Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3201619959372939
  • Última atualização do currículo em 02/11/2018


Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, na área de concentração Educação, Saúde e Psicologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2007).Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise (2011), Especialização em Educação a Distância (2008), Processos de Ensino e aprendizagem da Educação Infantil e séries iniciais (2001) e Especialização em Psicopedagogia (1995), Cursou Aperfeiçoamento em Gestão de Processos Avaliativos de Sistemas Educacionais. Supervisora de Ensino da Prefeitura Municipal de Santos (aposentada). Professora Titular e Coordenadora Local do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista - Campus Santos e Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Pedagogia da Infância: práticas educativas e fundamentos - Universidade Paulista - Campus Santos. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicolinguística/GPPL-USP Atua na área de Educação com ênfase em processo de ensino e aprendizagem, gestão educacional, formação de educadores, políticas públicas, educação especial inclusiva, orientação educacional e educação a distância. Atualmente Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santos/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza;MENDES, Eva Cristina C.S.;MENDES, Eva C.C.S,

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Paulista, Universidade Paulista Campus Santos.
Av. Rangel Pestana 147
Vila Matias
11100000 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 40092000


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: RELAÇÕES ENTRE VARIÁVEIS PSICOSSOCIOAMBIENTAIS E COMPETÊNCIA EM LEITURA DE CRIANÇAS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Decio Brunoni.
Coorientador: Alessandra Gotuzo Seabra.
Palavras-chave: leitura; escrita; avaliação; fatores protetivos/risco.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde.
2005 - 2007
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: A GESTÃO EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ângela Maria Martins.
Palavras-chave: Educação Infantil; Políticas Educacionais; Gestão educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2010 - 2011
Especialização em Neuropedagogia e Psicanálise. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Tecnologia de Palmas, FTP, Brasil.
Título: Orientação Educacional e Aprendizagem de Leitura e Escrita: desafios e perspectivas na utilização de estratégias neuropedagógicas.
Orientador: Maria Ambrosina da Costa.
2007 - 2008
Especialização em Pós-Graduação em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
SENAC/RJ - CTE, SENAC/RJ - CTE, Brasil.
Título: Ressignificando a Prática do Orientador Educacional: desafios e perspectivas.
Orientador: Marco Antonio Paulini Lopes.
2001 - 2001
Especialização em Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infant. (Carga Horária: 480h).
Associação Jaboticalense de Educação e Cultura Faculdade de Edcuação São Lu, SÃO LUIS, Brasil.
Título: Brincar: Expressão de Desenvolvimento.
Orientador: Marcelo Felix Tura.
1995 - 1995
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 504h).
Faculdades Claretianas, CLARETIANAS, Brasil.
2006 - 2007
Aperfeiçoamento em Gestão de Processos Avaliativos de Sistemas Educac. (Carga Horária: 254h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Formação Continuada. Ano de finalização: 2007.
Orientador: Monica Helena T A Gianfaldoni.
1984 - 1985
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
1979 - 1982
Graduação em Letras Português Literatura.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Introdução Geral à Bioética. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês Instrumental on line Leitura de Textos Acad. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Form.Cont. a dist. em Conselhos Escolares-fase 2. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Formação Continuada a distância em Conselho Escola. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Dissiminadores de Educação Filscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental on line Leitura de Textos Acad. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Conselheiros em Direitos Humanos. (Carga horária: 40h).
Secretaria Especial de Diretos Humanos, SEDH, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Elaboração de Artigos Científicos e pesquisa em ba. (Carga horária: 52h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 30h).
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Coordenação Local Curso de Pedagogia Líder de Disciplina do curso de Pedagogia: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional Disciplinas ministradas: Informática e Tecnologias aplicada à Educação Correntes Pedagógicas de Educação Infantil Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil Legislação: espaço e tempo Didática da Educação a Distância Economia aplicada à Educação Orientação Educacional: mediação escola, família e saúde Orientação Educacional: mediação escola, trabalho e lazer Práticas e Projetos em Orientação Educacional Dimensões da Ação Supervisora Práticas e Projetos de Supervisão Escolar Pedagogia Integrada Educação Profissional: serviços e apoio escolar Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional

Atividades

3/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Educacionais
Comunicação, Educação e Tecnologias
Prática de Ensino

Prefeitura Municipal de Santos, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Ensino


Conselho Municipal de Educação de Santos, CME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Representante do Poder Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Presidente do Conselho


Aprender a Ser Consultoria e Assessoria Educacional, ASCEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador- Prestador de Serv, Enquadramento Funcional: Formador - Pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

3/2003 - Atual
Treinamentos ministrados , Aprender a Ser Consultoria e Assessoria Educacional, .

Treinamentos ministrados
Formação de Educadores e Administradores Escolares de Educação Infantil

Fundação Lusíada, LUSÍADA, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

4/1985 - 7/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa / Técnica de Redação / Literatura
Programa de Informação Profissional
3/1983 - 7/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura
Programa de Informação Profissional

Colégio Novotempo, NOVOTEMPO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR EDUCACIONAL, Carga horária: 0

Atividades

12/1994 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Novotempo, .

Cargo ou função
Assessoria Pedagógica / Orientação Educacional.

Associação Batista de Educação, CBATNITEROI, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1981
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretaria Escolar, Carga horária: 30


Associação Filantrópica Educacional Santa Bernadette, AFESB, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

8/1981 - 3/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês/Português
1981 - 3/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil - música - literatura infantil

Instituto de Ensino Evelina Picanço, IEEP*, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14
Outras informações
Docência

Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Docência

Atividades

1981 - 1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português - literatura infantil
Educação Infantil - Literatura infantil - música - inglês


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação
Descrição: Tem por objetivo detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem e de comportamento em crianças de três e quatro anos, frequentando escolas de educação infantil da Rede Municipal de Santos de forma a sinalizar potenciais problemas na aquisição de competências acadêmicas e sociais que poderão trazer prejuízos no ensino fundamental. Em um primeiro momento, 180 crianças participarão do projeto e serão avaliadas em vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. Essas crianças serão reavaliadas em processamento auditivo central aos quatro anos e avaliadas em comportamentos. Das 180 crianças avaliadas, 90 constituirão um grupo experimental e serão submetidas à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema, por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos para uso em tablets e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de profissionais composta por fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As outras 90 crianças restantes farão parte do grupo controle. Ao final da intervenção, que terá a duração de três meses, todas as 180 crianças serão reavaliadas em vocabulário receptivo e expressivo, processamento auditivo e comportamentos. Ao final, e a partir da verificação da eficácia do programa de intervenção utilizado, haverá a possibilidade de adoção desse programa como uma política pública de educação do município de Santos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2006
Elaboração de Cursos a Distância
Descrição: Elaboração de cursos a distância para aprimoramento profissional dos educadores da rede municipal de ensino. Os cursos abrangem os seguintes tópicos: 1) Interdisciplinaridade: Como desenvolver projetos interdisciplinares; 2) Liderança: Como desenvolver o potencial de liderança de membros das equipes técnicas das escolas municipais; 3) Arte-Educação: Subsídios aos educadores para o desenvolvimento de atividades baseadas no conceito de Arte-Educação; 4) O uso de "software livres": Subsídios aos educadores no uso de "softaware livres"...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2005
LINGUAGENS
Descrição: Avaliação de crianças de 4ª séries em competência em leitura e escrita para subsidiar professores na remediação de problemas nessa área, por meio do desenvolvimento de atividades de consciência fonológica e sintática...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: PSICOPEDAGOGIA.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARANDA, C. A.2015VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; CAMPINA, N. N. ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; NASCIMENTO, R. G. V. O. ; MARCZAK, C. ; GRILO, K. ; MELLO, F. ; CORREA, R. ; DIOGO, E. C. ; FERNANDES, F. D. M. . Aplicativos para tablets sensíveis ao toque para melhorar vocabulário, processamento auditivo central e habilidades de interação social entre pré-escolares. Psicopedagogia (São Paulo), v. 32, p. 136-149, 2015.

2.
VARANDA, Cristina de Andrade2015VARANDA, Cristina de Andrade ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; CAMPINA, NILVA NUNES ; DE MARCOS CRESCENTI AULICINO, MARIA DA GRAÇA GIORDANO ; NASCIMENTO, RITA DE CÁSSIA GOTTARDI VAN OPSTAL ; MARCZAK, CLÁUDIA MARIA FERNANDES ; GRILO, KARLA REGINA DE JESUS ; DIOGO, ELAINE CRISTINA ; MELLO, FERNANDA ; CORRÊA, RENATA CRISTINA BORGES ; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda . The Relation of Externalizing Behavior and Central Auditory Processing Deficits in 4-Year-Old Children. Psychology, v. 06, p. 1589-1593, 2015.

3.
VARANDA, C. A.2006 VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza . Formação de professores e problemas de leitura e escrita de crianças da quarta série do Ensino Fundamental: um estudo de caso. Pesquisa em Pós-Graduação. Série Educação (Santos), v. 3, p. 11-15, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; BRUNONI, D. . Competência em Leitura: interface entre contextos psicossocial, familiar e escolar. 1. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2015. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; MAURICIO, A. C. . COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA E LINGUÍSTICA NA LEITURA DE IMAGENS: reflexões interdisciplinares. In: Lelia Erbolato Melo. (Org.). Identificação da ocorrência de crença e falsa crença na leitura de imagens em narrativa oral. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 103-126.

2.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Gestão de unidades de educação infantil: dilemas e perspectivas. In: Angela Maria Martins. (Org.). Instituições Educacionais: políticas, gestão e práticas profissionais. 1ªed.Santos: Universitária Leopoldianun, 2009, v. , p. 79-95.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; CAMPINA, N. N. ; NASCIMENTO, R. G. V. O. ; MARCZAK, C. ; GRILO, K. ; DIOGO, E. C. ; CORREA, R. ; MELLO, F. ; FERNANDES, F. D. M. . Pesquisa de Santos para o mundo. Santos EducAção, Santos - SP, p. 28 - 29, 30 ago. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. PROVINHA BRASIL - INSTRUMENTO AVALIATIVO DE LEITURA:. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., 2013, Braga - Portugal. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. Braga: CiEd, 2013. p. 41192.

2.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. DIRETOR DE UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA REALIDADE A SER APRIMORADA. In: XXIII SIMPÓSIO BRASILEIRO V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2007, Porto Alegre, RS, Brasil. Cadernos ANPAE, 2007. v. 4.

3.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. O sistema municipal de educação e a política para a educação infantil: entrada da escolaridade. In: XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2005, Rio de Janeiro. Desafios da Educação Brasileira, 2005.

4.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; VARANDA, C. A. . Linguagens. In: V Simpósio ANPAE-Sudeste e 9º Seminário ANPAE-São Paulo, 2005, Piracicaba-SP. Educação Brasileira hoje: Formas e reformas, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Provinha Brasil: uma análise a partir da abordagem cognitiva de leitura e seus. In: 61º. Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Programação e Resumos 61º Seminário do GEL, 2013.

2.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; CORDEIRO, Cristina Margareth Souza ; BORGES, Maria Do Carmo Gonzalez ; VITARELLI, Gislaine ; ARTONOV, Susana . Ler para conhecer o mundo. In: III COPEDI, 2003, Águas de Lindóia. Pedagogia da Infância: exigências de um novo tempo, 2003. v. 1. p. 85-85.

Apresentações de Trabalho
1.
VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; CAMPINA, N. N. ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; NASCIMENTO, R. G. V. O. ; MARCZAK, C. ; GRILO, K. ; DIOGO, E. C. ; MELLO, F. ; CORREA, R. ; FERNANDES, F. D. M. . Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; CAMPINA, N. N. ; NASCIMENTO, R. G. V. O. ; MARCZAK, C. ; GRILO, K. ; DIOGO, E. C. ; MELLO, F. ; CORREA, R. ; FERNANDES, F. D. M. . Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação: resultados parciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza . Linguagens. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. O sistema municipal de educação e a política para a educação infantil: entrada da escolaridade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Orientação em supervisão escolar e orientação educacional. São Paulo: Universidade Paulista, 2012 (Material didático).

2.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; Claudia Haddad . Educação Profissional: serviços e apoio escolar. SP: Sol, 2010 (Material didático).

3.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Orientação Educacional:mediação escola, família e saúde. São Paulo: UNIP, 2009 (Material didático).

4.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Orientalção Educacional: mediação escola, trabalho e lazer. São Paulo: Unp, 2009 (material didático).

5.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Prática e Projetos em Orientação Educacional. São Paulo: Unip, 2009 (material didático).

6.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Prática e Projetos de Supervisão Escolar. Unip, 2009 (material didático).

7.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Plrojeto da Ação Pedagógica e Planejamento Educacional. São Paulo: Unip, 2009 (material didático).

8.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Dimensões da Ação Supervisora. São Paulo: Unip, 2009 (material didático).

9.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; CARMELITA, Profissionais de Educação Especial da E . Plano de Curso Educação Especial - Rede Municipal de Ensino de Santos 2003 (Educação Especial).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Orientação em supervisão escolar e orientação educacional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; NATARIO, E. G.; GOMES, Thiago Simão. Participação em banca de Cristiane Amaro da Silva Santos. Perspectivas da formação docente no ensino do aluno com transtorno do espectro autismo (TEA) em uma unidade escolar no município de Santos. 2017. Dissertação (Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

Teses de doutorado
1.
PUSCHEL, V. A. A.; CARBOGIM, F. C.; BECERRIL, L. C.; MENDES, Eva C.C.S,; DOMENICO, E. B. L.. Participação em banca de Anselmo Amaro dos Santos. Intervenção Educativa piloto para o ensino do pensamento crítico por docentes de Enfermagem. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Participação em banca de Elaine Kivits da Graça. Perspectivas na formação continuada do professor de Educação de Jovens e Adultos do Município de Santos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Participação em banca de Cristiane Amaro da Silva Santos. O ensino do aluno com transtorno do espectro autista (TEA) em uma unidade escolar do Município de Santos/SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Denise Durante; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza; Eliana Gregório Rodrigues. Concurso Público Provas e Títulos - Docente - FATEC - Praia Grande. 2011. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXV Encontro Estadual de Supervisores do Magistério - APASE. 2011. (Encontro).

2.
III Mostra de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação.Relações na Gestão Municipal das Políticas Educacionais: (des)caminhos e desafios. 2008. (Outra).

3.
XIII Semana Fafiana.Políticas Educacionais e Gestão de escolas: problemas de pesquisa. 2007. (Seminário).

4.
Encontro de Pedagogia e Letras "No encontro das letras: leitura e literatura infantil no SéculoXXI.Encontro de Pedagogia e Letras. 2006. (Encontro).

5.
Ensino aprendizagem: realidades e possibilidades.2º Seminário Internacional de Educação do Guarujá. 2006. (Seminário).

6.
II Mostra de Responsabilidade Social.Mesa de Debate: Responsabilidade Social: Educação e ética no contexto da parceria público-privada e o 3º Setor. 2006. (Outra).

7.
Como formar e organizar um museu municipal.Oficina de Museu. 2005. (Oficina).

8.
Curso de Geoprocessamento - Terraview 3.0 - Módulo Avançado.Curso de Geoprocessamento - Terraview 3.0 - Módulo Avançado. 2005. (Outra).

9.
Curso de Geoprocessamento - Terraview 3.0 Módulo Introcução.Curso de Geoprocessamento - Terraview 3.0 - Módulo Introdução. 2005. (Outra).

10.
Desafios da Educação Brasileira.XXII Símpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2005. (Simpósio).

11.
Educação Brasileira, hoje: Formas e reformas.V Simpósio ANPAE-Sudeste e 9º Seminário ANPAE-São Paulo. 2005. (Seminário).

12.
Educação Inclusiva e Educação Infantil: o diálogo entre Fóruns para a Construção de Políticas Públicas de Educação.Fórum Permanente de Educação Inclusiva e Fórum Paulista de Educação Infantil. 2005. (Outra).

13.
Educação num mundo sem fronteiras: múltiplas linguagens.IV Encontro do Curso de Pedagogia - Semana da Pedagogia. 2005. (Encontro).

14.
Elaboração de Artigos Científicos e pesquisa em outras bases de dados - Estilo Vancouver e Portais Capes/Web of Science.Curso On Line para Elaboração de Artigos Científicos. 2005. (Outra).

15.
Encontro Estadual de de Capacitação de Conselheiros Muncipais de Educação.Encontro Estadual de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. 2005. (Encontro).

16.
Formação dos Profissionais de Educação e a Pedagogia: um debate sobre as DCNs.VI Encontro REgional e VI Encontro Estadual da Anfope. 2005. (Encontro).

17.
Modos de Ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. (Congresso).

18.
Negação da razão moderna, tempos depós-moralidade e perspectivas para a educação.Seminários Abertos de Filosofia da Educação. 2005. (Seminário).

19.
O Planejmento de cursos a distância.Curso de Planejamento em EAD. 2005. (Outra).

20.
Trilhar Caminhos: concretizar saberes.XVII Semana de Educação Paulo Freire. 2005. (Outra).

21.
Congresso Internacional de Ensino Aprendizagem. 3º ConectaInteligência. 2004. (Congresso).

22.
Congresso Internacional sobre Projetos. Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

23.
Educação e Participação - muitos lugares para aprender.Encontro Regional de Formação. 2004. (Encontro).

24.
Encontro Anual do Proler/Baixada Santista.Encontro Anual do PROLER/Baixada Santista. 2004. (Encontro).

25.
Encontro de Educação de Valores e Cidadania.2º Encontro de Educação de Valores e Cidadania. 2004. (Encontro).

26.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora.Fórum Mundial de Educação de São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

27.
Semana da Educação.16ª Semana da Educação Prof. Paulo Freire - Rede do Futuro: Múltiplas Linguagens em Ação. 2004. (Outra).

28.
Conecta Inteligência - Congresso Internacional de Ensino-Aprendizagem. Congresso Internacional de Ensino-Aprendizagem. 2003. (Congresso).

29.
Congresso Educação para Cidadania. Congresso Educação para Cidadania. 2003. (Congresso).

30.
Curso Relação Humana e Pedagogia.Curso Relação Humana e Pedagogia. 2003. (Outra).

31.
Desmistificando a Avaliação e A Avaliação na Educação Infantil.Seminário Paulista sobre Avaliação na Educação. 2003. (Seminário).

32.
Educação de Qualidade para todos.III Seminário de Educação - Educação deQualidade para todos. 2003. (Seminário).

33.
III COPEDI. III Congresso Paulista de Educação Infantil. 2003. (Congresso).

34.
Recicriar a pedagogia do possível.Recicriar a pedagogia do possível. 2003. (Seminário).

35.
Rede do Futuro - nova linguagem para o Saber. II Congresso de Ensino Público - 15ª Semana de Educação Paulo Freire. 2003. (Congresso).

36.
Congresso Internacional do Ensino Público. Congresso Internacional do Ensino Público. 2002. (Congresso).

37.
Curso Formação Programa Parâmetros em Ação - MEC.Grupo de Formadores para Implantação Curricular- Programa Parâmetros em Ação. 2002. (Outra).

38.
Educacar para viver, viver para educar: as muitas faces de professor. VI Congresso de Educação Saber 2002. 2002. (Congresso).

39.
Semana de Educação Paulo Freire - Educar pelo Exemplo.14ª Semana de Educação Paulo Freire. 2002. (Outra).

40.
Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - Formação de Professores. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - Formação de Professores - Painelista. 2001. (Congresso).

41.
ECOPE.Encontro Cooperativo dos Profissionais da Educação. 2001. (Encontro).

42.
Educação Para todos: políticas e práticas em construção.I Encontro REgional do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. 2001. (Encontro).

43.
Encontro Estadual APASE.XV Encontro Estadual APASE. 2001. (Encontro).

44.
Parâmetros em Ação - Educação Infantil.Programa de Desenvolvimento Profissional continuado Parâmetros em Ação - Educação Infantil. 2001. (Outra).

45.
Programa deFormação de Formadores - Educação Infantil - Referencial Curricular Nacional e Educação Infantil.Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado - Parâmetros em Ação da Educação Infantil - MEC. 2000. (Outra).

46.
A responsabilidade do município no ensino - Aspectos orçamentários e financeiros.Curso A responsabilidade do município no ensino - Aspectos orçamentários e financeiros. 1998. (Outra).

47.
Curso Prático sobre a Reforma Administrativa.Curso Prático sobre a REforma Administrativa. 1998. (Outra).

48.
Protocolo e a Organização Documental.Curso Protocolo e a Organização Documental. 1998. (Outra).

49.
Rotinas Trabalhistas no Serviço Público.Curso sobre Rotinas Trabalhistas Serviço Público. 1998. (Outra).

50.
Construindo a ortografia através do método 3-T.Jornada - Construindo a ortografia através do método 3-T. 1996. (Outra).

51.
Dimensões de Gerenciamento em Creches para Dirigentes de Equipamentos da Rede Muncipal de Ensino.Curso - Dimensões de Gerenciamento em Creches. 1996. (Outra).

52.
I Simpósio de Educação: Educação- Responsabilidade de Todos.I Simpósio de Educação da EMSG Acácio P L Sampaio. 1996. (Simpósio).

53.
Psicopedagogia - as múltiplas inteligências.Curso - A psicopedagogia - as múltiplas inteligências. 1996. (Outra).

54.
7ª Semana de Educação - Toda Criança na Escola.Semana de Educação - Toda Criança na Escola. 1995. (Outra).

55.
Entendendo e atendendo pessoas com necessidades especiais dentro da instituição escolar.Jornada - Entendendo e atendendo pessoas com necessidades especiais dentro da instituição escolar. 1995. (Outra).

56.
Fórum - Criança de 0 a 6 anos- Atendimento na Creche Municipal de Santos.VII Semana da Educação -. 1995. (Outra).

57.
Educar Através do Movimento.Curso Educar através do Movimento. 1994. (Outra).

58.
Pré-Escola: Reflexões e Perspectivas.Curso- Pré-Escola: Reflexões e Perspectivas. 1993. (Outra).

59.
Pré-escola em movimento.Projeto: Pré-Escola em Movimento. 1993. (Outra).

60.
Semana da Educação.Semana da Educação de Santos. 1993. (Outra).

61.
Seminário de Educação EMSG Acácio P L Sampaio.Seminário de Educação. 1993. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Estela Goldenstein. Formação de leitores, atravessando as fronteiras para o ensino superior. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o ensino superior) - Universidade Paulista. Orientador: Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.

2.
Luciana Gentili Santos. A influência dos meios de comunicação na educação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o ensino superior) - Universidade Paulista. Orientador: Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.

3.
Simone Aparecida Fernandes de Andrade. A importância da educação preventiva no diagnóstico clínico e na detecção precoce do câncer de mama através da utilização dos métodos e técnicas do ensino aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o ensino superior) - Universidade Paulista. Orientador: Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.

4.
Paula Netto Teixeira. Inclusão no ensino superior deficiência visual. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o ensino superior) - Universidade Paulista. Orientador: Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.

5.
Letícia Kaatarine Ferreira dos Santos. Orientando-se no ensino superior: uma união possível entre o planejamento da carreira profissional e a vida acadêmica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o ensino superior) - Universidade Paulista. Orientador: Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VARANDA, C. A.2015VARANDA, C. A. ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; CAMPINA, N. N. ; AULICINO, M. G. G. M. C. ; NASCIMENTO, R. G. V. O. ; MARCZAK, C. ; GRILO, K. ; MELLO, F. ; CORREA, R. ; DIOGO, E. C. ; FERNANDES, F. D. M. . Aplicativos para tablets sensíveis ao toque para melhorar vocabulário, processamento auditivo central e habilidades de interação social entre pré-escolares. Psicopedagogia (São Paulo), v. 32, p. 136-149, 2015.

2.
VARANDA, Cristina de Andrade2015VARANDA, Cristina de Andrade ; MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza ; CAMPINA, NILVA NUNES ; DE MARCOS CRESCENTI AULICINO, MARIA DA GRAÇA GIORDANO ; NASCIMENTO, RITA DE CÁSSIA GOTTARDI VAN OPSTAL ; MARCZAK, CLÁUDIA MARIA FERNANDES ; GRILO, KARLA REGINA DE JESUS ; DIOGO, ELAINE CRISTINA ; MELLO, FERNANDA ; CORRÊA, RENATA CRISTINA BORGES ; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda . The Relation of Externalizing Behavior and Central Auditory Processing Deficits in 4-Year-Old Children. Psychology, v. 06, p. 1589-1593, 2015.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MENDES, Eva Cristina de Carvalho Souza. Orientação em supervisão escolar e orientação educacional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:34:59