Andre de Abreu de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2870585139224275
  • Última atualização do currículo em 18/05/2011


Andre de Abreu é jornalista, especialista em jornalismo multimídia pela PUC-SP e mestrando em comunicação pela ECA-USP. Atualmente, é gerente de comunicação corporativa da Blizzard Entertainment. Mantém também o blog Intermezzo, em conjunto com Daniela Bertocchi e a Profª. Drª. Elizabeth Saad Corrêa. Anteriormente, atuou como gerente de comunicação da Máquina Public Relations e da TAM Linhas Aéreas, editor do portal B2C do Banco Real e foi professor universitário de jornalismo digital. Como consultor, prestou serviços para Observatório da Imprensa, ABRAJI, Instituto Ethos, SENAC, IDORT, Schering-Plough, COC, Lush e Jornal do Brasil. Como pesquisador, investiga o poder na comunicação em redes sociais, mais especificamente em ambientes de microblogging como o Twitter. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andre de Abreu de Sousa
Nome em citações bibliográficas
ABREU, Andre de


Formação acadêmica/titulação


2009
Mestrado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A força de 140 caracteres: como o poder se manifesta por meio da comunicação em sistemas abertos de produção de conteúdo,Orientador: Elizabeth Nicolau Saad Corrêa.
Palavras-chave: redes sociais; internet; twitter; ubiquidade; comunicação; poder.
2003 - 2005
Especialização em Jornalismo Multimídia. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As ferramentas para a difusão do telejornalismo digital.
Orientador: Pollyana Ferrari Teixeira.
1998 - 2001
Graduação em Jornalismo.
Universidade Anhembi Morumbi.
Título: Muito Além da Pauta Diária: um estudo da usabilidade aplicada ao jornalismo on-line.
Orientador: Fabia Angelica Dejavite.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Campos Salles.
1991 - 1994
Ensino Fundamental (1º grau).
Ma Cri Ré.




Formação Complementar


2009 - 2009
Blog Corporativo. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira das Agências de Comunicação.
2006 - 2006
Jornalismo Digital. (Carga horária: 14h).
Centro de Extensão Universitária.
2006 - 2006
Adobe Framemaker 7 2.
Web Oriented Center.
2005 - 2005
Adobe Acrobat Professional 7 0.
Web Oriented Center.
2003 - 2003
Você SA. (Carga horária: 8h).
Universidade Anhembi Morumbi.
2002 - 2002
Extensão universitária em Blackboard Learning Solutions. (Carga horária: 30h).
Universidade Anhembi Morumbi.
2002 - 2002
Extensão universitária em Flash Básico. (Carga horária: 16h).
Universidade Anhembi Morumbi.
2002 - 2002
Extensão universitária em Auto Estima e Motivação. (Carga horária: 12h).
Universidade Anhembi Morumbi.
2002 - 2002
Desenvolvendo Talentos no Ambiente Organizacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Anhembi Morumbi.
2001 - 2001
Webwriting.
Eng Dtp Multimídia.
2001 - 2001
Jornalismo Online. (Carga horária: 8h).
Escola Virtual e Cursos.
1999 - 2001
Espanhol.
Instituto Cultural Norte Americano.
1999 - 1999
Extensão universitária em Jornalismo Cultural. (Carga horária: 32h).
Faculdade Cásper Líbero.
1998 - 1998
O Que é Jornalismo?. (Carga horária: 15h).
Prefeitura de São Paulo.
1997 - 1997
Fundamentos de Excel For Windows. (Carga horária: 15h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de PowerPoint For Windows. (Carga horária: 12h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de Word for Windows. (Carga horária: 15h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de Access For Windows. (Carga horária: 18h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de Internet. (Carga horária: 3h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de Windows 95, DOS e 3 1. (Carga horária: 12h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de CorelDRAW!. (Carga horária: 24h).
Bit Company.
1997 - 1997
Fundamentos de Pagemaker. (Carga horária: 21h).
Bit Company.
1990 - 1996
Inglês.
Instituto Cultural Norte Americano.


Atuação Profissional



Blizzard Entertainment, BLIZZENT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação Corporativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Máquina Public Relations, MPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação Corporativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


TAM Linhas Aéreas, TAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação Corporativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Portal Corporativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Informação, Carga horária: 42

Atividades

3/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Gestão de Pessoas e Conhecimento, .

Serviço realizado
Gestão da intranet da empresa.
3/2005 - Atual
Treinamentos ministrados , Gestão de Pessoas e Conhecimento, .

Treinamentos ministrados
Uso do editor da intranet da empresa

Observatório da Imprensa, OI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista de arquitetura de informação, Carga horária: 8

Atividades

9/2005 - 5/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Coordenador da reformulação do site do instituto.

Instituto Ethos, ETHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista de usabilidade, Carga horária: 8

Atividades

5/2005 - 6/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Análise de usabilidade da seção "Rede Ethos de Jornalistas"..

Abn Amro Bank, ABNAMRO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Internet Sênior III, Carga horária: 0

Atividades

8/2004 - 2/2005
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Editor do site transacional do banco.

Americano Financial Advisors, AAA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 8

Atividades

6/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Site da empresa de planejamento financeiro para executivos do consultor Alberto Americano..

Nova Ias, NOVAIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 8

Atividades

3/2004 - 6/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Planejamento e desenvolvimento do site de um dos principais nomes da automação industrial brasileira..

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABRAJI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0

Atividades

12/2003 - 3/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Design do site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo..

Beth Saad, BETHSAAD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10

Atividades

11/2003 - 2/2004
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Site da professora da ECA-USP e autora do livro "Estratégias para a Mídia Digital"..

Magnet, MAGNET, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

10/2003 - 1/2004
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Analista de games.

Lush, LUSH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10

Atividades

11/2003 - 11/2003
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Edição do conteúdo do site e do jornal da empresa inglesa de cosméticos naturais..

Jornal do Brasil S/A, JB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter e Colunista, Carga horária: 8

Atividades

10/2001 - 8/2006
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Colaborador do caderno Internet, assinando a coluna "Caixa de Ferramentas" e responsável pelas pautas sobre jogos eletrônicos do jornal..

Idort, IDORT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10

Atividades

2/2001 - 11/2001
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Criação e elaboração do projeto de reformulação da imagem da empresa na internet, reestruturando os sites existentes da organização..

Online Journalism Review, OJR, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Reportagem, Carga horária: 0


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Webdesigner, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0

Atividades

3/2004 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo Digital
Laboratório de Redação para Internet
Planejamento Gráfico
1/2000 - 7/2004
Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação a Distância, Vila Olímpia.

Serviço realizado
Produção e criação dos cursos on-line oferecidos pela instiuição.
3/2004 - 3/2004
Ensino, Jornalismo de Moda e Estilo de Vida, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jornalismo On-line
8/2002 - 12/2003
Ensino, Técnico Em Webdesign, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Photoshop
Dreamweaver
Flash
Introdução ao WebDesign
4/1999 - 9/1999
Estágios .

Estágio realizado
Auxliar de Web I.

Virtual Advertisement, VAD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 0

Atividades

9/2000 - 11/2000
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Montagem dos sites Temodal (www.temodal.com.br) e de cursos a distância do Colégio COC a partir de layouts fornecidos pela agência VAD..

Paróquia São João Bosco, PSJBOSCO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Webdesigner, Carga horária: 0

Atividades

4/1998 - 9/1998
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Design e criação do web site institucional da paróquia..


Outros Projetos


2001 - 2001
O Jornalismo On-line Brasileiro
Descrição: Assistente de reportagem no Brasil durante suíte de quatro matérias sobre o jornalismo on-line brasileiro realizada pelo OJR (www.ojr.org), site mantido pela Universidade de Annenberg (EUA)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andre de Abreu de Sousa - Integrante / Jordan Raphael - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Mundo TAM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet/Especialidade: Produção Web.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo On Line.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Processos de Disseminação da Informação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet/Especialidade: Usabilidade.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Colaborador do Mês, TAM Linhas Aéreas.
2004
Intermezzo: Finalista na Categoria Blogs em Português, Deutsche Welle The Best of Blogs.
2004
Educação Online: Finalista na Categoria Educação, Prêmio Jabuti.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABREU, Andre de2009ABREU, Andre de. Videogame: um bem ou um mal?. RUA Revista Universitária do Audiovisual, v. 1, p. 1, 2009; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.ufscar.br/rua/site/?p=2230; ISSN/ISBN: 19833725.

2.
ABREU, Andre de2009ABREU, Andre de; SAAD, Beth ; RAMOS, D. O. . O estudo das redes sociais na comunicação digital: é preciso usar metáforas?. Estudos em Comunicação, v. 1, p. 201-225, 2009; Meio de divulgação: Impresso. Homepage: http://www.labcom.ubi.pt/ec/06/pdf/elizabeth-correa-redes-sociais.pdf; ISSN/ISBN: 16464974.

3.
ABREU, Andre de2006ABREU, Andre de. O planejamento gráfico em tempos digitais. Observatório da Imprensa (São Paulo), São Paulo, 2006
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=379O10007; ISSN/ISBN: 15197670.

4.
ABREU, Andre de2006ABREU, Andre de. A dicotomia do pop erudito português. Digestivo Cultural, São Paulo, 2006
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1789.

5.
ABREU, Andre de2003ABREU, Andre de. Usabili. o quê?. Terra Informática, São Paulo, 2003
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://www.terra.com.br/informatica/especial/usabilidade.htm.

6.
ABREU, Andre de2003ABREU, Andre de. O novo Speedy, a usabilidade e o tableless. Webinsider, Rio de Janeiro, 2003
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2003/09/16/o-novo-speedy-a-usabilidade-e-o-tableless/
O limite para o uso do serviço Speedy pode ser uma tendência, o que aumenta muito a importância da usabilidade e do tableless. Se o usuário paga pelo que baixa, vai preferir sites mais leves.. .

7.
ABREU, Andre de2003ABREU, Andre de. O mercado para o profissional de usabilidade. Webinsider, Rio de Janeiro, 2003
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2003/04/10/o-mercado-para-o-profissional-de-usabilidade/
Apesar de todas as atenções estarem voltadas para a usabilidade, ainda é muito difícil ter esse oficio como principal fonte de renda. Mas este panorama deverá mudar com o tempo.. .

8.
ABREU, Andre de2002ABREU, Andre de. Uma introdução à usabilidade. Webinsider, Rio de Janeiro, 2002
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto. Homepage: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2002/02/05/uma-introducao-a-usabilidade-parte-i/
Quem está chegando agora vai ouvir falar muito na arte de tornar os sites simples e descomplicados (ou qualquer produto, na verdade). Vale para designers, redatores, webmasters e principalmente para o usuário.. .

Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, Andre de. Usabilidade e a Padronização no E-learning. In: Marco Silva. (Org.). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003, v. , p. 369-376.
Palavras-chave: usabilidade; educação a distância; e-learning; ead.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 85-15-0282.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABREU, Andre de. Não substime o funcionário digital. Simbiose Brasil Off-Line, São Paulo, p. 20 - 21, 01 out. 2008.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.simbiosebrasil.com.br; Data de publicação: 01/10/2008.

2.
ABREU, Andre de. Mensurar o (aparentemente) imensurável. PQN - A revista da comunicação, Belo Horizonte, p. 24 - 24, 01 abr. 2008.
Palavras-chave: comunicação; internet; comunicação interna; comunicação corporativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Setores de atividade: Transporte Aéreo; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.pqn.com.br; Data de publicação: 01/04/2008.

3.
ABREU, Andre de. Antes de tudo, a experiência!. PQN - A revista da comunicação, Belo Horizonte, p. 28 - 28, 01 nov. 2007.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.pqn.com.br; Data de publicação: 01/11/2007.

4.
ABREU, Andre de. Uma pedra no sapato de Bill Gates. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 01 nov. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/11/2004.
LindowsOS promete executar programas de Linux e Windows em Pcs e ser uma opção mais barata que a da Microsoft..

5.
ABREU, Andre de. Hacks: escovando o PDA até o último byte. Portáteis - A revista da comunicação móvel, São Paulo, p. 10 - 17, 01 jun. 2004.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/06/2004; ISBN: 16764366.

6.
ABREU, Andre de. Cenários atuais e arsenal poderoso. Global Operation privilegia ações estratégicas em equipe e traz recurso inédito de voz sobre IP, Rio de Janeiro, p. 9 - 9, 10 jun. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 10/06/2002.
Global Operation privilegia ações estratégicas em equipe e traz recurso inédito de voz sobre IP..

7.
ABREU, Andre de. Novo pacote de expansão, Clone Campaigns, oferece 14 novas missões e trilha sonora original. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 23 maio 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 23/05/2002.

8.
ABREU, Andre de. Assuma a liderança da batalha. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 21 mar. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 21/03/2002.
Westwood Studios lança o novo título da série Comand & Conquer no formato de um atirador em primeira pessoa..

9.
ABREU, Andre de. Vista essa tecnologia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 07 mar. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 07/03/2002.
A união dos componentes eletrônicos com a moda traz o sonho do vestuário do futuro para perto da realidade..

10.
ABREU, Andre de. Nas curvas das beldades digitais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 07 fev. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 07/02/2002.
Heroínas dos videogames se tornam ícones de beleza para os marmanjos ligados em jogos eletrônicos..

11.
ABREU, Andre de. Perseverança contra o cigarro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 17 jan. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 17/01/2002.

12.
ABREU, Andre de. Evil Twin: suspense e terror à francesa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 03 jan. 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 03/01/2002.
Chega ao Brasil o game de ação em 3D da desenvolvedora francesa In Utero..

13.
ABREU, Andre de. Um vício chamado The Sims. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 20 dez. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 20/12/2001.
Premiação e pacotes de expansão podem tornar esse jogo um item freqüente nas listas de presente deste Natal..

14.
ABREU, Andre de. Commandos 2: de volta ao front. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 13 dez. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 13/12/2001.

15.
ABREU, Andre de. Diversão e novidades com o novo AIM. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 06 dez. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 06/12/2001.

16.
ABREU, Andre de. Na onda do Tablet PC. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 29 nov. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 29/11/2001.
Bill Gates divulga o que considera ser o futuro da computação móvel..

17.
ABREU, Andre de. Curiosa linha quente. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 8 - 8, 08 nov. 2001.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 08/11/2001.
Antes do Napster, o Hotline já permitia que os usuários de Macintosh trocassem arquivos entre si..

18.
ABREU, Andre de. Como não espantar o usuário. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 8 - 8, 25 out. 2001.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Usabilidade.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Produção Web.
Setores de atividade: Informática.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 25/10/2001.
Alguns cuidados que os jornalistas que escrevem para sites e webdesigners que criam as páginas devem ter..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Andre de. Videogame: um bem ou um mal?. In: I Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2005, Salvador, 2005.
Palavras-chave: educação; jogos eletrônicos; semiótica da cultura; videogame.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Jogos Eletrônicos.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.andredeabreu.com.br/txt_videogamebemoumal.htm; ISSN/ISBN: 1808-8619.
Apesar das polêmicas, é inegável a presença do jogo na cultura humana desde os primórdios. Desta forma, ignorar o papel social do jogo eletrônico na sociedade atual ou tratá-lo de maneira empírica é subestimar a relevância do assunto. Por esse motivo, o presente trabalho busca relevar os valores, negativos e positivos, e a importância sociocultural do videogame para o homem pós-moderno assim como os jogos primitivos foram importantes para a constituição da sociedade e da cultura antiga, tudo isso com base nos preceitos da semiótica da cultura e na observação do fenômeno das LAN-Houses no Brasil e do processo de esportificação do jogo eletrônico.'.

2.
ABREU, Andre de. A Usabilidade e a Padronização no E-learning. In: IX Congresso Internacional de Educação a Distância, 2002, São Paulo, 2002.
Palavras-chave: usabilidade; e-learning; educação a distância; ead.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.
A implementação da portaria 2.253 provavelmente fará com que alunos necessitem cursar mais de uma disciplina em um mesmo ambiente de ensino. Caso não haja uma padronização mínima entre cada módulo, o estudante terá que reaprender toda a navegação e funcionamento das disciplinas a cada novo módulo cursado. Para evitar isso, pode-se recorrer às heurísticas de usabilidade de Jakob Nielsen e outros autores, desta forma adota-se uma padronização mínima que facilitará a vida de alunos, equipe de produção e professores..

3.
ABREU, Andre de; KRAUSE, Thomaz . Quem Faz a Web?. In: I Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE 2000), 2000, São Paulo. Videodocumentário Qeum Faz a Web?, 2000.
Palavras-chave: internet; web design; jornalismo na internet; produção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Produção Web.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
O vídeo "Quem faz a web?" é um documentário experimental. Documentário pois é um relato atual de profissionais do mercado de comunicação na web enfocando três assuntos: o profissional, o mercado e a linguagem hipertextual. É também experimental pois o fio condutor das entrevistas é um recurso característico da linguagem hipertextual: o hiperlink, de cada depoimento é extraído uma palavra ou um trecho do discurso que gera um "link" com o discurso do próximo depoimento..

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Andre de. Videogame: um bem ou um mal?. In: XI Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE 2006), 2006, São Paulo. FILE: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006. v. 1. p. 279-279.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 8589730050.
Apesar das polêmicas, é inegável a presença do jogo na cultura humana desde os primórdios. Desta forma, ignorar o papel social do jogo eletrônico na sociedade atual ou tratá-lo de maneira empírica é subestimar a relevância do assunto. Por esse motivo, o presente trabalho busca relevar os valores, negativos e positivos, e a importância sociocultural do videogame para o homem pós-moderno assim como os jogos primitivos foram importantes para a constituição da sociedade e da cultura antiga, tudo isso com base nos preceitos da semiótica da cultura e na observação do fenômeno das LAN-Houses no Brasil e do processo de esportificação do jogo eletrônico.'.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, Andre de. As novas mídias no relacionamento com o público interno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: Pós-Graduação em Comunicação Corporativa; Inst. promotora/financiadora: Universidade Anhembi Morumbi.

2.
ABREU, Andre de. Governança em portais corporativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: 10ª Conferência de Portais Corporativos; Inst. promotora/financiadora: IBC - International Business Communications.

3.
ABREU, Andre de. Comunicação Interna: O Desafio Permanente das Boas Práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: 4ª Conferência Internacional ABERJE de Comunicação Empresarial; Inst. promotora/financiadora: ABERJE.

4.
ABREU, Andre de. O mercado de jornalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: VI Jornada Teenager de Universidades e Profissões; Inst. promotora/financiadora: Teenager Assessoria Profissional.

5.
ABREU, Andre de. Videogame: um bem ou um mal?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: FILE Symposium 2006; Inst. promotora/financiadora: FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

6.
ABREU, Andre de. Design de Informação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: IV Encontro de Design Digital; Inst. promotora/financiadora: Universidade Anhembi Morumbi.

7.
ABREU, Andre de. Os desafios do profissional de comunicação na web. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: Semana de Jornalismo 2005; Inst. promotora/financiadora: Universidade Anhembi Morumbi.

8.
ABREU, Andre de; BERTOCCHI, Daniela ; VAZ, Sérgio Correa . A Internet Institucional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: V Semana de EStudos da Faesp; Inst. promotora/financiadora: FAESP - Faculdade Albert Eistein de São Paulo.

9.
ABREU, Andre de. Usabilidade e a padronização no e-learning. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: 9º Congresso Internacional de Educação a Distância; Inst. promotora/financiadora: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

10.
ABREU, Andre de. Usabilidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: Design Digital; Inst. promotora/financiadora: Universidade Anhembi Morumbi.

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, Andre de. O erro 1.0 das agências de comunicação 2.0. Rio de Janeiro: WebInsider, 2008 (Artigo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/10/12/o-erro-10-das-agencias-de-comunicacao-20/.

2.
ABREU, Andre de. O LHC e a web. São Paulo: Intermezzo, 2008 (Post em blog).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://imezzo.wordpress.com/2008/09/15/o-lhc-e-a-web/; ISSN/ISBN: 00-28-01-2003.

3.
ABREU, Andre de. Uma visão etnográfica do YouTube. São Paulo: Intermezzo, 2008 (Post em blog).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://imezzo.wordpress.com/2008/08/24/uma-visao-etnografica-do-youtube/; ISSN/ISBN: 00-28-01-2003.

4.
ABREU, Andre de. Digital cabeça de papel. São Paulo: Intermezzo, 2008 (Post em blog).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://imezzo.wordpress.com/2008/08/14/digital-cabeca-de-papel/; ISSN/ISBN: 00-28-01-2003.

5.
ABREU, Andre de. Transformar conteúdo em serviço: duas boas idéias. Rio de Janeiro: WebInsider, 2007 (Artigo).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/03/28/transformar-conteudo-em-servico-duas-boas-ideias/.

6.
ABREU, Andre de. FORCE FEEDBACK WHEEL USB É PURA DIVERSÃO PARA OS AFICCIONADOS EM GAMES DE CORRIDA 2004 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
O top da linha de volantes da Microsoft tem visual, ergonomia e jogabilidade para viciar qualquer jogador, sendo adepto da velocidade ou não.

7.
ABREU, Andre de. O GRANDE IRMÃO ATACA NOVAMENTE NA TELA DO PC. São Paulo 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.

8.
ABREU, Andre de. O MELHOR PARCEIRO DE QUALQUER SIMULADOR DE VÔO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.

9.
ABREU, Andre de. UM LIVRO DE HISTÓRIA INTERATIVO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Rise of Nations, novo game de estratégia da Microsoft, coloca o jogador como protagonista dos fatosque marcaram a humanidade..

10.
ABREU, Andre de. PARA O ALTO E ATIRE! 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Microsoft lança no Brasil Combat Flight Simulator 3: Batalha pela Europa, continuação do simulador de vôo para quem não curte muito a tranqüilidade do tradicional Flight Simulator.

11.
ABREU, Andre de. SALVE A ENCRUZILHADA DOS SONHOS COM RAYMAN 3 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Sexto jogo da série iniciada em 1995 apresenta belos gráficos, ótima ação, mas sérios problemas de conversão na sua primeira incursão no mundo do PC.

12.
ABREU, Andre de. ROBIN HOOD: A LENDA SOBREVIVE EM FORMA DE GAME 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
O herói que roubava dos ricos e dava aos pobres volta às telas do PC em um de game de estratégia dos mesmos produtores de Desperados.

13.
ABREU, Andre de. SIM CITY 4, REVISTO E AMPLIADO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Sim City 4 chega às lojas com enormes novidades, mas exige uma máquina poderosa para obter um bom desempenho dele.

14.
ABREU, Andre de. JOGO BASEADO EM EXTERMINADOR DO FUTURO 3 DECEPCIONA TANTO QUANTO O FILME 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Adaptação para o PC do longa estrelado por Arnold Schwarzenegger faz feio e deve agradar apenas os fãs da série.

15.
ABREU, Andre de. QUE RECOMEÇE O TORNEIO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Após três anos de espera, finalmente chega às lojas brasileiras Unreal Tournament 2003, a continuação Jogo do Ano de 2000.

16.
ABREU, Andre de. FLIGHT SIMULATOR 2004: UM VÔO PELA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Nova edição do mais popular simulador de vôo para computadores vem recheada de informações históricas e grandes melhorias estéticas, porém ignora a existência de Santos Dummont.

17.
ABREU, Andre de. ESPIONAGEM À MODA ANTIGA E COM UM TOQUE FEMININO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
No One Lives Forever 2, segundo game protagonizado pela agente Cate Archer, volta reformulado e melhor do que nunca.

18.
ABREU, Andre de. 20 ANOS DEPOIS, O CLÁSSICO ESTÁ DE VOLTA 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Após o sucesso nos antigos videogames, Dragon's Lair e o cavaleiro errante Dirty voltam à ativa, desta vez em três dimensões.

19.
ABREU, Andre de. O TERROR ESTÁ DE VOLTA, 20 ANOS DEPOIS. 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
The Thing: O Enigma de Outro Mundo é um novo adventure baseado no clássico do terror The Thing, de John Carpenter.

20.
ABREU, Andre de. TOCA RACE DRIVER: UMA BELA SURPRESA AUTOMOBILÍSTICA 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Lançado sem muito alarde no Brasil, novo jogo de corrida distribuído pela Eletronic Arts é um dos melhores games do gênero para PC.

21.
ABREU, Andre de. NOVO GAMEPAD CLONE: VIBRAÇÃO SIMULADA 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Alternativa aos caros controles da Microsoft pode ser uma fria para quem busca ter a tecnologia Force FeedBack a um preço mais baixo..

22.
ABREU, Andre de. ZOO TYCON: TORNE-SE UM MAGNATA DOS ANIMAIS 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Game baseado no conceito Tycoon agora oferece todas as ferramentas necessárias para a criação e administração de zoológicos.

23.
ABREU, Andre de. DE VOLTA AO CAMPO DE BATALHA 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Battlefield 1942, mais um shooter em primeira pessoa ambientado na Segunda Guerra, é um Medal Of Honnor com pitadas de estratégia e ação diversificada.

24.
ABREU, Andre de. IGI 2 - COVER STRIKE: TIRO PARA ESTRATEGISTAS 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Continuação de game de tiro é um prato cheio para os críticos que alegam que em jogos estilo quake não existe espaço para a inteligência.

25.
ABREU, Andre de. CSI NO PC: APENAS PARA FÃS 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Adventure baseado na série Crime Scene Investigation peca pela ausência de ação e tem tudo para agradar apenas os fãs do programa televisivo.

26.
ABREU, Andre de. PULANDO DOS CINEMAS PARA OS GAMES 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Depois de muito saltitar em seu último filme, Hulk aterrissa no mundo dos games com um resultado bem melhor em relação ao alcançado nas telonas.

27.
ABREU, Andre de. INDIANA JONES DE VOLTA ÀS TELAS. DO COMPUTADOR 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Já que Indiana Jones 4 tem lançamento previsto apenas para 2005 nos cinemas, nesse ínterim os fãs do arqueólogo podem se divertir com uma aventura inédita em forma de jogo.

28.
ABREU, Andre de. INVENTE O IMPOSSÍVEL 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Em Impossible Creatures, novo game de estratégia em tempo real da Microsoft, todo mundo poderá realizar aquele sonho de misturar gato com lebre e ver no que dá.

29.
ABREU, Andre de. NHL 2004 É A OPORTUNIDADE DOS BRASILEIROS CONHECEREM MELHOR O HOCKEY 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Apesar de pouco difundido no Brasil, o simulador de hockey da Electronic Arts oferece uma experiência bastante realística, tanto para fãs quanto para os iniciantes no ramo.

30.
ABREU, Andre de. A FORÇA ATACA NOVAMENTE 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
LucaArts lança Jedi Knight II: Jedi Outcast. São 24 novas e um modo multiplayer totalmente reformulado que mantêm vivo nas pessoas o universo Star Wars.

31.
ABREU, Andre de. NASCAR RACING 2003 TRAZ REALISMO E GRÁFICOS SEM IGUAL 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Nova edição do simulador de stock car mantém os detalhes e a dificuldade que tanto os veteranos gostam, mas apresenta alguns recursos para se tornar mais amigável aos iniciantes.

32.
ABREU, Andre de. BANCO IMOBILIÁRIO AGORA TAMBÉM É 3D 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Monopoly traz para a tela do monitor o clássico jogo de tabuleiro agora com gráficos tridimensionais, sons, animações e a possibilidade de partidas on-line.

33.
ABREU, Andre de. BRINCANDO DE LEGO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Lego dá vida aos tradicionais bloquinhos de montar lançando dois games baseados em suas linhas de brinquedo reais.

34.
ABREU, Andre de. COMECE 2003 DE BANDEJA 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Spearhead, primeiro pacote de expansão de Medal of Honor: Allied Assault, é curto, mas oferece diversão garantida ao longo de 9 fases inéditas.

35.
ABREU, Andre de. TWIN SHOCK VIBRATION: QUALIDADE A PREÇO BAIXO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Novo gamepad top de linha da Clone esbanja recursos e opções por metade do valor dos similares importados. .

36.
ABREU, Andre de. GHOST RECON: UM VERDADEIRO KIT ANTICOMUNISMO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Edição especial traz game original e seus dois pacotes de expansão em uma embalagem caprichada para colecionadores.

37.
ABREU, Andre de. CONTINUAÇÃO DE IL-2 STURMOVIK TRAZ NOVIDADES APENAS NUMÉRICAS 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Forgotten Battles traz gráficos melhorados, mais opções de personalização e modos de jogo, uma vasta documentação e mais de cem aviões, ou seja, tudo para um bom pacote de expansão.

38.
ABREU, Andre de. COMBATA O TERRORISMO NO MUNDO E NO BRASIL 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Novo Rainbow Six tira o estigma negativo que acarreta desde o início da série e traz missões ambientadas em cidades brasileiras.

39.
ABREU, Andre de. QUEM LIGA PARA MARCAS? 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Novo simulador de corrida da UbiSoft não tem grife da FIA, mas garante a diversão a um preço baixo.

40.
ABREU, Andre de. OPERATION GENESIS: DE VOLTA AO JURASSIC PARK 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Após 10 anos do sucesso dos dinossauros nas telas de cinema, finalmente sai um game baseado na série onde o jogador pode montar seu próprio parque jurássico.

41.
ABREU, Andre de. NAVEGANDO POR MARES JÁ DANTES NAVEGADOS 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Anno 1503: The New World, sucessor de Anno 1602, é diversão garantida para os experts em estratégia.

42.
ABREU, Andre de. OS CONFLITOS DO MUNDO NA TELA DO PC 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Depois de um jogo de tiro sem muita repercussão, a série Command&Conquer volta ao estilo estratégia e lança um dos melhores games do gênero: Command&Conquer Generals.

43.
ABREU, Andre de. UM ATENTADO TERRORISTA AO JOGADOR 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Task Force Dagger, novo título da série Delta Force, agradará apenas aos menos exigentes.

44.
ABREU, Andre de. NOVO NEED FOR SPEED É UMA VERDADEIRA INJEÇÃO DE NITRO 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Need For Speed Underground, a nova edição da tradicional franquia da EA, traz o mundo do tuning para dentro do computador.

45.
ABREU, Andre de. VOCÊ É MESMO BOM DE TIRO? 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Splinter Cell, o mais novo jogo com a grife Tom Clancy, vai muito além dos shooter tradicionais. Nele, é preciso pensar.

46.
ABREU, Andre de. O GRANDE IRMÃO ATACA NOVAMENTE NA TELA DO PC 2003 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Big Brother Brasil On-line é a segunda versão do jogo que traz para os computadores as situações vivenciadas no programa da tevê.

47.
ABREU, Andre de. LUGAR DE FUTEBOL É DENTRO DE CASA 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.

48.
ABREU, Andre de. SABADÃO WEB 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
4º Encontro de Web Design reuniu em São Paulo profissionais de web para discutir os rumos da profissão.

49.
ABREU, Andre de. A VIDA DEPOIS DE UMA GEFORCE 4 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Jornalista narra a sua emoção após a compra de uma placa de vídeo de última geração.

50.
ABREU, Andre de. FÉRIAS DIGITAIS 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
The Sims em Férias dá descanso aos amores e baladas dos pacotes de expansão anteriores.

51.
ABREU, Andre de. FAÇA CONCORRÊNCIA PARA FIDEL CASTRO 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Tropico. game que coloca o jogador no papel de um governado caribenho, é relançando no Brasil em edição especial e preço promocional.

52.
ABREU, Andre de. THE SIMS À MODA BRASILEIRA 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
O programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, ganha uma versão PC em game totalmente tupiniquim.

53.
ABREU, Andre de. DESVENDE A CÂMERA SECRETA DE HARRY PORTTER 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Harry Potter e a Câmera Secreta retrata fielmente os personagens, cenários, perigos e acontecimentos do segundo livro da série sobre o pequeno bruxo.

54.
ABREU, Andre de. COMECE 2003 PASSEANDO DE TEIA 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Spider-Man: The Movie é o mais novo game da Activision sobre o herói. Desta vez a aventura é baseada nos acontecimentos retratados no longa-metragem sobre o personagem.

55.
ABREU, Andre de. DIVERSÃO NAS CURVAS DO ROLLERCOASTER TYCOON 2 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Segunda edição do sucesso Roller Coaster Tycoon chega ao Brasil repleto de opções para personalização, totalmente em português e agora com a grife Six Flags.

56.
ABREU, Andre de. O BICHO ESTÁ PEGANDO NA TURMA DOS THE SIMS 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Mais recente pacote de expansão do game The Sims possibilita criar animais de estimação e cultivar seus próprios alimentos em hortas domésticas .

57.
ABREU, Andre de. ENFRENTE OS PROBLEMAS DO MUNDO SEM SAIR DE CASA 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Global Operations, lançado no Brasil pela Eletronic Arts, colocar o jogador no meio das maiores zonas de conflito do mundo.

58.
ABREU, Andre de. INFRINJA AS LEIS SEM SER MULTADO 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Chega às lojas brasileiras Need For Speed: Hot Pursuit 2: carrões, muitas pistas, altas velocidades e policiais tentando impedi-lo de cometer excessos.

59.
ABREU, Andre de. FIFA FOOTBALL 2003: SEJA O 12º 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Com esse slogan a Eletronic Arts lança no Brasil mais um game da série Fifa Football, desta vez beirando a perfeição.

60.
ABREU, Andre de. Harry Potter em forma de Lego 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Star Wars Galactic Battlegrounds ganha pacote de expansão e acrescenta duas novas civilizações do filme Ataque dos Clones ao game original.

61.
ABREU, Andre de. A FORÇA JEDI NUNCA ESTEVE TANTO COM VOCÊ 2002 (Análise de game).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.magnet.com.br.
Star Wars Galactic Battlegrounds ganha pacote de expansão e acrescenta duas novas civilizações do filme Ataque dos Clones ao game original.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, Andre de. Videogame: um bem ou um mal?. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Jogos Eletrônicos; Duração do evento: 60; Emissora: Rede Família; Cidade: São Paulo.

2.
ABREU, Andre de. A utilização de tecnologias de vídeo e voz para o usuário final. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Comunicadores Instantâneos; Duração do evento: 60; Emissora: Record News; Cidade: São Paulo.


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, Andre de. Ambientes interativos e os impactos nos usuários. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: ECA; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: USP.

2.
ABREU, Andre de. Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 24; Local: SENAC Lapa; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: SENAC-SP.

3.
ABREU, Andre de. Master em Jornalismo Digital. 2010. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Unidade Maestro Cardim; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Instituto Internacional de Ciências Sociais.

4.
ABREU, Andre de. Master em Jornalismo Digital. 2009. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Unidade Maestro Cardim; Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Instituto Internacional de Ciências Sociais.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth; BATISTA, Leandro Leonardo. Participação em banca de Adriana Gartner. O uso de aplicativos de mensagens digitais instantâneas em companhias de tecnologia da informação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth; HASWANI, Mariangela Furlan. Participação em banca de Vivian Mauch Muneratto. Comunicação Digital nas Organizações - O portal da Igreja Luterana (IECLB). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth. Participação em banca de Raphael Souza Coelho. Estudo teórico sobre a influencia dos comunicadores instantâneos na criação de espaços antrológicos dentro das organizações. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth; SOUZA, Mauro Wilton de. Participação em banca de Silvia Candal Morato Leite. A internet como instrumento de comunicação e integração. O caso do grupo Abril. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Participação em banca de Thais França Ferreira Magalhães. Blog corporativo em uma empresa de e-commerce. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

6.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth; MATOS, Heloisa Helena Gomes de. Participação em banca de Guilherme Faria Magalhães. O uso de tecnologias digitais inovadoras e os sites de relações com a imprensa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

7.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues Bigois. Portal Corporativo: Análise de Boas Práticas Comunicacionais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

8.
ABREU, Andre de; SAAD, Beth. Participação em banca de Danielle Monteiro Martins. A internet como ferramenta de disseminação de informações para o mercado de moda. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, Andre de; CARDOSO, Fábio; POSSENDORO, Alexandre. Participação em banca de Ana Paula Silva, et al.Ambulantes no trem: o mercado informal nos trens paulistanos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.ambulantesnotrem.com.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ABREU, Andre de. Prêmio Intranet Portal. 2010. Instituto Intranet Portal.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
ABREU, Andre de. Prêmio ABERJE Brasil 2007. 2007. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.premioaberje.com.br/.

3.
ABREU, Andre de. Prêmio ABERJE São Paulo 2006. 2006. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.premioaberje.com.br/.

4.
ABREU, Andre de. Prêmio ABERJE Brasil 2005. 2005. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.premioaberje.com.br/.

5.
ABREU, Andre de. iBest 2003. 2003. Ibest.
Referências adicionais: Brasil/; Homepage: http://www.ibest.com.br.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIX ABRP de Comunicação Corporativa.Sistemas auto-organizados. 2010. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

2.
2º Simpósio de Comunicação FAPCOM. 2009. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

3.
2º Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

4.
4ª Conferência Internacional de Comunicação Empresarial.Paixão por voar e servir: um case de comunicação integrada. 2008. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

5.
Comitê de Sustentabilidade ABERJE. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.aberje.com.br/novo/eventos/comite/sustentabilidade/default.htm.

6.
Comunicação Corporativa na Web 2.0.Agências de Comunicação 2.0. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.slideshare.net/andredeabreu/agncias-de-comunicao-20-presentation.

7.
Encontros Pós-Graduação em Comunicação Corporativa Anhembi Morumbi.As novas mídias no relacionamento com o público interno. 2008. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

8.
II Congresso PQN de Comunicação: Empregabilidade, Tecnologia e Webcomunicação. Webcomunicação. 2008. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

9.
Integração das mídias impressas e online na era da mídia social. 2008. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.aberje.com.br/novo/eventos/comite/digital/240908.htm.

10.
O Futuro das Revistas - II Fórum ANER. 2008. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.martinluz.com.br/aner/forumaner/.

11.
Portais Corporativos.Comunicação Digital. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

12.
2º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

13.
FILE 2006 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.FILE Symposium 2006. 2006. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

14.
IV Encontro de Design Digital - Panorama Design 2006.Design de Informação. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

15.
Portais Corporativos. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

16.
10 Anos de Internet no Brasil: Rumo à Cúpula Mundial da Sociedade da Informação. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

17.
E-learning Brasil 2005. 2005. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

18.
Semana de Jornalismo 2004. 2005. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

19.
Encontro Sobre Jornalismo On-line. 2004. (Encontro).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Produção Web.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

20.
CLIHC 2003 - Building bridges among individuals and communities. 2003. (Congresso).
Palavras-chave: usabilidade; comunicação; HIC; design; interatividade; interface.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet / Especialidade: Usabilidade.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Design de Interfaces.
Setores de atividade: Consultoria em Sistemas de Informática; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

21.
Semana de Criação e Desenvolvimento de Web Sites. 2003. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

22.
V Semana de Estudos Faesp.A Internet Institucional nas Empresas. 2003. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

23.
4º Encontro de Web Design. 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

24.
IX Congresso Internacional de Educação a Distrância. Usabilidade e a padronização no e-learning. 2002. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

25.
Encontro de Jornalismo Online. 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

26.
FILE 2000 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.Quem faz a web?. 2000. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina Ribeiro. Digital Trench - o papel jornalístico dos blogs de zona de conflito. 2006. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Andre de Abreu de Sousa.
Palavras-chave: blogs; warblogs; miliblogs; jornalismo de guerra; jornalismo digital.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.digitaltrench.com.
A expansão da mídia digital gerou blogs fornecedores de notícias, cuja função é automaticamente exacerbada nas zonas de conflito. Neste trabalho essa função jornalística é analisada para a criação de um produto que centraliza informações, estudos e links para blogs deste gênero. Isto é feito com o intuito de aprofundar a conhecimento de sua relevância e representatividade nas transformações da mídia tradicional..

2.
Amanda Ruiz. Vença o pânico. 2006. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Andre de Abreu de Sousa.
Palavras-chave: ansiedade; síndrome do pânico; fobia; medo.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.vencaopanico.com.
Este trabalho tem como objeto de estudo os portadores da síndrome do pânico e quanto a falta de informação e de conhecimento sobre a doença podem influenciar em seu tratamento. O objetivo é auxiliar esses portadores através da criação de um web site com matérias explicativas, depoimentos de portadores e médicos, além de garantir a possibilidade de troca de informações e indicações de livros e filmes sobre o assunto..



Outras informações relevantes


Andre de Abreu é jornalista, especialista em jornalismo multimídia pela PUC-SP e mestrando em comunicação pela ECA-USP. Atualmente, é gerente de comunicação corporativa da TAM Linhas Aéreas, a principal empresa aérea do Brasil. Mantém também o blog Intermezzo, em conjunto com Daniela Bertocchi e a Profª. Drª. Elizabeth Saad Corrêa. Anteriormente, atuou como editor do portal B2C do Banco Real e foi professor universitário de jornalismo digital. Como consultor, prestou serviços para Observatório da Imprensa, ABRAJI, Instituto Ethos, SENAC, IDORT, Schering-Plough, COC, Lush e Jornal do Brasil. Como pesquisador, investiga a influência e as possibilidades do uso de ferramentas de microblogging aliadas ao movimento contínuo de ubiqüidade das redes digitais interativas na comunicação jornalística.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 18:46:19