Katiene Nogueira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8523522666926651
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, práticas escolares, cultura escolar, avaliação das aprendizagens, práticas pedagógicas e ensino superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katiene Nogueira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av. da Universidade, nº 308
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Institut National de Recherche Pédagogique (Orientador: Pierre Caspard).
Título: Do controle das paixões à maestria de si: um estudo acerca das práticas e das representações de moralização na escola pública paulista (1948-1978), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Denice Barbara Catani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: história da educação; cultura escolar; práticas escolares; história da profissão docente; práticas e representações de moralização; expansão do ensino paulista.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ?Criança Calçada, Criança Sadia!?: Sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Denice Barbara Catani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: história da educação; uniformes escolares; cultura escolar; práticas escolares; expansão do ensino; história do vestuário.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Práticas da Vida Escolar: O Uso do Uniforme nas Instituições de Ensino (1930/1961).
Orientador: Denice Barbara Catani.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2009 - 2010
Les sources documentaires de l´histoire.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2009 - 2010
Enfance, jeunesse et éducation aux XIXe et XXe.
Universidade de Paris-Sorbonne IV, UP IV, França.
2009 - 2010
Conséquences de l?éducation et la justice sociale.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2009 - 2010
Sociologie de l?éducation - lectures.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2009 - 2010
Censures d'État et d'Église dans l'Europe moderne.
College de France, COLLEGE FRANCE, França.
2009 - 2010
École e Société.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2009 - 2010
L´histoire des politiques éducatives.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, FDD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Administração de Empresas: professora das disciplinas Filosofia e Ética Profissional I e II Curso de Pedagogia: professora das disciplinas Filosofia da Educação I e História da Educação II


Centro Universitário Lusíada, UNILUS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Pedagogia - Professora das disciplinas: Currículo: teoria e prática, Metodologia e conteúdos básicos da alfabetização e Sociologia da educação.


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Programa Especial de Formação Pedagógica - professora das disciplinas Fundamentos da Educação, Avaliação da Aprendizagem e Gestão e Funcionamento do Ensino. Curso de Complementação Pedagógica - professora da disciplina Avaliação e Medidas Educacionais.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Complementação Pedagógica - Professora das disciplinas Currículos e Programas e Avaliação e Medidas Educacionais


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista do PAE, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista do PAE, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações
PAE (Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino)

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria para Didática II
02/2008 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria para Coordenação do Trabalho na Escola II
02/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria para Didática
07/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria para Didática II


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Women and innovation in teaching (São-Paulo France, 1860s-1960s)
Descrição: His project explores Brazilian and French women?s contribution to innovations in teaching over a period when educational systems underwent tremendous change. Despite over forty years of scholarship in the field of women? s and gender studies, the history of State educational systems and the democratization of this system remains for the most part gender blind. As a result, the actions of women pedagogues and women teachers are little acknowledged except in the area of early childhood education where such figures as Pauline Kergomard in France, Maria Montessori in Italy or Cecilia Meireles in Brazil have brought to light the innovative pedagogical methods they developed from the 1880s onwards. Lesser-known women, however, contributed in important ways to expanding opportunities for girls, in all areas of education, from kindergar ten to the University, but also in the area of vocational education, adult education or teacher training. Bringing to light their trajectories, their actions, as well as the theoretical literature that inspired their actions, this project explores how educational ideas travel and are enacted. The examples developed of women active in São Paulo and in France are intended to stimulate methodological comparisons, as well as to measure how pedagogical innovations emerged and spread well before the numerical age obliterated the constraints of time and distance. The focus on women is intended to foster critical thinking about how gender constructs historical memory of innovation even in a field, such as education, where women were present from the outset. By associating undergraduate and graduate students, the project aims to equip students with research methodologies in the area of gender studies that would be transferable to a wide range of professional situations. The focus on individual women offers a manageable focus for learning about research methods, while also giving insight into what constitutes pedagogical innovation. The biographical approach offers clear transfer possibilities to students who aim to pursue careers in teaching or in a wide range of fiel ds that touch issues relating to training, life-long learning, and the elaboration of learning programs. In addition, students will learn how to make available their research on an interactive website..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Práticas pedagógógicas no ensino superior: Uma análise dos modos de trabalho dos professores universitários
Descrição: O presente projeto visa a investigar os modos de trabalho dos professores universitários, as suas práticas pedagógicas. Partimos do pressuposto que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como organizam o ensino e a avaliação. Assim, há relações que importa descrever e compreender entre as práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. O estudo proposto será orientado por questões como: Como se poderão caracterizar os sistemas de concepções de professores e alunos relativamente ao ensino, à aprendizagem e à avaliação? Quais técnicas são privilegiadas pelos professores? Como é que os professores organizam o ensino? O que é que valorizam mais? O que é que valorizam menos? Em que medida os alunos participam no desenvolvimento das suas aprendizagens? Como é possível descrever os ambientes de ensino e aprendizagem? Que tarefas são utilizadas? Que relação existe entre alunos e professores? Que estilos pedagógicos parecem prevalecer? Em que medida a avaliação de natureza formativa faz parte do cotidiano das salas de aula observadas e como se relaciona com a avaliação de natureza somativa? Como é que professores e alunos utilizam os processos e resultados das avaliações que ocorrem nas salas de aula? Como seria possível relacionar as práticas de ensino com as aprendizagens? Assim, o objetivo da investigação é descrever, analisar e interpretar práticas pedagógicas desenvolvidas na Faculdade de Educação da USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Avaliação Externa e Escolas
Descrição: Tal estudo tem por objetivo compreender eventuais influências das avaliações externas nas fundamentações avaliativas de professores do ensino fundamental que, por sua vez, orientam e organizam suas práticas avaliativas, mediante entrevistas, observações de situações avaliativas, levantamento de instrumentos e registros de várias ordens. As hipóteses iniciais, partindo do fato de que os professores raramente tiveram formação em avaliação em suas licenciaturas, são de que a avaliação reveste-se de natureza somativa para fins de aprovação ou reprovação dos alunos, sendo a avaliação formativa uma expressão mais retórica, com poucos indícios de que seja uma prática efetiva. A outra hipótese é que os controles, no âmbito da escola, sobre os instrumentos e critérios para avaliação são de pequena monta, sem os devidos tratamentos. Pretende-se, assim, investigar quais são os conhecimentos que os professores mobilizam para avaliar e como estão se apropriando das avaliações externas com vistas às avaliações realizadas em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Práticas de avaliação no ensino superior
Descrição: O projeto tem como objetivo estudar as práticas de avaliação no ensino superior e as especificidades que assumem as diferentes maneiras de ensinar, aprender e demonstrar os resultados do processo pedagógico. O estudo toma como fontes privilegiadas a documentação da Universidade de São Paulo, obras memorialísticas, programas de disciplinas, entrevistas com professores e alunos que frequentaram e frequentam o curso e os periódicos publicados pelo Curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo no período investigado. Pretende-se conhecer ao longo de um tempo recente e nas configurações atuais os modos e práticas de avaliação utilizados por professores da FEUSP no curso de Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
História das Práticas de Avaliação na Universidade de São Paulo (Curso de Pedagogia - 1938 até os dias atuais)
Descrição: O projeto visa a investigar as práticas de avaliação empregadas pelos professores universitários para verificar as aprendizagens de seus alunos no curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo desde 1938 ? ano de sua criação ? até os dias atuais, contribuindo também para a recuperação de elementos que fazem parte da história, da cultura e da memória desta instituição. Buscamos compreender como os docentes constroem os seus critérios de excelência e de que forma estes são mobilizados na docência, na avaliação das aprendizagens e na formação realizadas no ensino superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katiene Nogueira da Silva - Coordenador.
2011 - 2014
Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas
Descrição: O Projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (FCT- PTDC/114318/2009) sob Coordenação Geral do Prof. Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, tem como objetivo central de investigação descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileira. Espera-se compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso acadêmico. Conforme o texto do Projeto, a importância e natureza inovadora deste estudo decorrem da ausência de investigações sobre este tema nos dois países participantes e do facto de se prever uma investigação extensiva, intensiva e integrada em cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde . (p. 3). A investigação conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e integra quatro Universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora) e três universidades brasileiras (Universidade do Estado do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade de São Paulo)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Katiene Nogueira da Silva - Integrante / Domingos Fernandes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - 2010
Periódico: Passages de Paris (APEB-Fr)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, KATIENE NOGUEIRA2016SILVA, KATIENE NOGUEIRA; CATANI, DENICE . Fantasias da igualdade: uniformes escolares e democratiza??o no Brasil. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 15, p. 700-722, 2016.

2.
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA2016SILVA, K. N.. Dissertações, Provas e Exames. Um estudo das práticas de avaliação das aprendizagens no curso de pedagogia da USP, Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 70, p. 117-128, 2016.

3.
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA2014SILVA, K. N.. Psicológico, religioso e cívico: espectros da moralização nas escolas públicas paulistas (1948-1978). Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 66, p. 1-12, 2014.

4.
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA2013SILVA, K. N.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONFORMIDADE MORAL NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES (1950 A 1980). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 12, p. 219-234, 2013.

5.
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA2010SILVA, K. N.. "CONFORMITÉ MORALE AU SEIN DE L?ÉCOLE PUBLIQUE AU BRÉSIL (1950?1980): PRATIQUES ET REPRÉSENTATIONS". Passages de Paris (APEB-Fr), v. 2010, p. 107-113, 2010.

6.
SILVA, K. N.;SILVA, KATIENE NOGUEIRA2007SILVA, K. N.. 'Criança Calçada, Criança Sadia!: Sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). DOBRAS (BARUERI, SP), v. 1, p. 74-81, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, K. N.. 'Criança calçada, criança sadia!': os uniformes no período de expansão da escola pública paulista. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 189p .

2.
SILVA, K. N.. Do controle das paixões à maestria de si: um estudo das práticas e das representações de moralização na escola pública paulista. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1. 284p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, K. N.; SIMOES, L. Q. . Exames, trabalhos e testes: um estudo das práticas e representações de avaliação da aprendizagem na Revista de Pedagogia (1955-1967) e na Revista da Faculdade de Educação (1975-1998). In: SIMÕES, J.L.; PAIVA, F. S.; MELLO NETO, R.D.. (Org.). Pesquisas educacionais: divulgando o trabalho de jovens pesquisadores - Políticas, escolas e avaliação. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. , p. 73-84.

2.
SILVA, K. N.. ?O que a escola faz ao instituir o uso dos uniformes escolares??. In: CATANI, D. B.; GATTI JR, D.. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2015, v. 7, p. 197-227.

3.
SILVA, K. N.. História das práticas de avaliação no Curso de Pedagogia da USP ? aspectos históricos e contemporâneos. In: MEMBIELA, P.. (Org.). Investigaciones en el contexto universitario actual. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2014, v. 1, p. 31-36.

4.
SILVA, K. N.; CANDIDO, R. M. ; MORAES, D. Z. . Construções curriculares e experiências didáticas no ensino superior: percepções de estudantes e professores nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo. In: Domingos Fernandes. (Org.). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas. 1ed.Lisboa: Educa, 2014, v. 2, p. 563-590.

5.
CATANI, D. B. ; SILVA, K. N. ; AL., E. . Itinerários de avaliação: da verificação da aprendizagem às intenções formativas em cursos da Universidade de São Paulo. In: Domingos Fernandes. (Org.). Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas. 1ed.Lisboa: Educa, 2014, v. 2, p. 673-706.

6.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. ; CANDIDO, R. M. . Estudo das percepções dos alunos de Química, Letras e Pedagogia acerca das avaliações do processo ensino-aprendizagem em seus Cursos na Universidade de São Paulo. In: MEMBIELA, P.. (Org.). Investigaciones en el contexto universitario actual. 1ed.Ourense: Educación Editora, 2014, v. 1, p. 721-726.

7.
CATANI, D. B. ; SILVA, K. N. . A produção da moralidade dos professores nas escolas públicas brasileiras (1890-1980). In: Pablo Celada Perandones. (Org.). Arte y Oficio de ensenãr. Dos siglos de perspectiva histórica. 1ed.Valladolid: Varona, 2011, v. II, p. 71-78.

8.
VIDAL, D. G. ; VICENTINI, P. P. ; SILVA, K. N. ; SILVA, J. C. S. . História da educação no Estado de São Paulo: a configuração do campo e a produção atual (1943-2003). In: José Gonçalves Gondra. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. , p. 157-219.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FANTINI, D. ; SILVA, K. N. . ?Feito sob medida?. Folha de São Paulo - Suplemento Folhinha, São Paulo, p. 8 - 9, 28 jul. 2007.

2.
MARTINS, L. ; SILVA, K. N. . ?Todos iguais?. Pais e Filhos, São Paulo, p. 48 - 51, 01 fev. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. N.. ?Práticas, dissertações e exames: Práticas de avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia da USP (1938 ? 1968)?. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (XI COLUBHE), 2016, Porto. Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira - XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (XI COLUBHE), 2016. p. 844-852.

2.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. . ?A produção histórico-educacional ? elementos de comparação (1970 ? 2008): Brasil, França, Portugal e Espanha?. In: 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2014, Bento Gonçalves. 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014.

3.
SILVA, K. N.. Entre a formação da vontade e a contenção de si próprio: uma investigação acerca de práticas e representações de moralização na escola pública (São Paulo - 1948-1978). In: IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. II. p. 3971-3981.

4.
SILVA, K. N.. ?CONSTRUIR, INVENTAR... RESISTIR?: UM ESTUDO ACERCA DOS DISCURSOS SOBRE A MORALIZAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS (1950 A 1980)?. In: IV CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2010, São Paulo. "Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer e formar", 2010.

5.
SILVA, K. N.. "A professora não deve ir para a aula nem vestida de 'andar em casa', nem como se fosse para uma festa": um estudo acerca dos uniformes das normlistas e das roupas das professoras primárias no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, 2008.

6.
SILVA, K. N.. ?Distinção, higiene e assistência social: Os uniformes escolares diante da expansão do ensino público paulista (1950/1970)?. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007.

7.
BEISIEGEL, C. R. ; SILVA, K. N. ; MARTINS, A. P. ; SILVA, C. R. G. ; ANDRADE, E. C. ; SANTOS, F. H. T. ; BIRK, L. P. ; CAMARGO, P. E. B. ; SILVA, R. F. . "A Educação Popular nos anos 60: Análise das cartilhas de alfabetização utilizadas em Cuba e no Brasil". In: V Semana da Educação - A Universidade de São Paulo e a Formação Docente, 2007, São Paulo. Anais da 5ª Semana da Educação da FEUSP, 2007.

8.
SILVA, K. N.. ?Recordações dos tempos do jardim da infância: memórias de alunos acerca de seus uniformes através do estudo do jornal escolar (1936-1967)?. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, 2006, Salvador. II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, 2006.

9.
SILVA, K. N.. ?Vestidos adequadamente e com asseio?: O discurso sobre os uniformes escolares através de periódicos educacionais brasileiros (1950/1970). In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006.

10.
SILVA, K. N.. ?O uso dos uniformes nas instituições de ensino paulistas (1950/1970)?. In: Semana de Educação 2003, 2003, São Paulo. Semana de Educação 2003 - FEUSP, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. . ?L?éducation morale. Et civique? Pratiques de conformité morale dans les écoles publiques brésiliennes (1948 ? 1978)?. In: ISCHE 2014: Education, War and Peace, 2014, Londres. ISCHE 2014: Education, War and Peace. Londres: ISCHE, 2014. p. 238-240.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. ; CANDIDO, R. M. . 'Estudo das práticas de avaliação da aprendizagem contemporâneas nos cursos de Pedagogia e Engenharia da Universidade de São Paulo'. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria, 2014, Rosario. Libro de resúmenes: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Rosario: Humanidades y Artes Ediciones, 2014. p. 89-89.

2.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. ; FERNANDES, D. ; CANDIDO, R. M. ; MORAES, D. Z. . ?Práticas de avaliação no ensino superior: estudos da realidade portuguesa e brasileira?. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XVII Endipe), 2014, Fortaleza. Anais do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XVII Endipe). Fortaleza: Ed. UECE, 2014. p. 379-379.

3.
SILVA, K. N.; LUGLI . ?Modernization of School, students and method uniformity: multiple dimensions of the mass school implementation.?. In: ECER - European Conference on Educational Research, 2005, Dublin. ECER - European Conference on Educational Research, 2005. p. 100-100.

4.
SILVA, K. N.. ??Criança Calçada, Criança Sadia!?: os uniformes escolares e a expansão do sistema de ensino paulista (1950/1970)?. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004, Évora. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004. p. 145-146.

5.
SILVA, K. N.. ?Práticas da vida escolar: o uso do uniforme nas instituições de ensino (1930/1961)?. In: 9º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 9º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2001. p. 38-38.

6.
SILVA, K. N.. ?Práticas da vida escolar: o uso do uniforme nas instituições de ensino (1930/1961)?. In: 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001. p. 35-35.

7.
SILVA, K. N.. ?Práticas da vida escolar: o uso do uniforme nas instituições de ensino (1930/1961)?. In: VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001, São Paulo. VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001. p. 92-92.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, K. N.. Woman, college professor and researcher: the trajectory of Amélia Americano Franco Domingues de Castro (1920 - ) in higher education. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, K. N.. ?Práticas, dissertações e exames: Práticas de avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia da USP (1938 ? 1968)?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. ; CANDIDO, R. M. . 'Estudo das práticas de avaliação da aprendizagem contemporâneas nos cursos de Pedagogia e Engenharia da Universidade de São Paulo'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, K. N.. 'História das práticas de avaliação no Curso de Pedagogia da USP - aspectos históricos e contemporâneos'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, K. N.; CATANI, D. B. ; CANDIDO, R. M. . 'Estudo das percepções dos alunos de Química, Letras e Pedagogia acerca das avaliações do processo de ensino-aprendizagem em seus Cursos na Universidade de São Paulo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, K. N.. Entre a formação da vontade e a contenção de si próprio: uma investigação acerca de práticas e representações de moralização na escola pública (São Paulo - 1948-1978). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CATANI, D. B. ; SILVA, K. N. . A produção da moralidade dos professores nas escolas públicas brasileiras (1890-1980). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, K. N.. ?CONSTRUIR, INVENTAR... RESISTIR?: UM ESTUDO ACERCA DOS DISCURSOS SOBRE A MORALIZAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS (1950 A 1980)?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, K. N.. « Conformité morale au sein de l?école publique au Brésil (1950?1980): pratiques et représentations ». 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, K. N.. "A professora não deve ir para a aula nem vestida de 'andar em casa', nem como se fosse para uma festa": um estudo acerca dos uniformes das normlistas e das roupas das professoras primárias no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BEISIEGEL, C. R. ; SILVA, K. N. ; MARTINS, A. P. ; SILVA, C. R. G. ; ANDRADE, E. C. ; SANTOS, F. H. T. ; BIRK, L. P. ; CAMARGO, P. E. B. ; SILVA, R. F. . ?A Educação Popular nos anos 60: Análise das cartilhas de alfabetização utilizadas em Cuba e no Brasil?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, K. N.. "Distinção, higiene e assistência social: Os uniformes escolares diante da expansão do ensino público paulista (1950/1970)". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, K. N.. "As representações da infância nos impressos produzidos por e para professores". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, K. N.. ?Vestidos adequadamente e com asseio?: O discurso sobre os uniformes escolares através de periódicos educacionais brasileiros (1950/1970). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, K. N.. "Materialidade Escolar e Cultura Pedagógica no Brasil". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, K. N.. ?Vestidas de Azul e Branco: O Uniforme da Normalista em São Paulo (1950/1970)?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, J. C. S. ; SILVA, K. N. ; VICENTINI, P. P. ; VIDAL, D. G. . "A produção da pesquisa em História da Educação no Estado de São Paulo". 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, K. N.. "Criança Calçada, Criança Sadia!": Os uniformes escolares e a expansão do sistema de ensino público paulista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, K. N.. "Criança Calçada, Criança Sadia!": Os uniformes escolares e a expansão do sistema de ensino paulista (1950/1970). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAMOUX, H. ; SILVA, K. N. . Site do Archéophone: "As páginas do Archéophone", 2009. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Profissão Docente. 2015.

2.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Angelus Novus. 2015.

3.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Linhas. 2014.

4.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Educação e Pesquisa. 2014.

5.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Iberoamericana de Educación. 2013.

6.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Ciências & Idéias. 2013.

7.
SILVA, K. N.. Parecer sobre artigo apresentado para publicação na Revista Iara - Moda, Cultura e Arte.. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, K. N.. A gestão do tempo e do espaço na escola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso a distância (EAD)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GATTI, G. C. V.; SILVA, K. N.; RIBEIRO, B. O. L.. Participação em banca de Edilene Alexandra Leal Soares. O Colégio Triângulo Mineiro e o Ensino Secundário em Uberaba (MG) entre 1940 e 1960. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
LIMA, A. L. G.; VIVIANI, L. M.; BAUTHENEY, K. C. S. F.; SILVA, K. N.. Participação em banca de Andressa Caroline Francisco Leme. Agora é para alfabetizar, sim ou não? Análise dos discursos especializados sobre a idade certa para iniciar a alfabetização no contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BARZOTTO, V. H.; FERREIRA, K. Z.; SEGUNDO, P. R. G.; SILVA, K. N.; MONTE, V. M.. Participação em banca de Adriana Santos Batista. Arranjos de vozes em textos jornalísticos: quem discute educação na cobertura sobre avaliações externas?. 2016. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
BARBOSA, R. L.; CATANI, D. B.; BATISTA, R. O.; SILVA, K. N.; ZANCHETTA JUNIOR, J.. Participação em banca de Rosária de Fátima Boldarine. Supervisores de Ensino da rede Estadual de São Paulo: Entre Práticas e Representações. 2014. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BERNARDES, M. E. M.; LIMA, A. L. G.; SILVA, K. N.. Processo Seletivo de provas para o provimento de um cargo de Professor Doutor. 2014. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria. "Estudo das práticas de avaliação da aprendizagem contemporâneas nos cursos de Pedagogia e Engenharia da Universidade de São Paulo". 2014. (Congresso).

2.
III Congreso Internacional de Docencia Universitaria. "História das práticas de avaliação no Curso de Pedagogia da USP - aspectos históricos e contemporâneos". 2013. (Congresso).

3.
III Congreso Internacional de Docencia Universitaria. "Estudo das percepções dos alunos de Química, Letras e Pedagogia acerca das avaliações do processo de ensino-aprendizagem em seus Cursos na Universidade de São Paulo". 2013. (Congresso).

4.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação "Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares". Entre a formação da vontade e a contenção de si próprio: uma investigação acerca de práticas e representações de moralização na escola pública (São Paulo - 1948-1978). 2012. (Congresso).

5.
Semana da Educação - UNILUS."Gestão do tempo e do espaço na escola". 2011. (Outra).

6.
XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación. A produção da moralidade dos professores nas escolas públicas brasileiras (1890 - 1980). 2011. (Congresso).

7.
IV CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. ?CONSTRUIR, INVENTAR... RESISTIR?: UM ESTUDO ACERCA DOS DISCURSOS SOBRE A MORALIZAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DOS MANUAIS PEDAGÓGICOS (1950 A 1980)?. 2010. (Congresso).

8.
?Deuxièmes Assises de la pédagogie: Changer l?école, avec les enseignants?/CRAP-Cahiers Pédagogiques. 2009. (Encontro).

9.
Colloque "Evaluation du travail des élèves". 2009. (Outra).

10.
Journée d´études "Enfance et littérature: Colonies et colonisation". 2009. (Encontro).

11.
Séminaire ?Histoire de l'enseignement supérieur?. 2009. (Seminário).

12.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. "A professora não deve ir para a aula nem vestida de 'andar em casa', nem como se fosse para uma festa": um estudo acerca dos uniformes das normlistas e das roupas das professoras primárias no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970). 2008. (Congresso).

13.
XXXVI Encontro de Formação Continuada do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - "A vontade de instituição". 2008. (Encontro).

14.
XXXVII Encontro de Formação Continuada do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - "Lembranças de Colégio - Freud, tempo e imagens". 2008. (Encontro).

15.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste."Distinção, higiene e assistência social: Os uniformes escolares diante da expansão do ensino público paulista (1950/1970)". 2007. (Encontro).

16.
V Semana da Educação - A Universidade de São Paulo e a Formação Docente."A Educação Popular nos anos 60: Análise das cartilhas de alfabetização utilizadas em Cuba e no Brasil". 2007. (Outra).

17.
I Congresso Internacional "Infância: Violência, Instituições e Políticas Públicas". "As representações da infância nos impressos produzidos por e para professores". 2006. (Congresso).

18.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. ?Vestidos adequadamente e com asseio?: O discurso sobre os uniformes escolares através de periódicos educacionais brasileiros (1950/1970). 2006. (Congresso).

19.
"Democratização do ensino e desigualdades escolares depois dos anos 60". 2005. (Outra).

20.
"Transformações do sistema educativo francês, formação de professores e sindicalização". 2005. (Outra).

21.
I Seminário "Diversidade Cultural: Patrimônio Brasileiro"."Materialidade Escolar e Cultura Pedagógica no Brasil". 2005. (Seminário).

22.
?A imagem fotográfica e suas possibilidades na pesquisa em História da Educação?. 2004. (Oficina).

23.
27ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). 2004. (Encontro).

24.
II Semana da Educação.?Vestidas de Azul e Branco: O Uniforme da Normalista em São Paulo (1950/1970)?. 2004. (Outra).

25.
Seminário de Intercâmbio: "A produção da pesquisa em História da Educação no Brasil"."A produção da pesquisa em História da Educação no Estado de São Paulo". 2004. (Seminário).

26.
V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. "Criança Calçada, Criança Sadia!": Os uniformes escolares e a expansão do sistema de ensino paulista (1950/1970). 2004. (Congresso).

27.
XIII Simpósio de Educação "Perspectivas do Educador: questionamentos sobre o seu papel"."Criança Calçada, Criança Sadia!": Os uniformes escolares e a expansão do sistema de ensino público paulista. 2004. (Simpósio).

28.
?Colóquio Roland Barthes: o Saber com Sabor?. 2003. (Seminário).

29.
?Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno ? implicações teórico-metodológicas das teses da governamentalidade?. 2003. (Seminário).

30.
?Seminários de Preparação Pedagógica?. 2003. (Seminário).

31.
?XXV ISCHE ? International Stading Conference for the History of Education?. 2003. (Congresso).

32.
"Seminários de Preparação Pedagógica". 2003. (Seminário).

33.
26ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Anual de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). 2003. (Encontro).

34.
?Aprendizes de Alquimista: aproximações à alquimia curricular enquanto objeto de pesquisa sociológica e histórica?. 2001. (Seminário).

35.
?Educação e Trabalho ? desmistificando a visão mercadológica?. 2001. (Seminário).

36.
?Olhar a Escola através dos Livros de Texto para Formação de Professores?. 2001. (Seminário).

37.
?O Lugar do Pesquisador em Educação: Fronteiras e Travessias?. 2001. (Seminário).

38.
"Política e Ciências da Educação". 2001. (Outra).

39.
?A Oficina do Coletivo: História do Ensino de Educação Física e Micro-Política Escolar (1968/1986)?. 2000. (Seminário).

40.
?Questões Teórico-Metodológicas na Produção dos Estudos Histórico-Educacionais?. 2000. (Seminário).

41.
"Sucesso, Fracasso e Ambivalência da Inovação Pedagógica: o caso do Ensino da Leitura". 2000. (Outra).

42.
II Seminário de Educação Especial. 2000. (Seminário).

43.
Seminário "As Estatíticas Educacionais e a Produção de Estudos em História da Educação". 2000. (Seminário).

44.
Seminário "Fontes Primárias na Investigação Educacional". 2000. (Seminário).

45.
?Alfabetização, Escolarização e Literacia: 100 anos de problemas não resolvidos?. 1999. (Seminário).

46.
?Faculdades de Educação: Realizações e Desafios?. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, K. N.; SANTOS, V. M. ; SACCO, R. D. . 7º Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP. 2017. (Outro).

2.
SILVA, K. N.; SANTOS, V. M. ; SACCO, R. D. . 6º Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP. 2016. (Outro).

3.
SILVA, K. N.; SANTOS, V. M. ; SACCO, R. D. . 5º Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP. 2015. (Outro).

4.
SILVA, K. N.; SANTOS, V. M. ; MASSON, M. A. C. ; SON, L. ; REIS, R. C. G. . 4º Simpósio de Pós?Doutorado da FEUSP. 2014. (Outro).

5.
SILVA, K. N.; FERNANDES, D. . Palestra intitulada ?Reflexões sobre práticas de ensino e avaliação de oito docentes universitários de Artes e Humanidades?, proferida pelo Prof. Dr. Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa. 2014. (Outro).

6.
SILVA, K. N.; BOTELHO, R. G. ; SON, L. ; SANTOS, R. A. M. ; VIDAL, D. G. . 3º Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP. 2013. (Outro).

7.
SILVA, K. N.. 21º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP. 2013. (Outro).

8.
SILVA, K. N.. 20º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP. 2012. (Outro).

9.
SILVA, K. N.. Ciclo APEB-Fr/GRIB. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
João Carvalho Dias. ?Avaliação das aprendizagens no ensino médio: entre práticas e representações?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Bruno do Nascimento Sá. ?Saber para fazer: currículo, formação e ação docente frente às questões de gênero?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Eduardo Mosna Xavier. ?Política ?dá a bola e deixa jogar!?: Análise historiográfica da Educação Física e da formação de seus professores entre 1946 e 1961?. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Débora Sgobbi de Abreu. A formação de professores no pensamento de António Nóvoa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

2.
Luciana Aparecida Orbetelli de Freitas. O brincar nos anos iniciais do ensino fundamental de nove anos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

3.
Sandra Regina S. Fiore. Por que ao final do ensino fundamental I os alunos apresentam um nível de aprendizado tão baixo?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

4.
Mariland Aparecida dos Santos. Gênero e magistério: mulheres entre o lar e a sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

5.
Luciene Cristine da Cruz. Tempo e espaço: O olhar de docentes sobre a relação do tempo e espaço para a criança de seis anos no Ensino Fundamental de 9 anos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

6.
Priscilla Santos Boschini. Política e educação: um estudo a partir da obra de Ivan Illich. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

7.
Ana Cristina Sá Filizzola. As leis que regem o profissional da educação: seus direitos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino Fundamental) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

8.
Nancy Teixeira de Freitas Marcelino. A gestão na era da informática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

9.
Martha Delhi Lopes Moura. A prática do professor coordenador. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

10.
Benedita Aparecida Cará. A formação docente no século XXI: uma necessidade no cotidiano escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

11.
Alessandra Martins de Souza Bento. Avaliação: um nó na educação brasileira. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

12.
Dionice Contador. Pedagogia de aprendizagem: diferentes ambientes de vivência e aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

13.
Aidil Maria Falcão Mouta Rodrigues. Análise das mudanças ocorridas na forma de se ensinar Ciências do século XX até os dias atuais: evolução e desenvolvimento através dos tempos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

14.
Almir de Eyros. Avaliação: pontos positivos ou negativos da aprendizagem no ensino fundamental ? ciclo II. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

15.
Eli Aparecida Pires da Glória. A avaliação da aprendizagem com foco no currículo de São Paulo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

16.
Eunivia de Souza Mariano Pereira. O jogo como fonte de aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

17.
Itamar Aparecido Ferreira. Avaliação e aprendizagem na escola que desejamos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

18.
Ivan Junior da Silva. A avaliação e a gestão do currículo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

19.
José Clayton Bezerra Braz e Silva. Como desmistificar a ideia de uma avaliação meramente excludente na rede estadual paulista?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

20.
Marcia Soares Bizerra Mendonça. Projetos de trabalho: motivação para aprender?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

21.
Maria Aparecida Fernandes Ursini. A formação do professor coordenador e suas práticas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

22.
Mirane Monteiro de Souza. Aprendizagem e suas tecnologias. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

23.
Nancy Fonseca Antunes. A contribuição do professor coordenador pedagógico no dia a dia da vida escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

24.
Paula Gomes de Carvalho. Avaliação e o processo de ensino e aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

25.
Quelei Gusmão. As especificidades da linguagem frente à oralidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

26.
Camila Zanelato de Lima. A Avaliação no processo ensino-aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Currículo - Redefor) - Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

Iniciação científica
1.
Lucas Quirino Simões. Exames, trabalhos e testes: a avaliação da aprendizagem na Revista de Pedagogia (1955-1967) e na Revista da Faculdade de Educação (1975-1998). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FEUSP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

2.
Mariana Barbosa Silva de Lima. Pesquisas sobre avaliação ? análises de dissertações e teses acerca da avaliação da aprendizagem publicadas na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? FEUSP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

3.
Júlia Zago Brito. Avaliação das aprendizagens: um estudo das representações veiculadas na revista Nova Escola (1996 ? 2006). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

4.
Sofia Ratola de Azevedo. Avaliação das aprendizagens: um estudo de práticas e representações veiculadas na revista Educação (1997 ? 2007). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FEUSP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

5.
Daniel Porto Avila Kuhn. Atividades cívico-culturais com a finalidade de moralizar: um estudo de práticas e representações veiculadas na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1948 ? 1968). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - FEUSP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Ariane Monteiro Siqueira. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO (PAE). 2016. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Bolsa PAE/USP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

2.
Juliana de Souza Silva. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO (PAE). 2015. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.

3.
Elisangela Lisboa Micheletti. PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO (PAE). 2014. Orientação de outra natureza. (Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Bolsa PAE/USP. Orientador: Katiene Nogueira da Silva.



Outras informações relevantes


Diretora científica da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França ? APEB-Fr (2009/2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 18:21:47