Renato Machado Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1751442161665645
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2004), Mestrado em Filosofia (2009) e Doutorado em Filosofia (2013) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho. Tem experiência nas áreas de Matemática e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Lógica-Matemática e Filosofia Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Machado Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho.
Estrada de Muzambinho, km 35
Morro Preto
37890000 - Muzambinho, MG - Brasil
Telefone: (35) 35715084
URL da Homepage: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A Análise Sintática e Semântica da Linguagem segundo Rudolf Carnap e Alfred Tarski, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Semântica; Verdade; Tarski; Carnap.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Lógica Matemática.
2007 - 2009
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass.
Palavras-chave: Verdade; Tarski; Semântica; Correspondência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Lógica Matemática.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Otimização Não-Linear e Introdução à Análise de Fourier.
Orientador: Prof. Dr. Sadao Massago.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
A Formação de Educadores sob a Faceta da Humaniza. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2015 - 2015
Desafios da Inclusão. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2015 - 2015
O Geogebra como Material de Apoio à Matemática. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Procedimentos Metodológicos em Pesquisas Científic. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Desenvolvimento de Projetos Acadêmicos e Científic. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Rousseau: intersubjetividade e política. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Histórias Infantis e Matemática na Sala de Aula Im. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Microensino e habilidades técnicas do docente. (Carga horária: 3h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2002 - 2002
Matemática Financeira. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2015 - 02/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
08/2013 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática

Faculdade Pitágoras Poços de Caldas, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 9

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
01/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
05/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
Cálculo Diferencial e Integral 2
Equações Diferenciais Ordinárias
05/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 3
Matemática Básica 1
02/2010 - 04/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
02/2010 - 04/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear

Centro Educacional Católico Querigma, QUERIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

8/2006 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Inst Educ São João da Escócia, COC*, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

8/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do Projeto de Extensão Curso Pré-Vest, Carga horária: 5
Outras informações
Projeto de Extensão Curso Pré-Vestibular da UFSCar


Sociedade Nacional de Eletricidade e Hidráulica Ltda, SONEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 44

Atividades

8/2005 - 2/2006
Direção e administração, Sociedade Nacional de Eletricidade e Hidráulica Ltda, .

Cargo ou função
Auxiliar Administrativo.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Matemática e Arte para a Construção da Harmonia no Cinema
Descrição: A proposta do projeto é estudar a relação entre cinema e matemática. Pretende-se fazer um estudo sobre as características do cinema. Em particular, será discutido a ideia de construção, reprodução e beleza das imagens a partir das proporções matemáticas. Para então, focar na proporção áurea como uma tentativa de padrão de beleza para as imagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE BIOLOGIA E MATEMÁTICA NAS QUESTÕES DO ENEM
Descrição: O objetivo deste trabalho foi identificar, investigar e avaliar a presença da matemática nas questões de biologia no ENEM na área de ciências da natureza e suas tecnologias, utilizando como análise o recurso da contextualização e a interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato Machado Pereira - Coordenador / Aline Viana - Integrante.Número de orientações: 1
2017 - 2017
Teoria dos Jogos ? O Jogo do Nim.
Descrição: A proposta do projeto é pesquisar a matemática envolvida em teoria dos jogos, em particular, no Jogo do Nim. Para tanto, desenvolveremos um estudo geral da teoria dos jogos, isto é, suas definições, aplicações e história. Em seguida, estudaremos a matemática do Jogo do Nim. Para, então, redigir um artigo científico com os resultados da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Paradoxos da Lógica-Matemática
Descrição: A proposta do projeto é estudar a origem e as soluções de alguns paradoxos relacionadas à lógica-matemática. Pretende-se fazer um levantamento dos paradoxos mais famosos da lógica, visando uma catalogação dos mesmos. Em particular, serão discutidos os paradoxos de Russell, o paradoxo de Zenão e o paradoxo do Mentiroso que tratam de questões relacionadas ao infinito e à linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Gamificação: Estudo De Caso Aplicado A Uma Plataforma Para Prática De Exercícios De Matemática
Descrição: Os alunos brasileiros enfrentam grandes dificuldades na disciplina de matemática. E assim como em outras disciplinas, uma melhor aprendizagem se dá por meio da prática. Em vista disso foi desenvolvida uma plataforma gamificada para a prática de conteúdos de análise combinatória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato Machado Pereira - Coordenador / Aline Regina de Oliveira - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - 2017
Modelagem matemática de crescimento de populações de bactérias segundo os modelos de Malthus e Verhulst
Descrição: A proposta da pesquisa é o estudo, comparação, análise e avaliação da possibilidade dos modelos de Malthus e do modelo de Verhulst descreverem um comportamento semelhante ao crescimento populacional de bactérias em função do tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato Machado Pereira - Coordenador / Akiiany Anderson Ribeiro de Oliveira - Integrante / Antonio Carlos Ananias - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2016 - Atual
Geometria Fractal
Descrição: A proposta da pesquisa é o estudo da geometria dos fractais e o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa para geração de fractais geométricos. Para tanto, desenvolveremos um estudo aprofundado da linguagem de programação C++. Em seguida, estudaremos os conceitos e teorias relacionados com a Geometria Fractal. Para, então, implementar um programa gráfico de criação e renderização de fractais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato Machado Pereira - Coordenador / Vinícius Lambardozzi Nascimento - Integrante / João Pedro do Nascimento Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2016
Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio
Descrição: A proposta da pesquisa é o estudo da linguagem matemática aplicada ao conteúdo de limite de funções, fazendo uma revisão aprofundada das funções matemáticas e estudando os princípios do cálculo diferencial e integral, visando contribuir para a formação dos alunos bolsistas de iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Algoritmos Genéticos
Descrição: Este projeto prevê o estudo da linguagem de programação C++ juntamente com a teoria dos Algoritmos Genéticos. A linguagem C++ é uma das linguagens de programação mais utilizadas no meio acadêmico e serve de base para o estudo de outras linguagens. Por sua vez, os algoritmos genéticos são técnicas interessantes que envolvem conhecimentos da área de matemática, biologia e computação na resolução de problemas envolvendo máximos e mínimos de funções. Desse modo, o presente projeto pretende estudar a linguagem C++ e as técnicas de programação, enquanto estuda os algoritmos genéticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Um estudo da curva cicloide e suas variações.
Descrição: A proposta do projeto é pesquisar a matemática e a história envolvida na curva chamada Cicloide. Para tanto, desenvolveremos um estudo aprofundado da geometria da curva cicloide e suas variações em Epicicloide e Hipocicloide. Em seguida, estudaremos a história dos matemáticos que estudaram a cicloide e suas aplicações nos diversos ramos do conhecimento. Para, então, redigir um artigo científico com os resultados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
A Análise Sintática e Semântica da Linguagem segundo Rudolf Carnap e Alfred Tarski
Descrição: Este projeto tem por finalidade examinar as mudanças do pensamento de Rudolf Carnap em relação à análise da linguagem frente às inovações dos trabalhos de Alfred Tarski. Para tanto, buscaremos esclarecer a análise sintática da linguagem apresentada por Carnap em sua obra a ?Sintaxe Lógica da Linguagem?, e a análise semântica da linguagem proposta por Alfred Tarski. Para, então, discutir a influência de Tarski nos trabalhos posteriores de Rudolf Carnap..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Projeto de formação dos alunos do ensino médio para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática.
Descrição: Este projeto prevê o estudo do banco de questões e das provas das olimpíadas de matemática OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) para o desenvolvimento de aulas, monitoria, atendimento online através da plataforma Moodle e material didático para os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Sul de Minas campus Muzambinho e para os alunos das escolas de Muzambinho..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Projeto de formação dos alunos do ensino médio para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática: OBMEP, OBM e OMM.
Descrição: O projeto de extensão prevê o estudo do banco de questões e das provas das olimpíadas de matemática - OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e OMM (Olimpíada Mineira de Matemática) - para o desenvolvimento de aulas, monitorias, atendimentos online e materiais didáticos para os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Sul de Minas campus Muzambinho e para os alunos das escolas de Muzambinho. Desse modo, o presente projeto pretende estimular os alunos no interesse pela matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental e melhorar o desempenho dos mesmos na classificação da OBMEP, OBM e OMM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato Machado Pereira - Coordenador / Manuel Messias da Silva - Integrante / Eliane Cristina da Silva - Integrante / Bruno Januário Braz da Silva - Integrante / Gabriela Silva Bochi - Integrante / Andrês Rodrigues Oliveira - Integrante / Livia Maria Alves - Integrante / Abner Samuel P. Palmeira - Integrante / Aline Regina de Oliveira - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
2014 - 2014
Periódico: Revista de Filosofía de la Universidad del Norte


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, R. M.2010PEREIRA, R. M.. A Concepção Semântica da Verdade e a Teoria da Verdade-como-Correspondência. Redes (Vitória), v. 1, p. 45-78, 2010.

2.
PEREIRA, R. M.2009PEREIRA, R. M.. A Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski. Expressão (Guaxupé), v. 1, p. 125-138, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, R. M.. É possível definir o conceito de verdade em linguagens como da matemática?. In: XII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2014, Birigui - SP. ANAIS do XII EPEM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS PROPOSTA DO ENSINO INTEGRADO: PROJETOS E POLÍTICAS.. São Paulo: SBEM-SP, 2014. v. 1. p. 353-367.

2.
PEREIRA, R. M.. Algumas Considerações sobre a Linguagem Fenomenológica de Rudolf Carnap. In: IX Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais do Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Filosofia. São Carlos: UFSCar, 2013. v. IX. p. 380-388.

3.
PEREIRA, R. M.. Introdução aos Trabalhos de Rudolf Carnap. In: VIII Seminário da Pós-Graduação em Filosofia, 2012, São Carlos. Anais do Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Filosofia. São Carlos: UFSCar, 2012. v. VIII. p. 440-449.

4.
PEREIRA, R. M.. A Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski. In: V Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2009, São Carlos. Caderno de Resumo do VII Seminario de Pós-Graduação em Filosofia da USCAR. São Carlos: PPG-Fil/UFSCar, 2009. p. 49-56.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. R. G. ; PEREIRA, R. M. . O PARADOXO DE GALILEU: um legado para Cantor. In: 10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 7º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2018, Muzambinho. 10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 7º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2018.

2.
SANTOS, H. W. G. ; PEREIRA, R. M. . Teoria dos Jogos ? O Jogo do Nim. In: 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017, Machado. 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017.

3.
SILVA, A. R. G. ; PEREIRA, R. M. . PARADOXO DE RUSSELL: um questionamento sobre a excelência da teoria dos conjuntos. In: 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017, Machado. 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017.

4.
PROCOPIO, B. T. D. ; PEREIRA, R. M. . HISTÓRIA DA CURVA CICLOIDE: A Helena dos geômetra. In: 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017, Machado. 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017.

5.
FARIA, M. E. D. ; AGUIAR, M. M. ; PEREIRA, R. M. . ALGORITMOS GENÉTICOS: Determinação de Máximos e Mínimos de Funções Matemáticas. In: 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017, Machado. 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017.

6.
OLIVEIRA, A. A. R. ; PEREIRA, R. M. . MODELAGEM MATEMÁTICA EM CRESCIMENTO POPULACIONAL DE BACTÉRIAS. In: 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017, Machado. 9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2017.

7.
PEREIRA, R. M.; SILVA, G. F. ; ROCHA, M. C. . Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio. In: 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016, Passos. 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016.

8.
PEREIRA, R. M.; ALVES, L. M. . Implementação de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas.. In: 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016, Passos. 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016.

9.
PEREIRA, R. M.; SILVEIRA, A. C. M. . Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo e/ou mínimo da função do 2° e 3° grau. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015, Poços de Caldas. 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015.

10.
PEREIRA, R. M.; RODRIGUES, M. M. ; SILVEIRA, A. C. M. . Um estudo da curva cicloide e suas variações. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015, Poços de Caldas. 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015.

11.
PEREIRA, R. M.; SILVEIRA, A. C. M. . Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo ou mínimo de uma função do 2° grau. In: 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2014, Pouso Alegre. 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, R. M.; ALVES, L. M. . Implementação de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, R. M.; ROCHA, M. C. ; SILVA, G. F. . Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, R. M.; RODRIGUES, M. M. ; SILVEIRA, A. C. M. . Um estudo da Curva Cicloide e suas Variações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, R. M.; SILVEIRA, A. C. M. . Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo e/ou mínimo de uma função do 2° e 3° grau. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, R. M.. É possível definir o conceito de verdade em linguagens como da matemática?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, A. C. M. ; PEREIRA, R. M. . Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo ou mínimo de uma função do 2º grau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PEREIRA, R. M.. Algumas Considerações sobre a Linguagem Fenomenológica de Rudolf Carnap. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, R. M.. Introdução aos Trabalhos de Rudolf Carnap. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, R. M.. Geometria Diferencial no Plano: O Estudo da Curva Ciclóide. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, R. M.. Introdução à Otimização não-linear. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PEREIRA, R. M.. Mini curso de Geometria. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA, R. M.. Um pouco mais sobre Ciclóide. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PEREIRA, R. M.. Mosaicoscópio: a geometria dos mosaicos e a construção do caleidoscópio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, R. M.. Introdução à Otimização não Linear. 2004 (Iniciação Científica) .

2.
PEREIRA, R. M.. Brincando de Boliche. 2004 (Trabalho de conclusão da Atividade de Extensão Histórias infantis e matemática na sala de aula) .

3.
PEREIRA, R. M.. Geometria Diferencial - Estudo da Curva Ciclóide. 2002 (Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Costa, V. P.; PEREIRA, R. M.; Ribeiro, I. S.. Participação em banca de Heber José dos Santos.Educação Ambiental na Infância: conscientização e ludicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
Costa, V. P.; PEREIRA, R. M.; Ribeiro, I. S.. Participação em banca de Fábio Júnior Calori.Ensino de Biologia: a visão dos alunos do ensino médio sobre a necessidade desse estudo na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
Funayama, J. C.; PEREIRA, R. M.; BACHIAO, L. S. M.. Participação em banca de Bruno Luiz Ribeiro de Melo.Relações entre avós e netos: altruísmo ou egoísmo? Uma análise a partir da teoria do gene egoísta da população de Muzambinho - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
PEREIRA, R. M.; SILVA, M. M.; Funayama, J. C.. Participação em banca de Antonio Carlos Ananias.Modelagem matemática de crescimento de populações de bactérias segundo os modelos de Malthus e Verhulst. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
PEREIRA, R. M.. Participação em banca de Murilo Godoy Maquim.Destituição do universo mecânico, geométrico e determinista no surgimento da concepção do cosmo relativista e incerto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

6.
PEREIRA, R. M.. Participação em banca de João Paulo de Padua Santos.A liberdade em Sartre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 7º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS.O PARADOXO DE GALILEU: um legado para Cantor. 2018. (Outra).

2.
9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. HISTÓRIA DA CURVA CICLOIDE: A Helena dos geômetras. 2017. (Congresso).

3.
9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. JOGO DO NIM: matemática e teoria. 2017. (Congresso).

4.
9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. ALGORITMOS GENÉTICOS: Determinação de Máximos e Mínimos de Funções Matemáticas. 2017. (Congresso).

5.
9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. PARADOXO DE RUSSELL: um questionamento sobre a excelência da teoria dos conjuntos. 2017. (Congresso).

6.
9ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 6º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. MODELAGEM MATEMÁTICA EM CRESCIMENTO POPULACIONAL DE BACTÉRIAS. 2017. (Congresso).

7.
International Youth Convention On Commerce & Economics. Matemática. 2017. (Olimpíada).

8.
8ª Jornada Científica e Tecnológica 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Implementação de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas e Estudo de Limite de Funções para o Ensino Médio.. 2016. (Congresso).

9.
7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Um estudo da Curva Cicloide e suas Variações e a Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo e/ou mínimo de uma função do 2° e 3° grau.. 2015. (Congresso).

10.
6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.Implementação de um algoritmo genético para determinação do ponto de máximo ou mínimo de uma função do 2º grau. 2014. (Simpósio).

11.
XII Encontro Paulista de Educação Matemática.É possível definir o conceito de verdade em linguagens como da matemática?. 2014. (Encontro).

12.
IX Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.Algumas Considerações sobre a Linguagem Fenomenológica de Rudolf Carnap. 2013. (Seminário).

13.
III Seminário da Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. 2012. (Seminário).

14.
II Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos. 2012. (Outra).

15.
VIII Seminário da Pós-Graduação em Filosofia.Introdução aos Trabalhos de Rudolf Carnap. 2012. (Seminário).

16.
VII Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.A Concepção da Verdade-como-Correspondência. 2011. (Seminário).

17.
V Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.A Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski. 2009. (Seminário).

18.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski. 2008. (Congresso).

19.
IV Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.Concepção Semântica da Verdade segundo Alfred Tarski. 2008. (Seminário).

20.
II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2004. (Congresso).

21.
IV Jornada da Matemática. Geometria Diferencia no plano: o estuda da curva Ciclóide. 2004. (Congresso).

22.
III Sudeste PET. 2003. (Encontro).

23.
Simpósio de Matemática - SIM. 2003. (Simpósio).

24.
Universidade Aberta.Universidade aberta aos estudantes do ensino médio. 2003. (Outra).

25.
I Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Congresso).

26.
III Jornada da Matemática. 2002. (Congresso).

27.
Universidade Aberta.Universidade aberta aos estudante do ensino médio. 2002. (Outra).

28.
V Encontro Paulista dos Grupos PET.Encontro Paulista dos Grupos PET. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, R. M.. Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). 2018. .

2.
PEREIRA, R. M.. IV Jornada da Matemática. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Viana. INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE BIOLOGIA E MATEMÁTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Aline Regina de Oliveira. Gamificação: Estudo De Caso Aplicado A Uma Plataforma Para Prática De Exercícios De Matemática. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
André Rodrigues Gomes Silva. O PARADOXO DE GALILEU: um legado para Cantor. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Iady Adrianny de Moura. Matemática e Arte para a Construção da Harmonia no Cinema. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Felipe Fernandes Costa Faustino. PARADOXO DO NAVIO DE TESEU: o mistério da identidade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Carlos Ananias. Modelagem Matemática de Crescimento de Colônias de Bactérias segundo os Modelos de Malthus e Verhust. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

Iniciação científica
1.
André Rodrigues Gomes Silva. PARADOXO DE RUSSELL: um questionamento sobre a excelência da teoria dos conjuntos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

2.
Bruno Tadeu Dival Procópio. HISTÓRIA DA CURVA CICLOIDE: A Helena dos geômetras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

3.
Haislan Wellington Gouveia dos Santos. JOGO DO NIM: matemática e teoria. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

4.
Guilherme Ferreira Silva. Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

5.
Vinícius Lambardozzi Nascimento. Matemática, Computação e Arte: ferramenta computacional interativa para geração de fractais geométricos.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

6.
Akiiany Anderson Ribeiro de Oliveira. Modelagem matemática de crescimento de populações de bactérias segundo os modelos de Malthus e Verhulst. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

7.
Merhy Endy Dias Faria. Construção de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

8.
Marina Martins de Aguiar. Construção de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

9.
Lívia Maria Alves. Implementação de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

10.
Ana Cláudia Marques Silveira. Implementação de um algoritmo genético para determinação dos pontos de máximo e mínimo de uma função do 3º grau.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

11.
Lívia Maria Alves. Implementação de algoritmos genéticos para determinação de máximos e mínimos de funções matemáticas.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

12.
Luan da Silva Batista. Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

13.
Milena Camila Rocha. Estudo de Limite de Funções Matemáticas para o Ensino Médio. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

14.
Ana Cláudia Marques Silveira. Implementação de um algoritmo genético para otimização de uma função do 2° grau. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.

15.
Mariane Modesto Rodrigues. Um estudo da curva cicloide e suas variações.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Machado Pereira.

16.
Isabela Machado, Larissa Guedes, Mônica Rocha. Avaliação da Aprendizagem dos Alunos das Escolas de Monte Belo e Muzambinho. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Renato Machado Pereira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 9:47:19