Bernardo Luiz Martins Milazzo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6041614570241573
  • Última atualização do currículo em 15/05/2017


Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente é oficial instrutor de História e Oficial Orientador (Encarregado) da Sociedade Acadêmica Greenhalgh, do Colégio Naval. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga. Obteve o título de Mestre pela Universidade Federal Fluminense e atualmente cursa Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, instituições, romanização, imperialismo, etnicidade, fronteira étnica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernardo Luiz Martins Milazzo
Nome em citações bibliográficas
MILAZZO, B. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Naval.
Avenida Marquês de Leão
Colégio Naval
23909000 - Angra dos Reis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 34213027


Formação acadêmica/titulação


2012 interrompida
Doutorado interrompido em 2014 em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A EXPERIÊNCIA IMPERIALISTA ROMANA E A ROMANIZAÇÃO: Estratégias de dominação e manutenção do poder na Britânia romana,
Orientador: Maria Regina Cândido.
Ano de interrupção: 2014
2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A CONSTRUÇÃO DA FRONTEIRA ÉTNICA NO PROCESSO DE ROMANIZAÇÃO NA BRITÂNIA ROMANA: Os casos de resistência das revoltas de Carataco e Boudica durante o século I d.C.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Sônia Regina Rebel de Araújo.
Palavras-chave: Britânia Romana; Imperialismo; Instituições; Poder; Romanização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Imperialismo e Romanização: Estudo de casos: Britânia Romana, cidade de Camulodunum e a Revolta de Boudicca.
Orientador: Claudia Beltrão da Rosa.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso Expedito de Técnica de Ensino. (Carga horária: 99h).
Colégio Naval, CN, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em A Historiografia Tradicional Chinesa. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, SBEC, Brasil.


Atuação Profissional



Marinha do Brasil, MB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Oficial, Enquadramento Funcional: Oficial, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Oficial Instrutor de História; Em 2010, assumiu a função de Ajudante da Sociedade Acadêmica Greenhalgh, Divisão de Atividades Extraclasse do Comando do Corpo de Alunos do Colégio Naval, Angra dos Reis; Em 2012, promovido a Encarregado da Divisão de Atividades Extraclasse (Oficial Orientador da Sociedade Acadêmica Greenhalgh)


Sistema Elite de Ensino, ELITE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental e Médio das unidades: Madureira I e II e Campo Grande II


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Presencial, Carga horária: 2
Outras informações
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Coordenação de Educação a Distância Curso de licenciatura de História do consórcio CEDERJ CARGO: Professor Tutor presencial das disciplinas de História Antiga e Medieval, do pólo de Resende.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História, .


Colégios Associados EDUCO-CPS, ECUCO-CPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de História das turmas do Ensino Fundamental - 6° e 9° anos


Colégio e curso Ponto de Ensino, PENSI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor de dependência, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Colégio e curso Ponto de Ensino - Unidade Méier Professor de dependência do Ensino Fundametal ao Médio.



Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Instituições na Tradição Ocidental


Projetos de pesquisa


2005 - 2007
Imperium sine fine: Romanização da Britânia Romana
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bernardo Luiz Martins Milazzo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Distintivo de Instrutoria da Marinha do Brasil, Marinha do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MILAZZO, B. L. M.2008MILAZZO, B. L. M.. De vita et moribus Iulii Agricolae, de Tácito Tratado político, etnografia, geografia, biografia, elogio fúnebre ou épico?. Philía (UERJ), v. 28, p. 3-4, 2008.

2.
MILAZZO, B. L. M.2007MILAZZO, B. L. M.. BRITÂNIA ROMANA ? AS CIDADES COMO CENTROS DO PODER NA FRONTEIRA DE UM IMPÉRIO: A COLONIA DE CAMULODUNUM.. Gaia (Rio de Janeiro), v. 3, p. 27-37, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
MILAZZO, B. L. M.. IMPERIALISMO E ROMANIZAÇÃO: BRITÂNIA ROMANA E CAMULODUNUM. In: MARIA REGINA CANDIDO. (Org.). ROMA E AS SOCIEDADES DA ANTIGUIDADE: Política, Cultura e Economia. Rio de Janeiro: NEA / UERJ, 2008, v. , p. 9-14.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MILAZZO, B. L. M.. Imperialismo e Romanização: Britânia Romana e Camulodunum. In: Roma e as Sociedades da Antiguidade - Política, cultura e economia, 2008, Rio de Janeiro. Roma e as Sociedades da Antiguidade. Rio de Janeiro: NEA / UERJ, 2008. p. 9-14.

2.
MILAZZO, B. L. M.. "Vida e Caráter de Julio Agricola": Análise do tratado político de Cornélio Tácito. In: VII Jornada de História Antiga - Vida, Morte e Magia no Mundo Antigo, 2008, Rio de Janeiro. VII Jornada de História Antiga - Vida, Morte e Magia no Mundo Antigo. Rio de Janeiro: NEA, 2008. p. 37-40.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium Sine Fine - A experiência imperial romana na província da Britânia. In: 6ª Jornada de Iniciação Cienctífica da UNIRIO, 2007, Rio de Janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007. v. 6. p. 271-273.

2.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium Sine Fine - A experiência imperial romana na província da Britânia. In: V Jornada de Iniciação Cienctífica da UNIRIO, 2006, Rio de Janeiro. Resumos - Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006. v. 5. p. 216-217.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MILAZZO, B. L. M.. Análise das fontes romanas sobre a resistência bretã à expansão de Roma: Carataco e Boudica. In: XVIII Cilco de Debates em História Antiga: Dialogando com Clio 15 anos do LHIA / UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Debates em História Antiga: Dialogando com Clio 15 anos do LHIA / UFRJ - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: LHIA / ITACA, 2008. p. 23-23.

2.
MILAZZO, B. L. M.. Relações de conflito: a política expansionista de Roma na Britânia pela perspectiva da fronteira étnica. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - III Semana de História Política - PPGH/UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. p. 15-15.

3.
MILAZZO, B. L. M.. "Da Vida e Morte de Julio Agricola": análise do tratado político de Cornélio Tacito. In: VI Jornada de História Antiga: Vida, Morte e Magia no Mundo Antigo, 2008, Rio de Janeiro. VI Jornada de História Antiga: Vida, Morte e Magia no Mundo Antigo - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ/NEA, 2008. p. 4-4.

4.
MILAZZO, B. L. M.. A expansão romana na Britânia: uma análise sobre a etnicidade e suas fronteiras. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições - Instituições, Cultura e Poder, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições - Instituições, Cultura e Poder, 2008. p. 7-7.

5.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização na Britannia Romana: o circus da colonia de Camulodunum. In: IX Jornada de Estudos da Antigüidade - Arte e Identidade na Antigüidade, 2007, Niterói. IX Jornada de Estudos da Antigüidade - Arte e Identidade na Antigüidade - Caderno de Resumos, 2007. p. 29.

6.
MILAZZO, B. L. M.. As villae no Império Romano e a Romanização: o sítio de Whitehall Farm na Britannia Romana e análise da imagem gladiatorial gravada em vidro. In: VI Semana de História da UERJ - Integração, Discurso e Representação, 2007, Rio de Janeiro. VI Semana de História da UERJ - Integração, Discurso e Representação -Caderno de Resumo, 2007. p. 4.

7.
MILAZZO, B. L. M.. Britannia Romana: disposições sobre uma região de fronteira. In: XIX Seminário de Estudos Clássicos - A Sociedade na Antiguidade: Religião, Desejo e Poder, 2007, Niterói. Caderno de Resumos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2007. p. 14-14.

8.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium Sine Fine - A questão do espaço urbano no Alto Império, a Britânia Romana e a cidade de Camulodunum. In: VIII Jornada de Estudos da Antigüidade, 2006, Niterói. VIII Jornada de Estudos da Antigüidade - Caderno de Resumos, 2006. p. 17-17.

9.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium Sine Fine - Britânia Romana: panorama pré-romano e romanização. In: XVI Ciclo de Debates em História Antiga: Escritos & Imagens na Antigüidade, 2006, Rio de Janeiro. XVI Ciclo de Debates em História Antiga: Escritos & Imagens - Programa e resumos: Conferências e Comunicações, 2006. p. 14.

10.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização: um estudo de caso - A Revolta de Boudicca na Britânia Romana. In: VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ / MAUAD, 2005. p. 57.

11.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização: um estudo de caso - A Revolta de Boudicca na Britânia Romana. In: VII Jornada do CEIA, 2005, Niterói. Caderno de Programação e Resumos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2005. p. 18-19.

Apresentações de Trabalho
1.
MILAZZO, B. L. M.. Análise das fontes romanas sobre a resistência bretã à expansão de Roma: Carataco e Boudica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MILAZZO, B. L. M.. Imperialismo e Romanização pela perspectiva da Fronteira Étnica: o caso de Carataco na Britânia Romana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MILAZZO, B. L. M.. A formação da fronteira étnica: possibilidades de aplicação de acordo com a teoria de Barth. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MILAZZO, B. L. M.. Relações de conflito: a política expansionista de Roma na Britânia pela perspectiva da fronteira étnica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MILAZZO, B. L. M.. A expansão romana na Britânia: uma análise sobre a etnicidade e suas fronteiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MILAZZO, B. L. M.. As villae no Império Romano e a Romanização: o testemunho arqueológico do sítio de Whitehall Farm na Britannia Romana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MILAZZO, B. L. M.. As villae no Império Romano e a Romanização: o sítio de Whitehall Farm na Britannia Romana e análise da imagem gladiatorial gravada em vidro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização na Britannia Romana: o circus da colonia de Camulodunum. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MILAZZO, B. L. M.. Imperialismo e Romanização: Estudo de casos: Britânia Romana, cidade de Camulodunum e a Revolta de Boudicca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MILAZZO, B. L. M.. Imperialismo e Romanização: Britânia Romana e a CIdade de Camulodunum. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MILAZZO, B. L. M.. "Da Vida e Morte de Julio Agricola": análise do tratado político de Cornélio Tacito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MILAZZO, B. L. M.. Britannia Romana: disposições sobre uma região de fronteira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium SIne Fine - A questão do espaço urbano no Alto Império, a Britânia Romana e a cidade de Camulodunum. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MILAZZO, B. L. M.. Imperium Sine Fine - Britânia Romana: panorama pré-romano e romanização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização: um estudo de caso - A revolta de Boudicca na Britânia Romana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MILAZZO, B. L. M.. Romanização: um estudo de caso - A revolta de Boudicca na Britânia Romana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MILAZZO, B. L. M.. Análise acerca da Lex Romana Visigothorum de Alarico II e uma relação com um solidus do rei franco Theodobert I. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MILAZZO, B. L. M.. Inglaterra dos séculos XII e XV e a influência do Direito Romano. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Globalizando a Cultura Romana. 2008. (Outra).

2.
I Congresso Internacional de Estudos das Américas. A formação da fronteira étnica: possibilidades de aplicação de acordo com a teoria de Barth. 2008. (Congresso).

3.
III Semana de História Política.Relações de conflito: a política expansionista de Roma na Britânia pela perspectiva da fronteira étnica. 2008. (Outra).

4.
I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder.História da Saúde no Brasil. 2008. (Seminário).

5.
X Jornada de Estudos da Antiguidade.Imperialismo e Romanização pela perspectiva da Fronteira Étnica: o caso de Carataco na Britânia Romana. 2008. (Outra).

6.
X Jornada de Estudos da Antiguidade - Festivais, Cultura e Poder.Império Romano: guerra e relações interétnicas. 2008. (Outra).

7.
XVIII Ciclo de Debates em História Antiga "Dialogando com Clio - 15 anos do LHIA". Análise das fontes romanas sobre a resistência bretã à expansão de Roma: Carataco e Boudica. 2008. (Congresso).

8.
III Encontro de Estudos Romanos: Roma e as Sociedades da Antigüidade.Imperialismo e Romanização: Estudo de casos: Britânia Romana, cidade de Camulodunum e a Revolta de Boudicca. 2007. (Encontro).

9.
III Semana de História da UNIRIO - Estado: Poder e Resistência.As villae no Império Romano e a Romanização: o testemunho arqueológico do sítio de Whitehall Farm na Britannia Romana. 2007. (Encontro).

10.
IX Jornada de Estudos da Antigüidade.Romanização na Britannia Romana: o circus da colonia de Camulodunum. 2007. (Encontro).

11.
VII Jornada de História Antiga: Vida, Morte e Magia no Mundo Antigo."Da Vida e Morte de Julio Agricola": análise do tratado político de Cornélio Tacito. 2007. (Outra).

12.
VI Semana de História da UERJ - Integração, Discurso e Representação.As villae no Império Romano e a Romanização: o sítio de Whitehall Farm na Britannia Romana e análise da imagem gladiatorial gravada em vidro. 2007. (Encontro).

13.
XIX Seminário de Estudos Clássicos "A Sociedade na Antiguidade: Religião, Desejo e Poder".Britannia Romana: disposições sobre uma região de fronteira. 2007. (Seminário).

14.
II Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO. 2006. (Encontro).

15.
I Jornada de Ensino de História. 2006. (Encontro).

16.
VIII Jornada de Estudos da Antigüidade.Imperium SIne Fine - A questão do espaço urbano no Alto Império, a Britânia Romana e a cidade de Camulodunum. 2006. (Encontro).

17.
VI Jornada de História Antiga: religião, mito e cultura / I Encontro de História Comparada das Formas Narrativas. 2006. (Encontro).

18.
XVI Ciclo de Debates em História Antiga - Escritos & Imagens na Antigüidade.Imperium Sine Fine - Britânia Romana: panorama pré-romano e romanização. 2006. (Encontro).

19.
Comunidade na UNIRIO: Educação e Ética. 2005. (Encontro).

20.
I Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO.Análise acerda da Lex Romana Visigothorum de Alarico II e uma relação com um solidus do rei franco Theodobert I. 2005. (Encontro).

21.
I Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO. 2005. (Outra).

22.
VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga. Romanização: um estudo de caso - A Revolta de Boudicca na Britânia Romana. 2005. (Congresso).

23.
VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga. 2005. (Congresso).

24.
VII Jornada do CEIA - Guerra, Escravidão e Liberdade.Romanização: um estudo de caso - A Revolta de Boudicca na Britânia Romana. 2005. (Outra).

25.
VI Semana de Estudos Medievais.Inglaterra dos séculos XII e XV e a influência do Direito Romano. 2005. (Outra).

26.
Moeda, Política e Propaganda.Moeda, Política e Propaganda. 2004. (Oficina).

27.
Rio de Janeiro Colonial: História e Arte.Rio de Janeiro Colonial: História e Arte. 2004. (Seminário).

28.
Arqueologia e História: Gênero e Sexualidade em Pompéia.Arqueologia e História: Gênero e Sexualidade em Pompéia. 2003. (Outra).

29.
Fronteiras Lingüísticas, fronteiras intelectuais: o testemunho dos monumentos epigráficos da Lusitânia Romana.Fronteiras Lingüísticas, fronteiras intelectuais: o testemunho dos monumentos epigráficos da Lusitânia Romana. 2003. (Outra).

30.
Fronteiras Lingüísticas, Fronteiras Intelectuais: o testemunho dos monumentos epigráficos da Lusitânia Romana. 2003. (Outra).

31.
I Oficina de Estudos Chineses.I Oficina de Estudos Chineses. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MILAZZO, B. L. M.. I Jornada de Ensino de História. 2006. (Outro).

2.
PARENTE, P. A. L. ; MILAZZO, B. L. M. ; MARIANI, R. . II Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO. 2006. (Outro).

3.
PARENTE, P. A. L. ; MILAZZO, B. L. M. ; MARIANI, R. . I Jornada de Estudos Medievais da UNIRIO. 2005. (Outro).

4.
MILAZZO, B. L. M.. VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 12:30:00