Junia Miranda Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9114592651692147
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986) e mestrado em Comunicação e Sociabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas em 2017. Professora do quadro permanente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais desde 1997. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação empresarial, identidade, mídia, planejamento e linguagem. Também telejornalismo e produção audiovisual, tendo dirigido a PUC TV por oito anos. Doutorado Sanduíche pela Capes de agosto 2015 a agosto de 2016 na Queen's University, como pesquisadora visitante no Programa Cultural Studies - Canadá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Junia Miranda Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Junia Miranda;CARVALHO, JUNIA MIRANDA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Coração Eucarístico.
Rua Dom José Gaspar, nº 500
Coração Eucarístico
30535610 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33194246
Ramal: 4246
Fax: (31) 33194629
URL da Homepage: http://www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
com período sanduíche em Queen's University (Orientador: Richard Day).
Título: Soul na Rua: dança, performance e identidade na cultura urbana de Belo Horizonte, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Regina de Paula Medeiros.
Palavras-chave: corpo; dança soul; Identidade; etnografia; performance.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Setores de atividade: Atividades de organizações associativas.
1998 - 2000
Mestrado em Comunicação e Sociabilidade.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Identidade nos 500 anos de Brasil - Produções Discursivas na Internet",Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Vera Veiga França.
Palavras-chave: Identidade; Internet; Discurso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1994 - 1994
Especialização em Marketing Gestão Estatégica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Imagem do Grupo Mendes Júnior na imprensa.
Orientador: Luís Antônio Antunes.
1982 - 1986
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Atuação Profissional



Prosegur Brasil Transportadora de Valores, PROSEGUR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Coordenadora de Relações com o, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Relações com o Mercado, Carga horária: 40

Atividades

5/1996 - 4/1998
Direção e administração, Sociedade Anônima, Belo Horizonte.

Cargo ou função
Coordenadora de Relações com o Mercado.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
assessora de comunicação para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Minas desde fevereiro de 2012. nomeada para o cargo de diretora da PUC TV em setembro de 2004, ocupou até dezembro de 2011. coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu no IEC - Gestão Estratégica da Comunicação desde agosto de 2000

Atividades

8/2000 - Atual
Ensino, Comunicação e Gestão Estratégica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação e Gestão Estratégica
8/1997 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jornalismo
Relações Públicas

Faculdade de Estudos Administrativos, FEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

8/2000 - Atual
Ensino, Gestão de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso de Gestão de Negócios

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Assessora de Comunicação Socia, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação Social, Carga horária: 40

Atividades

8/1995 - 5/1996
Direção e administração, Secretaria do Estado de Agricultura e Pecuária, Belo Horizonte.

Cargo ou função
Assessora de Comunicação Social.

Fiat Automóveis S/A, FIAT, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Redatora de Imprensa, Enquadramento Funcional: Redatora de Imprensa, Carga horária: 40

Atividades

12/1989 - 3/1991
Direção e administração, Sociedade Anônima, Betim.

Cargo ou função
Redatora de Imprensa.

Grupo Mendes Júnior, GMJ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Assessora de Comunicaçõ Social, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação Social, Carga horária: 40

Atividades

4/1991 - 3/1995
Direção e administração, Sociedade Anônima, Belo Horizonte.

Cargo ou função
Assessora de Comunicação Social.

Number One English School, NU, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

7/1984 - 8/1986
Ensino, Inglês, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Soul nas ruas de Belo Horizonte: performance e identidade na cultura urbana
Descrição: etnografia sobre Grupo de Dança Soul que se apresenta nos finais de semana nas ruas do centro de Belo Horizonte, MG - Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2014 - Atual
Intervenções no Centro de Belo Horizonte: etnografia e trajetórias de vida no Quarteirão do Soul
Descrição: Etnografia baseada na antropologia urbana e da performance sobre a cultura popular (dança soul) de um grupo que se apresenta aos fins de semana na região do centro da capital mineira. Busca compreender o significado para o modo de vida do grupo e sua representação simbólica para a sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador / Silva, Alessandra Gonçalves da - Integrante.
2002 - 2003
A comunicação e o consumo no século XXI
Descrição: O estudo discute a influências dos processos comunicativos no comportamento de consumo contemporâneo através do estudo de caso de nicho de mercado - o comércio de produtos orgânicos em Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2002 - 2003
Cruzeiro Esporte Clube: Um projeto de responsabilidade social
Descrição: Este trabalho analisa a sociologia do futebol brasileiro, a história do Cruzeiro Esporte Clube e a formação de sua imagem institucional, pesquisando as bases para implantar um projeto de responasabilidade social, definindo suas linhas de atuação e comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2002 - 2003
Maxitel muda a marca para TIM
Descrição: Trata-se de uma avaliação do papel das Relações Públicas no processo de mudança de marca em grandes empresas. O trabalho estudou o caso da operadora de telefonia celular- Maxitel/Tim..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2002 - 2003
O idoso e o avanço tecnológico
Descrição: Esta pesquisa discute os fatores que influenciam no comportamento dos idosos frente ao uso de novas tecnologias no cotidiano. Seu foco central é a influência dos aspectos de comunicação entre produtores e usuários das tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2002 - 2002
Viagra: A polêmica que virou sucesso
Descrição: Pesquisa as campanhas publicitárias e intitucionais do laboratório Pfizer dese o lançamento do medicamento Vigra, no Brasi, até 2002. O trabalho identifica as estratégias de comunicação com cada público em diferentes momentos do produto no mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2001 - 2002
Inclusão social: comunicação e cultura inclusiva na Puc Minas
Descrição: Análise da Cultura Organizacional e planejamento de Comunicação para inclusão de deficientes no ambiente de trabalho e da Universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2001 - 2002
Assessoria de comunicação para bandas de Pop Rock mineiras
Descrição: O trabalho discute a evolução da indústria cultural no Brasil e investiga as relações entre os agentes do comunicação e formação de público para bandas de pop rock mineiras com projeção nacional e internacional; avaliando os desafios da assessoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2001 - 2001
Marketing cultural como formador de imagem institucional
Descrição: Estudo de caso do Instituto Itaú Cultural como referência em política e estratégia de comunicação para agregar valor à imagem e conceito de marca através de projetos culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
2001 - 2001
Turismo e hotelaria: uma análise comparativa das estratégias de fidelização em hotéis de Belo Horizonte
Descrição: O trabalho analisa os processos de comunicação interna e externa em hotéis de Belo Horizonte, identificando as ações de comunicação eficazes na fidelização de clientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
1999 - 2000
Campanha para inserção dos deficientes na escola São Rafael no mercado de trabalho
Descrição: Análise da Cultura Organizacional e planejamento de Comunicação para inclusão de deficientes no ambiente de trabalho e da Universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.
1999 - 2000
Fidelização de clientes: o desafio do mundo globalizado
Descrição: Dissertação sobre o ambiente interno e externo das empresas em que a fidelização é fator de vantagem competitiva e o papel da comunicação nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Junia Miranda Carvalho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Organizacional.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social/Especialidade: Comunicação Social.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional/Especialidade: Planejamento Em Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional/Especialidade: Assessoria de Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional/Especialidade: Marketing.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1982
Concurso de Fotografia "mineiridade" - 1o. lugar, PUC Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, JUNIA MIRANDA2018 CARVALHO, JUNIA MIRANDA. Outsider Art and Dominant Taste. Performance Research, v. 22, p. 162-164, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Junia Miranda; Rebeca Penido . Soul na rua: Performance e afirmação de identidade na cena cultural de Belo Horizonte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, Junia Miranda. Soul in the Streets of Belo Horizonte: Performance and Social Identity in Urban Culture. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, Junia Miranda; Rebeca Penido . Soul Power in the streets. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARVALHO, Junia Miranda; MEDEIROS, R. P. . Soul na rua: representações sociais do movimento de dança soul na cultura urbana de Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, Junia Miranda; MEDEIROS, R. P. . Soul na rua: performance , dança e identidade no centro de Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, Junia Miranda. Culturas populares e urbanas - Grupo de Dança Soul na rua. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
CARVALHO, Junia Miranda. Programa Universus. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Junia Miranda. Pesquisa e Extensão na graduação de Comunicação Social. 2014. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CARVALHO, Junia Miranda; Rebeca Penido . Soul em BH. 2016. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Mídia, Espaço Público e Identidades Coletivas. Colóquio Internacional Mídia, Espaço Público e Identidades Coletivas. 2003. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Informação - Coordenadora local- Puc Minas. 2003. (Seminário).

3.
VIII COMPÓS-Encontro anual de Programas de Pós Graduação em Comunicação. VIII COMPÓS- Encontro Anual de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 1999. (Congresso).

4.
Implantação e Operação do Serviço de atendimento ao cliente. Implantação e Operação do Serviço de Atendimento ao cliente. 1997. (Congresso).

5.
A informação na administração de crises.A informação na Administração de Crises. 1993. (Outra).

6.
Como realizar projetos de Comunicação Social.Como realizar projetos de Comunicação Social. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Junia Miranda. Declaração Universal dos Direitos Humanos 70 anos. 2018. (Exposição).

2.
CARVALHO, Junia Miranda. Mercado de Ideias Alternativas. 2018. (Exposição).

3.
CARVALHO, Junia Miranda. Congresso Brasileiro Ciências de Comunicação - XXVI INTERCOM. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Renta Mourão Linhares Silva. Gol: Inovação da marca pra sobreviver no mercado global. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Junia Miranda Carvalho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Junia Miranda; Rebeca Penido . Soul na rua: Performance e afirmação de identidade na cena cultural de Belo Horizonte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, Junia Miranda. Pesquisa e Extensão na graduação de Comunicação Social. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:14:26