Alexandre Avelino Giffoni Junior

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  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PPGE PUC GO (2014) e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1994). É graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1982). Possui especialização em Letras pela PUCMG (1986); especialização em Cooperativismo pela UNISINOS (1987); especialização em Gestão de Cooperativas de Saúde pela PUCGO (2000). Atualmente é Professor Titular da UNIRV - Universidade de Rio Verde (desde 1992), Membro da Comissão Interna de Pesquisa e Pós Graduação (CIPPG) da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UNIRV, representando a área de Ciências Humanas; Membro do Comitê Interno do PIBIC e Coordenador Geral do X Congresso de Iniciação Científica da UNIRV (X CICURV). É Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social (2014/2015-2016/2017), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2017); Conselho Municipal do Meio Ambiente (2017-2020) e Conselho Municipal para o Desenvolvimento de Rio Verde(2017-2020). Foi Presidente do Conselho Municipal para Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool (2010/2011)e Vice -Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2010/2011); Presidente (2009/2010), Vice - Presidente (2011/2012) e Secretário (2013/2016) da Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis . É membro fundador da Academia Rioverdense de Letras, Artes e Ofícios, onde foi Presidente, Vice-presidente e Secretário. Escritor, possui livros publicados na área do Cooperativismo e Educação. Foi Gerente Geral e Superintendente de Marketing da Unimed Rio Verde (1992/2009). Foi Diretor Secretário fundador da Cooperativa de Ensino de Rio Verde - COOPEN (1987). Foi representante nos Conselhos Universitário, de Pesquisa e Extensão da UFU. Foi diretor administrativo e pedagógico do Yázigi e do The Way Institute of Languages. Participou da fundação e gestão de diversas cooperativas em Goiás, nos ramos Educacional, Trabalho, Saúde, Consumo e Agropecuário. Foi Secretário Municipal de Comunicação Social em Rio Verde e Secretário de Administração e Planejamento em Sta. Helena de Goiás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Avelino Giffoni Junior
Nome em citações bibliográficas
GIFFONI JÚNIOR, A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Rio Verde.
Fazenda Fontes do Saber
Morada do Sol
75901-970 - Rio Verde, GO - Brasil - Caixa-postal: 104
Telefone: (064) 36202209
Fax: (064) 36202200
URL da Homepage: www.fesurv.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO SOCIAL DE POBREZA: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a abordagem histórico-cultural, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Carlos Libâneo.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Didática; Educação; Educação Infantil; Teoria do Ensino Desenvolvimental; Abordagem Histórico-cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Cooperativas de Ensino: um Estudo de Caso,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Wenceslau Gonçalves Neto.
Palavras-chave: Administração; Cooperativas Educacionais; Cooperativismo; Pedagogia; Filosofia da Educação; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Outro.
1999 - 2000
Especialização em Gestão de Cooperativas de Saúde.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1985 - 1987
Especialização em Cooperativismo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1984 - 1986
Especialização em Língua Inglesa.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1977 - 1982
Graduação em Letras Português-Inglês.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos - PPGE PUC GOIÁS. Coord. Prof. Dr. José Carlos Libâneo. Teorias da educação e processos pedagógicos Objetivo: Promover estudos e pesquisas relacionados com a prática pedagógica, a organização do trabalho escolar e as teorias educacionais e do ensino, incluindo questões de currículo, ensino e aprendizagem de disciplinas específicas, formação de professores.. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias de ensino. Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial. Palavras-chave: Teoria da Educação; Didática; Ensino e Aprendizagem; Formação de Professores; Organização da Escola.


Unimed Rio Verde - Cooperativa de Trabalho Médico Ltda., UNIMED RIO VERDE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 40


Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40

Atividades

01/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação Física, .

Linhas de pesquisa
Orientação de Monografias
01/2000 - Atual
Ensino, Metodologia do Ensino em Letras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação e Educação
01/2000 - Atual
Extensão universitária , Diretoria Acadêmica, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Prevenção Contra Drogas-Coordenação.
01/2000 - Atual
Extensão universitária , Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração de Projetos de Pesquisa na FESURV.
01/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Comunicação e Educação
01/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Direito, .

01/1992 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Monografia
Projeto de Pesquisa em Economia
Semiótica
Língua Inglesa
Estudos dos Problemas Brasileiros
Orientação de Monografias
1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Enfermagem, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa e desenvolvimento


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Educação
2.
Didática Histórico - Cultural
3.
Orientação de Monografias
4.
Pesquisa e desenvolvimento


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Agricultura sintrópica, Educação Ambiental e Direito do Agronegócio
Descrição: O Objetivo Geral da pesquisa científica é verificar os impactos da implantação da agricultura sintrópica na economia rural, para os produtores rurais do Município de Rio Verde, Goiás, Brasil, a sustentabilidade do seu desenvolvimento e as possíveis relações com a Educação Ambiental e o Direito do Agronegócio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (5) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Coordenador / Abel Elias Briceño - Integrante / Marion Kompier - Integrante.
2017 - Atual
Produtores de água em Rio Verde, Goiás: Sustentabilidade ambiental no agronegócio
Descrição: A presente pesquisa científica tem como Objetivo Geral estudar o Programa Produtor de Águas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Prefeitura Municipal de Rio Verde, suas implicações para a consciência ambiental das pessoas, para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental no agronegócio do município e as possíveis contribuições do Direito do Agronegócio. A pesquisa possibilita inovações no agronegócio, como a ampliação, proteção e preservação dos mananciais de água, desenvolvimento da consciência ambiental para a qualidade de vida das pessoas do município e da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (5) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Coordenador / Abel Elias Briceño - Integrante / Marion Kompier - Integrante.
2017 - Atual
EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA CRIANÇAS NO CONTRA TURNO ESCOLAR EM INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Estudo de Caso com a Abordagem Histórico-Cultural
Descrição: Intervenção didático-pedagógica dialético-interativa na Associação de Apoio à Criança ?Joanna de Ângelis? (AJA), no Bairro SERPRO, município de Rio Verde, Goiás, Brasil, durante o ano de 2017. O Objetivo Geral é verificar como se dá a formação didática de professores da AJA e quais as implicações no desenvolvimento humano das pessoas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem dessa instituição do terceiro setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Coordenador / ANDRIÉLI DE CÁSSIA FERREIRA DOS SANTOS TREICHEL - Integrante / LEONARDO MONTES LOPES - Integrante / SIMONE FRAGA MOTA - Integrante.
2016 - 2016
Pedagogia Social Histórico-Cultural: um caso de intervenção didático-pedagógica dialético-interativa em regiões epistemológicas de convergência da Assistência Social com a Educação.
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa qualitativa situa-se em regiões epistemológicas de convergência da Assistência Social com a Educação. Com ele, busca-se examinar as possibilidades de articulações práticas e teóricas da Didática histórico-cultural com a Pedagogia social, através de uma intervenção dialético-interativa, pedagógico-didática, com um experimento didático, no trabalho dos professores com os alunos em atividades de ensino-aprendizagem, coordenadora pedagógica e diretoria executiva, na AJA-Associação de Apoio à Criança ?Joanna de Ângelis?, instituição do terceiro setor localizada em uma comunidade em situação social de pobreza e risco, no Bairro SERPRO, Rio Verde, Goiás, Brasil. Outros objetivos da presente pesquisa podem ser assim enunciados: Verificar como se dá a formação de professores e como ela se reflete no processo de ensino e aprendizagem nas práticas pedagógicas de contra turno escolar, na Instituição AJA. Verificar os motivos dos professores e dos alunos na atividade de ensino e aprendizagem e, assim, desenvolver o planejamento didático e atividades na pesquisa-intervenção com os professores. Analisar as mudanças qualitativas, cognitivas e afetivas, ocorridas no desenvolvimento mental dos alunos (novas formações mentais) através de atividades mediadas pelos professores no processo da intervenção didático-pedagógica, em sua formação, no contexto da Instituição. Identificar os conceitos-conteúdos nucleares relevantes para a pesquisa presentes nos planos de ensino dos professores já existentes, para o desenvolvimento de novos conceitos, na atividade da pesquisa. Reconhecer as atividades mediadoras dos professores na atividade de ensino e aprendizagem que contribuem para a elaboração de novos conceitos pelos alunos. Na abordagem histórico-cultural, uma das formas de realizar-se a intervenção no nível da instituição escolar, na sala de aula, é através do experimento didático-formativo, designação dada ao tipo de pesquisa pedagógica caracterizada ?pela intervenção ativa do pesquisador nos processos mentais que ele estuda" (DAVIDOV, 1988, p. 196). Esta pesquisa poderá contribuir para ampliar a compreensão que temos do movimento da Pedagogia social no Brasil, numa perspectiva da Didática histórico-cultural com a Teoria da atividade do ensino desenvolvimental, radical-local, que considera o conhecimento das pessoas, no trânsito entre as instituições, no cotidiano da comunidade em que vivem, para buscar a sua autonomia na construção de uma vida melhor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Coordenador.
2015 - Atual
PESQUISA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO: O Direito à Qualidade no Processo Ensino-Aprendizagem
Descrição: A partir de intervenções educativas na interação dialética com as pessoas, estudar os conceitos atuais das práticas científicas e suas relações com as atividades de ensino-aprendizagem na Universidade, com a Abordagem Histórico-Cultural. Pretende-se apresentar possibilidades, caminhos, para estudos mais aprofundados e específicos dos processos de ensino-aprendizagem como possibilidades para a teoria/prática educacional acadêmica/escolar, a pesquisa científica educacional e a qualidade do trabalho didático do professor em sala de aula, considerado como direito e dever das pessoas nele envolvido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Coordenador / Patrícia Spagnolo Parise - Integrante / Diva Júlia Sousa da Cunha Safe Coelho - Integrante / Telma Divina Nogueira Rodrigues - Integrante.
2011 - 2012
As funções sociais do conhecimento na contemporaneidade e o papel do professor.
Descrição: Projeto Brasil-Alemanha coordenado pelos Professores José Carlos Libâneo (PUC GO) e Bernd Fichtner (Universidade de Siegen)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .
Integrantes: Alexandre Avelino Giffoni Junior - Integrante / JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - Coordenador / BERND FICHTNER - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social do Menor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Maçom Notável, Grande Oriente do Estado de Goiás.
1990
Colaborador Emérito do Exército, Comando Militar do Planalto e 11ª Região Militar.
1990
Honra ao Mérito pelo relevante trabalho Educacional e Cultural, Secretaria Municipal de Educação e Cultura Rio Verde-GO.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARLAO (Org.) ; João Orlando (Org.) ; Collet (Org.) ; Virneide (Org.) ; Filadelfo (Org.) ; GIFFONI JÚNIOR, A. A. (Org.) . RIO VERDE E SUAS PERSONALIDADES. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2008. 416p .

Capítulos de livros publicados
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; SILVERIO JUNIOR, J. P. ; PORTO, F. C. S. . A LEGITIMAÇÃO ADEQUADA NO PROCESSO COLETIVO: IMPACTOS NO AGRONEGÓCIO. In: João Porto Silvério Júnior; Rildo Mourão Ferreira. (Org.). DIREITO DO AGRONEGÓCIO: IMPLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.Goiânia: KELPS, 2017, v. 1000, p. 46-82.

2.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; GOMES, C. . DIREITO DO AGRONEGÓCIO, SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA VERDE. In: João Porto Silvério Júnior; Rildo Mourão Ferreira. (Org.). DIREITO DO AGRONEGÓCIO: IMPLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES. 1ed.Goiânia: KELPS, 2017, v. 1000, p. 228-252.

3.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; LIBANEO, J. C. . Pedagogia Social, Terceiro Setor e Educação para o Desenvolvimento Humano: primeiras aproximações. TEMAS DE EDUCAÇÃO: Olhares que se entrecruzam. 1ed.Goiânia: PUC GOIÁS, 2012, v. 1000, p. 15-33.

4.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; XIMENES, K. B. M. A. - Org. . Recrutamento e Seleção de pessoas na Empresa Cooperativista Educacional. In: Kátia Barbosa Macêdo;José Abel Ximenes. (Org.). Cooperativismo na era da Globalização. 1ªed.Goiânia-GO: Editora Gráfica Terra Ltda, 2001, v. 1º, p. 172-199.

Apresentações de Trabalho
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Cultural-Historical Social Pedagogy: A case of didactic-pedagogic dialectical intervention within the convergent epistemological regions of the social assistance and the education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FICHTNER, B. ; CALIMAN, G. ; GIFFONI JÚNIOR, A. A. . O papel do educador social em instituições escolares e não escolares.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FICHTNER, B. ; GIFFONI JÚNIOR, A. A. . Pesquisa qualitativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM TEMPOS LÍQUIDOS: Questões e possibilidades para o desenvolvimento humano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil para crianças em situação social de pobreza: uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a Abordagem Histórico-Cultural.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO SOCIAL DE POBREZA: Uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a abordagem histórico-cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Pesquisa Qualitativa e Didática Histórico-Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Pedagogia social, Abordagem Histórico-Cultural e a função da Escola.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Pesquisa Qualitativa e Didática Histórico-Cultural na Educação Infantil: Pesquisa intervenção dialético-interativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Pedagogia Social e Abordagem Histórico-Cultural.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Psicologia e Educação na Abordagem Histórico-Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; HEDEGAARD, M. ; CHAIKLIN, S. . Abordagem Histórico-Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.; APPLE, M. . Currículo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Pesquisa Qualitativa e Didática Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
KEILLER, P. ; GIFFONI JÚNIOR, A. A. . 'Teoria Histórico-cultural' e 'Escola Histórico-cultural': do Mito (de volta) à realidade.. Psyanima, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Planejamento Didático-Pedagógico Histórico-Cultural na Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis. 2015.

2.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Planejamento Didático-Pedagógico Histórico-Cultural na Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis. 2014.

3.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Planejamento Didático-Pedagógico Histórico-Cultural na Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis. 2013.

4.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Planejamento Didático-Pedagógico Histórico-Cultural na Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis. 2012.

5.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Planejamento Didático-Pedagógico Histórico-Cultural na Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis. 2011.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de Educação Superior.Intervenção na pesquisa histórico-cultural: uma experiência binacional Brasil-Alemanha. Filosofia com crianças - Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio-Ambiente. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional de Educação Superior.Uso de aplicativo para análise da percepção da população sobre a vegetação de Rio Verde, um estudo de caso. 2018. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional de Educação Superior.Hierarquização viária no planejamento diretor para cidades sustentáveis e educadoras. 2018. (Seminário).

4.
I Seminário Internacional de Educação Superior.A unidade inseparável de ensino, pesquisa e extensão na Universidade. 2018. (Seminário).

5.
I Seminário Internacional de Educação Superior.A LOGÍSTICA E O TRANSPORTE DE CARGA EM ÁREA URBANA, UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E TRANSDISCIPLINAR. 2018. (Seminário).

6.
I Seminário Internacional de Educação Superior.Nanotecnologia, Complexidade e Mundo do Trabalho. 2018. (Seminário).

7.
XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. Pensamento Complexo, práticas transdisciplinares e pesquisa científica. 2018. (Congresso).

8.
XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. Internacionalização do Ensino Superior: Perspectivas e oportunidades nas Universidades. 2018. (Congresso).

9.
5th International Congress of The International Society for Cultural and Activity Research. CULTURAL-HISTORICAL SOCIAL PEDAGOGY: A case of Didactic-Pedagogic dialectical-interactive intervention within the convergent epistemological regions of Social Assistance and Education.. 2017. (Congresso).

10.
X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE. PESQUISA QUALITATIVA. 2016. (Congresso).

11.
The 4th Congress of International Society for Cultural and Activity Research. Didactics and qualitative scientific research: qualitative on teaching and learning for children development-a Cultural-historical approach. 2014. (Congresso).

12.
Curso de Pós-Graduação em Educação-Universidade Católica de Brasília.Pedagogia Social e Abordagem Histórico-Cultural. 2012. (Outra).

13.
MOSTRA UNIFICADA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU PUC GOIÁS. 2012. (Outra).

14.
Semana de Ciência e Technologia PUC GO. 2012. (Outra).

15.
SEMANA DE PSICOLOGIA - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE.O gesto de apontar da criança - Bernd Fichtner. 2012. (Simpósio).

16.
SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE.Pedagogia Social e Abordagem Histórico-Cultural. 2012. (Seminário).

17.
MOSTRA UNIFICADA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU PUC GOIÁS. 2011. (Outra).

18.
Semana de Ciência e Technologia PUC GO. 2011. (Outra).

19.
I Encontro de Tecnologias e Gestão.I Encontro de Tecnologias e Gestão - Treinamento/Workhop. 2005. (Encontro).

20.
5º Encontro Estadual de Multiplicadores.5º Encontro Estadual de Multiplicadores - Projeto Maçonaria Contra as Drogas. 2002. (Encontro).

21.
I Encontro de Gerentes e/ou responáveis pelas áreas de administração e financeira das Unimeds da Região Centro-Oeste e Tocantins.I Encontro de Gerentes e /ouResponsáveis pelas áres de Admnistração e Financeira das Unimeds da Região Centro-Oeste e Tocantins. 2002. (Encontro).

22.
I Encontro Geral Fegoto/2002.I Encontro Geral Fegoto/2002. 2002. (Encontro).

23.
31ª Convenção Nacional Unimed.31ª Convenção Nacional Unimed. 2001. (Outra).

24.
IV Encontro da Região Sul e Workshop d4e Marketing e Vendas do Sistema Unimed de Goiás e Tocantins.IV Encontro da Região Sul e Workshop de Marketing e Vendas. 2001. (Encontro).

25.
Padronização de Contratos para Planos de Saúde.Padronização de Contratos para Planos de Saúde. 2001. (Seminário).

26.
Educação e Rejuvenescimento.Educação e Rejuvenescimento. 1999. (Outra).

27.
Worksop Univendas-Técnicas de Negociação.Técnicas de Negociação - Workshop Univendas. 1999. (Outra).

28.
Curso Mercado.Mercado - Federação dos Estados de Goiás e Tocantins. 1998. (Outra).

29.
Contabilidade para executivos não contadores.Contabilidade para executivos não contadores. 1997. (Simpósio).

30.
Formação e desenvolvimento de Dirigentes I I I - Planejamento Estratégico.Formação e desenvolvimento de Dirigentes I I I - Panejamento estratégico. 1997. (Simpósio).

31.
V SUECO e do I SUE-GO/TO.V Simpósio das Unimeds do Centro Oeste e Tocantins. 1996. (Simpósio).

32.
XXVI Convenção Nacional Unimed.XXVI Convenção Nacional Unimed. 1996. (Simpósio).

33.
I Curso de Gerenciamento de Contratos para Dirigentes e Gerentes de Cooperativas.Curso de Gerenciamento de Contratos para Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. 1995. (Simpósio).

34.
IV Simpósio das Unimeds dos Estados da Região Centro-Oeste.IV Simpósio das Unimeds dos Estados da Região Centro-Oeste. 1995. (Simpósio).

35.
XXV Convenção Nacional Unimed.XXV Convenção Nacional Unimed. 1995. (Encontro).

36.
E.S.P - English for Specific Purpose.Semana de atividades Complementares do Curso de Letras. 1994. (Oficina).

37.
.Administração Participativa em Empresa Cooperativistas. 1992. (Simpósio).

38.
I Congresso Ciêntifico da Universidade Federal de Uberlândia. I Congresso Científico da Universidade Federal de Uberlândia. 1992. (Congresso).

39.
I Congresso Ciêntifico da Universidade Federal de Uberlândia. I Congresso Científico da Universidade Federal de Uberlândia. 1992. (Congresso).

40.
Sexta Conferência Brasileira de Educação - 6ª cbe.6ª Conferência Brasileira de Educação. 1991. (Encontro).

41.
.1º Forum de Debates para retomada do desenvolvimento do Sul e Sudoeste Goiano. 1990. (Simpósio).

42.
I Seminário de Vereadores do Sudoeste Goiano.I Seminário de Vereadores do Sudoeste Goiano. 1989. (Seminário).

43.
X Congresso Brasileiro de Cooperativismo. X Congresso Brasileiro de Cooperativismo. 1988. (Congresso).

44.
A Expansão do Ensino de 3º Grau no Estado de Goiás.A Expansão do Ensino de 3º Grau no Estado de Goiás. 1986. (Seminário).

45.
Seminário dos Coodernadores e supervisores dos Centros e Unidades de Estudos Supletivos.Seminário dos Coodernadores e supervisores dos Centros e Unidades de Estudos Supletivos. 1984. (Seminário).

46.
6º Congresso Neodidático da Língua Portuguesa - De Âmbito Nacional. 6º Congresso Neodidático da Língua Portuguesa. 1980. (Congresso).

47.
Semana de estudos Linguisticos e Literários.Semana de Estudos Linguísticos e Literários. 1980. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. I Seminário Internacional de Educação Superior. 2018. (Outro).

2.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. I Seminário Internacional de Educação Superior. 2018. (Congresso).

3.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Mendes de Arruda. Miséria e Grandeza do Amor de Benedita: Análise do Discurso Literário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Alexandre Avelino Giffoni Junior.

2.
Kelly Pereira Ribeiro. Análise Literária e Pragmatismo Americano: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres de Clarice Lispector. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Rio Verde. Orientador: Alexandre Avelino Giffoni Junior.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil para crianças em situação social de pobreza: uma intervenção pedagógico-didática (dialético-interativa) com a Abordagem Histórico-Cultural.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM TEMPOS LÍQUIDOS: Questões e possibilidades para o desenvolvimento humano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. Cultural-Historical Social Pedagogy: A case of didactic-pedagogic dialectical intervention within the convergent epistemological regions of the social assistance and the education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. I Seminário Internacional de Educação Superior. 2018. (Outro).

2.
GIFFONI JÚNIOR, A. A.. XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Foi Presidente do Conselho Municipal para Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas de Rio Verde - GO (2009/2011); Vice - presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Verde - GO(2009/2011); Presidente (2009/2011) e Vice - Presidente (2011/2012) da Associação de Apoio ao Menor Joanna de Ângelis . Foi Deputado Federal Maçom (2005/2006) e atualmente é Deputado Estadual Maçom - PAEL - GOB-GO (2007/2011-2012/2016). Foi Presidente da Loja Maçônica Estrella Rioverdense (2001/2003;2003/2004) - GOB-GO.
Participou e apresentou trabalhos em Conferências, Congressos e Seminários (Cooperativistas, Educacionais e de Prevenção Primária sobre Drogas), Conselhos (Universitário e de Pesquisa - UFU); realizou promoções de caráter cultural, pedagógico, integrou comissões especiais e desenvolveu diversas outras funções, além de participar em Entidades Filantrópicas, Clubes (Campestre de Rio Verde, Clube de Tiro de Rio Verde e Associação Esportiva de Karatê Do Tradicional Uruma Kan de Rio Verde, graduado como faixa preta 1 Dan), Grupo de Escoteiros 5 de Agosto e Clube de Serviço (Rotary Clube de Rio Verde). Recebeu homenagens de instituições culturais, educacionais e empresariais. É membro fundador da Academia Rioverdense de Letras, Artes e Ofícios, tendo exercido sua presidência e vice - presidência.



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