Maria Eliza Nogueira Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


Docente do Mestrado em Educação da UNOESTE na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade. Graduada em Pedagogia (UNESP). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP ? Marília (Bolsista CAPES - Observatório da Educação - 2011 a 2014 - Edital n. 038/2010, e Bolsista FAPESP - setembro de 2010 a março de 2011). Possui habilitação em Administração Escolar e Supervisão na Educação Básica (2006). De 2009 a 2015, integrou o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Educacional (CEPAE/ UNESP-Marília). É membro do grupo de estudos Estado, Políticas Educacionais e Democracia (UNOESTE). Atualmente, tem desenvolvido e orientado pesquisas com foco nas seguintes temáticas: Gestão de Sistemas e Unidades Escolares; Gestão Democrática; Gestão da Educação Superior; Plano Nacional de Educação; Sistemas Nacionais de Avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Eliza Nogueira Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira;ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Oeste Paulista, Mestrado em Educação.
Rodovia Raposo Tavares - km 572
Limoeiro
19067175 - Presidente Prudente, SP - Brasil
Telefone: (18) 32292000
URL da Homepage: www.unoeste.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Qualidade da Educação Escolar: discursos, práticas e representações sociais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Graziela Zambão Abdian.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Qualidade da Educação Escolar; Representações Sociais; Discurso do Sujeito Coletivo; Análise Institucional; Política de Avaliação em Larga Escala.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O processo de reestruturação curricular do Curso de Pedagogia da UNESP - Marília: desafios e possibilidades,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Graziela Zambão Abdian.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Educação - Pedagogia; Formação de Pedagogos; Gestão Escolar; Sociologia das Organizações Escolares; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2008
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 540h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
Orientador: Tânia Sueli Marcelino Brabo.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Projeto Sócio-Educativo: contribuições para a formação das crianças e dos adolescentes.
Orientador: Graziela Zambão Abdian Maia.
1998 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Formação e Aperfeiçoamento Para o Magistéio, CEFAM, Brasil.


Pós-doutorado


2019
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.


Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Tutoria em EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Tópico Especial: Visual methods and qualitative approach in the reserch. (Carga horária: 4h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Tópico Especial Pesquisa qualitativa: Grounded Theory. (Carga horária: 4h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Ensino Superior do Interior, FAIP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 4
Outras informações
Pós- Graduação em Metodologia da Educação Infantil Disciplina: Gestão Escolar da Educação Básica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 16
Outras informações
Pós-Graduação em Gestão na Administração e Supervisão Escolar Disciplina: Gestão da Educação Básica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 16
Outras informações
Pós-Graduação em Formação Profissional para o Ensino Superior Disciplina: Gestão do Ensino Superior


FATEC - Tatuí - Prof. Wilson R. Ribeiro de Camargo, FATEC - TATUÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Didática e Currículo da Educação Profissional


União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Gestão da Educação Básica

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: História da Educação

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Educação na Diversidade Cultural

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Currículos e Programas


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação - Doutorado


Secretaria Municipal de Educação de Marília, PREFEITURA MUNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em virtude de uma perceria realizada entre a Prefeitura Municipal de Marília e Organizações Não Governamentais de cunho educacional situadas no município, durante esses três anos e sete meses, atuei como educadora em Entidades Filantrópicas que desenvolvem projetos educacionais com crianças e adolescentes moradores de periferia. Nesse trabalho foi possível desenvolver projetos pedagógicos envolvendo temas como cidadania e cultura.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de reforço, Carga horária: 25


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2019 - Atual
O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2018)
Descrição: A proposta de pesquisa apresentada neste projeto (Bolsa PNPD/CAPES 2019) tem por objeto de estudo a gestão dos programas de pós-graduação frente às tensões e pressões geradas pelas novas exigências da regulação oficial. De maneira mais específica, a pesquisa se volta à análise do Sistema Nacional de Avaliação da Pós-Graduação (SNAP) nos últimos vinte anos e suas implicações na gestão dos programas de pós-graduação em educação. O recorte escolhido (1998-2018) se justifica por ser este o período em que o atual modelo de avaliação se instituiu e consolidou. O problema de pesquisa se resume em torno da seguinte questão: como o SNAP atual vem influenciando as práticas institucionais e afetando a autonomia dos programas de pós-graduação e quais estratégias vêm sendo utilizadas por coordenadores de programas para o atendimento dos pressupostos que orientam a avaliação? Para responder a referida questão, será realizada uma pesquisa documental por meio da qual será possível realizar um mapeamento dos programas que tiveram seus conceitos elevados, rebaixados e/ou mantidos na última avaliação quadrienal (2013-2016). Nesta fase da pesquisa, será também analisado o conteúdo dos documentos que regulamentam o SNAP, buscando analisar as concepções de qualidade por ele produzidas e adotadas nas últimas décadas. Realizada a análise desses documentos, serão realizadas entrevistas com coordenadores de PPGE(s) sediados em universidades públicas e privadas de diversas regiões do país, para compreendermos o impacto do SNAP na gestão dos programas numa perspectiva micropolítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação e da regulação da educação superior: Atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas políticas de avaliação e regulação da Educação Superior e suas influências modeladoras nas Universidades Públicas Esta
Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se nas ações a serem realizadas para alcançar o objetivo específico 2 do subprojeto do Eixo 3, da Rede UNIVRSITAS/Br, ?Nova Gestão Pública e a reconfiguração da avaliação e da regulação da educação superior?: Será desenvolvido no período de 2017-2020 , a partir da seguinte questão norteadora: Quais são e como se configuram as influências modeladoras da atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas políticas de avaliação e regulação das universidades públicas estaduais e nos seus processos internos de gestão acadêmica e pedagógica? O objeto de estudo são os Conselhos Estaduais de Educação e as Universidades Públicas Estaduais, das regiões brasileiras Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as influências modeladoras da atuação dos Conselhos Estaduais de Educação nas políticas de avaliação e regulação das universidades públicas estaduais e nos seus processos internos de gestão acadêmica e pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Qualidade da Educação Escolar e Gestão Democrática de Sistemas e Unidades Escolares no contexto de elaboração e execução do Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Descrição: A pesquisa tem o objetivo central de compreender o impacto do novo Plano Nacional de Educação (PNE ? 2014-2024) na gestão dos sistemas municipais de ensino e das unidades escolares. Inserido no contexto de recente aprovação do PNE, este estudo elegerá como problemática central o processo de elaboração e materialização dos Planos Municipais de Educação de diferentes municípios da região do Oeste Paulista. Os dados da pesquisa serão obtidos por meio de análise dos documentos públicos oficiais, incluindo os materiais de orientação, disponibilizados no âmbito das secretarias municipais, questionários e entrevistas com diferentes segmentos envolvidos. Neste processo, procurar-se-á compreender como os municípios vêm se organizando para garantir o alcance das metas dos planos municipais e os principais entraves para o cumprimento deste compromisso firmado em lei. Buscar-se-á, também, identificar as abordagens teóricas, os aspectos administrativos e funcionais que orientam o trabalho da equipe gestora dos sistemas e das escolas além de traçar algumas possibilidades acerca da concepção de qualidade de educação escolar em que se baseiam os sujeitos que atuam nos espaços investigados. Deste modo, objetiva-se fornecer dados orientadores relevantes a pesquisadores que se debruçam sobre as temáticas da gestão e das políticas educacionais, perpassando outros temas importantes como o financiamento da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Eliza Nogueira Oliveira - Coordenador / Tatiane Oliveira Santos Nascimento - Integrante / VITORIANO DA SILVA, LEANDRO - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
2011 - 2015
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: DAS DIRETRIZES POLÍTICAS ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES SEGMENTOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Descrição: A pesquisa abordará os temas da gestão de sistema e unidades escolares, relacionando-os ao tema da qualidade da educação escolar. Entende-se por educação escolar todo processo pedagógico que vise desenvolver nos alunos o pensamento autônomo e crítico que possibilite o diálogo e, consequentemente, amplie e aperfeiçoe os espaços de decisão coletiva. No entanto, admite-se a dificuldade de afirmar, por meio de avaliações de rendimento escolar dos alunos, se a escola exerce sua função social de contribuir com a formação de ?personalidades democráticas? (Ghanem, 2004). A partir da premissa de que a escola não é uma instituição inerte frente às diversas imposições do sistema ?macro?, buscar-se-á analisar, por meio de observação sistemática, de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental, duas escolas públicas municipais, uma com a maior e outra com a menor classificação no IDEB 2011, com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: diante dos limites e das possibilidades de ação, como vem se constituindo a organização do trabalho na escola com vistas a uma educação escolar de qualidade? Para responder a esta questão, propõe-se: analisar os pressupostos que fundamentam as diretrizes políticas de controle e medição da qualidade da educação escolar e suas implicações na organização do trabalho na escola; estudar o tema da qualidade da educação por meio da inserção no ambiente escolar, buscando compreender os limites e as possibilidades de ação; conhecer as representações sociais dos sujeitos da escola acerca da qualidade da educação e de que maneira essas concepções influenciam o delineamento dos objetivos educacionais e o processo pedagógico utilizado para sua efetivação; por fim, saber em que medida as concepções preponderantes de qualidade de educação escolar contribuem para a formacao de pessoas autônomas, críticas e comprometidas com a consolidação de uma sociedade ética, justa, solidária e democrática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
O processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais no Curso de Pedagogia da UNESP- Marília: desafios e possibilidades
Descrição: O Curso de Pedagogia no Brasil, desde sua criação em 1939, tem sido o foco de discussões e análises de muitos pesquisadores preocupados com a formação e a função do profissional pedagogo na sociedade. Ao entrar em contato com os estudos desenvolvidos por esses intelectuais, percebe-se que o referido curso foi foco de um número significativo de mudanças realizadas, quase sempre, por imposições dos órgãos administrativos centrais, como o Conselho Nacional de Educação. A última mudança imposta pelo referido Conselho foi a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, em maio de 2006. O documento levou todos os Cursos de Pedagogia a modificarem suas estruturas visando, sobretudo, oferecer aos futuros pedagogos uma formação que atenda às exigências da sociedade atual. Diante desse novo quadro, propõe-se a realização de uma pesquisa com o objetivo de analisar o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Valendo-se da proposta de análise de Lima (2000), um dos objetivos da pesquisa é o de buscar, junto aos atores envolvidos no processo, respostas que permitam identificar as principais dificuldades enfrentadas e as possibilidades encontradas para que as mudanças impostas fossem concretizadas atendendo, não só aos interesses externos, mas também aos interesses internos da instituição. Por fim, a pesquisa buscará identificar como ficou constituída a identidade do pedagogo e o espaço da gestão no novo curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Formação, função e formas de provimento do cargo de administrador escolar: questões históricas e atuais
Descrição: O estudo parte da concepção paradigmática da Administração escolar que afirma, entre outros aspectos, a especificidade da organização escolar em relação às outras organizações e pretende analisar questões históricas e atuais sobre a formação, função e formas de provimento do cargo de administrador escolar. Em relação à formação, os objetivos são: realizar levantamento, sistematização e análise das publicações sobre formação dos educadores, com ênfase nos administradores escolares; resgatar a constituição do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Campus de Marília) e analisar como se deu o processo de reestruturação deste curso e o espaço da gestão no novo projeto político-pedagógico. A função do administrador escolar será contemplada na perspectiva da liderança organizacional, apresentando como objetivo: analisar a concepção e a percepção dos docentes e das equipes de direção de escolas municipais e estaduais de Marília/SP a respeito da liderança organizacional. Os aspectos relacionados às formas do provimento do cargo serão contemplados com os seguintes objetivos: levantar e analisar os livros publicados em primeira edição que contemplam, de forma direta ou indireta, a forma de provimento do cargo do administrador escolar e suas possíveis implicações na qualidade de ensino da escola pública (1990-2007); realizar análise de conteúdo das provas aplicadas nos concursos públicos para o cargo de diretor de escola da rede estadual de São Paulo e das legislações que dispõem sobre as atribuições do diretor de escola pública, entre 1970 e 2007. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa e utilizará, como procedimentos metodológicos de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, levantamento de referências bibliográficas e documentos oficiais, a serem trabalhados mediante análise de conteúdo. Pretende-se contribuir com a área da Administração da educação ao resgatar questões históricas e analisar questões presentes tanto na área de conhecimento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O CONSELHO ESCOLAR E A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão e pesquisa é identificar os principais elementos necessários para a consolidação da gestão democrática na escola pública, assim como aqueles que dificultam o processo de construção de espaços coletivos de tomada de decisão, pela via da representação, envolvendo todos os segmentos da escola. Para o alcance do objetivo proposto, escolheu-se como espaço de estudo e intervenção uma escola pública estadual paulista situada em um bairro periférico de uma cidade de médio porte com cerca de duzentos e vinte mil habitantes, de acordo com as estimativas do IBGE 2016. Os dados da pesquisa serão obtidos por meio de análise documental, encontros de formação, entrevistas semiestruturadas e registro contínuo das intervenções que serão realizadas no desenvolvimento da pesquisa-ação, que, além de compreender, visa intervir na situação analisada. O conhecimento visado articula-se a uma finalidade intencional de alteração da situação pesquisada. Assim, ao mesmo tempo em que realizará um diagnóstico e uma análise de uma determinada situação, a pesquisa-ação proporá ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, Nattácia.2017DUARTE, Nattácia. ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL COM DESEMPENHO SATISFATÓRIO NO ENEM. Colloquium Humanarum, v. 14, p. 60-74, 2017.

2.
VITORIANO DA SILVA, LEANDRO2017VITORIANO DA SILVA, LEANDRO ; ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA, MARIA . O FINANCIAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO. Colloquium Humanarum, v. 14, p. 70-75, 2017.

3.
SILVA, Leandro. V. da2016SILVA, Leandro. V. da ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: DA AUTONOMIA CONSTRUÍDA À AUTONOMIA DECRETADA. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 107-123, 2016.

4.
ABDIAN, Graziela Zambão2015ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . Gestão e qualidade da educação de escolas estaduais paulistas no contexto dos indicadores de desempenho. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, p. 177-195, 2015.

5.
1OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira;ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA, MARIA2014OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela Zambão . Formação de professores: as diretrizes nacionais e o poder local. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), v. 14, p. 527, 2014.

6.
3OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira;ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA, MARIA2013OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Processo de Reestruturação Curricular: do discurso democrático ao corporativismo docente. Currículo sem Fronteiras, v. 13, p. 320-339, 2013.

7.
2ABDIAN, Graziela Zambão2013ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; JESUS, Graziela de. . Função do Diretor na Escola Pública Paulista: mudanças e permanências. Educação e Realidade, v. 38, p. 977-998, 2013.

8.
4ABDIAN, Graziela Zambão2012ABDIAN, Graziela Zambão ; HOJAS, Viviani Fernanda ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . FORMAÇÃO, FUNÇÃO E FORMAS DE PROVIMENTO DO CARGO DO GESTOR ESCOLAR: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da Administração escolar. ETD. Educação Temática Digital, v. 14, p. 399-419, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TORRES, Júlio César (Org.) ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira (Org.) ; DAVID, Alessandra. (Org.) . Política e gestão educacional : questões contemporâneas em debate. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. 199p .

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Gestão Escolar e Políticas Públicas Educacionais: um embate entre o prescrito e o real. 1. ed. Curitiba: Appris, 2013. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; PARRO, Ana. Lúcia. G. ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . GESTÃO E QUALIDADE: SIGNIFICAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PAULISTA. In: Júlio César Torres; Maria Eliza Nogueira Oliveira; Alessandra David. (Org.). Política e gestão educacional : questões contemporâneas em debate. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. , p. 67-93.

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. O estudo da escola e a construção de uma nova teoria de Administração Escolar: dois novos desafios para a pesquisa em educação. In: Maria Eliza Nogueira Oliveira. (Org.). Gestão Escolar e Políticas Públicas Educacionais: um embate entre o prescrito e o real. 1ed.Curitiba: Appris, 2013, v. , p. 13-33.

3.
SOUZA, Tiago. B. de ; ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . Organização do trabalho na escola pública municipal e a função do gestor. In: LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; MILITÃO, Silvio César Nunes; LIMA, Vanda Moreira Machado. (Org.). Políticas Educacionais e qualidade da escola pública. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. , p. 181-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . GESTÃO E QUALIDADE: SIGNIFICAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL PAULISTA. In: V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia - GO. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016. v. 41. p. 1-13.

2.
SILVA, Leandro. V. da ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . GESTÃO MUNICIPAL PERANTE OS DESAFIOS DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): A PERCEPÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE ENSINO. In: 12 Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED, 2016, Vitória - ES. Anais [ do ] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. [Pôsteres.]., 2016. p. 606-611.

3.
ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . SENTIDOS CONSTRUÍDOS NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE GESTÃO E QUALIDADE. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO, 2015. p. 14387-14401.

4.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela Zambão . QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCO, 2015. p. 42085-42098.

5.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. OS DISCURSOS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLARE SUAS INTERFERÊNCIAS NA ESCOLA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ? UNOESTE, 2015, PRESIDENTE PRUDENTE. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ? UNOESTE, 2015. v. 1. p. 594-604.

6.
SOUZA, Tiago. B. de ; ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . 'ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL E A FUNÇÃO DO GESTOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS PROTAGONISTAS'. In: XI EDUCERE e II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013. p. 1-17.

7.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DIRETRIZES POLÍTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES INTEGRANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS'. In: XI EDUCERE e II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar., 2013. p. 1-10.

8.
ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; PARRO, Ana. Lúcia. G. ; HOJAS, Viviani Fernanda ; SOUZA, Tiago. B. de . INDICADORES DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE ENSINO E DETERMINANTES DA QUALIDADE DE ENSINO: ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS NO INTERIOR PAULISTA. In: XI EDUCERE e II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar., 2013. p. 1-17.

9.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DIRETRIZES POLÍTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES INTEGRANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS. In: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, promovido pelo Núcleo de Ensino de Marília, 2012, Marília. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, promovido pelo Núcleo de Ensino de Marília, 2012. p. 1-17.

10.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Formação e função do diretor de escola: aspectos teóricos e práticos. In: III Seminário Internacional de Gestão Educacional - "Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas", 2011, Rio Claro. III Seminário Internacional de Gestão Educacional - "Organização do Trabalho na Escola e Reformas Educativas", 2011. v. 3. p. 57-67.

11.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . Reestruturação do Curso de Pedagogia a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais: a dinâmica da gestão do cotidiano. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação da Região Sudeste em suas múltiplas dimensões - ANPEDINHA 2011, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. p. 1-13.

12.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia: limites e possibilidades de ação. In: I Simpósio de Políticas Públicas em Educação/ IV Seminário de Financiamento da Educação Básica, 2011, São Carlos. Democratização, autonomia e participação: educação pós-reforma do Estado brasileiro, 2011. p. 1-18.

13.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DIRETRIZES POLÍTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES INTEGRANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS'. In: XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNESP - MARÍLIA, 2011, Marília. XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - UNESP - MARÍLIA, 2011. p. 1-9.

14.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. A organização educativa e a micropolítica da escola: propostas de análise para a compreensão do impacto das políticas oficiais. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010, 2010.

15.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. CURSO DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DO PROCESSO ORGANIZACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE NOVO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: Seminário Nacional de Administração Educacional-Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o Público e o Privado em Questão/ ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - ANPAE, 2010, Teresina-PI. Seminário Nacional de Administração Educacional-Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o Público e o Privado em Questão/ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - ANPAE, 2010.

16.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; HOJAS, Viviani Fernanda . Formação, Função e Formas de Provimento do cargo de Administrador Escolar: questões em análise. In: Seminário Nacional de Administração Educacional-Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o Público e o Privado em Questão, 2010, Teresina-PI. Seminário Nacional de Administração Educacional-Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o Público e o Privado em Questão/ ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - ANPAE, 2010.

17.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/ MARÍLIA EM ANÁLISE: O EMBATE ENTRE O NACIONAL E O LOCAL. In: : 13ª Jornada Pedagógica: Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas, 2010, Marília - SP. 13ª Jornada Pedagógica: Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas, 2101. p. 1-13.

18.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; BUENO, Sinésio Ferraz . ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A EDUCAÇÃO PELA DUREZA: um estudo de caso a partir do pensamento de Adorno. In: VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: natureza, sociedade: crises, 2010, Campinas. Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2010. p. 745-756.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, T. O. S. ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. In: XIV Encontro Estadual da ANPAE, 2017, Marília - SP. Política, Gestão e Cotidiano Escolar: Desafios Teóricos e Práticos em contexto de crise, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela Zambão . INDICADORES DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE ENSINO E DETERMINANTES DA QUALIDADE DE ENSINO: ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS NO INTERIOR PAULISTA,. In: 65 Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. 65 Reunião Anual da SBPC, 2013. p. 1-2.

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . O Curso de Pedagogia em análise: o nacional e o local em movimento. In: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais III CBE - Formação de Professores: Compromissos e Desafios da Educação Pública, 2011. p. 1-1.

3.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . O processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia na UNESP de Marília: desafios e possibilidades. In: II COngresso Brasileiro de Educação, 2009, Bauru. ANAIS do II Congresso Brasileiro de Educação, 2009.

4.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . Desafios e Possibilidades no processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais no Curso de Pedagogia da UNESP-Marília. In: X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2009, Águas de Lindóia. ANAIS do X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2009.

5.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . A formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia no contexto das políticas públicas atuais do Ensino Superior. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. ANAIS do IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

6.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; HOJAS, Viviani Fernanda . Formação, função e formas do provimento do cargo de administrador escolar: questões em análise. In: XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória- ES. Cadernos ANPAE, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; FERNANDES, Cristiane. ; BORGES, Regilson M. . Implicações do Sinaes na gestão da educação superior: análise micropolítica. QUAESTIO (UNISO), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, T. O. S. ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HERNANDES, Elianeth. D. Kanthack. ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; ABDIAN, Graziela Zambão . Política e Gestão da Educação: percursos e aprendizados de pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ABDIAN, Graziela Zambão ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . Sentidos construídos na escola pública de educação básica sobre gestão e qualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela Zambão . Qualidade da Educação Escolar no contexto da Política de Avaliação em Larga Escala. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DIRETRIZES POLÍTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES INTEGRANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia: limites e possibilidades de ação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . O curso de Pedagogia em análise: o nacional e o local em movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Formação e função do diretor de escola: aspectos teóricos e práticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . Reestruturação do curso de Pedagogia a partir da Diretrizes Curriculares Nacionais: a dinâmica da gestão do cotidiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. A organização educativa e a micropolítica da escola: propostas de análise para a compreensão do impacto das políticas oficiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; BUENO, S. F. . ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ADORNO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; HOJAS, Viviani Fernanda . Formação Função e Formas de Provimento do Cargo de Administrador Escolar: questões em análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/ MARÍLIA EM ANÁLISE: O EMBATE ENTRE O NACIONAL E O LOCAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . A formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de pedagogia do contexto das políticas públicas atuais do Ensino Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Desafios e possibilidades no processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais no Curso de Pedagogia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; HOJAS, Viviani Fernanda . Formação, Função e Formas de provimento do cargo de administrador escolar: questões em análise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MAIA, Graziela Zambão Abdian . O processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia na UNESP de Marília: desafios e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Projeto sócio educativo: Contribuições para a formação das crianças e dos adolescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Projeto Sócio-Educativo: contribuições para a formação das crianças e dos adolescentes 2006 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Colloquium Humanarum UNOESTE. 2018.

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Colloquium Humanarum UNOESTE. 2018.

3.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Colloquium Humanarum UNOESTE. 2018.

4.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Educação em Revista UNESP (Marília). 2018.

5.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Análise de Pedido Revalidação de Dissertação de Mestrado. 2018.

6.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Análise de Pedido Revalidação de Dissertação de Mestrado. 2018.

7.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Educação em Revista UNESP (Marília). 2018.

8.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Teias UERJ. 2016.

9.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Parecer Revista Colloquium Humanarum UNOESTE. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Gestão Educacional. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a Disciplina de Gestão Educacional EAD (UNOESTE)).

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Competências e Habilidades - Planos de Ensino e Planos de Aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em política educacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; SOUZA, Tiago. B. de . Gestão Democrática da Escola: teoria e prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Projeto Político Pedagógico e o Livro da Vida em Freinet. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAIA, Graziela Zambão Abdian ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira ; HOJAS, Viviani Fernanda . Qualidade de ensino: Interfaces com a formação, função e forma de provimento do cargo do diretor de escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARREIRO, I. M. de F.; TORRES, Júlio César; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Aline Linhares Rodrigues. Concepções dos gestores escolares sobre educação integral e tempo integral em escolas municipais de Marília. 2017. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PENITENTE, L. A. A.; MAIA, Graziela Zambão Abdian; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Lúcio Oliveira de Barros. A Rede Nacional de Formação continuada de professores: contexto, agentes e desenho insitucional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
PESSOA, A. S. G.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; LIMA, Vanda M. Machado.. Participação em banca de PEDRO LUÍS BILHEIRO. ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
TERCARIOL, A. A. L.; AZEVEDO, M. L. N.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji. Gestão na perspectiva do diretor e de docentes: estudo de caso em uma instituição pública de ensino profissional e tecnológico. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Teses de doutorado
1.
BARREIRO, I. M. de F.; MAIA, Graziela Zambão Abdian; SILVA, F. C da.; MILITAO, S. C. N.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Viviane Fernanda Hojas. SARESP: a escola como produtora de políticas. 2017. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ABDIAN, Graziela Zambão; BARREIRO, I. M. de F.; BRANDAO, C. F.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; SILVA, F. C da.. Participação em banca de Ana Lúcia Garcia. Avaliação Externa, Gestão e Qualidade da Educação Escolar: concepções veiculadas e concepções vivenciadas no cotidiano escolar. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
ABDIAN, Graziela Zambão; VASCONCELOS, S. M. F.; LEITE, Y. U. F.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; MORAIS, A.. Participação em banca de Patrícia Lana Pinheiro Guerreiro. O que é ser professor? Representações sociais sobre a profissão docente por estudantes não tradicionais em formação em Marília e Estocolmo. 2016. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
BRANDAO, C. F.; LOPES, S. F.; ABDIAN, Graziela Zambão; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ALMEIDA, I. B, P. de. Participação em banca de Ana Laura Jeremias Urel. A legitimação das avaliações em larga escala no discurso sobre gestão educacional. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, P. G.; CARMO, J. C.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Fernando Silveira Melo Plentz. O empresariado industrial e a influência na legislação da educação profissional: alguns aspectos na região metropolitana de Sorocaba no alvorecer do século XXI. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; CARNEIRO, M. A. L.; GOERGEN, P.. Participação em banca de Rosa Virgínia Wanderley Diniz. O ENADE na perspectiva da análise do discurso: poder público, instituições privadas e mídia impressa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

3.
ABDIAN, Graziela. Z.; CUNHA, Érika Virgílio. R.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Ederson Andrade. Discursos sobre currículo e gestão no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ABDIAN, Graziela Zambão; BRANDAO, C. F.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Ana Lúcia Garcia Parro. Gestão da Escola, Qualidade do Ensino e Avaliação Externa: as concepções veiculadas e as concepções vivenciadas no cotidiano escolar. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
BIOTO-CAVALCANTI, P.atrícia A.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; TEIXEIRA, Rosiley. A.. Participação em banca de Alice Regina de Jesus Cardoso. A produção dos Mestrados Profissionais sobre o Coordenador Pedagógico: análise das dissertações defendidas de 2013 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso no nivel de Mestrado) - Universidade Nove de Julho.

2.
BARREIRO, I. M. de F.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela. Z.. Participação em banca de Everton Ishiki Benicasa. Plano Municipal de Educação: análise do processo de elaboração do município de Marília. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FRANCISCO, Marcos. V.; PRADO, Vagner M.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Zirleide Cocato. Relações de gênero e educação física escolar: o currículo de Estado de São Paulo X percepção dos estudantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
BARREIRO, I. M. de F.; TORRES, Júlio César; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de ALINE LINHARES RODRIGUES. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
PENITENTE, L. A. A.; MAIA, Graziela Zambão Abdian; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Lúcio Oliveira de Barros. REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: contexto, articulação e desenho institucional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
TERCARIOL, A. A. L.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; AZEVEDO, M. L. N.. Participação em banca de Elisângela Aparecida Bulla Ikeshoji. Gestão na perspectiva do diretor e de docentes: estudo de caso em uma instituição pública de ensino profissional e tecnológico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AZEVEDO, A. J. de; ORIANI, A. P.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Marcela Malhado Bassan de Sá. O trabalho do professor de bebês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia da Educação Infantil) - Faculdade de Ensino Superior do Interior.

2.
UREL, A. L. J.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; AZEVEDO, A. J. de. Participação em banca de Eliz C. P. de Oliveira. Concepção do professor a respeito da ética na formação do professor: atuação na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Supervisão Escolar) - Faculdade de Ensino Superior do Interior.

3.
ORIANI, A. P.; AZEVEDO, A. J. de; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Cinthia V. S. P. Brino. Rodas de conversa e assembleia: formação do cidadão por meio da participação na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia da Educação Infantil) - Faculdade de Ensino Superior do Interior.

4.
AZEVEDO, A. J. de; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ORIANI, A. P.. Participação em banca de Renata C. S. Bicas. O dilema da Alfabetização na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia da Educação Infantil) - Faculdade de Ensino Superior do Interior.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PARRO, Ana. Lúcia. G.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ABDIAN, Graziela Zambão. Participação em banca de Albino Brumatti Murcia.Gestão Democrática, Conselho de Escola e Qualidade de Ensino: a produção da Revista Brasileira de Políticas e Administração da Educação (2000-2010). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ABDIAN, Graziela Zambão; HERNANDES, Elianeth. D. Kanthack.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Renata Fornazi Zago.Gestão e Prática Escolar Democrática: a percepção dos profissionais e da comunidade de escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
BUENO, Sinésio Ferraz; SOUZA, Luís Antonio Francisco; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Ercílio Domingos Turato Júnior.Racionalização da organização do trabalho: controle, sofrimento e despersonalização dos indivíduos nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ABDIAN, Graziela Zambão; HERNANDES, Elianeth. D. Kanthack.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Participação em banca de Carla Gabriele Alves Dacol.Avaliação em larga escala e gestão democrática: as representações sociais dos pais e alunos de quatro escolas públicas municipais do interior do Estado de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
ABDIAN, Graziela Zambão; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; COSTA, Rodrigo Biagini.. Participação em banca de Maria Angela Toffoli.A escola na perspectiva da cultura escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRANCISCO, Marcos. V.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; ANJOS, Ricardo E.. Educação escolar e formação da concepção de mundo dos adolescentes frente à desigualdade social e a violência: uma análise histórico-cultural. 2018. Universidade do Oeste Paulista.

2.
SCHLUNZEN, Elisa T. M.; SANTOS, Danielle. A. N.; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Gestão Educacional e Escolar: a efetivação de políticas públicas em uma perspectiva inclusiva. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; RABONI, P. C. A.. Percepção dos professores de Química sobre o currículo de Ciências da Natureza. 2016. Universidade do Oeste Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE.O Conselho Escolar e a Consolidação da Gestão Democrática na Escola Pública. 2018. (Encontro).

2.
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ENEPE.Relação público-privada e precarização do trabalho: um ensaio teórico. 2018. (Encontro).

3.
XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.Relação público-privada e precarização do trabalho: duas faces da mesma moeda. 2018. (Seminário).

4.
XXVI Seminário Nacional Universitas: políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção. 2018. (Seminário).

5.
Encontro Estadual da ANPAE - Política, Gestão e Cotidiano Escolar: Desafios Teóricos e Práticos em contexto de crise.A MATERIALIZAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. (Encontro).

6.
Reunião do FORPREd Fórum Nacional de Coordenadores de PPge. 2017. (Outra).

7.
Seminário " O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para a área de Educação no novo milênio. 2017. (Seminário).

8.
12 Reunião Científica Regional da ANPED.A gestão municipal perante os desafios do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024): a percepção dos dirigentes municipais de ensino. 2016. (Outra).

9.
Simpósio "Ações Educativas para o combate à violência em Escolas Públicas.Sem apresentação de Trabalho. 2016. (Simpósio).

10.
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de política e e Administração da Educação - ANPAEi. Gestão e Qualidade: significações do Governo Federal e Estadual Paulista. 2016. (Congresso).

11.
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Gestão Escolar: desafios atuais. 2015. (Encontro).

12.
Encontro Nacional de Ensino Pesquisa e Extensão.Avaliador Externo do Evento. 2015. (Encontro).

13.
I Congresso Internacional de Educação da UNOESTE - A produção do conhecimento em Educação. OS DISCURSOS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS INTERFERÊNCIAS NA ESCOLA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. 2015. (Congresso).

14.
Intercâmbio 2015 do GT-5 da ANPED - Estado e Política Educacional: Metodologia de pesquisa no campo das políticas educacionais.Política e Gestão da Educação: percursos e aprendizados de pesquisa. 2015. (Outra).

15.
65 Reunião Anual da SBPC.INDICADORES DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE ENSINO E DETERMINANTES DA QUALIDADE DE ENSINO: ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS NO INTERIOR PAULISTA. 2013. (Outra).

16.
XI EDUCERE e II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco."ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL E A FUNÇÃO DO GESTOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS PROTAGONISTAS". 2013. (Seminário).

17.
I Ciclo de Palestras Interdisciplinares. 2012. (Outra).

18.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornad a do Núcleo de Ensino de Marília de. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: AS DIRETRIZES POLÍTICAS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIFERENTES INTEGRANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2012. (Congresso).

19.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEDINHA 2011.Reestruturação do curso de Pedagogia a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais: a dinâmica da gestão do cotidiano. 2011. (Encontro).

20.
III Congresso Brasileiro de Educação. O curso de Pedagogia em análise: o nacional e o local em movimento. 2011. (Congresso).

21.
III Seminário Internacional de Gestão Educacional -.Formação e função do diretor de escola: aspectos teóricos e práticos. 2011. (Simpósio).

22.
I Simpósio de Políticas Públicas em Educação/ IV Seminário de Financiamento da Educação Básica.Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia: limites e possibilidades de ação. 2011. (Simpósio).

23.
13ª Jornada Pedagógica: Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas.CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/ MARÍLIA EM ANÁLISE: O EMBATE ENTRE O NACIONAL E O LOCAL. 2010. (Outra).

24.
Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.Formação, Função e Formas de Provimento do Cargo de Administrador Escolar: questões em análise. 2010. (Seminário).

25.
VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade:crises. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ADORNO. 2010. (Congresso).

26.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL 2010.A organização educativa e a micropolítica da escola: propostas de análise para a compreensão do impacto das políticas oficiais. 2010. (Encontro).

27.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. O processo de concretização das Diretrizes Curriculares Naciionais para o curso de pedagogia na UNESP de Marília: desafios e possibilidades. 2009. (Congresso).

28.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.A formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de pedagogia no contexto das políticas públicas atuais do Ensino Superior. 2009. (Encontro).

29.
Pedagogia Histórico-crítica: 30 anos. 2009. (Encontro).

30.
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Desafios e Possibilidades no processo de concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais no Curso de Pedagogia da UNESP- Marília. 2009. (Congresso).

31.
XI Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. 2009. (Seminário).

32.
XXIV Simpósio Brasileiro - III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Formação, função e formas de provimento do cargo de administrador escolar: questões em análise. 2009. (Congresso).

33.
7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico Cultural: Objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. 2008. (Outra).

34.
II Seminário Científico: TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO - Marxismo e movimentos sociais na virada do milênio.Projeto sócio educativo: Contribuições para a formação das crianças e dos adolescentes. 2008. (Seminário).

35.
Mini-curso: (Des)construção da história: uso de imagens na sala de aula. 2008. (Oficina).

36.
Mini-curso: Internet e Educação. 2008. (Oficina).

37.
XII JORNADA PEDAGÓGICA - Tecnologia e Educação: um olhar crítico. 2008. (Outra).

38.
7ª Jornada de Educação do Interior Paulista. 2006. (Outra).

39.
V Seminário do Trabalho e Educação no século XXI. 2006. (Seminário).

40.
Congresso Internacional sobre Competências na Educação. 2005. (Congresso).

41.
I Jornada de Consciência Negra. 2005. (Outra).

42.
IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Releitura de Marx para a Educação Atual. 2005. (Outra).

43.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2004. (Oficina).

44.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e a Produção do Conhecimento. 2004. (Outra).

45.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento. 2004. (Oficina).

46.
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento. 2004. (Outra).

47.
I Jornada de Consciência Negra. 2004. (Outra).

48.
Seminário Internacional África Brasil África. 2004. (Seminário).

49.
Seminário Internacional África Brasil África: A influência brasileira na Literatura Africana. 2004. (Seminário).

50.
Grupo de Estudos do Núcleo de Direitos humanos e Cidadania de Marília.. 2003. (Outra).

51.
II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.. 2003. (Oficina).

52.
II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília- Vygotsky e a escola atual : implicações no fazer pedagógico.. 2003. (Congresso).

53.
X Jornada Pedagógica - O Curso de Pedagogia em Debate : a necessária reestruturação do Curso.. 2003. (Congresso).

54.
XXVII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas - História da Filosofia antiga e medieval.. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. X ENPED - Encontro Pedagógico dos Docentes da UNOESTE. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Congresso Nacional de Políticas Educacionais da UNOESTE. 2017. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. I Congresso Internacional de Educação da UNOESTE - A produção do conhecimento em educação. 2015. (Congresso).

4.
NERY, Ana Clara Bortoleto ; DELIBERATO, Débora ; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira . XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
RENATA QUENCA BASSAN. O PERFIL IDENTITÁRIO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista. (Orientador).

2.
ADRIANO LUIZ DE SOUSA. O CURRÍCULO DE QUÍMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
TATIANE OLIVEIRA SANTOS NASCIMENTO. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Eliza Nogueira Oliveira.

2.
ROSÂNGELA DE CARVALHO SUFI. A EVASÃO NOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM UMA FACULDADE DO INTERIOR PAULISTA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, . Orientador: Maria Eliza Nogueira Oliveira.

3.
LEANDRO VITORIANO DA SILVA. GESTÃO E FINANCIAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: novos/velhos desafios aos Dirigentes Municipais de Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, . Orientador: Maria Eliza Nogueira Oliveira.

4.
CRISTIANE FERNANDES. AS INFLUÊNCIAS DO SINAES NA GESTÃO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E SEU DESEMPENHO NO ENADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, . Orientador: Maria Eliza Nogueira Oliveira.

5.
NATTÁCIA ROCHA DUARTE RUANI. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL COM DESEMPENHO SATISFATÓRIO NO ENEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, . Orientador: Maria Eliza Nogueira Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. Competências e Habilidades - Planos de Ensino e Planos de Aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação - CEPAE, tendo como líder profa. Lourdes MArcelino Machado e vice-líder Graziela Zambão Abdian Maia



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