Juliana Ribeiro Lima Passos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5985251161904462
  • Última atualização do currículo em 04/01/2018


Mestranda em Educação pela PUC-Rio, especialista em língua inglesa pela Universidade Veiga de Almeida e bacharel e licenciada em Letras - Português, Inglês e Literaturas, pela PUC-Rio. Tem experiência como pesquisadora em Educação e Linguística Aplicada, com ênfase nos processos de construção discursiva das identidades sociais e no impacto dessas construções para o processo de ensino e aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Ribeiro Lima Passos
Nome em citações bibliográficas
Ribeiro-Passos, Juliana;Ribeiro-Lima, Juliana


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. Orientador: Alicia Maria Catalano de Bonamino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: "Esse vídeo é um tapa na cara": identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático.
Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
2003 - 2007
Graduação em Letras - Português, Inglês e Literaturas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1999 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IE-RJ, Brasil.
1999 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Rio de Janeiro, IE-RJ, Brasil.




Formação Complementar


2010
Extensão universitária em Diversidade Sexual e Identidades de Gênero. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Formação Escola Intercultural Brasil x EUA. (Carga horária: 20h).
Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Inglês e traillers de cinema. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2010 - 2010
Orientação sexual nas escolas. (Carga horária: 3h).
Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
2003 - 2003
Introdução ao Desenho Instrucional.
Instructional Design, ID*, Brasil.
2000 - 2001
TTC - Teachers Trainning Course.
USA Language School, USA, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista como Professora da Educação Básica, Carga horária: 4
Outras informações
Programa Observatório da Educação (CAPES)

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

08/2005 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de inglês - Ensino Fundamental e Médio - e Professora da Escola Intercultural Brasil / Estados Unidos


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Português - Ensino Fundamental II (2010 a 2012) e Professora de inglês - Ensino Fundamental I (2012 em diante)


Instituto Cultural Americano de Línguas e Informática, ICAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de inglês


Instituto Unibanco, UNIBANCO ECOLOGI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Tutora do Projeto Entre Jovens, Carga horária: 3


Instructional Design, ID*, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Produção e tradução de textos, contato com equipe e clientes atráves de mala-direta e contatos telefônicos.


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio do curso técnico em Informática. Atividades exercidas: Elaboração de planilhas, gráficos e fórmulas estatísticas, e suporte ao usuário.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio do curso técnico em Informática. Atividades exercidas: Preparação de planilhas, gráficos e fórmulas estatísticas.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Relações Sociais e Construção Democrática

Objetivo: Esta linha de pesquisa investiga o tema da democratização da educação. Inclui a análise de políticas macrossociais e de práticas formuladas e implementadas no contexto das famílias e de instituições educacionais. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades sociais quanto de iniciativas eficazes na promoção de equidade..
2.
Discurso, cultura e interação em contextos espontâneos, profissionais e pedagógicos

Objetivo: O discurso em contextos espontâneos, profissionais e pedagógicos em língua materna e estrangeira: dimensões lingüística e paralingüística, interacional, sócio-cognitiva e sócio-cultural. Construção de identidade, afeto e polidez. Narrativa, voz e reflexão profissional. Gêneros discursivos, contrastes e representações interculturais..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ARAUJO, R. L. G.2014 ARAUJO, R. L. G. ; Ribeiro-Passos, Juliana ; TOMAZ, A. S. L. . Por que guardar cadernos escolares? O que revelam as famílias de alunos de classes populares. EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ), v. n.17, p. 77-94, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Famílias e sucesso escolar em camadas populares. In: Tufi Machado Soares. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017, v. , p. 231-252.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; MOURA, S. M. L. . 'Esse vídeo é um tapa na cara': identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático. In: II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013, Juiz de Fora. ANAIS do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013.

2.
Ribeiro-Passos, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Famílias que preservam cadernos escolares: o que relatam as entrevistas?. In: XI Congresso Nacional de Educação; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (SIRSSE) e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD) - Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar. Curitiba, 2013.

3.
Ribeiro-Lima, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Cadernos como registro histórico: relatos da cultura escolar e familiar. In: III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

4.
Ribeiro-Passos, Juliana. Essencializações hipermodernas do masculino e do feminino. In: 3o Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João del-Rei. Anais do 3o Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010. p. 422-427.

5.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidade de profissionais da saúde: o sofrimento e as responsabilidades com o trabalho. In: VI Semana de Letras, 2007, Rio de Janeiro. VI Semana de Letras: memória, memórias, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Ribeiro-Passos, Juliana. Cultura masculina e cultura feminina: essencializações em tempos hipermodernos. In: Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade, 2009, Rio de Janeiro. Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade, 2009.

2.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área da saúde: o funcionamento de narrativas curtas em reuniões de trabalho. In: XV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2007.

3.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidade de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. In: V Congresso da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2007. p. 573-574.

4.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área de saúde. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2006. p. 573-574.

Apresentações de Trabalho
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; MOURA, S. M. L. . 'Esse vídeo é um tapa na cara': identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Ribeiro-Passos, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Famílias que preservam cadernos escolares: o que relatam as entrevistas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Ribeiro-Passos, Juliana. Identidades sexuais e de gênero narradas por adolescentes em um evento de letramento videático na aula de inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Ribeiro-Passos, Juliana. ?This video is a slap in the face': sexual and gender identities narrated in a literacy event based on videoclips. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Ribeiro-Lima, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Cadernos como registro histórico: relatos da cultura escolar e familiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Ribeiro-Passos, Juliana. Essencializações hipermodernas do masculino e do feminino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Ribeiro-Passos, Juliana. Cultura masculina e cultura feminina: essencializações em tempos hipermodernos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidade de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Sofrimento e responsabilidades com o trabalho: narrativas de profissionais da saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . O funcionamento de narrativas breves em reuniões de trabalho na área da saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidade de profissionais da saúde: o sofrimento e a responsabilidade com o trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área da saúde: o funcionamento de narrativas curtas em reuniões de trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área de saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Ribeiro-Passos, Juliana; Bastos, C. R. P. . Entre o moderno e o tradicional: a identidade feminina na adolescência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa de adolescentes: construindo elos no grupo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Ribeiro-Passos, Juliana; Bastos, C. R. P. . A construção da identidade feminina na adolescência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área da saúde. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . Narrativa e identidades profissionais na área de saúde. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
Ribeiro-Passos, Juliana. A construção da identidade do aluno a partir da produção de textos: análise de uma proposta escolar. 2005.

2.
Ribeiro-Passos, Juliana. A construção da identidade feminina na adolescência. 2004.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino."Esse vídeo é um tapa na cara": identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático. 2013. (Outra).

2.
VII Jornada de Estudos do Discurso.Identidades sexuais e de gênero narradas por adolescentes em um evento de letramento videático na aula de inglês. 2013. (Outra).

3.
XI Congresso Nacional de Educação; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Famílias que preservam cadernos escolares: o que relatam as entrevistas?. 2013. (Congresso).

4.
I English Teaching Symposium. 2011. (Simpósio).

5.
Seminário internacional de avaliação em larga escala em alfabetização, leitura e escrita: pesquisa e ação educacional. 2011. (Seminário).

6.
3o Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. Essencializações hipermodernas do masculino e do feminino. 2010. (Congresso).

7.
Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade.Cultura masculina e cultura feminina: essencializações em tempos hipermodernos. 2009. (Seminário).

8.
III Jornada de Estudos do Discurso.O funcionamento de narrativas breves em reuniões de trabalho na área da saúde. 2007. (Seminário).

9.
I SED - Simpósio de Estudos do Discurso. 2007. (Simpósio).

10.
IX Seminário Salínguas.Sofrimento e responsabilidades com o trabalho: narrativas de profissionais da saúde. 2007. (Seminário).

11.
V Congresso da Associação Brasileira de Lingüística. Narrativa e identidade de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. 2007. (Congresso).

12.
VI Semana de Letras.Narrativa e identidade de profissionais da saúde: o sofrimento e a responsabilidade com o trabalho. 2007. (Seminário).

13.
XV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.Narrativa e identidades profissionais na área da saúde: o funcionamento de narrativas curtas em reuniões de trabalho. 2007. (Seminário).

14.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2006. (Simpósio).

15.
Semiótica Social Crítica: agenda para a pesquisa multimodal. 2006. (Seminário).

16.
XIV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.Narrativa e identidades profissionais na área de saúde. 2006. (Seminário).

17.
II Jornada de Estudos do Discurso.Narrativa de adolescentes: construindo elos no grupo. 2005. (Seminário).

18.
IV Semana de Letras.Entre o moderno e o tradicional: a identidade feminina na adolescência. 2005. (Seminário).

19.
VIII Seminário Salínguas - UFRJ.A construção da identidade feminina na adolescência. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; BASTOS, L. C. . III Jornada de Estudos do Discurso. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Ribeiro-Passos, Juliana; TOMAZ, A. S. L. ; ARAUJO, R. L. G. . Famílias e sucesso escolar em camadas populares. In: Tufi Machado Soares. (Org.). Estudos sobre a educação brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017, v. , p. 231-252.


Apresentações de Trabalho
1.
Ribeiro-Passos, Juliana. ?This video is a slap in the face': sexual and gender identities narrated in a literacy event based on videoclips. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:51:54