Adriana de Araujo Guzzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8657646304310551
  • Última atualização do currículo em 06/06/2014


Drica Guzzi é graduada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2014), tendo como foco de pesquisa a Apropriação dos Meios de Comunicação e as novas Práticas Políticas em Rede. Desde 2001, é Coordenadora de projetos, conteúdo, pesquisas e formação no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação (NAP) - Escola do Futuro da USP, na área de Políticas Públicas de Inclusão Digital - Acessa SP (Premiado pela Fundação Bill & Melinda Gates), Acessinha, JuventudeSP, além dos programas Acessa Escola (2009) Gov. do Estado de SP, Rede de Formação Telecentros.BR Gov. Federal (2011); Rede HumanizaSus (2009), entre outros. Ainda no âmbito do ativismo digital nacional, é membro fundadora do blog lixoeletronico.org, integra a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI-br, instituída em 2012, participa como especialista em análise de pesquisas TIC Domicílio e Kids Online do Cetic.br, integra o GT de jornalismo de dados do W3C (2011), conselheira do Comitê de Qualidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) Autora do livro Web e Participação: a democracia do século XXI (Prêmio Jabuti 2011, na Categoria Tecnologia e Informática, 3o lugar), foi homenageada na 1ª edição do Prêmio Mozilla Firefox: Libertadores da Web (2011). Como pesquisadora, professora e palestrante, atua na área da Educação, com ênfase em novas tecnologias de aprendizagem on-line, teoria das redes, internet, comunicação, linguagem, inclusão digital, cultura digital, participação pública, políticas públicas, Internet e Jovens, Internet e Crianças, dados abertos , openlearning, openeducation, opengov, opendata, visualização de dados, bigdata, cartografias, (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana de Araujo Guzzi
Nome em citações bibliográficas
GUZZI, D

Endereço


Endereço Profissional
Escola do Futuro da USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa A Escola do Futuro.
Avenida Professor Almeida Prado 1280 Bloco B - Prefeitura da USP
Butantã
05508070 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30919107
Fax: (11) 38153083
URL da Homepage: www.futuro.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Orientador: Rogério da Costa.
2004 - 2006
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Participação pública, comunicação e inclusão digital,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rogério da Costa.
Palavras-chave: inclusão digital; comunicação de interesse público; cultura digital; participação pública.
1990 - 1994
Graduação em Engenharia de Alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2003
Formação de Facilitadores de processos grupais. (Carga horária: 160h).
Instituto de Terapia de Família.
2001 - 2001
Planejamento e Implementação de Ensino a Distancia. (Carga horária: 100h).
Escola do Futuro da USP.
2000 - 2000
Curso de Curta Duração.
New York University.
2000 - 2000
Independent Films. (Carga horária: 80h).
New School University.
2000 - 2000
Digital Movies. (Carga horária: 50h).
New York University.
1998 - 1998
Novos Paradigmas em Comunicação - W.Barnett Pearce. (Carga horária: 16h).
Instituto Familiae.
1997 - 1997
Cursos de Gestão Empresarial e Recursos Humanos. (Carga horária: 100h).
Unilever.


Atuação Profissional



Weblab.Tk, WB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: sociodiretora, Carga horária: 20
Outras informações
Co-coordenação do desenvolvimento da plataforma técnica e ativação da Rede HumanizaSUS (HSUS). Projeto em colaboração com a Política Nacional de Humanização (PNH-MS) e pelo Laboratório de Inteligência Coletiva (LInC)


Escola do Futuro da USP, EF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora de Pesquisa emPolíticas Públicas de Inclusão Digital - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP, onde é responsável pelos seguintes projetos: Acessa SP, Juventude SP, TelecentrosBR, Acessa Escola

Atividades

2003 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa em Políticas Públicas de Inclusão Digital do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP.
2004 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitário, .

Cargo ou função
Coordenação do Programa Conexões Científicas - Pesquisas desenvolvidas: Estado da arte em comunidades de prática (Tânia Christopoulos); Infocentros como comunidades de aprendizagem e a construção da identidade coletiva (Tânia Christopoulos).


Projetos de pesquisa


2012 - 2012
ACESSA SP: Tecnologia e Crianças: O Estado da Arte
Descrição: A pesquisa em questão reitera e complementa a série de estudos do Programa de Conexões Científicas do Programa AcessaSP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Integrante / Brasilina Passarelli - Coordenador / Robson Silva - Integrante / Paulo Sérgio Pires - Integrante.
2012 - Atual
Políticas públicas de inclusão digital: JuventudeSP
Descrição: O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias aplicadas à Educação da Escola do Futuro da USP, tem como objetivo trazer inovação em um processo de melhoria contínua que abrange desde a introdução de práticas de qualidade, elementos da cibercultura e webanalítica, da colaboração e da internet 2.0 e ações direcionadas aos jovens e o protagonismo na internet. (http://www.juventude.sp.gov.br).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Brasilina Passarelli - Integrante / Robson Silva - Integrante.
2010 - 2011
Políticas públicas de inclusão digital: Telecentros.BR
Descrição: O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à Educação da Escola do Futuro da USP, tem como objetivo ativar e articular a Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, facilitando e coordenando a implantação do programa de formação para os aproximadamente 10 mil monitores para atuar nos Telecentros do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Hernani Dimantas - Integrante / Brasilina Passarelli - Integrante / Dalton Martins - Integrante.
2009 - 2010
Políticas públicas de inclusão digital: Programa Acessa Escola - Afetos, Links, Trocas e a Disseminação do Conhecimento nas Redes Sociais
Descrição: A influência das redes sociais na aprendizagem por pares através do comportamento de alunos, estagiários e professores da rede pública do estado de São Paulo, participantes do Projeto Acessa Escola. O Acessa Escola, um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Esse estudo teve como objetivo a compreensão da comunicação com diálogos interativos através das novas TIC; a geração de meios e espaços e ampliação de oportunidades dos protagonistas desta pesquisa participar e influenciar nos agenciamentos coletivos que se fazem em todos os setores da vida. Como os alunos e estagiários utilizam o espaço da sala de informática e as redes sociais para aprender e disseminar o conhecimento em rede? Abordagem qualitativa por meio do método etnográfico com aplicação técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e grupo de discussão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Hernani Dimantas - Integrante / Brasilina Passarelli - Integrante.
2007 - 2007
ACESSA SP: Conexões Científicas: Processos de apropriação tecnológica e desenvolvimento de competências de informação a partir dos percursos de usuários iniciantes do Programa AcessaSP
Descrição: Objetivos da pesquisa: aprofundar o conhecimento sobre as competências em ICT (ICT Literacy) dos usuários dos Postos AcessaSP de acordo com suas necessidades cotidianas; acompanhar o processo de apropriação e aprendizagem em que se desenvolvem essas competências.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Daniela de Carvalho Matielo - Integrante / Brasilina Passarelli - Integrante.
2007 - 2007
ACESSAP SP: Conexões Científicas: Da idéia de impacto a de viver com a internet - Terceiro nível - A percepção de jovens usuários do programa AcessaSP sobre o Orkut
Descrição: A presente pesquisa buscou investigar quais mudanças estariam se operando nas subjetividades destes jovens, hoje. Pretendemos compor a imagem que os jovens têm dessa realidade, quais os traços que ressaltam e as conexões que se apresentam. Foco: O foco da pesquisa foi o Orkut, por ser o campeão de audiência entre os jovens usuários do programa AcessaSP. Uma vez que era sabido que o jovem usava muito o Orkut, buscamos investigar qual sua percepção sobre essa rede e como começou a fazer parte de sua vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Hernani Dimantas - Integrante / Brasilina Passarelli - Integrante / Melissa Migliori S. Machado - Integrante.
2006 - Atual
Políticas públicas de inclusão digital: Programa Acessa São Paulo
Descrição: Descrição: O projeto, desenvolvido no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à Educação da Escola do Futuro da USP, tem como objetivo realizar estudos e pesquisas sobre o processo de inclusão digital sob gestão do Programa AcessaSP [http://www.acessasp.sp.gov.br]. A pesquisa desenvolvida gera séries históricas (desde 2003) sobre o desempenho do programa, e permite análises de indicadores e referenciais comparativos pertinentes, por meio da compatibilização metodológica dos dados com pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. O projeto disponibiliza online os resultados da pesquisa por meio de um sistema desenvolvido em software livre e busca construir quatro eixos de análise: perfil dos usuários, comportamento em relação a internet e telecentros, avaliação dos serviços e percepção do impacto das tecnologias na vida do usuário e da comunidade. Paralelamente, o projeto desenvolve e avalia a capacitação continuada dos monitores de todos os telecentros implantados no estado de São Paulo, por meio de comunidades virtuais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Hernani Dimantas - Integrante / Daniela de Carvalho Matielo - Integrante / Brasilina Passarelli - Integrante.Financiador(es): Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
Conexões Científicas - Ciclo 2
Descrição: Pesquisas desenvolvidas: Estado da Arte em Comunidades de Prática. Tânia Christopoulos. Infocentros como Comunidades de Aprendizagem e a Construção da Identidade Coletiva. Tânia Christopoulos Usabilidade além do Design: modelo de análise integrada. Selim Rabia. Emprego e Redes Sociais e Eletrônicas: análise da situação de jovens usuários dos Infocentros. Selim Rabia. Limitantes do sucesso na localização de emprego:um estudo de casos sobre os jovens freqüentadores dos Infocentros. Luciano Gosuen. Estado da Arte: Narrativas Interativas. Luciano Gosuen. Jogos, prazer e narrativas interativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Fredric Litto - Integrante / Daisy Grisolia - Integrante / Anamelia de Campos Pinto - Integrante.Financiador(es): Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Programa Acessa São Paulo - Cooperação.
2004 - 2004
Conexões Científicas - Ciclo I
Descrição: Pesquisas desenvolvidas: Arlene Martinez Ricoldi. Gênero e Informação: como as mulheres se relacionam com a tecnologia disponível nos Infocentros comunitários da periferia de São Paulo; Fábio B. Josgrilberg. Estratégias de inclusão digital e táticas cotidianas: o caso Acessa São Paulo; Maria Teresa Vianna Van Acker. Os Infocentros e o ingresso ou permanência dos usuários no mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriana de Araujo Guzzi - Coordenador / Fredric Litto - Integrante / Daisy Grisolia - Integrante / Anamelia de Campos Pinto - Integrante.Financiador(es): Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Programa Acessa São Paulo - Cooperação.
2003 - 2004
Inclusão digital e desenvolvimento de redes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Comitê Gestor da Internet no Brasil
2012 - Atual
Agência de fomento: Comitê Gestor da Internet no Brasil
2011 - Atual
Agência de fomento: Comitê Gestor da Internet no Brasil
2011 - Atual
Agência de fomento: Associação Brasileira de Educação a Distância
2010 - Atual
Agência de fomento: Lixo Eletrônico. org


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aprendizagem online.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação de interesse público.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Redes sociais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
1ª edição do Prêmio Mozilla Firefox: Libertadores da Web: Homenageada, Mozilla firefox.
2011
53º Prêmio Jabuti 2011 - 3º lugar - Tecnologia e Informática: Web e Participação - A Democracia no Século XXI - Drica Guzzi, Câmara Brasileira do Livro.
2010
Prêmio ARede 2010 - Categoria Sustentabilidade e Gestão: Rede de Projetos do Programa Acessa São Paulo, Momento Editorial.
2010
Prêmio ARede 2010 - Terceiro Setor - Categoria Desenvolvimento de Conteúdo - Lixoeletrônico.org Weblab.tk, Momento Editorial.
2009
6ª edição Prêmio Mario Covas Inovação em Gestão Pública Programa Acessa Escola, Fundap e Governo do Estado de São Paulo.
2009
Prêmio ARede 2009 - Prêmio ARede - Modalidade Setor Público - Categoria Estadual: PONLINE, Momento Editorial.
2009
51º Prêmio Jabuti 2009 - 3º lugar - Educação, Psicologia e Psicanálise: Educação a Distância: O Estado da Arte - Frederic Michael Litto e Marcos Formiga (organizadores) Reportagem, Câmara Brasileira do Livro.
2007
4ª edição Prêmio Mario Covas Design de Hipermídia Portal Acessa São Paulo, Fundap e Governo do Estado de São Paulo.
2007
Prêmio ARede 2007 - Prêmio ARede - Modalidade Setor Público - Categoria Estadual: Portal AcessaSP, Momento Editorial.
2006
3ª edição Prêmio Mario Covas Tecnologia a Serviço do Cidadão Programa Acessa São Paulo, Fundap e Governo do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Brasilina Passarellli2009Brasilina Passarellli ; GUZZI, D ; DIMANTAS, H. ; MORENO, J. K. . Atores em Rede: Subjetividades e Desejos em Expansão. Logos (UERJ. Impresso), v. 16, p. 60-71, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUZZI, D. Web e Participação A Democracia do Século XXI. 1. ed. São Paulo: Senac, 2010. v. 1. 158p .

2.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli . PONLINE 2008 - Pesquisa On-Line com Usuários do Programa AcessaSP. 1. ed. São Paulo: NAP Escola do Futuro/USP, 2008. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, A. F. ; GUZZI, D . DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: RISCOS E OPORTUNIDADES ANDAM DE MÃOS DADAS. TIC Kids Online Brasil 2012. 1ed.São Paulo: Comunicação NIC.br, 2012, v. 1, p. 37-45.

2.
LITTO, F. ; FORMIGA, M. ; GUZZI, D . Aprendizagem on-line por meio de minicursos para telecentros. In: Fredric M. Litto; Marcos Formiga. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. 2ed.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008, v. , p. 317-324.

Apresentações de Trabalho
1.
DIMANTAS, H. ; GUZZI, D ; MARTINS, D. ; FREIRE, C. . Participação na rede digital e aprendizagem: configurações da escola pública 2.0. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
GUZZI, D; SANTOS, R. S. ; DIMANTAS, H. ; SHIGEMORI, A. ; LAGO, J. P. ; STAROBINAS, L. ; CESAROLI, U. ; TEIXEIRA, E. F. . Programa de Capacitação Continuada para agentes de inclusão digital/Módulos 3, 4 e 5. 2006.

2.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; MATIELO, D. C. ; SANTOS, R. S. ; SHIGEMORI, A. . Programa de Capacitação Continuada para agentes de inclusão digital/Módulos 1 e 2. 2005.

3.
GUZZI, D; KREPEL, F. . CAD - Célula de Aprendizagem Digital. 2003.

4.
GUZZI, D; LITTO, F. ; SEABRA, C. ; GUARNIERI, F. ; MATIELO, D. C. ; COSTA, J. ; KANNO, M. . Fala São Paulo. 2002.

5.
GUZZI, D; OZGUN, A. . Projeto de Inteligência Coletiva. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUZZI, D. Para desvendar as novas formas de Política. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GUZZI, D. As Boas Novas.com - Cultura da Mudança. 2012; Tema: Cultura da Mudança. (Blog).

2.
GUZZI, D. As Boas Novas.com - Inclusão Digital, um conceito em movimento. 2012; Tema: Inclusão Digital, um conceito em movimento. (Blog).

3.
GUZZI, D. As Boas Novas.com - Movimentos Sociais, Marco Civil e Direito a Banda!. 2012; Tema: Movimentos Sociais, Marco Civil e Direito a Banda!. (Blog).

4.
GUZZI, D. As Boas Novas.com - Participação, aprendizagem e dispositivos tecnológicos. 2012; Tema: Participação, aprendizagem e dispositivos tecnológicos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Brasilina Passarellli ; SILVA, R. ; GUZZI, D . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2013. (Relatório de Gestão).

2.
GUZZI, D. Comunicação em Mídias Sociais: Estratégias e Tendências - Módulo Teoria de Redes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GUZZI, D; SILVA, R. ; KEIKA, L. ; Brasilina Passarellli . Ponline 2012 Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
GUZZI, D; SILVA, R. ; Brasilina Passarellli . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2012. (Relatório de Gestão).

5.
GUZZI, D. Comunicação em mídias Sociais: Estratégias e Tendências - Módulo Teoria de Redes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; BOARO, J. ; SILVA, R. ; Brasilina Passarellli . Ponline 2011 Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2011. (Relatório de Gestão).

8.
COSTA, R. ; GUZZI, D ; DIMANTAS, H. ; MARTINS, D. . Redes Sociais: Teoria e Prática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; BOARO, J. ; SILVA, R. ; Brasilina Passarellli . Ponline 2010 Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2010. (Relatório de Gestão).

11.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; BOARO, J. ; Brasilina Passarellli . Ponline 2009 Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2009. (Relatório de pesquisa).

12.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2009. (Relatório de Gestão).

13.
DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli ; GUZZI, D . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2008. (Relatório de Gestão).

14.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; BOARO, J. ; GRISOLIA, D. ; GUERRINI, A. W. ; SANTOS, J. ; JANUARIO, L. ; LEMOS JUNIOR, C. E. . Ponline 2007 /Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli ; GUZZI, D . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2007. (Relatório de Gestão).

16.
GUZZI, D; SEABRA, C. ; DIMANTAS, H. ; Brasilina Passarellli ; NUNES, K. . Cadernos Eletrônicos Acessa São Paulo [versão online colaborativa]. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo educacional para programas de inclusão digital).

17.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; SILVA, R. ; ZUQUIM, J. . Web Vídeos AcessaSP. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo educacional para programas de inclusão digital).

18.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; ZUQUIM, J. ; BOARO, J. ; MATIELO, D. C. . Ponline 2006/Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2006. (Relatório de pesquisa).

19.
GUZZI, D; DIMANTAS, H. ; ZUQUIM, J. ; SANTOS, R. S. ; SAKURAI, S. ; NUNES, K. ; MATIELO, D. C. ; LITTO, F. ; KANNO, M. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2006. (Relatório de Gestão).

20.
GUZZI, D; GRISOLIA, D. ; MATIELO, D. C. ; BOARO, J. ; VIRNO, A. . Ponline 2005/Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2005. (Relatório de pesquisa).

21.
GUZZI, D; MATIELO, D. C. ; DIMANTAS, H. ; GRISOLIA, D. ; LITTO, F. ; SANTOS, R. S. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2005. (Relatório de Gestão).

22.
GUARNIERI, F. ; GUZZI, D ; SHIGEMORI, A. ; MATIELO, D. C. ; VIRNO, A. ; PINTO, A. C. ; AOKI, C. ; RIBEIRO, C. R. P. F. . PIM Passaporte Internet Multimídia. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo educacional para programas de inclusão digital).

23.
GUZZI, D; GRISOLIA, D. ; MATIELO, D. C. ; VIRNO, A. . Ponline 2004/Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2004. (Relatório de pesquisa).

24.
GUZZI, D; GRISOLIA, D. ; COSTA, J. ; AOKI, C. ; LITTO, F. ; VIRNO, A. ; SHIGEMORI, A. ; MATIELO, D. C. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2004. (Relatório de Gestão).

25.
SEABRA, C. ; LITTO, F. ; GUZZI, D ; MATIELO, D. C. ; SHIGEMORI, A. ; GUARNIERI, F. . Cadernos Eletrônicos Acessa São Paulo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo educacional para programas de inclusão digital).

26.
GUARNIERI, F. ; GUZZI, D ; MATIELO, D. C. ; DIMANTAS, H. ; BENNETI, L. ; SAKURAI, S. ; GARROUX, S. ; SILVA, R. . Rede de Projetos Acessa São Paulo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo educacional para programas de inclusão digital).

27.
GUZZI, D; SEABRA, C. ; BOARO, J. ; RIBEIRO, A. ; GUARNIERI, F. . Ponline 2003/Pesquisa online realizada com usuários do Programa Acessa São Paulo. 2003. (Relatório de pesquisa).

28.
GUZZI, D; AOKI, C. ; BOARO, J. ; GRISOLIA, D. ; LITTO, F. ; VIRNO, A. ; MATIELO, D. C. ; SHIGEMORI, A. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2003. (Relatório de Gestão).

29.
GUZZI, D; SEABRA, C. ; SHIGEMORI, A. ; VIRNO, A. ; RIBEIRO, A. ; MATIELO, D. C. ; BORGES, C. ; BOARO, J. ; LITTO, F. ; PINTO, A. C. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2002. (Relatório de Gestão).

30.
GUZZI, D; SEABRA, C. ; LITTO, F. ; SHIGEMORI, A. ; VIRNO, A. ; MATIELO, D. C. ; BOARO, J. ; PINTO, A. C. . Relatório Mensal das Atividades da Escola do Futuro no Programa Acessa SP. 2001. (Relatório de Gestão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SHIGEMORI, A. ; TIKIWA, A. ; BORGES, C. ; STOKLOS, D. ; KREPEL, F. ; ICHI, I. ; CEOLIN, L. ; FUGANTI, L. ; STOKLOS, P. ; GUZZI, D . Pivot. 2003 (Encontros Filosóficos, Saraus, Teatro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PACHECO, R. S. V. M.; DINIZ, E. H.; VAZ, J. C.; GUZZI, D. Participação em banca de NATANAEL BENEDITO AMARO. PRÉ-DECISÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: A ENTRADA DA TEMÁTICA DA INCLUSÃO DIGITAL NA AGENDA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públic) - Fundação Getúlio Vargas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Mesa Redonda Políticas Públicas para EaD: Desafios, Cenários e Tendências. 2012. (Congresso).

2.
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.Livros & Cia: Colaboração Humana, Sociedade E Literatura Em Tempos Digitais. 2012. (Outra).

3.
I Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede. Internet como ponte de interesses entre Estado e sociedade.. 2012. (Congresso).

4.
II Fórum da Internet no Brasil. 2012. (Encontro).

5.
IV Congresso Six Sigma Brasil 2012. Web e Participação - A democracia no século XXI. 2012. (Congresso).

6.
Web Expo Forum 2012. Qual a importância das redes sociais e iniciativas digitais para atender o cidadão e as instituições e a sociedade? Quais as iniciativas relevantes? Quais as soluções e métricas adotadas? Quais os papeis dos agentes dessas iniciativas? Que transformações. 2012. (Congresso).

7.
2º Seminário da Rede de Formação TelecentrosBR. 2011. (Seminário).

8.
3ª Edição do Festival Internacional de Cultura Digital.BR. 2011. (Encontro).

9.
I Fórum da Internet no Brasil. 2011. (Encontro).

10.
IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI 2011). 2011. (Congresso).

11.
IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. 2011. (Outra).

12.
Social Media Brasil 2011. Como o mundo se torna mais social com as redes sociais?. 2011. (Congresso).

13.
Web Expo Forum 2011. E-agora? O Futuro Chegou! Economia Criativa, Realidade Aumentada, Capitalistas sociais, Transmedia, Storytelling, Social Location e mobile, Nuvens de Inovação, contexto e conteúdo, Geração global, Neurociência e as mídias sociais, Educação e Empresas d. 2011. (Congresso).

14.
Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas SIPPI 2010.Participação na Rede Digital e Aprendizagem: Configurações da Escola Pública 2.0. 2010. (Seminário).

15.
15 CIAED Congresso Internacional ABED de Educação à Distância. Aprendizagem na rede e na sala de aula. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Em muitos trabalhos e obras, Adriana de Araújo Guzzi é citada como "Drica Guzzi".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 24:49:13