Marília Mendes de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1384439831104780
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Graduada em psicologia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em ensino na saúde pela Universidade de Brasília (2016). Atua principalmente nos seguintes temas: formação profissional, ensino na saúde, políticas públicas de saúde, assistência social e socioeducação, politicas de prevenção ao uso de drogas, formação profissional para atuação na atenção ao usuário de droga, redes sociais, redes de apoio, sistemas familiares e relações humanas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marília Mendes de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Conselho Federal de Psicologia.
Setor SAFS Quadra (Setor de Administração Federal Sul)
Zona Cívico-Administrativa
70070600 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 21090100


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A formação como espaço de fortalecimento das redes para ações intersetoriais e comunitárias, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Inês Gandolfo Conceição.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Rede Social; Ensino na Saúde; Redução de Danos.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Construção de uma proposta de avaliação dos fatores de risco e de proteção para o uso de drogas no contexto das redes sociais, de adolescentes em conflito com a lei,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Fátima Olivier Sudbrack.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Intervenção em Crise: Emergências Psiquiátricas. (Carga horária: 20h).
Serviço de Atendimento Médico, utilizado em casos de emergência, SAMU, Brasil.
2016 - 2016
1 Encontro de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo/DF. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, SECRIA, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40
Outras informações
Assessora da Gerência de Relações Institucionais do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atividades realizadas: - Acompanhar a incidência da psicologia nas políticas de Direitos Humanos, Assistência Social, Política para Mulheres; - Acompanhar os espaços representação nos quais o CFP tem assento, tais como: Conselho Nacional de Assistência Social, Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS, CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Grupo de Estudos sobre Aborto, Conselho Nacional dos Direitos Humanos, entre outro. - Assessorar campanhas do Conselho Federal de Psicologia; - Assessorar produção de livros; - Assessorar a Comissão de Direitos Humanos do CFP


Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, SECRIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Saúde Mental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades realizadas: coordenar as ações de saúde da subsecretaria do sistema socioeducativo; realizar ações de formação dos profissionais da secretaria em temas como: prevenção do uso de drogas, prevenção do suicídio, cuidados em saúde, intervenção em crise, primeiros socorros; acompanhar as ações de saúde das unidade de internação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa; articular com a Secretaria de Saúde para execução de ações coordenadas na socioeducação.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Unidade de Atendimento Inicial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de núcleo intersetorial de atendimento à adolescentes apreendidos para apuração de ato infracional e seus familiares. Núcleo integrante do sistema socioeducativo do GDF. Atividades realizadas: - Coordenar o atendimento psicossocial aos adolescentes apreendidos; - Coordenar o atendimento psicossocial aos familiares de adolescentes apreendidos; - Coordenar a articulação com a rede de atendimento do sistema de garantia de direitos; - Coordenar a articulação da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude com o sistema de justiça, com a policia civil do DF, e com as secretarias: de Saúde, SEDESTMIDH e Educação.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Equipe de gestão de tutoria, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades de gestão da equipe de tutoria do curso de extensão de preveção do uso de drogas para educadores de escolas públicas - edição 2012.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 30
Outras informações
Consultora técnica de conteúdo do curso de extensão de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas - Edição 2012

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Sem vinculo, Enquadramento Funcional: Supervisora de conteúdo, Carga horária: 30
Outras informações
Formadora/professora da equipe de tutoria do curso a distância Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas em psicologia preventiva. Prodequi - UnB, SENAD. 60 h

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Sem vinculo, Enquadramento Funcional: Supervisora de conteúdo, Carga horária: 30
Outras informações
Professora/formadora da equipe de tutoria do curso a distância de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. SENAD, CEAD, MEC, UnB.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Sem vinculo, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora de curso de extensão Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas publicas - UnB

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsa iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2004 - 2004
Efeito de manipulações serotoninégicas sobre um modelo etoexperimental de ansiedade implicações para o "scereening"de drogas ansioliticas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Grande Prêmio UnB Tese 2015, UnB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ALMEIDA, M. M.2014 ALMEIDA, M. M.; MEIRELES, B. R. ; BORGES, K. P. . POR UMA CONTRA HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Ideação (Unioeste. Impresso), v. 16, p. 10-27, 2014.

2.
2CRUZ, A. P. M.2005CRUZ, A. P. M. ; G. Pinheiro ; S. H. Alves ; ALMEIDA, M. M. . Behavioral effects of systemically administered MK-212 are prevented by ritanserin microinfusion into the basolateral amygdala of rats exposed to the elevated plus-maze. Psychopharmacologia (Heidelberg), v. 182, p. 345-354, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, M. M.; CONCEICAO, M. I. G. . ABRAMD: Compartilhando Saberes. In: Maria Fátima Olivier Sudbrack; Maria Inês Gandolfo Conceição; Isabela Machado da Silva; Silvia Renata Lordello Borba dos Santos. (Org.). O Sistema Único de Saúde e a Política sobre drogas no Brasil. 1ed.Brasília: Technopolitik, 2015, v. 1, p. 11-23.

2.
ALMEIDA, M. M.; CONCEICAO, M. I. G. . Avaliação de Fatores de Risco para Uso de Drogas nas Redes Sociais de Adolescentes em Conflito com a Lei. In: Sudbrack, M. F. O.; Dalbosco, C.; Pereira, S. E. F. N.. (Org.). Adolescentes e Drogas, Lei e Justiça: construções teórico-metodológicas para uma clínica da complexidade na sociedade. 1ed.Brasília: Link Comunicação e Design, 2015, v. , p. 63-81.

3.
PEREIRA, S. E. F. N. ; SUDBRACK, M. F. O. ; ALMEIDA, M. M. . Acolhimento para Adolescentes em Situações de Risco. In: Maria Fátima Olivier Sudbrack; Maria Inês Gandolfo Conceição; Eliane Maria Fleury Seidl; Maria Aparecida Gussi. (Org.). A Escola em Rede para a Prevenção do Uso de Dorgas no Território Educativo. 1ed.Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2015, v. 1, p. 347-363.

4.
BORGES, J. S. ; SUDBRACK, M. F. O. ; ALMEIDA, M. M. . Conhecendo risco e proteção para o envolvimento com drogas na rede social do adolescente.. In: Maria Fátima Olivier Sudbrack, Maria Inês Gandolfo Conceição, Liana Fortunato Costa. (Org.). Caderno de tarefas do curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 1ed.Brasilia: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, 2010, v. , p. 16-23.

5.
SUDBRACK, M. F. O. ; ALMEIDA, M. M. ; BORGES, J. S. . Situações de risco e de proteção nas redes sociais de adolescentes. In: Maria Fátima Olivier Sudbrack, Maria Inês Gandolfo Conceição, Liana Fortunato Costa. (Org.). Curso de Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 4ed.Brasilia: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, 2010, v. , p. 145-157.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. M.. Drogas : impactos e aplicações na neurociência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALMEIDA, M. M.. A experiência do tratamento comunitário no atendimento ao usuário de drogas na rede de saúde no Distrito Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALMEIDA, M. M.; CONCEICAO, M. I. G. . A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE USUÁRIOS DE DROGAS NA LÓGICA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS INTERSETORIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, M. M.. Qualificando a Intervenção: pelo fortalecimento da política de saúde mental no sistema socioeducativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMEIDA, M. M.. Violação de direitos no contexto de uso de drogas e socioeducação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALMEIDA, M. M.; CONCEICAO, M. I. G. . Mapeamento da rede institucional e comunitária de atenção e cuidado ao usuário de drogas no Distrito Federal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALMEIDA, M. M.. Drogas e Transição de Paradigmas: compartilhando saberes e recriando fazeres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, M. M.. Palestra - Drogas: de quem é a culpa?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, M. M.. A prevenção do uso de drogas e da violência, na metodologia das redes sociais: a escola como espaço de vida em comunidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ALMEIDA, M. M.. A prevenção do uso de drogas e da violência, na metodologia das redes sociais: a escola como espaço de vida em comunidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, M. M.. Análise dos curso de formação continuada nas temáticas de educação ambiental, educação em diretos humanos e cidadania, educação de jovens e adultos e educação para a juventude. 2014.

2.
ALMEIDA, M. M.. Rede Nacional de Formação Continuada: uma análise dos cursos de educação ambiental. 2013.

3.
ALMEIDA, M. M.. Análise das ações do Programa Saúde na Escola. 2012.

4.
ALMEIDA, M. M.. Análise dos indicadores educacionais dos municípios polo, das ações do Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade.. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, M. M.. Coordenação de mesa: experiência do tratamento comunitário no atendimento ao usuário de drogas na rede de saúde no Distrito Federal. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. M.. Curso de Capacitação sobre Drogas e Direitos Humanos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ALMEIDA, M. M.. Prevenção ao Uso Indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes. 2011. .

3.
SUDBRACK, M. F. O. ; ALMEIDA, M. M. ; MEIRELES, B. R. ; VIEIRA, J. C. F. V. . A escola em rede na prevenção do uso de álcool e outras drogas. 2011. (Produção de Teleconferênica).

4.
ALMEIDA, M. M.. Formação Continuada para os Profissionais do Sistema Socioeducativo do DF. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SUDBRACK, M. F. O. ; BORGES, J. S. ; VASCONCELOS, M. L. ; ALMEIDA, M. M. . Caderno de tarefas do curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 2010. (Editoração/Livro).

6.
MEIRELES, B. R. ; LIMA, D. C. A. ; ALMEIDA, M. M. ; SANTIAGO, M. A. ; AMORIM, N. M. ; JACOBINA, O. M. P. ; SANTOS, T. R. ; ASSIS, J. T. ; VIEIRA, J. C. F. V. ; REHBEIN, M. P. . Curso de Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. 2010. (Revisão de conteúdo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, M. M.; YOKOY, T.. Participação em banca de Tayane Medeiros de Oliveira. A autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal a partir de um curso de capacitação sobre drogas e direitos humanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALMEIDA, M. M.. Comissão julgadora do 9 Concurso Nacional de Monografia. 2010. Secretaria Nacional de Politicas sobre drogas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Internacional da ABRAMD. 2017. (Congresso).

2.
I Reunião Pedagógica de Formação Continuada da SECADI. 2014. (Outra).

3.
I Seminário Nacional de Políticas de Educação em Direitos Humanos, Cidadania, Acompanhamento Escolar e Meio Ambientes. 2014. (Seminário).

4.
VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2012. (Seminário).

5.
Simpósio de Psicologia Jurídica. 2003. (Simpósio).

6.
XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. M.. V Seminário do Fórum Nacional de Trabalhadoras(es) do Sistema Único de Assistência Social:. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, M. M.. Drogas : impactos e aplicações na neurociência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


- Homenagem recebida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF e pela Secretaria de Saúde do DF pelo compromisso na implementação da Política de Atenção à Saúde de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas no DF em 2016. 

- Entrevista concedida à universidade de Brasília, disponibilizada no site http://www.unb.br/noticias/bcopauta/index2.php?i=586, sobre o tema da dissertação: fatores de risco e de proteção para o envolvimento com drogas em adolescentes em comprimento de medida socioeducativa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 15:43:25