Leonardo Souza de Lima

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  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Leonardo Lima é doutor em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e graduação em Desenho Industrial - habilitação em Programação Visual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira no Bacharelado em Design Gráfico e professor no Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet na Fatec Araras. É integrante do Grupo Poéticas Digitais (ECA/USP). Tem experiência nas áreas de Design Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais (videogames), linguagem, tecnologias digitais, motion design e design de relações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Souza de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Leonardo Souza de


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Imagens Digitais Interativas: do Simulacro à Imersão, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Gilbertto dos Santos Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: imagem; digital; interatividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2009 - 2011
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A produção de subjetividade nos jogos eletrônicos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Luís Carlos Petry.
Palavras-chave: Design (Desenho Industrial); Linguagem; Jogos Eletrônicos (videogames); subjetividade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Informação e comunicação.
2001 - 2005
Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Design de Relações e a Linguagem dos Jogos Eletrônicos.
Orientador: Dorival Campos Rossi.
Bolsista do(a): REITORIA Unesp, PIBIC - REITORIA, Brasil.
1997 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Feferal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET-SP, Brasil.
1997 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Centro Feferal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET-SP, Brasil.
1992 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro de Educação Integrada Cidade dos Meninos, CEICM, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Adventista Benjamin Constant, COLADVENT, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Grupo Multidisplinar de Estudos e Projetos Comunit. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Filosofia, oferecida p/ Curso de Comunicação Socia. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Administração e Arte de Limeira, FAAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor no bacharelado em Design Gráfico.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no curso de Design (Bacharelado) na disciplina "Design de Games".


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor da disciplina Ambientes Operacionais e Jogos em Processos de Treinamento no Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais.


Rádio e Televisão Record S.A., REC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Animador de Computação Gráfica, Carga horária: 36


Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda., BAND, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor de Videografia, Carga horária: 40


Mercury Games, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Interfaces, Carga horária: 30

Atividades

03/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Desenvolvimento de interfaces gráficas para jogos eletrônicos.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de Incentivo Técnico Acadêmico

Atividades

4/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.

Atividade realizada
Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico, sob orientação do Prof. Ass. Marco Antônio Rossi (monitoria em laboratório didático de informática)..

Fatec Araras, FA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 6
Outras informações
Docente no curso de Sistemas para Internet nas disciplinas Padrões de Projeto de Sítios Internet I e Práticas de Design



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Animação digital.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Menção Honrosa entre os artigos completos (full paper) da Trilha de Cultura, XII simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Leonardo Souza de2003 LIMA, Leonardo Souza de. Plano curvo: decompilação de sentidos e significados. Educação Gráfica (Bauru), Bauru, v. 7, p. 115-122, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARAES NETO, E. ; LIMA, Leonardo Souza de . Narrativas e Personagens para Jogos. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2014. v. 1. 152p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALEIRO, A. ; LIMA, Leonardo Souza de . Notgames: convergências entre videogames e arte interativa. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

2.
LIMA, Leonardo Souza de. Games e criatividade: interfaces entre desenvolvedores e jogadores. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Cultura, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Leonardo Souza de; ROSSI, D. C. . O Design de Relações e a Linguagem dos Jogos Eletrônicos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005, Bauru. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005.

2.
LIMA, Leonardo Souza de; ROSSI, D. C. . O Design de Relações e a Linguagem dos Jogos Eletrônicos. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2004, Ilha Solteira. XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2004.

3.
LIMA, Leonardo Souza de; NEVES, Aniceh Farah . Plano Curvo: Decompliação de Sentidos e Significados. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2003, Marília - SP. XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - A iniciação científica e a pós-graduação, 2003.

4.
LIMA, Leonardo Souza de; NEVES, Aniceh Farah . A Computação Gráfica como Recurso para Gerar e Compor com Curvas Cíclicas. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2001, Bauru - SP. XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Ciências Humanas, 2001. p. 367-367.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, G. ; VALENTE, A. ; GRACIANO, A. ; THOMAZ, Andrei ; CARRAMASCHI, A. E. ; LIMA, Leonardo Souza de ; OHIRA, L. ; GERMANO, N. ; TRENTIN, Maurício ; BONILHA, S. . Grupo Poéticas Digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Leonardo Souza de. Motion Graphics para Televisão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARAES NETO, E. ; LIMA, Leonardo Souza de . Narrativas e personagens para jogos. São Paulo, SP: Érica, 2014 (Livro - no prelo).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.

2.
LIMA, Leonardo Souza de. -algo+alguém. 2012.

3.
LIMA, Leonardo Souza de; PETRY, L. C. . A de Animal. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Leonardo Souza de. Iluminação e Texturização 3D. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, Leonardo Souza de. Vídeo motion graphs. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PRADO, G. ; VALENTE, A. ; THOMAZ, Andrei ; CARRAMASCHI, A. E. ; NUNES, E. ; LIMA, Leonardo Souza de ; OHIRA, L. ; TRENTIN, Maurício ; GERMANO, N. ; BONILHA, S. . Máquinas de Choque 1. 2016. Instalação.

2.
PRADO, G. ; VALENTE, A. ; THOMAZ, Andrei ; BUENO, C. ; NUNES, E. ; LIMA, Leonardo Souza de ; OHIRA, L. ; FRAGOSO, M. L. ; GERMANO, N. ; TRENTIN, Maurício ; LA ROCCA, R. ; BONILHA, S. . Bioma_digital. 2015. Outra.

3.
PRADO, G. ; VALENTE, A. ; THOMAZ, Andrei ; BUENO, C. ; NUNES, E. ; LIMA, Leonardo Souza de ; OHIRA, L. ; FRAGOSO, M. L. ; TRENTIN, Maurício ; GERMANO, N. ; LA ROCCA, R. ; BONILHA, S. . Caixa dos Horizontes Possíveis. 2014. Instalação.

4.
PRADO, G. ; VALENTE, A. ; THOMAZ, Andrei ; BUENO, C. ; NUNES, E. ; LIMA, Leonardo Souza de ; OHIRA, L. ; FRAGOSO, M. L. ; TRENTIN, Maurício ; GERMANO, N. ; LA ROCCA, R. ; BONILHA, S. . Mirante 50. 2014. Instalação.

5.
LIMA, Leonardo Souza de. Anima. 2005. Animação.

Demais trabalhos
1.
LIMA, Leonardo Souza de; ROSSI, D. C. . O Design de Relações e a Linguagem dos Jogos Eletrônicos. 2005 (Bolsa de Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEGUETTE, Lucas; BARNA, L. A.; LIMA, Leonardo Souza de; SEVERO, A. P. N.. Participação em banca de Daniel de Souza Guilhem Dorador, Saulo Henrique de Castro.Pixel Pirates. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
MENEGUETTE, Lucas; BARNA, L. A.; LIMA, Leonardo Souza de; RAMOS, R. A. O.. Participação em banca de Raquel Martins do Nascimento.Projeto: Petit Fruits. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
MENEGUETTE, Lucas; LIMA, Leonardo Souza de; GUIMARAES NETO, E.; FONTES, M. M.. Participação em banca de Roberto Caetano.Projeto: Terraf International. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional de Arte Contemporânea - "Artes em Deslocamento: Trânsitos Geopoéticos". 2014. (Seminário).

2.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadoresres em Cibercultura."A". 2013. (Simpósio).

3.
I Encontro de Artes e Design da FAAL.Motion Design Para a Televisão. 2011. (Encontro).

4.
Jornada de Design.Motion Graphics para Televisão. 2011. (Encontro).

5.
Sociedade e Valores Huanos.Sociedade e Valores Humanos. 2004. (Seminário).

6.
VI Jornada Multidisciplinar- Linguagem: Poder e Sedução.VI Jornada Multidisciplinar. 2003. (Outra).

7.
XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP.Tecnologias como Recurso à Produção do Conhecimento. 2003. (Oficina).

8.
Ciclo de Palestras. 2002. (Outra).

9.
NDesign. 2002. (Encontro).

10.
Interdesigners 2001. 2001. (Encontro).

11.
Interdesigners 2001 - Workshop de Animação em Massa. 2001. (Oficina).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GUIMARAES NETO, E. ; LIMA, Leonardo Souza de . Narrativas e Personagens para Jogos. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2014. v. 1. 152p .




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