Fernanda Silva de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6480887520110419
  • Última atualização do currículo em 09/09/2013


Fernanda Silva de Oliveira, nascida na cidade de Belo Horizonte. Doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como eixo de investigação a relação entre saberes locais e a educação integral..Graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação pela UFMG - também na linha de pesquisa: Educação , Cultura e Movimentos Sociais e Ações Coletivas, pesquisando os impactos e as repercussões da Lei 10.639/03 na prática docente. É membro do Programa de Ensino,Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG, do Programa Observatório da Juventude da UFMG, além de participar do NERA/UFMG - Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas. É também membro do Núcleo de pesquisa,ensino e extensão TEIA:Território,Educação Integral e Cidadania e do Observatório da Educação Integral, atuante nas pesquisas, cursos e núcleos de estudos sobre Educação Integral, Território e Cidadania. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Fernanda Silva de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34097462
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Escola e comunidade no âmbito da educação integral: entre os saberes da experiência e saberes escolares.,
Orientador: LEITE, Lucia Helena Alvarez.
Palavras-chave: escola; comunidade; EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Integral e Cidadania.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Ed,Cult, M.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: VOZES DA DOCÊNCIA: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Educação; diversidade étnico-racial; lei 10.639/03 - formação docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DOCENTE.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PRÁTICA DOCENTE.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professor Leon Renault.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em TEIAS DE CIDADANIA. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO EM MUSEUS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
A questão racial na pesquisa estatística, na 32ª R. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de pós-graduação e Pesquisa em Educação.
2009 - 2009
Treinamento de Uso do Portal Periódicos da Capes. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento História da África e das. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Arquitetura e Arte Africanas. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Fluminense.
2004 - 2004
Competência Informacional em Pesquisa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Relações Raciais na Sociedade Brasileira. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
História, Educação e Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Estágio no Centro Pedagógico. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Marketing Pessoal Vendas Redação e Org. Empresari. (Carga horária: 60h).
Escola de Tradutores e Intérpretes de Minas Gerais.
2003 - 2003
Cestaria Em Jornal. (Carga horária: 108h).
Centro de Formação Divina Providência.
2003 - 2003
Peça Em Porcelana Fria. (Carga horária: 40h).
Centro de Formação Divina Providência.
2003 - 2003
Flores de Meia de Seda. (Carga horária: 40h).
Centro de Formação Divina Providência.
2003 - 2003
Caixas e Embalagens. (Carga horária: 32h).
Centro de Formação Divina Providência.
1999 - 1999
Curso de Informática. (Carga horária: 60h).
Fundo de Amparo Ao Trabalhador.
1998 - 1998
Gestão Sindical. (Carga horária: 30h).
Fundo de Amparo Ao Trabalhador.


Atuação Profissional



Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relatoria
Outras informações
Relatora do evento de Lançamento da Coleção História Geral da África - e produção de relatório técnico.


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora UNIPAC _Curso Pedagogia, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrando a disciplina Política Educacional da Educação Básica- Curso Pedagogia


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Colaborador do Observatório da Educação Integral, pelo Núcleo de ensino, pesquisa e extensão Teia. Esse observatório objetiva o acompanhamento, sistematização e análise de práticas pedagógicas e de gestão das experiências de Educação Integral nos municípios de MG. Nesse sentido, o observatório articula as pesquisas de mestrado e doutorado relativas a essa temática, atuando na formação de profissionais envolvidos com experiências de Educação Integral na educação básica e ainda buscando contribuir na efetivação da Educação Integral em Tempo Integral como direito de crianças, jovens e adolescentes

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento da pesquisa nacional intitulada 'Educação Integral no Brasil: Impactos do Programa Mais Educação'.Esta pesquisa tem como objetivo de analisar o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de Educação (em Tempo) Integral no Brasil. A pesquisa prevê dois momentos: primeira fase: pesquisa quantitativa e outra fase o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, através de estudo de casos.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora no curso de aperfeiçoamento e atualização intitulado "Educação Integral e Integrada". Tal curso é oferecido para professores da educação básica da Rede Municipal de Educação do município de Governador Valadares - MG e se insere no escopo das atividades realizadas pelo projeto de Monitoramento e Avaliação da Escola de Tempo Integral (ETI) de Governador Valadares, desenvolvido em parceria entre o MEC, SMED/GV e UFMG. O curso é realizado e organizado pela equipe do Núcleo de pesquisa , ensino e extensão Teia/FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Aulxiliar de pesquisa Teia/FAE/UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Atuante no Projeto de Avaliação e Monitoramento do Programa Escola de Tempo Integral (ETI) da Secretaria Municipal de Governador Valadares MG, através de uma pesquisa que teve como objetivos, assessorar a SMED-GV na gestão da implantação da Educação Integral no Município e acompanhar e avaliar a implementação do projeto de percepção de sujeitos (professores e membros da gestão escolar e da SMED∕G.V) envolvidos na experiência.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar na produção de vídeo-aulas, Carga horária: 20
Outras informações
Atuante na produção dos roteiros e organização das filmagens. As vídeo-aulas são um dos produtos do curso da Educação Integral e Integrada UAB, a produção dos videis foi iniciada em 2010 juntamente com o início do curso. São assim, um conjunto de 5 DVDs que perpassam várias discussões em torno da Educação Integral no Brasil, cada vídeo contém aproximadamente 12 minutos. O trabalho técnico de gravação e edição foi realizado pela AIC- Imagem Comunitária BH/MG. Para elaboração foram realizadas rodas de conversas com os professores atuantes no curso de formação da UAB, integrantes do grupo TEIA e demais convidados. Os temas presentes no conjunto dos vídeos são: 1- Tempo, 2- Espaços, 3- Sujeitos, identidades, linguagens e culturas 4- Relação com o currículo escolar, 5- Profissionais da Educação Integral e 6- Normatização, gestão e intersetorialidade. Esse material poderá contribuir como ferramenta pedagógica a futuros processos formativos na perspectiva da educação integral.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa TEIA/FAE/ UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante da Pesquisa interinstitucional Educação Integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira . - Trata-se de uma pesquisa encomendada pela SECAD/MEC a um conjunto de universidades brasileiras (UFMG, UNIRIO, UFPR e UnB), que teve como objetivo conhecer e analisar experiências de educação integral/integrada em desenvolvimento no Brasil. Participando dessa pesquisa nos Estado de Minas Gerais( Belo Horizonte e Mariana), Pará ( Santarém) , e no Piauí( Castelo do Piauí. Posteriormente, na construção dos relatórios técnicos. Responsável pela atualização do site e acervo de bibliográficas virtuais e materiais do Núcleo- Teia: http://www.fae.ufmg.br/teia/

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa - Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar de pesquisa no Projeto: Escolas Públicas Abertas A Diversidade Étnico-Racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores (as), desenvolvido pela professora Nilma Lino Gomes. Membro do programa de ensino, pesquisa e extensão Ações Afirmativas na UFMG

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista júnior CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisa Programa Ações Afirmativas, Carga horária: 20
Outras informações
Participação e auxílio administrativo no Curso de Aperfeiçoamento História da África e das Culturas Afro-Brasileiras (UNIAFRO/MEC/SESU/SECAD) (2005-2006) Público-alvo: professores(as) da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e da Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG, alunos(as) da graduação da UFMG.Carga horária: 180 horas/aula 08 horas, ministradas durantes os sábados Atividades administrativas na secretária do programa Ações Afirmativa na UFMG -( FAE) Orientadora: Nilma Lino Gomes

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa - Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuante na pesquisa : Formando professores para a diversidade étnico- racial.O objetivo principal da pesquisa foi a realização de uma investigação no campo da formação de professores/as da educação básica, elegendo como foco principal, a formação docente voltada para a diversidade étnico/racial. Orientadora : Nilma Lino Gomes Membro do Programa Ações Afirmativas na UFMG



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Pesquisa interinstitucional Educação Integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira
Descrição: Esse projeto visa o apoio à Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares na gestão da implantação da Educação Integral no Município, a formação continuada de professores para atuarem na ampliação da jornada escolar, bem como o acompanhamento da implementação do Projeto formatado pela Secretaria, durante o ano de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Silva de Oliveira - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Juarez Melgaço Valadres - Integrante / Kassiane dos Santos Oliveira - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Monitoramento e Avaliação da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares
Descrição: Objetiva pesquisar os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI), buscando identificar as potencialidades e limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos. Parte-se de uma concepção de avaliação e monitoramento que permite reflexões sobre as próprias ações da equipe pedagógica, bem como do pressuposto de que a implementação pode modificar as políticas educacionais, dada a grande variedade de interesses e concepções envolvidas na implementação da Educação de Tempo Integral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Silva de Oliveira - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Juarez Melgaço Valadres - Integrante / Kassiane dos Santos Oliveira - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Monitoramento e Avaliação da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares
Descrição: Objetiva pesquisar os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI), buscando identificar as potencialidades e limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos. Parte-se de uma concepção de avaliação e monitoramento que permite reflexões sobre as próprias ações da equipe pedagógica, bem como do pressuposto de que a implementação pode modificar as políticas educacionais, dada a grande variedade de interesses e concepções envolvidas na implementação da Educação de Tempo Integral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Silva de Oliveira - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Juarez Melgaço Valadres - Integrante / Kassiane dos Santos Oliveira - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Monitoramento e Avaliação da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares
Descrição: Objetiva pesquisar os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI), buscando identificar as potencialidades e limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos. Parte-se de uma concepção de avaliação e monitoramento que permite reflexões sobre as próprias ações da equipe pedagógica, bem como do pressuposto de que a implementação pode modificar as políticas educacionais, dada a grande variedade de interesses e concepções envolvidas na implementação da Educação de Tempo Integral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Silva de Oliveira - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Juarez Melgaço Valadres - Integrante / Kassiane dos Santos Oliveira - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Formando Professores/as da Educação Básica para a Diversidade
Descrição: O objetivo principal da pesquisa é a realização de uma investigação no campo da formação de professores/as da educação básica, elegendo como foco principal, a formação docente voltada para a diversidade étnico/racial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2003 - Atual
Programa Ações Afirmativas na UFMG
Descrição: É um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão sediado na Faculdade de Educação da UFMG. O Programa se estrutura a partir de duas linhas de ação. A primeira envolve atividades para apoiar os estudantes beneficiários do programa, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto material. A segunda volta-se para o desenvolvimento de sua identidade étnico/racial, a partir de debates, no interior da universidade, acerca da questão racial na sociedade brasileira e do envolvimento dos(as) alunos(as) em atividades de ensino, pesquisa e extensão. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fernanda Silva de Oliveira - Integrante / Nilma Lino Gomes - Coordenador / Shirley Pereira Raimundo - Integrante / Gláucia Valverde Caetano - Integrante / Shirley de Jesus Ferreira - Integrante / Natalino Neves da Silva - Integrante / Cynthia Adriadne Santos - Integrante / Ana Maria Rabelo Gomes - Integrante / Antônia Vitória Soares Aranha - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / Elânia de Oliveira - Integrante / Inês Assunção de Castro Teixeira - Integrante / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Luiz Alberto Oliveira Gonçalves - Integrante / Maria Aparecida Moura - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvêa - Integrante / . Rildo Cosson - Integrante / etc - Integrante.Financiador(es): Laboratório de Políticas Públicas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INTEGRAL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DOCENTE.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: RELAÇÕES RACIAIS E INFÂNCIA.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
PESQUISA - Formando Professores(as) da Educação Básica para a Diversidade. Menção honrosa como uma das melhores pesquisas na área de Ciências Humanas na Semana de Iniciação Científica da UFMG, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de2012OLIVEIRA, Fernanda Silva de; LEITE,Lúcia Helena Alvarez . A atualidade do pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a educação no Brasil. Paidéia (Belo Horizonte), v. 13, p. 17-45, 2012.

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de2011OLIVEIRA, Fernanda Silva de. O desafio da implementação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na prática pedagógica. Paidéia (Belo Horizonte), v. 11, p. 53-71, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; AQUINO,EVELY CRISTINE PEREIRA DE . Brasil-Africa: heranças históricas e perspectivas contemporâneas; debates do Seminário de Lançamento da Edição em Português da Coleção da UNESCO História Geral da África em Belo Horizonte. 1. ed. Brasília: Unesco, 2012. 26p .

2.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de ; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de . Educação e Raça: perspectivas de políticas e estéticas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. 128p .

3.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de ; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; SILVA, Natalino Neves da ; FERREIRA, Shirley de Jesus ; SANTOS, Cynthia Adriadne . Identidades e Corporeidades Negras: reflexões sobre uma experiência de formação de professores(as) para a diversidade étnico-racial. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 296p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Ações Afirmativas na UFMG: uma trajetória bem-sucedida. In: Nilma Lino Gomes; Aracy Alves Martins. (Org.). Afirmando direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 221-224.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. VOZES DA DOCÊNCIA: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- Pós Graduação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Belo Horizonte. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -1ºGRUPECI, 2008, JUIZ DE FORA. Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. Tendências e desafios comtemporâneos. jUIZ DE FORA: Juiz de Fora: FEME, 2008.

3.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; GOMES, Nilma Lino . ESCOLAS PÚBLICAS ABERTAS À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: DO EMPENHO PESSOAL AO COLETIVO DE EDUCADORES (AS). In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2008, GOIÂNIA. ANAIS DO V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. GOIÂNIA: UFG, 2008.

4.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; GOMES, Nilma Lino . Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores/as. In: III Seminário Racismo e Educação & II Seminário de Gênero, Raça e Etnia,NEAB/UFU, 2007, Uberlândia. II Seminário de Gênero, Raça e Etnia. Uberlândia: NEAB/UFU, 2007.

5.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Formando professores/as da educação básica para a diversidade. In: IV Fórum de Investigação Qualitativa, 2005, Juiz de Fora. Anais. Juiz de Fora: UFJF, 2005. p. 1-15.

6.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . A formação continuada de professores(as) da educação básica para a diversidade. In: I Seminário Internacional: Educação e População Negra - Políticas Contemporâneas, 2005, Niterói. Anais. Niterói: UFF, 2005. p. 1-12.

7.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de ; RAIMUNDO, Shirley Pereira . Programa Ações Afirmativas: a permanência bem sucedida de alunos/as negros/as na UFMG. In: 2o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária/3o. Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2004. p. 1-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Vozes da Infância:história e cultura africana e afro-braisleira sob o ponto de vista de crianças dis anos iniciais do Ensino Fundamental. In: IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: PESQUISA EM EDUCAÇÃO:Balanço do século XX e desafios para os século XXI, 2009, São Carlos. IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL:BALANÇO DE SÉCULO XX E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI. Sâo Carlos: cubo multmídia, 2009. p. 1-510.

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . VOZES INFÂNCIA: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA SOB O PONTO DE VISTA DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I ENCONTRO DOS PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM BELO HORIZONTE: UFMG, PUC MINAS , CEFET-MG, UEMG, 2009, BELO HORIZONTE. I ENCONTRO DOS PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BELO HORIZONTE: UFMG, PUC MINAS , CEFET-MG, UEMG, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; OLIVEIRA,K.S. . Por Territórios da Educação Integral: O Núcleo TEIA e as ações integradas de pesquisa, ensino e extensão. In: XIII Encontro de Extensão da UFMG, 2010, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Extensão da UFMG. , 2010, 2010.

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; GOMES, Nilma Lino . Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores/as. In: III Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2007, Florianópolis SC. III Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2007.

3.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de . Professores/as da educação básica e a formação continuada para a diversidade étnico-racial. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2006, Salvador. Anais. Salvador: ABPN/UNEB, 2006. p. 94-94.

4.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de ; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de . Professores/as da educação básica e a formação continuada para a diversidade étnico-racial. In: no IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2006, Salvador. Programação Geral e caderno de resumos - IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS - ABPN - UNEB. Bahia: UNEB, 2006. p. 94-94.

5.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . A formação continuada de professores(as) da educação básica para a diversidade. In: I Seminário Internacional: Educação e População Negra - Políticas Contemporâneas, 2005, Niterói. Anais. Niterói: UFF, 2005. p. 92-93.

6.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Formando professores/as da educação básica para a diversidade. In: XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2005, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

7.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A DIVERSIDADE. In: IV Fórum de Investigação Qualitativa e no III Painel Brasileiro-Alemão de Pesquisa, 2005, JUIZ DE FORA/ RJ. ANAIS. NITERÓI: EdUFF, 2005. v. 1. p. 92-93.

8.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; RAIMUNDO, Shirley Pereira ; CAETANO, Gláucia Valverde . Uma proposta pedagógica voltada para o fortalecimento acadêmico de alunos/as negros/as: o Projeto Ações Afirmativas na UFMG. In: Fórum Mundial de Educação, 2004, São Paulo. Fórum Mundial de Educação. São Paulo: FME, 2004.

9.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Formando professores/as da educação básica para a diversidade. In: XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; LEITE,Lúcia Helena Alvarez . A atualidade do pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a educação no Brasil. Paidéia (Belo Horizonte), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. III Seminário Internacional Teias de Cidadania.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. V Fórum de Educação Integral.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. VOZES DA DOCÊNCIA: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Vozes da infância: história e cultura africana e afro-brasieleira sob o ponto de vista das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. A LEI 10639/03: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA DESENVOLVER TRABALHOS NAS ESCOLAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; GOMES, Nilma Lino . Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores/as. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de ; GOMES, Nilma Lino . . Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores/as. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Formando professores/as da educação básica para a diversidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; SOUZA, Kelly Cristina Cândida de . Professores/as da educação básica e a formação continuada para a diversidade étnico-racial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Formando professores/as da educação básica para a diversidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. A formação continuada de professores(as) da educação básica para a diversidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Formando professores/as da educação básica para a diversidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Formando professores/as da educação básica para a diversidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de ; RAIMUNDO, Shirley Pereira . Programa Ações Afirmativas na UFMG: a permanência bem sucedida de alunos(as) negros(as) na UFMG. . 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; AQUINO,EVELY CRISTINE PEREIRA DE . RELATÓRIO SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DA COLEÇÃO HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA. 2011.

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; OLIVEIRA,K.S. ; VALADARES, Juarez Melgaço ; LEITE,Lúcia Helena Alvarez . Educação Integral/Educação Integrada em Tempo Integral:Concepções e Práticas na educação brasileira: mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada do Brasil.(Estudo Qualitativo). 2011.

3.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Projeto Ações Afirmativas na UFMG. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Educação, desigualdades sociais e raciais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; LEITE,Lúcia Helena Alvarez . Educação Integral e Integrada. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aulas Educação Integral).

3.
LEITE,Lúcia Helena Alvarez ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Educação Integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; GOMES, Nilma Lino . Relatório Final de Pesquisa: Escolas públicas abertas à diversidade étnico-racial: do empenho pessoal ao coletivo de educadores (as). 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Relatório Final de Pesquisa: Formando Professores/as da Educação Básica para a Diversidade. 2006. (Relatório de pesquisa).

6.
GOMES, Nilma Lino ; OLIVEIRA, Fernanda Silva de . Relatório Parcial de Pesquisa: Formando Professores/as da Educação Básica para a Diversidade. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Entre o querer e o saber: o projeto Ações Afirmativas na UFMG. 2003. Vídeo.

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Estágio de Observação na Área de Pedagogia, na Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG. 2005 (Estágio) .

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Grupo de Estudo Ações Afirmativas na UFMG. Faculdade de Educação da UFMG. 2004 (Grupo de Estudo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Participação em banca de Fabiana Fernandes da Silva.Trajetória em artes visuais em diálogo com a Lei 10.639/03. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Belas Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste- Pós Graduação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. VOZES DA DOCÊNCIA: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2011. (Congresso).

2.
Diálogos sobre o saber docente.Os Impactos e as Repercussões da Lei 10.639/03 na prática docente. 2011. (Seminário).

3.
I Encontro Estadual Afro-Mineiro.As politicas de ação afirmativa em Minas Gerais. 2011. (Encontro).

4.
II Seminário de Educação a Distância: Gestão e práticas integradoras. 2011. (Seminário).

5.
I Simpósio Internacional Legados da Diáspora Africana no Brasil e nos Estados Unidos. 2011. (Simpósio).

6.
Seminário Lei 10.639/03.A Lei 10.639/03 : O ensino da história e cultura afro-brasileira. 2011. (Seminário).

7.
Seminário Regional Educação infantil e Diversidade Étnico-Racial. 2011. (Seminário).

8.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidade e (Des)Igualdade. VOZES DA DOCÊNCIA: O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2011. (Congresso).

9.
3º Seminário de Educação à Distância: Gestão e práticas integradoras. 2010. (Seminário).

10.
II Seminário Internacional Teias de Cidadania.A Educação Integral no Brasil: Avanços e Desafios. 2010. (Seminário).

11.
Roda de conversa:Desafios para a formulação de uma concepção contemporânea de Educação Integral. 2010. (Encontro).

12.
Rodas de Conversa:Os sujeitos da educação e seus processos de formação. 2010. (Outra).

13.
XIII Encontro de Extensão da UFMG.Por Territórios da Educação Integral: O Núcleo TEIA e as ações integradas de pesquisa, ensino e extensão. 2010. (Encontro).

14.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação Pesquisa em Educação. 2009. (Encontro).

15.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOCIEDADE CIVIL E PÓS-COLONIALISMO: UM DEBATE SOBRE NOVOS PARADIGMAS PARA O ENTENDIMENTO DA AMÉRICA LATINA. 2009. (Outra).

16.
I ENCONTRO DOS PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM BELO HORIZONTE: UFMG, PUC MINAS , CEFET-MG, UEMG.VOZES DA INFÂNCIA: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA SOB O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Encontro).

17.
IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: PESQUISA EM EDUCAÇÃO:Balanço do século XX e desafios para os século XXI.Vozes da infância: história e cultura africana e afro-brasileira sob o ponto de vista das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Encontro).

18.
Seminário: Trabalho Infantil Feminino. 2009. (Seminário).

19.
XXVIIENCONTRO ANULA HELENA ANTIPOFF. 2009. (Encontro).

20.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Encontro).

21.
EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS.O PROGRAMA AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMG : A INSERÇÃO NO MESTRADO. 2008. (Outra).

22.
I SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS -1ºGRUPECI.A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Seminário).

23.
Juventude e Participação:Propostas da Conferencia Nacional da Juventude e seus dsafios.Organização. 2008. (Seminário).

24.
Oficinas Diálogos entre o Samba e a Escola.Lei 10.639/03 desafios e perspectivas para desenvolver trabalhos e projetos nas escolas. 2008. (Seminário).

25.
V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. ESCOLAS PÚBLICAS ABERTAS À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: DO EMPENHO PESSOAL AO COLETIVO DE EDUCADORES (AS). 2008. (Congresso).

26.
"Gestão Social da Escola: Relações e Práticas". 2007. (Seminário).

27.
"História e cultuta Afro-brasileira: desafios da formação docente". 2007. (Seminário).

28.
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Encontro).

29.
Formação de professores para a educação básica - 10 anos de LDB. 2007. (Seminário).

30.
Geografia africana e afro-brasileira na sala de aula. 2007. (Seminário).

31.
Racismo no discurso e em livros didáticos. 2007. (Seminário).

32.
Conexões de saberes:Acesso e permanência de estudantes de origem popular na universidade. 2006. (Seminário).

33.
II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes.. 2006. (Seminário).

34.
no IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. "Formando Pofessores/as da educação básica para a diversidade". 2006. (Congresso).

35.
Seminário Diálogos entre o Samba e a Escola. 2006. (Seminário).

36.
Um caso de neocolonialidde e apagamento curricular: um olhar para a não-inclusão da África e sua cultura nos currículos brasileiros. 2006. (Outra).

37.
25o. ENEPe - Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. Tema: Quem educa Quem: Por uma educação que sirva ao povo. 2005. (Encontro).

38.
25o. ENEPe - Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. Tema: Quem educa Quem: Por uma educação que sirva ao povo.Mini-curso: A Lei 10.639 desafios para a Educação. 2005. (Encontro).

39.
Conferência Internacional: A Ação Afirmativa nos Estados Unidos: visões históricas e contemporâneas. 2005. (Seminário).

40.
Desigualdades Raciais, Pobreza e Educação no Brasil. 2005. (Seminário).

41.
Fórum Mundial daEducação.Participação no Debate: Rumos da Educação, Cultura e Arte, Formação de Educadores para Contextos Não-Formais: Reflexão e Prática Cotidiana. 2005. (Seminário).

42.
História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas da educação básica: uma conquista do movimento negro brasileiro. 2005. (Seminário).

43.
I Seminário Internacional: Educação e População Negra - Políticas Contemporâneas.Formando professores da educação básica para a diversidade. 2005. (Seminário).

44.
IV Fórum de Investigação Qualitativa e no III Painel Brasileiro-Alemão de Pesquisa.Formando professores/as da educação básica para a diversidade.. 2005. (Seminário).

45.
Juventude e Participação: O que os jovens têm a nos dizer?. 2005. (Seminário).

46.
Seminário Democratização de Acesso: o desafio das universidades públicas brasileiras. 2005. (Seminário).

47.
Congresso Brasileiro de Extensão Universitária/3o. Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária. 2004. (Congresso).

48.
Direito à Educação e Ações Afirmativas.Debate: Direito à Educação e Ações Afirmativas. Discussão do acesso e permanência dos negros no ensino superior.. 2004. (Seminário).

49.
Forum Mundial de Educação São Paulo.Apresentação de Pôster: Ações Afirmativas. 2004. (Seminário).

50.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadão para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

51.
II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG: acesso e permanência da população negra na educação superior.Participação no II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG: acesso e permanência da população negra na educação superior. 2004. (Seminário).

52.
Mostra de Literatura Afro-Brasileira. 2004. (Seminário).

53.
Palestra: Desigualdades Raciais e Políticas Públicas. 2004. (Outra).

54.
Palestra da Profa. Luiz Bairros, da Universidade Católica de Salvador. 2004. (Seminário).

55.
Reforma Universitária. 2004. (Encontro).

56.
Teorias Raciais como Teorias das Diferenças, proferida pela Profa. Dra. Lilia K. Moritz Schwarcz. 2004. (Seminário).

57.
1º Seminário de Políticas Públicas para a Juventude. 2003. (Seminário).

58.
Fórum Social Brasileiro. 2003. (Outra).

59.
Jogo do Livro V: Democratizando a Leitura.A oficina aconteceu dentro do evento Jogo do Livro V : Democratizando a Leitura, e a temática trabalhada foram os contos africanos.. 2003. (Oficina).

60.
l O Seminário Estadual de Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Sustentável discutiu o desenvolvimento sustentável e a educaçaõ.. 2003. (Seminário).

61.
Universidade e Ação Afirmativa no Coração do Brasil. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TEIAS DE CIDADANIA. 2010. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de; OUTROS, E. . I ENCONTRO DOS PESQUISADORES DE PROGRAMAS EM EDUCAÇÃO :UFMG, PUC MINAS , CEFET MG E UEMG. 2009. (Outro).

3.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Juventude e Participação:Propostas d Conferência Nacional d Juventude e seus desafios. 2008. (Outro).

4.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. JUVENTUDE E RAÇA: AS IMPLICAÇÕES DE SER JOVEM NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 2008. (Outro).

5.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Juventude em Debate:Ensino Médio Público :desafios e possibilidades. 2008. (Outro).

6.
OLIVEIRA, Fernanda Silva de. Juventude e trabalho: os dilemas da educação profisional na atualidade. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Monitora de graduação e pós-graduação  ano 2008.
 Disciplina: tópicos em gestão da educação : Educação e diversidade étnico-racial  - Curso Pedagogia carga horária 60horas/aula. 
Disciplina:  Educação, Desigualdades e diversidade: Teoria, Política e Práticas- pós graduação  Fae-UFMG carga horária 60horas/aula.
Consultoria: desenvolvimento de palestras e cursos  em Belo Horizonte e Região Metropolitana através da Continuos Consultoria- BH - MG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 8:39:16