Raul Henrique Sartori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6787618125177237
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Machado (2004), mestrado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil. (2007) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil. (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. , atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas, conservação do solo e da água e meio ambiente, cana de açúcar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raul Henrique Sartori
Nome em citações bibliográficas
SARTORI, Raul Henrique;SARTORI, RAUL HENRIQUE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho.
Rodovia Muzambinho
Morro Preto
37890000 - Muzambinho, MG - Brasil - Caixa-postal: 2
Telefone: (35) 35711529
URL da Homepage: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Ciências.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
Título: Eficiência de uso de nitrogênio e enxofre pela cana-de-açúcar (cana soca e ressoca) em sistema conservacionista (sem queima), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Paulo Cesar Ocheuze Trivelin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ADUBAÇÃO; ENXOFRE; NITROGÊNIO; 15N; 34S; RESSOCA.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências.
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
Título: Absorção, transporte e redistribuição de Zn em laranjeira,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Antonio Enedi Boaretto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ABSORÇÃO FOLIAR; ABSORÇÃO RADICULAR; LARANJEIRA; REDISTRIBUIÇÃO; ZINCO.
Grande área: Ciências Agrárias
2000 - 2004
Graduação em Agronomia.
Fundação Educacional de Machado, FEM, Brasil.
Título: Aspectos Agrônomicos da Adubação Foliar no Cafeeiro.
Orientador: José Sérgio Araujo.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. (Carga horária: 40h).
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
2005 - 2005
NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS. (Carga horária: 3h).
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
2004 - 2004
RELAÇÕES HUMANAS NA ERA DAS PRESSÕES URGENTES E EX. (Carga horária: 3h).
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
2004 - 2004
DEVOLUÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS. (Carga horária: 6h).
INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS, INPEV, Brasil.
2004 - 2004
CULTURA DO FEIJOEIRO. (Carga horária: 40h).
CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO, ESACMA, Brasil.
2004 - 2004
AMOSTRAGEM NA ANÁLISE LABORATORIAL. (Carga horária: 3h).
Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, CENA/USP, Brasil., CENA/USP, Brasil.
2000 - 2000
APICULTURA, PSICULTURA E RANICULTURA.
CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO, ESACMA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Representante Docente - Titular- no Colegiado do Curso de Engenharia Agronômica

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor - Reitoria do IFSULDEMINAS



Projetos de pesquisa


2015 - 2018
Desenvolvimento e produtividade da soqueira de cana-de-açúcar proveniente de mudas pré-brotadas com diferentes densidades e doses de nitrogênio no plantio
Descrição: O sistema de Muda Pré-Brotada (MPB) é uma tecnologia inovadora que permiti a redução do volume de mudas e melhor controle na qualidade de vigor, proporcionando a formação de canaviais de excelente padrão clonal e com maior homogeneidade. Além de que, uma melhor forma de distribuição espacial das mudas nas áreas de produção induz ao melhor aproveitamento dos recursos hídricos e nutricionais, reduzindo a competição intraespecífica estabelecida em canaviais com excesso de mudas, situação comum em áreas comerciais de plantio mecanizado. O projeto tem por objetivo estudar a influência de diferentes densidades populacionais e doses de nitrogênio aplicadas no plantio no desenvolvimento e produtividade de soqueiras de cana-de-açúcar implantadas pelo sistema MPB.; bem como analisar a influência de diferentes densidades populacionais no desenvolvimento de soqueiras de cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas; analisar a influência de diferentes dosagens de nitrogênio aplicadas no plantio no desenvolvimento de soqueiras de cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas; analisar a ocorrência de interação da densidade populacional e a dosagem de nitrogênio no desenvolvimento de soqueiras de cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas; analisar a marcha de absorção de nutrientes de soqueiras de cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Raul Henrique Sartori - Coordenador / ARIANA VIEIRA SILVA - Integrante / THIAGO CARDOSO DE OLIVEIRA - Integrante / BREGAGNOLI, MARCELO - Integrante / Antonio Malvestitti Neto - Integrante / CELIO MALVESTITTI - Integrante / EDUARDA DE OLIVEIRA - Integrante / LUIS MIGUEL DE PAULA - Integrante / gustavo josé dinis de Moura - Integrante.
2013 - 2016
Desenvolvimento e produtividade de cana-de-açúcar nos sistemas de plantio convencional e muda pré-brotada (MPB) submetidas a diferentes doses de nitrogênio
Descrição: Na operação de plantio de cana-de-açúcar utiliza-se uma quantidade de mudas que varia entre 10 e 15 toneladas por hectare. No plantio manual é comum utilizar o número de 12 a 15 gemas/metro de sulco, como quantidade ideal para a constituição de um bom plantio, perfazendo um gasto de mudas na ordem 8 a 12 t/ha. Porém, na prática, com a intenção de reduzir o risco de falhas, utiliza-se, até recentemente, de 15 a 21 gemas/metro, e em termos de volume de muda, de 11 a 14 t/ha. Com o aumento do plantio mecânico, as falhas na lavoura tornaram-se mais frequentes e, para que não resulte-se em prejuízos significativos na produtividade, o volume de mudas utilizadas torna-se demasiadamente alto, atingindo níveis superiores a 20 t/ha. Logo, se em uma tonelada de cana contém de 8.000 a 20.000 gemas, conclui-se que o número de gemas por metro está entre 24 e 60 gemas, o que reflete-se em gasto excessivo de colmos, que poderiam ser destinados à indústria (LANDELL et al., 2012). Além disso, essa prática aumenta o risco de difusão de pragas e doenças por meio da muda, dificultando o controle fitossanitário. Desta forma, o Instituto Agronômico de Campinas, através do Programa Cana IAC, desenvolveu métodos para reduzir o volume de mudas necessário para a multiplicação de novas tecnologias varietais, com o objetivo de incorporação de ganhos produtivos. O sistema de Muda Pré- Brotada (MPB) é uma tecnologia inovadora que atende ao objetivo proposto devido o fato de permitir uma redução do volume de mudas e um melhor controle na qualidade de vigor, propiciando a formação de canaviais de excelente padrão clonal e com maior homogeneidade. Além de que, uma melhor forma de distribuição espacial das mudas nas áreas de produção induz ao melhor aproveitamento dos recursos hídricos e nutricionais, reduzindo a competição intraespecífica estabelecida em canaviais com excesso de mudas, situação comum em áreas comerciais de plantio mecanizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raul Henrique Sartori - Coordenador / José Mauro Costa Monteiro - Integrante / THIAGO CARDOSO DE OLIVEIRA - Integrante / BREGAGNOLI, MARCELO - Integrante / Antonio Malvestitti Neto - Integrante / EDUARDO RODRIGUES PAES - Integrante.
2013 - 2016
Marcha de absorção e desenvolvimento de cana-de-açúcar no sistema de plantio de muda pré-brotada (MPB) com diferentes espaçamentos e doses de nitrogênio
Descrição: A cana-de-açúcar pertence à família Poaceae, uma planta C4, com alta capacidade de acumular biomassa, sendo cultivada em regiões tropicais e subtropicais, desde a latitude 35°N a 30°S, adaptando-se a diferentes condições edafoclimáticos. Atualmente a propagação da cana-de-açúcar é realizada vegetativamente a partir dos toletes, com aproximadamente 30 cm de comprimento e com 3 gemas, o que demanda elevadas quantidades de material de propagação. Na operação de plantio manual utiliza-se quantidade de mudas entre 10 e 15 toneladas/ha e no plantio mecânico, devido a presença de falhas na lavoura tornar-se mais frequente, o volume de mudas chega a 20 t/ha. O sistema de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar é uma tecnologia de multiplicação que poderá contribuir para maior vigor, uniformidade de plantio, replantio de áreas comerciais e possivelmente renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar além da redução de material de propagação. Coale et al. (1993) e Leite (2011), observam que são raros os estudos envolvendo o acúmulo de nitrogênio durante os estádios vegetativos de crescimento, sendo importante o estudo de acúmulo de nutrientes, associado ao acúmulo de fitomassa, durante o ciclo de crescimento da cultura, afim de se melhorar a eficiência da adubação nitrogenada, já que a exigência de nitrogênio pela cana-de-açúcar, no decorrer do ciclo agrícola, também definida como marcha de absorção, não está bem esclarecida pela literatura, gerando inconsistência nas quantidade e fontes de N-fertilizantes a serem aplicadas. O experimento tem por objetivo analisar a marcha de absorção de nutrientes na cana-de-açúcar implantada pelo sistema MPB em diferentes espaçamentos e doses de nitrogênio no plantio, avaliando a influência dos mesmos sobre o desenvolvimento morfológico e produtivo das plantas. O experimento será implantado e conduzido no Sítio Santo Antonio I em Santa Cruz das Palmeiras/SP, em um latossolo vermelho eutrófico. O cultivar utilizado será o IACSP95-5000. O delineamento experimental utilizado será um fatorial 3 x 3, em blocos casualizados, com três repetições, totalizando 9 tratamentos e 27 parcelas. O primeiro fator será o espaçamento, que será divido em três níveis: 0,25, 0,50 e 0,75 m. O segundo fator será diferentes dose de nitrogênio no plantio, dividido em três níveis: 40, 80 e 120 kg.ha-1. As parcelas constarão de 5 linhas de cana-de-açúcar (sulcos) com 10 m de comprimento. Serão avaliados os parâmetros morfológicos: o número de perfilhos, o diâmetro dos colmos, a estatura das plantas, o número de folhas, comprimento da terceira folha expandida e a área foliar; a produtividade de colmos por hectare (TCH) e os atributos tecnológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raul Henrique Sartori - Coordenador / José Mauro Costa Monteiro - Integrante / MARCELO BREGAGNOLI - Integrante / THIAGO CARDOSO DE OLIVEIRA - Integrante / Antonio Malvestitti Neto - Integrante / FELIPE LONARDONI - Integrante / MATHEUS FIGUEIREDO RUSSI - Integrante / CELIO MALVESTITTI - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO
2016 - Atual
Periódico: REVISTA AGROGEOAMBIENTAL


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, RODOLFO GONÇALVES2016PEREIRA, RODOLFO GONÇALVES ; DA SILVA, THIAGO BARBOSA GONÇALVES ; ANUNCIAÇÃO, ACÁCIO APARECIDO ; DOS SANTOS, WELLINGTON HIPÓLITO ; MIRANDA, GUSTAVO RABELO BOTREL ; ALVES, ALBERTO DONIZETE ; SARTORI, RAUL HENRIQUE . Quantificação de depósitos em folhas de trapoeraba com diferentes tipos de pontas de pulverização. REVISTA AGROGEOAMBIENTAL, v. 8, p. 47-56, 2016.

2.
MELO, B. M. R.2013MELO, B. M. R. ; SARTORI, Raul Henrique . Avaliação da escória de siderurgia e do calcário como corretivos para cultura cafeeira. REVISTA AGROGEOAMBIENTAL, v. 5, p. 11-18, 2013.

3.
BREGAGNOLI, MARCELO2011BREGAGNOLI, MARCELO ; MINAMI, KEIGO ; SILVA, ARIANA VIEIRA ; SARTORI, RAUL HENRIQUE . Cultivo do Feijoeiro em Solo de Baixa Fertilidade em Sucessão à Cultivares de Batata Submetidas a Diferentes Adubações. REVISTA AGROGEOAMBIENTAL, v. 3, p. 93-99, 2011.

4.
SARTORI, Raul Henrique;SARTORI, RAUL HENRIQUE2010SARTORI, Raul Henrique; MURAOKA, Takashi ; FERNANDES, H. M. G. ; VILLANUEVA, F. C. A. ; Nascimento Filho, V. F ; BOARETTO, A E . ZINC (65ZN) SOURCES FOR FEEDING THE ORANGE TREE NEW FLUSHES. Acta Horticulturae, p. 219-224, 2010.

5.
FRANCO, H. C. J.2009FRANCO, H. C. J. ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze ; VITTI, André Cesar ; FARONI, Carlos Eduardo ; OTTO, R. ; SARTORI, Raul Henrique . Produtividade e atributos tecnológicos da cana-planta relacionados à aplicação de zinco. STAB. Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, v. 27, p. 30-34, 2009.

6.
FRANCO, Henrique Coutinho Junqueira2008FRANCO, Henrique Coutinho Junqueira ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze. ; VITTI, André Cesar ; OTTO, Rafael ; FARONI, Carlos Eduardo ; SARTORI, Raul Henrique ; TRIVELIN, Matheus Olivetti . Acúmulo de Nutrientes pela Cana-Planta. STAB. Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, v. 26, p. 41-45, 2008.

7.
SARTORI, Raul Henrique;SARTORI, RAUL HENRIQUE2008SARTORI, Raul Henrique; BOARETTO, A. E. ; MURAOKA, Takashi ; VILLANIUEVA, Felipe Carlos Alvarez ; FERNANDES, H. M. G. . Redsitribuição do zinco em laranjeiras. Laranja, v. 29, p. 87-97, 2008.

8.
SARTORI, Raul Henrique;SARTORI, RAUL HENRIQUE2008 SARTORI, Raul Henrique; BOARETTO, A E ; VILLANUEVA, F. C. A. ; FERNANDES, H. M. G. . Absorção radicular e foliar de 65Zn e sua redistribuição em laranjeiras. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 30, p. 523-527, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OTTO, R. ; OLIVEIRA, E.C.A. ; Franco, H.J.C. ; MARIANO, E ; SARTORI, Raul Henrique ; FORTES, C ; TRIVELIN, P.C.O. . ATRIBUTOS QUÍMICOS DE SOLOS CULTIVADOS COM CANA-DE-AÇÚCAR EM CICLOS CONSECUTIVOS E SOB NÍVEIS DE FERTILIZAÇÃO NITROGENADA. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2009, FORTALEZA. Anais: O Solo e a Produção de Bionergia Perspectivas e Desafios, 2009.

2.
BOARETTO, A E ; SARTORI, Raul Henrique ; FERNANDES, H. M. G. ; VILLANUEVA, F. C. A. . ABSORPTION AND REDISTRIBUTION OF 65ZN IN CITRUS PLANT. In: Zinc Crops 2007. Improving Crop Production and Human Health., 2007, Istambul. CD-ROM, 2007.

3.
BOARETTO, R M ; QUAGGIO, J. A. ; SARTORI, Raul Henrique ; BOARETTO, A E . ADUBAÇÃO COM BORO NO SOLO E NAS FOLHAS EM POMAR DE LARANJEIRAS. In: Fertbio, 2006, Bonito MS. Fertbio, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, Raul Henrique; SANDY, E. C. . APLICAÇÃO DE ESTROBILURINA PIRACLOSTROBINA VIA DRENCH E FOLIAR EM CAFEEIROS RECEM TRANSPLANTADOS A CAMPO. In: 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, 2012, Caxambu. CBPC (38.:2012: Caxambu, MG) - Anais [356], 2012.

2.
BARBOSA, P. A. M ; FERREIRA, D. A. ; MARTINS, V. C. ; OLIVEIRA, E.C.A. ; OTTO, R. ; SARTORI, Raul Henrique ; Franco, H.J.C. ; TRIVELIN, P.C.O. . PRODUTIVIDADE ACUMULADA (TRÊS SAFRAS) DE CANA-DE-AÇÚCAR ASSOCIADA ÀS FERTILIZAÇÕES NITROGENADAS DE PLANTIO, PRIMEIRA E SEGUNDA SOQUEIRA. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba. Anais, 2008.

3.
FERREIRA, D. A. ; FRANCO, H. J. ; OLIVEIRA, E.C.A. ; OTTO, R. ; SARTORI, Raul Henrique ; VITTI, A. C. ; TRIVELIN, P.C.O. . APROVEITAMENTO DO NITROGÊNIO (15N) DE RESÍDUOS CULTURAIS PELA PRIMEIRA SOQUEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADO COM A FERTILIZAÇÃO NITROGENADA. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba. Anais, 2008.

4.
BOTTENE, L. ; MARTINS, V. C. ; OLIVEIRA, E.C.A. ; OTTO, R. ; SARTORI, Raul Henrique ; Franco, H.J.C. ; TRIVELIN, P.C.O. . PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA ÀS DOSES DE NITROGÊNIO APLICADAS NA SOQUEIRA. In: SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, Piracicaba. SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008.

5.
VILLANUEVA, F. C. A. ; SARTORI, Raul Henrique ; BOARETTO, A E ; ABREU JUNIOR, C. H. . ADSORÇÃO DE ZN(II) EM NOVE SOLOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: 12º ENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP, 2006, PIRACICABA-SP. 12º ENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP, 2006.

6.
SARTORI, Raul Henrique; BOARETTO, R M ; BOARETTO, A E ; MURAOKA, Takashi . ABSORÇÃO FOLIAR E TRANSLOCAÇÃO DE ZINCO DE DIFERENTES FONTES EM LARANJEIRA. In: 11º ENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP, 2005, PIRACICABA. 11º ENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
Franco, H.J.C. ; TRIVELIN, P.C.O. ; OTTO, R. ; FARONI, C. E. ; VITTI, A. C. ; SARTORI, Raul Henrique ; CANTARELLA, H. . Acúmulo de nitrogênio, fosfóro e potássio, durante o ciclo de cana-planta, relacionados à adubação nitrogenada de plantioo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Franco, H.J.C. ; SARTORI, Raul Henrique ; OTTO, R. ; FARONI, C. E. ; VITTI, A. C. ; TRIVELIN, P.C.O. . Produtividade e atributos tecnológicos da cana-de-açúcar, relacionados à aplicação de zinco na cana planta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SARTORI, Raul Henrique; TRIVELIN, P.C.O. ; Franco, H.J.C. ; FARONI, C. E. ; OTTO, R. ; VITTI, A. C. . Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte), relacionada à adubação com N e S, após o primeiro corte e a fertilização nitrogenada de plantio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAGLIS, C. M.; SARTORI, Raul Henrique; SILVA, C. A.; OLIVEIRA, M. S.. Participação em banca de Bruno Manoel Rezende de Melo. Avaliação agronômica e econômica do uso de malhas de amostragem de solo e planta em pequenas propriedades cafeeiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

Teses de doutorado
1.
RAMOS, S.B; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de FABRÍCIO DOS SANTOS RITA. FATORES CLIMÁTICOS E SOCIOECONÔMICOS ASSOCIADOS A INCIDÊNCIA DE DIARREIA NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2016. 2018. Tese (Doutorado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

2.
MARTINS, C. H. G.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de CLAUDIOMIR DA SILVA SANTOS. ÁGUAS DO RIO MUZAMBINHO: ASSOCIAÇÃO ENTRE CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA, FATORES CLIMÁTICOS E INCIDENCIA DE DIARREIAS. 2018. Tese (Doutorado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique; QUIDÁ, M. M. Participação em banca de MARIA BERNADETE DA SILVA BRASIL. INFLUÊNCIA DO ÁCIDO GIBERÉLICO NO PROCESSO GERMINATIVO DE SEMENTES DE CAFEEIRO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de FERNANDO SECO DELAVIA. EFEITO DA ADUBAÇÃO VERDE COM LEGUMINOSAS NA FERTILIDADE DO SOLO EM CAFEEIRO ARÁBICA NO SUL DE MINAS GERAIS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de EDER CARVALHO SANDY. APLICAÇÃO DE ESTROBILURINA PIRACLOSTROBINA VIA DRENCH E FOLIAR NA CULTURA DO CAFÉ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARTORI, RAUL HENRIQUE; OLIVEIRA, T.C; SILVA, A.V. Participação em banca de GABRIEL JOSÉ CANAL.ACÚMULO DE POTÁSSIO NA CANA PLANTA PROVENIENTE DE MUDAS PRÉ BROTADAS COM DIFERENTES DENSIDADES E DOSES DE NITROGÊNIO NO PLANTIO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
MACIEL, A. L. R.; MENDONCA, J. M. A.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de BRUNO DIAS DO CARMO.AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE POLÍMEROS HIDRORETENTORES E MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DO CAFEEIRO EM PÓS-PLANTIO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
ARAUJO, J. S.; SARTORI, RAUL HENRIQUE; GOULART, R. R.. Participação em banca de EDUARDO HENRIQUE DE FARIA.RESPOSTA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRIGO EM FUNÇÃO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM BIOESTIMULANTE, COBRE, ZINCO, MOLIBDÊNIO E MANGANÊS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
ARAUJO, J. S.; SARTORI, RAUL HENRIQUE; GOULART, R. R.. Participação em banca de MATEUS DE SIMONE BACHIÃO DA SILVEIRA.EFEITO DAS DIFERENTES DOSES DE AGROSIX® NOS PARAMETROS FITOMÉTRICOS NA CULTURA DO MILHO (Zea mays L.).". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
ARAUJO, J. S.; MACIEL, A. L. R.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de OTÁVIO MESQUITA ARAÚJO.ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO ESSENCE® ASSOCIADO COM INSETICIDAS NO CONTROLE DA Spodoptera frugiperda E NA NUTRIÇÃO DE PLANTAS DE MILHO.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

6.
ARAUJO, J. S.; SARTORI, RAUL HENRIQUE; OLIVEIRA, T.C. Participação em banca de PEDRO HENRIQUE NASCIMENTO SILVA.PRODUTIVIDADE DE MILHO EM RESPOSTA AO TRATAMENTO DE SEMENTES COM SPIN®, EVO MOZIC® E EVO Mn®.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

7.
ARAUJO, J. S.; SARTORI, RAUL HENRIQUE; OLIVEIRA, T.C. Participação em banca de RODRIGO EDUARDO DA SILVA,.DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS COMERCIAIS E EXPERIMENTAIS DE MILHO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO-MG.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

8.
MENDONCA, J. M. A.; BACHIAO FILHO, C.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de ANTÔNIO GABRIEL MARTINS NÍCOLI,."INFLUÊNCIA DO LOCAL DE AMOSTRAGEM DE SOLO NOS ATRIBUTOS QUÍMICOS E NO CUSTO DE AQUISIÇÃO DE INSUMOS PARA ADUBAÇÃO DE CAFEEIRO.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

9.
SILVA, A.V; GIUNTI, O. D.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de CAROLINA DE LIMA TEJADA PODESTÁ.SELEÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NA ROTAÇÃO FEIJÃO/MILHO/SOJA/TRIGO PARA MUZAMBINHO/MG.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

10.
ARAUJO, J. S.; OLIVEIRA, T.C; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de RUBENS BELLO NETTO.DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE TRIGO NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS.". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

11.
GOULART, R. R.; FIGUEIREDO, F. C.; SARTORI, RAUL HENRIQUE. Participação em banca de DANNY MARCOS CARVALHO FERREIRA.CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES EM FOLHAS DE CAFEEIRO COM DIFERENTES NÍVEIS DE INCIDÊNCIA DE FERRUGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

12.
SILVA, A.V; BREGAGNOLI, M.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de MARYANA MARKES SOUZA.RESPOSTA DO H´BRIDO DE MILHO TRANSGÊNICO 2B587PW A DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

13.
MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique; BOTREL, P.P. Participação em banca de FERNANDO DE PAULA MARIANO.BIOESTIMULANTE STIMULATE E ALTA STIMULLUS NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFEEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

14.
SARTORI, Raul Henrique; SILVA, A.V; OLIVEIRA, T.C. Participação em banca de FELIPE LONARDONI.MARCHA DE ABSORÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO SISTEMA DE PLANTIO DE MUDA PRÉ-BROTADA COM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE PLANTAS E DOSES DE NITROGÊNIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

15.
GOULART, R. R.; MENDONCA, J. M. A.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de EMILIO ANDRADE MACHADO.DIFERENTES PROGRAMAS DE CORREÇÃO E NUTRIÇÃO EM FUNÇÃO DOS LOCAIS DE AMOSTRAGEM DE SOLO SOBRE OS TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES NO DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DO CAFEEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

16.
SA JUNIOR, A; SOUZA, P. S; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de DANILO ANDERSON DA SILVA.TENSIOMETRIA APLICADA AO MANEJO DA IRRIGAÇÃO DA CULTURA DO COUVE BRÓCOLI EM AMBIENTE PROTEGIDO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

17.
CARVALHO, C. A. M.; MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de MICHAEL CÉSAR DOS SANTOS.AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO DA PARTE AÉREA DE MUDAS DE Coffea arabica L. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

18.
CARVALHO, C. A. M.; MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de ALEX NAVARRO DA SILVA.AVALIAÇÃO DE FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NA EMERGÊNCIA DAS PLÂNTULAS E NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE MUDAS DE Coffea arabica L.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

19.
MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique; GOULART, R. R.. Participação em banca de ÉLCIO MARIA DA SILVA.UTILIZAÇÃO DA AMOSTRAGEM DE SOLO PARA ANÁLISE EM LAVOURAS CAFEEIRAS NO MUNICÍPIO DE MONTE BELO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

20.
GOULART, R. R.; MACIEL, A. L. R.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de ITAMAR BAQUIÃO DE LIMA.EFEITO DE BIOFERTILIZANTE ASSOCIADO A URINA DE VACA NA INCIDÊNCIA DE FERRUGEM E CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

21.
FIGUEIREDO, F. C.; ARAUJO, J. S.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de MARCO ANTÔNIO PEREIRA DE ÁVILA.EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DO PROTÓTIPO DE FERTILIZANTE FOSFATADO ACIDULADO EM CAFEEIROS NA FASE PRODUTIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

22.
SARTORI, Raul Henrique; MENDONCA, J. M. A.; MONTEIRO, J. M. C.. Participação em banca de BRUNO MANOEL REZENDE DE MELO.AVALIAÇÃO DA ESCÓRIA DE SIDERURGIA E CALCÁRIO COMO CORRETIVOS PARA A CULTURA CAFEEIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

23.
SARTORI, Raul Henrique; GRIS, C. F.; GONCALVES, E. J.. Participação em banca de ÉDER LEMOS.AVALIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE FERTILIZANTES FOSFATADOS EM SUBSTRATO DE MUDAS DE CAFEEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

24.
SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de MARCO ANTONIO PEREIRA ÁVILA.EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE PROTÓTIPO DE FERTILIZANTE FOSFATADO ACIDULADO RM CAFEEIROS NA FASE PRODUTIVA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

25.
GRATIERI, L. A.; Bregagnoli, M; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de TÂNIA MARA DOS REIS.EFEITOS DA SUPER-FOSFATAGEM NOS TEORES DE P NA SUPERFÍCIE E SUB-SUPERFÍCIE DO SOLO E NOS TEORES FOLIARES DO CAFEEIRO NA REGIÃO DE JURUAIA, MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

26.
Bregagnoli, M; PAULA, F. V.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de PAULO ROBERTO DA SILVA.EROSÃO: CAUSAS E MÉTODOS DE CONTROLE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

27.
Bregagnoli, M; PAULA, F. V.; SARTORI, Raul Henrique. Participação em banca de RONAN DE CARVALHO MENDES.MACRONUTRIENTES NA CAFEICULTURA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9ºCongresso Nacional da STAB. Produtividade da cana-de-açúcar (segundo corte), relacionada à adubação com N e S, após o primeiro corte e a fertilização nitrogenada de plantio. 2008. (Congresso).

2.
USO CORRETO E SEGURO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS - SOCIEDADE E AMBIENTE. 2007. (Seminário).

3.
12ºENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP.ADSORÇÃO DE ZN(II) EM NOVE SOLOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2006. (Encontro).

4.
II SEMINÁRIO DE RESÍDUOS DO CAMPUS "LUIZ DE QUEIROZ". 2006. (Seminário).

5.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CITRICULTURA. 2006. (Simpósio).

6.
11ºENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP.ABSORÇÃO FOLIAR E TRANSLOCAÇÃO DE ZN DE DIFERENTES FONTES EM LARANJEIRA. 2005. (Encontro).

7.
II SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇUCAR. 2005. (Simpósio).

8.
10º ENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS - GRADUANDOS. 2004. (Encontro).

9.
SIMPÓSIO DE CITRICULTURA ' MORTE SUBITA' DOS CITROS E TENDENCIAS. 2004. (Simpósio).

10.
I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROJETO VEREDAS.I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROJETO VEREDAS. 2002. (Encontro).

11.
XVI SEMANA AGRONÔMICA. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARTORI, Raul Henrique. IX Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. 2012. (Congresso).

2.
SANTOS, M. R. L. ; OLIVEIRA, L. R. R. ; SARTORI, Raul Henrique ; SILVA, D. H. ; LOPES, F. R. A. S. ; TREVISAN, A. R. ; ARTHUR, R. C. J. ; NAKANO, V. A. . 12ºENCONTRO CIENTÍFICO DOS PÓS-GRADUANDOS NO CENA/USP. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eder Carvalho Sandy. Aplicação de estrobilurina piraclostrobina via drench e foliar na cultura do cafeeiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Raul Henrique Sartori.

2.
Claudete Aparecida Donizetti Salomão. Contribuição nutricional da adubação verde consorciada com cafeeiro. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Raul Henrique Sartori.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GABRIEL JOSÉ CANAL. ACÚMULO DE POTÁSSIO NA CANA PLANTA PROVENIENTE DE MUDAS PRÉ BROTADAS COM DIFERENTES DENSIDADES E DOSES DE NITROGÊNIO NO PLANTIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Raul Henrique Sartori.

2.
Bruno Manoel Rezende de Melo. Avaliação da escória de siderurgia e do calcário como corretivos para cultura cafeeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Raul Henrique Sartori.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 7:05:56