Fátima Cristina Dória Ramirez dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9989494042608842
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Fátima Cristina Dória Ramirez dos Santos possui mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense, com foco na leitura e análise de livro didático de LE; especialização em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense e licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Castelo Branco/RJ. Tem experiência no ensino de língua inglesa há mais de 17 anos, tanto na rede privada como pública. Atualmente, é professora auxiliar e orientadora de estágio supervisionado na Universidade Estácio de Sá, onde atua no curso de Letras. Também leciona inglês e português nas redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo de Estudo do Livro Didático ? GELD, na PUC-RJ desde 2006. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Cristina Dória Ramirez dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Humanas e da Educação.
Estrada Intendente Magalhães, 3555
Sulacap
21740-001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 34639800
URL da Homepage: www.estacio.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Livro Didático na perspectiva do ensino de leitura em língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Elisa Knust Silveira.
Palavras-chave: leitura-ensino-inglês.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2002
Especialização em Linguística Aplicada Ao Ensino de Inglês Como Le. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Argumentative texts on football.
Orientador: David Shepherd.
1998 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: Considerações sobre métodos de ensino de LE.
Orientador: Jorge de Abreu.




Formação Complementar


2017 - 2017
Poesia em Cena. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PMVR, SME-PMVR, Brasil.
2017 - 2017
Aqui é um lugar de paz. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PMVR, SME-PMVR, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 12h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em A Gramática em USo. (Carga horária: 50h).
Sindicato dos Professores do Ro de Janeiro, SINPRO, Brasil.
2002 - 2002
A Metáfora Cognitiva na Língua e na Literatura. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1998 - 1998
Computer Assisted Accent Reduction Course. (Carga horária: 24h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Inglês Coloquial Gírias e Expressões Idio. (Carga horária: 30h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1996 - 1997
Teacher's Course. (Carga horária: 960h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1996 - 1996
Writing Made Simple. (Carga horária: 60h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 2
Outras informações
PESQUISADORA DO GRUPO de Estudo do Livro Didático ? GELD

Atividades

01/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras/PUC-Rio, .

Linhas de pesquisa
LINGUAGENS

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

Atividades

09/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua inglesa
Língua Inglesa II

Rede Estadual de Ensino, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

3/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOCENTE I, Carga horária: 16


Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Professor DOCENTE, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 18

Atividades

06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cento Universitário Augusto Motta, .

Linhas de pesquisa
discurso e ensino
3/2001 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Lingua Inglesa III
Língua Inglesa IV
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Inglês Instrumental

Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Atividades

3/1998 - 8/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Básico
Inglês Intermediário
Inglês para crianças

Escolas Fisk de Idiomas, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 9

Atividades

2/1998 - 8/2002
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Básico
Inglês Intermediário
Inglês Avançado


Linhas de pesquisa


1.
discurso e ensino

Objetivo: Promover discussões com os acadêmicos e graduandos da UNISUAM a respeito de língua e literaturas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem-inglês.
2.
LINGUAGENS


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
GRUPO DE ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO
Descrição: O Grupo de Estudo do Livro Didático (GELD) empenha-se no estudo do livro didático de língua materna e estrangeira (LD) em ambientes de ensino-aprendizagem, enfocando o processo de produção do livro, a recepção do livro, e as características do livro em si. Os objetivos do GELD abrangem: ? As linguagens verbal e visual do LD; ? Os agentes da produção do LD; ? A percepção que professores e alunos têm do LD; ? O LD junto com outros materiais didáticos; ? LD e ensino das habilidades de língua; ? Valores, crenças e ideologias em relação ao LD ? Discursos no LD e sobre o LD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (8) .
Integrantes: Fátima Cristina Dória Ramirez dos Santos - Integrante / BARBARA HEMAIS - Coordenador.


Projetos de extensão


2004 - 2004
Developing Basic Skills - Reforço para alunos de inglês
Descrição: O crescente desenvolvimento do Centro Universitário Augusto Motta e sua consolidação como instituição acadêmica de excelência têm intensificado a procura pelo curso de Letras na habilitação Português/Inglês, por alunos dos mais variados níveis de proficiência na língua inglesa. Por mais que os docentes do curso se esmerem em propiciar inúmeras atividades de equiparação, dado o alto grau de discrepância dos níveis de língua inglesa dos educandos - desde alunos que desconhecem por completo a língua inglesa, até alunos que já atuam professores em cursos de idiomas - isto ainda não se revela suficiente. O Projeto: ?Developing Basic Skills: aulas de reforço para alunos de Língua Inglesa?, iniciativa da equipe de inglês do Curso de Letras do Centro Universitário Augusto Motta, apresenta-se como um recurso essencial para amenizar esse contraste, uma vez que pode, além de auxiliar os professores como ferramenta de nivelamento dos alunos, reduzir sensivelmente uma provável evasão daqueles que não se sentem enquadrados na realidade do grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fátima Cristina Dória Ramirez dos Santos - Coordenador / JORGE DE ABREU - Integrante / CÁTIA APARECIDA VIEIRA BARBOZA - Integrante / MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES DOMINGUES RODRIGUEZ - Integrante.Financiador(es): Centro Universitário Augusto Motta - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Linguistica Aplicada Ao Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Língua Inglesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Inglês Instrumental.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Poesia na escola, Secretaria Municipal de Educação RJ.
2006
Certificate od Advanced English, Cambridge University.
2005
Certificate of Proficiency, Wessex Academy - England.
1999
Certificate of Proficiency in English, The University of Michigan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2009SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. O Mito do Objetivismo: Algumas implicações para o discurso. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 11, p. 86-101, 2009.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2008SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. DO YOU KNOW HOW TO TEST GRAMMAR?. Semioses (Rio de Janeiro), v. 3, p. 4, 2008.

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2006 SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Discutindo a habilidade da leitura no livro didático de LE. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 5, p. 53-67, 2006.

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2006SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Livro didático no ensino de inglês como LE- amá-lo ou deixá-lo?. Enplirj Proceedings, v. 1, p. 1-8, 2006.

5.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2003SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Pesquisa-ação - Motivação e Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira. Augustus, Riio de Janeiro, v. 07, n.15, p. 29-33, 2003.

6.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2003 SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Tecendo Redes entre o ensino de ingles e a Leitura. Revista Augustus, unisuam - Rio de Janeiro, v. 08, n.17, p. 25-29, 2003.

7.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos2002SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Considerações sobre o Ensino da Lingua Inglesa no contexto brasileiro. Augustus, Rio de Janeiro, v. 07, n.14, p. 25-28, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
RIGUEIRA, A. M. ; SOUZA, C. C. ; MAGALHAES, C. E. A. ; TEIXEIRA, C. T. ; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos ; MONTEIRO, L. ; SILVA, R. C. ; SELVATICI, V. L. C. G. . ADAPTANDO MATERIAIS: UM EXPERIMENTO A PARTIR DE TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO. In: Barbara Jane Wilcox Hemais. (Org.). GÊNEROS DISCURSIVOS E MULTIMODALIDADE: DESAFIOS, REFLEXÕES E PROPOSTAS NO ENSINO DE INGLÊS. 1ed.Rio de Janeiro: Pontes Editores LTDA, 2015, v. 1, p. 191-219.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Vocabulário e Leitura em LE: Mitos e Verdades. In: Maria Geralda de Miranda; Fabia Marucci; Ana Maria Pires Novaes. (Org.). Olhares sobre o Discurso: Língua, Linguagem e Cultura. 1ed.Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2008, v. 1, p. 15-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. O LD NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LEITURA EM LE. In: I SILID, 2008, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO I SILID DE LM E LE. RIO DE JANEIRO: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES & DESIGN, 2008. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. SEGUINDO OS RASTROS DA LEITURA NO LD DE LE. In: I SILID DE LM E LE, 2007, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO I SILID DE LM E LE. RIO DE JANEIRO: DEPARTAMENTO DE LETRAS, ARTES E DESIGN, 2007.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Have we expected too much of coursebooks?. In: IV Enplirj, 2004, Rio. 4o. ENPLIRJ, 2004.

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Livro Didático e Desenvolvimento da leitura em inglês como língua estrangeira - aliado ou vilão?. In: XII Congresso Assel - Rio, 2003, Rio de Janeiro. Linguagens: Modos de dizer, Modos de fazer, 2003. v. 12. p. 129-129.

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Livro Didático e desenvolvimento da habilidade da leitura em inglês como LE. In: II Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF, 2003, Rio de Janeiro. Vertentes de Pesquisa, 2003. v. 0. p. 21-21.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Narrativas de mundo e encantamento na formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Oficinas de Poesia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Chá literário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Poetizando. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. O Inglês como língua global. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Pronunciation Tips. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. English as a Global Language - até quando?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Poesia na escola. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2017 (Coletânea de poemas vencedores concurso 2016).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Developing Basic Skills. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Developing Basic Skills. 2006. (Curso de Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; RODRIGUEZ, Maria das Graças Rodrigues Domingues; ABREU, Jorge de. Participação em banca de Patricia de Farias Manhães. A figura da mulher nas lendas do Rei Arthur: fada ou bruxa?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica APlicada ao mercado de trabalho) - Centro Universitário Augusto Motta.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Célia Maria Pacheco Cruz. Intervenção Cultural na Tradução. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica APlicada ao mercado de trabalho) - Centro Universitário Augusto Motta.

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Rosângela Farias Gustavo Alves. A derivação de palavras no Português e no Inglês. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica APlicada ao mercado de trabalho) - Centro Universitário Augusto Motta.

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Suely Carbonette Alves das Neves. Linguìstica APlicada: um instrumento facilitador no desenvolvimento da leitura no ensino de língua inglesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica APlicada ao mercado de trabalho) - Centro Universitário Augusto Motta.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, Jorge de; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Participação em banca de ELIZA RAMOS DA SILVA.REFLEXÕES SOBRE O USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E DA LEITURA NA COMPOSIÇÃO DO LD DE LÍNGUA INGLESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; ABREU, Jorge de. Participação em banca de LORANE GUIMARÃES CARVALHO.O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E OS PCN'S NO LD: UMA BREVE ANÁLISE DA OBRA "PASSWORD:READ AND LEARN". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; ABREU, Jorge de. Participação em banca de DANIEL DA SILVA BARRETO.UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA POR FALANTES BRASILEIROS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Camila Lelis Ramos.A importância da música no processo pedagógico do ensino da língua estrangeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

5.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Erika Gonçalves Pereira.Aspectos positivos e negativos do ensino de língua inglesa nas escolas particulares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

6.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; NOVAES, A. M. P.. Participação em banca de Roberto Frazão Coelho.A importância dos phrasal verbs, idioms e slangs no aprendizado da língua inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

7.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; RODRIGUEZ, Maria das Graças Rodrigues Domingues. Participação em banca de Elaine Cristina Moreira Tavares dos Santos.O Anglicismo no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

8.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; RODRIGUEZ, Maria das Graças Rodrigues Domingues. Participação em banca de Priscila Luiz Soares.A importancia da lingua inglesa na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

9.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; RODRIGUEZ, Maria das Graças Rodrigues Domingues. Participação em banca de Patrícia de Figueiredo Nocchi.A influência da LM na aquisição de segunda língua: o caso da ausencia do sujeito em orações em língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

10.
RODRIGUEZ, Maria das Graças Rodrigues Domingues; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Participação em banca de Marlucia Conceição de lIma da Silva.A leitura no ensino da lingua inglesa com foco no inglês instrumental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Outros tipos
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; ABREU, Jorge de; BARBOZA, Cátia Aparecida Vieira. Participação em banca de Rosemary do Nascimento Alves. Projeto: Developing Basic Skills. 2004. Outra participação, Centro Universitário Augusto Motta.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID) e III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (III SIMAR).Adaptando Materiais: Um Experimento com Textos de Leitura. 2013. (Simpósio).

2.
IV SEMANA DE LETRAS SULACAP.APRENDER A APREENDER É PRECISO. 2012. (Encontro).

3.
III SILID II SIMAR.Expectativas em torno do LD de LE. 2010. (Simpósio).

4.
III SILID - II SIMAR.ABORDAGENS METODOLÓGICAS E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NOS LIVROS. 2010. (Simpósio).

5.
SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS UNESA.FACTORS AFFECTING SECOND LANGUAGE TEACHING. 2010. (Encontro).

6.
II SIMPÓSIO DE LD - I SIMAR.Agente mediadores: Pluralidade autoral. 2008. (Simpósio).

7.
II SIMPÓSIO DO LD - I SIMAR.Reflexões a respeito do LD no Brasil. 2008. (Simpósio).

8.
IV SIMPÓSIO DE LÍNGUA E LITERATURA DA UNISUAM.REVIVING THE 80'S. 2008. (Simpósio).

9.
SEMANA DE LETRAS ESTÁCIO.TRYING READING TO LEARN. 2008. (Encontro).

10.
III Simpósio de Lingua e Literatura.The Sixties. 2007. (Simpósio).

11.
III Simpósio de Língua e Literatura.Student's show: From ads to jokes. 2007. (Simpósio).

12.
I SILID.AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO. 2007. (Simpósio).

13.
I SILID.SEGUINDO OS RASTROS DA LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO. 2007. (Simpósio).

14.
I SILID.EXPLORANDO O LIVRO DIDÁTICO. 2007. (Simpósio).

15.
IV FÓRUM DE ESTUDOS EM LINGUA E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA.What is there in the reading sections of English Coursebooks?. 2007. (Outra).

16.
V Semana Acadêmica de Ciencias Humanas, Linguísticas, Letras e Artes.Slang Activities I. 2007. (Seminário).

17.
5o. ENPLIRJ.What is the reading perspective underlying reading sections' coursebooks?. 2006. (Encontro).

18.
II Braz-Tesol Seminar. 2006. (Seminário).

19.
II Simposio de Língua e Literatura.Doubts in English? Let's solve them!- part II. 2006. (Simpósio).

20.
II Simpósio de Língua e Literatura.Doubts in English? Let's solve them- Part I. 2006. (Simpósio).

21.
Aplierj One-Day Seminar. 2005. (Seminário).

22.
III Semana Acadêmica de CHLLA.Storytelling as a Vehicle for Teaching English. 2005. (Simpósio).

23.
III Semana Acadêmica de CHLLA.English coursebook: aliado ou vilão?. 2005. (Outra).

24.
Simpósio de Língua e Literatura da UNISUAM.Listening to learn. 2005. (Simpósio).

25.
A Different Paradigm.Usable Knowledge in Teaching and Learning - Different Paradigm. 2004. (Encontro).

26.
Braz-Tesol Rio Chapter. 2004. (Seminário).

27.
I Encontro sobre Leitura Instrumental em LE.O Papel do LD no ensino da leitura em LE. 2004. (Encontro).

28.
II Semana Acadêmica do CCHL. Current English Slangs. 2004. (Congresso).

29.
II Semana Acadêmica do CCHL. Mad for the Beatles. 2004. (Congresso).

30.
IV Enplirj. Have we expected too much of coursebooks?. 2004. (Congresso).

31.
VII Seminário Salinguas.O que nós esperamos dos Livros didáticos de inglês?. 2004. (Seminário).

32.
VERTENTES DE PESQUISA.Palestra: Livro Didático e desenvolvimento da Habilidade da Leitura. II SEMINÁRIO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2003. (Seminário).

33.
XII CONGRESSO DA ASSEL-RIO. Linguagens: Modos de Dizer, Modos de Fazer. Comunicação Individual: LIVRO DIDÁTICO E DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DA LEITURA EM INGLÊS COMO LE. 2003. (Congresso).

34.
3o. ENPLIRJ.Poster Session: Action Research Projects: Motivation in the English Language Classroom. 2002. (Encontro).

35.
ELT: A BRIDGE TO UNDERSTANDING. 2002. (Congresso).

36.
II ENCONTRO DE LETRAS DO SÉCULO XXI.Palestra: PESQUISA-AÇÃO: A Motivação na Aprendizagem da Língua Inglesa em DIiferentes Contextos. 2002. (Encontro).

37.
I SIMPÓSIO INTER-UNIVERSITÁRIO SOBRE PESQUISA-AÇÃO.Comunicação no I Simpósio Inter-universitário sobre Pesquisa-Ação. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.

2.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; FONSECA, M. H. . Café literário com autor. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Batalha de Rap e Poesia. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos; BARBARA HEMAIS . IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID) e III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (III SIMAR). 2013. (Congresso).

5.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. III SIMPÓSIO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA. 2010. (Congresso).

6.
BARBARA HEMAIS ; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos . II SILID- I SIMAR. 2008. (Outro).

7.
BARBARA HEMAIS ; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos . I SILID. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RIGUEIRA, A. M. ; SOUZA, C. C. ; MAGALHAES, C. E. A. ; TEIXEIRA, C. T. ; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos ; MONTEIRO, L. ; SILVA, R. C. ; SELVATICI, V. L. C. G. . ADAPTANDO MATERIAIS: UM EXPERIMENTO A PARTIR DE TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO. In: Barbara Jane Wilcox Hemais. (Org.). GÊNEROS DISCURSIVOS E MULTIMODALIDADE: DESAFIOS, REFLEXÕES E PROPOSTAS NO ENSINO DE INGLÊS. 1ed.Rio de Janeiro: Pontes Editores LTDA, 2015, v. 1, p. 191-219.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Narrativas de mundo e encantamento na formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos. Batalha de Rap e Poesia. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:08:14