Luiz Peres Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0366821352393854
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Luiz Peres Neto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), onde trabalhou como docente e pesquisador dentro do Programa de Formación de Personal Investigador do Ministerio de Educación y Ciencia (Governo espanhol). Desde 2012 é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP (Brasil), onde é líder do GPECC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo. É professor colaborador na Universitat Oberta de Catalunya, na Espanha, desde 2011. Realizou, em 2015, estágio pós-doutoral na Annenberg School for Communication, da University of Pennsylvania (EUA), como CAPES/ Fulbright Post-doctoral Researcher Fellow. Dedica-se a pesquisas relacionadas aos efeitos dos meios de comunicação nas relações de consumo, com especial interesse em temas relacionados com a ética, audiências e comunicação em contextos organizacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Peres Neto
Nome em citações bibliográficas
PERES NETO, L.;PERES-NETO, L.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua Alvaro Alvin, 123
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854697
URL da Homepage: http://www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Comunicación y Periodismo.
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
com período sanduíche em City University London (Orientador: Chris Greer).
Título: Prensa, política criminal y opinión pública:el populismo punitivo en España (2000-2004), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mercedes García Arán/ Joan Botella i Corral.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencia, MEC, Espanha.
Palavras-chave: Agenda dos Meios; Análisis de discursos; opinião pública; Populismo Punitivo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2004 - 2007
Mestrado em Periodismo y Ciencias de la Comunicación.
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
Título: Leyes a golpe de suceso: el efecto de los discursos mediáticos en las reformas políticas en la Ley de Responsabilidad Penal del Menor (2000-2003),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Mercedes García Arán.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencia, MEC, Espanha.
Palavras-chave: Agenda dos Meios; Agenda Publica; Política Criminal; Efeito social dos meios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2000 - 2003
Graduação em Comunicação Social com hab. em Relações Públicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A comunicação dirigida aproximativa como instrumento de mediação do relacionamento entre organizações e imprensa.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Annenberg School for Communications - University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
Bolsista do(a): CAPES / Fulbright Comission, CAPES/ FULBRIGHT, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Islington Centre for English - British Council, ICFE, Grã-Bretanha.
2007 - 2007
Seminari d'Iniciació al Pensament de Marx i Engels. (Carga horária: 45h).
Fundació Pere Ardiaca, FPA, Espanha.
2004 - 2004
La Història Pas a Pas. (Carga horária: 30h).
Associació Conèixer Catalunya, ACCAT, Espanha.


Atuação Profissional



Universidad de La Coruña, UDC, Espanha.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 2

Atividades

10/2013 - 09/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdad de Derecho, .


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
08/2014 - Atual
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética, discurso comunicacional e estratégias corporativas
08/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PGE I (Projeto de Graduação ESPM - monografia de conclusão de curso) - 7o. semestre
PGE II (Projeto de Graduação ESPM - monografia de conclusão de curso) - 8o. semestre
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, .

01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PPG Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do PPGCOM.
01/2015 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, PPG Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, .

Cargo ou função
membro da Comissão de Bolsas do PPGCOM.
01/2017 - 01/2018
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
01/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Temas contemporâneos em processos de recepção I
05/2012 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Institucional de Iniciação Científica, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica.
03/2012 - 07/2014
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação e Práticas de Consumo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Temas contemporâneos de pesquisa em processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

Universitat Oberta de Catalunya, UOC, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Professor colaborador nas disciplinas "Estructura de la comunicación" e "Fundamentos de criminología", matérias obrigatórias nos cursos de graduação em Comunicação e Criminología, respectivamente.


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas de "Ciência Política e Relações Governamentais" e "Gestão Comunitária" na Faculdade de Comunicação.


FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas: "História da Comunicação" e "Jornalismo Comparado".


AgênciaClickIsobar, CLICK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de pesquisa de redes sociais, Carga horária: 40


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professror horista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas ministradas: Desenvolvimento sustentável/ Teoría e Método de Pesquisa/ Plano de negócios


Universidad Autónoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Pesquisador-Bolsista Doutoral, Enquadramento Funcional: Professor-Pesquisador em Formação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciencias Politicas y Derecho Público, .


Synovate SA, SYNOVATE, Espanha.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Facilities on Qualitative Market Research, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Nestlé Brasil Ltda., NESTLÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: contrato de trabalho (estágio), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2002 - 09/2003
Estágios .

Estágio realizado
estagio no departamento de assuntos corporativos, áreas de comunicação interna e assessoria de imprensa.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (estagiário), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2000 - 03/2002
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
Laboratório Integrado de Marketing e Cultura.


Linhas de pesquisa


1.
Meios de comunicação, Estado e Sociedade

Objetivo: Estudar os efeitos macro-sociológicos dos meios de comunicações tendo presente as relações existentes entre Estado e Sociedade, com especial atenção às interações e processos comunicativos entre atores políticos e sociais com as diversas instituições públicas existentes..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Comunicaçao Politica; Espaço Publico; opinião pública; Efeito social dos meios.
2.
Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

Objetivo: Nesta linha agregam-se as investigações da interface comunicação/consumo dedicadas ao plano da recepção e aos contextos macro-sociais a ela articulados. Estudando as diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, contempla reflexões sobre: recepção e audiências; educação; questões geracionais e de classe; novos sensórios, regimes de visibilidade, estetização e espetáculo; apropriações e re-significações das tecnicidades; processos e ações sócio-culturais de engajamento característicos das culturas midiáticas e do consumo..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: recepção; consumo; Efeito social dos meios; cultura.
3.
Meios de Comunicação, Estado e Sociedade


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Questões éticas das políticas de privacidade digital: liberdade de expressão e práticas de vigilância analisadas a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: As políticas de privacidade digital têm se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do público e do privado. Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania global. Partindo deste contexto, já trabalhado pelo pesquisador em anteriores projetos, e tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar especificamente as questões éticas relacionadas às políticas de privacidade digital no que se refere à liberdade de expressão e às práticas de vigilância a partir do arcabouço referencial do campo da comunicação e do consumo. As redefinições do conceito de privacidade forjadas no âmago do espraiamento dos usos de apropriações das tecnologias digitais de informação e comunicação forçam as bases éticas e políticas que sustentam os marcos das democracias tradicionais sobre a liberdade de expressão ao passo que estendem, paradoxalmente, as redes públicas e privadas de vigilância, em um claro contrapeso ao exercício de direitos fundamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luiz Peres Neto - Coordenador / Raquel Duarte Hadler - Integrante / Fabrizzio Chioccola - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante / Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho - Integrante / Gustavo Fernandes Dainezi - Integrante / Gabriela Agostinho Pereira - Integrante / Mike Akama Mazurek - Integrante.
2015 - 2017
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do ?público? e do ?privado?. Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado ?Marco Civil da Internet? - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luiz Peres Neto - Coordenador / Clovis de Barros Filho - Integrante / Joan Botella - Integrante / José Antonio Ramos Vásquez - Integrante / Raquel Duarte Hadler - Integrante / Fabrizzio Chioccola - Integrante / Maria Neusa dos Santos - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André de Nardi Senna Moraes - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante / Pedro Quirino Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 10
2012 - 2015
Imagem social, regulação jurídica e estratégias de proteção nos delitos sexuais com vítima menor de idade. Abordagem integral e multidisciplinar. (2012-2015)
Descrição: O objetivo deste projeto, coordenado pelo pesquisador espanhol José Ramos Vasquez, é realizar uma abordagem integral, isto é, multidisciplinar, da problemática que envolve os casos de violência sexual a partir do estudo das estratégias de proteção. Estudam-se, fundamentalmente, os elementos morais que permeiam a questão sócio-jurídica, midiática e psicológica deste fenômeno. Especificamente no tocante aos meios de comunicação se estuda o consumo midiático dos casos de violência sexual e se discutem as estratégias propostas em âmbito internacional para a proteção da audiência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Ética, dominação e contextos organizacionais na sociedade de consumo.
Descrição: Este projeto enquadra-se na linha de pesquisa ?Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo? do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Trata-se de problematizar, a partir dos pressupostos da ética, os contextos nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, estabelecem, reforçam ou minam relações de dominação na sociedade de consumo. Em suma, partindo das interfaces entre comunicação e consumo este projeto propõe o estudo de contextos socioculturais em que se dão relações entre organizações e consumidores. Especificamente, nesse contexto, nos centramos na discussão sobre a dimensão da responsabilidade ética de todos os atores sociais ? sejam indivíduos, organizações ou o próprio Estado ? na materialização de práticas de consumo, o que nos requer entender os fluxos discursivos que permeiam esta temática. Objetivo geral: Tendo em vista a premência e relevância científica e social do debate acerca das interrelações entre comunicação e consumo, este projeto objetiva, em linhas gerais, propõe o estudo de contextos socioculturais em que relações entre organizações e consumidores entrecruzam-se com relações de dominação na sociedade de consumo. Objetivos específicos: 1º) Descrever e analisar em que medida os contextos socioculturais nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo; 2º) Descrever e analisar os contextos socioculturais nos quais discursos enunciados por consumidores têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Luiz Peres Neto - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 11
2006 - 2010
Mèdia i Delinquència. Drets i Vulneracions
Descrição: nálise da cobertura informativa de casos criminais e discusão dos possíveis limites éticos e direitos fundamentais implicanos neste conjunto de notícias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2010
Projeto de Pesquisa I+D
Descrição: Analisar os diversos efeito dos discursos mediáticos, sobre temas penais, ante a opiniao publica e profissionais da política.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Peres Neto - Integrante / Mercedes García Arán - Coordenador / Rafael Rebollo Vargas - Integrante / Joan Botella - Integrante / Joan Baucells i Lladós - Integrante / Miriam Cugat Maurri - Integrante / Maria José Cuenca García - Integrante.Financiador(es): Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Parágrafo
2012 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
2012 - 2012
Periódico: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Comunicação Midiática
2013 - Atual
Periódico: Athenea Digital
2014 - 2014
Periódico: Chasqui
2018 - Atual
Periódico: E-COMPÓS (BRASÍLIA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Extraordinário de Melhor Tese Doutoral, Universitat Autònoma de Barcelona.
2010
Menção européia ao título de doutor, Universidad Autónoma de Barcelona - Comissão Européia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
PERES NETO, L.  Data: 06/06/2014

Outras
Total de trabalhos:47
Total de citações:93
Peres-Neto, L. Peres Neto, L.  Data: 28/03/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PERES-NETO, L.2018PERES-NETO, L.. Os problemas éticos na comunicação da indústria 4.0. REVISTA DA ESPM, v. 24, p. 106-110, 2018.

2.
PERES-NETO, L.2017PERES-NETO, L.. Epistemologia da pesquisa em comunicação e consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções empírica. ALCEU (ONLINE), v. 17, p. 18-32, 2017.

3.
PERES-NETO, L.2016PERES-NETO, L.; CHIOCCOLA, F. . Ética e Telenovela: Os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo. Revista Parágrafo, v. 4, p. 128-135, 2016.

4.
PERES-NETO, L.2016PERES-NETO, L.; CHIOCCOLA, F. . Comunicação, consumo e pós-modernidade: notas para uma discussão. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 12, p. 230-242, 2016.

5.
PERES NETO, L.;PERES-NETO, L.2016PERES NETO, L.; HADLER, R. D. . Ética e comunicação das escolhas alimentares: uma análise da tribo pós-moderna do Slow Food. Razón y Palabra, v. 20, p. 257-272, 2016.

6.
PERES-NETO, L.2014PERES-NETO, L.. Ética, comunicação e organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas.. Lumina (UFJF. Online), v. 8, p. 1-18, 2014.

7.
PERES-NETO, L.2013PERES-NETO, L.; LOPES, F.T.P. . A dominação pela etiqueta: dimensões ideológicas de um guia gastronômico para torcedores corintianos. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 8, p. 108-123, 2013.

8.
CASAQUI, V.2013CASAQUI, V. ; PERES-NETO, L. . Brazilian identity constructions and financial capital discourse advertising: playing football to change the nation. Estudos em Comunicacao, v. 14, p. 105-122, 2013.

9.
PERES-NETO, L.2013PERES-NETO, L.. Ética, comunicação em contextos organizacionais e a defesa do consumo consciente. Animus (Santa Maria. Online), v. 12, p. 24-44, 2013.

10.
PERES-NETO, L.2012PERES-NETO, L.. Considerações acerca do uso dos Estudos Críticos do Discurso na pesquisa em comunicação. Interin (Curitiba), v. 14, p. 5-17, 2012.

11.
BAUCELLS, J.2011BAUCELLS, J. ; PERES-NETO, L. . Medios de comunicación y populismo punitivo. Revisión teórica del concepto y análisis de la reforma penal en materia de hurto. Revista Penal, v. 27, p. 111-131, 2011.

12.
PERES-NETO, L.2011PERES-NETO, L.. Criminología y Ciencias de la Comunicación: un fecundo campo para la investigación en ciencias sociales. Portal de la Comunicación InCom, v. 1, p. 3/2011, 2011.

13.
PERES NETO, L.;PERES-NETO, L.2009PERES NETO, L.. Elementos do esperpento na crônica policial espanhola. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. VI, p. 35-52, 2009.

14.
GARCÍA ARAN, M.2009GARCÍA ARAN, M. ; PERES NETO, L. . Agenda de los medios y agenda política: un estudio del efecto de los medios en las reformas del código penal español entre los años 2000-2003. Revista de Derecho Penal y Criminología, v. 3, p. 261-290, 2009.

15.
PERES NETO, L.;PERES-NETO, L.2008 PERES NETO, L.; SORIANO GATICA, J. P. . El discurso sobre las ?pandillas latinas? en la prensa española y su impacto en la respuesta político-criminal. Revista FAMECOS, v. 37, p. 5-12, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERES-NETO, L.; BOTELLA, J. (Org.) . Éticas em rede. Políticas de privacidade e moralidades públicas. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018. 252p .

2.
SANTOS, M. N. ; PERES-NETO, L. . Comunicação, consumo e religião. A peregrinação e a busca pelas virtudes de Santa Paulina. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2016. 120p .

3.
PERES-NETO, L.; BOTELLA, J. (Org.) . Éticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016. 200p .

4.
ROCHA, R. M. (Org.) ; PERES-NETO, L. (Org.) . Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. v. 1. 294p .

5.
PERES-NETO, L.. Populismo punitivo en España. Prensa, política criminal y opinión pública. Madri: Editorial Académica Española, 2011. 400p .

6.
BARROS FILHO, C. ; PERES NETO, L. ; LOPES, F.T.P. . Teorias da Comunicaçao. Reflexões preliminares sobre a mídia. Sao Paulo: Saraiva, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS FILHO, C. ; PERES-NETO, L. . Éticas em rede: pautas para a luta contra a pornografia infantil e os delitos de ódio nos sites de redes sociais. In: Brasil. Ministério Público Federal. Câmara de Coordenação e Revisão, 2. (Org.). Crimes cibernéticos. Coletânea de artigos. 1ed.Brasília: MPF, 2018, v. 3, p. 184-197.

2.
PERES-NETO, L.. Ética e privacidade: multiplos olhares a partir do campo da comunicação. In: Branco, S.; Teffé, C.. (Org.). Privacidade em Perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, v. 1, p. 201-221.

3.
CARVALHO, M. C. V. S. ; PERES-NETO, L. . Comensalidade transmidializada e a construção de novas sensibilidades. In: Francisco Romão Ferreira; Shirley Donizete Prado; Cristiane Marques Seixas; Eliane Portes Vargas. (Org.). Cinema e Comensalidade. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 6, p. 51-68.

4.
PERES-NETO, L.. Éticas, comunicação e consumo: um mapa para pensar os desafios da privacidade em rede. In: PERES-NETO, Luiz; BOTELLA, Joan.. (Org.). Éticas em rede. Políticas de privacidade e moralidades públicas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. , p. 10-34.

5.
PERES-NETO, L.. A comunicação da ética e dos valores institucionais: um espaço para a redenção moral na sociedade de consumo. In: Rose de Melo Rocha; Luiz Peres-Neto. (Org.). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2015, v. , p. 273-285.

6.
PERES-NETO, L.. Reconfigurações contemporâneas dos espaços públicos e a questão da privacidade: um olhar a partir das relações entre ética, comunicação e consumo. In: Silva, P.; Garcia, W. Laruccia, M. M.. (Org.). Midicidade. 1ed.Sorocaba: MidCid, 2015, v. 1, p. 155-169.

7.
PERES-NETO, L.. Consumo consciente: reflexões éticas a partir do caso das ?sacolinhas plásticas?. In: ROCHA,R.L.M; OROFINO, M.I.O. (Org.). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. , p. 83-102.

8.
PERES-NETO, L.. Verbete: Guillermo Orozco Gómez. In: Citelli, Adilson; Berger, Christa; Baccega, Maria Aparecida; Lopes, Maria Immacolata Vassalo; França, Vera Veiga. (Org.). Dicionário de Comunicação. Escolas, teorias e autores. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2014, v. , p. 358-364.

9.
PERES-NETO, L.. A redenção moral pelo consumo: ética, comunicação e o consumo consciente. In: FREITAS, R. F.; DONIZETE, S.. (Org.). Corpo e consumo nas cidades.. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2014, v. , p. 25-45.

10.
BACCEGA, M. A. ; PERES-NETO, L. . Apontamentos sobre o campo da comunicação e a construção da pesquisa. In: Damián Fernández Pedemonte. (Org.). Comunicación Aplicada. Teoria y Método. 1ed.Salamanca: Comunicación Social, 2014, v. , p. 60-79.

11.
PERES-NETO, L.. Demarcações éticas e o consumo consciente: uma análise sob o prisma da comunicação. In: Justo Villafañe. (Org.). La comunicación empresarial y la gestión de los intangibles en España y Latinoamérica. 1ed.Madri: Pearson, 2013, v. , p. 105-121.

12.
BACCEGA, M. A. ; TONDATO, M. ; CASTRO, G. G. S. ; OROFINO, M. I. ; NUNES, M. R. F. ; ROCHA, R. L. M. ; PERES-NETO, L. ; CAMARGO, R. Z. . Reconfigurações da ficção televisiva: perspectivas e estratégias de transmidiação em Cheias de Charme. In: Maria immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 3, p. 61-94.

13.
PERES NETO, L.. Opinião pública e opinião publicada. In: Barros Filho, Clóvis. (Org.). Ética. pensar a vida e viver o pensamento. 1ed.São Paulo: Duetto, 2011, v. 1, p. 38-43.

14.
PERES NETO, L.; GARCÍA ARAN, M. . Perspectivas de análisis y principios constitucionales. In: García Arán, M.; Botella, J.. (Org.). Malas noticias. Medios de comunicación y política criminal. Valencia: Tirant lo Blanch, 2008, v. , p. 23-42.

15.
PERES NETO, L.; BOTELLA, J. . La formación de la opinión pública y la construcción de discursos sobre la realidad criminal en España. In: García Arán, M.; Botella, J.. (Org.). Malas Noticias. Medios de Comunicación y política criminal. Valencia: Tirant lo Blanch, 2008, v. , p. 43-66.

16.
PERES NETO, L.; BAUCELLS, J. . Discurso televisivo sobre el crimen: los programas especializados en sucesos. In: García Arán, M. Botella, J.. (Org.). Malas Noticias. Medios de comunicación y política criminal. Valencia: Tirant lo Blanch, 2008, v. , p. 109-152.

17.
PERES NETO, L.; GARCÍA ARAN, M. . Discursos mediáticos y reformas penales de 2003. In: García Arán, M.; Botella, J.. (Org.). Malas Noticias. Medios de Comunicación y Política Criminal. Valencia: Tirant lo Blanch, 2008, v. , p. 153-190.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERES-NETO, L.. Fake News, comunicação e a greve dos caminhoneiros. Propmark, 05 jun. 2018.

2.
PERES-NETO, L.. Y los científicos sociales? Sin becas, sin I+D, sin nada. El País, 04 out. 2010.

3.
PERES NETO, L.. Um olhar estrangeiro: o atentado à DISE visto pela imprensa européia.. Jornal Diário da Serra, Botucatu (SP), p. 2 - 2, 13 nov. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERES-NETO, L.. Teorias da comunicação e o consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções. In: 25º Encontro Nacional da COMPOS, 2016, Goiânia. Anais do XXV Encontro Anual da Compós. Brasília: Compós, 2016. p. 1-15.

2.
PERES-NETO, L.. Ética, comunicação e consumo: apontamentos a partir do estudo da privacidade. In: 24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), 2015, Brasília. Anais do 24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Brasília: UnB, 2015. p. 1-18.

3.
PERES-NETO, L.. Accountability, transparência e a comunicação organizacional. In: 23º Encontro Anual da Compós, 2014, Belém. 23º Compós. Brasilia/ Belém: Compós/ UFPA, 2014. p. 1-15.

4.
PERES-NETO, L.; CHIOCCOLA, F. . Ética e Telenovela: os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo. In: XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçú. XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação. Sâo Paulo: Intercom, 2014. p. 1-15.

5.
PERES-NETO, L.. Ética, organizações e consumo consciente. In: XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2013, Salvador. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília: Compós, 2013.

6.
PERES-NETO, L.; HADLER, R. D. . O mal-estar do consumo consciente: Ética, discurso publicitário a e recepção de valores socioambientais. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. São Paulo: Intercom, 2013. p. 1-15.

7.
PERES NETO, L.. O ethos discursivo de instituições e órgãos públicos brasileiros sobre a questão da sustentabilidade.. In: VI Abrapcorp. Comunicação, discurso, organizações., 2012, São Luís. VI Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2012. p. 25-26.

8.
PERES-NETO, L.. Apontamentos teóricos sobre o uso dos estudos críticos do discurso na pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Pùblicas. In: XXI Encontro Anual Compós, 2012, Juiz de Fora. Anais - Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Juiz de Fora: Compós, 2012. v. 1.

9.
NUNES, M. R. F. ; PERES-NETO, L. . Afetos e paisagens sonoras: o encontro da ética espinosiana com as canções dos praticantes de cosplay. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza: UNIFOR, 2012. p. 1-15.

10.
PERES NETO, L.. La construcción del campo de la comunicación: uniformidad y disparidad teórica. In: II Congreso Internacional AE-IC., 2010, Málaga. Comunicación y desarrollo en la era digital. II Congreso Internacional AE-IC. Málaga: Universidad de Málaga, 2010. p. 17-17.

11.
PERES NETO, L.. El populismo punitivo en España: del estado social al estado penal. In: Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina. Simpósio Interdisciplinar, 2009, Curitiba. Surveillance in Latin America. Curitiba: Editora Champagnat, 2009. p. 219-245.

12.
PERES NETO, L.; SORIANO GATICA, J. P. . Prensa, delincuencia juvenil y reforma penal. Un análisis del discurso mediático sobre las pandillas y su respuesta político penal. In: Congreso Internacional Fundacional Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), 2008, Santiago de Compostela. Investigar la Comunicación. Santiago de Compostela: Unidixital, 2008. p. 147-147.

13.
PERES NETO, L.. Sociedad del Riesgo y el gobierno de la seguridad en la españa de Aznar. In: XIII Seminario APEC - asociación de Investigadores y Estudientes Brasileños en Cataluña, 2008, Barcelona. La producción del conocimiento y los desafíos (in)sostenibles del mundo contemporáneo. Barcelona: APEC, 2008. p. 67-76.

14.
PERES NETO, L.; MORAN CARREON, E. . Transformaciones Discursivas en la Esfera Pública Comunicativa Internacional: los Atentados del 11?M Vistos desde la Prensa de Brasil y México. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sao Paulo: Intercom, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS VASQUEZ, J. A. ; PERES-NETO, L. . Ética periodística y Derecho penal: los juicios mediáticos en casos de delincuencia sexual con menores de edad. In: Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 2014, Bilbao. Espacios de la Comunicación/ Komunikazio eremuak. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES-NETO, L.. Ethical aspects of Brazilian and US internet media policies: a comparative case study. In: 2016 IAMCR Conference, 2016, Leicester. 2016 IAMCR Conference. Leicester: University of Leicester, 2016.

2.
PERES-NETO, L.. Ethics and privacy in Brazilian internet policies: theoretical and empirical approuches from the south. In: The 64th Annual Conference of the International Communication Association, 2014, Seattle. ICA 2014 - Communication and the ?Good Life?. Seattle: International Communication Association, 2014. p. 183-184.

3.
PERES-NETO, L.. El consumidor ético: usos y apropriaciones de los contenidos de los medios. In: XXVI Seminario Internacional Asociación Iberoamericana de Sociología de las Organizaciones y Comunicación - 'Organizaciones en tiempos de crisis. Perspectivas, diagnósticos, alternativas y propuestas', 2013, Madri. XXVI Seminario Internacional AISOC "Organizaciones en tiempos de crisis. Perspectivas, diagnósticos, alternativas y propuestas". Madri: AISOC, 2013.

4.
PERES-NETO, L.. Conspicuous Consumption: Eco Bag?s campaign in Sao Paulo City.. In: International Association of Media and Communication Research Conference, 2012, Durban. IAMCR 2012 Accepted Abstracts. Durban: IAMCR, 2012. p. 14-14.

5.
CASAQUI, V. ; PERES-NETO, L. . Play football to change the nation. Brazilian Identity, Finantial Capital discourse and dynamic dialogism.. In: Third International Conference on Sport & Society, 2012, Cambridge. Third International Conference on Sport & Society. Londres: Common Ground Publishing, 2012.

6.
BAUCELLS, J. ; PERES NETO, L. . Medios de comunicación y populismo punitivo: revisión teórica del concepto y análisis del anteproyecto de reforma del Código Penal español. In: Paisaje ciudadano, delito y percepción de la inseguridad: investigación interdisciplinar sobre delitos y conflictos en el medio urbano, 2010, Oñati. Paisaje ciudadano, delito y percepción de la inseguridad: investigación interdisciplinar sobre delitos y conflictos en el medio urbano. Oñati: IISJ, 2010.

7.
CRESPO, A. ; FERNANDEZ, N. ; PERES NETO, L. ; SANTCOVSKY, P. . Looking for a toolbox. Notes to integrate different tools on textual analysis. In: 2nd. European Communication Conference, 2008, Barcelona. Communication Policies and Culture in Europe. 2nd. European Communication Conference - Abstracts. Barcelona: European Communication Research and Education Association, 2008. p. 404-404.

8.
PERES NETO, L.. Media Agenda and Political Agenda: a study about the effect of the media in the spanish penal code Reforms between 2000-2003.. In: 50th Conference - International Asociation for Mass Communication Research, 2007, Paris (França). Media, Communication, Information: celebrating 50 years of theories and practices. Paris, França: International association for Mass Communication Research, 2007.

9.
PERES NETO, L.; CRESPO, A. ; SANTCOVSKY, P. ; FERNANDEZ, N. . Notes on fundamental ontology in social sciences. In: Landmarks 2007 - 25 Years of Universal Pragmatics, 2007, Guildford - Surrey - London. Philosophy of Communication Section 2007. London: European Communication Research and Education Association, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PERES-NETO, L.. Ética, comunicação e consumo: apontamentos a partir do estudo da privacidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PERES-NETO, L.. Encuadres mediáticos de los delitos sexuales con menores. Depredadores, víctimas y el pánico moral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PERES-NETO, L.; CHIOCCOLA, F. . Discursos, gênero e estereótipos: namorado se segura pelo estômago? O amor em tempos de Sazón. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PERES-NETO, L.. Aspectos éticos da privacidade digital sob a luz do fenômeno do consumo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PERES-NETO, L.. La imagen mediática de los autores de delitos sexuales contra menores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PERES-NETO, L.; RAMOS VASQUEZ, J. A. . Ética periodística y Derecho penal: los juicios mediáticos en casos de delincuencia sexual con menores de edad.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PERES-NETO, L.. Accountability, transparência e comunicação organizacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PERES-NETO, L.. Ethics and privacy in Brazilian Internet Policies. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PERES-NETO, L.. A soberania do consumidor ante o poder das organizações: ética, comunicação e as ideologias da privacidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PERES-NETO, L.; CHIOCCOLA, F. . Ética e Telenovela: os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PERES-NETO, L.. Media and public sphere in the emerging Brazilian consumer society: conflicts, regulation policies and ethic landmarks. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PERES-NETO, L.. El consumidor ético: usos y apropriaciones de los contenidos de los medios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PERES-NETO, L.; HADLER, R. D. . O mal-estar do consumo consciente: Ética, discurso publicitário a e recepção de valores socioambientais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PERES-NETO, L.. A Comunicação da Ética e dos Valores Institucionais: um Espaço para a Redenção Moral na Sociedade de Consumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PERES-NETO, L.. Ética, organizações e consumo consciente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PERES NETO, L.. O ethos discursivo de instituições e órgãos públicos brasileiros sobre a questão da sustentabilidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PERES-NETO, L.. Apontamentos teóricos sobre o uso dos estudos críticos do discurso na pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Pùblicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CASAQUI, V. ; PERES-NETO, L. . Play football to change the nation. Brazilian Identity, Finantial Capital discourse and dynamic dialogism.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
PERES-NETO, L.. Conspicuous Consumption: Eco Bag?s campaign in Sao Paulo City.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
PERES-NETO, L.. Consumo Consciente: Reflexões Éticas A Partir Do Caso Das ?Sacolinhas Plásticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PERES-NETO, L.. Aproximación histórica a la evolución de las industrias culturales en España. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
PERES NETO, L.. La construcción del campo de la comunicación: uniformidad y disparidad teórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BAUCELLS, J. ; PERES NETO, L. . Medios de comunicación y populismo punitivo: revisión teórica del concepto y análisis del anteproyecto de reforma del Código Penal español. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PERES NETO, L.; SORIANO GATICA, J. P. . Prensa, delincuencia juvenil y reforma penal. Un análisis del discurso mediático sobre las pandillas y su respuesta político penal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PERES NETO, L.. Sociedad del riesgo y el gobierno de la seguridad en la España de Aznar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
CRESPO, A. ; FERNANDEZ, N. ; PERES NETO, L. ; SANTCOVSKY, P. . Looking for a toolbox. Notes to integrate different tools on textual analysis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PERES NETO, L.; GARCÍA ARAN, M. . Media agenda and political agenda: a study about the effect of the media in the spanish penal code reforms between 2000-2003. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PERES NETO, L.; CRESPO, A. ; FERNANDEZ, N. ; SANTCOVSKY, P. . Notes on fondamental ontology for social sciences. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PERES NETO, L.; MORAN CARREON, E. . Transformaciones Discursivas en la Esfera Pública Comunicativa Internacional: los Atentados del 11?M Vistos desde la Prensa de Brasil y México.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
COGO, D. ; PERES-NETO, L. . O que é consumo?. Porto Alegre, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
ROCHA, R. L. M. ; PERES-NETO, L. . Apresentação. Porto Alegre, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PERES-NETO, L.. Redação do Código de Boas Práticas Científicas da ESPM. 2018.

2.
PERES-NETO, L.. Pareceres - Comissão Julgadora do Prêmio Compós de Dissertações. 2018.

3.
PERES-NETO, L.. Consultoria Universitat Oberta da Catalunya (Fev-Jun) Disciplina Graduação - Estrutura da Comunicação. 2017.

4.
PERES-NETO, L.. Consultoria Universitat Oberta de Catalunya (Fev-Jun) - Disciplina de Graduação - Fundamentos de Criminologia. 2017.

5.
PERES-NETO, L.. Consultoria Universitat Oberta da Catalunya (Set-Dez) Disciplina Graduação - Estrutura da Comunicação. 2017.

6.
PERES-NETO, L.. Consultoria Universitat Oberta da Catalunya (Set - Dez) Disciplina Graduação - Fundamentos de Criminologia. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
PERES-NETO, L.. Parecer ad hoc E-Compós. 2018.

2.
PERES-NETO, L.. Relatório prestação de contas CNPq - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0.. 2017.

3.
PERES-NETO, L.. Parecer ad hoc revista Animus. 2017.

4.
PERES-NETO, L.. Parecer ad hoc revista Fronteiras. 2017.

5.
PERES-NETO, L.. Parecer ad hoc revista Comunicação Mídia Consumo. 2017.

6.
PERES-NETO, L.. Parecer ad hoc revista Comunicação Midiática (Unesp). 2017.

7.
PERES-NETO, L.. Parecerista - GT Estudos de televisão - 24º Encontro Nacional da Compós. 2015.

8.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Midiática (Unesp).. 2015.

9.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Líbero (PPGCom Fac. Cásper Líbero). 2015.

10.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Midiática (Unesp). 2014.

11.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Chasqui (Ciespal). 2014.

12.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Mídia Consumo. 2014.

13.
PERES-NETO, L.. Parecerista - Congresso ALAIC - GT 14: Discurso y Comunicación. 2014.

14.
PERES-NETO, L.. Parecerista - Congresso ALAIC - GT 17: Estudios de Recepción. 2014.

15.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Líbero (PPGCom Fac. Cásper Líbero). 2014.

16.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Midiática (Unesp). 2013.

17.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Mídia Consumo. 2013.

18.
PERES-NETO, L.. Parecerista ad hoc - Revista Comunicação Mídia Consumo. 2012.

19.
BAUCELLS, J. ; GARCÍA ARAN, M. ; PERES NETO, L. ; REBOLLO VARGAS, R. ; CUENCA GARCIA, M. J. . Crimimedia. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES-NETO, L.. Facebook e o vazamento de dados pessoais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PERES-NETO, L.. Crise do Facebook estimula debate sobre proteção a dados de ensaios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PERES-NETO, L.; DORETTO, J. ; PIMENTA, A. . Visões do Jornalismo. 2018.

4.
PERES-NETO, L.. Fake news e a greve dos caminhoneiros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PERES-NETO, L.. Sete impactos da crise do Facebook. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PERES-NETO, L.. Facebook recorre à credibilidade dos jornais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PERES-NETO, L.. OK Burger King! Criatividade ou risco à privacidade?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PERES-NETO, L.. Conexão Brasília. 2017.

9.
PERES-NETO, L.. Empresários querem subordinar política a interesse econômico, diz professor. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PERES-NETO, L.. Vaias e gritos. Torcedor brasileiro não sabe se comportar?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PERES-NETO, L.. Quanto custa o horário eleitoral no rádio e na TV a cada brasileiro?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
PERES-NETO, L.; QUIRINO, B. S. . Ética e consumo: olhar pós-moderno. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PERES-NETO, L.; PEREIRA, M. D. E. S. ; DAINEZI, G. F. . Fan Page (Facebook) PPGCOM ESPM. 2017. (Rede social).

2.
PERES-NETO, L.; PEREIRA, M. D. E. S. . Ética de Bolso (Fan Page). 2017; Tema: Ética. (Rede social).

3.
PERES-NETO, L.; PEREIRA, M. D. E. S. ; CHIOCCOLA, F. ; HADLER, R. D. ; RODARTE, A. K. ; SANTOS, M. N. ; PEREIRA, G. A. ; MAZUREK, M. A. . Ética de Boslo. 2017; Tema: Ética. (Site).

4.
PERES-NETO, L.. Looking for the legitimacy of state narratives: asymmetries, triumphs, and tragedies of liberal democracies. 2015; Tema: Democracia e opinião pública. (Blog).

5.
PERES-NETO, L.. From US Surveillance to Brazilian Internet Policy. 2013; Tema: Politicas de comunicação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASADEI, E. B.; CARVALHO, J. M.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Victoria Sayuri dos Santos Freire Kudeken. O discurso no ensino em saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PERES-NETO, L.; COGO, D.; MIKLOS, J.. Participação em banca de André de Nardi Senna Moraes. Ambivalências éticas do Anonymous Brasil: discursos políticos sobre liberdade e o Marco Civil da Internet. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CASAQUI, V.; PERES-NETO, L.; PRADO, J. L. A.. Participação em banca de Priscila Tuna Quintal. Comunicação e consumo da cultura terapêutica: reflexividade, aconselhamento e empreendedorismo de si nos discursos da Escola de Você e The School of Life. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CASAQUI, V.; PERES-NETO, L.; CARDOSO, J. B.. Participação em banca de Marcelo May Spina Junior. Empreendedorismo, colaboração e coworking: análise dos discursos do Impact Hub São Paulo e de seus membros. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
PERES-NETO, L.; POLIVANOV, B.; CASAQUI, V.. Participação em banca de Marília Duque Estrada Soares Pereira. Éthos em rede: dinâmicas, apropriações e implicações éticas do éthos conectado no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
PERES-NETO, L.; MIKLOS, J.; BACCEGA, M. A.. Participação em banca de Fabrizzio Saitta Chioccola. Comunicação, consumo e ética: as telenovelas da Rede Globo e a construção da virtude moral evangélica.. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
PERES-NETO, L.; BIN, M. A.; HOFF, T. M. C.. Participação em banca de Daniel Sena Serafim. Comunicação, consumo e percepção da periferia: a representação da cena urbana do bairro Itaquera a partir das narrativas dos operários que trabalham na construção da Arena Corinthians. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
TONDATO, M.; PERES-NETO, L.; ROCHA, M. E. M.. Participação em banca de Rita de Cassia Paludetto Fernandes. Consumo como mediação social: a comunicação e a articulação entre as práticas e o habitus para o exercício da cidadania. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
CASTRO, G. G. S.; PERES-NETO, L.; OLIVEIRA, F. R.. Participação em banca de Marcelo Victor Teixeira. Comunicação e consumo no mundo dos games: estratégias de monetização em jogos sociais digitais. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Teses de doutorado
1.
GIORA, R. C. F. A.; BUENO, M. M.; MENDES, M.; SAKAMOTO, C. K.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Arthur Meucci. Os vínculos entre educador e educando no ensino médio: as experiências de ética e reconhecimento em escolas públicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
PASSARELI, B.; LOPES, R. D.; CITELLI, A. O.; BACCEGA, M. A.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Antonio Helio Junqueira. Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MIKLOS, J.; SILVA, G. S.; CONTRERA, M. S.; RODRIGUES, A. F.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Irene Kim. A força política, religiosa e a presença midiática da frente parlamentar evangélica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

2.
PERES-NETO, L.; TONDATO, M.; MEUCCI, A.. Participação em banca de Fabrizzio Saitta Chioccola. Comunicação, consumo e corrupção: tensões midiáticas e cotidianas entre a moralidade privada e a ética pública. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CASAQUI, V.; PERES-NETO, L.; GROHMANN, R.. Participação em banca de Walfredo Ribeiro de Campos Júnior. Juventude, consumo e empreendedorismo: narrativas de jovens inseridos em incubadoras universitárias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Qualificações de Mestrado
1.
LOPES, F.T.P.; PERES-NETO, L.; SILVA, P. C.. Participação em banca de Samanta Soares Martins. Bem-vindo ao clube: análise do potencial ideológico de canções de hardcore. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
PERES-NETO, L.; CASTRO, G. G. S.; MEUCCI, A.. Participação em banca de Gustavo Fernandes dainezi. Fundamentos éticos dos discursos sobre a proteção de dados pessoais na cidade de São Paulo: o caso da PL 807/2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
NUNES, M. R. F.; PERES-NETO, L.; CUNHA, M. N.. Participação em banca de Flávio Salcedo Rodrigues Moreira. Memória, comunicação e religiosidade. O consumo e circulação de textos culturais midiáticos na formação da memória cultural religiosa dos jovens. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CASADEI, E. B.; PERES-NETO, L.; BARRETO FILHO, E. T.. Participação em banca de Irina Vianna Glindmeier Didier. O mundo está ficando chato: a persistência das representações estereotipadas da mulher na propaganda e os mecanismos de controle do discurso no Conar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CASTRO, G. G. S.; PERES-NETO, L.; TOMAZ, R.. Participação em banca de Marcelo de Andrade. Comunicação, consumo e diversão nos vídeos unboxing: a publicidade e a criança conectada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
COGO, D.; SARAIVA, L. A. S.; PERES-NETO, L.; CASAQUI, V.. Participação em banca de Camila Aragón. Quem nós aceitamos? Narrativas de reconhecimento na publicidade em um contexto multicultural: um estudo de recepção da campanha #WeAccept da Airbnb. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
PERES-NETO, L.; ROCHA, R. M.; GOMES, M. R.. Participação em banca de Gabriela Agostinho Pereira. Gênero, ética e discurso: produção, circulação e consumo do discurso de ódio motivado por questões de gênero em sites de redes sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
PERES-NETO, L.; CASTRO, G. G. S.; LOPES, F.T.P.. Participação em banca de Mike Akama Mazurek. O consumo de conteúdos violentos por adolescentes no grupo de Facebook "Ilha da Macacada". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
CASAQUI, V.; PERES-NETO, L.; CARDOSO, J. B.. Participação em banca de Marcelo May Spina Junior. Trabalho colaborativo, cultura empreendedora e consumo: análise das práticas e discursos do Impact Hub São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
PERES-NETO, L.; CASAQUI, V.; POLIVANOV, B.. Participação em banca de Marilia Duque Estrada Soares Pereira. Ethos em rede. Dinâmicas, apropriações e implicações éticas do ethos compartilhado no Facebook.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
PERES-NETO, L.; COGO, D.; COSTA, R.. Participação em banca de André de Nardi Senna Moraes. Ética e consumo no Anonymous Brasil: interpretando discursos sobre liberdade na internet. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
CASAQUI, V.; PERES-NETO, L.; PRADO, J. L. A.. Participação em banca de Priscila Tuna Quintal. Comunicação e consumo da cultura terapêutica: reflexividade, aconselhamento e empreendedorismo de si nos discursos da Escola de Você e The School of Life. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
PERES-NETO, L.; TONDATO, M.; MARTINO, L. M. S.. Participação em banca de Maria Neusa dos Santos. Comunicação, consumo e religião: narrativas de peregrinos sobre a prática do consumo moral da fé no Santuário de Santa Paulina. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
PERES-NETO, L.; ROCHA, R. L. M.; FERNANDES, C. S.. Participação em banca de Raquel Duarte Hadler. A comunicação da vida boa: o slow food como forma de ressignificação do sujeito na sociedade de consumo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
PERES-NETO, L.; BACCEGA, M. A.; MIKLOS, J.. Participação em banca de Fabrizzio Saitta Chioccola. O consumo moral da fé: Ovelhas Ungidas não louvam novelas da Globo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
PERES-NETO, L.; HOFF, T. M. C.; BIN, M. A.. Participação em banca de Daniel Sena Serafim. Comunicação, consumo e a percepção da periferia. A cena urbana do bairro de Itaquera. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
PRADO, C.; GATTI, D. C.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Manoela Gomes Grossi. Produção de games: cenário inovador na construção de abstrações cognitivas na Enfermagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM) - Universidade de São Paulo.

18.
CASTRO, G. G. S.; PERES-NETO, L.; OLIVEIRA, F. R.. Participação em banca de Marcelo Victor Teixeira. Comunicação e consumo no mundo dos games: estratégias de precificação em jogos sociais digitais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
TONDATO, M.; PERES-NETO, L.; ROCHA, M. E. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Paludetto Fernandes. O consumo como mediação: a comunicação e a articulação das práticas e hábitos para o exercício da cidadania. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERES-NETO, L.; MARCHI, C. F.; TERENZZO, M.. Participação em banca de Pedro Paulo Morissawa Ferraz dos Santos.O custo da privacidade: um estudo sobre o aplicativo Uber. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
NASCIMENTO, T. C.; PERES-NETO, L.; MARCHI, C. F.. Participação em banca de Luana Hirata Souza.O mercado de beleza e as pessoas com deficiência visual: uma visão do cenário atual do consumo inclusivo no setor de cosméticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
PERES-NETO, L.; SILVA, M. M. A.; MELLO, F.. Participação em banca de Felipe Santana Pereira.Retórica transmídia: O discurso de Jason Silva e suas estruturas retóricas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
MAZZILLI, P.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Giuliana de Azevedo Marques.Percepção e representação do luxo entre classes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
COGO, D.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Mirna Akemi Tanaka.K-dramas: um estudo de recepção das séries coreanas no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
MARCELINO, R.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Beatriz Furlani Adriano.Cultura material e práticas de consumo entre mães da classe C. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
PERES-NETO, L.; CAMPOS JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Giles Pereira Fernandes.O culto da performance e o ideal de sucesso entre os jovens profissionais de comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
PERES-NETO, L.; MARCHI, C. F.. Participação em banca de Barbara Leal Schneider.As práticas de consumo na invisibilidade: um estudo sobre a deep web. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
PERES-NETO, L.; CASTRO, G. G. S.. Participação em banca de Natália Martins Chaves.O negócio da traição conjugal. Estudo sobre o site de relacionamento extraconjugal Ashley Madison e o modo de exposição de seus usuários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
MATTA, J. O. S.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Daniel Shlomo Koch.Modelo para avaliação de ações de storytelling. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
PEREIRA, M. M.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Samara Obeid Salum.Princesas Disney e representações de identidades femininas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
CASTRO, G. G. S.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Daniela Singal Goldvasser.Faz sentido? Constituição do Vlog de Felipe Neto como mídia para comunicação de marcas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
PERES-NETO, L.; MARCELINO, R.. Participação em banca de Caio Zalc.Visibilidade, memória, cultura e identidade judáica. Revivendo histórias de vida de sobreviventes do holocausto em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
PERES-NETO, L.; MARCHI, C. F.. Participação em banca de Luis Fernando Cardoso Castro.Ética, comunicação e contestação social: uma reflexão sobre os valores morais presentes nas temáticas de músicas dos Racionais MC's. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
HOFF, T. M. C.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de João Lucas Teixeira Lima.A estética da pobreza como fetichismo visual nos filmes Cidade de Deus e Tropa de Elite. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
PERES-NETO, L.; UMEDA, G.. Participação em banca de Marcelo May Spina Júnior.Narrativas de empreendedores sociais: relações entre trabalho e felicidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
PERES-NETO, L.; NUNES, M. R. F.. Participação em banca de Bruna Sarkis Cegato.Recepção e Decodificação: signos e simbologias por trás da ficção "Todo sobre mi madre" de Pedro Almodóvar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
CASTRO, G. G. S.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Sergio Henrique Teijido Melo.Viralizou: as potencialidades dos fluxos informativos nas redes digitais e seu papel nas estratégias de comunicação das marcas em nossos dias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
HOFF, T.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Eduarda Bonogli Bruno.Moda para consumidoras da classe C: Práticas de consumo de calçados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
UMEDA, G. M.; PERES NETO, L.. Participação em banca de Drake Drummond da Silva Nova.Chamam isso Rock'n'Roll: o impacto do ambiente midiático no consumo de rock no Brasil entre os períodos de 1950 e 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

21.
MARCHI, C. F.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Beatriz Ferrari Mendes Flório Giafarov.Blog my brand. Associação entre marcas e blogueiros.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
BARROS FILHO, C.; ROMANINI, V.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Bruna Freire Bastos.A influência das artes do corpo na comunicação contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

23.
BARROS FILHO, C.; ANTUNES, L. G. C.; PERES NETO, L.. Participação em banca de Fernanda Tiemi Abe.Política colaborativa: o potencial democrático da internet e participação política por meio do Crowdsourcing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

24.
BARROS FILHO, C.; MEUCCI, A.; PERES NETO, L.. Participação em banca de Fernanda Gelbke dos Santos.Relações governamentais - O novo nome para o Lobby. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

25.
CASADEI, E. B.; OLIVEIRA, A. T. P.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Ângelo Antônio Tibúrcio Mota, Bruna Jamile Mendes, Caio Kato.Revista Sampa Alternativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

26.
UMEDA, G. M.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Kauê Alves Antonioli.Cultura organizacional das multinacionais sul-coreanas em atuação no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
OROFINO, M. I.; PERES-NETO, L.. Participação em banca de Bruno Capozzi Goldstein.Estratégias publicitárias em formatos de jogos eletrônicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

28.
PERES NETO, L.; ANTUNES, L. G. C.; MEIRA, S. M.. Participação em banca de George Augusto do Amaral.Democratização da arte - A tecnologia e a arte: produção, reprodução e acesso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com hab. em Publicidade) - Universidade de São Paulo.

29.
PERES NETO, L.; BARROS FILHO, C.; POMPEU, J. C.. Participação em banca de Camila Feitosa Nagamine.Da ineficácia à ação: uma análise da ação do Lobby e das Relações Públicas no Estado Pós-moderno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com hab. em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HOFF, T.; TONDATO, M.; PERES NETO, L.. Processo seletivo do Programa de Iniciação Científica PIC/ESPM e PIBIC/CNPq. 2012. Escola Superior de Propaganda e Marketing.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26º Encontro Nacional da COMPÓS. 2017. (Encontro).

2.
VIII PróPesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Dimensões éticas e políticas da publicidade. 2017. (Encontro).

3.
XI Congresso Abrapcorp - Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos. Ideologia e crítica do compliance: a ética privada das relações públicas. 2017. (Congresso).

4.
2016 IAMCR Conference. Ethical aspects of Brazilian and US internet media policies: a comparative case study. 2016. (Congresso).

5.
25º Encontro Nacional da COMPOS.Teorias da comunicação e o consumo: algumas conjecturas teóricas e prospecções. 2016. (Encontro).

6.
Comitê Estratégico de Mulheres Executivas da Câmara Americana de Comércio.Ética e seu discurso filosófico. 2016. (Encontro).

7.
VII Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Desafios e impasses éticos da publicidade ante a questão da privacidade digital. 2016. (Encontro).

8.
24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).Ética, comunicação e consumo: apontamentos a partir do estudo da privacidade. 2015. (Encontro).

9.
5º Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Redes, personas e institucionalidades. 2015. (Congresso).

10.
5º Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Aspectos éticos da privacidade digital sob a luz do fenômeno do consumo. 2015. (Congresso).

11.
5º Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Comunicação, Consumo e Pânico Moral. 2015. (Congresso).

12.
Fórum Pensamento Estratégico da Unicamp (Penses).Capitalismo, consumo e propaganda. 2015. (Outra).

13.
Seminario La sombra del delincuente sexual en la reforma penal de 2015.Encuadres mediáticos de los delitos sexuales con menores. Depredadores, víctimas y el pánico moral. 2015. (Seminário).

14.
V COMCULT- Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Discursos, gênero e estereótipos: namorado se segura pelo estômago? O amor em tempos de Sazón. 2015. (Congresso).

15.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Política e Propaganda Institucional Análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros.. 2015. (Congresso).

16.
23º Encontro Anual da Compós.Accountability, transparência e comunicação organizacional. 2014. (Encontro).

17.
4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON. A Soberania do consumidor ante o poder das organizações: ética, comunicação e as ideologias da privacidade. 2014. (Congresso).

18.
Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación. Ética periodística y Derecho penal: los juicios mediáticos en casos de delincuencia sexual con menores de edad. 2014. (Congresso).

19.
Jornadas sobre abusos e agresiones sexuales contra menores.La imagen mediática de los autores de delitos sexuales contra menores. 2014. (Seminário).

20.
The 64th Annual Conference of the International Communication Association. Ethics and privacy in Brazilian internet policies: theoretical and empirical aproaches from south. 2014. (Congresso).

21.
XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação. "Ética e Telenovela: os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo",. 2014. (Congresso).

22.
Comunicon 2013 - III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. A Comunicação da Ética e dos Valores Institucionais: um Espaço para a Redenção Moral na Sociedade de Consumo. 2013. (Congresso).

23.
II Seminário Internacional CAC - Comunicação, arte e cidade: experieeriências sensíveis e produção de sentidos.Qualidade de vida ou vida de qualidade? Ética, comunicação e consumo. 2013. (Seminário).

24.
The Annenberg-Oxford Media Policy Summer Institute.Media and public sphere in the emerging Brazilian consumer society: conflicts, regulation policies and ethic landmarks. 2013. (Outra).

25.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Ética, organizações e consumo consciente. 2013. (Encontro).

26.
XXVI Seminario Internacional Asociación Iberoamericana de Sociología de las Organizaciones y Comunicación - 'Organizaciones en tiempos de crisis. Perspectivas, diagnósticos, alternativas y propuestas'.El consumidor ético: usos y apropriaciones de los contenidos de los medios. 2013. (Seminário).

27.
II Comunicon - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Consumo Consciente: Reflexões Éticas A Partir Do Caso Das ?Sacolinhas Plásticas. 2012. (Congresso).

28.
International Association of Media and Communication Research Conference. Conspicuous Consumption: Eco Bag?s campaign in Sao Paulo City. 2012. (Congresso).

29.
Third International Conference on Sport & Society. Play football to change the nation. Brazilian Identity, Finantial Capital discourse and dynamic dialogism.. 2012. (Congresso).

30.
VI Abrapcorp. Comunicação, discurso, organizações.. O ethos discursivo de instituições e órgãos públicos brasileiros sobre a questão da sustentabilidade.. 2012. (Congresso).

31.
XXI Encontro Anual Compós. Apontamentos teóricos sobre o uso dos estudos críticos do discurso na pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Pùblicas. 2012. (Congresso).

32.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Afetos e paisagens sonoras: o encontro da ética espinosiana com as canções dos praticantes de cosplay. 2012. (Congresso).

33.
1o Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Aproximación histórica a la evolución de las industrias culturales en España. 2011. (Congresso).

34.
II Congreso Internacional AE-IC.. La contrucción del campo de la comunicación: uniformidad y disparidad teórica. 2010. (Congresso).

35.
Paisaje ciudadano, delito y percepción de la inseguridad: investigación interdisciplinar sobre delitos y conflictos en el medio urbano.Medios de Comunicación y populismo punitivo: revisión teórica del concepto y análisis del anteproyecto de reforma del Código penal español. 2010. (Seminário).

36.
Brasil: situació i reptes actuals.Brasil: situació i reptes actuals. 2009. (Oficina).

37.
2nd. European Communication Conference. Looking for a toolbox. Notes to integrate different tools on textual analysis. 2008. (Congresso).

38.
Cátedra Unesco en Comunicación - Taller doctoral con Jesus Martín Barbero. 2008. (Oficina).

39.
Congreso Internacional Fundacional Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC). Prensa, delincuencia juvenil y reforma penal. Un análisis del discurso mediático sobre las pandillas y su respuesta político penal. 2008. (Congresso).

40.
XIII Seminario APEC - asociación de Investigadores y Estudientes Brasileños en Cataluña.La producción y la divulgación del conocimiento para un mundo sostenible: el papel de las universidades y de los organismos de fomento. 2008. (Seminário).

41.
XIII Seminario APEC - asociación de Investigadores y Estudientes Brasileños en Cataluña.Sociedad del riesgo y el gobierno de la seguridad en la España de Aznar. 2008. (Seminário).

42.
50th Conference - International Asociation for Mass Communication Research. Media agenda and political agenda: a study about the effect of the media in the spanish penal code reforms between 2000-2003.. 2007. (Congresso).

43.
Jornades "Percepció de la inseguretat i els mitjans de comunicació". 2007. (Seminário).

44.
Landmarks 2007 - 25 Years of Universal Pragmatics.Notes on fondamental ontology for social scienses. 2007. (Seminário).

45.
Discurso Político e Informaçao: uma análise da comunicaçao do governo Espanhol no período da ¨transiçao democrática¨(1975-1981).Palestra Fundaçao Barra Bonita de Ensino. 2006. (Outra).

46.
Transformaciones Discursivas en la Esfera Pública Comunicativa Internacional: los Atentados del 11?M Vistos desde la Prensa de Brasil y México.. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. (Congresso).

47.
XXVI Congreso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXVI Congreso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, R. L. M. ; HOFF, T. ; COGO, D. ; PERES-NETO, L. . 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON. 2014. (Congresso).

2.
ROCHA, R. L. M. ; CASAQUI, V. ; OROFINO, M. I. ; PERES-NETO, L. . Comunicon 2013 - III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2013. (Congresso).

3.
GIRÓ, X. ; GUARDIOLA-LAGO ; SORIANO, J. ; PERES-NETO, L. . Jornada La cobertura informativa i la delinquència. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Pereira Baumgartner. (em construção). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Sheila Mihailenko Chaves Magri. (em construção). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Maria Júlia Alencastro Veiga. (em construção). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

4.
Gustavo Fernandes Dainezi. A ética comunicacional dos algorítimos nas práticas de consumo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marília Duque Estrada Soares Pereira. Mediações e moralidades nos consumos De aplicativos de m-health: o papel reflexivo da tecnologia nos ideais e práticas de saúde e bem-estar. Início: 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Raquel Duarte Hadler. Deontologias da cultura do saudável: comunicação e consumo para a vida boa. Início: 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

3.
Fabrizzio Saitta Chioccola. As micro-corrupções cotidianas analisadas à luz da tríade ética, comunicação e consumo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Kupfermann Rodarte. A fabricação da audiência. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela Agostinho Pereira. Gênero, ética e discurso: produção, circulação e consumo do discurso de ódio motivado por questões de gênero em sites de redes sociais. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

2.
Mike Akama Mazurek. Comunicação, consumo de conteúdos violentos e questões éticas na comunidade virtual Ilha da Macacada. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

3.
André de Nardi Senna Moraes. Ambivalências éticas do Anonymous Brasil: discursos políticos sobre liberdade e o Marco Civil da Internet. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

4.
Marília Duque Estrada Soares Pereira. Éthos em rede: dinâmicas, apropriações e implicações éticas do éthos conectado no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

5.
Raquel Duarte Hadler. A comunicação da vida boa: o slow food como forma de ressignificação do sujeito na sociedade de consumo. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Peres Neto.

6.
Maria Neusa dos Santos. Comunicação, consumo e religião. Narrativas de peregrinos sobre a prática do consumo moral da fé no Santuário de Santa Paulina. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Peres Neto.

7.
Fabrizzio Saitta Chioccola. Comunicação, consumo e ética: as telenovelas da Rede Globo e a construção da virtude moral evangélica. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

8.
Daniel Sena Serafim. Comunicação, consumo e percepção da periferia: a representação da cena urbana do bairro Itaquera a partir das narrativas dos operários que trabalham na construção da Arena Corinthians.. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Orientador: Luiz Peres Neto.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho. 2015. Escola Superior de Propaganda e Marketing, . Luiz Peres Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Paulo Morissawa Ferraz dos Santos. O custo da privacidade. Um estudo sobre o aplicativo Waze. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

2.
Felipe Santana Pereira. Retórica Transmídia. O discurso de Jason Silva e suas estruturas retóricas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

3.
Barbara Leal Schneider. As práticas de consumo na invisibilidade: um estudo sobre a Deep Web. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

4.
Giles Pereira Fernandes. O culto da performance e o ideal de sucesso entre os jovens profissionais de comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

5.
Natália martins Chaves. O negócio da traição conjugal. Estudo sobre o site de relacionamento extraconjugal Ashley Madison e o modo de exposição de seus usuários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

6.
Caio Zalc. Visibilidade, memória, cultura e identidade judaica. Revivendo histórias de vida de sobreviventes do holocausto em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

7.
Luis Fernando Cardoso de Araújo. Ética, comunicação e contestação social: uma reflexão sobre os valores morais presentes nas temáticas de músicas dos Racionais MC's. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

8.
Marcelo May Spina Júnior. Narrativas de empreendedores sociais: relações entre trabalho e felicidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

9.
Bruna Sarkis Cegato. Recepção e decodificação: signos e simbologias por trás da ficcção "Todo sobre mi madre" de Pedro Almodóvar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Luiz Peres Neto.

Iniciação científica
1.
Sofia Nunes Aureli. O discurso do ódio atrelado à questões gênero na página do Facebook da ex-ativista do grupo Femen Sara Winter.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

2.
Débora Sacomani Rafael. Internet de rico e internet de pobre: a quebra do princípio da neutralidade e a consequente privatização da comunicação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

3.
Pedro Ferreira Quirino. Ética, política e participação: os discursos de ódio no virtual, no real e suas repercussões políticas midiatizadas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

4.
André Kupfermann Rodarte. Privacidade e Marketing: Uma discussão ética sobre as políticas de proteção de dados no Brasil e na Inglaterra. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Peres Neto.

5.
Pedro Ferreira Quirino. Mediação e midiatização da privacidade. A popularização de jovens paulistas através de diários audiovisuais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

6.
André Kupfermann Rodarte. Política e Propaganda Institucional. Análise das campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral e sua recepção por jovens brasileiros.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

7.
Maíra Martins Lira. Ética, comunicação e a virtude no consumo: uma análise dos discursos publicados por empresas e consumidores no. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.

8.
Layla Sayed Nicolas. Ética e telenovela:Reflexões morais de universitários paulistanos a partir do consumo de ?Avenida Brasil?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Peres Neto.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERES-NETO, L.. Fake News, comunicação e a greve dos caminhoneiros. Propmark, 05 jun. 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES-NETO, L.. Empresários querem subordinar política a interesse econômico, diz professor. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PERES-NETO, L.. Vaias e gritos. Torcedor brasileiro não sabe se comportar?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PERES-NETO, L.. Quanto custa o horário eleitoral no rádio e na TV a cada brasileiro?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PERES-NETO, L.. OK Burger King! Criatividade ou risco à privacidade?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PERES-NETO, L.. Conexão Brasília. 2017.

6.
PERES-NETO, L.. Facebook e o vazamento de dados pessoais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PERES-NETO, L.. Crise do Facebook estimula debate sobre proteção a dados de ensaios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PERES-NETO, L.. Fake news e a greve dos caminhoneiros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
PERES-NETO, L.. Sete impactos da crise do Facebook. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PERES-NETO, L.; QUIRINO, B. S. . Ética e consumo: olhar pós-moderno. 2013.

11.
PERES-NETO, L.. Facebook recorre à credibilidade dos jornais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PERES-NETO, L.. From US Surveillance to Brazilian Internet Policy. 2013; Tema: Politicas de comunicação. (Blog).



Outras informações relevantes


Filiado à "Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC)" desde a sua criação em 2008. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da "International Association of Mass Communication Research" (IAMCR) e da "International Communication Association" (ICA), na qual está nucleado à divisão "Communication Law and Policy". Bolsista de mestrado e doutorado (Governo espanhol - Programa de Formación de Investigadores). Bolsista pós-doutoral Capes/Fulbright (Processo BEX 9914-5).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 15:12:30