Leandro Macedo Janke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0346344617118857
  • Última atualização do currículo em 30/08/2017


Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio / 2006), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio / 2009) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP / 2015). Atualmente é pesquisador, na modalidade PCI-DA, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), onde desenvolve pesquisa e atividades acadêmicas relacionadas à história da cartografia no Brasil e história da ciência, com ênfase no século XIX. Tem experiência nas área de História dos conceitos, História do Pensamento Geográfico, Geografia Histórica e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: Império do Brasil, território, territorialidade, fronteira, limite, relações internacionais, cartografia histórica e ciência cartográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Macedo Janke
Nome em citações bibliográficas
JANKE, L. M.;JANKE, Leandro Macedo.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Geografia (Geografia Humana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Duarte da Ponte Ribeiro: Território e Territorialidade no Império do Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Antonio Carlos Robert Moraes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Império do Brasil; Fronteira; Territorialidade; Território; Duarte da Ponte Ribeiro; Ideologias geográficas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Histórica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
2007 - 2009
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Lembrar para Mudar: O Memorial Orgânico de Varnhagen e a Constituição do Império do Brasil como uma Nação Compacta.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Império do Brasil; Estado-nação; Nação Brasileira; População; Território; Direção Saquarema.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Povo e Nação na consolidação do Império do Brasil..
Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos.




Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista - mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista - nível mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador Bolsista do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Bolsista de Iniciação Cient., Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Bolsista do Projeto ?Palavras do Brasil. Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil?; Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos; Palavras- Chave: Conceitos históricos, Império do Brasil, Experiência histórica, Cultura; Áreas do Conhecimento: História do Brasil, História do Brasil Império.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor-tutor de licenciatura em História, Carga horária: 20
Outras informações
Professor-tutor de graduação do curso de licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Modalidade: Educação à distância.


Colégio Cruzeiro Centro, CCC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.


Colégio QI, QI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Permanente de História do Brasil e História da América ? Curso Pré-vestibular (extensivo)


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista - nível doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), desenvolvido sob orientação da docente Iris Kantor, na disciplina de História Ibérica I, ministrada aos alunos de graduação em História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).


Prefeitura do Município de São Paulo, CGP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista - PCI-DA (nível doutor), Carga horária: 40
Outras informações
O projeto de pesquisa desenvolvido articula-se ao grupo de pesquisa "Território, Ciência e Nação (1870-1930), desenvolvido no interior da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Este projeto de pesquisa visa investigar as interações entre a produção de representações a respeito do território nacional e a produção científica entre os anos de 1870-1930, tais como a descrição da natureza e estudos sobre recursos naturais. O objetivo é analisar como determinados símbolos, como o mapa nacional, mobilizaram conhecimentos científicos, como a cartografia e a geodesia. Assim, para efeito do presente projeto ir-se-á destacar o papel da astronomia e sua aplicação na formação do território nacional, tendo como ponto de partida o arquivo e, dando especial atenção aos instrumentos científicos utilizados nos trabalhos de demarcação que se encontram no acervo do MAST. Esta pesquisa procura evidenciar os agentes, instituições e materialidade da produção científica neste período, que contribuíram para o mapeamento e delimitação de limites nacionais e internacionais.



Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Território, Ciência e Nação
Descrição: Criado em 2007 como projeto de pesquisa na Coordenação de História da Ciência do MAST, o grupo Território, Ciência e Nação vem ganhando corpo por meio da orientação de estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas do Programa de Capacitação Institucional e PIBIC, bem como da agregação de pesquisadores profissionais de diferentes instituições e formações acadêmicas. O grupo tem como tema central de investigação os processos de formação territorial no Brasil, com ênfase na história da cartografia. Atua também na área de divulgação da ciência, tendo já colaborado com exposições de curta e longa duração e ministra cursos de extensão, com a temática da formação territorial brasileira e sua relação com a ciência. Ainda dentro desta linha de atuação, em 2015 foi o lançamento de um portal com conteúdo interativo e resultados de pesquisa. O grupo também organiza simpósios temáticos em congressos nacionais e internacionais, contanto com pesquisadores de diversas áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Leandro Macedo Janke - Coordenador / Moema Vergara - Integrante / Andre Reyes Novaes - Integrante / Bruno Rangel Capilé de Souza - Integrante / Maria Gabriela de Almeida Bernardino - Integrante / Sabina Ferreira Alexandre Luz - Integrante / Sérgio Luiz Nunes Pereira - Integrante / Grasielle Pereira Sousa - Integrante / João Victor de Oliveira Leite - Integrante / Thiago Corrêa Oliveira de Souza - Integrante.
2004 - 2007
Palavras do Brasil. Vocabulário e EXperiência Histórica no Império do Brasil
Descrição: O projeto ?Palavras do Brasil ? Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil?, tem por objetivo elaborar uma análise do significado adquirido por determinados conceitos, suas associações a conceitos co-relatos, assim como também identificar as mudanças desses significados em diferentes contextos, ao longo da experiência imperial no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Trato Mercantil e Explicações do Brasil
Descrição: O projeto Trato Mercantil e explicações do Brasil tem por objetivo principal identificar o papel e as imagens das relações mercantis na historiografia brasileira em especial de cunho didático. Sua fundamentação teórica tem por base o artigo "Suavidade, poder e fraqueza da sociedade de mercado. Interpretações rivais de Montesquieu a nossos dias." De Albert Hirschman. As referidas teses são de grande importância para melhor entender como é que se pode estabelecer uma ligação entre o comportamento humano e as relações comerciais responsáveis, em escala considerável, pelas classificações e imagens que na experiência histórica brasileira contrapõem litoral e sertão, civilização e barbárie, cosmopolitismo e provincianismo, economia mercantil e economia natural, desenvolvido e subdesenvolvido. Progresso e atraso, entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Histórica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
JANKE, L. M.. Cartografia e Experiência Histórica no Império do Brasil. In: Francisco Roque de Oliveira. (Org.). Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos.. 1ed.Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2015, v. 1, p. 511-535.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JANKE, L. M.; SEIXLACK, A.C. . As necessidades educacionais e o Ensino e Aprendizagem de História: propostas e desafios para o cotidiano escolar.. In: Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade., 2016, Rio de Janeiro. Anais do Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade.. Rio de Janeiro, 2016. v. 1. p. 77-78.

2.
JANKE, L. M.; SEIXLACK, A.C. ; ARGOLLO, Zina . Aula Compartilhada: espaço de leituras diversas. In: Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro, 2016, Rio de Janeiro. Anais do Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade.. Rio de Janeiro, 2016. v. 1. p. 97-98.

3.
JANKE, Leandro Macedo.. Território, Territorialidade e Ideologia Geográfica no Império do Brasil. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH-RIO. Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: saberes e práticas científicas, 2014.

4.
JANKE, L. M.. Território, Nação e Soberania no Império do Brasil. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

5.
JANKE, L. M.. O Memorial Orgânico de Varnhagen e a Organização do Império do Brasil em uma Nação Compacta. In: II Encontro de História do Império Brasileiro, 2010, João Pessoa - PB. II Encontro de História do Império Brasileirp, 2010.

6.
JANKE, L. M.; SEIXLACK, A.C. . Território e População na construção da Nação Brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética., 2009, Fortaleza (CE). XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética., 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JANKE, L. M.. PALAVRAS DO BRASIL - VOCABULÁRIO E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO IMPÉRIO DO BRASIL. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA PUC-Rio, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA PUC-Rio. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005. v. 1. p. 127-128.

2.
JANKE, L. M.. TRATO MERCANTIL E EXPLICAÇÕES DO BRASIL. In: XII Seminário de Iniciação Científica da PUC - Rio, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica da PUC - Rio. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2004. v. 1. p. 100-101.

Apresentações de Trabalho
1.
JANKE, L. M.. Território e Territorialidade no Império do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JANKE, L. M.. Território, Nação e Soberania no Império do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
JANKE, L. M.; SEIXLACK, A.C. . Território e População na construção da Nação Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
JANKE, L. M.. Duarte da Ponte Ribeiro: território e territorialidade no Império do Brasil 2015 (Tese de Doutorado).

2.
JANKE, L. M.. Lembrar para Mudar:O Memorial Orgânico de Varnhagen e a constituição do Império do Brasil como uma Nação Compacta 2009 (Dissertação de Mestrado).

3.
JANKE, L. M.. Nação e Povo na consolidação do Estado imperial em meados do século XIX 2006 (Monografia de Graduação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Seminário de Professores do Colégio Cruzeiro - Centro.Aula Compartilhada: espaço de leituras diversas. 2016. (Seminário).

2.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Fronteiras, limites e formação territorial na Revista do IHGB. 2012. (Seminário).

3.
IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia.Cartografia e experiência histórica no Império do Brasil. 2012. (Simpósio).

4.
Seminário Internacional Barão do Rio Branco. 2012. (Seminário).

5.
Formas e Representações do Império: ciência, tecnologia e política, séculos XVI ao XIX. 2011. (Seminário).

6.
I Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica. 2011. (Simpósio).

7.
I Simpósio Internacional Geopolítica e Diplomacia. 2011. (Simpósio).

8.
XXVI Simpósio Nacional de História.Território, Nação e Soberania no Império do Brasil. 2011. (Simpósio).

9.
3° - SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA. 2010. (Simpósio).

10.
A Experiência Constitucional de Cádis. 2010. (Simpósio).

11.
Guerra e História. 2010. (Simpósio).

12.
Imagens Cartógrafica y Cultural Visual. 2010. (Seminário).

13.
XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética.Território e População na construção da Nação Brasileira. 2009. (Simpósio).

14.
Seminário Internacional Revoluções de Independência e Construção da Nação na América Ibérica. 2008. (Seminário).

15.
II Seminário Internacional Desafios do Ensino Médio - FGV. 2006. (Seminário).

16.
XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA PUC-Rio.PALAVRAS DO BRASIL - VOCABULÁRIO E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO IMPÉRIO DO BRASIL. 2005. (Seminário).

17.
XII Seminário de Iniciação Científica da PUC - Rio.TRATO MERCANTIL E EXPLICAÇÕES DO BRASIL. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JANKE, L. M.; VERGARA, M. ; FALCAO, D. ; MONFARDINI, E. ; MOREIRA, I. C. ; VALENTE, M. E. ; BOHRER, R. S. ; CORREIA, B. G. ; DANTAS, K. . Astronomia Política na Primeira República: Entre Eclipses e Cometas. 2017. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
JANKE, L. M.. Território e Territorialidade no Império do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JANKE, L. M.; VERGARA, M. ; FALCAO, D. ; MONFARDINI, E. ; MOREIRA, I. C. ; VALENTE, M. E. ; BOHRER, R. S. ; CORREIA, B. G. ; DANTAS, K. . Astronomia Política na Primeira República: Entre Eclipses e Cometas. 2017. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:55:41