Mara Veloso de Oliveira Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4906435362401074
  • Última atualização do currículo em 31/03/2018


Mestranda em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG (Atual); Especialista em Docência do Ensino Superior pela FABEC (2010); Especialista em Filosofia da Arte pela UEG e pelo IFITEG (2008); Licenciada em Artes Cênicas pela EMAC/UFG (2004); Atualmente integra a equipe do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUCE-GO; Tem experiência na área das Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: reorientação curricular, teatro-educação, integração das linguagens artísticas, preparação cênica, produção artística, atuação, dança, performance, figurino e maquiagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mara Veloso de Oliveira Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M;DE OLIVEIRA BARROS, MARA VELOSO

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
Rua 227-A
Setor Leste Universitário
74610155 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32616619
URL da Homepage: http://cirandadaarte.com.br/site2/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica.
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, CEPAE - UFG, Brasil.
Título: O teatro no ensino fundamental: processos pedagógicos a partir da implementação de uma matriz curricular no Estado de Goiás,Orientador: Wanderley Alves dos Santos.
Palavras-chave: Ensino de teatro; Matriz Curricular; Legislação; Sequência Didática; Ensino Fundamental.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2010
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 720h).
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura S/S LTDA, FABEC, Brasil.
Título: Uma abordagem integrada do ensino de Artes na escola contemporânea.
Orientador: Cleiton dos Santos Pereira.
2007 - 2008
Especialização em Filosofia da Arte. (Carga Horária: 365h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: Hélio Oiticica - Antiarte, Nova Objetividade e Consciência.
Orientador: Vera Bergerot.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: ANTÍGONA DE SÓFOCLES: Aspectos Educativos da Tragédia Grega.
Orientador: Maria Helena Barcellos Café.




Formação Complementar


2017 - 2017
Estudo e pesquisa em ensino das Artes numa abordagem cultural I e II. (Carga horária: 90h).
Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte / SEDUCE-GO, CEPCA/SEDUCE-GO, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Performances Culturais Arte/Educativas. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
O ator e suas antropologias. (Carga horária: 6h).
Espaço Sonhus, ESPAÇO SONHUS, Brasil.
2015 - 2015
Ecos do Silêncio. (Carga horária: 15h).
Espaço Sonhus, ESPAÇO SONHUS, Brasil.
2014 - 2014
GEP - ARTES VISUAIS. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação do Estado de Goiás, SEDUC-GO, Brasil.
2014 - 2014
GEP EM DANÇA, ARTE E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEE, Brasil.
2011 - 2011
O Ensino das Artes na Contemporaneidade. (Carga horária: 180h).
Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, CEPCA, Brasil.
2010 - 2010
Como fazer e o que fazer com um portifólio digital. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, CEPCA, Brasil.
2010 - 2010
Worksshop Ensino Médio e Cultura. (Carga horária: 24h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2009 - 2009
O Ensino das Artes na Contemporaneidade. (Carga horária: 180h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2008 - 2008
O Ator Corporal e seu Corpo. (Carga horária: 9h).
Secretaria da Cultura - Universidade Federal de Goiás, SECULT - UFG, Brasil.
2008 - 2008
O Ator e suas Antropologias. (Carga horária: 11h).
FETEG - TEATRO RITUAL - CIRANDA DA ARTE, FETEG - TR - CA, Brasil.
2007 - 2007
Diversos Sons: Escuta Diferenciada. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEEGO, Brasil.
2007 - 2007
Teatro na Escola: Concepções e Métodos. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEEGO, Brasil.
2006 - 2006
Montagem Experimental Celeiro das Artes. (Carga horária: 9h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Escola de Música e Artes Cênicas, UFG-EMAC, Brasil.
2006 - 2006
Criação de Texto e Composição de Personagem. (Carga horária: 9h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Escola de Música e Artes Cênicas, UFG-EMAC, Brasil.
2003 - 2003
Curso básico de formação de Agentes Culturais. (Carga horária: 140h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, CEPCA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do Conselho Consultivo do ArtCo
Outras informações
O Espaço expositivo ArtCo do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte é um espaço de exposição e formação em arte contemporânea voltado para educadores, artistas e estudantes da rede pública de ensino com a finalidade de promover experiencias contemporâneas em artes visuais.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - P IV, Carga horária: 20
Outras informações
Atua no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (instituição da Secretaria de Estado da Educação e Cultura de Goiás) na função de professora formadora na área de Teatro, por meio do Programa de Formação Continuada aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, abrangendo toda a educação básica da rede e seus projetos e programas especiais de ensino, Educação de Jovens e Adultos e Escolas Estaduais de Tempo Integral.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como coordenadora pedagógica do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

Atividades

03/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE/GO, .

Cargo ou função
Integrante do Grupo de Trabalho por Área de Conhecimento (ARTE/TEATRO) para contribuição na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - portaria n° 0843/2016-GAB/SEDUCE..
09/2014 - 12/2014
Ensino, Teatro na Educação Básica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Teatro na Educação Básica
03/2014 - 06/2014
Ensino, Grupo de Estudo em Pedagogia e Estética Teatral, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Grupo de Estudo em Pedagogia e Estética Teatral
09/2009 - 12/2009
Ensino, Reorientação na prática - Teatro, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Reorientação na prática
02/2009 - 06/2009
Ensino, Metodologia do Ensino de Teatro, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de teatro

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Escola de Música e Artes Cênicas, UFG-EMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora da disciplina Introdução aos Estudos da Ead no curso de Licenciatura em Artes Cênicas modalidade EAD.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora da disciplina Fundamentos da Arte Educação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas modalidade EAD.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Alexânia - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Cezarina- GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Inhumas - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Uruaçu - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução aos Estudos da EAD no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Alexânia - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução aos Estudos da EAD no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Inhumas - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução aos Estudos da EAD no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Cezarina - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina Introdução aos Estudos da EAD no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 64 horas para os estudantes do polo de Uruaçu - GO.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina de reoferta Metodologia do Ensino do Teatro I no segundo semestre de 2015, perfazendo a carga horária de 48 horas para os estudantes do PARFOR/UAB - polo de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina de reoferta Estudos das Ferramentas Físicas em TIC e Educação no ano de 2014, com carga horária de 64 horas para os estudantes do PARFOR/UAB - polo de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina de reoferta Estudos dos Softwares de Produção em TIC para a Educação I no ano de 2014, com carga horária de 64 horas para os estudantes do PARFOR/UAB - polo de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora na Graduação da EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
atuou como professora formadora no Curso de Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás na disciplina de reoferta Estudos dos Softwares de Produção em TIC para a Educação II no ano de 2014, com carga horária de 64 horas para os estudantes do PARFOR/UAB - polo de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina Estudos dos Softwares de Produção em TIC para Educação do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas PARFOR/EAD/UAB/UFG.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina INTRODUÇÃO às TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ? PARFOR no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás e Universidade Aberta do Brasil, no polo de Aparecida de Goiânia.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina ESTUDOS DAS FERRAMENTAS TIC ? EAD no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás e Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goiânia.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina INTRODUÇÃO às TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ? EAD no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás e Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goiás.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina MÁSCARAS E OBJETOS ANIMADOS no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás e Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goiânia.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora acadêmica na Graduação EAD/EMAC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como orientadora acadêmica da disciplina INDUMENTÁRIA E MAQUIAGEM no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a distância da Universidade Federal de Goiás e Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goiânia.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Teatro no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação - CEPAE/UFG.

Atividades

06/2005 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro
06/2005 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 10
Outras informações
Participou da ação de extensão universitária - modalidade à distância e presencial ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA promovido pelo Centro de Artes e Educação Física da UFRGS, com apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC, no âmbito do Pano de Ações Articuladas do Plano de Desenvolvimento da Educação,


Colégio Estadual Criméia Oeste, CECO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de teatro nas series da primeira fase do ensino fundamental ( tempo integral)

Atividades

09/2006 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Instituto de Educação de Campinas Presidente Castello Branco, IECCB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 20

Atividades

09/2006 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro
09/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, CEPAE - UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como professora de teatro para estudantes do Ensino fundamental. Atuou como professora supervisora de estágio para estagiários/graduandos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas EMAC/UFG.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Arte e Escola: história, linguagens, metodologias e desdobramentos na Educação Básica no CEPAE Arte e Escola: história, linguagens, metodologias e desdobramentos na Educação Básica no CEPAE.
Descrição: O projeto de pesquisa ARTE E ESCOLA: histórias, linguagens, metodologias e desdobramentos na Educação Básica tem o intuito de avançar nas pesquisas que priorizam uma história da atividade artística na educação básica, bem como, as implicações das novas tecnologias educativas e o processo de ensino de arte. Esta pesquisa ambiciona conhecer o ensino de arte no CEPAE/UFG sobre diferentes expectativas onde o presente, o cotidiano e a experiência individual adquiriram significativa importância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Mara Veloso de Oliveira Barros - Integrante / Wanderley Alves dos Santos - Coordenador / simone aparecida dos passos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE OLIVEIRA BARROS, MARA VELOSO2016 DE OLIVEIRA BARROS, MARA VELOSO. Orientações curriculares para o ensino de Teatro nas escolas da rede estadual de Goiás. REVISTA POLYPHONÍA, v. 27, p. 177-190, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; RODRIGUES, E. B. T. (Org.) . O ensino de teatro na contemporaneidade: conceituações, problematizações e experiências. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2011. 212p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, D. A. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M ; SANTOS, W. A. . Uma proposta de integração a partir da história da arte: artes visuais, música e teatro. In: Mara Veloso de Oliveira Barros (Org.); Edvânia Braz Teixeira Rodrigues. (Org.). O ensino de teatro na contemporaneidade: conceituações, problematizações e experiências. 1ed.Goiânia: Kelps, 2011, v. , p. 155-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; CAMPOS, D. A. ; SANTOS, W. A. . Música, Artes Visuais e Teatro: uma proposta de integração a partir da história da arte.. In: 8º SEMPEM (Sem.Nac. de Pesquisa em Música), 2008, Goiânia. Anais do 8º SEMPEM.. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2008. p. . 41-46.

2.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; CAMPOS, D. A. ; FERREIRA, T. O. . O ensino de arte na escola: uma abordagem integrada. In: V SICEA (Seminário de Institutos, colégios e escolas de aplicação das universidades brasileiras), 2007, Rio de Janeiro. Anais do V SICEA, 2007. p. 01-16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, D. A. ; FERREIRA, T. O. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . As linguagens artísticas na escola: alternativas para um trabalho integrado. In: VI ENCONTRO DE EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO, 2008, Goiânia. CADERNO DE RESUMOS DO VI ENEEB. Goiânia: CEGRAF, 2008. p. 51-51.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. O tecer e destecer pertinaz de uma performance artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. O Professor de Teatro na Rede Pulica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, D. A. ; SANTOS, W. A. ; FERREIRA, T. O. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . Artes Integradas: Uma Abordagem propícia à criatividade na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. O Ensino de Arte no Estado de Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Orientação Curricular do Estado de Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Professores de Teatro: desafios frente à Matriz Curricular do Estado de Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMPOS, D. A. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M ; SANTOS, W. A. ; FERREIRA, T. O. ; AMBRIZZI, M. L. ; NUNES, P. R. . Integração de linguagens artísticas na escola de educação básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; CAMPOS, D. A. ; SANTOS, W. A. . As Linguagens Artísticas na escola: alternativas para um trabalho integrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; PEREIRA, S. C. ; SANTOS, Rosirene Campêlo dos ; CUNHA, F. P. . Uma Proposta de Artes Inteagrada no Colégio Criméia Oeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPOS, D. A. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M ; SANTOS, W. A. . Uma proposta integrada para o ensino de Artes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Prefácio. Goiânia, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Formação Curricular do Ensino de Arte. 2013. .

2.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. O ensino de Teatro na Rede Estadual de Educação em Goiás. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Competência e Habilidades para o Ensino de Teatro nas séries finais. 2012. .

4.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Métodos e Técnicas para o Ensino de Teatro nas Séries Finais. 2012. .

5.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Teatro do Oprimido. 2012. .

6.
GOIAS, S. E. E. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . Sequência didática 4° Ano: Município. In: Anos Iniciais do Ensino Fundamental - caderno 6.1. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequências Didáticas).

7.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; BRASIL, K. P. M. . Não basta interpretar a realidade: é necessário transformá-la! - sequência didática 8° ano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência Didática).

8.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ASSIS, H. L. . Referencial Curriculara de Artes para o Ensino Médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Componentes Curriculares).

9.
MOREIRA, M. E.(Org.) ; ABREU, M. C. R. (Org.) ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . Série - Diálogos sobre o Ensino Médio: Referenciais Curriculares - versão preliminar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Referencial Curricular - Ensino Médio (Goiás)).

10.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ASSIS, H. L. ; ALCANTARA, L. M. . Arte na Correção de Fluxo Idade/Ano Escolar do Ensino Fundamental: um currículo voltado para a diversidade cultural e formação de identidades.in.Correção de Fluxo Idade/Ano Escolar do Ensino Fundamental: Matrizes Curriculares e Sequências Didáticas - Caderno 5.1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matrizes Curriculares e Sequências Didáticas).

11.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ASSIS, H. L. ; ALCANTARA, L. M. . Arte: um currículo voltado para a diversidade cultural e formação de identidades. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientação Curricular - Ensino Fundamental).

12.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; BRASIL, K. P. M. . Teatro de Máscaras: sequencia didática - 7°ano. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequencia Didática).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; VIEIRA, K. R.. Participação em banca de Sinair Teodoro Leite.JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

2.
OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; TONDOLO, L. P.. Participação em banca de Cristiani Maria de Paula Amorim.JOGOS TEATRAIS NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: Projetos Pedagógicos de Artes Cênicas no Âmbito Escolar Público. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SOUZA, N. A.; FERREIRA, E. M.; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Participação em banca de Marilda Gomes de Almeida Lopes.ESPETÁCULO FASCINAÇÃO EXEMPLO DE TEATRO NA COMUNIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Construindo Possibilidades de Prevenção na Escola. 2015. (Seminário).

2.
IX Encontro de Atores Criadores. 2015. (Encontro).

3.
XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. PROFESSORES DE TEATRO: DESAFIOS FRENTE À MATRIZ CURRICULAR DO ESTADO DE GOIÁS / INTEGRAÇÃO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

4.
CONFAEB 20 ANOS. 2010. (Congresso).

5.
I Congresso de Desenvolvimento Curricular do Estado de Goiás. 2010. (Congresso).

6.
1a. Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 13a. Feira de Ciências - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS. 2007. (Outra).

7.
Educação por Projetos Interdisciplinares.Uma proposta integrada para o ensino de Artes. 2007. (Seminário).

8.
I Encontro de Professores de Projetos de Atividades Educacionais Complementares em Arte - PRAEC. 2007. (Encontro).

9.
II Seminário do Ensino de Arte: desafio e possibilidades contemporâneas.Uma proposta de Artes Integrada no Colégio Estadual Criméia Oeste. 2007. (Seminário).

10.
La organización del currículum de Educación Artística por proyectos de trabajo. 2007. (Encontro).

11.
Seminário Interno Educação por Projetos Interdisciplinares. 2007. (Seminário).

12.
I Encontro de Professores de Ciências da Natureza e Matemática / UFG, II CONPEEX.Corpo - fonte de prazer e conxção com o universo. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE OLIVEIRA BARROS, MARA VELOSO; ARAUJO, K. ; PIMENTEL, F. L. P. ; NEVES, V. N. ; ALVARES, S. ; GONCALVES, H. ; BATULEVICIUS, D. ; BARROS, W. R. . I Boca de Cena: pesquisa, diálogo e interações em teatro-educação. 2017. (Outro).

2.
ALCANTARA, L. M. ; ARAGAO, M. B. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . I Simpósio de Bandas das Escolas de Tempo Integral. 2016. (Outro).

3.
ALCANTARA, L. M. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . Encontro Jovem de Alto Paraíso - Construindo a Escola do Bem Viver. 2016. (Outro).

4.
ALCANTARA, L. M. ; ALVES, M. E. ; CRUVINEL, F. M. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . X Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. 2013. (Outro).

5.
ALCANTARA, L. M. ; CRUVINEL, F. M. ; ALVES, M. E. ; BARROS, M. V. O. ou VELOSO M . VI Encontro Goiano de Educação Musical. 2013. (Outro).

6.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ALCANTARA, L. M. ; ASSIS, H. L. . Fórum de Estudos Curriculares em Arte. 2010. (Outro).

7.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ALCANTARA, L. M. ; ASSIS, H. L. . Colóquio Reorientação Curricular na Prática - Arte. 2010. (Outro).

8.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ASSIS, H. L. ; ALCANTARA, L. M. . I Congresso de Desenvolvimento Curricular do Estado de Goiás. 2010. (Congresso).

9.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ALCANTARA, L. M. ; ASSIS, H. L. . IV Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. 2009. (Outro).

10.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M; ASSIS, H. L. . V Seminário do Ensino de Arte: desafios e posssibilidades contemporâneas. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Competência e Habilidades para o Ensino de Teatro nas séries finais. 2012. .

2.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Métodos e Técnicas para o Ensino de Teatro nas Séries Finais. 2012. .

3.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Formação Curricular do Ensino de Arte. 2013. .

4.
BARROS, M. V. O. ou VELOSO M. Teatro do Oprimido. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:51:59