Lucas Tadeu Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3292626740859106
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Psicólogo (2007), Mestre (2010) e Doutor em Psicologia (2015) pela UFSCar. Foi pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, onde realizou um trabalho de pesquisa que objetivava avaliar a aprendizagem de vocabulário de sinais da Libras, além da promoção da aprendizagem de leitura por meio da formação de classes simbólicas em indivíduos com surdez. Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Massachusetts Medical School (2013), no Eunice Kennedy Shriver Center. Foi bolsista de pós-doutorado no contexto do projeto Observatório Nacional de Educação Especial (2015-16), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Trabalhou como docente em cursos de graduação em Psicologia, na UNIMEP em Piracicaba (2015), como professor substituto na UFSCar, e na PUC Minas campus Poços de Caldas (2016-atual). Contato: garcialt@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Tadeu Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, Lucas Tadeu;GARCIA, LUCAS TADEU

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Rodovia Washington Luís - Km 235
13565-405 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William J. McIlvane).
Título: Aprendizagem Relacional em Indivíduos Surdos Pré-Linguais: Exclusão, Equivalência de Estímulos e Superseletividade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem por exclusão; Equivalência de Estímulos; Deficiência Auditiva; Controle Restrito.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Ensino de discriminações condicionais em bebês: Avaliação do responder por exclusão e treino de emparelhamento de identidade com diferentes estímulos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Discriminação condiconal; Bebês; Responder por exclusão.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A liberdade no behaviorismo radical.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2007 - 2007
Pesq. crianças e adol. em sit. de vulneb. social. (Carga horária: 8h).
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, VIII CONPEE, Brasil.
2007 - 2007
Ética e moral no behaviorismo radical. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento, JAC - UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
As poss. da A.C. na promoção de melh. sociais. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento, JAC - UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Comport. Radical: Ontologia, Epistem., Ética. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento, JAC - UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Terapia por contingências com crianças. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento, JAC - UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Associação da Missão Evangélica para Atendimento à Criança, CASA DA CRIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Projeto Animando Vidas, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 8
Outras informações
Assistente da área pedagógica do projeto Animando Vidas, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos beneficiários.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Desenvolvimento Humano II: Segunda Infância a Adolescência Psicologia da Educação I: Aprendizagem

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PNPd Institucional, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades de monitoria desenvolvidas na disciplina Psicologia Geral sob orientação do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Análise do Comportamento em Clínica.
03/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
A escuta psicanalítica: Entrevista, Atendimento Psicológico e Psicoterapia.
09/2004 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

03/2004 - 12/2004
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estimulação precoce de bebês de risco.

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor nas Disciplinas: Behaviorismo I; Psicologia e Educação Especial


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Psicologia Comportamental Intervenções Psicológicas I: Processos Educativos e Lazer Cultural Estágio Profissionalizante I: Processos Educativos e Lazer Cultural Psicologia (Curso de Direito - Matutino) Psicologia (Curso de Direito - Noturno)

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas: Fundamentos de Psicologia Experimental I, Intervenção Psicológica I: Processos Educativos e Lazer Cultural, Estágio Profissionalizante em Processos Educativos e Lazer Cultural I e II.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 23
Outras informações
Disciplinas: Fundamentos de Psicologia Experimental I, Intervenção Psicológica, Estágio Supervisionado em Processos Educativos e Lazer Cultural, Seminários de Pesquisa em Psicologia, Psicologia, Educação e Comunidade.



Linhas de pesquisa


1.
Práticas Educativas: problemas e processos (Programa de Atendimento à Criança Pequena - estimulação, bebês, brincadeira, interação social)


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
OTIMIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INICIAL EM CRIANÇAS COM AUTISMO
Descrição: A presente pesquisa visa descobrir e manejar fontes de controle da variabilidade comportamental em procedimentos delineados para estabelecer pré-requisitos para a comunicação simbólica em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento (NDDs). Os objetivos principais são: 1) Avaliar o potencial que essas crianças apresentam para aprender relações verdadeiramente simbólicas, definidas operacionalmente como relações de equivalência entre estímulos fisicamente dissimilares (e.g., entre símbolo e referente) e 2) Analisar e gerenciar fontes de variabilidade comportamental na aquisição de relações simbólicas, que é pouco compreendida teoricamente e se mantém como um entrave significativo para a terapia e a pesquisa comportamental. Será empregado um delineamento de contraste, com quatro grupos: crianças com autismo, crianças com déficit intelectual, crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear ou outros dispositivos de amplificação sonora, e crianças com desenvolvimento típico. Crianças com autismo e com déficit intelectual apresentam transtornos severos no desenvolvimento neuropsicológico, enquanto crianças com implante não apresentam este transtorno (podem ter funcionamento cognitivo similar ao de crianças com desenvolvimento típico, exceto pelo atraso de linguagem). Portanto será possível avaliar a aprendizagem de material simbólico novo com crianças com e sem déficit cognitivo, com e sem aquisição prévia de linguagem, em faixas etárias comparáveis. Os resultados poderão ter implicações significativas para intervenções sobre a comunicação de crianças não-verbais. Palavras-chave: comunicação; linguagem; símbolo; transtornos do desenvolvimento, crianças ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
PESQUISA EM REDE COM FERRAMENTAS DE E-SCIENCE APLICADA AO ESTUDO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Descrição: A presente proposta de investigação surgiu a partir da experiência de coordenação e condução, de 2010 a 2014, do projeto Observatório Nacional de Educação Especial de um estudo em rede nacional sobre o programa de implementação de salas multifuncionais de recursos (SRM), conforme definido pela Política Pública de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação. A partir da metodologia de pesquisa colaborativa, 203 pesquisadores de 17 estados brasileiros desenvolveram um estudo baseado em: (a) Sessões de entrevistas com grupos focais formado por professores de SRMde 56 municípios, (b) entrevistas com 36 gestores municipais da educação inclusiva e uma (c) pesquisa on-line nacional preenchido por cerca de 1000 professores SRM. O estudo gerou uma enorme base dedados qualitativos, cuja análise e discussão desafiam os pesquisadores envolvidos. O desafio da análise reside na quantidade de dados qualitativos gerados pelo projeto, o que é típico de pesquisas em rede, e isso requer o desenvolvimento de procedimentos computadorizados que permitam padronizar a análise, sendo este um dos objetivos do presente projeto. O desafio da discussão dos dados reside nas diferentes concepções dos pesquisadores que compõem o Oneesp sobre como deve ser a política de inclusão escolar em nosso país, sendo este assunto dos dissensos e consensos, o segundo foco da presente proposta. Assim, a presente investigação é composta por dois estudos. O primeiro estudo visa investigar as possibilidades de uso da ferramenta de eScience na pesquisa em Educação Especial, com vista a: (a) prospectar softwares e/ou algoritmos gratuitos para análise qualitativa computacional de dados textuais provenientes de entrevistas, (b) desenvolver/adaptar um sistema computacional para a extração de dados textuais que permitam uma análise de conteúdo qualitativa e quantitativa relevante. O segundo estudo visa a aprofundar o debate sobre concepções políticas de inclusão escolar entre ospesquisadores do Oneesp, utilizando procedimentos de coleta de dados envolvendo tecnologia de informação e comunicação, a fim de construir coletivamente uma concepção política de inclusão escolar a partir dos consensos, e que sirva de quadro de referência para discutir os resultados obtidos a partir da análise conduzida no primeiro estudo. Espera-se que a aplicação de ferramentas de eScience, queenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação, nos procedimentos de coleta e análise dedados proposto no presente estudo, contribuam para avançar as investigações de grande porte na área de políticas educacionais. Um repositório digital será construído para o armazenamento de diversostipos de dados de pesquisa em educação especial a fim de torná-los disponíveis usando computação em nuvem e tecnologia de banco de dados em nuvem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Avaliação de Aprendizagem por Exclusão e Formação de Classes de Equivalência em Indivíduos com Deficiência Auditiva Profunda, Privados de Linguagem
Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar a aprendizagem de repertórios relacionais complexos em indivíduos surdos de diferentes idades e que iniciaram a aquisição de repertórios verbais convencionais de forma tardia. A pesquisa foi realizada em dois momentos. Primeiramente foi conduzida com indivíduos de uma localidade no interior do estado do Alagoas, que apresentavam idades bastante variadas e que estavam matriculados em Salas de Recursos Multifuncional das escolas do município. Em um segundo momento, a pesquisa foi realizada com crianças matriculadas em uma experiência de sala bilíngue em uma cidade no interior de São Paulo. Os processos de interesse do trabalho foram: a aquisição de repertórios de ouvintes para sinais da Libras e a emergência de repertórios de falante, por exclusão; a formação de classes de equivalência no ensino de repertórios rudimentares de leitura e; o estabelecimento de controle de estímulos na leitura de palavras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Carmen S. M. Bandini - Integrante / HELOÍSA H. M. BANDINI - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2008 - 2010
Variáveis relevantes na efetividade de procedimentos de ensino de discriminações condicionais para bebês
Descrição: Este trabalho foi realizado no contexto de uma linha de trabalhos sobre investigação sobre os repertórios discriminados pré-requisitos para o desenvolvimento do comportamento simbólico em crianças com baixo repertório verbal. O objetivo foi investigar variáveis de procedimento experimentais tais como o tipo de apresentação do estímulos, a natureza dos estímulos, além da forma de apresentação das tarefas, sobre o ensino de discriminações condicionais de identidade, e novas relações nome-objeto, para bebês de 12 a 24 meses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcântra Gil - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2007
A liberdade no behaviorismo radical
Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo analisar o conceito de liberdade na obra de B. F. Skinner, buscando identificar como o autor soluciona o problema no contexto de uma filosofia que considera o comportamento como determinado pela sua história de seleção pelo ambiente, nos níveis filogenético, ontogenético e cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Tadeu Garcia - Integrante / Julio César Coelho de Rose - Coordenador.
2004 - 2005
Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeiras
Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar a influência do contexto de brincadeira, mais especificamente, os tipos de brinquedos disponíveis no ambiente, sobre a qualidade das interações entre crianças com idade entre 12 e 36 meses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Tadeu Garcia - Integrante / GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA - Integrante / Nancy V Fonseca de Almeida - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Online)
2016 - 2016
Periódico: Temas em Psicologia
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2016 - 2016
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Certificado de Reconhecimento Acadêmico (referente ao 2° Sem de 2016), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2018
Certificado de Reconhecimento Acadêmico (referente ao 1° Sem de 2017), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, LEYLANNE MARTINS RIBEIRO DE2018SOUZA, LEYLANNE MARTINS RIBEIRO DE ; GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA ; GARCIA, LUCAS TADEU . Learning by Exclusion in Toddlers. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 28, p. 1, 2018.

2.
AGGIO, N. M.2016AGGIO, N. M. ; POSTALLI, L. M. M. ; GARCIA, LUCAS TADEU . Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 7, p. 48-58, 2016.

3.
MINTO DE SOUSA, NAIARA2014MINTO DE SOUSA, NAIARA ; GARCIA, LUCAS TADEU ; GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA . Differential Reinforcement in Simple Discrimination Learning in 10- to 20-Month-Old Toddlers. The Psychological Record, v. 1, p. 1, 2014.

4.
GARCIA, Lucas Tadeu;GARCIA, LUCAS TADEU2013GARCIA, Lucas Tadeu; ALMEIDA, N. V. F. ; GIL, M. S. C. A. . Conflitos e Agressões entre Bebês e Diferentes Atributos de Brinquedos: Um Estudo Experimental. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 17, p. 27-36, 2013.

5.
GARCIA, Lucas Tadeu;GARCIA, LUCAS TADEU2011GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Análise do livro ?The Resilience of Language?: Implicações para o Estudo do Comportamento Verbal. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 7, p. 82-88, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, C. M. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; FALEIROS, P. B. ; ROSE, J. C. C. . Cultura e Liberdade. In: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos da Psicologia: Temas Clássicos da Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, v. 1, p. 167-187.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Responding and Learning by Exclusion in Prelingual Deaf Individuals. In: 39th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International, 2013, Minneapolis, MN. 2013 Annual Cpnvention Program Schedule, 2013. p. 88.

2.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Aprendizagem por exclusão e emergência de tato gestual em indivíduos surdos sem linguagem formal.. In: XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba, PR. Anais do XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2012. v. 1.

3.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Avaliação da formação de classes de equivalência por indivíduos com surdez profunda sem linguagem formal.. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia da FIAP, 2012, São Paulo, SP. Resumos de Comunicação Científica, 2012. v. 1. p. 1520-1521.

4.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Aprendizagem por Exclusão em Indivíduos com Surdez Profunda, Privados do Ensino de Linguagem. In: XX Encontro Nacional de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador, BA. Anais do XX Encontro Nacional de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011.

5.
JAVAROTTI, E. S. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; GARCIA, Lucas Tadeu . Avaliação de habilidades lingüísticas de surdos profundos pré-linguais com longo tempo de privação sensorial. In: 26º Encontro Internacional de Audiologia, 2011, Maceió, AL. Anais do 26º Encontro Internacional de Audiologia, 2011.

6.
GARCIA, Lucas Tadeu; GIL, M. S. C. A. . Desempenho em exclusão de discriminações auditivo-visuais por um bebê de 20 meses. In: 8ª Jornada de Análise do Comportamento, 2009, São Carlos, SP. Anais da 8ª Jornada de Análise do Comportamento, 2009.

7.
GIL, M. S. C. A. ; GARCIA, Lucas Tadeu . Um procedimento para estudo de aprendizagem por exclusão com um bebê de 20 meses. In: XVIII Encontro da Associação Nacional de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais da XVIII ABPMC, 2009.

8.
GARCIA, Lucas Tadeu; ROSE, J. C. C. . A liberdade no Behaviorismo Radical: Uma propriedade da relação entre organismo e ambiente. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia - MG. CD de anais da XXXVIII Reunião Anual da SBP, 2008.

9.
GARCIA, Lucas Tadeu; ALMEIDA, N. V. F. ; GIL, M. S. C. A. . Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeira. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rey. Anais do VIII CONPEE, 2007.

10.
GARCIA, Lucas Tadeu; ROSE, J. C. C. . Uma Análise do Conceito de Liberdade no Behaviorismo Radical. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos. Anais de eventos da UFSCar, 2007. v. 3.

11.
GARCIA, Lucas Tadeu; ALMEIDA, N. V. F. . Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeira. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2005, São Carlos. Anais de eventos da UFSCar, 2005. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
Ribeiro-de-Souza, L. M. ; GIL, M. S. C. A. ; GARCIA, Lucas Tadeu . Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, LUCAS TADEU. Mediação de Conflitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GARCIA, Lucas Tadeu. Discussão do Filme 'Temple Grandin'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GARCIA, LUCAS TADEU. Discussão do Filme 'Ex-Machina: instinto artificial'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GARCIA, Lucas Tadeu. Discussão do filme 'O Quarto de Jack'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GARCIA, Lucas Tadeu. Impactos da deficiência auditiva sobre a aquisição de comportamento verbal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, S. R. ; FERREIRA, M. S. ; de ROSE, F. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; POSTALLI, L. M. M. ; AGGIO, N. M. ; GALLANO, T. P. ; De SOUZA, D. G. ; MCILVANE, W. J. . Aprendizagem relacional em crianças: avaliação de dois procedimentos de ensino utilizando fading de estímulos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GARCIA, Lucas Tadeu. Atuação do psicólogo na avaliação e promoção da aprendizagem em pessoas com atraso no desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Avaliação da emergência de repertórios de soletração manual e escrita após ensino de discriminações condicionais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . RESPONDING AND LEARNING BY EXCLUSION IN PRELINGUAL DEAF INDIVIDUALS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Aprendizagem por exclusão e emergência de tato gestual em indivíduos surdos sem linguagem formal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. . Avaliação da formação de classes de equivalência por indivíduos com surdez profunda sem linguagem formal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, N. M. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; ALMEIDA, C. N. . Dez anos de Lis: Desenvolvimento infantil e pesquisa com bebês.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
JAVAROTTI, E. S. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. ; GARCIA, Lucas Tadeu . Avaliação de habilidades lingüísticas de surdos profundos pré-linguais com longo tempo de privação sensorial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GARCIA, Lucas Tadeu; De SOUZA, D. G. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Aprendizagem por Exclusão em Indivíduos com Surdez Profunda, Privados do Ensino de Linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GARCIA, Lucas Tadeu; GIL, M. S. C. A. . O responder por exclusão em bebês de 15 a 20 meses na creche. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, N. M. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; Löhr, T. ; GIL, M. S. C. A. . Variações em procedimentos de discriminação com bebês: reforçamento diferencial e estímulos com função distinta de antecedente e conseqüente.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUSA, N. M. ; Löhr, T. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; GIL, M. S. C. A. . Reforçamento diferencial na aprendizagem de discriminação simples em bebês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
Pompermaier, H ; Prezenszky, B.C. ; Palma, L ; Mezzacappa, G.G. ; Leugi, G.B. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; Cunha, R.S.M. ; Cortegoso, A.L. . Observatório em análise do comportamento de fenômenos sociais e culturais - construção de grupo autônomo e independente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GIL, M. S. C. A. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; SOUSA, N. M. . O que os bebês nos ensinaram sobre como eles aprendem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
GARCIA, Lucas Tadeu; GIL, M. S. C. A. . Um procedimento para estudo de aprendizagem por exclusão com um bebê de 20 meses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, Lucas Tadeu. Equivalência de estímulos e ensino de leitura para indivíduos com deficiência auditiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GARCIA, Lucas Tadeu. Introdução ao Paradigma de Equivalência de Estímulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GARCIA, Lucas Tadeu. Aprendizagem por Exclusão ou Fast Mapping. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GARCIA, Lucas Tadeu; ROSE, J. C. C. . A liberdade no Behaviorismo Radical. 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
GARCIA, Lucas Tadeu; ALMEIDA, N. V. F. ; GIL, M. S. C. A. . Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeira. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
AMORIM, H. B. ; BIANCO, M. ; ASSAF, R. ; GARCIA, Lucas Tadeu ; GRILLO, A. . VIda de Vaca. 2008. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
De SOUZA, D. G.; SCHMIDT, A.; GARCIA, LUCAS TADEU; ELIAS, N. C.; AIELLO, A. L. R.. Participação em banca de Fernando Del Mando Lucchesi. Leitura e Inteligibilidade da Fala em Crianças Usuárias de Implante Coclear. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA; SOUZA, D. H.; DOMENICONI, C.; OLIVEIRA, T. P.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Natalia Maria Sertori. O Responder por Exclusão em Bebês Nascidos Pré-Termo e Baixo Peso. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
GIL, M. S. C. A.; DOMENICONI, C.; SOUZA, D. H.; OLIVEIRA, T. P.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Natália Maria Sertori. O Responder por Exclusão em Bebês Nascidos Pré-termo e Baixo Peso. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TRINDADE, E.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de João Lúcio Vieira de Abreu.O conceito de conhecimento na perspectiva do Behaviorismo Radical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
RESENDE, F. M.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Maria Carolina Sales do Couto.Arte no metrô: a música de rua como forma de empoderamento populacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
QUINTEIRO, R. S.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Jerônimo Gregoline Pucci.Análise do Comportamento e Psicologia Cognitiva: um estudo comparativo sobre ontologia, causalidade e explicação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
BONATTO, F. R. O.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Odair Sidney Cabral.Ensino a Distância: como o campo da educação formal promove a autonomia do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
QUINTEIRO, R. S.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de William Souza Leite.A influência de um jogo educativo sobre o comportamento de escrever palavras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
RESENDE, F. M.; GARCIA, LUCAS TADEU. Participação em banca de Neuza Maria Figueiredo Matos.Gestão da Educação Básica: uma proposta sob o olhar da Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
TRINDADE, E.; GARCIA, LUCAS TADEU. Participação em banca de José Rodolpho Schultz Diniz.Behaviorismo Radical e Ciência Moderna: possíveis aproximações e distanciamentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
RESENDE, F. M.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Juliana Di Lorenzo Moraes.Em cada olhar, uma escola diferente: representações do ambiente escolar a partir da fotografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
QUINTEIRO, R. S.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Welton de Oliveira Rodrigues.O comportamento antissocial em League of Legends: uma análise funcional do comportamento antiesportivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
TRINDADE, E.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Caroline Basilli de Paiva."Tentamos orientar": atuação do psicólogo com famílias autistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
MENDES, E. G.; PAULINO, V. C.; GARCIA, Lucas Tadeu. Participação em banca de Tania Aparecida Fernandes Barbosa.O perfil dos professores especialistas que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Mostra PSI em Cena.Discussão do Filme "Ex-Machina: instinto artificial". 2017. (Outra).

2.
II Seminário de Pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil. 2016. (Seminário).

3.
IX Mostra PSI em Cena.Discussão do Filme "O Quarto de Jack". 2016. (Outra).

4.
Becoming Visible: Comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and the UK. 2015. (Oficina).

5.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Avaliação da emergência de repertórios de soletração manual e escrita após ensino de discriminações condicionais.. 2014. (Congresso).

6.
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Ensino de leitura para indivíduos surdos por meio de equivalência de estímulos. 2014. (Congresso).

7.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT: Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).

8.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia da FIAP. Avaliação da formação de classes de equivalência por indivíduos com surdez profunda sem linguagem formal.. 2012. (Congresso).

9.
I Diálogos sobre Desenvolvimento Comportamental.Dez anos de Lis: Desenvolvimento infantil e pesquisa com bebês.. 2012. (Simpósio).

10.
V Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2012. (Seminário).

11.
XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Aprendizagem por exclusão e emergência de tato gestual em indivíduos surdos sem linguagem formal.. 2012. (Congresso).

12.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino.O responder por exclusão em bebês de 15 a 20 meses na creche. 2010. (Simpósio).

13.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Simpósio).

14.
8ª Jornada de Análise do Comportamento. O que os bebês nos ensinaram sobre como eles aprendem. 2009. (Congresso).

15.
XVIII Encontro da Associação Nacional de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Um procedimento para estudo de aprendizagem por exclusão com um bebê de 20 meses. 2009. (Congresso).

16.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A liberdade no Behaviorismo Radical: Uma propriedade da relação entre organismo e ambiente. Apresentado na Sessão Coordenada Contribuições teóricas para problemas em fundamentos de psicologia. 2008. (Congresso).

17.
6ª Jornada de Análise do Comportamento - Universidade Federal de São Carlos. 2007. (Outra).

18.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeiras. 2007. (Congresso).

19.
XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Uma Análsie do Conceito de Liberdade segundo o Behaviorismo Radical. 2007. (Congresso).

20.
5ª Jornada de Análise do Comportamento - Universidade Federal de Sâo Carlos. 2006. (Outra).

21.
4ª Jornada de Análise do Comportamento - Universidade Federal de Sâo Carlos. 2005. (Outra).

22.
III Semana de Psicologia - Conceitos e pré-conceitos: Formação, atuação e paradigmas - Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Congresso).

23.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Os conflitos entre bebês em diferentes contextos de brincadeira. 2005. (Congresso).

24.
II Jornada de Análise do Comportamento - Universidade Federal de São Carlos. 2003. (Outra).

25.
I Semana de Psicologia: Temas e Atuações - Universidade Federal de São Carlos. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, Lucas Tadeu. VIII Jornada de Análise do Comportamento. 2017. (Congresso).

2.
GARCIA, LUCAS TADEU. VII Jornada de Análise do Comportamento. 2016. (Congresso).

3.
GARCIA, Lucas Tadeu; SANTINI, P. M. ; SOUZA, D. H. ; SCOPINHO, R. A. ; CALCAGNO, S. ; LORENA, A. . V Mostra do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, Lucas Tadeu. Discussão do filme 'O Quarto de Jack'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:16:24