Jackson Luiz de Oliveira Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2077419915076875
  • Última atualização do currículo em 29/09/2014


Possui Mestrado (2013) em História Social pela Universidade Federal Fluminense e Licenciatura (2006) e Bacharelado (2006) no Curso de História da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil república, História e Culturas Políticas, História das instituições educativas, americanismo e História dos Empreendimentos Missionários estadunidenses. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jackson Luiz de Oliveira Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, J. L. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense.
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O
Centro
24210-380 - Niteroi, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.historia.uff.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Empreendimento Missionário e Americanismo: o modelo educacional granberyense e o universo político cultural de Juiz de Fora (1889-1930),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cecilia da Silva Azevedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Americanismo; Brasil República; História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2003 - 2006
Graduação em História.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: O Colégio Americano Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930).
Orientador: Maria das Graças Marcelo Ribeiro.
2003 - 2006
Graduação em História.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Trabalho Final de Licenciatura.
Orientador: Fábio Faria Mendes e Angelo A. Faria de Assis.




Formação Complementar


2001 - 2001
Turismo Cultural e Ecoturismo. (Carga horária: 68h).
Fundação Educativa de Radío e Televisão Ouro Preto.


Atuação Profissional



Prefeitura de São João Nepomuceno, PSJN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. das séries finais do Ensino Fundamental, Carga horária: 25


Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundame e Médio, Carga horária: 20




Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PIRES, J. L. O.. O Americanismo nas Páginas da Revista The Missionary Voice (1911-1932): Breves Apontamentos. In: AZEVEDO, Cecília; POGGI, Tatiana; ALVES, Alexandre; FARIAS, Rodrigo; MOLL Roberto. (Org.). Visões da América: a história dos EUA discutida por pesquisadores brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. , p. 328-346.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, J. L. O.. A Revista The Missionary Voice e a Americanidade: identidade e política no contexto dos empreendimentos missionários metodistas (1911-1932). In: Xi Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. Anais Eletrônicos, 2014.

2.
PIRES, J. L. O.. Os Processos de Modernização e os Americanismo no Final do Século XIX e início do Século XX: o projeto pedagógico do Colégio Americano Granbery. In: X Encontro da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Anais - 10º Encontro, 2012.

3.
PIRES, J. L. O.. Americanismo e Educação: debates, política e cultura na primeira República. In: XXVi Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos, 2011.

4.
PIRES, J. L. O.. O Colégio Americano Granbery e o Americanismo na Construção do Ensino Superior de Juiz de Fora (1890-1930). In: IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação Em MInas Gerais, 2007, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos, 2007.

5.
PIRES, J. L. O.; RIBEIRO, M. G. M. ; CHAVES, C. M. G. . O Instituto Metodista Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930). In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais Eletrônicos. Uberlândia.

6.
PIRES, J. L. O.. Americanismo e Educação: o modelo granberyense e os debates para o ensino superior brasileiro (1889-1930). In: XV Encontro Regional de História (ANPUH-MG), 2006, São João del Rei. Anais Eletrônicos.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, J. L. O.; RIBEIRO, M. G. M. ; CHAVES, C. M. G. . O Instituto Metodista Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930). In: XV Simpósio de Iniciação Científica, 2006, Viçosa. Anais Eletrônicos.

2.
PIRES, J. L. O.; RIBEIRO, M. G. M. . O Instituto Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930). In: VIII Semana do Curso de Pedagogia da UFSJ, 2005, São João del Rei. Caderno de Resumo.

Demais trabalhos
1.
PIRES, J. L. O.. Semana Acadêmica do Curso de História. 2003 (Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI Simpósio Nacional de História.Americanismo e Educação: debates, política e cultura na Primeira República. 2011. (Simpósio).

2.
IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. O Colégio Americano Granbery e o Americanismo na Construção do Ensino Superior de Juiz de Fora (1890-1930). 2007. (Congresso).

3.
VI Congresso Luso-Brasilerio de História da Educação COLUBHE06. O Instituto Metodista Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930). 2006. (Congresso).

4.
XV Encontro Regional de História (ANPUH-MG). Americanismo e Educação: o modelo granberyense e os debates para o ensino superior brasileiro (1889-1930). 2006. (Congresso).

5.
XV Simpósio de Iniciação Científica.O Instituto Metodista Granbery: a construção de um projeto pedagógico (1889-1930). 2006. (Simpósio).

6.
III Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. III Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 2005. (Congresso).

7.
A Graduação na UFV: decisão de futuro.A Graduação na UFV: decisão de futuro. 2004. (Outra).

8.
Caminhos da História: os de safios da históriografia em Minas Gerais.XIV Encontro Regional de História de Anpuh-MG. 2004. (Encontro).

9.
Grupo de Estudos.Gropo de Estudos sobre a História de Minas Gerais. 2004. (Outra).

10.
Mini-Curso.O Cristianismo e o Islamismo no Ocidente Medieval. 2004. (Outra).

11.
Mini-Curso.Na Trilia das Significações do Ensino de História: Trajetória, desafios e possibilidades de História na construção de uma sociedade demogrática. 2004. (Outra).

12.
Repensando a República.II Semana Acadêmica do Curso de História. 2004. (Outra).

13.
Formação Acadêmica e Ofício do Historiador.I Semana Acadêmica do Curso de História/UFV. 2003. (Encontro).

14.
Mini-Curso.Roma: Cultura e Sociadade. 2003. (Outra).

15.
Mini-Curso.História da Universidade Brasileira. 2003. (Outra).

16.
XIII Simposio de Iniciação Científica e III Mostra Científica da Pós-Graduação "Democratização da Ciência. Pesquisa: para que? para quem?".Cultura e Identidade Nacional pela Pesquisa Poética. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, J. L. O.. Semana Acadêmica do Curso de História. 2003. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 9:07:28