Ana Regina Ferraz Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8160818960111912
  • Última atualização do currículo em 21/04/2018


Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Mestre em Linguística (2005) e Doutora em Linguística (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, onde desenvolveu pesquisa e defendeu tese sobre Apresentações em PowerPoint voltadas para o ensino, com a orientação da Prof.ª Dr.ª Angela Paiva Dionisio e co-orientação da Prof.ª Dr.ª Elizabeth Marcuschi. É professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa do Departamento Acadêmico de Formação Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Foi Diretora de Ensino do IFPE Campus Ipojuca, Diretora de Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IFPE e Diretora Geral do Campus Igarassu do IFPE. Possui experiência e trabalhos publicados na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Materna, Gêneros Textuais e Letramento. É autora do livro Seminários Escolares: gêneros, interações e letramentos, e tradutora de autores estrangeiros como Charles Bazerman, Carolyn Miller e Teun van Dijke. Atualmente, lidera o grupo de pesquisa CIGEN - Círculo de Investigação sobre Gêneros Textuais e Ensino, certificado em 18/06/2015 no CNPQ e voltado para estudos sobre práticas de linguagem, ensino-aprendizagem de línguas e sobre teoria e análise de gêneros textuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Regina Ferraz Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, A. R. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife.
Avenida Professor Luiz Freire, 500
Cidade Universitária
50740540 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21251600
Ramal: 1675
URL da Homepage: www.ifpe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Retórica e Multimodalidade do PowerPoint Educativo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Angela Paiva Dionisio.
Palavras-chave: Retórica; Multimodalidade; Gêneros Textuais; PowerPoint.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O seminário: um evento de letramento escolar,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Angela Paiva Dionisio.
Palavras-chave: multiletramentos; evento comunicativo; gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de História da Arte. (Carga horária: 15h).
Instituto Ricardo Brenannd, IRB, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Gestão e Apuração da Ética Pública. (Carga horária: 24h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2010 - 2010
DIGITAL LITERACY: A SOCIO SEMIOTIC PERSPECTIVE. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
integração e Decisão: Gerenciamento de Equipes. (Carga horária: 20h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2007 - 2007
Procedimentos Básicos em Auditoria. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Genres in Action. (Carga horária: 15h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Enunciação e Representação da Linguagem. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Líder de grupo de pesquisa e pesquisadora nas seguintes linhas: 1) Análise de práticas de linguagem no ensino-aprendizagem de línguas 2) Teoria e análise de gêneros textuais

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico, Técnico, Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS APLICADO
02/2010 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Aplicado
09/2006 - Atual
Ensino, Curso Técnico Profissional, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
INGLÊS INSTRUMENTAL
PORTUGUÊS TÉCNICO
07/2014 - 08/2016
Direção e administração, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Igarassu, .

Cargo ou função
Diretora Geral.
08/2009 - 02/2010
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino, .

Cargo ou função
Diretora de Desenvolvimento do Ensino.
09/2007 - 05/2009
Direção e administração, Unidade de Ensino Descentralizada de Ipojuca, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento Acadêmico da Unidade de Ipojuca.

Secretaria de Educação, Esporte e Lazer - Prefeitura do Recife, PR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Formadora dos Professores da Rede Municipal


RN EMPREENDIMENTOS LTDA, BRITANIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 44

Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora de Inglês, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Ensino de Português Instrumental no âmbito da Educação Profissional de Nível médio
Descrição: O foco principal do Projeto é analisar como se dá o ensino de Português Instrumental nos cursos técnicos de nível médio do IFPE, a partir da perspectiva do letramento, correlacionando-o com os pressupostos teórico-metodológicos que priorizam a formação de competências e habilidades e visam à ampliação das práticas de letramento dos alunos desse nível de escolarização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Melhor Dissertação Produzida em 2005, Universidade Federal de Pernambuco.
2001
Láurea Universitária, UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, A. R. F.. Seminários Escolares: gêneros, interações e letramentos. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007. v. 1. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, A. R. F.; BARROS, A. Q. S. ; ARAUJO, D. D. ; MACIEL, D. A. G. C. ; SILVA, J. L. L. ; MENDONCA, M. ; BESERRA, N. S. . Professor, hoje os especialistas somos nós!. In: Márcia Mendonça. (Org.). Diversidade textual: propostas para a sala de aula. 1ed.Recife: MEC/CEEL, 2008, v. 1, p. 278-289.

2.
VIEIRA, A. R. F.; BARROS, A. Q. S. ; ARAUJO, D. D. ; MACIEL, D. A. G. C. ; BESERRA, N. S. ; MENDONCA, M. ; SILVA, J. L. L. . Pra resumir.... In: Márcia Mendonça. (Org.). Diversidade textual: propostas para a sala de aula. 1ed.RECIFE: MEC/CEEL, 2008, v. 1, p. 253-277.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. R. F.. A questão do gênero na Antropologia Lingüística. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do Nordeste-GELNE, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada - Gelne. João Pessoa, 2004. p. 265-275.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. R. F.. O POWERPOINT VOLTADO PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM RETÓRICA E MULTIMODAL DO GÊNERO. In: V ECLAE, 2011, NATAL. ANAIS DO V ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO, 2011.

2.
VIEIRA, A. R. F.. O POWERPOINT EDUCATIVO: ANALISANDO SOCIORRETORICAMENTE DOCUMENTOS MULTIMODAIS. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA, 2010, FORTALEZA. O POWERPOINT EDUCATIVO: ANALISANDO SOCIORRETORICAMENTE DOCUMENTOS MULTIMODAIS. FORTALEZA: VI ALSFAL, 2010. v. 1. p. 1-324.

3.
VIEIRA, A. R. F.. Seminários Escolares: gêneros, interações e letramentos. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2009, Caxias do Sul. Seminários Escolares: gêneros, interações e letramentos. Caxias do Sul: Educs, 2009. v. 1. p. 159-159.

4.
VIEIRA, A. R. F.. O SEMINÁRIO: UM EVENTO DE LETRAMENTO ESCOLAR. In: 30 ANOS DE TESES E DISSERTAÇÕES PPGLetras - UFPE, 2007, RECIFE. O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO PPGL UFPE. RECIFE: PPGL UFPE, 2007.

5.
VIEIRA, A. R. F.. O seminário no espaço escolar. In: IV SEMINÁRIO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2005, Campina Grande (PB). ANAIS DO IV SELIMEL. Campina Grande: Bagagem, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, A. R. F.. O POWERPOINT VOLTADO PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM RETÓRICA E MULTIMODAL DO GÊNERO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA, A. R. F.. O POWERPOINT EDUCATIVO: ANALISANDO SOCIORRETORICAMENTE DOCUMENTOS MULTIMODAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCKWELL, E. ; BUNZEN, C. S. ; VIEIRA, A. R. F. . Gêneros do ensino: uma abordagem bakhtiniana. Campinas: IEL-UNICAMP, 2012 (Tradução/Artigo).

2.
MILLER, C. R. ; DIONISIO, A. P. ; HOFFNAGEL, J. ; VIEIRA, A. R. F. . Estudos sobre Gênero Textual, Agência e Tecnologia. Recife: Universitária UFPE, 2009. (Tradução/Livro).

3.
van DIJK, T. A. ; HOFFNAGEL, J. ; FALCONE, K. ; VIEIRA, A. R. F. . Discurso, Poder e Acesso. São Paulo: Contexto, 2008. (Tradução/Livro).

4.
VIEIRA, A. R. F.; HOFFNAGEL, J. ; Bezerra, Benedito Gomes . Para uma Teoria Retórica do Letramento. São Paulo: Cortez, 2007. (Tradução/Artigo).

5.
VIEIRA, A. R. F.; HOFFNAGEL, J. . Momento de Quem? O aspecto kairótico da intersubjetividade. São Paulo: Cortez, 2007. (Tradução/Artigo).

6.
VIEIRA, A. R. F.; HOFFNAGEL, J. . A vida do gênero, a vida na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2006. (Tradução/Artigo).

7.
VIEIRA, A. R. F.; HOFFNAGEL, J. . Onde está a sala de aula?. São Paulo: Cortez, 2006. (Tradução/Artigo).

8.
VIEIRA, A. R. F.; HOFFNAGEL, J. . Atos de Fala, Gêneros Textuais e Sistemas de Atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. São Paulo: Cortez, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, A. R. F.. Membro Elaborador da Banca de Elaboração de questões para o Vestibular FPS 2017.2. 2017.

2.
VIEIRA, A. R. F.. Membro Elaborador da Banca de Elaboração de questões para o Vestibular IFPE 2018.1. 2017.

3.
VIEIRA, A. R. F.. Membro Elaborador da Banca de Elaboração de questões para o Vestibular FPS 2018.1. 2017.

4.
VIEIRA, A. R. F.. Membro Elaborador da Banca de Elaboração de questões para o Concurso Público para Professor IFPE. 2016.

5.
VIEIRA, A. R. F.. Revisão Técnica do Plano Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do IFPE campus Recife. 2011.

6.
VIEIRA, A. R. F.. Elaboração de Prova do Vestibular do CEFET-PE, de 2007. 2007.

7.
VIEIRA, A. R. F.; DIONISIO, A. P. ; MOZDENSKI, L. ; MARCUSCHI, L. A. ; BESERRA, N. S. . Revisão Técnica do Livro "Gênero, Agência e Escrita" de Charles Bazerman. 2006.

8.
VIEIRA, A. R. F.; DIONISIO, A. P. ; MOZDENSKI, L. ; MARCUSCHI, L. A. ; BESERRA, N. S. . Revisão Técnica do Livro "Gêneros Textuais, Tipificação e Interação", de Charles Bazerman. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, A. R. F.. Elaboração de itens para o Concurso Público para Docentes - 2016 do IFPE. 2016.

2.
VIEIRA, A. R. F.. Avaliação de Livros Didáticos do Ensino Fundamental - PNLD/2013. 2011.

3.
MARCUSCHI, L. A. ; VIEIRA, A. R. F. . Revisão Técnica do livro "UM LINGUISTA, ORIENTAÇÕES DIVERSAS", de L. A. Macuschi. 2009.

4.
VIEIRA, A. R. F.; BESERRA, N. S. . Elaboraçao de Prova do Concurso para Professor Efetivo do IFPE-2009. 2009.

5.
DIONISIO, A. P. ; VIEIRA, A. R. F. ; MOZDENSKI, L. ; BESERRA, N. S. ; GOMES, V. S. . Revisão Técnica do livro "Escrita, Gênero e Interações", de Charles Bazerman. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAUJO, D. A.; VIEIRA, A. R. F.. Participação em banca de Danielle Andrade de Araújo. O gênero foto-legenda nas primeiras páginas da Folha de São Paulo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LEITUIRA, PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO T) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, A. R. F.. Professor Assistente de Língua Inglesa e suas Literaturas. 2007. Universidade de Pernambuco.

2.
VIEIRA, A. R. F.; BESERRA, N. S.. Professor de 1º e 2º graus, do Quadro Permanente da EAFBJ, na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 2007. Escola Agroténica Federal de Belo Jardim.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário de Pesquisa sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa.Manual do professor: quais as contribuições para a prática docente?. 2016. (Seminário).

2.
I Encontro dos Pós-Graduados do IFPE.O POWERPOINT VOLTADO PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM RETÓRICA E MULTIMODAL. 2013. (Encontro).

3.
V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino.O POWERPOINT VOLTADO PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM RETÓRICA E MULTIMODAL DO GÊNERO. 2011. (Encontro).

4.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE. 2010. (Outra).

5.
VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. O POWERPOINT EDUCATIVO: ANALISANDO SOCIORRETORICAMENTE DOCUMENTOS MULTIMODAIS. 2010. (Congresso).

6.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.SEMINÁRIOS ESCOLARES: GÊNEROS, INTERAÇÕES E LETRAMENTOS. 2009. (Simpósio).

7.
III Seminário de Língua Portuguesa do Colégio Visão.Gênero textual Seminário. 2008. (Seminário).

8.
Conferência ?Gêneros e Práticas Sociais: um encontro com Charles Bazerman. 2005. (Simpósio).

9.
Reunião Regional da SBPC em Pernambuco.Gêneros Textuais e o Ensino de Português. 2005. (Encontro).

10.
Foundation Course do Britanic Training Center.A compreensão de textos orais em sala de aula de Língua Estrangeira. 2004. (Oficina).

11.
I Uniletras: Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura.O uso de vídeos em sala de aula de língua estrangeira. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, A. R. F.. Gêneros e Práticas Sociais: um encontro com Charles Bazerman. 2005. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:43:47