Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6977735142712423
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Carioca, professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos Das Artes (UFF). Graduado em Artes Cênicas, habilitação em Teoria do Teatro, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2007) e em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2012). Doutor em História pelo Programa de História Social da Cultura (Puc-Rio), com estágio doutoral (financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior da CAPES) no Department of Art History and Archaeology da Columbia University (2015-2016). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2009). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria do Teatro e Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, economia do teatro e arte contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SILVESTRE FRIQUES, M.;FRIQUES, M.;SILVESTRE FRIQUES, Manoel;FRIQUES, MANOEL SILVESTRE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).
Avenida Pasteur 296
Urca
22290250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25423703
URL da Homepage: www3.uniriotec.br/UNIRIO-CCET


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Columbia University (Orientador: Noam M. Elcott).
Título: Visões do Modernismo: os formalismos de Rosalind Krauss, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marcelo Gantus Jasmin.
Coorientador: Cecília Cotrim Martins de Mello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Crítica de Arte; História da Arte; História Social da Cultura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Por uma arqueologia do tempo presente: as videoperformances e outros trabalhos de Letícia Parente,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Angela Materno de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arte contemporânea; Arte-performance; Video Performance; Video Arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2003 - 2012
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Oikonomia das Economias: cultura, entretenimento, criatividade e engenharia de produção.
Orientador: Luiz Antonio Meirelles.
2003 - 2007
Graduação em Artes Cênicas - Teoria do Teatro.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Formas Nebulosas: um estudo da vídeo-instalação Balkan Erotic Epic, de Marina Abramovic, e dos vídeos Pancake e Lavou a alma com Coca-Cola, de Márcia X.
Orientador: Maria Flora Sussekind.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de História da Arte - Claudio Paiva, o colecionador de linhas. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2016 - 2016
Dimensões Indígenas 2016: Arte, educação e direito. (Carga horária: 30h).
Museu do Índio, MI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Advanced Writing. (Carga horária: 30h).
Teachers College, Columbia University, TC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Gwangju Biennale International Curator Course. (Carga horária: 160h).
Gwangju Biennale Foundation, GBF, Coréia do Sul.
2014 - 2014
Culturas do passado-presente: modernismos, artes. (Carga horária: 5h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Espectro Cinematográfico - Noam Elcott. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2013 - 2013
A Brief History of Landscape Painting. (Carga horária: 6h).
The Frick Collection, TFC, Estados Unidos.
2013 - 2013
Curso de História da Arte - Vontade Construtiva. (Carga horária: 20h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2011 - 2012
Programa Aprofundamento. (Carga horária: 40h).
Escola de Artes Visuais - Parque Lage, EAV, Brasil.
2010 - 2010
Mercado de Arte - Metamorfoses Contemporâneas. (Carga horária: 24h).
Escola de Artes Visuais - Parque Lage, EAV, Brasil.
2009 - 2009
Tratamento de Imagem: Adobe Photoshop. (Carga horária: 30h).
Ateliê da Imagem, A.I., Brasil.
2009 - 2009
Avaliação Prática da Arte. (Carga horária: 20h).
Escola de Artes Visuais - Parque Lage, EAV, Brasil.
2009 - 2009
Arte contemporânea: dos anos 60 aos dias de hoje. (Carga horária: 24h).
Fundação Eva Klabin, FEV, Brasil.
2008 - 2008
Poéticas do Vídeo. (Carga horária: 30h).
Escola de Artes Visuais - Parque Lage, EAV, Brasil.
1998 - 2004
Curso de Improvisação Livre.
TABLADO, T, Brasil.
2001 - 2001
Inglês.
University of California, Riverside, UC Riverside, Estados Unidos.
1993 - 2000
Inglês básico e avançado.
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Integrante

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Cultural V ? Artes Cênicas
Cultura Brasileira
Cadeia Produtiva da Cultura e do Entretenimento
03/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Cultural V ? Artes Cênicas
Cultura Brasileira
Cadeia Produtiva da Cultura e do Entretenimento
08/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Cultural V ? Artes Cênicas
Cadeia Produtiva da Cultura e do Entretenimento
03/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Cadeia Produtiva da Cultura e do Entretenimento
Produção Cultural V ? Artes Cênicas
02/2015 - 06/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Produção Cultural - Artes Cênicas
Produção Cultural - Cinema
Produção Cultural - Televisão
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cadeia Produtiva da Cultura e do Entretenimento
Cultura Brasileira
Produção Cultural IV - Televisão
Produção Cultural V - Artes Cênicas
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Cultural V - Artes Cênicas
Projeto de Instalações

Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Artes - Figurino & Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas III (Encenação e Novas Mídias)
História da Arte V (Arte Brasileira)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Design - Habilitação Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte 1 (Pré-história ao Gótico)
História da Arte 2 (Gótico, Renascimento, Barroco e Rococó)
Marketing
10/2013 - 11/2013
Ensino, Pós-graduação em Design de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo & Negócios
02/2013 - 07/2013
Ensino, Design - Habilitação Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte IV
Linguagem Visual
02/2013 - 07/2013
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte IV
08/2012 - 12/2012
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas III
Gestão do Produto
08/2012 - 12/2012
Ensino, Design - Habilitação Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
02/2012 - 08/2012
Ensino, Design - Habilitação Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
02/2012 - 07/2012
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas III
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
02/2011 - 07/2011
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
02/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
Novas Tecnologias de Comunicação e Informação
08/2009 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
Formação Empreendedora
02/2009 - 07/2009
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural
Gestão do Produto
08/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado em Artes - Figurino e Indumentária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Cultural

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Credenciado, Carga horária: 5
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 48



Linhas de pesquisa


1.
O mercado de arte e sua relação com o status social no Brasil

Objetivo: Mapear a cena de artes plásticas em cidades como o Rio de Janeiro, identificando os equipamentos e principais atores da área; estudar o processo de precificação de obras de arte nas praças escolhidas; identificar o perfil do mercado consumidor de artes plásticas. Estabelecer as correlações que tornam possível a existência de um mercado de arte carioca, destacando os aspectos econômicos e sociais implicados em seu funcionamento..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Palavras-chave: Arte contemporânea; Economia da Cultura; Economia Criativa; Mercado de Arte.
2.
Engenharia: história, cultura e filosofia


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Memórias da História da Engenharia no Brasil
Descrição: Memórias da História da Engenharia no Brasil é um projeto de pesquisa multidisciplinar que tem por objetivo central discutir e aprofundar a história da engenharia no Brasil. Para que este objetivo seja alcançado, será trabalhada a obra do professor aposentado da UFRJ Pedro Carlos da Silva Telles, o maior historiador vivo da engenharia no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa - Integrante / Édison Renato Pereira da Silva - Coordenador.
2014 - Atual
A cadeia produtiva das artes cênicas brasileiras
Descrição: Projeto de pesquisa multidisciplinar que tem por objetivo central realizar um mapeamento ? sob a ótica da Engenharia de Produção ? das artes cênicas brasileiras. Para tal, será elaborada uma análise da cadeia produtiva levando-se em consideração o conjunto de atividades econômicas e etapas criativas que integram as artes da cena, com especial ênfase concedida, nesta primeira fase, ao teatro carioca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa - Coordenador / Édison Renato Pereira da Silva - Integrante.
2012 - 2013
A Cadeia Produtiva do Figurino
Descrição: A pesquisa da cadeia produtiva do figurino atenta a essa nova tendência da economia criativa e ciente da elasticidade simbólica de sua prática, pretende mostrar o quanto essa atividade está engendrada dentro do modelo atual da economia da cultura, que é fortalecido por subsídios públicos, editais, investimentos industriais etc. Vale destacar que a participação do figurino como privilegiado produto simbólico da área têxtil, gerado pela economia criativa, participa ativamente da identidade cultural brasileira. Dois exemplos paradigmáticos dessa identificação são: a festividade do carnaval e os produtos criados pela mídia televisiva. A realização das atividades propostas procura, com isso, fortalecer o valor da criação brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa - Coordenador / Paloma O. de Carvalho Santos - Integrante / João Cícero Bezerra - Integrante.
2012 - Atual
Visões do Modernismo: os formalismos de Rosalind Krauss
Descrição: A tese investiga a trajetória intelectual da crítica de arte, historiadora e professora da Columbia University, Rosalind Krauss. Dividida em cinco capítulos, a pesquisa contempla as fases históricas de seu exercício analítico, da década de sessenta aos dias atuais. Para isso, elege como ponto de partida a hipótese de seu percurso intelectual ser abordado enquanto sobreposições de correntes formalistas distintas, com especial destaque para o Formalismo Greenbergiano e o Estruturalismo Francês. Pretende-se comprovar que Krauss, mesmo em um contexto notadamente pluralista das práticas artísticas contemporâneas, jamais descarta refletir a respeito das estruturas formais que engendram as obras, isto é, de seus mediums. Ressalte-se ainda que a obra da ensaísta é aqui considerada enquanto um prisma através do qual é possível identificar distintas vozes que circunscrevem o seu campo discursivo: seja a apologia histórica da arte abstrata de Clement Greenberg e Michael Fried; seja a geração de pensadores em torno dos periódicos Artforum e October; seja a fenomenologia de Merleau-Ponty, a filosofia analítica de Wittgenstein, o estruturalismo de Roland Barthes e Jacques Lacan; seja ainda o pós-estruturalismo de Jacques Derrida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
@dramaturgia. Antologia digital de novas escritas cênicas
Descrição: O projeto @dramaturgia. antologia digital de novas escritas cênicas partirá de levantamento e busca induzida de autores que vêm criando textos de Artes Cênicas de 2000 até agora. Além de apresentar o estado da arte das práticas dramatúrgicas contemporâneas, a pesquisa e a seleção deverão propor uma discussão teórica sobre os rumos da criação textual em artes cênicas. Projeto apoiado pelo Edital de Chamada Pública n. 012/2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa - Integrante / Beatriz Vieira de Resende - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado de Cultura - RJ - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
DRAMATURGIA, HISTÓRIA: GÊNEROS E LINGUAGENS: Etapa 3: a) a biografia e a cena seca; b) Diz isso cantando
Descrição: O projeto matriz, Dramaturgia, história: gêneros e linguagens mantém duas vertentes. a) Na vertente A biografia e a cena seca , estudam-se as diferentes possibilidades de recriação de histórias de vida tanto em biografias literárias como em trabalhos que falsificam o gênero, como pretende Dinah de Oliveira (Cesare), com o subprojeto Biografia - Interação dos sujeitos para a criação da persona biográfica e Bruno Santos Augusto estudou as composições cênicas Jung - Sonhos de uma vida, de Eliana Zuckermann, com direção de Rogério Fabiano (Teatro Leblon, 2005) e Jung e Eu, de Domingos Oliveira e Gisele Kosovski, protagonizado por Sérgio Brito (Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, 2005), que se propõem a recriar Carl Gustav Jung. Já em b) Diz isso cantando amplia-se o campo de estudos de fenômenos de recriação de personagens reais, pertencentes à vida musical brasileira deste século compositores e, sobretudo, intérpretes pelo teatro musical apreciado pelo público carioca nos últimos quinze anos. São objetos de pesquisa: Orlando Silva, por Bruno Perlatto, no musical Orlando Silva, o cantor das multidões, de Antonio de Bonis e Fátima Valença; Gonzaguinha, por Manoel Silvestre Friques, sobre o espetáculo Começaria tudo outra vez a história de Luiz Gonzaga Júnior, de Dácio Malta, e Lídia Olinto, que estuda Guerreira, espetáculos musicais sobre Clara Nunes (Clara Nunes Brasil mestiço, de Ana Velloso e Gustavo Gaspparani, de 2001, e Clara, de Edu Mansur, de 2004). Essa última desenvolve seu objeto de pesquisa em monografia de final de curso de graduação (2007).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa - Integrante / BULHÕES-CARVALHO, Ana Maria de - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista ANIMA - Revista Discente online do Departamento de História PUC-Rio


Revisor de periódico


2011 - 2013
Periódico: Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2014
International Curator Course, Gwangju Biennale Foundation.
2013
Aprovado na 1a. colocação do Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira de Magistério Superior, em Engenharia de Produção/Projeto de Instalações, UNIRIO.
2011
Curso Aprofundamento, Escola de Artes Visuais Parque Lage.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel2018SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Tramas dramáticas: as redes teatrais brasileiras entre o sistema moderno e o sistema de indicadores. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 519-541, 2018.

2.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel2017SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Isolation, index and faith: Canudos and the invisibility of Sertões. Seismopolite, v. 17, p. 1-7, 2017.

3.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2017FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Os hífens que aprendi com o Meirelles. Anais do V Encontro de Engenharia no Entretenimento, v. 1, p. 1-11, 2017.

4.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2017FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Piauí é aqui: as pinturas rupestres piauienses entre a Arqueologia e a História da Arte. VISUALIDADES (UFG), v. 15, p. 11, 2017.

5.
15SILVESTRE FRIQUES, Manoel2016SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Happy new ears!: notas sobre arte sonora. Alceu (Online), v. 16, p. 120-135, 2016.

6.
7SILVESTRE FRIQUES, M.2016SILVESTRE FRIQUES, M.. Happy new ears!: notas sobre arte sonora. Alceu (PUCRJ), v. 16, p. 120-135, 2016.

7.
1SILVESTRE FRIQUES, M.2016SILVESTRE FRIQUES, M.. Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do ?mercado? teatral brasileiro. Sala Preta, v. 16, p. 179-213, 2016.

8.
2FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2016FRIQUES, MANOEL SILVESTRE; LUQUE, BRAYAN . Economics of Brazilian performing arts: financing and employment. Brazilian Journal of Science and Technology, v. 3, p. 21, 2016.

9.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2016FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Da pintura histórica à bienal histórica: autonomia, curadoria e bienalização. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 6, p. 287-308, 2016.

10.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2016FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Da pintura histórica à bienal histórica: autonomia, curadoria e bienalização. revista do programa de pós graduação em artes da escola de belas artes da UFMG, v. 6, p. 287-308, 2016.

11.
16SILVESTRE FRIQUES, Manoel2015SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Melancolia e antropotécnica na cena alemã: Falk Richter e Rodrigo García. Sala Preta, v. 15, p. 276-287, 2015.

12.
17SILVESTRE FRIQUES, M.2015SILVESTRE FRIQUES, M.; SILVA, E. R. P. ; NEPOMUCENO, V. . Sobre as fronteiras epistemológicas entre Engenharia e Arte. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 25, p. 30-37, 2015.

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.;FRIQUES, M.;SILVESTRE FRIQUES, Manoel;FRIQUES, MANOEL SILVESTRE2015SILVESTRE FRIQUES, M.; SILVA, E. ; NEPOMUCENO, V. . Sobre as fronteiras epistemológicas entre Engenharia e Arte. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 25, p. 30-37, 2015.

14.
18SILVESTRE FRIQUES, Manoel2014SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Apontamentos sobre o figurino entre as artes cênicas e visuais. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 181-200, 2014.

15.
3SILVESTRE FRIQUES, Manoel2014SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Istmos. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 27, p. 89-93, 2014.

16.
11SILVESTRE FRIQUES, M.2013SILVESTRE FRIQUES, M.. O escopo da Economia Criativa no contexto brasileiro. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 4, p. 1-16, 2013.

17.
9SILVESTRE FRIQUES, M.2013SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C. ; REIS, C. N. . Arte e Política em Joseph Beuys: o Homem como obra de arte. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 4, p. 1, 2013.

18.
10SILVESTRE FRIQUES, M.2013SILVESTRE FRIQUES, M.; PENIDO, A. V. D. Z. ; NEIVA, M. . As bonecas de Nova York: filhos de um império pós-moderno. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 4, p. 1, 2013.

19.
4SILVESTRE FRIQUES, M.2013SILVESTRE FRIQUES, M.. Troca e relação na estética relacional. E-Compós (Brasília), v. 16, p. 1-12, 2013.

20.
8SILVESTRE FRIQUES, M.2012SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . "Action paiting", efeito-cinema e autoria na arte do "graffiti". Alceu (PUCRJ), v. 12, p. 137/11-150, 2012.

21.
12FRIQUES, M. S.2012FRIQUES, M. S. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . "Action paiting", efeito-cinema e autoria na arte do "graffiti". Alceu (Online), v. 12, p. 137/11-150, 2012.

22.
5SILVESTRE FRIQUES, M.2011SILVESTRE FRIQUES, M.. Não sobre o amor: produção de presença e novas mídias na arte contemporânea. O Percevejo Online, v. 3, p. 1-16, 2011.

23.
13SILVESTRE FRIQUES, M.2010SILVESTRE FRIQUES, M.. Origens, registros e deslocamentos em Marca Registrada. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 17, p. 158-171, 2010.

24.
6SILVESTRE FRIQUES, M.2010SILVESTRE FRIQUES, M.. Method in Madness ? performance e representação nos vídeos de Sam Taylor Wood. Poiésis (Niterói), v. 15, p. 134-146, 2010.

25.
14SILVESTRE FRIQUES, M.2007SILVESTRE FRIQUES, M.. Performance e corpo: que corpo? Que forma?. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 01, p. 120-122, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Diálogos multidisciplinares entre Engenharia, Artes, Economia e Cultura. ESP. ed. Rio de Janeiro: , 2013. v. 1.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Lúmens - a luz na obra de João Penoni. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco - Selo Recortes, 2013. v. 1. 56p .

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Seis Chaves. 1. ed. Rio de Janeiro: Híbrida, 2012. v. 1. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Novas profissões e carreiras artístico-culturais. In: Alexandre Barbalho; Elder Patrick Maia Alves; Mariella Pitombo Vieira. (Org.). Os trabalhadores da cultura no Brasil: criação, práticas e reconhecimento. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 65-88.

2.
GONCALVES, H. H. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel ; NUNES, T. H. L. ; BONIFACIO, A. S. ; MEIRELLES, A. ; AYRES, A. R. ; DINIZ, C. N. ; ACHETE, F. M. ; MAKIYA, I. K. ; MEIRELLES, L. A. ; OLIVEIRA, M. X. ; SAROLDI, N. R. . A engenharia de produção na produção cultural, na economia criativa e na indústria do entretenimento. In: Vanderli Fava de Oliveira; Vagner Cavenaghi; Francisco Soares. (Org.). Tópicos emergentes e desafios metodológicos em Engenharia de Produção: casos, experiências e proposições. 1ed.Rio de Janeiro: ABEPRO, 2014, v. 7, p. 171-.

3.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. A condição pós-meio da arte contemporânea. In: Flora Süssekind; Tania Dias; Celia Pedrosa. (Org.). Crítica e Valor - Coleção FCRB Aconteceu 13. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014, v. 1, p. 197-208.

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.. El artista y el montaraz: notas a partir de Brazo de Monte, de Andrés Boero Madrid. In: Andrés Boero Madrid. (Org.). Brazo de Monte. 1ed.Montevideu: , 2013, v. 1, p. 45-54.

5.
FRIQUES, M. S. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Introdução à economia da cultura: escopo e traços característicos. In: Flávio Sabrá; Carla P. da S. B. de Noronha; José Maria Simas de Miranda; Ana Lúcia Montenegro da Silva Pereira. (Org.). Inovação, estudos e pesquisas: reflexões para o universo têxtil e de confecção. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012, v. 1, p. 121-132.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . Artista e/ou Empreendedor?. Quarta Parede - http://4parede.com/, Recife, p. 1, 10 jan. 2018.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Resenha da Exposição Dja Guata Porã - Rio de Janeiro Indígena. DASARTES, Rio de Janeiro, p. 80 - 81, 07 ago. 2017.

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.. OUR CITIES WERE BUILT TO BE? Uma entropologia Brasileira: Caetano Veloso, Lévi Strauss, Georges Bataille. Revista Centro, São Paulo, 12 dez. 2015.

4.
LARU-AN, R. ; NOACK, R. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Curators Must Stay Different. Open! Platform for Art, Culture and Public Domain, Amsterdã, 08 dez. 2015.

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Como Adler & Gibb - crítica do novo espetáculo de Tim Crouch. Questão de Crítica, Rio de Janeiro, p. 1 - 12, 07 jul. 2014.

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Trompe-l?oeils disjuntivos de Mallory Catlett - Crítica da peça This Was The End da companhia Restless NYC. Questão de Crítica, Rio de Janeiro, p. 1 - 12, 01 mar. 2014.

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.. El artista y el montaraz: notas a partir de Brazo de Monte, de Andrés Boero Madrid. ARTE EL PAIS REVISTA DEL MUVA, Montevideo, Uruguai, p. 1 - 1, 24 jan. 2014.

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.; LIRA, I. . Paseos por los monumentos de Villa Soriano. Crônicas: Siempre Contigo, Mercedes, Uruguai, p. 8 - 8, 11 dez. 2013.

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Clássicos, Nova York: música, memória, lugar, cinema. Questão de Crítica, www.questaodecritica.com.br, 28 mar. 2013.

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.; MEIRELLES, C. . Formato acirra briga entre emissoras. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 3, 02 ago. 2009.

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Outras Realidades. Revista Ponto TV - Jornal do Brasil, p. 31 - 31, 21 jan. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; BONIFACIO, A. S. ; DANTAS, D. C. . Análise de eficiência nos equipamentos de artes cênicas no rio de janeiro: uma comparação metodológica. In: IX Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018. v. 1. p. 605-617.

2.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; CATRAMBY, G. ; SILVA, V. F. . Por uma economia do teatro brasileiro: indicadores culturais e doença dos custos. In: IX Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018. v. 1. p. 618-633.

3.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. SISTEMAS TEATRAIS COMPLEXOS: CADEIAS OU REDES?. In: I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, 2018, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2018. v. 1. p. 460-469.

4.
MARIANO, A. O. C. ; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE . Artes cênicas e negócios: desafios e perspectivas. In: IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO, 2016, Rio de Janeiro. As Olimpíadas sob a ótica das engenharias no diálogo entre megaeventos e cidades [anais]. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. v. 1. p. 59-75.

5.
BONIFACIO, A. S. ; AYRES, A. R. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Arquipélago cultural brasileiro: proposta metodológica para solucionar a desigualdade de distribuição dos equipamentos culturais cariocas. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, João Pessoa. Anais do XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2016. v. 1. p. 1-17.

6.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; SILVA, E. R. P. ; NEPOMUCENO, V. . Notas sobre a fronteira(?) entre engenharia e arte: um ensaio. In: III ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO ? 3E/UNIRIO, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO ? 3E/UNIRIO. Rio de Janeiro: 3E, 2015. v. 1. p. 19-30.

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.; LUQUE, B. . O emprego formal nas artes cênicas. In: III ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO ? 3E/UNIRIO, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO ? 3E/UNIRIO. Rio de Janeiro: Unirio - 3E, 2015. v. 1. p. 195-209.

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Maneirismos da Performance Art. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2015, Minas Gerais. Anais do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Minas Gerais: Memória Abrace Digital, 2014. v. 1. p. 1-6.

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Cidades criativas ou cidades-empresa? Paradoxos entre a cultura e a economia. In: X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ? Enecult, 2014, Salvador. Anais do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ? Enecult. Salvador, 2014. v. 1. p. 1.

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.; NUNES, T. H. L. ; GONCALVES, H. H. . Novo Nicho de atuação para o engenheiro de produção. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013), 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013). Gramado: ABENGE, 2013. v. 1. p. 1-15.

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . Economia da cultura e economia do entretenimento: hiatos e abreviações. In: VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2012, Salvador. Anais do VIII ENECULT. Salvador: Editora UFBa, 2012. v. 1.

12.
SILVESTRE FRIQUES, M.. O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo e pós-meio. In: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Direções e Sentidos da Artes, 2012, Brasília. Anais do XXXII Colóquio CBHA 2012. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012. v. 1. p. 1321-1334.

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Planejamento das Instalações em um Centro Cultural: desafios e perspectivas. In: XV Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ, 2011.

14.
SILVESTRE FRIQUES, M.. A figura humana na obra de Letícia Parente: traços, medidas e proporções. In: XXX Congresso Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010. v. 1. p. 176-185.

15.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Cenas Transversais: análise de algumas produções de Bob Wilson na última década. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo, 2010. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARIANO, A. O. C. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Artes cênicas e negócios: desafios e perspectivas. In: 14 Jornada de Iniciação Científica, 2015, Rio de Janeiro. Anais da 14 Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Unirio, 2015. v. 14. p. 541-542.

2.
SANTOS, P. M. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Histórico da oferta teatral carioca. In: 14 Jornada de Iniciação Científica, 2015, Rio de Janeiro. Anais da 14 Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Unirio, 2015. v. 14. p. 543-544.

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: Ser, fazer, Acontecer. In: VI Jornada de Iniciação Científica, 2007, Rio de Janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: propg, 2007. v. 1. p. 358-361.

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. In: V Jornada de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: propg, 2006. v. 1. p. 358-361.

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. In: IV Jornada de Iniciação Científica, 2005, Rio de Janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UNIRIO, PROPG, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.. As apropriações de Laocoonte por Maria Lassnig e Eva Hesse. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Caderno de Resumos do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014. v. 1. p. 36-37.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Ensaios sobre as plantas: natureza e cultura na cena contemporânea. In: VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2014, Blumenau. Caderno de Resumos da VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2014. v. 1. p. 56-56.

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Por uma história do medium: técnicas, convenções e improviso. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXIII Colóquio CBHA 2013. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013. v. 1. p. 1-2.

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.; GONCALVES, H. H. . A engenharia de produção na produção cultural, na economia criativa e na indústria do entretenimento. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2013, Salvador. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.. O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo e pós-meio. In: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Direções e Sentidos da Artes, 2012, Brasília. Anais do XXXII Colóquio CBHA 2012. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012. v. 1.

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. A figura humana na obra de Letícia Parente: traços, medidas e proporções. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - 2010. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010. v. 1. p. 1-2.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Sistemas teatrais complexos: cadeias ou redes?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. A Lei de Baumol no Teatro Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NEPOMUCENO, V. ; AYRES, A. R. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Motivações e propostas da reforma do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Maneirismos da Performance Art. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BEZERRA, J. C. . CURTO-CIRCUITO #2 ? Arte e Mercado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. A atuação do engenheiro de produção na área do entretenimento: uma fábrica de Carlitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . ECONOMIA DA CULTURA E ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO: HIATOS E ABREVIAÇÕES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.. O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo, pós-meio e informe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Figurino é economia? Economia é figurino?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Planejamento das Instalações em um Centro Cultural: desafios e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Camera de filmar, uma abordagem via dispositivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Performance e corpo: que corpo? Que forma?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; BEZERRA, J. C. . Guanabara Canibal e as úlceras da história. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Cara de Cavalo e as Faces da Ficção. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
CASTURINO, M. ; FANTINATO, M. ; MEDEIROS, A. C. C. ; COSTA, B. M. E. ; TANNIS, M. S. ; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE . Apresentação da Revista Anima n. 6.. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Curadoria, uma obra de arte 2014 (Texto para exposição).

5.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; CASTURINO, M. ; SEIXLACK, A. ; SANTOS, D. R. ; MARRECA, P. P. ; MOREIRA, W. M. . Apresentação da Revista Anima n. 5. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Luz e Paisagem:as obsessões de João Penoni. Rio de Janeiro: Multifoco - Selo Recortes, 2013 (Texto para exposição).

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Por uma realidade incorpórea 2013 (Texto para exposição).

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SEIXLACK, A. ; SANTOS, D. R. ; SAFADI, G. M. ; CASTURINO, M. ; MARRECA, P. P. ; MOREIRA, W. M. . O poder da imagem: narrativa, estética e teoria. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. REDIGE ? Edição Especial: Diálogos multidisciplinar es. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
FRIQUES, M. S. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Distraídos Venceremos. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2012 ((in)possíveis: catálogo da exposição de encerramento do Programa Aprofundamento 2011).

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . O cinema de Juana Amorim. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2012 ((in)possíveis: catálogo da exposição de encerramento do Programa Aprofundamento 2011).

12.
SILVESTRE FRIQUES, M.. bAbEL no pApEL: as construções enigmáticas de Gabi Carrera 2012 (Texto para exposição).

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . Por uma arte política: os mundos visíveis de Rubens Pileggi. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2012 ((in)possíveis: catálogo da exposição de encerramento do Programa Aprofundamento 2011).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Comissão Científica do VI Encontro de Engenharia no Entretenimento. 2018.

2.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Comissão Científica do V ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO - 3E/UNIRIO. 2017.

3.
GONCALVES, H. H. ; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE . Comissão Científica do IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO - 3E/UNIRIO. 2016.

4.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Parecerista dos artigos do XIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS).. 2016.

5.
GONCALVES, H. H. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Comissão Científica do III ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO ? 3E/UNIRIO. 2015.

6.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Parecerista dos artigos do XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). 2015.

Trabalhos técnicos
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SUSSEKIND, M. F. . 'Formas Nebulosas: um estudo da vídeo-instalação Balkan Erotic Epic, de Marina Abramovic, e dos vídeos Pancake e Lavou a alma com Coca-Cola, de Márcia X. 2007.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha - ser, fazer, acontecer. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINTO, G. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Rio em Foco: Economia do Samba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.; KOSOVSKI, P. ; ARAGAO, E. . Encontro Ficção e Teatralidade: dimensões e armadilhas do real. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.; DIEGUES, I. . DRAMATURGIA da EDITORA COBOGÓ. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; BARBOSA, A. L. F. ; AUGUSTO, C. ; JUNQUEIRA, B. ; DIAS, M. ; ZAVARESE, B. ; LOPEZ, N. ; FRANCO JR., A. ; ACIOLY, K. ; PIRES, T. . RIOFESTIV.AL. 2018; Tema: Projeto 100% virtual e com acesso livre a conteúdos inéditos produzidos diariamente por artistas nacionais e internacionais.. (Site).

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Cine Gaivota. 2012; Tema: Teatro Contemporâneo. (Rede social).

3.
RESENDE, B. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . @Dramaturgias - Antologia de Novas Escritas Cênicas. 2011; Tema: Teatro Contemporâneo. (Site).

4.
MEDEIROS, R. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Blog do espetáculo 'Me Salve Musical!'. 2010; Tema: Teatro Contemporâneo. (Rede social).

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; MEDEIROS, R. ; JUNQUEIRA, B. ; DIAS, M. ; AUGUSTO, C. . TEMPO CONTÍNUO - TEMPO_FESTIVAL das Artes. 2009; Tema: Teatro Contemporâneo. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.. SESC DRAMATURGIA: LEITURAS EM CENA. 2012. .

2.
PARENTE, A. ; MACIEL, K. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Dois. 2012. (Editoração/Catálogo).

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2006. (Relatório de pesquisa).

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2006. (Relatório de pesquisa).

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2005. (Relatório de pesquisa).

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BULHÕES-CARVALHO, A.M. de . Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LIBERANO, D. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel ; KOSOVSKI, P. ; PINTO, G. . Curto-Circuito da III Mostra Hífen de Pesquisa-Cena. 2016. Teatral.

2.
BEZERRA, J. C. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Sexo Neutro. 2015. Teatral.

3.
KOSOVSKI, P. ; SILVESTRE FRIQUES, Manoel . Ocupação Aquela Cia: Laio & Crísipo + Caranguejo Overdrive. 2015. Teatral.

4.
AMORIM, D. ; TELES, K. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . CARNE. 2014. Teatral.

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. ; NUNES, M. A. ; KOSOVSKI, P. . Cara de Cavalo. 2012. Teatral.

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.; FRIQUES, M. S. . Cine Gaivota. 2012. Teatral.

7.
NUNES, M. A. ; KOSOVSKI, P. ; SILVESTRE FRIQUES, M. ; FRIQUES, M. S. . Outside. 2011. Teatral.

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.. O Lobo da estepe. 2008. Teatral.

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Sub: Werther. 2006. Teatral.

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Projeto K. 2005. Teatral.

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Despertar da Primavera. 2004. Teatral.

Artes Visuais
1.
AMORIM, J. ; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE . Bailado no Tempo - Juana Amorim. 2016. Instalação.

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo, de BOBN. 2015. Instalação.

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Brazo de Monte. 2014. Fotografia.

4.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Coisas vistas aqui e ali, sem óculos. 2014. Diversas.

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; MATTOS, D. ; LIMA, A. L. ; BORGHI, P. . Curadoria Operária. 2014. Diversas.

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Lúmens - a luz na obra de João Penoni. 2013. Fotografia.

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Incorpóreo. 2013. Filme.

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.. IN POSSÍVEIS. 2012. Livro de Artista.

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Tevê-shower. 2010. Vídeo.

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.. tevê_shower. 2009. Vídeo.

11.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Piracema. 2009. Vídeo.

12.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Auto-retrato.defuga. 2009. Vídeo.

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.. tevê-Shower. 2008. Vídeo.

14.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Holzberg_três. 2006. Vídeo.

15.
SILVESTRE FRIQUES, M.; JALLAGEAS, F. ; HELLER, S. . Ocupações. 2006. Performance.

16.
SILVESTRE FRIQUES, M.; JALLAGEAS, F. . Um jogo para uma peça. 2006. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PARENTE, A. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Belvedere. 2010 (Produção).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAUJO, R. M.; SIQUEIRA, S. W. M.; SOUZA, J. M.; SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Participação em banca de Patrick Ferreira Barroso. Cultura Aberta: accountability para as OSCIPS de Cultura. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONIFACIO, A. S.; BARRADAS, G. B.; SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Participação em banca de Leticia Mendes Mingozzi.Aplicação de análise de redes no compartilhamento de conteúdo nacional entre canais da TV por assinatura brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
GONCALVES, H. H. A. B. Q.; SILVA, E. R. P.; CARDOSO, V. C.; BARRADAS, G. B.; SILVESTRE FRIQUES, Manoel. Participação em banca de John Paul Russo Junior.Análise das percepções discentes e docentes de um curso de engenharia de produção sobre os estímulos à criatividade em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CERYNO, P. S.; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE; AYRES, A. R.. Participação em banca de May Linn Liao Amorelli.Implantação do Custeio ABC em uma Microempresa de Serviços: Uma Pesquisa Ação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
FRIQUES, MANOEL SILVESTRE; CERYNO, P. S.; DINIZ, C. N.. Participação em banca de Joanna Silva de Abreu.Gestão de riscos na cadeia de suprimentos do petróleo: um estudo de caso do processo de transbordo via ship-to-ship. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; ALMEIDA, M. C.. Participação em banca de Rachel Goulart Berto.A cadeia produtiva do mangá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CERYNO, P. S.; FRIQUES, MANOEL SILVESTRE. Participação em banca de Alex Fiorani.Integração Logística utilizando o Business Process Management: Um Estudo de Caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C.; TELLES, M.. Participação em banca de Joana Darc de Vasconcellos Camargo.Têxteis e Arte: figurino instalação sensorial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

8.
BEZERRA, J. C.; SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C.. Participação em banca de Maria Eugenia Silva Cox.Antropofagia vestida: um manifesto visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

9.
SANTOS, P. O. C.; JUNGER, N. V.; SILVESTRE FRIQUES, M.. Participação em banca de Amanda Alves da Silva.A cor na obra de Pedro Almodóvar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

10.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C.; ASSUMPCAO, F. S.. Participação em banca de Camila do Nascimento Dominguez.Ney Matogrosso: o personagem para além do figurino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

11.
FRIQUES, M. S.; SILVESTRE FRIQUES, M.; COSTA, Cristiane; LIRIO, Gabriela. Participação em banca de Michelle Batista da Silva.O teatro na era do pós-humano: uma análise das relações entre teatro e internet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C.; MARTINS, T. C.. Participação em banca de Zaira de Paula Xavier.O desempenho mercadológico internacional de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Vik Muniz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.; SANTOS, P. O. C.; BEZERRA, J. C.. Participação em banca de Deborah Sayão Junqueira.Almodóvar e o Maneirismo: Aspectos Anticlássicos na Obra do Cineasta Espanhol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt.

14.
BARBOSA, L.; CARDOSO, D.; SILVESTRE FRIQUES, M.. Participação em banca de Aline Lopes Alves.Cosplay: da ficção para a vida real. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes - Figurino & Indumentária) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional em Humanidades Digitais. Sistemas teatrais complexos: cadeias ou redes?. 2018. (Congresso).

2.
IX Seminário Internacional de Políticas Culturais.POR UMA ECONOMIA DO TEATRO BRASILEIRO: INDICADORES CULTURAIS E DOENÇA DOS CUSTOS. 2018. (Seminário).

3.
IX Seminário Internacional de Políticas Culturais.ANÁLISE DE EFICIÊNCIA NOS EQUIPAMENTOS DE ARTES CÊNICAS NO RIO DE JANEIRO: UMA COMPARAÇÃO METODOLÓGICA. 2018. (Seminário).

4.
VI ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO.Engenharia de produção na cultura: uma realidade. 2018. (Encontro).

5.
6 Festival Cena Brasil Internacional.Sexualidade na Contemporaneidade. 2017. (Encontro).

6.
Arte Agora: partilhas de matérias.5 matérias para partilhar. 2017. (Encontro).

7.
Congresso Nacional Pensando a Cultura: Criatividade na Gestão de Negócios Culturais. Gestão da Cultura e Economia do Teatro. 2017. (Congresso).

8.
Cultura de Dados na Gestão Cultural.Usos e Visualização de Dados. 2017. (Seminário).

9.
I Encontro Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção da UNISUAM.Indústria Criativa e o Mercado do Entretenimento como campo de atuação para o Engenheiro de Produção. 2017. (Encontro).

10.
I Seminario Iberoamericano de Economía de la Cultura.A Lei de Baumol no Teatro Brasileiro. 2017. (Seminário).

11.
Que Legado? Segunda edição.. História e Psicanálise: reescritas de um legado. 2017. (Feira).

12.
Seminário Dja Guata Porã - MAR na Academia. 2017. (Seminário).

13.
V Encontro de Engenharia no Entretenimento (3E)."A televisão me deixou burro demais"? - Sociedade, cultura e televisão. 2017. (Encontro).

14.
XII Congresso de Engenharia do Entretenimento (UFRJ). Economics of Brazilian performing arts: financing and employment. 2017. (Congresso).

15.
Cultura Brasileira Hoje: Diálogos com Eduardo Sued e Paulo Sérgio Duarte.?Cultura Brasileira Hoje: Diálogos?. 2016. (Encontro).

16.
Lançamento do Livro Caranguejo Overdrive.A dialética cênica de Caranguejo Overdrive. 2016. (Encontro).

17.
Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin. 2016. (Seminário).

18.
Seminário Internacional Eisenstein #3: Cultura e Capital.Entre o excesso e a exceção: notas sobre a relação entre teatro e mercado. 2016. (Seminário).

19.
3E - III Encontro de Engenharia e Entretenimento.Engenharia e Arte: Reflexos das Engenharias nas Artes e vice-versa. 2015. (Encontro).

20.
3 Bienal da Bahia. Expedição Etnográfica de Ficção - Canudos e a invisibilidade dos sertões. 2014. (Exposição).

21.
III Seminário Serrano de Economia Criativa. 2014. (Seminário).

22.
II mostra hífen de pesquisa-cena.CURTO-CIRCUITO #2 ? Arte e Mercado. 2014. (Outra).

23.
VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Maneirismos da Performance Art. 2014. (Congresso).

24.
2 Seminário Serrano de Economia Criativa. 2013. (Seminário).

25.
3E - I Encontro de Engenharia e Entretenimento.A atuação do engenheiro de produção na área do entretenimento. 2013. (Encontro).

26.
Figuras do Movimento: Arte/Teatro/Cinema. 2013. (Seminário).

27.
Under the Radar Professional Symposium.Correspondência Internacional para o Tempo Festival. 2013. (Simpósio).

28.
XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013). Novo nicho de atuação para o Engenheiro de Produção. 2013. (Congresso).

29.
XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte e Instituições. Por uma história do medium: técnicas, convenções e improviso. 2013. (Congresso).

30.
XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).A engenharia de produção na produção cultural, na economia criativa e na indústria do entretenimento. 2013. (Encontro).

31.
I Seminário Internacional em Memória Social. 2012. (Seminário).

32.
VIII Congresso de Engenharia do Entretenimento da UFRJ. Figurino é economia? Economia é figurino?. 2012. (Congresso).

33.
VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT.ECONOMIA DA CULTURA E ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO: HIATOS E ABREVIAÇÕES. 2012. (Encontro).

34.
XXXII Colóquio do CBHA.O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo, pós-meio e informe. 2012. (Outra).

35.
VII Colóquio de Moda. 2011. (Encontro).

36.
XV Profundão - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ.Planejamento das Instalações em um Centro Cultural: desafios e perspectivas. 2011. (Encontro).

37.
5º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo. 2010. (Seminário).

38.
As belas formas da melancolia - Historiografia, materialidade e presença na obra de Hans Ulrich Gumbrecht.Dimensões contemporâneas da presença - no teatro, na videoarte e na performance. 2010. (Seminário).

39.
IV Congresso ABRACE. Cenas Transversais - análise de algumas produções de Bob Wilson na última década. 2010. (Congresso).

40.
XXX Congresso Brasileiro de História da Arte. A figura humana na obra de Letícia Parente: traços, medidas e proporções. 2010. (Congresso).

41.
X Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas / PPGAC - UNIRIO.O tempo e o corpo na vídeo-performance: Pipilloti Rist, Marina Abramovic e Bruce Nauman. 2007. (Outra).

42.
XVI Congresso Internacional de Teatro Ibero-Americano e Argentino. A ilusão de presença no teatro musical biográfico. 2007. (Congresso).

43.
ABRACE - Associação Brasileira de pesquisa e pós graduação em artes cênicas. 2006. (Congresso).

44.
IV Semana de Integração Acadêmica.Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2006. (Outra).

45.
Seminário Internacional ? Poéticas do Inventário ? coleções, listas, séries e arquivos na cultura contemporânea.Ocupações. 2006. (Seminário).

46.
III Semana de Integrção Acadêmica.Gonzaguinha: ser, fazer, acontecer. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; FISCHER, L. ; KOSOVSKI, R. ; KOSOVSKI, P. ; TILLMANN, J. ; CARRERA, J. ; VAL, F. . Seminário Novos Cadernos de Teatro. 2016. (Outro).

2.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Brazo de Monte. 2014. (Exposição).

3.
SILVESTRE FRIQUES, M.; LIRA, I. ; JALLAGEAS, F. ; PARENTE, L. ; PAIVA, L. . Coisas vistas aqui e ali, sem óculos. 2014. (Exposição).

4.
AUGUSTO, C. ; SILVESTRE FRIQUES, M. ; JUNQUEIRA, B. ; DIAS, M. . II Encontro Artes Cênicas & Negócios. 2014. (Festival).

5.
SILVESTRE FRIQUES, M.; MATTOS, D. ; BORGHI, P. ; LIMA, A. L. . Curadoria Operária. 2014. (Exposição).

6.
SILVESTRE FRIQUES, M.. Lúmens - a luz na obra de João Penoni. 2013. (Exposição).

7.
SILVESTRE FRIQUES, M.; PENONI, J. . Incorpóreo. 2013. (Exposição).

8.
SILVESTRE FRIQUES, M.; AUGUSTO, C. ; PINTO, G. . I Encontro Artes Cênicas & Negócios. 2013. (Festival).

9.
SILVESTRE FRIQUES, M.; BEZERRA, J. C. ; CONRADO, G. ; SANTOS, P. O. C. . I Seminário de Figurino - Arte de Vestir. 2012. (Outro).

10.
PARENTE, A. ; MACIEL, K. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Dois. 2012. (Exposição).

11.
MACIEL, K. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Transcinema. 2011. (Exposição).

12.
PARENTE, A. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . Figuras na Paisagem. 2010. (Exposição).

13.
SILVESTRE FRIQUES, M.. II MoLA - Mostra Livre de Artes. 2006. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Valentim. Mecanismos Para Construção de uma Cena HiperRealista. - Possíveis Dispositivos Para uma Criação Artística que Dialogue entre Realidade e Ficção. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lívia Magalhães Paixão. Gerenciamento de Equipamentos Teatrais Cariocas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Alessandro Zoe Martins Lemos. Festivais de Artes Cênicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
João Pedro Bello Costa Valadão. Elaboração de um Banco de Dados para a Cadeia Produtiva Teatral Carioca. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Pedro Bello Costa Valadão. Open data para a cultura: uma análise comparativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

2.
Thaiane Diirr Pinto de Medeiros. Estudo De Viabilidade Técnico-Econômica De Uma Instituição Teatral: O Caso Da Sede Das Cias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

3.
Gabriel Catramby Aguiar. AS ARTES CÊNICAS E OS INDICADORES CULTURAIS BRASILEIROS: UMA LEITURA CRÍTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

4.
Vinicius Martins Trugilho dos Santos. ENGENHARIA E ARTE: O LEGADO DA BAUHAUS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

5.
Gabriel Pereira Correia. OS BENEFICÍOS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GESTÃO DE PROJETOS SCRUM E DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA FARMOQUÍMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

6.
Marina Camargo Lyrio. O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A GESTÃO TEATRAL: DESVIOS E CONVERGÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

7.
Vitor Figueiredo da Silva. Evidências Empíricas da lei de Baumol no teatro brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

8.
Brayan Luque de Lima. O emprego formal nas artes cênicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

9.
Renata Lamenza Epifanio. A arte de criar figurinos- Um olhar sobre o método de Ney Madeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

10.
Anouk Van Der Zee Penido. As bonecas de Nova York - Filhos de um império pós-moderno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

11.
Camila Nogueira Barbosa Alves dos Reis. Joseph Beuys: O Homem como a mais importante obra de arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Arte - Figurino & Indumentária) - SENAI Cetiqt. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

Iniciação científica
1.
Pâmela Mendes dos Santos. HISTÓRICO DA OFERTA TEATRAL CARIOCA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.

2.
Anita de Oliveira Cruz Mariano. Artes Cênicas e Negócios: desafios e perspectivas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Manoel Alexandre Silvestre Friques de Sousa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.. A atuação do engenheiro de produção na área do entretenimento: uma fábrica de Carlitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVESTRE FRIQUES, M.; MEDEIROS, R. ; JUNQUEIRA, B. ; DIAS, M. ; AUGUSTO, C. . TEMPO CONTÍNUO - TEMPO_FESTIVAL das Artes. 2009; Tema: Teatro Contemporâneo. (Site).

2.
RESENDE, B. ; SILVESTRE FRIQUES, M. . @Dramaturgias - Antologia de Novas Escritas Cênicas. 2011; Tema: Teatro Contemporâneo. (Site).

3.
SILVESTRE FRIQUES, Manoel; BARBOSA, A. L. F. ; AUGUSTO, C. ; JUNQUEIRA, B. ; DIAS, M. ; ZAVARESE, B. ; LOPEZ, N. ; FRANCO JR., A. ; ACIOLY, K. ; PIRES, T. . RIOFESTIV.AL. 2018; Tema: Projeto 100% virtual e com acesso livre a conteúdos inéditos produzidos diariamente por artistas nacionais e internacionais.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:12:06