Rafael Sene de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5839166406196965
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- campus Londrina. Tem experiência na área ciências térmicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica dos fluidos, transferência de calor, processamento paralelo e malhas adaptativas bloco-estruturadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Sene de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Desenvolvimento e Implementação de Malhas Adaptativas Bloco-Estruturadas para Computação Paralela em Mecânica dos Fluidos, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Aristeu da Silveira Neto.
Coorientador: Alexandre Megiorin Roma.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Malhas adaptativas; Computação paralela; Equações de Navier-Stokes; Balanço dinâmico de carga.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2006 - 2008
Mestrado em Engenharia Mecanica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: ANÁLISE DO ESCOAMENTO TRANSIENTE DE FLUIDOS REFRIGERANTES AO LONGO DE CONDENSADORES DO TIPO ARAME-SOBRE-TUBO,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: André Luiz Seixlack.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Codensador; Arame-Sobre-Tubo; Simulação Numérica; Refrigeração; Trasferência de Calor.
2001 - 2005
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Pytermo - Aplicativo em Python para a Determinação de PropriedadesTermodinâmicas.
Orientador: Emanuel Rocha Woiski.




Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Apoio Universitário, FAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador na área de Mecânica dos Fluidos, Carga horária: 40


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Análise Numérica do Escoamento e da Transferência de Calor no Interior de Reservatórios Térmicos para Coletores Solares Residenciais
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo geral a investigação teórica do escoamento,via simulação numérica, no interior de um reservatório térmico cilíndrico para avaliar formação da estratificação térmica. Utiliza-se o software OpenFOAM para a simulação do escoamento e da transferência de calor no interior do reservatório..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Sene de Lima - Coordenador / Ricardo de Vasconcelos Salvo - Integrante / Ismael de Marchi Neto - Integrante / Rodrigo Corrêa da Silva - Integrante.
2011 - Atual
Desenvolvimento de modelagem matemática para análise de escoamentos bifásicos anulares (2a fase)
Descrição: Visa dar continuidade no desenvolvimento de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos, visando a análise fina da dinâmica de escoamentos anulares em diversas situações de interesse prático...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rafael Sene de Lima - Integrante / Márcio Ricardo Pivello - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Alexandre Megiorim Roma - Integrante / Millena Martins Villar Vale - Integrante / Rodrigo Lisita Ribera - Integrante / Renato Pacheco Silva - Integrante.
2008 - 2011
Desenvolvimento de Modelagem Matemática para Análise de Escoamentos Bifásicos Anulares (1a. Fase)
Descrição: Pesquisas de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos, visando a análise fina da dinâmica de escoamentos anulares em diversas situações de interesse prático. Os pontos de partida serão os códigos computacionais para tais escoamentos em duas e em três dimensões desenvolvidos conjuntamente no LTCM-FEMEC-UFU e no IME-USP. Tais códigos empregam a formulação matemática baseada em variáveis primitivas (velocidade e pressão) cuja discretização espacial é realizada em malhas cartesianas bloco-estruturadas contendo refinamento adaptativo. O uso desse tipo de discretização espacial permite incrementar a acurácia da solução numérica em regiões do escoamento de especial interesse (e.g. ao redor de interface, em regiões de alta vorticidade e/ou turbulência). Um primeiro objetivo central é estender o código bidimensional serial atual de maneira a fragmentação/coalescência da interface de separação entre as fases e de interações do tipo fluido bifásico e paredes próximas. Além disso, o código será estendido de forma a também permitir simulação computacional da ação de surfactantes. Pretende-se comparar, quando possível, os resultados numéricos bidimensionais com resultados experimentais obtidos em laboratório e/ou com resultados encontrados na literatura. Um segundo objetivo central é o avanço no desenvolvimento de um código tridimensional serial. Para isto, partir-se-á de códigos computacionais existentes ou em desenvolvimento no LTCM-FEMEC-UFU e no IME-USP. Mais especificamente, partir-se-á de: (i) um código adaptativo e (ii) de um código serial que integra as equações do movimento do ponto de vista lagrangiano e que discretizam as interfaces de separação entre as fases. Esse código tem implementada uma função indicadora de fluidos, componente responsável por discernir as duas fases entre si..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rafael Sene de Lima - Integrante / Márcio Ricardo Pivello - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Alexandre Megiorim Roma - Integrante / Millena Martins Villar Vale - Integrante / Rodrigo Lisita Ribera - Integrante.
2008 - 2011
Desenvolvimento de Modelagem Matemática para Análise de Escoamentos Bifásicos em Dispositivos Distribuidores em Torres de Destilação
Descrição: Pesquisa de modelos matemáticos, de metodologias numéricas e de técnicas computacionais necessários ao desenvolvimento de códigos computacionais para simular de maneira eficiente escoamentos incompressíveis bifásicos, visando à análise detalhada da dinâmica e da estabilidade de cortinas de líquido e sua quebra em gotas. Os pontos de partida serão os códigos computacionais para tais escoamentos em duas e três dimensões desenvolvidos conjuntamente no LTCM, FEMEC-UFU, e no IME-USP. Tais códigos empregam a formulação matemática baseada em variáveis primitivas (velocidade pressão) cuja discretização espacial é realizada em malhas cartesianas bloco-estruturadas contendo refinamento adaptativo. O uso desse tipo de discretização espacial permite incrementar a acurácia da solução numérica em regiões do escoamento de especial interesse (e.g. ao redor de interfaces, em regiões de alta vorticidade e/ou turbulência). Um primeiro objetivo central é o de estender o código bidimensional serial atual de maneira a coferir-lhe características que possibilitem obter uma ferramenta numérica para analisar escoamentos do tipo cortina de líquido e estudar a dinâmica que leva à fragmentação da interface. Pretende-se comparar, quando possível, os resultados numéricos bidimensionais com resultados experimentais obtidos em laboratório e/ou com resultados encontrados na literatura. Um segundo objetivo central é o avanço no desenvolvimento de um código tridimensional serial. Para isto, partir-se-á de códigos computacionais existentes ou em desenvolvimento no LTCM, FEM-UFU e no IME-USP. Mais especificamente, partir-se-á de (i) um código que resolve as equações de Navier-Stokes em malhas tridimensionais com refinamento adaptativo e (ii) de um código serial que integra as equações do movimento dos pontos lagrangianos que discretizam as interfaces de separação entre as fases e que tem implementada um função indicadora de fluidos, componente responsável por discernir as duas fase..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rafael Sene de Lima - Integrante / Márcio Ricardo Pivello - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador / Alexandre Megiorim Roma - Integrante / Millena Martins Villar Vale - Integrante / Rodrigo Lisita Ribera - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Desenvolvimento de código computacional para solução de problemas clássicos de Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor utilizando processamento em GPU e a plataforma CUDA

Projeto certificado pela empresa ROMAZE INDUSTRIA E COMERCIO DE COMPUTADORES LTDA - EPP em 19/07/2016.
Descrição: Esse projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para a simulação numérica de problemas envolvendo mecânica dos fluidos e transferência de calor, utilizando processamento em GPU e a plataforma CUDA. Essa ferramenta será utilizada em sala de aula demonstrando a potencialidade da plataforma CUDA frente a utilização códigos em FORTRAN90, os quais já foram desenvolvidos pelos autores do presente projeto e cuja execução é realizada de forma convencional em CPUs. Ressalta-se que os problemas que serão abordados, embora relativamente simples, não possuem solução analítica conhecida. O desenvolvimento dessa ferramenta também propiciará knowhow para a criação de ferramentas de aplicação genérica, em geometrias arbitrárias, objetivando-se a execução de simulações baseadas na metodologia RANS de interesse industrial em computadores pessoais em tempo hábil..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Ciencias Termicas/Especialidade: Simulação de Sistemas Térmicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Programação/Especialidade: Programação Usando As Linguagens Python e C.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBI, F.2016 BARBI, F. ; GASCHE, J. L. ; Silveira Neto, A. ; VALE, M. M. V. ; LIMA, R. S. . Numerical simulation of the flow through a compressor-valve model using an immersed-boundary method. Engineering Applications of Computational Fluid Mechanics, v. 10, p. 256-272, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
de MARCHI NETO, I. ; SILVA, R. C. ; Goulart, M. S. ; LIMA, R. S. ; SALVO, R. V. . Roteiro técnico para cálculo da carga térmica em câmaras frigoríficas utilizadas em estabelecimento comerciais. In: F. Bonatto; H. Ajuz Holzmann; J. Dallamuta.. (Org.). Engenharias Mecânica e Industrial: Projetos e Fabricação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 79-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, E. S. ; SALVO, R. V. ; SILVA, R. C. ; LIMA, R. S. ; de MARCHI NETO, I. . Engenharias Mecânica e Industrial: Projetos e Fabricação. In: 11th Spring School on Transition and Turbulence, 2018, Uberlândia. Spring School on Transition and Turbulence, 2018.

2.
SEIFERT, S. S. ; SILVA, R. C. ; LIMA, R. S. ; de MARCHI NETO, I. ; SALVO, R. V. . Avaliação teórica de parâmetros de combustão do biogás a partir de cálculos de equilíbrio químico. In: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016, Francisco Beltrão. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016.

3.
LOURENÇO, M. A. S. ; LIMA, R. S. ; PADILLA, E. L. M. ; MARTINS, A. L. . OCTREE DATA BASED FLUID FLOW SIMULATION. In: XXXV Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2014, Fortaleza. XXXV Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2014.

4.
LIMA, R. S.; PIVELLO, M. R. ; Silveira Neto, A. ; ROMA, A. M. ; SERFATY, R. . PARALLEL BLOCK-STRUCTURED ADAPTIVE MESH REFINEMENT FOR INCOMPRESSIBLE NAVIER-STOKES EQUATIONS. In: 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012.

5.
VALE, M. M. V. ; PIVELLO, M. R. ; LIMA, R. S. ; Silveira Neto, A. ; ROMA, A. M. . NUMERICAL SIMULATION OF TWO-PHASE FLOWS USING A HYBRID VOLUME OF FLUID AND IMMERSED BOUNDARY METHOD. In: 10th World Congress on Computational Mechanics, 2012, São Paulo, SP, Brasil. World Congress on Computational Mechanics, 2012.

6.
PIVELLO, M. R. ; LIMA, R. S. ; VALE, M. M. V. ; ROMA, A. M. ; Silveira Neto, A. . A FULLY ADAPTIVE, CONSERVATIVE FRONT TRACKING METHOD FOR THE SIMULATION OF INCOMPRESSIBLE MULTIPHASE FLOWS. In: 10th World Congress on Computational Mechanics, 2012, São Paulo, SP, Brasil. World Congress on Computational Mechanics, 2012.

7.
SEIXLACK, A. L. ; LIMA, R. S. . Modeling of Unsteady Refrigerant Fluid Flow in Wire-on-Tube Condensers. In: Iberian-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - 30 CILAMCE, 2009, Armação de Búzios. Proceedings of the 30th Iberian-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia - ABMEC, 2009. v. 1. p. 1-15.

8.
LIMA, R. S.; SEIXLACK, A. L. . MODELAGEM DO ESCOAMENTO DE FLUIDOS REFRIGERANTES AO LONGO DE CONDENSADORES DO TIPO ARAME-SOBRE-TUBO. In: 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA, 2007, Cusco. 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA, 2007.

9.
LIMA, R. S.; WOISK, Emanuel Rocha . PYTERMO - AN OPEN-SOURC E PYTHON PROGRAM FOR THERMODYNAMIC PROPERTIES DE TERMINATION, USING THE LEE- KESLER GENERALIZED EQUATION OF STATE.. In: ENCIT -2006, 2006, Curitiba. Proceedings of the 11 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, E. S. ; SILVA, R. C. ; SALVO, R. V. ; LIMA, R. S. ; de MARCHI NETO, I. . Simulação LES de escoamento isotérmico e rotativo gerado por um queimador.. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UTFPR, 2018, Apucarana - PR. Seminário de Iniciação Científica da UTFPR, 2018.

2.
Ladeira, B. S. ; de MARCHI NETO, I. ; SILVA, R. C. ; LIMA, R. S. ; SALVO, R. V. . Estudo experimental de sistema de condicionamento de ar modificado associado a um armazenador térmico. In: VII Seminário de Extensão e Inovação - SEI, 2018, Apucarana - PR. Seminário de Extensão e Inovação, 2018.

3.
RIBEIRO, E. S. ; SILVA, R. C. ; LIMA, R. S. ; SALVO, R. V. ; de MARCHI NETO, I. . Investigação da combustão de misturas de CH4 e CO2 através da dinâmica dos fluidos computacional. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2017, Londrina. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, C. H. E. ; de MARCHI NETO, I. ; LIMA, R. S. ; BERTOZZI, J. ; MICHELS, R. N. . Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição de Dados Utilizando a Plataforma Arduino. In: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016, Francisco Beltrão. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016.

2.
RIBEIRO, E. S. ; de MARCHI NETO, I. ; LIMA, R. S. ; SALVO, R. V. ; SILVA, R. C. . Análise de Escoamento de Fluido em Cavidade 2D Utilizando OpenFoam. In: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016, Francisco Beltrão. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2016.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LIMA, R. S.; LOURENÇO, M. A. S. . Pytermo - APLICATIVO EM Python PARA A DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS.. 2005.

2.
LIMA, R. S.; LOURENÇO, M. A. S. . Pyciclo - Aplicativo em Python para simulação de ciclos termodinâmicos.. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, R. S.. Introdução ao software OpenFOAM. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEIXLACK, A. L.; SILVA, J. B. C.; LIMA, R. S.. Participação em banca de Roniel de Souza Lima. ANÁLISE DO DESEMPENHO DE CONDENSADORES DE PAREDE-AQUECIDA USADOS EM REFRIGERADORES DOMÉSTICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Maia, L. I. G.; GASCHE, José L.; LIMA, R. S.; SILVA, J. B. C.. Participação em banca de Letícia Irene Guimarães Maia. Simulação Nmérica do Escoamento em Difusores Radiais com Discos Frontais Fixos e Móveis. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BAZANI, M. A.; LIMA, R. S.; ALMEIDA, F. C. L.. Concurso Público de Títulos e Provas para Preenchimento de uma Função de Professor Assistente Doutor nas Disciplinas "Mecânica Geral"; "Termodinâmica"; "Energias Renováveis e Eficiência Energética". 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:09:15