Jasom de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 05/06/2014


Possui Mestrado em Teologia, área de concentração Educação e Religião (2012), Especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena (2010), Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2009), docente no Curso de Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso (PARFOR/FURB) no período 09/2012-02/2013, e atualmente Assessor de Projetos no Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN na região Leste Catarinense, entre os povos indígenas Xokleng e Guarani. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jasom de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Jasom de


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Teologia.
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
Título: Da negação ao reconhecimento. A educação escolar indígena e a educação intercultural: implicações, desafios e perspectivas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Remí Klein.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Brasil; educação escolar indígena; povos indígenas; educação intercultural; interculturalidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Educação, diversidade e cultura indígena. (Carga Horária: 400h).
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
Título: AS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS POVOS INDÍGENAS DESDE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1980 E INÍCIO DA DÉCADA DE 1990.
Orientador: Prof. Dr. Remí Klein.
2004 - 2009
Graduação em Bacharelado em Teologia.
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
Título: Educação diferenciada indígena: o que diz a história brasileira, sua legislação e suas práticas educativas.
Orientador: Profa. Ms. Cledes Markus.
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Técnologo em Automação Industrial.
Centro Universitário - Católica de Santa Catarina - Jaraguá do Sul, UNERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
Weg S A.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Divina Providência.
1991 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Evangélico Jaraguá.




Formação Complementar


2007 - 2008
Extensão universitária em Teología.
Seminario Evangélico de Teología de Matanzas.
2006 - 2006
Estágio.
Coordenadoria Ecumênica de Serviço.
2005 - 2005
Oficina de Percussão. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho de Missão entre Indígenas, COMIN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Universidade Regional de Blumenau/Plataforma Paulo Freire, FURB/PARFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Da construção social do analfabetismo como problema nacional (1878 a 1881), aos desafios ainda postos à escolarização e alfabetização no Brasil (1990 a 2010). RESUMO. O projeto tem em vista dois interesses de pesquisa, distantes um do outro no tempo, mas intimamente articulados entre si no que respeita aos respectivos conteúdos. O primeiro interesse é o de dar continuidade e fechamento àquilo que surgiu como um interesse paralelo de pesquisa e que acabou tornando-se como que um projeto dentro do projeto principal, e que demanda, agora, um fechamento. Tal interesse é definido como construção social do analfabetismo como problema nacional e como estigmatização dos portadores do analfabetismo. A fonte são os anais da Câmara dos Deputados e do Senado dos anos de 1878 a 1881. O segundo interesse de pesquisa é o de dar continuidade à longa trajetória de pesquisas de natureza sócio-histórica, relacionadas seja com o analfabetismo, seja com a alfabetização e a escolarização no Brasil, com atenção, agora, para o período 1990 a 2010, com base ora nos censos demográficos, ora nas PNADs, ora em ambas as fontes.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Gênero, raça e escolarização no Brasil: traçando a trajetória da relação Descrição: Tendo como foco a relação cruzada das variáveis sexo e cor/raça com educação no Brasil, o projeto compreende 5 objetivos: Objetivo 1. Traçar a trajetória das taxas de alfabetização (ou de analfabetismo) através dos anos censitários: a) por sexo, b) por cor/raça e c) por sexo e cor/raça, sempre que houver cruzamento na fonte. Objetivo 2. Estudos comparativos com base no indicador média de anos de estudo: 2.1 Estudo comparativo das médias de anos de estudo: a) por sexo, b) por cor/raça, c) por ocupação, d) por sexo e cor/raça, e) por ocupação, sexo e cor/raça, segundo as diferentes gerações recenseadas em 2000. 2.2 Estudo comparativo das taxas de alfabetização: a) por sexo, b) por cor/raça, c) por ocupação, d) por sexo e cor/raça, e) por ocupação, sexo e cor/raça, segundo as diferentes gerações recenseadas em 2000. 2.3 Estudo comparativo das taxas de conclusão do ensino fundamental (nível 3 de letramento) ou nível equivalente: a) por sexo, b) por cor/raça, c) por ocupação, d) por sexo e cor/raça, e) por ocupação, sexo e cor/raça, segundo as diferentes gerações recenseadas em 2000. Objetivo 3. Análise de coortes: 3.1 Análise da trajetória da taxa de alfabetização: a) por sexo, b) por cor/raça, d) por sexo e cor/raça, segundo diferentes coortes da população; 3.2 Análise da trajetória da taxa de conclusão do ensino fundamental ou nível equivalente (nível 3 de letramento): a) por sexo, b) por cor/raça, d) por sexo e cor/raça, segundo diferentes coortes da população. Objetivo 4. Aprofundamento teórico e pesquisas históricas e empíricas no que concerne às relações de gênero, étnico-raciais e de classe com educação, com destaque também para o tema da exclusão social e escolar, as políticas de inclusão e movimentos de emancipação. Objetivo 5. Estudos sobre políticas/ações afirmativas no Brasil em relação às variáveis contempladas no projeto (gênero, cor/raça, classe e

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa: Escola brasileira: quem são os excluídos? Analfabetismo, escolarização e letramento em relação a classe social, gênero e cor/raça nos censos demográficos A presente proposta de investigação representa, a um só tempo, continuidade e inovação. De um lado, dá continuidade a aproximadamente vinte e cinco anos de pesquisa ininterrupta, sempre com apoio do CNPq, a qual desenvolveu uma perspectiva teórico-metodológica, no domínio ao mesmo tempo da Sociologia da Educação e da Análise das Políticas Públicas, com destaque para a educacional, embasada nas noções de desenvolvimento, desenvolvimento regional e exclusão social e educacional e operacionalizada em três modelos básicos de investigação: o de análise da tendência secular do analfabetismo; o de diagnóstico da escolarização, na dupla dimensão de exclusão da escola e exclusão na escola, e o de estabelecimento de níveis de letramento. Nessa longa trajetória de pesquisa e publicação, tiveram lugar destacado, em diferentes projetos: a) a temática da relação entre educação e desenvolvimento e b) a perspectiva regional, particularmente das desigualdades regionais em educação. Por outro lado, esta proposta inova, primeiro, por deslocar o foco da questão da quantidade para a da identidade dos excluídos. Até aqui, na análise dos fenômenos do analfabetismo e alfabetização, do letramento e da escolarização, tem predominado a pergunta "Quantos são os excluídos?". A questão passa a ser, agora, "Quem são os excluídos?". Nessa perspectiva, o presente projeto propõe-se, como objetivo geral, investigar como e em que medida as relações de gênero, étnico-raciais e de classe social afetaram e/ou afetam as taxas de analfabetismo, os níveis de letramento e as taxas de escolarização no Brasil, sempre com atenção também para a dimensão regional. Inova também na medida em que, à perspectiva de diagnóstico das desigualdades, alia o estudo das ideologias e políticas sociais e educacionais excludentes, de extração neoliberal

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa: Escola brasileira: quem são os excluídos? Analfabetismo, escolarização e letramento em relação a classe social, gênero e cor/raça nos censos demográficos A presente proposta de investigação representa, a um só tempo, continuidade e inovação. De um lado, dá continuidade a aproximadamente vinte e cinco anos de pesquisa ininterrupta, sempre com apoio do CNPq, a qual desenvolveu uma perspectiva teórico-metodológica, no domínio ao mesmo tempo da Sociologia da Educação e da Análise das Políticas Públicas, com destaque para a educacional, embasada nas noções de desenvolvimento, desenvolvimento regional e exclusão social e educacional e operacionalizada em três modelos básicos de investigação: o de análise da tendência secular do analfabetismo; o de diagnóstico da escolarização, na dupla dimensão de exclusão da escola e exclusão na escola, e o de estabelecimento de níveis de letramento. Nessa longa trajetória de pesquisa e publicação, tiveram lugar destacado, em diferentes projetos: a) a temática da relação entre educação e desenvolvimento e b) a perspectiva regional, particularmente das desigualdades regionais em educação. Por outro lado, esta proposta inova, primeiro, por deslocar o foco da questão da quantidade para a da identidade dos excluídos. Até aqui, na análise dos fenômenos do analfabetismo e alfabetização, do letramento e da escolarização, tem predominado a pergunta "Quantos são os excluídos?". A questão passa a ser, agora, "Quem são os excluídos?". Nessa perspectiva, o presente projeto propõe-se, como objetivo geral, investigar como e em que medida as relações de gênero, étnico-raciais e de classe social afetaram e/ou afetam as taxas de analfabetismo, os níveis de letramento e as taxas de escolarização no Brasil, sempre com atenção também para a dimensão regional. Inova também na medida em que, à perspectiva de diagnóstico das desigualdades, alia o estudo das ideologias e políticas sociais e educacionais excludentes, de extração neoliberal


WEG - Matriz, WEG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1999 - 2/2003
Serviços técnicos especializados , Automação, Engenharia da Qualidade.

Serviço realizado
Auxiliar Técnico.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, Jasom de2011OLIVEIRA, Jasom de. O andar da escolarização indígena a partir da criação da escola indígena e do primeiro Censo Escolar Indígena. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 9, p. 47-64, 2011.

2.
FERRARO, Alceu Ravanello2009 FERRARO, Alceu Ravanello ; OLIVEIRA, Jasom de . Gênero, cor/raça e níveis de letramento em Santa Catarina e Alagoas: um experimento com base em microdados do censo 2000. Perspectiva (UFSC), v. 27, p. 249-271, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Jasom de. A Estratégia Educacional Cristianizadora/Civilizatória com os Povos Indígenas no Brasil, desde o início da Colonização Portuguesa até a chegada dos ideais positivistas. In: RAMOS, Eloísa Helena Capovilla da Luz; ARENDT, Isabel Cristina, WITT, Marcos Antônio. (Org.). A história da imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 730-744.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Jasom de. A educação escolar indígena em seu mais novo ato: a educação intercultural. In: XII Corredor das Ideias do Cone Sul, 2012, São Leopoldo. Anais XII Corredor das Ideias: Nosso rosto latinoamericano. As ideias, as experiências, as culturas.. São Leopoldo: Nova Harmonia; Editora Oikos, 2012. p. 478-489.

2.
OLIVEIRA, Jasom de; HÜBNER, Janaína . Educação intercultural: proposição e origem na América Latina e no Brasil. In: Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2012, Manaus/AM. Anais do XII SEFOPER. Florianópolis/SC: FONAPER, 2012. v. 12. p. 108-116.

3.
OLIVEIRA, Jasom de; OLIVEIRA, Lilian Blanck de ; REIS, Raquel Maria Pimentel Oliveira dos . Descolonizar e desenvolver: reflexões para uma pedagogia de perspectiva intercultural. In: I Congreso de Estudios Poscoloniales y II Jornadas de Feminismo Poscolonial, 2012, Buenos Aires. I Congreso de Estudios Poscoloniales y II Jornadas de Feminismo Poscolonial, 2012. p. 1-15.

4.
OLIVEIRA, Jasom de. A educação escolar indígena hoje e a educação intercultural. In: X Salão de Pesquisa, 2011, São Leopoldo. Anais do Salão de Pesquisa da Faculdades EST. São Leopoldo: Faculdades EST, 2011. p. 29-39.

5.
OLIVEIRA, Jasom de. A criação da escola indígena e os censos escolares. In: I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados. I Seminário Internacional Campo, Educação e diversidade. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2011.

6.
OLIVEIRA, Jasom de. O andar da escolarização indígena a partir da criação da escola indígena e do primeiro censo escolar indígena (1999). In: Anpedsul 2010: formação, ética e políticas: qual pesquisa? qual educação? VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010, Londrina, PR. Anpedsul 2010: formação, ética e políticas: qual pesquisa? qual educação? VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010.

7.
FERRARO, Alceu Ravanello ; OLIVEIRA, Jasom de . Caminhos para a pesquisa em sociologia da educação a partir de fontes estatísticas. In: 28º Reunião Anual da ANPEd, 2005, Caxambu. Correio Eletrônico: Caminhos para a pesquisa em sociologia da educação a partir de fontes estatísticas, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Jasom de. Educação escolar indígena: a atuação do Conselho de Missão entre Índios - COMIN à luz da legislação educacional brasileira. In: VII Semana Científica Unilasalle, 2011, Canoas/RS. Centro Universitário La Salle. Semana Científica (7. : 2011 : Canoas, RS) VII SEFIC: Semana Científica Unilasalle. - Canoas, RS : Unilasalle, 2011. 1. Canoas/RS: Unilasalle Editora, 2011.

2.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero e níveis de letramento entre jovens de 18 a 24 anos no qüinqüênio 2000 a 2005. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2007, São Leopoldo. Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

3.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. In: IV Salão de Pesquisa da EST, 2005, São Leopoldo. Salão de Pesquisa 2002-2004. São Leopoldo: EST, 2005.

4.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. In: XVII Salão de Iniciação Científica; XIV Feira de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 800-800.

5.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Brasil: níveis de letramento e desigualdades regionais. In: III Salão de Iniciação Científica, 2004, São Leopoldo. IV Salão de Pesquisa EST; I Salão de Pesquia do ISM. São Leopoldo: EST, 2004.

6.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Brasil: níveis de letramento e desigualdades regionais. In: XVI Salão de Iniciação Científica; XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica; XIII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Jasom de. Educação e povos indígenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, Jasom de. Direitos Humanos e Fenômenos Religiosos - tradições religiosas de matriz ocidental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, Jasom de. A educação escolar indígena hoje e a educação intercultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, Jasom de. A criação da escola indígena e os censos escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, Jasom de. A educação escolar indígena em seu mais novo ato: a educação intercultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, Jasom de. Educação escolar indígena: a atuação do Conselho de Missão entre Índios - COMIN à luz da legislação educacional brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero e níveis de letramento entre jovens de 18 a 24 anos no qüinqüênio 2000 a 2005. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Brasil: níveis de letramento e desigualdades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Brasil: níveis de letramento e desigualdades regionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Anped 32 RA - Alfabetização. 2009.

2.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . LASA - tabelas e gráficos. 2009.

3.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Dívida educacional - tabelas e gráficos. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERRARO, Alceu Ravanello ; OLIVEIRA, Jasom de . Caminhos para a Pesquisa em Sociologia da Educação a partir de Fontes Estatísticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, Jasom de; FERRARO, Alceu Ravanello . Caminhos para a Pesquisa em Sociologia da Educação a partir de Fontes Estatísticas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas. 2014. (Congresso).

2.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Seminário).

3.
Política de Proteção Infantil - PPI - II Módulo. 2014. (Oficina).

4.
Seminário "Vidas em Comunhão - Paz nas cidades". 2014. (Seminário).

5.
V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. 2014. (Congresso).

6.
Oficina Preparatória para o Curso de Formação para Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas - PNGATI - Mata Atlântica. 2013. (Oficina).

7.
Política de Proteção Infantil - PPI - I Módulo. 2013. (Oficina).

8.
I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade.A criação da escola indígena e os censos escolares. 2011. (Seminário).

9.
Seminário sobre educação e diversidade. 2011. (Seminário).

10.
XII Corredor das Ideias do Cone Sul.A educação escolar indígena em seu mais novo ato: a educação intercultural. 2011. (Encontro).

11.
X Salão de Pesquisa.A educação escolar indígena hoje e a educação intercultural. 2011. (Outra).

12.
XIV Seminário Internacional do Programa de Diálogo Norte-Sul. 2010. (Seminário).

13.
I Seminário de Culturas e Desenvolvimento- SICDES. 2009. (Seminário).

14.
Seminário sobre Legislação e Direitos Indígenas. 2009. (Seminário).

15.
V Seminário Catarinense de Ensino Religioso. 2009. (Seminário).

16.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica.Gênero e níveis de letramento entre jovens de 18 a 24 anos no qüinqüênio 2000 a 2005. 2007. (Outra).

17.
III Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana: Evangélico-Luterana e Ética. 2005. (Simpósio).

18.
IV Salão de Pesquisa da EST.Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. 2005. (Outra).

19.
Semana Acadêmica Cades: Teologia e relações de poder. 2005. (Seminário).

20.
XVII Salão de Iniciação Científica; XIV Feira de Iniciação Científica.Gênero, cor/raça e educação na Bahia segundo o Censo 2000. 2005. (Outra).

21.
III Salão de Iniciação Científica.Brasil: níveis de letramento e desigualdades. 2004. (Outra).

22.
II Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana: O evangelho e a bílbia e os escritos confessionais. 2004. (Simpósio).

23.
XVI Salão de Iniciação Científica; XIII Feira de Iniciação Científica.Brasil: níveis de letramento e desigualdades regionais. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Jasom de. I Seminário IInternacional de Culturas e Desenvolvimento - SICDES. 2009. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Jasom de. V Seminário Catarinense de Ensino Religioso - SECAER. 2009. (Outro).

3.
OLIVEIRA, Jasom de. Congresso Ecumênico: Missão e Ecumenismo na América Latina. 2006. (Congresso).




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