Ricieri Carlini Zorzal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3267683322470733
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2009). Recentemente, concluiu pesquisa pós-doutoral na Martin-Luther-Universität Halle/Wittenberg, na Alemanha, e tem publicado em importantes periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Maranhão, onde tem atividades no curso de graduação em Música-Licenciatura e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (linha de pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricieri Carlini Zorzal
Nome em citações bibliográficas
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes.
Av. dos Portugueses, s/n, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes
Bacanga
65085-580 - Sao Luis, MA - Brasil
Telefone: (98) 21098323
URL da Homepage: http://www.ufma.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Católica Portuguesa (Orientador: Daniela da Costa Coimbra).
Título: Explorando master-classes de violão: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: performance musical; estratégias de ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2004 - 2005
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico interpretativas,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mário Enrique Ulloa Peñaranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: estilo; Radamés Gnattali; performance; violão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2003
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Recital de Formatura.
Orientador: Fernando Araújo de Paula.
1998 interrompida
Graduação interrompida em 2000 em Engenharia Civil.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Ano de interrupção: 2000
1993 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg, UNI/Halle, Alemanha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, FAPEMA, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, PGCult - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

03/2014 - Atual
Ensino, Cultura e Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Discurso, Estética e Representação
Orientação
02/2007 - Atual
Ensino, Música Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de conjunto
Harmonia Tradicional
Violão Complementar
05/2012 - 04/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Expressões e processos socioculturais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma análise comparativa sobre estratégias de ensino de instrumento musical em masterclasses que ocorrem em festivais de música no Brasil e no exterior
Descrição: Propomos, nesta pesquisa, um mapeamento das estratégias de ensino de instrumento musical empregadas em masterclasses de violão que ocorrem em festivais de música, tanto no Brasil quanto no exterior. Para tanto, desenhamos um estudo multicasos, observacional e não participativo, para responder às seguintes questões: quais são e como são empregadas as estratégias de ensino de instrumento musical em masterclasses de violão? Há diferenças metodológicas nas estratégias de ensino de instrumento musical utilizadas em masterclasses ocorridas no Brasil e no exterior? Já coletamos dados em oito festivais de música ocorridos no Brasil, com financiamento da FAPEMA e CNPq, e o plano de atividades a ser desenvolvido no exterior prevê duas pesquisas de campo em festivais de música na Europa. Com suporte teórico-analítico do grupo de pesquisa Mechanisms of Elite in the German Educational System, da Universidade Martin Luther Universität Halle-Wittenberg, pretendemos um aprofundamento pedagógico na discussão empreendida sob um olhar da Educação Musical sobre os dados coletados. Portanto, esse projeto está intimamente ligado às expressões e aos processos socioculturais e educacionais envolvidos nas master classes e trabalha sob um viés interdisciplinar em sua gênese, o que o torna parte integrante da Linha de Pesquisa 1 do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). Esperamos que os resultados deste estudo contribuam tanto com a sistematização e organização das estratégias de ensino de violão a partir da performance dos alunos, quanto com a elaboração de um modelo teórico que oriente o estudo da masterclass como formato de ensino de instrumento musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ricieri Carlini Zorzal - Coordenador / Daniel Lemos Cerqueira - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Larissa Lacerda Menendez - Integrante / José Ribamar Ferreira Júnior - Integrante / Fernanda Areias de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2014 - 2017
Lei nº 11.769/2008: plano de ações para a inserção da música em escolas públicas de ensino médio no Maranhão
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo elaborar um plano de ações para a inserção efetiva da música em escolas de ensino médio da rede Estadual de Educação do Maranhão, atendendo às exigências da Lei nº 11.769/2008, com base em experiências de sucesso ocorridas no Brasil, na Europa e na América do Norte, mas que valorize as características específicas do contexto local. Participarão desse estudo alunos de 10 escolas estaduais de ensino médio localizadas na cidade de São Luís, abarcando um total estimado de 900 a 1200 alunos. Os instrumento de coleta de dados utilizados serão pesquisa documental, questionários, entrevistas e formulários, onde serão empregados os softwares NVivo para realização da análise de conteúdo (qualitativo) e SPSS para análise estatística (quantitativo). Como resultado, espera-se conseguir uma sistematização e organização das ações na área da metodologia do ensino de música nas escolas da rede pública do Estado do Maranhão, bem como promover atividades de vivências musicais extracurriculares a partir da formação de grupos musicais (bandas, coro, etc.), coordenando propostas que de fato atendam aos anseios da área de Música, assim como às exigências da Lei nº 11.769/2008. Outrossim, vislumbra-se que sejam concretizados convênios internacionais entre as instituições participantes com vistas a favorecer o intercâmbio entre alunos e professores brasileiros e estrangeiros, incentivando o desenvolvimento de pesquisas científicas, bem como enriquecendo a formação profissional dos envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ricieri Carlini Zorzal - Integrante / João Fortunato Soares de Quadros Júnior - Coordenador / Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho - Integrante / Oswaldo Lorenzo Quiles - Integrante / Lucía Herrera Torres - Integrante / Beatriz Senoi Ilari - Integrante / Susan Helfter - Integrante / Fernanda Silva da Costa - Integrante / Allan Oliveira Coelho - Integrante / Francilourdes Carvalho Pinto - Integrante / Inaldo Mendes de Mattos Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Uma abordagem da espacialidade no contexto interdisciplinar: perspectivas e diálogos entre as artes, a filosofia e a geografia. SEGUNDA ETAPA
Descrição: SEGUNDA ETAPA: Objetiva-se o estudo da espacialidade, revigorada na contemporaneidade, no âmbito das ciências humanas e sociais, sob a perspectiva interdisciplinar, à luz do diálogo entre as áreas do saber, como as artes, a filosofia, a geografia e a literatura. A partir dos pressupostos da geografia humanista cultural, de base fenomenológica-existencial, pretende-se a análise da produção artística dos séculos XVIII, XIX e XX no Brasil, Portugal, França e Suíça.O presente projeto de pesquisa contará com a participação de professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, de modo a promover uma investigação em que estejam implicadas tanto as questões de cunho filosófico, como artístico- literário, no tocante ao fenômeno do espaço. Servirão de mote para semelhantes reflexões os conceitos de harmonia, tempo, espaço, lugar, paisagem, território, criatividade e turismo, alicerçados nos trabalhos desenvolvidos por Arnold Schoenberg, Mário de Andrade,Jean-Jacques Rousseau, Dennis Diderot, Friedrich Nietzsche, Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Lívia de Oliveira e Eduardo Marandola Jr., Eduardo Yazigi, John Hartley, Richard Florida, Mário Beni, Ana Carla Fonseca e nos postulados filosóficos de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Marleau-Ponty e Gaston Bachelard. A presente proposta é uma continuidade das ações desenvolvidas pelo PGCult , financiado pela FAPEMA no ano de 2014. Estamos ampliando o raio de ação já desenvolvido, objetivando assim o fortalecimento do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade PGCULT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Ricieri Carlini Zorzal - Coordenador / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / José de Ribamar Ferreira Jùnior - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2012 - 2016
Um estudo multicasos sobre estratégias de ensino de instrumento musical em masterclasses.
Descrição: A master-class é um importante formato de ensino de instrumento musical para o desenvolvimento das habilidades do estudante de música. Dessa forma, torna-se necessário entender quais são e como são empregadas as estratégias de ensino nesse formato, visto que a master-class diferencia-se substancialmente de uma aula tutorial convencional. Assim, definimos como metas para esta pesquisa os seguintes objetivos: Identificar as estratégias utilizadas no ensino de instrumento musical; Desenvolver um modelo de análise para investigação das master-classes; Mapear as relações de tempo estabelecidas em master-classes; Relacionar as estratégias de ensino adotadas pelo intérprete-professor aos domínios do desenvolvimento musical do aluno. Para tanto, desenhamos um processo analítico quali-quantitativo com pesquisa de campo em vários festivais de música pelo Brasil. Para a coleta de dados utilizaremos roteiros de entrevistas aos professores e alunos envolvidos e gravações em áudio e vídeo das master-classes realizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ricieri Carlini Zorzal - Coordenador / Daniel Lemos Cerqueira - Integrante / Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
IV Semana Acadêmica do PGCult: A pesquisa Interdisciplinar em perspectiva
Descrição: A IV Semana Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação ? (Mestrado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (PGCult), desde sua primeira edição, tem o objetivo de fomentar discussões e debates em torno da interdisciplinaridade no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, com vistas à produção do conhecimento e de práticas fundamentadas na interlocução entre as diferentes áreas do saber. Sendo esta a sua quarta edição, confirma-se o PGCult como um programa atuante e agregador, vez que a temática da interdisciplinaridade permite a inserção das mais variadas áreas do conhecimento. O evento é aguardado tanto pelos discentes e docentes do PGcult como por toda a comunidade acadêmica, como forma não apenas de socializar o conhecimento, mas principalmente de permitir o intercâmbio de pesquisas, aprendizados, práticas e teorias. Justifica-se, assim, o evento em função do estabelecimento e fortalecimento do diálogo interdisciplinar e da cooperação e intercâmbio intelectual entre professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da instituição e de outras IES, ao tempo em que pretende firmar-se no calendário permanente de eventos científicos da UFMA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (30) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (25) .
Integrantes: Ricieri Carlini Zorzal - Coordenador / Thelma Helena Costa Chahini - Integrante / Luciano da Silva Façanha - Integrante / Márcia Manir Miguel Feitosa - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / José de Ribamar Ferreira Jùnior - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / João Batista Bottentuit Junior - Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho - Integrante / Monica Teresa Costa Sousa - Integrante / Sandra Maria Nascimento - Integrante / Edmilson Menezes Santos - Integrante / Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - Integrante / Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - Integrante / Régia Agostinho da Silva - Integrante / Larissa Lacerda Menendez - Integrante / Jean Carlos da Silva Monteiro - Integrante / Perla Maria Berwanger - Integrante / Eduardo Marandola Júnior - Integrante / Rebecca Lemos Igreja - Integrante / José Alcides Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - II SIICS
Descrição: O II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (I SIICS) da Universidade Federal do Maranhão e FAPEMA, ocorrerá de 9 a 10 de outubro de 2017 e pretende abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente acerca da Interdisciplinaridade e suas implicações relacionadas às ciências humanas e sociais, à tecnologia e a inovação na perspectiva em que insira a Universidade Federal do Maranhão no debate nacional e Internacional. O I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade SIICS realiza sua primeira edição entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2015, em São Luís - MA. Em 2013 ocorreu uma primeira edição em caráter nacional, versando sobre a temática: Rumos da pesquisa interdisciplinar. No SIICS tem sido evidenciado um importante diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura e da sociedade, o que acabou apontando novas possibilidades para o II Simpósio em caráter Internacional. Nesta edição, o Simpósio objetiva ampliar os espaços do conhecimento por meio de debates e exposições a partir da multidisciplinaridade entre os estudiosos da área de Cultura e Sociedade. O II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCult), da Universidade Federal do Maranhão UFMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Cineclube PGCult
Descrição: O Cineclube PGCult é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a interdisciplinaridade que caracteriza o Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Para tanto os filmes selecionados serão seguidos de debates mesclando professores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Esses debates estão dirigidos aos professores e alunos do PGCult, mas também abertos a toda comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - 2014
Periódico: Ciências Humanas em Revista (UFMA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical/Especialidade: Ensino da performance.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2017ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3.ª edição: resenha dos capítulos 1 a 5 Ricieri Carlini Zorzal. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 23, p. 300-313, 2017.

2.
ZORZAL, RICIERI CARLINI2017 ZORZAL, RICIERI CARLINI; QUILES, O. L. . Teacher-student physical contact as an approach for teaching guitar in the master class context. Psychology of Music, v. 46, p. 030573561773715, 2017.

3.
OLIVEIRA, W. A.2017OLIVEIRA, W. A. ; ZORZAL, R. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 3, p. 53-64, 2017.

4.
ZORZAL, RICIERI CARLINI2017ZORZAL, RICIERI CARLINI; FERREIRA, ANA NEUZA ARAÚJO . Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 43, 2017.

5.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2016ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3a edição: resenha dos capítulos 10 a 13. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 373-386, 2016.

6.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2016ZORZAL, R. C.; FERREIRA, A. N. A. . O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 155-189, 2016.

7.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2016ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3ª edição: resenha dos capítulos 06 a 09. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 581-595, 2016.

8.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2016ZORZAL, R. C.. Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado. Per Musi (UFMG), v. 34, p. 62-88, 2016.

9.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2015ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3a edição: resenha dos quatro capítulos finais. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 21, p. 231-242, 2015.

10.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2015ZORZAL, R. C.. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 21, p. 83-110, 2015.

11.
CERQUEIRA, D. L.2012CERQUEIRA, D. L. ; ZORZAL, R. C. ; AVILA, G. A. . Considerações sobre a aprendizagem da performance musical. Per Musi (UFMG), p. 94-109, 2012.

12.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2012ZORZAL, R. C.. Uma breve discussão sobre talento musical. Música Hodie, v. 12, p. 200-209, 2012.

13.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2011ZORZAL, R. C.. REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL.. Cadernos de Pesquisa - Universidade Federal do Maranhão, v. 18, p. 73-77, 2011.

14.
ZORZAL, R. C.;ZORZAL, RICIERI CARLINI2007ZORZAL, R. C.. Referências estilísticas no Estudo V para violão de Radamés Gnattali: a imitação como fonte de novidade. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 99-108, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZORZAL, R. C.; TOURINHO, A. C. G. S. (Org.) . Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da Performance Musical. 1. ed. São Luís: Edufma, 2014. v. 1. 250p .

2.
ZORZAL, R. C.. Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas. São Luís: EDUFMA, 2009. v. 1. 94p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZORZAL, R. C.; FIGUEIREDO, E. A. F. ; AVILA, G. A. . Ensino de instrumento musical na licenciatura em música: contextualização e relatos de experiência no nordeste brasileiro. In: Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari. (Org.). Música, educação e cultura: tessituras e tecituras no nordeste brasileiro. 1ªed.Teresina: Faccamp, 2016, v. , p. 28-59.

2.
ZORZAL, R. C.. Estratégias para o ensino de instrumento musical. In: Ricieri Carlini Zorzal; Cristina Tourinho. (Org.). Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da Performance Musical. 1ed.São Luís: Edufma, 2014, v. 1, p. 11-37.

3.
HARDER, R. ; ZORZAL, R. C. . Nos Passos de Anchieta: Caminhada pela História da Educação Musical no Espírito Santo. In: Alda Oliveira; Regina Cajazeira. (Org.). Educação Musical no Brasil. 1ªed.Salvador: P&A, 2007, v. , p. 148-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZORZAL, R. C.. Uma análise crítica sobre pesquisas em coordenação e movimento na performance musical. In: IX Encontro Regional Sudeste da Abem, 2014, Vitória. Anais do IX Encontro Regional Sudeste da Abem, 2014.

2.
ZORZAL, R. C.. Um levantamento preliminar sobre o perfil dos estudantes de violão que participam como executantes em masterclasses.. In: XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2012, Fortaleza. Anais do XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical. Fortaleza, 2012.

3.
CERQUEIRA, D. L. ; ZORZAL, R. C. ; AVILA, G. A. . Music Performance Learning Model. In: International Symposium on Performance Science, 2011, Toronto. Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2011. Utrecht: European Association of Conservatoires (AEC), 2011.

4.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L. ; AVILA, G. A. . Investigating time relations in musical instrument?s masterclasses. In: International Symposium on Performance Science, 2011, Toronto. Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2011. Utrecht: European Association of Conservatoires (AEC), 2011.

5.
ZORZAL, R. C.. Repensando a estrutura sobre a história do ensino de música no Brasil. In: XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Goiânia. XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiânia: UFG, 2010.

6.
BRITO, M. P. ; QUADROS JUNIOR, J. F. S. ; ZORZAL, R. C. . Expressividade e preferência: um estudo sobre performances com estudantes de licenciatura em música da FAMES. In: 9º SEMPEM, 2009, Goiânia. Anais do 9º SEMPEM. Goiânia: Editora da UFG, 2009. v. 3. p. 48-51.

7.
ZORZAL, R. C.. Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão. In: International Symposium on Cognition and Musical Arts (SIMCAM), 2007, Salvador. Proceedings of the 3rd Symposium on Cognitionand Musical Arts-International. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 384-389.

8.
AVILA, G. A. ; ZORZAL, R. C. . Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: variação agógica e textura musical. In: XVII Congresso Brasileiro da ANPPOM, 2007, São Paulo. XVII Congresso da ANPPOM. Programa de Pós-Graduação em Música. Instituto de Artes da UNESP. Departamento de Artes., 2007.

9.
ZORZAL, R. C.. Uma proposta de estudo sobre as estratégias de ensino em master-class de violão. In: XVI Encontro anual da ABEM e Congresso regional da ISME na América Latina, 2007, Campo Grande - MS. Educação Musical na América Latina: concepções, funções e ações. Campo Grande: Editora UFMS, 2007.

10.
ZORZAL, R. C.. Uma aproximação matemática para variações de agógica em frases: Furtwängler e os scherzos de Beethoven. In: SIMPEMUS 3 - Simpósio de Pesquisa em Música, 2006, Curitiba. Anais da terceira edição do SIMPEMUS. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da UFPR, 2006. p. 118-121.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZORZAL, R. C.. Teacher-student physical contact as a teaching strategy for musical instruments. In: International Symposium on Performance Science, 2017, Reykjavík Iceland. Abstracts of the International Symposium on Performance Science 2017. Reykjavík: Iceland Academy of the Arts, 2017. p. 197-198.

2.
ZORZAL, R. C.. Analyzing musical teaching strategies: An observational study in acoustic guitar master-classes. In: International Symposium on Performance Science, 2015, Kyoto. Abstracts of the International Symposium on Performance Science. Kyoto: Ryukoku University, 2015. p. 61-62.

3.
ZORZAL, R. C.. Brazilian acoustic guitar students in masterclasses: A profile preliminary study. In: International Symposium on Performance Science, 2015, Kyoto. Abstracts of the International Symposium on Performance Science. Kyoto: Ryokoku University, 2015. p. 122-123.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AVILA, G. A. ; ZORZAL, R. C. . Appassionata for guitar of Ronaldo Miranda: relationship between timing variation and musical texture. In: International Symposium on Performance Science, 2007, Porto. Proceedings of the International Symposium on Performance Science. Utrecht: Académies de Musique et Musikhochschulen, 2007. p. 47-48.

Artigos aceitos para publicação
1.
ZORZAL, RICIERI CARLINI. Emotion-related Words and Emotional Analogies as Teaching Strategies for Expressivity. Research Studies in Music Education (Online), 2018.

2.
ZORZAL, RICIERI CARLINI. Mapeando master classes em instrumento musical: um olhar quantitativo sobre as relações entre professor, aluno e performance nesse formato de ensino. MÚSICA HODIE, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ZORZAL, R. C.. Pesquisa em Música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZORZAL, R. C.. Investigando as relações de tempo em masterclasses de violão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZORZAL, R. C.. Repensando a estrutura sobre a história do ensino de música no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZORZAL, R. C.. Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ZORZAL, R. C.. Uma proposta de estudo sobre as estratégias de ensino em master-class de violão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AVILA, G. A. ; ZORZAL, R. C. . Appassionata for guitar of Ronaldo Miranda: relationship between timing variation and musical texture. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A. . Appassionata para violão de Ronaldo Miranda: variação agógica e textura musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ZORZAL, R. C.. Uma aproximação matemática para variações de agógica em frases: Furtwängler e os scherzos de Beethoven. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ZORZAL, R. C.. Uma aproximação matemática para variações de agógica em frases: Furtwängler e os scherzos de Beethoven. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ZORZAL, R. C.. Referências estilísticas nos Dez Estudos para violão de Radamés Gnattali. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ZORZAL, R. C.. Prefácio. São Luís, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 21/2014 MÚSICA. 2018.

2.
ZORZAL, R. C.. Edital 03/2016 - Demanda Espontânea. Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal. 2016.

3.
ZORZAL, R. C.. Parecerista ad hoc do periódico científico OPUS, Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2016.

4.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 05/2015 UTN. 2015.

5.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 04/2015 MÚSICA PARA TODOS. 2015.

6.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 03/2014 AREC - 2º SEMESTRE. 2014.

7.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 02/2014 LITERATURA. 2014.

8.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA N. 027/2013 - ADOC. 2013.

9.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 014/2013 PRÊMIO DESENVOLVIMENTO HUMANO - DH. 2013.

10.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 001/2013 UNIVERSAL. 2013.

11.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA Nº 039/2012 PROCIÊNCIA. 2012.

12.
ZORZAL, R. C.. EDITAL FAPEMA N. 013/2011 - PMC. 2011.


Produção artística/cultural
Música
1.
ZORZAL, R. C.. V Semana do Violão da Escola de Música do Estado do Maranhão. 2008. Interpretação.

2.
ZORZAL, R. C.. Musical Petropar, Theatro São Pedro Porto Alegre. 2005. Interpretação.

3.
ZORZAL, R. C.. Concertos ao Entardecer da Universidade de Caxias do Sul. 2005. Interpretação.

4.
ZORZAL, R. C.. Projeto Prof. Paulo Guedes da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. 2005. Interpretação.

5.
ZORZAL, R. C.. XI Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. 2004. Interpretação.

6.
ZORZAL, R. C.. Bye, Bye Brasil. 2003. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ZORZAL, R. C.. Recital palestra para alunos de licenciatura em música da Universidade Federal do Espírito Santo. 2004 (Oficina / Recital).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA JUNIOR, J. R.; SALES, Vera Lúcia Rolim; FERREIRA, Gustavo Alves Alonso; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior. Polifonia de vozes e produção de sentidos na imprensa: um estudo acerca dos discursos da crítica musical brasileira sobre a influência do jazz na MPB (1962-1970). 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
ZORZAL, R. C.; FERREIRA JUNIOR, J. R.; SOARES, T.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Walline Alves Oliveira. Apropriações de mídias digitais e dinâmicas de difusão, circulação e consumo da cultura em rede: um estudo netnográfico com bandas independentes de São Luís - MA e Teresina - PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
ZORZAL, R. C.; CARVALHO, Z. J. V.; FONTENELLE, P. S.; FACANHA, L. S.. Participação em banca de Eliete da Silva Cruz. Linguagem, Música e Expressividade sob a perspectiva crítica de Rousseau. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZORZAL, R. C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; CÂMARA, F. A.. Participação em banca de Ana Neuza Araújo Ferreira. A Escola de Música do Estado do Maranhão: um estudo histórico-organizacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Qualificações de Mestrado
1.
ZORZAL, R. C.; FERREIRA JUNIOR, J. R.; RIBEIRO, H. L.. Participação em banca de Patrick Augusto Azevedo de Abreu. Cena Metal de São Luís: uma etnografia sobre dinâmicas socioculturais, materialidades e significados através do trabalho de sete bandas locais, de 2012 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
ZORZAL, R. C.; RODRIGUES, S. F. N.; ALMEIDA BRASIL, M. R.. Participação em banca de Rafael Figueiredo da SIlva Batista. Luz, câmera, som: Um estudo de caso da dinâmica socioeconômica e cultural entre produção audiovisual e produção musical independente em São Luís - MA, entre 2012 e 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
FERREIRA JUNIOR, J. R.; SALES, Vera Lúcia Rolim; FERREIRA, Gustavo Alves Alonso; ZORZAL, RICIERI CARLINI. Participação em banca de Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior. Em busca da "Autêntica" Música nacional: os discursos dialógicos polifônicos da crítica musical brasileira sobre a influência do jazz na MPB (1962-1978). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZORZAL, R. C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; FERREIRA JUNIOR, J. R.; AZAMBUJA, P. K.. Participação em banca de Walline Alves Oliveira. Cibercultura e Música: apropriações de mídias digitais e novas dinâmicas de difusão e consumo da cultura em rede. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
ZORZAL, R. C.; FACANHA, L. S.; CARVALHO, Z. J. V.; FONTENELLE, P. S.. Participação em banca de Eliete da Silva Cruz. Linguagem, Música e Expressividade sob a perspectiva crítica de Rousseau. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, M. L.; TORRES; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Jonatas Brito Duarte.O ensino do violão a partir do repertório do aluno: relato de experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
ZORZAL, R. C.; PADILHA, A. F. S.; CARVALHO FILHO, S. R.. Participação em banca de Jamilson Denys Ribeiro Mendes.A guitarra elétrica e o ensino sistematizado da improvisação idiomática na EMEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
ZORZAL, R. C.; TRINDADE, B. G. P.; ITSKOVICH, E.. Participação em banca de Fernanda Silva da Costa.Formação docente: um estudo de caso sobre a influência do PIBID-música da UFMA na aprendizagem e prática dos licenciandos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZORZAL, R. C.; SANTOS NETO, R. J.; CAVALCANTI, D.. Participação em banca de Jorge Roberto da Silva dos Reis.Análise rítmica do cavaquinho nos grupos parafolclóricos de bumba-meu-boi do Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.. Participação em banca de Sérgio Ricardo Galvão de Carvalho.Uma proposta de musicalização para crianças de 4 a 7 anos através do calendário cívico anual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
QUADROS JUNIOR, J. F. S.; ZORZAL, R. C.; PEREIRA, L. C. B.. Participação em banca de Glicia Lorainne Moreira Silva.Escolha de repertório: um estudo com professores de violão da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Victor Manuel de Sousa Castro.Performance violonística: reflexões sobre métodos de ensino aplicadas aos desempenho e repertório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
PASCUCCI, M. V.; ZORZAL, R. C.; CHAHINI, T. H. C.. Participação em banca de Carlindo Soares Filho.Musicoterapia: Aspectos históricos e sua configuração na atualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; LIMA, M. E. A.. Participação em banca de Joaquim Antônio dos Santos Neto.Um estudo de caso sobre a reforma curricular na Escola de Municipal de Música de São Luís do Maranhão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; AMORIM, Q. P. B. S.. Participação em banca de Heitor Marques Marangoni.Processos de ensino/aprendizagem musical dentro da temática "História e cultura afro-brasileira" em escolas públicas de São Luís: Um relato de experiência do PIBID Artes/Música - UFMA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; COSTA, J. A.. Participação em banca de Raimundo João Matos Costa Neto.Um panorama histórico-cultural sobre vida e obra de compositores de choro da Baixada Maranhense: Breve análise musicológica de obras já editadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, C. B.; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Raimundo Nonato Soeiro Silveira.Método de Pandeiro para ensino individual e coletivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

13.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.. Participação em banca de Diorgenes Terciano Torres.Princípios de criação de frases cromáticas para improvisação Jazzística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.

14.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.; Benetti, G. F.. Participação em banca de LEONARDO CORRÊA BOTTA PEREIRA.Recursos de Ensino-Aprendizagem Utilizados na Prática Coral: Observando Dez Corais na Cidade de São Luís-MA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.

15.
QUADROS JUNIOR, J. F. S.; GONCALVES, M. T.; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Mikely Pereira Brito.Expressividade e preferência: um estudo sobre performances com estudantes de licenciatura em música da FAMES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade de Música do Espírito Santo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZORZAL, R. C.; COSTA, J. R. F.; MARQUES, M. L.. Processo seletivo para professor substituto, área de concentração: Violão. 2017.

2.
RIOS FILHO, P. O.; ZORZAL, R. C.; CARVALHO, T. Q. M.. Carreira do magistério superior na área de Música. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

3.
ZORZAL, R. C.; TOURINHO, A. C. G. S.; BARBOSA, J. L. S.. Carreira do magistério superior na área de Prática de Musicalização. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZORZAL, R. C.; TOURINHO, A. C. G. S.; CAMARGO, A. M. L. L.. Carreira do magistério superior na área de Legislação e Prática Pedagógica. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

5.
ZORZAL, R. C.; THIESSEN, R.; PASCUCCI, M. V.. Processo seletivo para professor substituto, área de concentração: Educação Musical. 2012. Universidade Federal do Maranhão.

6.
ZORZAL, R. C.; QUADROS JUNIOR, J. F. S.; ROCHA, M. T. G.. Carreira do magistério superior na área de Educação Musical. 2012. Universidade Federal do Maranhão.

7.
ZORZAL, R. C.; Benetti, G. F.; CERQUEIRA, D. L.. Processo seletivo para professor substituto, área de concentração: Canto e Regência. 2011. Universidade Federal do Maranhão.

8.
ZORZAL, R. C.; Benetti, G. F.; CERQUEIRA, D. L.. Processo seletivo para professor substituto, área de concentração: Composição e Educação Musical. 2011. Universidade Federal do Maranhão.

9.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.; SANTOS, J. S.. Carreira do magistério superior na disciplina Performance Musical - Violão. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

10.
ZORZAL, R. C.; THIESSEN, R.; SILVA NETO, M.. Carreira do magistério superior na disciplina Composição Musical e Pesquisa em Música. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

11.
PASCUCCI, M. V.; ZORZAL, R. C.; BESERRA, H. L.. Concurso público para a carreira do magistério de 1° e 2° graus do CEFET-MA. 2008. Instituto Federal do Maranhão.

12.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.; PASCUCCI, M. V.. Processo Seletivo para professor de Métodos e Técnicas de pesquisa em Música. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.

13.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.; PASCUCCI, M. V.. Processo Seletivo para professor de Prática de Instrumento/Violão. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.

14.
DANTAS FILHO, A. P.; ZORZAL, R. C.; PADILHA, A. F. S.. Processo seletivo para professor substituto, Área de concentração: Música. 2007. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Symposium on Performance Science.Teacher-.student physical contact as a teaching strategy for musical instruments. 2017. (Simpósio).

2.
International Symposium on Performance Science.Analyzing musical teaching strategies: An observational study in acoustic guitar master-classes. 2015. (Simpósio).

3.
IX Encontro Regional Sudeste da Abem.Uma análise crítica sobre pesquisas em coordenação e movimento na performance musical. 2014. (Encontro).

4.
VI Enecim - Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.Membro da Comissão Científica. 2014. (Encontro).

5.
XII Encontro Regional Nordeste da ABEM.Música e cultura: perspectivas para práticas educativas e para a produção do conhecimento em educação musical. 2014. (Encontro).

6.
I Encontro Internacional de Educação Musical: Um novo tempo para a Música na Educação.Propostas para o aperfeiçoamento do modelo de implementação da lei 11.769/2008. 2013. (Encontro).

7.
International Symposium on Performance Science.Investigating time relations in musical instrument?s masterclasses. 2011. (Simpósio).

8.
XX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Investigando as relações de tempo em masterclasses de violão. 2011. (Congresso).

9.
XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Repensando a estrutura sobre a história do ensino de música no Brasil. 2010. (Congresso).

10.
2ª Feira do Livro de São Luís.O caminho do Carcará - João do Vale, o poeta de um povo. 2008. (Outra).

11.
International Symposium on Cognition and Musical Arts (SIMCAM).Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão. 2007. (Simpósio).

12.
International Symposium on Performance Science.Appassionata for guitar of Ronaldo Miranda: relationship between timing variation and musical texture. 2007. (Simpósio).

13.
XVI Encontro anual da ABEM e Congresso regional da ISME na América Latina. Uma proposta de estudo sobre as estratégias de ensino em master-class de violão. 2007. (Congresso).

14.
SIMPEMUS 3 - Simpósio de Pesquisa em Música.Uma aproximação matemática para as variações de agógica em frases: Furtwängler e os scherzos de Beethoven. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZORZAL, R. C.. III Festival de Violão da UFMA. 2014. (Festival).

2.
ZORZAL, R. C.. XIII Encontro Humanístico - Multiculturalismo. 2013. (Congresso).

3.
ZORZAL, R. C.. II Festival de Violão da UFMA. 2013. (Festival).

4.
ZORZAL, R. C.. XII Encontro Humanístico - Patrimônio, Memória e Contemporaneidade.. 2012. (Congresso).

5.
ZORZAL, R. C.. XI Encontro Humanístico - Diversidade. 2011. (Congresso).

6.
ZORZAL, R. C.. X Encontro Humanístico - Linguagens. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Héveny Daniele Silva Araújo. CAPOEIRA, MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO BRASILEIRA: concepções e aprendizados. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

2.
Gustavo Henrique Sampaio Martins. Laborando Cultura. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

3.
Rafael Figueiredo da Silva Batista. Luz, Câmera, Som: o lugar da produção audiovisual na música independente em São Luís-MA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

4.
Patrick Augusto Azevedo de Abreu. Ilha rebelde: uma análise sobre o rock de São Luís como fenômeno midiático. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Renato Moreira Varoni de Castro. Início: 2017. Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico.

Iniciação científica
1.
Ivo Freitas Santana. Um olhar quantitativo acerca das estratégias verbais de ensino de instrumento musical. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Harrison Sodré Melonio. Ações de apoio na construção de um aporte teórico para o entendimento das estratégias verbais de ensino de instrumento musical em master classes de violão. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Joás Gomes Batista. Um olhar quali-quantitativo acerca das estratégias não verbais de ensino de instrumento musical. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Walline Alves Oliveira. Apropriações de mídias digitais e dinâmicas de difusão, circulação e consumo da cultura em rede: um estudo netnográfico com bandas independentes de São Luís - MA e Teresina - PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

2.
Eliete da Silva Cruz. Linguagem, Música e Expressividade sob a perspectiva crítica de Rousseau. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

3.
Ana Neuza Araújo Ferreira. A Escola de Música do Estado do Maranhão: um estudo histórico-organizacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Jucilene Silva Guida de Sousa. A Educação Musical aliada à Psicopedagogia no processo de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

2.
Jorge Roberto da Silva dos Reis. Análise rítmica do cavaquinho nos grupos parafolclóricos de bumba-meu-boi do Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

3.
Fernanda Silva da Costa. Formação docente: um estudo de caso sobre a influência do PIBID-música da UFMA na aprendizagem e prática dos licenciandos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

4.
Sérgio Ricardo Carvalho Filho. Uma proposta de musicalização para crianças de 4 a 7 anos através do calendário cívico anual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

5.
Joaquim Antônio dos Santos Neto. Um estudo de caso sobre a reforma curricular na Escola de Municipal de Música de São Luís do Maranhão.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

6.
Raimundo João Matos Costa Neto. Um panorama histórico-cultural sobre vida e obra de compositores de choro da Baixada Maranhense: Breve análise musicológica de obras já editadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

7.
Heitor Marques Marangoni. Processos de ensino/aprendizagem musical dentro da temática "História e cultura afro-brasileira" em escolas públicas de São Luís: Um relato de experiência do PIBID Artes/Música - UFMA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

8.
Diorgenes Terciano Torres. Princípios de criação de frases cromáticas para improvisação Jazzística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

9.
Leonardo Corrêa Botta Pereira. Recursos de ensino-aprendizagem utilizados na prática coral: Observando dez corais na cidade de São Luís-MA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

Iniciação científica
1.
Ivo Freitas Santana. Ações de apoio na construção de um aporte teórico para as definições de estratégias verbais e não verbais de ensino de instrumento musical em masterclasses. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

2.
Allan Oliveira Coelho. Lei 11.769/2008: Plano de ações para a inserção da música em escolas públicas de ensino médio no Maranhão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

3.
Bruno Gomes Gonçalves Lima. Transcrição e categorização de estratégias verbais e não verbais de ensino de instrumento musical no formato masterclass.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.

4.
Glícia Lorainne Moreira Silva. Análise dos parâmetros físicos da performance musical de alunos em masterclasses.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Ricieri Carlini Zorzal.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ZORZAL, R. C.. Pesquisa em Música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:28:23