Giselma Cecília Serconek

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7136915495960407
  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Possui doutorado em Educação (2018) e mestrado em Educação (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela FAFIJAN, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Desenvolve pesquisa sobre educação escolar, com ênfase nos processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, sistematização do ensino e a apropriação de conceitos como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividades de Ensino (GEPAE), vinculado à CAPES e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora no Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM) e coordenadora de estágio obrigatório e não-obrigatório do curso de Pedagogia na Modalidade EAD - UEM. Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior, nas áreas de didática, prática de ensino, psicologia da educação, atuando principalmente nos temas: processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselma Cecília Serconek
Nome em citações bibliográficas
SERCONEK, Giselma Cecília

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá.
Av. Colombo, 5790
Zona Sete
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
Ramal: 4887
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Doutorado em Educação - PPE.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E APRENDIZAGEM: UM EXPERIMENTO COM CONCEITOS DE ÁREA E DE PERÍMETRO, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marta Sueli de Faria Sforni.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O conceito e a abordagem do erro na prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: João Luiz Gasparin.
Palavras-chave: Concepção de erro; aprendizagem e desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1999 - 1999
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Título: A psicopedagogia e o brincar: algumas considerações.
Orientador: Solange Franci Raimundo Yaegashi.
1986 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de professores para a produção de objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Extensão "Bauman e a Educação". (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2004
Intensivo de Inglês básico. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 2000
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 264h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Espanhol Regular. (Carga horária: 160h).
Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio Pedagogia EAD - UEM
Outras informações
Atividade Administrativa de Coordenação de Estágio Obrigatório e não-obrigatório em Instituição de Ensino Superior - Curso de Pedagogia - EAD - UEM

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
Outras informações
Professora Pesquisadora da Disciplina Estágio Supervisionado I- Alfabetização e Linguagem do Curso de Pedagogia a Distância - EAD - UEM. Carga horária total 68h.

Atividades

09/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Docente: Prática de Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Formação e ação docente: prática de ensino ? modalidade normal e Estágio Curricular supervisionado
FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE: PRÁTICA DE ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO FUNDAMENTAL I
Estágio Curricular Supervisionado no Ens. Das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I
Formação e Ação Docente: Prática De Ensino em Educação Infantil I e II
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I e II
Projeto Político-Pedagógico da Escola
Didática: trabalho docente e saberes escolares
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia (EAD), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I- Alfabetização e Linguagem (68 h)

Faculdade Alvorada, FA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia da Educação
Educação de Jovens e Adultos
História da Educação

Centro de Ensino Superior de Nova Esperança, FANP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos
Pesquisa Pedagógica

Centro Educacional Objetivo, SOEDMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica


Colégio Marista de Maringa, ABEC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2008
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 23

Atividades

2/1992 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Ensino Religioso
Geografia
História
Matemática
Português
02/2001 - 12/2002
Direção e administração, Ensino Fundamental, .

Cargo ou função
Coordenação de série.

Prefeitura Municipal de Maringá, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Sarandi, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
ESTADO DA ARTE DA RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: AS CONCEPÇÕES DE PAIS, RESPONSÁVEIS E PROFESSORES
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende inserir-se na temática da relação escola e família, buscando investigar aspectos envolvidos nesse cenário, bem como contrastar as visões dos docentes e dos familiares, com o intuito de identificar os modelos de relações que se manifestam e se constroem entre escola e família atualmente. Iniciamos esse processo por uma busca mediante revisão literária dos apontamentos realizados acerca da compreensão dos meandros da relação escola e família como contextos de desenvolvimento e aprendizagem. Carga Horária total: 813 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Organização da atividade de ensino em Galperin, Davidov e Talizina
Descrição: Autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Luria e Leontiev, não tinham como objetivo a elaboração de uma teoria de ensino, portanto, não se ocuparam de investigar e sistematizar ações didáticas adequadas à promoção da aprendizagem em contexto escolar. Essa tarefa coube a outros autores russos, como P. Y. Galperin, V. V. Davidov e N. Talizina, que elaboraram propostas de ensino com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tendo em vista a necessidade de produzirmos conhecimento acerca de uma escolarização que tenha maior impacto sobre o desenvolvimento dos estudantes, consideramos relevante analisar as contribuições desses autores. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivos: 1) Analisar elementos constituintes da atividade de ensino presentes nas propostas de Galperin, Davidov e Talizina; 2) analisar possíveis aproximações e distanciamentos entre esses autores no que se refere às proposições didáticas; 3) extrair das análises definidas nos objetivos precedentes, contribuições para a elaboração de princípios e ações didáticas que sejam relevantes para a educação brasileira; 4) Delinear perspectivas de planejamento da atividade de ensino. . No procedimento de coleta de informações se empregará a revisão de literatura ou investigação bibliográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Giselma Cecília Serconek - Integrante / Marta Sueli de Faria Sforni - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.
2012 - 2012
O estado da arte da relação escola e família: as concepções de pais, responsáveis e professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Perspectiva histórico-cultural de erro (fase 2)
Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos que subsidiam a compreensão do erro, relacionado aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento do escolar, a partir da perspectiva da teoria histórico-cultural de aquisição do conhecimento e mediação do erro, para buscar qualidade nas ações didático-pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Perspectiva histórico-cultural de erro
Descrição: Processos 9912/2010. Carga horária: 8 horas/semanais Carga horária total: 383 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Perspectiva sócio-cultural de erro
Descrição: Processo nº 1552/2010 carga horária semanal: 8 horas Carga horária total: 152 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Projeto de Extensão Atividades Alternativas para Pessoas com necessidades especiais
Descrição: Projeto de Extensão Atividades Alternativas para Pessoas com necessidades especiais para atendimento à pessoas da comunidade externa. Desenvolve atividades em diversas áreas do conhecimento. Carga Horária: 108h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Giselma Cecília Serconek - Integrante / Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Formação e Prática de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação, Inclusão e Arte.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
YAEGASHI, S. F. R. ; SERCONEK, Giselma Cecília ; CAETANO, L. M. ; SOUZA, S. ; MESTI, R. L. ; SILVA, E. S. ; COUTINHO, K. A. . A relação família e escola no desempenho escolar. In: YAEGASHI; BIANCHINI; CAETANO; SANTOS; SHIMAZAKI; DE PAULA; SAITO; CINTRA. (Org.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não escolares. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 1-488.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, Heloíse Martins ; LUCA, Leandra Cristina ; SERCONEK, Giselma Cecília . PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XX Semana de Pedagogia - VIII Encontro de Pesquisa em Educação - I Jornada PARFOR Pedagogia, 2013, Maringá. Novos Rumos, 2013.

2.
SERCONEK, Giselma Cecília. ANÁLISE HISTÓRICA DA MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO COSTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO POR UMA PRÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. In: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO, 2013.

3.
MASHIBA, G. C. X. ; SERCONEK, Giselma Cecília ; Maria Christine Menezes . O processo histórico da Pedagogia Histórico-Crítica: gênese, desenvolvimento e organização didático-metodológica. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS 'HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL', 2012, Joãon Pessoa. História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.

4.
Maria Christine Menezes ; SERCONEK, Giselma Cecília ; MASHIBA, G. C. X. . O mundo do trabalho e as implicações no papel do pedagogo escolar. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS 'HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL', 2012, João Pessoa. História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades, 2012.

5.
SILVA, A. G. B. ; Franciele Bonfim Rodrigues. ; SERCONEK, Giselma Cecília . A prática de ensino na formação do professor: uma experiência pedagógica de alfabetização. In: XIX Semana de Pedagogia da UEM - O Pedagogo e os Processos Educativos & VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2012, Maringá. Semana de Pedagogia da UEM, 2012.

6.
SERCONEK, Giselma Cecília. As perspectivas de conhecimento e o enfoque histórico-cultural de mediação do erro. In: V EBEM - Marxismo, Educação e Emancipação Humana, 2011, Santa Catarina. V EBEM - Marxismo, Educação e Emancipação Humana. Santa Catarina: UFSC, 2011. v. V.

7.
SERCONEK, Giselma Cecília. Mediação do conhecimento escolar. In: III CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. Bauru: UNESP, 2011. v. III.

8.
RIBEIRO, Eliane Cristina ; COSTA, Nayara Ferreira da ; SERCONEK, Giselma Cecília . FORMAÇÃO HUMANA E PEDAGOGIA, UM PROCESSO HISTÓRICO: CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM - VI Encontro de Pesquisa em Educação - Educação e Escola: Saberes e Práticas, 2011, Maringá. Semana de Pedagogia da UEM, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
Marta Sueli de Faria Sforni ; PINHEIRO, A. A. M. ; SERCONEK, Giselma Cecília . Aprendizagem de conceitos em contexto escolar: princípios teóricos e ações de ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MASHIBA, G. C. X. ; SERCONEK, Giselma Cecília ; Maria Christine Menezes . O processo histórico da pedagogia histórico-crítica: gênese, desenvolvimento e organização didático-metodológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Maria Christine Menezes ; SERCONEK, Giselma Cecília ; MASHIBA, G. C. X. . O mundo do trabalho e as implicações no papel do pedagogo escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SERCONEK, Giselma Cecília. As perspectivas de conhecimento e o enfoque histórico-cultural de mediação do erro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SERCONEK, Giselma Cecília. Mediação do conhecimento escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, R. N. A. ; BOIAN, D. F. ; SERCONEK, Giselma Cecília . Arte e cultura: um caminho para a inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, R. N. A. ; SERCONEK, Giselma Cecília ; Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de . Cultura humana e prática pedagógica em oficina de Arte para pessoas com necessidades especiais (Painel). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SERCONEK, Giselma Cecília; CAETANO, V. G. ; PEREIRA, R. N. A. . O Ensino da Arte a educação especial numa perspectiva histórico-cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SERCONEK, Giselma Cecília; Gasparin . Erro: conceitos e práticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SERCONEK, Giselma Cecília; Gasparin . Por uma perspectiva dialética do erro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SERCONEK, Giselma Cecília; Gasparin . Conceito de erro: teoria e prática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raymundo de Lima; SILVA, M. C. A.Márcia Cristina Amaral da Silva; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Alessandra Elvira de Oliveira Silva. Contribuições da Psicopedagogia Institucional para o trabalho em ambiente socioeducativo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; Sandra A. Pires Franco; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Zélia Batista Bráz Hirai. O planejamento na Educação Infantil: entre o dito e o realizado. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
Sandra A. Pires Franco; Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Priscila Preti Garcia. A leitura de textos literários e não-literários no contexto psicopedagógico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
Janira Siqueira Camargo; SERCONEK, Giselma Cecília; Luciana Grandini Cabreira. Participação em banca de Ana Paula Cantagalli de Aguiar. A percepção de alunos sobre a relação professor-aluno: um olhar psicopedagógico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
Janira Siqueira Camargo; Luciana Grandini Cabreira; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Lucyane da Silva Couto. Valores morais: papel da família ou da escola?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
Luciana Lacanallo; Celma Regina Borghi Rodriguero; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Ana Maria Tono Mochi Cavalaro. O uso de jogos como recurso psicopedagógico para a constituição das funções psicológicas superiores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Marta Sueli de Faria Sforni; SERCONEK, Giselma Cecília; MORAES, S. P. G.. Participação em banca de Maiara Pereira Assumpção.Contribuições de Davydov para a organização do ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
Janira Siqueira Camargo; Sheila Maria Rosin; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Lucimar do Espírito Santo.Família e fracasso escolar: algumas aproximações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
Marta Sueli de Faria Sforni; Celma Regina Borghi Rodriguero; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Jéssica A. Danas da Silva.Análise da produção escrita de alunos concluintes das séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
MIRANDA, M. J. C.; MIRANDA, P. R.; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Poliana Pâmela Judite Benedicto.Influência da afetividade na relação professor aluno para aprendizagem na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
Sheila Maria Rosin; Aline Frollini Lunardeli Lara; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Camila de Oliveira Fonseca.Relação entre baixo rendimento escolar e conflitos familiares: estabelecendo relações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
Lucineia Maria Lazaretti; Heloisa Toshie Irie Saito; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Bárbara E. Caetano Casagrande.A criança e o brincar: desafios na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
Gilmar Alves Montagnoli; Marcos Pereira Coelho; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Patrícia da Silva Taldivo.A atuação da Companhia de Jesus no Brasil Colônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
Gilmar Alves Montagnoli; Marcos Pereira Coelho; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Ivone Máximo Feijó.Limites e possibilidades da Educação de Jovens e Adultos: das vivências aos estudos teóricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
Marta Chaves; SERCONEK, Giselma Cecília; Vinicius Stein. Participação em banca de Patrícia Kellen Ribeiro Santos.MAKARENKO: estudos e reflexões sobre as conferências para a educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
Marta Sueli de Faria Sforni; Fernando Wolff Mendonça; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Leniara Edneia Klering.A relação entre atividade de estudo e o desenvolvimento do psiquismo nos estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
Sheila Maria Rosin; Agatha Marine Pontes Marega; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Ana Claudia de Almeida Santos Cândido.A importância do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
SILVA, M. C. A.Márcia Cristina Amaral da Silva; Tânia dos Santos Alvarez da Silva; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Fernanda Bevilacqua Ribeiro.Educação Infantil e surdez: uma experiência de inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
Maria Christine Menezes; Rubiana Brasílio Santa Bárbara; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Tamires Frankini Batista.Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o Programa Paraná Alfabetizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas; SERCONEK, Giselma Cecília; Regina de Jesus Chicarellle. Participação em banca de Liliane Aparecida de Souza.O uso de jogos educativos como auxiliar no processo de aprendizagem da linguagem escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; Paula Edicléia Bacaro; Anair Altoé; SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Fernanda Age Macedo.A importância do lúdico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino de nove anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
VICENTINI, Dalva Linda; SERCONEK, Giselma Cecília; DOMINGUES, Analéia. Participação em banca de Thais Porpiglio.Educação de Jovens e Adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alvorada.

17.
SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Rozimeire Magalhães Hashimoto.A trajetória histórica da Assistência da Infância no Brasil Colonial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Noroeste Paranaense.

18.
SERCONEK, Giselma Cecília. Participação em banca de Ana Cláudia da Silva.Infância e Educação Infantil: Um pouco de História. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Noroeste Paranaense.

19.
SERCONEK, Giselma Cecília; GARUTTI, Selson; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo Lira. Participação em banca de Miriam de Almeida Luppi.A dialética em torno da avaliação formativa nas disciplinas de Ciências e Biologia. 2006.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental - GPTED.Princípios do Ensino Desenvolvimental na Organização do Ensino de Grandezas e Medidas. 2017. (Seminário).

2.
XIV Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação.Organização do Ensino de Área e Perímetro sob o enfoque da Teoria do Ensino Desenvolvimental Davydoviana. 2017. (Simpósio).

3.
A didática desenvolvimental da atividade- os sitemas Galperin-Talizina, Zankoviano e Elkonin-Davídov. 2016. (Outra).

4.
XXII Semana de Pedagogia da UEM - Alfabetização - para além das letras & X Encontro de Pesquisa em Educação.A prática de ensino na formação do professor - uma experiência pedagógica na educação infantil. 2016. (Encontro).

5.
Organização do ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. 2015. (Outra).

6.
Curso de Extensão "Educação, Reflexões e Formação Docente".Letramento: escrita, matemática e organização do espaço. 2014. (Outra).

7.
Palestra - Mediação no processo de apropriação conceitual. 2014. (Outra).

8.
Formação docente e práticas pedagógicas.Minicurso - Jogos como instrumento de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. 2013. (Encontro).

9.
Fundamentos Teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica.Pedagogia Histórico-Crítica. 2013. (Outra).

10.
XI Jornada do HISTEDBR. ANÁLISE HISTÓRICA DA MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO COSTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO: POR UMA PRÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2013. (Congresso).

11.
XX Semana de pedagogia da UEM - Novos rumos & VIII Encontro de Pesquisa em Educação 7 I Jornada PARFOR.Minicurso - Jogos de alfabetização - práticas para recurso didático distribuído pelo MEC. 2013. (Encontro).

12.
I Fórum da Pedagogia. 2012. (Outra).

13.
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL".O processo histórico da Pedagogia Histórico-Crítica: gênese, desenvolvimento e organização didático-metodológica. 2012. (Seminário).

14.
III CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Mediação do conhecimento escolar. 2011. (Congresso).

15.
II Jornada de educação e formação de professores de Cianorte: as metodologias de ensino nos cursos de formação docente (Ensino Médio).Minicurso - Mediação pedagógica nos processos de alfabetização e letramento. 2011. (Encontro).

16.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.As perspectivas de conhecimento e o enfoque histórico-cultural de mediação de erro. 2011. (Encontro).

17.
XIII Semana de pedagogia e V encontro de Gestão Educacional do CRC - UEM.Minicurso - Alfabetização e Música. 2011. (Encontro).

18.
XVIII Semana de Pedagogia da UEM - Educação e Escola: Saberes e práticas VI Encontro de Pesquisa em Educação.FORMAÇÃO HUMANA E PEDAGOGIA, UM PROCESSO HISTÓRICO: CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2011. (Encontro).

19.
8º Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Saberes Transversais: O papel da cultura na formação acadêmico-científica (UEM, 2 h).Cultura humana e prática pedagógica em oficina de Arte para pessoas com necessidades especiais. 2010. (Outra).

20.
IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial - VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2010. (Congresso).

21.
Seminário de Pesquisa Internacional em Teoria Histórico-Cultural. 2010. (Seminário).

22.
V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar (UEM, 40 h).Arte e cultura: um caminho para a inclusão. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Marta Sueli de Faria Sforni ; SERCONEK, Giselma Cecília . A didática desenvolvimental da atividade - os sistemas Galperin-Talizina, Zankoviano e Elkonin-Davídov. 2016. (Outro).

2.
SERCONEK, Giselma Cecília. Teoria e Práticas pedagógicas para professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Outro).

3.
TULESKI, S. C. ; Marta Sueli de Faria Sforni ; SERCONEK, Giselma Cecília . III Evento do Método e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do Materialismo Histórico_Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Outro).

4.
Marcelo Farid Pereira ; SERCONEK, Giselma Cecília . I Feira de Inovação Tecnológica de Maringá - I FEITECH - Evento de Extensão. 2013. .

5.
Jorge Cantos ; COSTA, Célio Juvenal ; SERCONEK, Giselma Cecília . III Jornada de Estudos Pedagógicos da EaD/UEM - O desafio de ser alfabetizador. 2013. (Outro).

6.
Elsa Midori Shimazaki ; SERCONEK, Giselma Cecília . FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2013. (Outro).

7.
SERCONEK, Giselma Cecília. II Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM: A formação de professor na Educação a Distância. 2012. (Outro).

8.
COSTA, Célio Juvenal ; SERCONEK, Giselma Cecília . I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia a Distância da UEM: EAD - desafios e possibilidades. 2011. (Outro).

9.
ZANATTA, Regina Maria ; SERCONEK, Giselma Cecília . XVIII Semana de Pedagogia da UEM - VI Encontro de Pesquisa em Educação. 2011. (Outro).

10.
SERCONEK, Giselma Cecília; Ruth Izumi Setoguth ; Carvalho, Elma Júlia Gonçalves de . V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar (UEM, 40 h). 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Delza Borges da Silva. A importância da motivação no processo ensino aprendizagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

2.
Juliana Aparecida Felitto da Silva. Literatura Infantil nos dias de hoje. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

3.
Marcia Regina Rezende Borba. O brincar como componente essencial para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

4.
Marileni Negrisoli Barbosa. Brincadeira infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

5.
Marta Matos da Silva. O papel das brincadeiras infantis no desenvolvimento da criança no período pré-escolar. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

6.
Neusa Lourenço. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

7.
Marcelo da Silva. Artes no Ensino Fundamental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Escolar) - Instituto Brasileiro de Especialização Superior. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ziliana Pizzi Goes. Educação de Jovens e Adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Noroeste Paranaense. Orientador: Giselma Cecília Serconek.

2.
Joanne Juciliene Martins. A Educação de Jovens e Adultos no seus contexto social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Noroeste Paranaense. Orientador: Giselma Cecília Serconek.



Outras informações relevantes


**Exame de Proficiência em Língua Espanhola - conceito A, nota 9,9. UEM, março/2004.
**Exame de Proficiência em Língua Inglesa - conceito A, nota entre 9,0 - 10,0. UNIOESTE, março/2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:40:22