Simone Cristina Mussio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6637140116581939
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos. Docente de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Comunicação Empresarial e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu, nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial (EAD), Sistemas para Internet e Logística. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Tem vasta experiência na área de Ensino a Distância, Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, escrita/redação acadêmica/científica, análise do discurso, estudos midiáticos e ensino de língua materna e estrangeira (espanhol). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Cristina Mussio
Nome em citações bibliográficas
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de Jahu.
Rua Frei Galvão snº
Jardim Pedro Ometto
17212599 - Jaú, SP - Brasil
Telefone: (14) 36228280
URL da Homepage: www.fatecjahu.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
Título: Videoaulas de escrita/redação científica na internet: um estudo bakhtiniano, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marina Célia Mendonça.
Palavras-chave: escrita/redação científica; Bakhtin; Gêneros do discurso; Esferas de atividade; videoaulas youtubianas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
2006 - 2008
Mestrado em Comunicação Midiática.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Popular sensacionalista: as estratégias discursivas do jornal Agora São Paulo.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Inez Mateus Dota.
Palavras-chave: Discurso; Sensacionalismo; Estratégias discursivas; Jornalismo; Sencionalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: As diferentes construções lingüísticas em textos publicitários. Os recursos utilizados em cada uma delas para ativar a interação entre os interlocutores (Propaganda ? Público).
Orientador: Marília Onofre Blundi.
Bolsista do(a): UFSCAr, PUIC, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Preve Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
1990 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
E.E.P.G. Dr. Domingos de Magalhães, EEPG DR. DM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Estratégias em Oratória para Docentes. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Formação de Autores de Artigos Científicos. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de criação de questões do tipo Enade. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Criatividade. (Carga horária: 24h).
FM2S Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Gerencial, FM2S, Brasil.
2018 - 2018
Preparatório para se dar bem em Processos Seletivos. (Carga horária: 2h).
FM2S Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Gerencial, FM2S, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para Orientadores de Polo. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para Professores Responsáveis por Disciplina. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para Mediadores Online. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Recursos do Moodle. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Implementando o 5S. (Carga horária: 4h).
FM2S Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Gerencial, FM2S, Brasil.
2018 - 2018
Direitos autorais e sociedade. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Processo de comunicação e comunicação institucional. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Produto e Marca. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
White Belt en español. (Carga horária: 8h).
FM2S Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Gerencial, FM2S, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Negociação. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Produto e Marca. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Espaço da universidade na sociedade. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Argumentação Jurídica. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Conceitos e fundamentos do marketing digital. (Carga horária: 5h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Como treinar seus colaboradores (Andragogia). (Carga horária: 8h).
FM2S Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Gerencial, FM2S, Brasil.
2018 - 2018
Quiz : Jogo das novas regras ortográficas - reconhecendo texto e contexto. (Carga horária: 15h).
FGV Online, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Giro EaD. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Inglês Pré-Intermediário. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Navegando no Canvas. (Carga horária: 5h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Inglês Básico. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Semana de Conhecimentos Gerais do Núcleo de Educação a Distância - II. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Inglês Pré-Intermediário. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Inglês Básico. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Seminário de ?Inteligência Emocional com Coaching?. (Carga horária: 25h).
Polozi Vida Plena, POLOZI, Brasil.
2018 - 2018
IV CBTecLE. (Carga horária: 20h).
Fatec Campinas, FATEC CAMPINAS, Brasil.
2018 - 2018
Semana de Conhecimentos Gerais do Núcleo de Educação a Distância. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.
2018 - 2018
Lengua Española. (Carga horária: 30h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2018 - 2018
Español de los negocios. (Carga horária: 15h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2017 - 2017
Curso de Especialista em Produção de Conteúdo.
Universidade Rock Content, ROCK CONTENT, Brasil.
2017 - 2017
Especialista em Marketing de Conteúdo Avançado.
Universidade Rock Content, ROCK CONTENT, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Espanhol - Módulo 3. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Espanhol - Módulo 2. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Espanhol - Módulo 1. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2017 - 2017
Español para los negocios. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2017 - 2017
PF - Unidade 3 - Elaboração de Materiais em EAD. (Carga horária: 45h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Ensino de Língua Estrangeira sem tradução. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
PFC - Unidade 1 - Educação, Trabalho e Tecnologia e Unidade 2 - EaD. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Destrezas Comunicativas Y La Explotación Didáctica De Materiales Auténticos. (Carga horária: 40h).
Centro Paula Souza e Set Idiomas (Argentina), CPS, Brasil.
2016 - 2016
Ciclo de palestras em comemoração ao dia mundial da água. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Tecnologia de Jahu, FATEC, Brasil.
2016 - 2016
Palestra: Pragmática e Interculturalidad. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC SÃO PAULO, Brasil.
2015 - 2015
Construção de Materiais Pedagógicos p/ E-learning. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores de Redações. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada para Avaliadores.. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso: Discurso e Análise do Discurso. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Constatar-cotejar-transformar-a teoria na prátic. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Um olhar bakhtiniano sobre a fala da criança. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Componente Cultural y Tratamiento del Esteriotipo. (Carga horária: 2h).
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2014 - 2014
Programação para dispositivos móveis. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia de Jahu, FATEC, Brasil.
2013 - 2013
Como lidar c/ a escrita científica na Universidade. (Carga horária: 6h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2013 - 2013
Bases epistemológicas da AD face aos objetos da mí. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
Compreendendo a revolução de Bakhtin e seus amigos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
ANTCON - Software gratuito para análise de corpus. (Carga horária: 5h).
Faculdade de Tecnologia, FATEC, Brasil.
2013 - 2013
Círculo de Bakhtin:uma abordagem verbo-voco-visual. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
Argumentação e seu projeto. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
Discurso e violência na escola:Práticas de escrita. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Discurso e violência na escola:Práticas de leitura. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Produção de sentido e alteridade. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
?De l´argumentation à I´intimidation.... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
Le siècle des religions politiques. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2013 - 2013
?Espirit du temps et coupe synchronique. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em EAD. (Carga horária: 72h).
UNIVESP - FATEC, UNIVESP - FATEC, Brasil.
2012 - 2012
Curso de actualización para profesores de español. (Carga horária: 20h).
Consejería de Educación de la Emabajada de España en Brasilia, CONSEJERÍA, Brasil.
2012 - 2012
Curso Intensivo (Avançado) de Espanhol. (Carga horária: 30h).
Spanish Uruguay, SPANISH, Uruguai.
2012 - 2012
Estudos do Círculo de Bakhtin. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Estudos do Círculo de Bakhtin. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2011 - 2011
Curso para profesores brasileños de español. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudio de la Lengua Española Córdoba, CELEC, Argentina.
2009 - 2009
Criança índigo: Uma nova geração, nova pedagogia. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
2009 - 2009
Liderança para novos líderes: Motivando a equipe. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
2009 - 2009
Língua Portuguesa e as novas regras ortográficas. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
2009 - 2009
A inteligência emocional na educação. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo, SIESP, Brasil.
2009 - 2009
Análise do Discurso: Materialidades da Linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Análise do discurso: Materialidades da linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP/FCLAR, Brasil.
2008 - 2008
Educação Continuada na Graduação em Comunicação. (Carga horária: 160h).
Faculdades Integradas Dr Raul Bauab, FIJ, Brasil.
2006 - 2006
Resolução de conflitos-Ferramentas para Liderança. (Carga horária: 2h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
2004 - 2004
Manuel Bandeira e a canção brasileira no século XX. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Aquisição de linguagem e processos de subjetivação. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Horácio Quiroga e a ficcionalização da teoria. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Escrever e reescrever: o trabalho da escrita. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Tópicos de ficção científica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Arte cultura e literatura em interdisciplinaridade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
As estratégias no ensino de língua estrangeira. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Marco genera de la literatura española posguerra. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Jahu, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor nível III, Carga horária: 40
Outras informações
Professora assistente das disciplinas de Comunicação e Expressão, Leitura Produção de Textos, Espanhol 1 e 2.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Responsável por Disciplina de Espanhol 2 - RD de Español 2
02/2018 - 07/2018
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol II
02/2018 - 07/2018
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2018 - 07/2018
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2018 - 07/2018
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2018 - 07/2018
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Responsável por Disciplina
02/2018 - 07/2018
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol II
02/2018 - 07/2018
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Responsável por Disciplina (Professor Autor)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I
Espanhol II
Comunicação e Expressão
08/2017 - 12/2017
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2017 - 07/2017
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I
02/2017 - 07/2017
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2017 - 07/2017
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol I
Espanhol II
Comunicação e Expressão
02/2017 - 07/2017
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Criação de Conteúdo para Web
07/2016 - 12/2016
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
07/2016 - 12/2016
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2016 - 12/2016
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1 e 2
07/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão da Tecnologia da Informação
07/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial
02/2016 - 07/2016
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Empresarial Geral (Mediação on-line)
02/2016 - 07/2016
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
02/2016 - 07/2016
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 2
02/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2016 - 07/2016
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2015 - 12/2015
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
07/2015 - 12/2015
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
07/2015 - 12/2015
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 2
02/2015 - 07/2015
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2015 - 07/2015
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Empresarial (Ensino à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora Mediadora Presencial da disciplina Comunicação e Expressão
07/2014 - 12/2014
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
Espanhol 2
07/2014 - 12/2014
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
01/2014 - 06/2014
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
Espanhol 2
07/2013 - 12/2013
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
07/2013 - 12/2013
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2013 - 06/2013
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2013 - 06/2013
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
07/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2012 - 12/2012
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
07/2012 - 12/2012
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2012 - 06/2012
Ensino, Construção Naval, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2012 - 06/2012
Ensino, Sistemas de Navegação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2012 - 06/2012
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2012 - 06/2012
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2012 - 06/2012
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2011 - 12/2011
Ensino, Construção Naval, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
07/2011 - 12/2011
Ensino, Sistemas de Navegação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
07/2011 - 12/2011
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2011 - 12/2011
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
07/2011 - 12/2011
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2011 - 06/2011
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2011 - 06/2011
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2011 - 06/2011
Ensino, Sistemas de Navegação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2011 - 06/2011
Ensino, Construção Naval, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2011 - 06/2011
Ensino, Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2010 - 12/2010
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
07/2010 - 12/2010
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2010 - 06/2010
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Espanhol 1
Espanhol 2
02/2010 - 06/2010
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
09/2009 - 12/2009
Ensino, Logística e Transportes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
09/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Instituto Cervantes, I C, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora de Espanhol associada ao Centro Paula Souza. Instituto Cervantes mantém a plataforma para que alunos da Instituição acima citada possam aprender a distância uma língua estrangeira.


Colégio Preve Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsa de Iniciação científica pela Universidade Federal de São Carlos - Programa Unificado de Iniciação Científica da UFSCar (PUIC).



Linhas de pesquisa


1.
Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
DIÁLOGOS E DISCURSOS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA ESCRITA CIENTÍFICA ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS NA INTERNET
Descrição: Imersa em um contexto de problematização da escrita científica e na sua divulgação através da internet, esta pesquisa tenciona analisar o discurso sobre a escrita científica através de vídeo-aulas na internet, de forma a observar como se constrói dele uma imagem nesse espaço. Assim, pretendemos identificar se há diferenças de estilo ao se disseminar informações sobre essa temática; verificar se há distinção entre os termos escrita acadêmica e escrita científica na internet, tendo em vista o contexto em que tais expressões aparecem; averiguar a construção de vídeo-aulas (web-aulas) que versam sobre a produção de artigos científicos, com o objetivo de identificar os discursos sobre esse tipo de fazer científico; examinar como são os discursos sobre as instruções deste tipo de gênero científico e, consequentemente, sobre a produção deste tipo de escrita; conhecer e caracterizar a natureza das relações dialógicas que se estabelecem entre as vídeo-aulas e a escrita científica em diferentes áreas do conhecimento, bem como observar de que maneira ocorre o diálogo entre as diferentes fontes de divulgação sobre este tipo de escrita, tendo em vista perceber o modo como é gerada a composição das vozes (consonantes ou destoantes) deste tipo de informação ao ser transmitido ao interlocutor (usuário da internet). Para tanto, esta pesquisa filia-se à perspectiva teórica da abordagem dialógica do discurso do Círculo Linguístico de Bakhtin, pois observando, dialogicamente, os enunciados que nos rodeiam, buscamos identificar como se dá a produção de vídeo-aulas sobre escrita científica, a partir do manejo das relações com o outro, o qual constitui um dos eixos primordiais para a construção do saber. Dialogar com as construções de aula ao longo do tempo e, principalmente, com o discurso sobre a escrita científica inserida na internet, sob o prisma bakhtiniano do discurso, é uma forma de conceber a linguagem como prática social, deixando entrever o caráter dialógico da relação entre linguagem e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Cristina Mussio - Coordenador.
2004 - 2005
O TEXTO PUBLICITÁRIO: SEUS MECANISMOS ENUNCIATIVOS E O SEU PAPEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA
Descrição: O homem em sua relação com o mundo necessita de algo que o ajude a se estabelecer como interlocutor, a dialogar com o outro, suas idéias, sua ideologia e desse modo manter contato com a sociedade e se colocar na posição de sujeito enunciador. Assim, utiliza-se da linguagem e dos recursos oferecidos pela língua para transmitir tudo o que deseja e para interagir com as pessoas. Desse modo, a linguagem passa a ser seu instrumento de comunicação e nela e por ela é que ele passa a se constituir como sujeito. A linguagem então apresenta disposições que a torna apta para servir como instrumento, e é baseando-se na ideia de linguagem como forma de interação (inter-ação), ou seja, na relação dos interlocutores (enunciador - enunciatário), através da Linguística da Enunciação, que este projeto teve a análise enunciativa de diferentes textos publicitários, com o objetivo de observar como a propaganda organiza, estrutura os elementos linguísticos, de modo que estes causem um impacto sobre o público (seu interlocutor) e como o público reage, adere às propostas vinculadas pela propaganda, já que esta visa vender seu produto. Analisamos se tais recursos ditos acima foram bem empregados; quais as construções mais recorrentes nas propagandas e quais as finalidades de se usar tal construção, incluir, selecionar, excluir determinados grupos etc; quais são as marcas lingüísticas geradoras de tal significação; e como o próprio público interpreta, interage com a mensagem inserida na propaganda, porém, sempre visando à perspectiva enunciativa, a Teoria das Operações enunciativas, pois para que ocorra o processo de construção de significação e geração de sentido, faz-se necessário considerar todos os fatores que entram em jogo no momento da enunciação, na hora em que os sujeito enunciadores (Eu e Outro), em face de construírem uma significação desejada, se apoiam na relação língua/linguagem e se constituem como sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simone Cristina Mussio - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Fatecnológica (FATEC-JAHU)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Fatecnológica (FATEC-JAHU)
2016 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino a Distância.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Comunicação e expressão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Certificação de qualificação DELE nível C, Instituto Cervantes - Espanha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA2018MUSSIO, SIMONE CRISTINA. Novos gêneros do discurso, novas formas de ensino: as diferenças entre as videoaulas na atualidade / New discourse genres, new forms of teaching: the differences among video lessons nowadays. TEXTO LIVRE, v. 11, p. 92-104, 2018.

2.
MUSSIO, S. C.2018MUSSIO, S. C.; SILVA, S. A. D. . A relevância dos saberes docentes para a constituição do professor de língua espanhola. Revista CBTecLE, v. 1, p. 1-19, 2018.

3.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2017MUSSIO, S. C.. A constituiçãodo ethos discursivo em videoaulas na internet: a figura do professor-apresentador.. Fórum Linguístico, v. 14, p. 1849-1865, 2017.

4.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2017MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Reflexões sobre a importância das línguas estrangeiras no ensino superior tecnológico. Revista CBTecLE, v. 1, p. sem paginacao, 2017.

5.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2016MUSSIO, S. C.. As vozes da ciência no gênero videoaula de escrita/redação científica: uma questão ideológica. Revista Ecos, v. 20, p. 359-380, 2016.

6.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2016MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; GIANAZI, B. M. . O comportamento da geração z no contexto escolar. FATECNOLÓGICA (FATEC-JAHU), v. 9, p. 81-95, 2016.

7.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2016MUSSIO, S. C.. Do presencial ao digital: um diálogo com o gênero videoaula youtubiano de escrita científica. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 334-347, 2016.

8.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2016MUSSIO, S. C.; BRITO, V.A.A.A ; BERTOLUCI, E. A. ; ROSSETO, M.C. . Modelagem e simulação de sistemas: gestão de filas na prestação de serviços em um supermercado da cidade de Mineiros do Tietê. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 9, p. 186-194, 2016.

9.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2015MUSSIO, S. C.. Reflexões sobre o conceito de letramento segundo os ditames da cultura digital. Entrelinhas (UNISINOS. Online), v. 9, p. 155-168, 2015.

10.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2015MUSSIO, S. C.. Um olhar alteritário em Bakhtin: o estudo do enunciado como forma de diálogo. Revista SOLETRAS, v. 30, p. 178-190, 2015.

11.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2015MUSSIO, S. C.; SALVADOR, C.E. ; VALIDORIO, V. C. . A gestão de compras e a logística de entrega no e-commerce. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 1, p. 9-25, 2015.

12.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Competência pedagógica no ensino superior tecnológico: A importância da participação colaborativa. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS-Câmpus Porto Alegre, v. 1, p. 17-29, 2014.

13.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. Ressignificações da contemporaneidade: UFMGtube, um exemplo cronotópico. Revista Litteris, v. 2, p. 115-130, 2014.

14.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. Sociedade internética: Contribuições de Pierre Lévy e Manuel Castells para o estudo da Internet. Revista V@rvItu ? Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu, v. 1, p. 54-73, 2014.

15.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. (R)evolução leitora: O uso das videoaulas como forma de se ler. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 3005-3008, 2014.

16.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. O discurso sobre a escrita científica através de videoaula na internet. Revista Intercâmbio, v. 29, p. 40-64, 2014.

17.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. Evolução das webs: YouTube, um exemplo de cultura participativa. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 1, p. 213, 2014.

18.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, SIMONE CRISTINA; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . As novas tecnologias acopladas à educação: Reflexões sobre o ensino-aprendizagem no século XXI. REVISTA ELETRÔNICA DE TECNOLOGIA E CUTURA, v. 1, p. 44-52, 2014.

19.
OLIVEIRA, M. R.2013OLIVEIRA, M. R. ; VALIDORIO, V. C. ; MUSSIO, S. C. ; MERLINI, V. M. F. . Computer assisted language learning (call): Possibilidades de ensino e aprendizagem na Fatec Jahu. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 1, p. 152-165, 2013.

20.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2013MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Aquisição de línguas e ensino a distância: A importância das inteligências múltiplas no processo de mediação e aprendizagem. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 1, p. 39-54, 2013.

21.
SAMPAIO, B.B.2012SAMPAIO, B.B. ; MUSSIO, S. C. ; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Microensino e Design Instrucional: Opções de ferramenta de apoio à didática dos cursos de Tecnologia da Informação e Sistemas para Internet na Fatec Jahu. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 5, p. 189-197, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: a construção de sentido da escrita/redação científica através de videoaulas na internet. In: Sargentini, V.; Piovezani, C.; Curcino, L.; Rosin, P. S.; Conti, C. N.. (Org.). Anais do IV CIAD ? Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2016, v. 1, p. 641-650.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MUSSIO, S. C.. Uma questão de estilo: As singularidades do gênero videoaula youtubiana de escrita/redação científica. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2017, Lecce - Itália. De volta ao futuro da lingua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - 2017, 2017. v. 1. p. 1795-1814.

2.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita/redação científica através de videoaulas na internet. In: Colóquio internacional de análise do discurso, 2016, São Carlos. Colóquio internacional de análise do discurso: A produção dos consensos e a conquista das resistências: os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo, 2016. v. 1. p. 641-650.

3.
MUSSIO, S. C.; SILVA, A. A. ; RAMOS, D. J. . Teoria das filas aplicada na melhoria do diagnostico de câncer de mama: uma ferramenta para logística hospitalar. In: VI FATECLOG, 2015, Sorocaba. Volume 6 ? VI FatecLog ? Sorocaba ? 2015, 2015.

4.
MUSSIO, S. C.; SILVA, A. A. ; RAMOS, D. J. . Teoria das filas aplicada para minimizar o cancelamento de cirurgias em um hospital da região centro-oeste paulista: uma ferramenta logística. In: VI FATECLOG, 2015, Sorocaba. Volume 6 ? VI FatecLog ? Sorocaba ? 2015, 2015.

5.
MUSSIO, S. C.. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In: V Colóquio da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED - Brasil tem como tema Análise de Discurso: novos canteiros de trabalho?, 2014, São Carlos. ALED Brasil, 2014. v. 1. p. 1-15.

6.
MUSSIO, S. C.. TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: AS RESSIGNIFICAÇÕES DO CONCEITO VIDEOAULA TENDO EM VISTA A ALTERAÇÃO DO MÍDIUM. In: V Colóquio da Aled, 2014, São Carlos. Trabalhos Completos ALED BRASIL, 2014. v. 1. p. 1-13.

7.
CORTEZE JUNIOR, H. A. ; NASCIMENTO, A. F. ; MORAES, C. C. S. ; MUSSIO, S. C. ; VALIDORIO, V. C. . O futuro do transporte coletivo Bus Rapid Transit (BRT): Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. In: FATECLOG, 2013, Jaú. ANAIS IV FATECLOG CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2013.

8.
MUSSIO, S. C.. Ressignificações dialógicas: a construção de sentido de escrita científica através de vídeo-aula na internet. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do Silel, 2013.

9.
CORTEZE JUNIOR, H. A. ; NASCIMENTO, A. F. ; VALIDORIO, V. C. ; MUSSIO, S. C. ; MORAES, C. C. S. . O futuro do transporte coletivo Bus Rapid Transit (BRT): Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. In: : IV FATECLOG - CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2013. ANAIS IV FATECLOG CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2013. v. 1. p. 575-585.

10.
MUSSIO, S. C.. O visível do invisível: as significações desprendidas do discurso jornalístico. In: Forum da diversidade e igualdade: cultura, educação e mídia, 2007, Bauru. Forum da diversidade e igualdade, 2007.

11.
MUSSIO, S. C.. Sensacionalismo ou sensacionismo? Estratégias de persuasão no ciberespaço. In: 3o. Congresso Online do Observatório para a CiberSociedade, 2006. 3o. Congresso Online do OCS: Conhecimento Aberto, Sociedade Livre, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUSSIO, S. C.. Uma questão de estilo: as singularidades do gênero videoaula youtubiana de escrita científica. In: V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015, Lecce. Caderno de Resumos - V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015.

2.
MUSSIO, S. C.. El pasaje de clase a videoclase: Las modificaciones en la enseñanza y aprendizaje de la escritura científica debido a los cambios de mídium. In: XXIX Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas, 2014, Múrcia - Espanha. Libro de resúmenes XXIX Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas, 2014.

3.
MUSSIO, S. C.. (R)evolução leitora: O uso das videoaulas como forma de se ler. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Caderno de atividades e resumos - 19 Cole: leituras sem margens, 2014.

4.
MUSSIO, S. C.. Transformações contemporâneas: As ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In: ALED BRASIL -, 2014, São Carlos. Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, 2014.

5.
MUSSIO, S. C.. Transmutação cronotópica: o gênero videoaula youtubiano. In: VI Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp, 2014, Araraquara. VI Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp, 2014. v. 1. p. 118-118.

6.
MUSSIO, S. C.. Transformações tecnológicas: Um estudo sobre o gênero videoaula. In: III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos - SIED, 2014, Assis. Humanidade(s) dialógica(s) - Caderno de Resumos, 2014.

7.
MUSSIO, S. C.. Transformações contemporâneas: As ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In: V Colóquio da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED - Brasil tem como tema Análise de Discurso: novos canteiros de trabalho?, 2014, São Carlos. ALED Brasil, 2014. v. 1. p. 141-142.

8.
MUSSIO, S. C.. (R)evolução leitora: O uso das videoaulas como forma de se ler. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil ? COLE, 2014, Campinas. 19º Leituras em margens ? Caderno de atividades e resumos. Campinas: FE/UNICAMP; ALB, 2014. v. 1. p. 460-461.

9.
MUSSIO, S. C.. Transmutação cronotópica: o gênero videoaula youtubiano. In: VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2014, Araraquara. VI Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp - Cadernos de resumos. v. 1. p. 118-118.

10.
MUSSIO, S. C.. Transformações tecnológicas: Um estudo sobre o gênero videoaula. In: III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos, 2014, Assis. : III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos ? Humanidades Dialógicas ? Caderno de Resumos, 2014. v. 1. p. 25-26.

11.
BESSA, J. C. R. ; MUSSIO, S. C. ; OLIVEIRA, E. G. N. . Linguagens em diálogos: Análise de enunciados verbais e verbo-voco-visuais em perspectiva bakhtiniana. In: III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos, 2014, Assis. III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos ? Humanidades Dialógicas ? Caderno de Resumos, 2014. v. 1. p. 23-24.

12.
MUSSIO, S. C.. El pasaje de clase a videoclase: Las modificaciones en la enseñanza y aprendizaje de la escritura científica debido a los cambios de mídium. In: XXIX Congreso de la Asociación de los Jóvenes Lingüistas, 2014, Múrcia - Espanha. Libro de resúmenes XXIX Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas, 2014. v. 1. p. 65-65.

13.
MUSSIO, S. C.. O discurso sobre a escrita científica através de vídeo-aula na internet. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada / 5º Seminário Internacional de Linguística, 2014, São Paulo. Anais do Congresso: ?Linguagens, teorias e práticas?, 2013. v. 1. p. 371-371.

14.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita acadêmica na internet. In: V Seminário de Estudos Linguísticos, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de resumos V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013.

15.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Games como influenciadores na aprendizagem e ensino de línguas na FATEC JAHU. In: Semaple, 2013, Indaiatuba. Semaple, 2013.

16.
MUSSIO, S. C.. Dialogando com a escrita acadêmica no ambiente digital. In: IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas, 2013, Araraquara. IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas, 2013. v. 1. p. 452-466.

17.
MUSSIO, S. C.. O discurso sobre a escrita científica através de vídeo-aula na internet. In: InPLA e SIL - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada / 5º Seminário Internacional de Linguística, 2013, São Paulo. InPLA e SIL - 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada / 5º Seminário Internacional de Linguística, 2013.

18.
MUSSIO, S. C.. Ressignificações dialógicas: a construção de sentido de escrita científica através de vídeo-aula na internet. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Resumos dos trabalhos, 2013.

19.
MUSSIO, S. C.. Dialogando com a escrita acadêmica no ambiente digital. In: IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas, 2013, Araraquara. IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas - CADERNO DE RESUMOS, 2013. v. 1. p. 114-115.

20.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita acadêmica na internet. In: V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos - V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013. v. 1. p. 81-82.

21.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . A escrita acadêmica e as práticas de ensino de línguas. In: Linfe, 2012, São Paulo. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012.

22.
MUSSIO, S. C.. O uso dos gêneros do discurso para o ensino de línguas com fins específicos. In: Linfe, 2012, São Paulo. Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012.

23.
MUSSIO, S. C.. Direcionamento no olhar: Notícias semelhantes, linguagens distintas'.. In: Grupos de Estudos Linguísticos, 2007. Seminário do Gel 2007, 2007.

24.
MUSSIO, S. C.. As diferentes construções lingüísticas em textos publicitários. Os recursos utilizados em cada uma delas para ativar a interação entre os interlocutores (Propaganda ? Público). In: Seminário do GEL (Grupos de Estudos Lingüísticos), 2005, São Carlos. Caderno de Resumos do GEL (53º Seminário), 2005. v. Único. p. 546-546.

Apresentações de Trabalho
1.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . A importância do espanhol e do inglês em empresa do ramo logístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA; VALIDORIO, V. C. ; SILVA, W. B. . Tecnologias de informação e comunicação voltadas ao aprendizado de inglês e espanhol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . O uso das linguagens verbal e não verbal na produção de trabalhos empresariais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MUSSIO, SIMONE CRISTINA; VALIDORIO, V. C. . Importância da interação no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras: caso do inglês e espanhol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Ensino de língua estrangeira com enfoque no mercado de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MUSSIO, S. C.. Comunicação Empresarial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, A. A. ; BUENO, D. T. ; MUSSIO, S. C. . Teoria das filas aplicada para minimizar o cancelamento de cirurgias em um hospital da região centro-oeste paulista: uma ferramenta logística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, A. A. ; BUENO, D. T. ; MUSSIO, S. C. . Teoria das filas aplicada na melhoria do diagnostico de câncer de mama: uma ferramenta para logística hospitalar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MUSSIO, S. C.. Uma questão de estilo: As singularidades do gênero videoaula youtubiana de escrita científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita/redação científica através de videoaulas na internet. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MUSSIO, S. C.. (R)evolução leitora: O uso das videoaulas como forma de se ler. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MUSSIO, S. C.. El pasaje de clase a videoclase: Las modificaciones en la enseñanza y aprendizaje de la escritura científica debido a los cambios de mídium. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MUSSIO, S. C.. As ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MUSSIO, S. C.. Transmutação cronotópica: o gênero videoaula youtubiano.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MUSSIO, S. C.. Transformações tecnológicas: um estudo sobre o gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MUSSIO, S. C.. Ressignificações dialógicas: a construção de sentido de escrita científica através de vídeo-aula na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MUSSIO, S. C.. O uso dos gêneros do discurso no Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MUSSIO, S. C.. Dialogando com a escrita acadêmica no ambiente digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MUSSIO, S. C.. Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita acadêmica na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MUSSIO, S. C.. O discurso sobre a escrita científica através de vídeo-aula na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CORTEZE JUNIOR, H. A. ; NASCIMENTO, A. F. ; MORAES, C. C. S. ; MUSSIO, S. C. ; VALIDORIO, V. C. . O futuro do transporte coletivo Bus Rapid Transit (BRT): Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . Games como influenciadores na aprendizagem e ensino de línguas das Fatecs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
MUSSIO, S. C.. O uso dos gêneros do discurso para o ensino de línguas com fins específicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C. ; MERLINI, V. M. F. . A escrita acadêmica e as práticas de ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MUSSIO, S. C.. As diferentes construções linguísticas. O recurso utilizado em cada uma delas para ativar a interação entre os interlocutores (Propaganda-Público). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MUSSIO, S. C.. Videoaulas de escrita/redação científica na internet: um estudo bakhtiniano 2016 (Tese de doutorado).

2.
MUSSIO, S. C.. Popular sensacionalista: As estratégias discursivas do jornal Agora São Paulo 2008 (Dissertação de mestrado).

3.
MUSSIO, S. C.. O visível do invisível: as significações desprendidas do discurso jornalístico 2008 (Artigo publicado em site da internet).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MUSSIO, S. C.. Parecer referente à avaliação de artigo científico submetido ao vol. 06, n. 2, jul./dez., 2017.. 2017.

2.
MUSSIO, S. C.. Parecer referente à avaliação de artigo científico submetido ao vol. 05, n. 01, jan./jun. 2016. 2016.

3.
MUSSIO, S. C.. parecer referente à avaliação de artigo científico submetido ao vol. 05, n. 02, jul./dez., 2016. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUSSIO, S. C.. Língua e Linguagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 01 e 02. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

2.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 03 e 04. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula.).

3.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 05. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 08. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 09. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 10. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 11. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

8.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 12. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

9.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 13. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

10.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 14. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

11.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 15. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

12.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 16. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

13.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 06 e 07. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

14.
MUSSIO, S. C.. Revolução das webs: Características da cultura participativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GREGOLIN, I, V.; MUSSIO, S. C.; Stassi-Sé, J. C.. Participação em banca de Silvana Aparecida Duarte da Silva. Saberes docentes pressupostos pelas orientações de um Manual do Professor: aspectos políticos e pedagógicos da formação de professores de espanhol. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
MUSSIO, S. C.; GREGOLIN, I, V.; Stassi-Sé, J. C.. Participação em banca de Silvana Duarte da Silva. Saberes docentes pressupostos pelas orientações de um Manual do Professor: aspectos políticos e pedagógicos da formação de professores de espanhol. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDONCA, M. C.; MUSSIO, S. C.; FERREIRA, C. E. S.. Participação em banca de Daiane Pereira Fernandes dos Santos.O conceito de autoria em manuais de vestibulares e em discursos pedagógicos sobre produção de textos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

2.
TEIXEIRA, V. S.; MUSSIO, S. C.; RIBEIRO, G. C.. Participação em banca de Mayara Peres da Silveira e Souza.Mural acadêmico online. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

3.
MUSSIO, S. C.; VALIDORIO, V. C.; NADALETO, T.A.. Participação em banca de Viviane Maria da Silva.A influência do espanhol no ramo logístico e empresarial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

4.
MUSSIO, S. C.; CARRARA, H. J.; ZEM LOPES. Participação em banca de José Rodrigo Vilela.O Estado da arte do capital intelectual nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Ensino à Distância)) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

5.
MUSSIO, S. C.; ZEM LOPES; CARRARA, H. H.. Participação em banca de Flávio Luis Sinhorini Junior.O Estado da arte do capital intelectual nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Ensino à Distância)) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

6.
MUSSIO, S. C.; LAMPKOWSKI, M.; Fernades Filho. Participação em banca de Kerolyn Cortez.Plano de Negócios: Salão de festas decorando sonhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial (Ensino à Distância)) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

7.
FALCAO, A. C. R. A.; MUSSIO, S. C.; MARQUES JR. A.. Participação em banca de Jéssica S. Paiva e Natália B. Gotti.Análise da gestão no tempo de fila do caixa em agências bancárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

8.
NADALETO, T.A.; MUSSIO, S. C.; SCALCO, F.L.G.. Participação em banca de Bruno Brancaglion Ravanelli.Logística Reversa dos resíduos gerados por uma Usina de açúcar e álcool na região de Jaú-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

9.
MORAES, C. C. S.; LUCAS, M. J.; MUSSIO, S. C.. Participação em banca de Valberto Formigão Bruckner.A logística como ferramenta de inovação nos processos pertinentes ao terceiro setor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

10.
CARRARA, H. H.; MUSSIO, S. C.; BRANCÃO, A.L.. Participação em banca de Tamires Aparecida Teixeira.Vantagens e desvantagens da utilização de marca própria na indústria calçadista da cidade de Jaú. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

11.
MORAES, C. C. S.; MUSSIO, S. C.; Contador Jr. Participação em banca de Natália Cristina Rodriguês Calobrizi e Priscila de Castro.Uma alternativa para aperfeiçoar as informações nos coletivos no terminal de integração de Araraquara: Ônibus inteligente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

12.
BERTOLUCI, E. A.; MUSSIO, S. C.; SCALCO, F.. Participação em banca de Carlos Eduardo Salvador e Osni Ribeiro da Silva Junior.A importância da simulação logística no cotidiano: análise do processo de abastecimento e pagamento em um posto de combustíveis na cidade de Jaú-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

13.
ROMÃO, M.; MUSSIO, S. C.; LUCAS, M. J.. Participação em banca de Luciano A. Nicoletti - Paulo C. Rother - Vilson de A. Júnior.Estudo sobre a migração de passageiros do modal rodoviário para o modal aéreo nos últimos anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

14.
MENDONCA, M. C.; MUSSIO, S. C.; BESSA, J. C. R.. Participação em banca de Felipe Sousa de Andrade.Análise discursiva de comentários em sites sertanejos: identidade, oralidade e letramento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

15.
VALIDORIO, V. C.; MUSSIO, S. C.; MERLINI, V. M. F.. Participação em banca de Marcos Roberto de Oliveira.Tecnologia no ensino de idiomas: As possibilidades no ensino de Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

16.
ROMÃO, M.; MUSSIO, S. C.; PADRONI, R.. Participação em banca de Bruna Daiana dos Santos e Priscila Fernanda Ferrinho.Malha hidroviária: um modo de transporte ainda pouco explorado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

17.
ROMÃO, M.; MUSSIO, S. C.; DANIEL, T. N.. Participação em banca de Sandra Freita e Guilherme Buoso.Terminais de Carga da Hidrovia Tietê-Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

18.
MUSSIO, S. C.. Participação em banca de Guilherme Rolemberg S. T. Berti de Correia.Diagnósticos dos problemas de drenagem urbana em Jahu/SP e sua relação com os instrumentos e políticaas públicas utilizadas no planejamento do município. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.

19.
MUSSIO, S. C.. Participação em banca de Erasmo Carlos Ferreira.A ausência de mão-de-obra qualificada para o transporte do etanol na calha da hidrovia Tietê-Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MUSSIO, S. C.. Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos. 2012. Faculdade de Tecnologia.

2.
MUSSIO, S. C.. Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para admissão de docente, na área de letras-português, na disciplina de Comunicação e Expressão, da Faculdade de Tecnologia de Garça do Centro Paula Souza. 2010. Faculdade de Tecnologia de Garça.

Outras participações
1.
MUSSIO, S. C.. Parecerista do 9 Fateclog 2018 - Congresso Internacional de Logística. 2018. Centro Paula Souza.

2.
MUSSIO, S. C.. Parecerista do 8. Congresso de Logística das FATECS na Faculdade de Tecnologia Zona Leste. 2017. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

3.
MUSSIO, S. C.. Avaliadora de trabalhos apresentados no IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). 2017. Universidade Estadual Paulista.

4.
MUSSIO, S. C.. Avaliadora de trabalhos apresentados no IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). 2017. Universidade Estadual Paulista.

5.
MUSSIO, S. C.. Avaliadora de trabalhos apresentados no IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). 2017. Universidade Estadual Paulista.

6.
MUSSIO, S. C.. Avaliadora de trabalhos apresentados no IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). 2017. Universidade Estadual Paulista.

7.
MUSSIO, S. C.. Parecerista do VII Encontro do GEPRO - Grupo de Estudos de Produção. 2017. Faculdade de Tecnologia de Jahu.

8.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no VII FATECLOG - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana.

9.
MUSSIO, S. C.. Parecerista do VI Encontro do GEPRO - Grupo de Estudos de Produção. 2016. Faculdade de Tecnologia de Jahu.

10.
MUSSIO, S. C.. Parecerista dos ANAIS do III CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2016. Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

11.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no VI FATECLOG - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2015. Faculdade de Tecnologia.

12.
MUSSIO, S. C.. Banca Examinadora no VI FATECLOG. 2015. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.

13.
CAGLIARI, L. C.; MUSSIO, S. C.; VEIGA, P. E. B.. Avaliadora dos trabalhos do XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2015.

14.
MUSSIO, S. C.. Parecerista de trabalhos no III Encontro Científico do GEPro - Grupos de Estudos de Produção. 2015. Faculdade de Tecnologia de Jahu.

15.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no V FATECLOG - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2014. Faculdade de Tecnologia.

16.
MUSSIO, S. C.. Parecerista de trabalhos no III Encontro Científico do GEPro - Grupos de Estudos de Produção. 2013.

17.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no IV FATECLOG - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2013. Faculdade de Tecnologia de Jahu.

18.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no III FATECLOG - Congresso de Logística das FATECS. 2012. FATEC GUARATINGUETÁ.

19.
MUSSIO, S. C.. Parecerista no II FATECLOG - Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza. 2011.

20.
MUSSIO, S. C.. Comissão julgadora do Projeto Saúde Brasil, realizado pela Embrapa. 2003. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Importância da interação no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras: caso do inglês e espanhol. 2018. (Congresso).

2.
IV CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. O uso das linguagens verbal e não verbal na produção de trabalhos empresariais. 2018. (Congresso).

3.
IV CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. A importância do espanhol e do inglês em empresa do ramo logístico. 2018. (Congresso).

4.
IV CBTecLE ? Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Tecnologias de informação e comunicação voltadas ao aprendizado de inglês e espanhol. 2018. (Congresso).

5.
Oficina: Metodologias Ativas e de Projetos. 2018. (Oficina).

6.
Palestra: Desafios do Projeto Interdisciplinar: um caso de sucesso. 2018. (Outra).

7.
Palestra: Planejamento Financeiro Familiar. 2018. (Outra).

8.
Reunião pedagógica dos cursos superiores de gestão em tecnologia da informação e sistemas para internet da FATEC-JAHU. 2018. (Outra).

9.
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. 2017. (Outra).

10.
III Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica. Ensino de língua estrangeira com enfoque no mercado de trabalho. 2016. (Congresso).

11.
I Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância. 2016. (Seminário).

12.
I Encontro com a Sociolinguística. 2015. (Encontro).

13.
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita/redação científica através de videoaulas na internet. 2015. (Outra).

14.
VI Congresso Nacional de Logística. TEORIA DAS FILAS APLICADA NA MELHORIA DO DIAGNOSTICO DE CANCER DE MAMA: UMA FERRAMENTA PARA LOGISTICA HOSPITALAR. 2015. (Congresso).

15.
VI Congresso Nacional de Logística. TEORIA DAS FILAS APLICADA PARA MINIMIZAR O CANCELAMENTO DE CIRURGIAS EM UM HOSPITAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE PAULISTA: UMA FERRAMENTA LOGISTICA. 2015. (Congresso).

16.
VII Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Negociações de sentido depreendidas da verbo-visualidade na constituição de videoaulas na internet. 2015. (Seminário).

17.
V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.UMA QUESTÃO DE ESTILO: AS SINGULARIDADES DO GÊNERO VIDEOAULA YOUTUBIANA DE ESCRITA CIENTÍFICA. 2015. (Seminário).

18.
19° Congresso de Leitura do Brasil. (R)EVOLUÇÃO LEITORA: O USO DAS VIDEOAULAS COMO FORMA DE SE LER. 2014. (Congresso).

19.
III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos - SIED.TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO VIDEOAULA. 2014. (Simpósio).

20.
V Colóquio da ALED ? Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?. TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: AS RESSIGNIFICAÇÕES DO CONCEITO VIDEOAULA TENDO EM VISTA A ALTERAÇÃO DO MÍDIUM. 2014. (Congresso).

21.
VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Transmutação cronotópica: o gênero videoaula youtubiano. 2014. (Seminário).

22.
VI Workshop de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras ? UNESP/ARARAQUARA. 2014. (Outra).

23.
XXIX Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas. El pasaje de clase a videoclase: Las modificaciones en la enseñanza y aprendizaje de la escritura científica debido a los cambios de mídium. 2014. (Congresso).

24.
19. Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada e do 5. Seminário Internacional de Linguística.O discurso sobre a escrita científica através de vídeo-aula na internet. 2013. (Seminário).

25.
II Ciclo de Estudos Discursivos (II CED). 2013. (Outra).

26.
II Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira.Games como influenciadores na aprendizagem e ensino de línguas das Fatecs. 2013. (Seminário).

27.
IV Congresso Nacional de Logística. O futuro do transporte coletivo Bus Rapid Transit (BRT): Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

28.
IV Encontro de licenciaturas em Letras: ?Contribuições teórico-práticas para a formação de professores de línguas?.O uso dos gêneros do discurso no Ensino Superior. 2013. (Encontro).

29.
IV Encontro em Análise do Discurso.Dialogando com a escrita acadêmica no ambiente digital. 2013. (Encontro).

30.
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Ressignificações dialógicas: a construção de sentido de escrita científica através de vídeo-aula na internet. 2013. (Seminário).

31.
V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Diálogos e discursos: A construção de sentido da escrita acadêmica na internet. 2013. (Seminário).

32.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Ressignificações dialógicas: a construção de sentido de escrita científica através de vídeo-aula na internet. 2013. (Simpósio).

33.
Colóquio: Filosofia como a arte da escuta. 2012. (Outra).

34.
II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. LINFE. 2012. (Congresso).

35.
Workshop de docentes - Planejamento dos planos de ensino. 2012. (Outra).

36.
Workshop de docentes - Planejamento dos planos de ensino. 2012. (Outra).

37.
Workshop Organizacional. 2012. (Outra).

38.
Curso de Ferramentas de Qualidade e 5S. 2011. (Outra).

39.
Encuentro de Profesores de Español - Recursos didácticos para el aprendizaje de la lengua española para fines específicos. 2011. (Oficina).

40.
III Encontro de Planejamento Organizacional da FATEC-JAHU. 2011. (Encontro).

41.
Aprendizes do futuro: Como incorporar conhecimentos e transformar realidades. 2010. (Congresso).

42.
Encontro Pedagógico. 2010. (Encontro).

43.
Escola de inteligência: A formação de pensadores. 2010. (Congresso).

44.
XIV Congresso de Educação Saber 2010. 2010. (Congresso).

45.
Encontro Pedagógico: Português através de jogos. 2007. (Encontro).

46.
Forum da diversidade e igualdade: cultura, educação e mídia.O visível do invisível: as significações desprendidas do discurso jornalístico. 2007. (Outra).

47.
Grupos de Estudos Linguísticos.Direcionamento no olhar: notícias semelhantes, linguagens distintas. 2007. (Seminário).

48.
Compós. 2006. (Encontro).

49.
Conocimiento Abierto, Sociedad Libre. III Congreso ONLINE del OCS. Sensacionalismo ou sensacionismo? Estratégias de persuasão no ciberespaço. 2006. (Congresso).

50.
Encontro pedagógico. 2006. (Encontro).

51.
Seminário Temático: Estratégias enunciaticas no telejornal. 2006. (Seminário).

52.
VIII Jornada multidisciplinar - 2006 - Projetos políticos, eleições e comunicação.A comunicação midiática sensacionalista: a linguagem do jornal Agora São Paulo. 2006. (Outra).

53.
Grupo de Estudos Linguísticos.As diferentes construções linguísticas em textos publicitários. O recurso utilizados em cada uma delas para ativar a interação entre os interlocutores. 2005. (Seminário).

54.
VIII Jornada de Letras da Universidade Federal de São Carlos.Sujeitos cérebro-lesados que frequentam as unidades de saúde da UFSCar. Entrevista com Pbs e J. 2004. (Outra).

55.
Palestra. 2003. (Outra).

56.
VI Jornada de Letras. 2002. (Oficina).

57.
VI Jornada de Letras. 2002. (Oficina).

58.
VI Jornada de Letras. 2002. (Encontro).

59.
Projeto de extensão: Tópicos de atualização em língua española, literatura e cultura hispânicas.. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUSSIO, S. C.. II Feira de Profissões da Faculdade de Tecnologia de Jahu. 2012. (Exposição).

2.
MUSSIO, S. C.. Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcela Oliveira. Organização e clima motivacional. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Maria da Silva. A influência do espanhol no ramo logístico e empresarial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Logística e Transportes) - Faculdade de Tecnologia de Jahu. Orientador: Simone Cristina Mussio.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MUSSIO, S. C.;MUSSIO, SIMONE CRISTINA2014MUSSIO, S. C.. Evolução das webs: YouTube, um exemplo de cultura participativa. Fatecnológica (FATEC-JAHU), v. 1, p. 213, 2014.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 01 e 02. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

2.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 03 e 04. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula.).

3.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 05. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 08. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 09. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 10. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
MUSSIO, S. C.. Espanhol II ? Unidade de Aprendizagem 06 e 07. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUSSIO, S. C.. Língua e Linguagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 24:50:34