Sidnei Percia da Penha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0006619785896896
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


É doutor em Ensino de Ciências pela USP (2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ (2007), Especialista em Ensino de Ciências pela UFF (2004), Licenciado em Física pela UFRJ (1996) e Engenheiro Eletricista pela UCP (1991). É professor da UFRJ atuando no CAp-UFRJ e no Mestrado Profissional em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ. Desenvolve pesquisa em Enino por Investigação, uso de Robótica Educativa no ensino, Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Questões Sociocientíficas. Atualmente coordena o Setor Curricular de Física do CAp UFRJ, o Grupo de Pesquisa do LaDEF (Laboratório Didático de Ensino de Física) e o projeto "Oficinas e Acionamento e Robótica". Desenvolve pequisa colaborativa sobre sequencias didáticas investigativas com o Grupo de Pesquisas em Ensino de Física da UFRJ (PROENFIS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sidnei Percia da Penha
Nome em citações bibliográficas
PENHA, Sidnei Percia da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua J. J. Seabra, s/n
Jardim Botânico
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22946597
Fax: (21) 25115338
URL da Homepage: http://www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Missouri (Orientador: Troy Sadler).
Título: Atividades Sociocientíficas em sala de aula de Física: As argumentações dos estudantes, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Questões Socioscientíficas; Argumentação; Sensibilidade Moral; Raciocínio Informal; Alfabetização Científica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Título: A Física e a Sociedade na TV, Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Deise Miranda Vianna.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Especialização em Ensino de Ciências - Modalidade Física. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Um modelo alternativo de proposição de questões/desafios dentro de uma perspectiva Vigotskyana..
Orientador: Eden Vieira Costa.
1993 - 1996
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Robôtica: Seguidor de Linha. (Carga horária: 24h).
RoboCore - Robótica e Automação, ROBOCORE, Brasil.
2009 - 2009
Programa do CERN para Professores Portugueses 2009. (Carga horária: 40h).
Centre European Reserches Nucleaire, CERN, Suiça.
1992 - 1992
Eletrônica Industrial. (Carga horária: 600h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
1981 - 1984
Torneiro Mecânico. (Carga horária: 720h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da Pós-Graduação em Educação, Carga horária: 20

Atividades

2/1991 - 1/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
8/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Participação na banca de elaboração e correção das provas de Física e Matemática para alunos candidatos ao Colégio..
8/1986 - 1/1989
Estágios , Instituto de Teologia Filosofia e Ciências e Ciências Humanas, Centro de Pós Graduação.

Estágio realizado
Estágio realizado na Pós-Graduação em Educação.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do setor curricular de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Física para o Nivel Médio Orientador de Licenciando do Instituto de Física da UFRJ Coordenador do setor curricular de Física

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Munitor do Laboratório Didático de Física, Carga horária: 6
Outras informações
Desenvolvimento de projetos para o Laboratório Didático de Física - LADIF

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Física
Tópicos de Ensino por Investigação
1/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

1/1995 - 7/1995
Estágios , Instituto de Física, Laboratório Didático de Física.

Estágio realizado
Desenvolvimento de Projetos no LADIF.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Estudo Orientado II

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Monografia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Estudo Orientado I

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas:Estudo Orientado I e Estudo Orientado II

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento de material didático

Atividades

8/1997 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.

1/1997 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.

8/1996 - 12/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.


Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da Divisão de Alta Potência, Carga horária: 40

Atividades

1/1989 - 12/1990
Estágios , Divisão de Alta Potência, Laboratório de Equipamentos Elétricos.

Estágio realizado
Desenvolvimento de programas computacionais e cálculo de parâmetros de ensaio..

Colégio Estadual Hercília Henriques Moreti, HERCÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 10/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Instituto Educacional Professor Alaor, COLÉGIOALAOR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 40

Atividades

2/1996 - 10/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física


Linhas de pesquisa


1.
Oficina de Robótica e o Ensino por Investigação
2.
Abordagem de Física Moderna e Contemporânea no 2o grau: Por que ? Como ?
3.
Física Moderna e Contemporânea no 2o grau: uma realidade mais próxima
4.
Implantação de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no 2o grau

Objetivo: Desenvolvimento de materiais didáticos que contemplem a abordagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea no 2o grau.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto de Pesquisa e Ensino: Oficinas de Acionamento e Robótica
Descrição: As atividades do projeto de pesquisa OFICINAS DE ACIONAMENTO E ROBÓTICA vem sendo desenvolvidas ininterruptamente desde o ano de 2016 no Laboratório Didático de Ensino de Física do Colégio de Aplicação da UFRJ (LaDEF) e congrega atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como a participação de estudantes do curso do nível médio, licenciandos e graduandos do Instituído de Física, Orientandos do Programa de Mestrado Profissional, professores da rede pública além dos professores pesquisadores deste Laboratório. Este projeto esta estruturado em 3 frentes de atuação. Nas atividades relacionadas ao Ensino, anualmente são oferecidas Oficinas aos estudantes do CAp distribuídos em 3 níveis ( Oficinas I, II e III) respectivamente para estudantes iniciantes, nível intermediário e nível a avançados. Nas atividades de pesquisas, além do planejamento e construção dos mateiras e sequencias de ensino, são necessárias elaboração de vídeo-gravações e transcrições das atividades destas oficinas. Estes dados são analisados e os resultados são organizados em relatórios de pesquisa no formato de Trabalhos de Final de Curso dos Licenciandos do IF-UFRJ, dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Física e nas publicações do LaDEF. Para as atividades de extensão, são organizados anualmente um curso destinado aos professores da Rede Pública em atividade. Todos os materiais e sequencias didática produzidas estão fundamentados nos pressupostos teóricos do Ensino por Investigação e dão suporte aos três pilares para produção de protótipos robóticos: a)o estudo e montagem de circuitos e componentes elétricos, eletromecânicos e eletrônicos com destaque para o uso de microprocessador ARDUINO; b) desenvolvimento e montagem das estruturas mecânicas que dão sustentação aos robôs e c)uso de linguagem computacional para programação e gerenciamento das atividades dos protótipos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Angelo Santos Siqueira - Integrante / Jose Miranda da Rocha - Integrante / Lucas Soncim de Araujo - Integrante / Laura Tissi Tracierra Rezende - Integrante / Danielle Martins Tostes - Integrante / Gabriel Silva Santos - Integrante.
2007 - 2009
Novas perspectivas para o ensino de Física na Educação Básica: Proposta para uma formação cidadã centrada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
Descrição: Nesta pesquisa analisamos a relação ensino-aprendizagem em diferentes salas de aula de ensino médio nas quais são adotradas materiais didáticos com abordagem CTS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Jose Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Anderson Gomes de Paula - Integrante / Fabio Ferreira de Oliveira - Integrante / Deise Miranda Vianna - Integrante / Simone Pinheiro Pinto - Integrante / Anna Maria Pessoa de Carvalho - Integrante / Ana Paula Bemfeito - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Propostas para o Ensino de Física em escolas públicas do Ensino Médio, priorizando uma abordagem em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
Descrição: Neste trabalho desenvolvemos e aplicamos materiais didáticos estruturados em uma abordagem CTS com elementos de atividades investigativas com o objetivo de melhorar a qualidade da relação ensino-aprendizagem nas salas de aula de Físca do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Jose Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Anderson Gomes de Paula - Integrante / Fabio Ferreira de Oliveira - Integrante / Deise Miranda Vianna - Integrante / Simone Pinheiro Pinto - Integrante / Anna Maria Pessoa de Carvalho - Integrante / Ana Paula Bemfeito - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
1997 - 1997
Laser
Descrição: Desenvolvimento de material didático para introdução de conceitos de Física Moderna e Contemporânea na sala de aula e desenvolvimento de curso para capacitação de professores em exercício no Interior do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Regina de Cassia Manso Almeida - Integrante / Marcelo Diniz Santa Marinha - Integrante.
1996 - 1996
A Física da TV
Descrição: Desenvolvimento de material didático para introdução de conceitos de Física Moderna e Contemporânea na sala de aula e desenvolvimento de curso para capacitação de professores em exercício no Interior do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Curso de Extensão 2017 para professores da Rede Pública - Oficinas de Robótica
Descrição: O curso de extensão ?Oficina de Robótica: Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física? é um curso destinado prioritariamente a professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro em atividade. Neste curso, além de apresentados os princípios teóricos que fundamentam uma Abordagem Investigativa e o uso da Robótica Educativa para o ensino das ciências, serão desenvolvidas atividades que dão suporte aos três pilares necessário para produção de protótipos robóticos: a)o estudo e montagem de circuitos e componentes elétricos, eletromecânicos e eletrônicos com destaque para o uso de microprocessador ARDUINO para gerenciamento destes componentes; b) desenvolvimento e montagem das estruturas mecânicas que dão sustentação aos robôs e c)uso de linguagem computacional para programação e gerenciamento das atividades dos protótipos. Nestas Oficinas os participantes serão também desafiados a trabalharem colaborativamente em grupos para o desenvolvimento de novos projetos que correlacionam o ensino de Física do cotidiano de suas sala de aula como o uso de robótica educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Deise Miranda Vianna - Integrante / Jose Miranda da Rocha - Integrante / Lucas Soncim de Araujo - Integrante / Laura Tissi Tracierra Rezende - Integrante / Danielle Martins Tostes - Integrante / Gabriel Silva Santos - Integrante.
2017 - Atual
Projeto de Extensão: Oficinas de Robótica em uma perspectiva investigativa
Descrição: Este Projeto de extensão é destinado prioritariamente a formação de professores da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro em atividade e tem por objetivo dar prosseguimentos as atividades de formação, implementação e avaliação de inovações metodológicas e materiais didáticos desenvolvidos pelos pesquisadores do Laboratório Didático de Ensino de Física (LaDEF-CAp UFRJ) e os professores parceiros da rede pública de Ensino. Este projeto esta estruturado em 3 frentes de atuação que, em certos períodos, ocorrem de forma concomitante: 1ºFrente)planejamento, elaboração e aplicação de novos materiais em ?Oficinas? semanais destinadas aos estudantes da Rede pública e do CAp UFRJ ministradas pelos estudantes bolsistas e colaboradores do Projeto; 2º Frente )preparação, divulgação, inscrição e realização das ?Oficinas? com Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e 3ª frente) suporte para aplicação, desenvolvimento e avalição das oficinas ministradas pelos professores emergentes do Curso de Extensão em suas salas de aula das escolas públicas. Os trabalhos de todas as frentes bem como dos materiais e sequencias didática utilizadas foram elaboradas segundo os pressupostos teóricos do Ensino por Investigação e visam dar suporte aos três pilares necessário para produção de protótipos robóticos: a)o estudo e montagem de circuitos e componentes elétricos, eletromecânicos e eletrônicos com destaque para o uso de microprocessador ARDUINO para gerenciamento destes componentes; b) desenvolvimento e montagem das estruturas mecânicas que dão sustentação aos robôs e c)uso de linguagem computacional para programação e gerenciamento das atividades dos protótipos. Estas Oficinas tiveram inicio no ano de 2016, quando foram elaborados os primeiros materiais e estratégias didáticas relacionados a inserção de Robótica Educativa no Ensino de Ciências e vem sendo desenvolvidas de forma ininterruptas desde então envolvendo a participação de dezenas de estudantes do nível médio, dos cursos de graduação, dos cursos de pós graduação professores da rede publica em exercício e orientandos do curso de Licenciatura e Mestrado em Ensino de Física da UFRJ além de vários professores e pesquisadores colaboradores do LaDEF..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sidnei Percia da Penha - Coordenador / Deise Miranda Vianna - Integrante / Jose Miranda da Rocha - Integrante / Lucas Soncim de Araujo - Integrante / Laura Tissi Tracierra Rezende - Integrante / Gleison de Barros de Moura - Integrante / Danielle Martins Tostes - Integrante.


Outros Projetos


2006 - 2008
Desafio de Física
Descrição: Organização de uma competição entre gurpos de estudantes do ensino médio que tem por objetivo enscontrar solução para questões que são semanalmente apresentadas.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PENHA, Sidnei Percia da2015 PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . LABORATÓRIO DIDÁTIVO INVESTIGATIVO E OS OBJETIVOS DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO PROCESSO. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 6-23, 2015.

2.
PENHA, Sidnei Percia da2013 PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES EM TOMADA DE DECISÃO SOCIOCIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CONTEXTOS TÉCNICOS E SOCIAS. Enseñanza de las Ciencias, v. EXTRA, p. 3275-3281, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
PENHA, Sidnei Percia da; Bernardo, Jose Roberto da Rocha ; PAULA, A. G. ; OLIVEIRA, F. F. . A Física e a Sociedade na TV. In: Deise Miranda Vianna. (Org.). Novas Perspectivas para o Ensino de Física: Proposta para uma formação cidadã centrada no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS.. 1ed.Rio de Janeiro: , 2008, v. , p. 35-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Lucas Soncim ; REZENDE, Laura Tissi Tracierra ; MOURA, Gleison de Barros ; SANTOS, G. S. ; PENHA, Sidnei Percia da . OFICINAS DE ROBóTICA: UMA PROPOSTA DE LABORATóRIO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE FíSICA. In: 8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da 8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017. v. 1.

2.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . COMO AVALIAR A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOCIOCIENTÍFICAS?. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do XVI EPEF, 2016.

3.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . DEBATE SIMULADO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O MODO COMO OS ESTUDANTES ORIENTAM O SEU RACIOCÍNIO INFORMAL. In: XXI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlância. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

4.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . Proposição de uma Ferramenta Analítica para avaliar a Qualidade da Argumentação em Questões Sociocientíficas. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Aguas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

5.
RANGEL, D. C. ; PENHA, Sidnei Percia da . O CAp ESTÁ EM CHAMAS: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA BRIGADA DE INCÊNDIO SIMULADA. In: IX SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. Anais do IX SICEA.

6.
CHAGAS, Jorge Felipe Campos ; PENHA, Sidnei Percia da . DIVERGÊNCIAS A RESPEITO DO USO DO CELULAR EM UMA ABORDAGEM CTS: A POSIÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. In: IX SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. Anais do IX SICEA, 2015.

7.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . Proposição de uma Ferramenta Analítica para avaliar a Qualidade da Argumentação em Questões Sociocientíficas. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

8.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . A promoção da sensibilidade moral através da inserção de questões sociocientíficas em sala de ciências: Um estudo comparativo entre contextos técnico e social. In: IX ENPEC - 9o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. p. 1-8.

9.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. In: XX SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013, SÃO PAULO. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

10.
PENHA, Sidnei Percia da; SALES, N. L. L. ; HENRIQUE, A. B. . AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR PROVESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO PARA CONDUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX SNEF, 2011.

11.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . A inserção de aspectos sociais da ciência e da tecnologia no Ensino de Ciências: identificação de convergências internacionais. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VII ENPEC, 2011.

12.
PENHA, Sidnei Percia da; SALES, N. L. L. ; HENRIQUE, A. B. . AS FORMAS DE CONDUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO: AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA MANTER OS ESTUDANTES NO JOGO. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Aguas de Lindóia. XII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2010.

13.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. ; Vianna, Deise Miranda . A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA CTS PARA O ESTUDO DO MAGNETISMO. In: Seminário Hibero-americano CTS, 2010, Brasília. II Seminário Hibero-americano CTS, 2010.

14.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. ; Vianna, Deise Miranda . A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA PROPOSTA DE ENCULTURALÇÃO CIENTÍFICA: NOVOS INDICADORES PARA ANÁLISE DO PROCESSO. In: VII ENPEC, 2009, Santa Catarina. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.

15.
PENHA, Sidnei Percia da; Vianna, Deise Miranda ; Pimentel, R. . UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO COM UMA ABORDAGEM CTS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2009, VITÓRIA. ANAIS DO XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO EM FÍSICA, 2009.

16.
PENHA, Sidnei Percia da; Vianna, Deise Miranda . A Física e a Sociedade na TV. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC, 2007.

17.
PENHA, Sidnei Percia da. A carência de professores de ensino de física - Um estudo de caso sobre a carencia na região serrana do estado do Rio de Janeiro. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Nacional em Ensino de Físisca - O Ensino no Ano Mundial da Física, 2005.

18.
PENHA, Sidnei Percia da. Um modelo alternativo de proposição de questões/desafios dentro de uma perspectiva Vigotskyana.. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física - O Ensino no Ano Mundial da Física, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . RECOMENDAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2011.

2.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . Enculturação Científica em uma Perspectiva Humanista do Currículo de Ciências. In: Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2010, São Paulo. V Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Lucas Soncim ; SANTOS, G. S. ; REZENDE, Laura Tissi Tracierra ; TOSTES, D. M. ; PENHA, Sidnei Percia da . Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa. In: VI JACAp - Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. VI Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ, 2017.

2.
ARAUJO, Lucas Soncim ; SANTOS, G. S. ; REZENDE, Laura Tissi Tracierra ; TOSTES, D. M. ; PENHA, Sidnei Percia da . Oficina de Robótica: Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física. In: VI JACAp - Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ, 2017.

3.
ARAUJO, Lucas Soncim ; SANTOS, G. S. ; REZENDE, Laura Tissi Tracierra ; TOSTES, D. M. ; PENHA, Sidnei Percia da . Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa. In: XV ENLIF - Encontro de Licenciatura em Física da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. XV ENLIF - Encontro de Licenciatura em Fisica da UFRJ, 2017.

4.
PENHA, Sidnei Percia da; Almeida, Regina de Cassia Manso . Prenûncios da Física Moderna: Os Tubos de Raios Catódicos e a Descoberta do Elétron.. In: XII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 1997, Belo Horizonte. XII Simpósio Nacional de Ensino de Física - Novos Horizontes, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
PENHA, Sidnei Percia da; CARVALHO, A. M. P. . COMO AVALIAR A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOCIOCIENTICAS?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PENHA, Sidnei Percia da. Objetivos e Desafios do uso de Questões Sociocientíficas em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PENHA, Sidnei Percia da. Objetivos e Desafios do uso de Questões Sociocientíficas em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PENHA, Sidnei Percia da. O Desafio da Avaliação de Atividades Sociocientíficas em sala de aula: a proposição de uma ferramenta analítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PENHA, Sidnei Percia da. Avaliação da Argumentação dos Estudantes em Atividades Sociocientíficas: Desafios e Perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PENHA, Sidnei Percia da. Oficina: Temas para o ensino de Física com abordagem CTS (Ciencia, Tecnologia e Sociedade) no XX SNEF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FREITAS, A. V. ; PENHA, Sidnei Percia da . Conexão: Estudo de Casos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PENHA, Sidnei Percia da. A carência de professores de ensino de física - Um estudo de caso sobre esta carência na região serrana do estado do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PENHA, Sidnei Percia da; Almeida, Regina de Cassia Manso ; Marinha, M. D. S. . LASER 1997 (Introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio - Material Didático).

2.
PENHA, Sidnei Percia da; Almeida, Regina de Cassia Manso . A Física da TV 1996 (Introdução de Física Moderna e Contemporânea no ensino Médio - Material Didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos do Encontro de Física 2016. 2016.

2.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos ao XXII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2016.

3.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos ao XXI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015.

4.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos ao XV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2014.

5.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos ao XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013.

6.
PENHA, Sidnei Percia da. Parecer de Mérito para trabalhos submetidos ao IX ENPEC - Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
PENHA, Sidnei Percia da. Curso de Extensão para professores de Física da Rede Pública de Ensino. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

2.
PENHA, Sidnei Percia da. Oficina de Acionamento e Robótica - OFICINA I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - SequenciaDidática).

3.
PENHA, Sidnei Percia da. Oficinas de Acionamento e Robótica - Oficina II. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - SequenciaDidática).

4.
PENHA, Sidnei Percia da; Vianna, Deise Miranda ; Bernardo, Jose Roberto da Rocha ; BEMFEITO, A. P. ; PAULA, A. G. . Novas Perspectivas para o Ensino de Física: Proposta para uma Formação Cidadã, centrada no Enfoque Ciência ? Tecnologia ? Sociedade. 2008. .

5.
PENHA, Sidnei Percia da; Bernardo, Jose Roberto da Rocha ; PAULA, A. G. ; Oliveira, Fábio Ferreira . A Física e a Sociedade na TV. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequencia Didática).

6.
PENHA, Sidnei Percia da. Cadernos de Física. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
PENHA, Sidnei Percia da; Almeida, Regina de Cassia Manso ; Moreira, Ildeu de Castro ; Costa, Isa ; Cordeiro, Eduardo de Paula ; Silva, Mauro Costa . A Física Contemporânea no Cotidiano. 1997. .

8.
PENHA, Sidnei Percia da; Marinha, M. D. S. ; CARVALHO, A. M. P. ; Cordeiro, Eduardo de Paula ; Silva, Mauro Costa . A Física Moderna na Sala de aula do 2o Grau. 1997. .

9.
Almeida, Regina de Cassia Manso ; PENHA, Sidnei Percia da ; Marinha, M. D. S. ; Cordeiro, Eduardo de Paula ; Silva, Mauro Costa . A Física Moderna na sala de aula do 2o Grau. 1997. .

10.
PENHA, Sidnei Percia da; Marinha, M. D. S. ; Almeida, Regina de Cassia Manso ; Cordeiro, Eduardo de Paula ; Silva, Mauro Costa ; Portilho, Antônio Passos . A Física Moderna na Sala de aula do 2o Grau. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Cláudio Henrique da Silva Teixeira; PENHA, Sidnei Percia da; FREITAS, A. V.. Participação em banca de Morganna Justin Batista. De movimento dos astros à quarta dimensão do espaço: uma abordagem didática sobre o tempo ao longo dos tempos. 2017. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
Simone Coutinho Cardoso; Vianna, Deise Miranda; Gonçalves, O. D.; PENHA, Sidnei Percia da; Jesus, V. L. B.. Participação em banca de Suelen Pestana Cardoso. Física das Radiações: um enfoque CTS para alunos do ensino médio da área industrial. 2017. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Chispino, A.; Reis, J. C. O.; PENHA, Sidnei Percia da; Moreira, M. C.. Participação em banca de Fernanda Costa da Cruz de Pontes. A ANÁLISE DE DILEMAS MORAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: DAS ORDENS DE COMTE-SPONVILLE AO ENSINO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
Lozano, A. R. G.; SIQUEIRA, A. S.; VICTER, E. F.; FREITAS, A. V.; PENHA, Sidnei Percia da. Participação em banca de Luiz Marcos Cavalcanti Pereira. A NOÇÃO DE INFINITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFLEXÕES E PROPOSTAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

5.
FREITAS, A. V.; MARIM, V.; PENHA, Sidnei Percia da; VICTER, E. F.; CATARINO, G. F. C.. Participação em banca de Reinaldo Amirato Dias. Noções de Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica: Análises e Propostas Interdisciplinares. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

6.
ALMEIDA, L. C.; LATINI, R. M.; PENHA, Sidnei Percia da; MARTINS, S. S. M.. Participação em banca de Diulei da Silva Cruz Chaté. JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense.

7.
REGO, S. C. R.; PENHA, Sidnei Percia da; MESSEDER, J. C.. Participação em banca de Caio Jordão Ferreira. Crença em Ciência e Tecnologia: Estudo do Impacto de material de Ensino CTS em Curso de EAD. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação) - Fundação de Apoio ao Cefet.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, G. S. F.; QUEIROZ, G. R. P. C.; PENHA, Sidnei Percia da. Participação em banca de Maria de Fátima dos Santos Galvão. Da aplicação à conformação: o papel do colégio de aplicação da UFRJ na formação do professor de ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
FREITAS, A. V.; VICTER, E. F.; MARIM, V.; PENHA, Sidnei Percia da; PRAÇA, A.V.S.. Participação em banca de Reinaldo Amirato Dias. Noções de Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica: Análises e Propostas Interdisciplinares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAVES, F. A. B.; PENHA, Sidnei Percia da; SOARES, V.. Participação em banca de Antonio Falaschi Pimenta.Identificando ondas através de vídeos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PENHA, Sidnei Percia da; Costa, Isa; COSTA, E. V.. Participação em banca de Jorge Felipe Campos Chagas.Ensino por Investigação a partir do enfoque CTS em uma controvérsia simulada: o celular pode fazer mal à saúde?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PENHA, Sidnei Percia da; Bernardo, Jose Roberto da Rocha; COSTA, E. V.; Costa, Isa. Participação em banca de Danilo Chaves Rangel.Uma proposta de estudo de Transferência de calor no Ensino Médio sob a perspectiva da formação cidadã: a formação de uma Brigada de Incêndio no Colégio de Aplicação/UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Vianna, Deise Miranda; PENHA, Sidnei Percia da; CHAVES, A. B.. Participação em banca de Ângelo Araujo Carvalho.Investigando Magnetismo na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, L. G. D. C.; TOTI, F. A.; PENHA, Sidnei Percia da. PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR - ASSISTENTE. 2014. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
SILVA, G. S. F.; PENHA, Sidnei Percia da; CORREA, M.. Concurso Público para professor do quadro permanente do CEFET/RJ- campus Petrópolis. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
PENHA, Sidnei Percia da; Penna-Firme, Andre Bessadas; Barthem, Ricardo. Concurso de Provas e Títulos para Professor do Ensino Fundamental e Médio. 2010.

4.
PENHA, Sidnei Percia da; CORDEIRO FILHO, F.; MOREIRA, L. F.. Concurso de Provas e Títulos para Professor do Ensino Fundamental e Médio. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PENHA, Sidnei Percia da; Wanderley Paulo Gonçalves Jr.; Lucas Hippolito Von der Weid. Banca de Seleção para professor substituto do seter curricular de Física do CAp UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PENHA, Sidnei Percia da; Pimentel, R.; Rubino, L. N.. Banca de Seleção para Professor Substituto do Setor Curricular de Física do CAp-UFRJ. 2010.

3.
PENHA, Sidnei Percia da; Bernardo, Jose Roberto da Rocha; Pimentel, R.. Banca de Seleção para Professor Substituto do Setor Curricular de Física do CAp-UFRJ. 2009.

4.
PENHA, Sidnei Percia da; Bernardo, Jose Roberto da Rocha; Pimentel, R.. Banca de Seleção para Professor Substituto do Setor Curricular de Física do CAp-UFRJ. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.OFICINAS DE ROBóTICA: UMA PROPOSTA DE LABORATóRIO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE FíSICA. 2017. (Seminário).

2.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.O ensino por investigação e as especificidades das disciplinas científicas. 2017. (Encontro).

3.
VI JACAp - Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Oficina de Robótica: Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física. 2017. (Simpósio).

4.
VI JACAp - Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa. 2017. (Simpósio).

5.
XV Encontro de Licenciatura em Física.Robótica Educativa no Ensino de Física em uma abordagem Investigativa. 2017. (Encontro).

6.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. (Simpósio).

7.
Encontro de Física 2016. COMO AVALIAR A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOCIOCIENTÍFICAS?. 2016. (Congresso).

8.
II Sicea Inter-regional Sul-Sudeste. 2016. (Congresso).

9.
XIV Encontro de Licenciatura em Física.Oficina de Robótica e Encino por Investigação - Ministrante de palestra do PROENFIS. 2016. (Encontro).

10.
IX SICEA - I SICEA INTERNACIONAL - Seminário de Instituros, Colégios e Escolas de Aplicação.CAp ESTÁ EM CHAMAS: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA BRIGADA DE INCÊNDIO SIMULADA. 2015. (Seminário).

11.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias. Proposição de uma Ferramenta analítica para avaliar a qualidade da Argumentação em Questões Sociocientíficas. 2015. (Congresso).

12.
XXI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.DEBATE SIMULADO SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: O MODO COMO OS ESTUDANTES ORIENTAM O SEU RACIOCÍNIO INFORMAL. 2015. (Simpósio).

13.
9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las as Ciencias. A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES EM TOMADA DE DECISÃO SOCIOCIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CONTEXTOS TÉCNICOS E SOCIAS. 2013. (Congresso).

14.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A promoção da sensibilidade moral através da inserção de questões sociocientíficas em sala de ciências: Um estudo comparativo entre contextos técnico e social. 2013. (Congresso).

15.
XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.A SENSIBILIDADE MORAL DOS ESTUDANTES SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. 2013. (Simpósio).

16.
II Encontro de Produção Discente. 2012. (Encontro).

17.
XI ENLIF - Encontro de Licenciatura em Física.Aplicando CTS no Ensino Médio. 2011. (Encontro).

18.
XIII EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.RECOMENDAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2011. (Encontro).

19.
XIX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.AS FORMAS DE CONDUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO: AS ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES PARA MANTER OS ESTUDANTES NO JOGO. 2011. (Simpósio).

20.
II SIACTS-EC - II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciencias.A utilização de indicadores da Alfabetização Científica na avaliação de uma proposta CTS para o encino do magnetismo. 2010. (Seminário).

21.
V Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.Enculturação Ciêntífica em uma Perspectiva Humanista do Currículo de Ciências. 2010. (Encontro).

22.
XII ENPEC - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.As Formas de condução do jogo didático: as estratégias dos professores para manter os estudantes no jogo. 2010. (Encontro).

23.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A Utilização de Atividades Investigativas em uma proposta de Enculturação Científica: Novos Indicadores para análise do processo. 2009. (Congresso).

24.
XVIII SNEF- Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma sequencia didática para Estudo do Eletromagnetismo com uma abordagem CTS. 2009. (Simpósio).

25.
Projeto Fundão. 2008. (Seminário).

26.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. A Física e a Sociedade na TV. 2008. (Congresso).

27.
II Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2007. (Outra).

28.
Projeto Fundão.Aspectos do Enfoque CTS ( Ciência-Tecnologia - Sociedade) para o ensino de Física. 2007. (Encontro).

29.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A Física e a Sociedade na TV. 2007. (Congresso).

30.
VII ENLIF - Encontro de Licenciatura de Física do Instituto de Física.A Física e a Sociedade na TV. 2007. (Oficina).

31.
I congresso do Instituto Educacional Professor Alaor: Refletindo e Projetando nossa Ação. 10 anos de Trabalhos educacionais: Refletindo nossa história. 2006. (Congresso).

32.
I Escola de Formação de Pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática. 2005. (Encontro).

33.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Congresso).

34.
XVI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Um modelo alternativo de proposição de questões/desafios dentro de uma perspectiva Vigorskyana. 2005. (Simpósio).

35.
IV ENLIF - Encontro de Licenciatura de Física do Instituto de Física - UFRJ.Exposição Feira da Feira de Ciências. 2004. (Encontro).

36.
Semana da Ciência.Física Moderna. 1999. (Encontro).

37.
A Física Moderna na sala de aula do 2o Grua.Laser. 1997. (Encontro).

38.
A Física Moderna na sas de aula do 2o Grau.Laser. 1997. (Encontro).

39.
Curso de Atualização: A ´Físca Contemporânea no Cotidiano.A Física da TV. 1997. (Oficina).

40.
II Workshop "Abordagens de Física Moderna e Contemporânea no 2o Grau". 1997. (Encontro).

41.
XII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Prenúncios da Física Moderna: Os tubos de raios catódicos e a descoberta do elétron". 1997. (Simpósio).

42.
I Workshop "Abordagens de Física Moderna e Contemporânea no 2o Grau: Por que? Como?". 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenador de Mesa Redonda- O ensino por investigação e as especificidades das disciplinas científicas. 2017. (Congresso).

2.
PENHA, Sidnei Percia da. Arbitro de Trabalhos - XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017. (Congresso).

3.
PENHA, Sidnei Percia da. Avaliador de linha temática: Linguagens discurso e Educação em Ciências no XI ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Congresso).

4.
PENHA, Sidnei Percia da. FÍSICA E COMUNICAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS FORMAIS: Coordenador de sessão. 2016. (Congresso).

5.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenador de sessão: Física e comunicação em práticas educativas formais, informais e não-formais.. 2016. (Concerto).

6.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenador de sessão: Alfabetização Científica e Tecnológica e abordagem CTS no XXI SNEF. 2015. (Congresso).

7.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenação de sessão: Seleção, Organização e Currículo. 2015. (Congresso).

8.
PENHA, Sidnei Percia da; Vianna, Deise Miranda . Participação do Comitê Científico do XV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2014. (Congresso).

9.
PENHA, Sidnei Percia da. Participação no Comitê Científico como coordenador de linha temática do IX ENPEC - Encontro Nacional em Educação em Ciências. 2013. (Congresso).

10.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenador da sessão Alfabetização Científica e Tecnológica e abordagens CTS no XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Congresso).

11.
PENHA, Sidnei Percia da. Coordenador da sessão de Pôsteres do XX SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Angelo Carvalho. Os conceitos físicos na mobilidade urbana: rampas de acessibilidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
José Miranda da Rocha. Uma eletrodinâmica para era digital: a física dos semicondutores e a revolução do uso de Leds na iluminação.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Martins Tostes. Uso da linguagem computacional no Ensino da Robótica. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel da Silva Santos. Oficinas de Acionamento e Robótica. Início: 1997. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Soncin de Araujo. Curso de Extensão- Oficinas de Acionamento e Robôtica. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jorge Felipe Campos Chagas. Ensino por investigação a partir do enfoque CTS em uma controvérsia simulada: o celular pode fazer mal à saúde?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Sidnei Percia da Penha.

2.
Danilo Chaves Rangel. Uma proposta de estudo de transferência calor no Ensino no Ensino Médio sob a perspectiva da formação cidadã: a formação de uma Brigada de Incêndio no Colégio de Aplicação/UFRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Sidnei Percia da Penha.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:26:21