliveira. Educação das crianças com Síndorme de Down na escola regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

9.
Karen Barleto Kham. Inclusão de crianças com necessidades especiais na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

10.
Bianca Vieira dos Santos. Educação especial e inclusão escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.

11.
Aline Assalim Vilela. A hiperatividade na escola: conceitos e práticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Ourinhos. Orientador: Priscila Moreira Corrêa.



Outras informações relevantes


1) Na prova de conhecimentos específicos da Educação Especial do concurso público promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em 2013 para professor de Educação Básica II foi inserida uma questão sobre o trabalho publicado nos anais da 31ª Reunião Anual da Anped em 2008, intitulado "Avaliação da acessibilidade em escolas do ensino fundamental usando a tecnologia digital".



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