Diego Vendramini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9112050763929114
  • Última atualização do currículo em 10/01/2018


Possuo graduação em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Atuo nas áreas de Geoquímica Ambiental, Hidrogeoquímica, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Tenho experiência em coletas e análises laboratoriais físicas, químicas e toxicológicas de águas pluviais, águas fluviais superficiais e subterrâneas e em sedimentos em suspensão e de fundo de rios e lagos. Atuo na docência e pesquisa em monitoramentos de parâmetros ambientais de qualidade das águas; na investigação de processos erosivos dos solos e perda de nutrientes em setores agricultáveis, na avaliação da biodisponibilidade de metais pesados e/ou elementos potencialmente tóxicos, na observação dos efeitos dos lançamentos de efluentes domésticos brutos em ecossistemas aquáticos, bem como no estabelecimento de inovações tecnológicas em sistemas de abastecimento de águas para consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Vendramini
Nome em citações bibliográficas
VENDRAMINI, D.;VENDRAMINI, DIEGO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura.
Avenida Centenário, 303
São Dimas
13400970 - Piracicaba, SP - Brasil
Telefone: (019) 34294770
Ramal: 4770


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Química na Agricultura e Ambiente.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, Brasil.
Título: Monitoramento Hidrogeoquímico do Rio Piracicaba: Aspectos Dinâmicos do Transporte de Material Dissolvido e Particulado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Jefferson Mortatti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: águas fluviais; bacias de drenagem; erosão química e mecânica; transporte fluvial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2009
Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aspectos Hidrogeoquímicos em uma Microbacia Reflorstada com Eucalyptus grandis no município de Angatuba - São Paulo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Helder de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: águas fluviais; bacias de drenagem; erosão química e mecânica; hidrogeoquímica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2005
Graduação em Engenharia Ambiental.
Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP-FUMEP, Brasil.
Título: Determinação espectofotométrica de ort-fosfato em amostras de água empregando sistemas de análises por injeção em fluxo.
Orientador: Elias Ayres Guidetti Zagatto.




Formação Complementar


2009 - 2009
Hidrogeoquímica de Bacias Fluviais. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 20


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


ENFERMAP Centro de Aprendizado Educacional LTDA., ETB - ENFERMAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .


Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário no Laboratório Isótopos Estáveis, na área de Hidrogeoquímica de bacias de drenagem.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio no Laboratório de Química Analítica "Henrique Bergamim Filho", no desenvolvimento de métodos de análises químicas em fluxo com detecção espectrofotométrica, com ênfase à exploração de aspectos cinéticos com aplicação agroindustrial e ambiental.

Atividades

02/2004 - 02/2006
Estágios , Centro Energia Nuclear na Agricultura, .

Estágio realizado
no Laboratório de Química Analítica "Henrique Bergamim Filho", no desenvolvimento de métodos de análises químicas em fluxo com detecção espectrofotométrica, com ênfase à exploração de aspectos cinéticos com aplicação agroindustrial e ambiental..


Linhas de pesquisa


1.
Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem
2.
Qualidade de águas
3.
Sistemas de Tratamento de Águas para Abastecimento


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Processos de Inovação Tecnológica Aplicados a Métodos Analíticos para Estudo de Espécies Poluentes Relacionadas a Atividades Petrolíferas
Descrição: A presente proposta de projeto está associada ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação tecnológica voltadas para a remediação de problemas em áreas sob influência de atividades petrolíferas. Tem sido observadas emissões de significativas quantidades de hidrocarbonetos e metais no ambiente, originados pelos derramamentos de óleos crus e/ou de derivados do petróleo. Trabalhos direcionados à busca de soluções através de biorremediação serão otimizados no âmbito deste projeto. Estudos anteriores demonstraram que a formação de agregados de óleo-mineral (OMA) auxilia na remoção natural do óleo derramado no meio ambiente, por favorecer o processo de dispersão da mancha. Os estudos a serem desenvolvidos neste projeto visam compreender como a formação de OMA favorece no combate de impactos ambientais causados pelo óleo em um ambiente, a exemplo da Baía de Todos os Santos. Para tanto, será necessário estudar, desenvolver e propor metodologias analíticas de separação e pré-concentração dos elementos químicos presentes no ambiente em baixas concentrações, como forma de estabelecer tecnologias apropriadas para regiões que sofrem influência da exploração e refino de petróleo. Além disso, pretende-se determinar os teores desses metais em amostras de sedimento, água, biota e óleo utilizando métodos analíticos altamente sensíveis, seletivos e rápidos. O estabelecimento dessas tecnologias apropriadas contribuirá para a determinação de metais tóxicos oriundos de atividades petrolíferas nestas distintas matrizes com maior eficácia. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão ser aplicados em diferentes áreas afetadas por problemáticas semelhantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Diego Vendramini - Coordenador / Olívia Maria Cordeiro de Oliveira - Integrante / KARINA SANTOS GARCIA - Integrante / Claudia Yolanda Reyes - Integrante / Antonio Fernando de Souza Queiroz - Integrante.
2011 - 2013
Hidrogeoquímica dos rios Capivari e Jundiaí, SP: aspectos da influência antrópica nas cargas dissolvidas e particuladas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helder de Oliveira em 25/02/2016.
Descrição: A presente proposta de pesquisa visa efetuar um monitoramento hidrogeoquímico fluvial detalhado próximo às nascentes e foz das bacias de drenagem dos rios Jundiaí e Capivari, São Paulo que permitirá caracterizar aspectos da influência antrópica nas cargas dissolvidas e particuladas transportadas fluvialmente e predominantes nas áreas das referidas bacias de drenagem de acordo com o protocolo metodológico já estabelecido em estudos correlatos na bacia do rio Tietê pela equipe de Hidrogeoquímica do CENA/USP. As bacias dos rios Jundiaí e Capivari, situadas em áreas de influencia da grande São Paulo e de Campinas possuem importância tanto nos aspectos sócio-econômicos quanto nos aspectos ecológicos da região. Devido ao crescimento desordenado que vem ocorrendo nessas regiões, os rios Jundiaí e Capivari tem recebido forte pressão antrópica e despejam suas águas no rio Tietê de importância histórica e econômica para São Paulo atravessa o estado ao longo de seus 1050 km. O estudo proposto será muito importante na área ambiental pois fornecerá dados científicos que colaboraram para estudos correlatos nas bacias adjacentes, e ainda poderão ser utilizados pelo Governo do Estado de São Paulo a adotar certas condutas para mitigar a recuperação das águas fluviais das bacias dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari cuja condenação foi feita pelo Ministério Público em novembro de 2010. Um estudo detalhado da distribuição de espécies químicas metálicas presentes nos sedimentos de fundo em perfis de profundidades será efetuado considerando-se os possíveis fatores de enriquecimento e classes de poluição, a partir das concentrações do fundo geoquímico natural que será de fundamental importância na identificação de problemas de poluição que vem ocorrendo face à degradação iminente que ocorre nessas bacias de drenagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Diego Vendramini - Integrante / Helder de Oliveira - Coordenador / Jefferson Mortatti - Integrante / Graziela Meneghel de Moraes - Integrante / Karina Baldo Gênova Campos - Integrante.
2010 - 2013
Monitoramento Hidrogeoquímico do Rio Piracicaba: Aspectos Dinâmicos do Material Dissolvido e Particulado

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson Mortatti em 29/02/2016.
Descrição: O rio Piracicaba, principal afluente da margem direita do rio Tietê, é também um dos mais importantes rios paulista e responsável pelo abastecimento da região metropolitana de Campinas e parte da grande São Paulo. Por este motivo, suas águas vêm sofrendo constantes intervenções em termos quantitativos e qualitativos nas últimas décadas, em função de intensas atividades agrícolas, urbanas e industriais. A avaliação dessas possíveis alterações a que estão sujeitos estes ecossistemas pode ser realizada com a utilização de diferentes metodologias, as quais se encontram associadas ao controle físico-químico das águas e ao transporte de material em suspensão em toda a bacia de drenagem. Neste sentido, o monitoramento das características hidrogeoquímicas do rio Piracicaba com base na avaliação da dinâmica do transporte fluvial das espécies químicas dissolvidas e particuladas, permitirá uma melhor avaliação dos processos erosivos mecânicos e químicos que ocorrem na bacia de drenagem, considerando-se principalmente as contribuições das classes de precipitação e aportes antrópicos, sendo possível estabelecer uma modelagem regional na bacia de drenagem, identificando os principais mecanismos que influenciam a erosão mecânica, bem como determinar valores de referência das concentrações das espécies químicas para o rio Piracicaba, possibilitando a reconstrução dos principais processos de alteração que vêm ocorrendo na bacia de drenagem. Tais aspectos permitirão um melhor entendimento do comportamento desse corpo d?água e, adicionalmente, poderão ser utilizados como subsídios para o planejamento e o manejo adequado da área de drenagem, face às pressões antrópicas a que está sujeita a bacia do rio Piracicaba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Diego Vendramini - Integrante / Jefferson Mortatti - Coordenador / DE OLIVEIRA, HELDER - Integrante.
2009 - 2011
Balanço da erosão na bacia do rio Sorocaba (SP): aspectos dinâmicos da hidrogeoquímica fluvial, processos e modelos de alteração de rochas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson Mortatti em 29/02/2016.
Descrição: O rio Sorocaba, principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, caracteriza-se como o principal manancial para a captação de água dos municípios presentes em sua bacia de drenagem, visando principalmente o abastecimento público de cerca de 1.000.000 de habitantes. Os principais poluentes que têm afetado a qualidade da água do rio Sorocaba são os esgotos domésticos e os efluentes industriais, onde cerca de 27,4 toneladas de oxigênio são consumidos diariamente. Aproximadamente 50% do esgoto produzido nos municípios ainda é despejado diretamente no rio Sorocaba, colocando em risco sua vida aquática. O levantamento das características hidrogeoquímicas da bacia de drenagem do rio Sorocaba permitirá, com base na dinâmica fluvial das espécies químicas dissolvidas e particuladas, uma avaliação dos processos erosivos mecânicos e químicos que ocorrem na bacia de drenagem, levando em consideração as influências das contribuições antrópicas e dos aportes atmosféricos totais na carga dissolvida do rio. Dessa forma será possível estabelecer o balanço de erosão na bacia de drenagem, identificando os principais mecanismos que influenciam a erosão mecânica, bem como os principais processos de alteração das rochas predominantes na área de estudo. Os aspectos hidrogeoquímicos a serem estudados permitirão um melhor entendimento da dinâmica desse corpo d'agua e, adicionalmente, poderão ser utilizados como subsídios para o planejamento e o manejo adequado da área de drenagem, face as pressões antrópicas a que está sujeita a bacia do rio Sorocaba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Diego Vendramini - Integrante / Helder de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Coordenador / Renato Alessandro Lopes - Integrante / Alexandre Martins Fernandes - Integrante / Graziela Meneghel de Moraes - Integrante.
2008 - 2010
Especiação de metais pesados em sedimentos de fundo ao longo do rio Tietê (SP): distribuição, origem e fatores de controle

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson Mortatti em 29/02/2016.
Descrição: Estudos anteriores sobre a dinâmica de metais pesados em sedimentos fluviais, tanto nos sedimentos em suspensão como nos sedimentos de fundo, tem mostrado a importância do conhecimento de suas origens, quer as de fundo natural como também as domésticas, agrícolas e industriais, que cercam o nosso meio. Tal avaliação, normalmente é realizada através do monitoramento dos principais poluentes metálicos nos sedimentos fluviais em relação ao fundo geoquímico natural somente para determinadas áreas de importância, sem um contexto espacial de distribuição ao longo da bacia de drenagem, não considerando o perfil de amostragem. O projeto em questão apresenta como proposta de pesquisa, um estudo detalhado sobre a especiação química dos principais metais pesados presentes nos sedimentos de fundo ao longo do rio Tietê (SP) considerando as distribuições desses metais nos perfis das amostragens, origem e os fatores de controle na fase sortiva sedimento/água, envolvendo os mecanismos de disponibilidade natural e antrópica. Um amostrador de sedimentos de fundo em perfil de profundidade será desenvolvido e adaptado para a utilização tanto em canais fluviais como em reservatórios. A especiação química de metais pesados nos sedimentos de fundo envolverá extração seqüencial seletiva, assim como o emprego da análise de sulfetos volatilizados por ataque ácido (AVS) nas distribuições das frações lábeis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Diego Vendramini - Integrante / Helder de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Coordenador / Renato Alessandro Lopes - Integrante / Alexandre Martins Fernandes - Integrante / Graziela Meneghel de Moraes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2009
Aspectos hidrogeoquímicos de uma microbacia reflorestada com Eucaliptus grandis no município de Angatuba ? São Paulo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helder de Oliveira em 25/02/2016.
Descrição: A presente proposta visa efetuar a caracterização hidrogeoquímica fluvial em uma microbacia de drenagem reflorestada com Eucalyptus grandis, com idade de sete anos, em duas situações distintas, antes e depois do corte raso, ou seja, retirada da biomassa florestal. Com isso, será possível avaliar os processos erosivos mecânicos e químicos, bem como o balanço de alteração de rochas, silicatos e carbonatos predominantes na área de estudo e obter informações mais precisas sobre a dinâmica que rege os processos erosivos e impactos causado pelo corte raso à carga fluvial. A reconstituição dos principais processos de alteração que ocorrem na microbacia de drenagem se dará por meio da dinâmica do material dissolvido e particulado transportados fluvialmente, considerando-se ainda o aporte de origem atmosférica e as flutuações hidroclimáticas locais em associação com o modelo geoquímico a ser utilizado. Tal modelo será baseado na estequiometria das dissoluções e hidrólise dos diferentes minerais constituintes das rochas, permitindo estimar a contribuição de CO2 atmosférico/solo durante os processos de intemperismo que ocorrem na área de estudo. O comportamento hidroquímico fluvial será avaliado por meio das relações vazão/concentração e suas curvas de diluição teórica, como também por diagramas ternários, os quais poderão evidenciar a qualidade mineral das águas em sua estação de amostragem. A caracterização química pluvial permitirá verificar a influência do aporte atmosférico total na carga dissolvida no ponto de amostragem e servirá como correção desse aporte no modelo geoquímico do balanço de alteração de rochas, sendo avaliadas a erosão química global e as taxas de alteração dos silicatos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Diego Vendramini - Integrante / Helder de Oliveira - Coordenador / Jefferson Mortatti - Integrante / Murilo Basso Nolasco - Integrante / Alexandre Martins Fernandes - Integrante / Graziela Meneghel de Moraes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: HIDROGEOQUÍMICA.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Qualidade Ambiental de Águas.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Processos Erosivos em Bacias de Drenagem.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Sistemas de Abastecimento de Águas para Consumo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio "Ademar Cervillini" de melhor trabalho da categoria Destaque Geral do 4º SCPG, CENA - USP.
2011
Prêmio "Ademar Cervillini" de melhor trabalho da categoria Doutorado do 4º SCPG, CENA - USP.
2007
Premiação como melhor pôster do XI Congresso Brasileiro de Gequímica, Sociedade Brasileira de Geoquímica - SBGq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Almeida, R. M.2015Almeida, R. M. ; VENDRAMINI, D. . Abastecimento de água em comunidade ribeirinha do submédio do rio São Franscisco ? o caso da Ilha do Rodeadouro (BA). Revista de Desenvolvimento Econômico (Impresso), v. 1, p. 492 - 522-522, 2015.

2.
Oliveira, H.2014Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; CAMPOS, K. B. G. . Caracterização físico-química da carga dissolvida dos rios Jundiaí e Capivari, São Paulo. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro), v. 28, p. 23-35, 2014.

3.
OLIVEIRA, Helder de2014OLIVEIRA, Helder de ; MORTATTI, Jefferson ; Moraes ; VENDRAMINI, D. ; CAMPOS, K. B. G. . Caracterização Hidrogeoquímica da Carga Dissolvida nas Bacias dos Rios Jundiaí e Capivari, São Paulo. Geociências (UNESP. Impresso), v. 33, p. 278, 2014.

4.
VENDRAMINI, D.2014VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Avaliação do comportamento dinâmico da carga dissolvida e particulada fluvial de uma microbacia reflorestada com eucaliptos. Revista Ambiente e Agua, v. 9, p. 499-525, 2014.

5.
VENDRAMINI, DIEGO2013 VENDRAMINI, DIEGO; BONASSI, JOSÉ AURÉLIO ; MORTATTI, JEFFERSON . Aspectos da influência antrópica na carga dissolvida do rio Piracicaba (SP). GEOLOGIA USP. SÉRIE CIENTÍFICA, v. 13, p. 99-112, 2013.

6.
MORTATTI, JEFFERSON2013MORTATTI, JEFFERSON ; DE OLIVEIRA, HELDER ; DE MORAES, GRAZIELA MENEGHEL ; VENDRAMINI, DIEGO ; FERNANDES, ALEXANDRE MARTINS . Distribution of heavy metals in the geochemical phases of sediments from the Tietê River, Brazil. CHEMICAL SPECIATION AND BIOAVAILABILITY, v. 25, p. 194-200, 2013.

7.
Mortatti, J.2012Mortatti, J. ; VENDRAMINI, D. ; Oliveira, H. . Avaliacao da poluicao domestica fluvial na zona urbana do municipio de Piracicaba, SP, Brasil. Revista Ambiente e Agua, v. 7, p. 110-119, 2012.

8.
Oliveira, H.2009Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Transporte de Espécies Químicas Dissolvidas em Águas Fluviais de uma Microbacia com Eucaliptos em Angatuba, São Paulo. GEOCIÊNCIAS (SÃO PAULO. ONLINE), v. 28, p. 79/1-89, 2009.

9.
VENDRAMINI, D.;VENDRAMINI, DIEGO2006 VENDRAMINI, D.; GRASSI, V. ; ZAGATTO, E. A. G. . Spectrophotometric flow-injection determination of copper and nickel in plant digests exploiting differential kinetic analysis and multi-site detection. ANALYTICA CHIMICA ACTA, v. 570, p. 124-128, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, J. F. ; VENDRAMINI, D. . Estudo do Uso do Coagulante Natural Moringa Oleifera LAM em uma ETA. In: 45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE, 2015, Poços de Caldas - MG. Anais do 45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE, 2015.

2.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Origin of Fine Suspended Sediments in Piracicaba River Basin (SP): Application of Isotopic Reference Parameters. In: 2011 International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011, Belo Horizonte - MG. Anais da Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2011.

3.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Nolasco, M. B. ; Probst, J. L. . Transporte de Material Dissolvido em uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. In: 1º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP, 2008, Piracicaba. Anais do 1º SCPG do CENA/USP, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VENDRAMINI, D.; MORAES, G. M. ; CAMPOS, K. B. G. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Aspectos do Comportamento Dinâmico da Carga Dissolvida Fluvial de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica e Simpósio Latino-Americano de Mapeamento Groquímico, 2013, Diamantina - MG. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013.

2.
Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; CAMPOS, K. B. G. ; BONASSI, J. A. . Avaliação de Parâmetros Físico-Químicos nas Águas do Rio Jundiaí, São Paulo. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica e Simpósio Latino-Americano de Mapeamento Geoquímico, 2013, Diamantina - MG. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013.

3.
CAMPOS, K. B. G. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. . Caracterização de Espécies Potencialmente Tóxicas nos Materiais Particulados em Suspensão na Bacia do Rio Jundiaí (SP). In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica e Simpósio Latino-Americano de Mapeamento Geoquímico, 2013, Diamantina - MG. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013.

4.
Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; CAMPOS, K. B. G. ; VENDRAMINI, D. ; Oliveira, H. . Extração Sequencial de Metais Pesados em Sedimentos de Fundo dos Principais Reservatórios ao Longo do Rio Tietê, São Paulo. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica e Simpósio Latino-Americano de Mapeamento Geoquímico, 2013, Diamentina - MG. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013.

5.
MORAES, G. M. ; CAMPOS, K. B. G. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. . Origem da Matéria Orgânica dos Sedimentos Finos em Suspensão dos Rios Capivari e Jundiaí (SP): Parâmetros de Referência. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica e Simpósio Latino-Americano de Mapeamento Geoquímico, 2013, Diamantina - MG. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013.

6.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. . Aspectos Hidrogeológicos das Bacias dos Rios Capivari e Jundiaí: Uso de Filtros Numéricos na Avaliação da Carga Subterrânea. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011, Gramado - RS. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011.

7.
Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Aspectos Geoquímicos do Fracionamento dos Metais Pesados em Solos Cultivados com Eucaliptos. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011, Gramado - RS. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011.

8.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. ; Oliveira, H. . Hidrogeoquímica do rio Piracicaba (SP): Cargas Dissolvidas e Particuladas. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011, Gramado - RS. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul, 2011.

9.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; VENDRAMINI, D. ; Nolasco, M. B. . Características dos Principais Metais Pesados em Solos de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. In: XII Congresso Brasileiro de Geoquímica e VIII International Symposium on Environmental Geochemistry, 2009, Ouro Preto. SBGq - Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2009.

10.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Nolasco, M. B. ; Lopes, R. A. ; Probst, J. L. . Aspectos da Hidroquímica Fluvial em uma Micorbacia Reflorestada com Eucaliptos por um Hidrograma de Cheia. In: XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2007, Atibaia - SP. XI Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, K. B. G. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. . Mobilidade Geoquímica das Principais Espécies Químicas nos Sedimentos em Suspensão das Bacias dos Rios Jundiaí e Capivari (SP). In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador - BA. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Geologia, 2014.

2.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. . Avaliação da Carga de Sedimentos Finos em Suspensão na Foz dos Rios Capivari e Jundiaí (SP). In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

3.
BONASSI, J. A. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. . Avaliação de Equipamentos de Campo em Pesquisas Hidrogeoquímicas: Amostradores de Águas, Sedimentos e Medidas de Vazão. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

4.
MORAES, G. M. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. . Balanço de ìons Majoritários nas Bacias dos Rios Capivari e Jundiaí: Efeitos Antrópicos e Sazonalidade. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

5.
Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Caracteriação dos Metais Pesados Presentes nos Sedimentos Finos em Suspensão Transportados pelo Rio Sorocaba - SP. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

6.
Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. ; MORAES, G. M. ; BONASSI, J. A. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Variabilidade Sazonal do Total de Sólidos Dissolvidos Transportados pelo Rio Sorocaba. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

7.
Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. . Elementos Potencialmente Tóxicos em Sedimentos de Fundo ao Longo do Rio Tietê: Distribuição em Fases Lábil e Residual. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

8.
VENDRAMINI, D.; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. ; MORAES, G. M. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Influência Antrópica dos Efluentes Brutos na Carga Dissolvida do Rio Piracicaba. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos - SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

9.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Nolasco, M. B. ; Mortatti, J. . Composição Química dos Sedimentos de Fundo de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos: Extração Sequencial de Metais. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2009, Fortaleza - CE. 32ª SBQ, 2009.

10.
Nolasco, M. B. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. ; Bendassolli, J. A. . Microbacia Reflorestada com Eucaliptos e Seu Efeito Sobre o Carbono Orgânico Dissolvido nas Águas Fluviais. In: 1º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2008, Piracicaba - SP. (CD-ROM) 1 SCPG CENA/USP, 2008.

11.
Nolasco, M. B. ; VENDRAMINI, D. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Bendassolli, J. A. . Aplicação do Método da Fusão Alcalina na Detrminação da Composição Química de Solos Florestais: Óxidos Principais e Elementos Traços. In: 13º Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 2007, Piracicaba - SP. (CD-ROM) Anais do 13 ECPG CENA/USP, 2007.

12.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Nolasco, M. B. . Hidroquímica Fluvial de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. In: 13º Encontro Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP, 2007, Piracicaba - SP. 13º ECPG do CENA/USP, 2007.

13.
VENDRAMINI, D.; Viviane Grassi ; ZAGATTO, E. A. G. . Determinação Cinética de Cu e Ni em Plantas Empregando Sistemas de Análises por Injeção em Fluxo com Multi-Localização do Detector. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. Anais da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
VENDRAMINI, DIEGO; DE OLIVEIRA, HELDER ; MORTATTI, JEFFERSON . Influence of Rainfall Recharge on Suspended Sediment Yields in the Piracicaba Drainage Basin in Southeastern Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF RIVER BASIN MANAGEMENT, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
VENDRAMINI, D.. Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem: Aspectos Dinâmicos das Cargas Dissolvidas e Particuladas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BEZERRA, J. F. ; VENDRAMINI, D. . Estudo do Uso do Coagulante Natural Moringa Oleifera LAM em uma ETA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAMPOS, K. B. G. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. . Mobilidade Geoquímica das Principais Espécies Químicas nos Sedimentos em Suspensão das Bacias dos Rios Junidaí e Capivari (SP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VENDRAMINI, D.. Aspectos do Comportamento Dinâmico do Transporte de Material Dissolvido e Particulado em Sistemas Fluviais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VENDRAMINI, D.. I Workshop do LEPETRO e I Workshop do POSPETRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VENDRAMINI, D.; MORAES, G. M. ; CAMPOS, K. B. G. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Aspectos do Comportamento Dinâmico da Carga Dissolvida Fluvial de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAES, G. M. ; Mortatti, J. ; CAMPOS, K. B. G. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. . Origem da matéria orgânica dos sedimentos finos em suspensão dos rios Capivari e Jundiaí (SP): parâmetros de referência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; CAMPOS, K. B. G. ; VENDRAMINI, D. ; Oliveira, H. . Extração sequencial de metais pesados em sedimentos de fundo dos principais reservatórios ao longo do rio Tietê, São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CAMPOS, K. B. G. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. . Caracterização de espécies potencialmente tóxicas nos materiais particulados em suspensão na bacia do rio Jundiaí (SP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; CAMPOS, K. B. G. ; BONASSI, JOSÉ AURÉLIO . Avaliação de parâmetros físico-químicos nas águas do rio Jundiaí, São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MORAES, G. M. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. . Balanço dos Íons Maiores nas Bacias dos Rios Capivari e Jundiaí: Efeitos Antrópicos e Sazonalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. ; MORAES, G. M. ; BONASSI, J. A. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Variabilidade Sazonal do Total de Sólidos Dissolvidos Transportados pelo Rio Sorocaba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BONASSI, J. A. ; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. . Avaliação de Equipamentos de Campo em Pesquisas Hidrogeoquímicas: Amostradores de Águas, Sedimentos e Medidas de Vazão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. . Avaliação da Carga de Sedimentos Finos em Suspensão na Foz dos Rios Capivari e Jundiaí (SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Caracterização dos Metais Pesados Presentes nos Sedimentos Finos em Suspensão Transportados pelo Rio Sorocaba - SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
VENDRAMINI, D.; Fernandes, A. M. ; BONASSI, J. A. ; MORAES, G. M. ; Oliveira, H. ; Mortatti, J. . Influência Antrópica dos Efluentes Brutos na Carga Dissolvida do Rio Piracicaba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. ; Oliveira, H. . Hidrogeoquímica do Rio Piracicaba (SP): Cargas Dissolvidas e Particuladas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; MORAES, G. M. ; VENDRAMINI, D. ; Fernandes, A. M. . Elementos Potencialmente Tóxicos em Sedimentos de Fundo ao Longo do Rio Tietê: Distribuição em Fases Lábil e Residual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Origin of Fine Suspended Sediments in Piracicaba River Basin (SP): Application of Isotopic Reference Parameters. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Oliveira, H. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Aspectos Geoquímicos do Fracionamento de Metais Pesados em Solos Cultivados com Eucaliptos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Fernandes, A. M. ; Nolasco, M. B. ; VENDRAMINI, D. ; Mortatti, J. . Caracterização da Erosão Mecânica na Bacia do Rio Sorocaba, SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. ; Oliveira, H. ; Fernandes, A. M. ; MORAES, G. M. . Aspectos Dinâmicos do Sedimento Fino em Suspensão na Bacia do Rio Piracicaba (SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
MORAES, G. M. ; Mortatti, J. ; Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. . Fatores de Enriquecimento de Metais Pesados nos Sedimentos da Bacia do Alto Rio Tietê. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; MORAES, G. M. ; Fernandes, A. M. ; VENDRAMINI, D. . Aspectos Hidrogeológicos das Bacias dos Rios Capivari e Jundiaí: Uso de Filtros Numéricos na Avaliação da Carga Subterrânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Nolasco, M. B. ; Mortatti, J. . Composição Química dos Sedimentos de Fundo de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos: Extração Sequencial de Metais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; VENDRAMINI, D. ; Nolasco, M. B. . Características dos Principais Metais Pesados em Solos de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VENDRAMINI, DIEGO. Dinâmica dos Isótopos Estáveis de Carbono e Nitrogênio em Sistemas Florestais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Nolasco, M. B. ; Probst, J. L. . Transporte de Material Dissolvido em uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
VENDRAMINI, D.; Oliveira, H. ; Mortatti, J. ; Nolasco, M. B. ; Lopes, R. A. ; Probst, J. L. . Aspectos da Hidroquímica Fluvial em uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
VENDRAMINI, D.; GRASSI, V. ; ZAGATTO, E. A. G. . Determinação cinética de Cu e Ni em plantas empregando sistemas de análises por injeção em fluxo com multi-localização do detector. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
VENDRAMINI, D.. Crise Abiental - Escassez da Água. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Pesquisa mostra influência de ocupações agrícolas e urbanas no rio Piracicaba. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Pesquisa detecta má qualidade da água. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VENDRAMINI, D.. Modelagem Hidroambiental Aplicada para Avaliação da Qualidade das Águas em Bacias Hidrográficas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VENDRAMINI, D.. Ações antrópicas atuantes no processo de degradação da qualidade das águas das bacias hidrográficas. 2016. .

3.
VENDRAMINI, DIEGO. Hidrogeoquímica Fluvial. 2012. .

4.
VENDRAMINI, D.. Hidrogeoquímica Fluvial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Monitoramento Hidrogeoquímico do rio Piracicaba: Aspectos Dinâmicos do Transporte de Material Dissolvido e Particulado. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CELINO, J. J.; CHINALIA, F. A.; CAMPOS, G. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Wilma Brandão de Andrade. Isolamento e Identificação de Cepas Degradadoras de Hidrocarbonetos Aromáticos Leves. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Olívia Maria Cordeiro de Oliveira; QUEIROZ, A. F. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Eillen Rocío Niño Zambrano. Estudos Geoquímicos Correlacionados aos Eventos de Transgressão Marinha da Formação Pimenteiras na Borda Oeste da Bacia do Parnaíba através de Biomarcadores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAES, C. S. B.; VENDRAMINI, D.; REGINATO, J. B.. Participação em banca de Natália Russo dos Reis. Projeto de Implantação da ABNT NBR ISO 14001:2004 na Siemens Industry Software e seus Benefícios. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

2.
MORAES, C. S. B.; VENDRAMINI, D.; REGINATO, J. B.. Participação em banca de Natália Gonçalves de Lima. A Importância do Planejamento e Gestão Ambiental no Turismo para a Sustentabilidade: Caso do Parque Nacional da Tijuca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

3.
MORAES, C. S. B.; VENDRAMINI, D.; REGINATO, J. B.. Participação em banca de Mariane Parra Granzina Coutinho. Uso dos Instrumentos de Gestão Ambiental da Série ISO 14000 na Indústria Automobilística. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

4.
MORAES, C. S. B.; VENDRAMINI, D.; REGINATO, J. B.. Participação em banca de Eduardo Dalla Costa. Certificação Ambiental na Construção Civil: Uma Análise Comparativa das Metodologias LEDD - Leadership in Energy and Environmental Design e AQUA - Alta Qualidade Ambiental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

5.
MORETTO, E. M.; VENDRAMINI, D.; REGINATO, J. B.. Participação em banca de Lina Ikejiri. Deficiências e desafios atuais da avaliação de impacto ambiental de empreendimentos hidrelétricos no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VENDRAMINI, D.; MOREIRA, I. T. A.; MACIEL, L. C.. Participação em banca de Taís de Souza Pereira.Biodisponibilidade de metais no estuário do rio Paraguaçú, baía de Todos os Santos, Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MOREIRA, I. T. A.; MIRANDA, L. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Catarina Martins Rosa.Análise do Índice de Perdas na Unidades Metropolitanas de Salvador e a Relação com o Índice de Hidrometração. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador.

3.
MOREIRA, I. T. A.; MOREIRA, L. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Vivianne Fernandes dos Santos.Avaliação da Distribuição Espacial e Sazonal de Metais Dissolvidos das Águas Superficiais do Rio Paraguaçú (BA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador.

4.
MOREIRA, I. T. A.; MIRANDA, L. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Verônica da Costa Sousa.Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração de Cobre na Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador.

5.
MOREIRA, I. T. A.; MIRANDA, L. S.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Diego Augusto Castro Silva.Desenvolvimento de um Protótipo para Tratamento de Água Aproveitada da Chuva Através do Processo de Filtração Lenta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador.

6.
MOREIRA, I. T. A.; PAIM, C.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Tatiane Gonçalves Limaverde de Almeida Sant'Anna.Investigação da Qualidade dos Recursos Hídricos Superficiais do Rio Paraguaçú, Baía de Todos os Santos, Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador.

7.
Antoniassi, Alcindo; Mortatti, J.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Graziela Meneghel de Moraes.Avaliação da Biodisponibilidade de Metais em Sedimentos de Fundodo Rio Tietê: Razão SEM/AVS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

8.
Antoniassi, Alcindo; Oliveira, H.; VENDRAMINI, D.. Participação em banca de Murilo Basso Nolasco.Transporte de Material Particulado em Suspensão na Microbacia do Córrego Entre Rios, Angatuba - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
45ª Assembleia Nacional da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamenti. Estudo do Uso do Coagulante Natural Moringa Oleifera LAM em uma ETA.. 2015. (Congresso).

2.
47º Congresso Brasileiro de Geologia. Mobilidade Geoquímica das Principais Espécies Químicas nos Sedimentos em Suspensão das Bacias dos Rios Junidaí e Capivari (SP). 2014. (Congresso).

3.
I Workshop do LEPETRO e I Workshop do POSPETRO.I Workshop do LEPETRO e I Workshop do POSPETRO. 2014. (Outra).

4.
VI Workshop da Rede Recupetro. 2013. (Outra).

5.
46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Influência Antrópica dos Efluentes Brutos na Carga Dissolvida do Rio Piracicaba. 2012. (Congresso).

6.
5º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP. 2012. (Simpósio).

7.
4º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP.Aspectos Dinâmicos do Sedimentop Fino em Suspensão na Bacia do Rio Piracicaba (SP). 2011. (Simpósio).

8.
XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul. Hidrogeoquímica do Rio Piracicaba (SP): Cargas Dissolvidas e Particuladas. 2011. (Congresso).

9.
18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. 2010. (Simpósio).

10.
III Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP. 2010. (Simpósio).

11.
2º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP. 2009. (Simpósio).

12.
32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. Composição Química dos Sedimentos de Fundo de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos: Extração Sequencial Seletiva. 2009. (Congresso).

13.
XII Congresso Brasileiro de Geoquímica e VIII International Symposium on Environmental Geochemistry. Características dos Principais Metais Pesados em Solos de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2009. (Congresso).

14.
1º Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP.Transporte de Material Dissolvido em uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2008. (Simpósio).

15.
13º Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP.Aplicação do Método da Fusão Alcalina na Determinação da Composição Química de Solos Florestais: Óxidos Principais e Elementos Traços. 2007. (Encontro).

16.
XI Congresso Brasileiro de Geoquímica. Aspectos da Hidroquímica Fluvial de uma Microbacia Reflorestada com Eucaliptos. 2007. (Congresso).

17.
28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. Determinação Cinética de Cu e Ni em plantas empregando sistemas de análises por injeção em fluxo com multi-localização do detector.. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENDRAMINI, D.. I Workshop do LEPETRO e I Workshop do POSPETRO. 2014. (Outro).

2.
Almeida, G. P. D. ; Fernandes, A. M. ; Kamiya, A. C. ; Litholdo Júnior, C. G. ; Silva, D. H. ; Arthur, R. C. J. ; Leal, R. M. P. ; VENDRAMINI, D. ; Mastrangelo, T. A. ; Almeida, R. S. . I Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Matheus Melo Soares da Silva. Processos Erosivos Mecânicos em Bacias Hidrográficas de Diferentes Magnitudes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador. Orientador: Diego Vendramini.

2.
Raissa da Matta Almeida. Abastecimento de Água em Comunidade Ribeirinha do Submédio São Francisco - O Caso da Ilha do Rodeadouro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador. Orientador: Diego Vendramini.

3.
Juliana Furtado Bezerra. Estudo do uso de coagulante natural em Estação de Tratamento de Água da EMBASA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Salvador. Orientador: Diego Vendramini.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENDRAMINI, D.. Crise Abiental - Escassez da Água. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VENDRAMINI, DIEGO. Dinâmica dos Isótopos Estáveis de Carbono e Nitrogênio em Sistemas Florestais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VENDRAMINI, D.. I Workshop do LEPETRO e I Workshop do POSPETRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VENDRAMINI, D.. Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem: Aspectos Dinâmicos das Cargas Dissolvidas e Particuladas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VENDRAMINI, DIEGO. Hidrogeoquímica Fluvial. 2012. .

2.
VENDRAMINI, D.. Ações antrópicas atuantes no processo de degradação da qualidade das águas das bacias hidrográficas. 2016. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENDRAMINI, D.; Mortatti, J. . Pesquisa mostra influência de ocupações agrícolas e urbanas no rio Piracicaba. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 7:55:45