Célia Maria de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4186592914396319
  • Última atualização do currículo em 08/06/2017


Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003/2006). Atua na área de Tecnologia Educacional com ênfase em Educação a Distância. Suas pesquisas versam sobre os processos de interação nos ambientes virtuais de aprendizagem e sobre o uso e reflexão de diferentes tecnologias no contexto educacional. Exerce o cargo administrativo de Vice Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Coordenou o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação do Ministério da Educação UAB/CAPES na UFRN. Faz parte do Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com o objetivo de auxiliar a Diretoria de Educação a Distância nos processos de avaliação e acompanhamento dos polos de apoio presencial do Sistema UAB e os oriundos de Programas e Ações do Ministério da Educação que estão sob a gestão da Diretoria de Educação a Distância da CAPES; avaliação e acompanhamento dos cursos ofertados na modalidade a distancia pelas Instituições Públicas de Ensino Superior, no âmbito do Sistema UAB; na elaboração e julgamento do objeto de editais no âmbito de suas atividades e competências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Célia Maria de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação a Distância.
Av. Senador Salgado Filho/ Secretaria de Educação a Distância
Lagoa Nova
59000000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 2153644
URL da Homepage: www.sedis.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Educação (Conceito Capes 5).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Educação em rede: condições pedagógicas para a promoção do diálogo, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; Educação/comunicação/tecnologia educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Educação (Conceito Capes 5).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A interfase educação/comunicação nos cursos de educação à distância on line,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação/comunicação/tecnologia educacional; Diálogo, interação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1999
Graduação em Comunicação Social -Jornalismo.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1997 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Radialismo em Rádio e Televisão.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Competências no exercício da sala de aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Atualização em Ciências Sociais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Compreensão de texto em inglês. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Compreensão de texto em espanhol. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Universo da História da Arte. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Atua desde maio de 2004 na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolvendo atividades de pesquisa, capacitação de professores e produção de material didático para educação a distância.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Durante este período atuou como professora substituta no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ministrando as disciplinas Sociologia da Comunicação e Pesquisa em Comunicação nos cursos de Jornalismo e Radialismo.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 64
Outras informações
Em novembro de 2003 ministrou a disciplina de Tecnologia Educacional em duas turmas do curso de Aperfeiçoamento para Professores do Estado do Rio Grande do Norte ofertado pela Univerdade Federal do Rio Grande do Norte.

Atividades

03/2011 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
11/2006 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Vice Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil.
07/2006 - Atual
Ensino, Administração, Química, Física, Matemática, Geogra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia
Informática e Educação
Introdução a Educação a Distância
Metodologia Científica
Seminário Temático I
Tecnologia e Educação
Tecnologias da Comunicação e Elaboração de Material Didático
03/2011 - 10/2012
Ensino, Curos de Especialização em Mídias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cordel
Linguagem da Mídia Impressa: Escrita e Visual
Planejamento, gestão e avaliação do uso das Mídias na Educação
Vivenciando o Desenvolvimento de Projetos com Mídias Integradas na Educação
09/2007 - 12/2007
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficinas Tecnológicas
12/2004 - 07/2007
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora da Produção de Material da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Pesquisadora do Programa Universidade Aberta do Brasil - Bolsista Capes. Atua como vice coordenadora Institutcional da Universidade Aberta do Brasil - UAB.


Universidade de Lille III, LILLE III, França.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 33
Outras informações
Ministrou, em outubro de 2003, a disciplina de Tecnologia Educacional no curso de Especialização Linguagens e Educação oferecido pela Universidade Potiguar.


Duda Mendonça Marketing Político, A2CM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Profissional de Comunicação, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Atividades exercidas na cidade de João Pessoa-PB

Atividades

07/1997 - 10/1998
Pesquisa e desenvolvimento .

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Formação e prática docente: o uso de tecnologias na escola
Descrição: Este projeto tem como objetivo apreender o impacto do uso das tecnologias na prática pedagógica dos 180 professores da rede pública de ensino estadual e municipal do Estado Rio Grande do Norte que passaram pelo processo de formação com o curso de Especialização Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Partimos da concepção de (Valente, 2005) que chama a atenção para dois aspectos que devem ser observados na implantação dessas tecnologias na educação. Primeiro, o domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estanque, um separado do outro. O segundo aspecto diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas. Buscaremos parâmetros teórico-metodológicos na pesquisa qualitativa e utilizaremos o questionário on line como recurso para entrevistar os professores. Nesse sentido buscaremos identificar: Quais os recursos tecnológicos existentes na escola? Como a escola tem utilizado os recursos tecnológicos disponíveis? Quem os utiliza e como? O que muda na escola com a chegada destes recursos? Como o professor passou a utilizar os recursos tecnológicos para a sua formação e na sua prática docente?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Maria de Araújo - Coordenador / Marcos Aurélio Felipe - Integrante / Eugênia Maria Dantas - Integrante / GILBERTO FERREIRA COSTA - Integrante / ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - Integrante / Ana Santana de Souza - Integrante.
2016 - Atual
Leitura, tecnologia e diversidade: processos de formação humana integral
Descrição: O projeto, articulado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores ? LIFE, do Centro de Educação/UFRN, propõe um estudo longitudinal sobre a formação de leitores por intermédio de veículos tecnológicos acessados por estudantes da educação básica. A intenção é investigar práticas de leitura de hipertextos na perspectiva da diversidade e da formação humana integral, procurando identificar a presença do tema da diversidade, especialmente quanto às questões de gênero e étnico-raciais. A pesquisa deverá aglutinar alunos de diferentes licenciaturas, especialmente Letras e Pedagogia, para, sob a orientação da equipe de pesquisadores, organizar uma rede de alunos da educação básica no facebook, campo da pesquisa. Os resultados dessa etapa da investigação deverão, por meio do ensino e da extensão, possibilitar o desenvolvimento de ações na escola pública, de modo a promover uma inclusão mais ampliada da tecnologia na formação de leitores, na perspectiva da formação humana integral, a qual não existe sem a educação para a diversidade. Essas ações deverão ser avaliadas na última etapa da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Maria de Araújo - Integrante / ANA SANTANA SOUZA - Coordenador.
2015 - Atual
MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL (NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM -NA NET)
Descrição: Produção do verbete Material Didático Virtual - No ambiente virtual de aprendizagem - Na net A produção do verbete faz parte de um projeto de pesquisa do Grupo Horizonte da Universidade Federal de São Carlos, cujo objetivo é produzir um Dicionário Crítico: Educação e Tecnologia (Tomo I) + Educação a Distância (Tomo II). A proposta consiste em apresentar verbetes relacionados ao campo de estudos e pesquisas sobre ?educação a distância? e ?educação e tecnologias?, buscando como mérito: - organizar e sistematizar didaticamente conteúdos e concepções acerca da Educação a Distância e/ou da Educação e Tecnologia; - fornecer ao leitor subsídios básicos e abrangentes para o seu entendimento sobre a temática-foco; - contribuir com o campo de estudos e pesquisas nas áreas de ?Educação a Distância? e/ou ?Educação e Tecnologias?, bem como com a formação de estudiosos, gestores, educadores e demais interessados e militantes da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Interatividade e aprendizagem mediada pelo ambiente Moodle Mandacaru na UFRN
Descrição: Interatividade e aprendizagem mediada pelo ambiente Moodle Mandacaru na UFRN Autores: Célia Maria de Araújo (1), Eugênia Maria Dantas (2) e Annick Rivens Mompean (3) (1) Centro de Educação Université Fédérale de Rio Grande do Norte (2) Université Lille 3 ? UMR STL 8163 Palavras-chaves: educação a distância; interatividade; ambiente virtual; A proposta consiste numa reflexão sobre as ferramentas de interatividade do ambiente virtual Moodle Mandacaru utilizado nos cursos de graduação a distância ofertados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A problemática sobre as questões relacionadas às ferramentas de interatividade parte da perspectiva do processo de aprendizagem do aluno. Nesse sentido, buscaremos compreender em que consiste um ambiente interativo na modalidade de educação a distância, quais suas ferramentas e funções, graus de interatividade, suas potencialidades de cooperação e colaboração. A abordagem encontra parâmetro teórico nas noções de instrumentação e instrumentalização de Rabardel (1995), cuja compreensão parte da apropriação dos instrumentos pelos sujeitos; da concepção de designer de interação de Preece, Rogers e Sharp (2005), e dos conceitos de interatividade e comunicação, considerando seus limites e possibilidades, a partir das perspectivas teóricas de Pierre Lévy (2009), Alexandra Okada (2003), Alex Primo (2007) e André Lemos (2015). A análise consiste no cruzamento dos diferentes pontos de vista, baseada no corpus resultante do mapeamento das ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual, da realização de entrevistas realizadas com os sujeitos responsáveis pelo designer de interação do ambiente Moodle Mandacaru, como também dos seus usuários. O projeto é parte integrante do PROJETO ERASMUS MUNDUS I BRASIL se desenvolve em rede de cooperação com a participação de pesquisadores da Universidade de Lille 3 (Laboratórios CIREL, STL); da Unesp e da UFRN (Centro de Educação, GRIFARS, SEDIS). O ERASMUS IBrasil envolve 9 universidades na Europa e 11 no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
ERASMUS MUNDUS IBRASIL
Descrição: ERASMUS MUNDUS IBRASIL Descrição: O projeto investiga as relações do sujeito com dispositivos digitais de formação, mediante o estudo do discurso da experiência enquanto modo de apropriação de conhecimentos, autonomia e auto-avalição de aprendizagens e desenvolvimento profissional. O projeto se desenvolve-se em rede de cooperação com a participação de pesquisadores da Universidade de Lille 3 (Laboratórios CIREL, STL); da Unesp e da UFRN (Centro de Educação, GRIFARS, SEDIS). O ERASMUS IBrasil envolve 9 universidades na Europa e 11 universidades no Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi - Coordenador / Luis Alavaro Sgadari Passeggi - Integrante / MARCOS ANTONIO DE CARVALHO LOPES - Integrante / Maria das Graças Soares Rodrigues - Integrante / Bertran Daunay - Integrante - França / Anick Mompean - Integrante - França. Eugênia Maria Dantas - Integrante - Célia Maria de Araújo - Integrante. Financiador(es): ERASMUS MUNDUS IBrasil - Comunidade européia - Cooperação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação
Descrição: Trata-se de um programa modular e a distância dedicado ao uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integradora, articulada e autoral, com o objetivo de atualizar as linguagens, integrar as mídias e as tecnologias, renovar as estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes linguagens de quatro mídias básicas: material impresso, TV e vídeo, rádio e informática. O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação foi desenhado em distintos módulos de ensino constituindo-se em três ciclos: Básico (120 horas), Intermediário (acréscimo de 60 horas, totalizando 180 horas) e Avançado (acréscimo de 180 horas totalizando 360 horas). De 2005 até hoje a Secretaria de Educação a Distância, com o apoio das Secretarias de Estado de Educação, das Secretarias Municipais de Educação e das Universidades públicas, ofereceu 4 versões do Ciclo Básico, 3 versões Ciclo Intermediário e 1 versão do Ciclo Avançado. Em 2009, decidiu-se pela migração do programa para CAPES passando a se beneficiar da estrutura da UAB. Também houve a indicação para uma reformulação na estrutura curricular em que a versão em 3 Ciclos fosse substituída por dois cursos independentes entre si, a saber: Curso de Extensão, com carga horária de 160h / Curso de Especialização, com carga horária mínima de 360h..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Célia Maria de Araújo - Coordenador / Marcos Aurélio Felipe - Integrante / Apuena Vieira gomes - Integrante / Maria Cristina Leandro de Paiva - Integrante / EUGENIA MARIA DANTAS - Integrante / GILBERTO FERREIRA COSTA - Integrante / Ruth Alves de Sousa - Integrante / EUGENIO PACCELLI AGUIAR FREIRE - Integrante / JACYENE MELO DE OLIVEIRA - Integrante / ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - Integrante / CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO - Integrante / KARYNE DIAS COUTINHO - Integrante / LUCINEIA CONTIERO - Integrante / LUCRECIO ARAUJO DE SA JUNIOR - Integrante / MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES - Integrante / ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO - Integrante.
2010 - 2011
O processo de ensino-aprendizagem do curso de Geografia, na modalidade a distância, e as estratégias de mediação pedagógicas do material didático-pedgógico impresso.
Descrição: A Educação a Distância - EaD tem se apresentado como um desafio institucional que está presente no desenvolvimento de ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão. Nos últimos cinco anos a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN vem implementando sistemas de interface que articulam o mundo digital aos distintos caminhos que tecem a malha do espaço acadêmico. Do mundo burocrático ao cenário da sala de aula, as tecnologias da informação se inserem para dinamizar e estimular possibilidades que interferem nos saberes e fazeres de professores, técnicos e administradores. De modo contundente, a instituição aderiu às políticas nacionais de estimulo a educação a distância, criando a Secretaria de Educação a Distancia ? SEDIS, que tem por meta fomentar e dar suporte a ações voltadas para essa modalidade. Nessa direção, atualmente a UFRN tem cinco cursos de Graduação na modalidade a distância vinculados a área de Administração, Química, Física, Matemática, Biologia e Geografia, cujo enfoque principal volta-se para as licenciaturas; e, tem discutido um processo de institucionalização que requer superar a idéia de um projeto passageiro para assumir proposições que tenham alcance de curto, médio e longo prazos. Nesse contexto, esse projeto visa refletir e contribuir com o desenvolvimento da educação a distância, a partir de ações que envolvam o ensino, no campo da monitoria e a pesquisa, no âmbito da iniciação científica. É com esse espírito que o projeto enfoca o processo de ensino-aprendizagem e os materiais didático-pedagógicos impressos como as matrizes que norteiam as ações de pesquisa e ensino e o curso de Geografia a distância como a célula tronco sobre a qual se desenvolverá a análise, a sistematização e a orientação didático-pedagógica, visando a melhoria do curso, na perspectiva de uma formação de qualidade. Desta feita, a implementação do projeto se coaduna com a intenção de contribuir com a formação docente de qualidade e com a organização crítica e continuada da Educação a Distância na instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Célia Maria de Araújo - Integrante / Eugênia Maria Dantas - Coordenador / Ione Rodrigues Diniz Morais - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2013 - 2014
Agência de fomento: (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - Atual
Agência de fomento: (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - Atual
Agência de fomento: (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: EM Rede - Revista de Educação a Distância
2014 - 2014
Periódico: Revista Eletrônica Cadernos de História - UFOP


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Educação e Tecnologia. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2016. 164p .

2.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Imagem e Educação: conceitos básico (Capítulo de Livro) In Linguagens e práticas escolares - leitura, literatura e escrita. 1. ed. Natal -RN: EDUFRN - Editora da Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, 2014. 290p .

3.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Educação e Tecnologia. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, 2008.

4.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . A Imagem na Mídia Impressa. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

5.
ARAÚJO, C. M.; BARBOSA, T. M. N. . Cordel. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

6.
ARAÚJO, C. M.; BARBOSA, T. M. N. . Cordel - Guia do Tutor. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

7.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . A Imagem na Mídia Impressa - Guia do Tutor. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

8.
ARAÚJO, C. M.; Vera Lúcia do Amaral . Guia do Tutor. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. 43p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, C. M.; PIMENTEL, N. M. . Reflexões sobre a produção e disponibilização de materiais didáticos no âmbito do sistema Universidade aberta do Brasil. In: Elizama das Chagas Lemos e Ilane Ferreira cavalcante. (Org.). Experiências e Práticas da Educação a Distância no Brasil. 1ed.Natal RN: IFRN EDITORA, 2015, v. 1, p. 09-264.

2.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Imagem e Educação: conceitos básicos. In: Tatyana Mabel Nobre Barbosa e Claudyanne Amorim. (Org.). Linguagens e práticas escolares - leitura, literatura e escrita. 1ed.Natal: Editora da Universidade Fedral do Rio Grande do Norte - EDUFRN, 2014, v. , p. 01-290.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, C. M.. Comércio informal preocupa universidade. Jornal Questão de Ordem, João Pessoa - Paraíba.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, C. M.; DANTAS, E. M. . COMUNICAÇÃO E INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e I CIESUD - Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância., 2015, Salvador. ESUD 2015 - Cultura Digital e Inovação: Tecnologia educacional e Dispositivos Móveis, 2015.

2.
DANTAS, E. M. ; ARAÚJO, C. M. . Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem: desafios para uma abordagem colaborativa. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15, 2013.

3.
ARAÚJO, C. M.; DANTAS, E. M. . Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educação. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-15, 2013.

4.
ARAÚJO, C. M.; DANTAS, E. M. . O Ensino a Distância e os Processos de Mediação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, Laranjeiras - SE. CD Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneirdade, 2010.

5.
ARAÚJO, C. M.. Instituições em Rede: Implicações no Processo Bidirecional da Educação On-Line. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristovão - SE. Anais EPENN 2003, 2003.

6.
ARAÚJO, C. M.. Educação a Distância mediada pela internet na Universidade Virtual Pública do Brasil. In: Xº Colóquio Internacional da Afirse/ I Colóquio Nacional da Afirse, 2001, Natal RN. Comunicações científicas/Communicatiions scientifiques/ Publicado em CD ROOM, 2001.

7.
ARAÚJO, C. M.. As implicações das tecnologias na educação online. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2001, São Luís - Maranhão. Programação e Resumos/ GT 21 - Novas Tecnologias e Educação / Artigo Nº 04, 2001.

8.
ARAÚJO, C. M.. Educação e internet: especialização a distância na Unirede. In: VII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2001, Natal RN. Anais VII Seminário de Pesquisa do CCSA/ Grupo D2 - Educação e Novas Tecnologias/ Artigo 13, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, C. M.. Educação em Rede: Condições Pedagógicas para a Promoção do Diálogo. In: Congresso Internacional da Afirse - V Colóquio Nacional, 2009, João Pessoa. Livro do Colóquio - Livre du Colloque, 2009.

2.
ARAÚJO, C. M.. Instituições em Rede: Implicações no Processo Bidirecional da Educação On-Line. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São cristovão - SE. Anais EPENN 2003, 2003.

3.
ARAÚJO, C. M.. As implicações das tecnologias na educação online. In: XV Encontro de Pesquisa do Norte Nordeste, 2001, São Luís- Maranhão. Programação e resumos / Páginas 556/557, 2001.

4.
ARAÚJO, C. M.. Educação e internet: especialização a distância na Unirede. In: VII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2001, Natal-RN. Programa e Resumos/ Página 53, 2001.

5.
ARAÚJO, C. M.. Educação a distância mediada pela internet na Universidade Virtual Pública do Brasil. In: Xº Colóquio Internacional da Afirse/ Colóquio Nacional da Afirse -Seção Brasileira, 2001, Natal-RN. Livro do Colóquio, 2001. p. 241-242.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAÚJO, C. M.; DANTAS, E. M. ; Anick Mompean . Interatividade e aprendizagem mediada pelo ambiente Moodle Mandacaru na UFRN. Revista Educação em Questão (Online), 2016.

Outras produções bibliográficas
1.
ARAÚJO, C. M.. Os cordés de Leandro Gomes de Barros 1999 (Série de Fascículos Impressos).

2.
ARAÚJO, C. M.. Informativo do núcleo de pesquisa e documentação da cultura popular - UFPB 1998 (Produção e edição de jornal impresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAÚJO, C. M.; VIEIRA, M. G.; FIGUEREDO, M. G.. Participação em banca de João Paulo Rodrigues do Nascimento. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma instituição federal. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em gestão em Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Doutorado
1.
ARAÚJO, C. M.; PAIVA, I. A.; GERMANO, W.. Participação em banca de MENDES, A. R. M.. Cibercultura e educacao: a escola diante do paradigma socio tecnologico. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA JANICE DE OLIVEIRA FAGUNDES. Como a internet pode ser subsídio de aprendizagem nas aulas de biologia na Escola Estadual Aristófanes Fernandes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA JOSEANE LIMA CIRNE. Motivando a aquisição da leitura e da escrita através do laboratório de informática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de EDINEUZA NOBRE DE SOUSA. Literatura de cordel: ressignificando aprendizagens, contextualizando saberes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de LUZINETE MALAQUIAS DE FREITAS OLIVEIRA. Leitura e Escrita: intervenção pedagógica a partir das mídias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de EDJANE RODRIGUES DE LIMA. Jogo educativo: uma ferramenta colaborativa na aprendizagem das crianças nas séries iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de TEREZA CRISTINA FÉLIX DE ANDRADE SILVA. Inclusão digital para os pais: fortalecendo a cidadania e integrando gerações nas escolas municipais de Parnamirim. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de EDNEIDE DA SILVA NUNES. Fotografia: recurso visual para promoção e interação do conhecimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de FRANCISCA DAS CHAGAS GARCIA DO AMARAL. Feira do conhecimento ecológico: uma proposta de intervenção sobre a problemática do lixo no município de São Tomé - RN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA ELIZABETE DOS SANTOS SILVA. Essência da nossa cultura: a literatura de cordel em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de VALDENIZIA MARIA TEIXEIRA CARNEIRO. Drogas e prevenção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA STEFANIA DE AZEVEDO PEREIRA. Despertar para a prevenção contra o consumo de drogas na adolescência com o uso da linguagem imagética. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MIRIAM MARIA DA SILVA. Dengue: um perigo que devemos ter cuidado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de DÉBORA OLIVEIRA CHIAVONE. Cyberespaço uma luz na imensidão de saberes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA LUCIANA ALMEIDA DE SOUZA. Contos de fadas - uma alternativa para o desenvolvimento da leitura e da escrita. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de LEILA BARACHO SANTOS SILVA. Comunicando valores no cotidiano escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

16.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de ELEONARDO RAIMUNDO SILVA DE AGUIAR. Cinema e Escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DAS VITORIAS DE LIMA SILVA. Cinema de animação: uma alternativa de interação e motivação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de PATRÍCIA MATOS DE SOUZA SILVA. Catálogo "memória virtual" - acervo fotográfico do Núcleo de Memória da Secretaria Municipal de Educação de Natal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

19.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de ELISIMAR LOPES DA SILVA. Blog literário: espaço de interação literária. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

20.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de TELMA PAULO DA ROCHA. Barra Edubar: um software no espaço educativo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

21.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de JACICLEIDE LOURENÇO BEZERRA DE MEDEIROS. Audiovisual na escola: (re) descobrindo o olhar do educador sobre violência na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

22.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA LUZIMAR DA SILVA. As múltiplas linguagens da literatura de cordel no processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

23.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MÁRCIO MARQUES DOS SANTOS. A utilização do blog como um instrumento de discussão da música no ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

24.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de CLAUDIANA TELLES DE OLIVEIRA. A produção de vídeos para um jornal virtual - ferramenta de aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

25.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de RITA DE CÁSSIA SILVESTRE. A introdução da informática no processo educativo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

26.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARCIA VALÉRIA DA SILVA NUNES. A fotografia como veículo de informação e construção do conhecimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

27.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de EDUARDO ELPÍDIO DA SILVA. Blog da atividade física e qualidade de vida. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

28.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA CARLA DE OLIVEIRA MEDEIROS. Resgatando e vivenciando o folclore através do jornal mural. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

29.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de EUDESIA MARIA CARVALHO DE FREITAS. Imagem e ação: a técnica do stop motion no ensino-aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

30.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de SHEILA FREIRE DA CAMARA. Geometria a nossa volta. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

31.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de ELIONE MARTA ARAÚJO SILVA. Vivenciando o projeto pedagógico "A transformação do Lixo no meio Ambiente": uma ação de cidadania. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

32.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de FRANCINEIDE MARIA DE ARAÚJO OLIVEIRA. Utilização do computador como recurso pedagógico no apoio à alfabetização de crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

33.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA PAULA DE MELO PEREIRA PINHEIRO. Utilização das mídias na prática da leitura e escrita - construindo fotonovelas em uma perspectiva literária. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

34.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de LUSIANIA SOUSA DE LUCENA SILVA. Utilizando o cordel na conscientização de discentes sobre a preservação ambiental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

35.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de JOSILANE COSME DE OLIVEIRA. Utilizando as novas tecnologias no ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

36.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de DICKSON DE MEDEIROS SALES. Uso do Youtube e teatro como ferramenta pedagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

37.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA VILANI BESERRA DE ARAÚJO. Uma nova concepção cartográfica: exploração do potencial do google maps e google earth no ensino de Geografia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

38.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de ELAINE CRISTINA DA SILVA. Sexualidade e saúde. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

39.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de NEURIMAR BENJAMIM DE MEDEIROS. Rádio escolar: um meio didático contemporâneo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

40.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MIÉCIMA MARIA DE SOUSA. Retratos do Potengi. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

41.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de IRIS MÉRCIA DA COSTA. Resgatando a nossa cultura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

42.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA DA SILVA. Reencantando a leitura através da literatura de cordel. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

43.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de SIMONE CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA. Reciclagem em ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

44.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de ALEXANDRINA NEILIANE DA COSTA MARQUES. Projeto Sócio ambiental abastecimento de água na comunidade: água é vida, água tratada é saúde, é qualidade de vida!. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

45.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA EMÍLIA DE MEDEIROS. Produção de vídeos educativos através da técnica em stop motion - um olhar educativo sobre a violência no trânsito brasileiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

46.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de AVANY FERREIRA CEZAR SANTOS. O valor do jogo e da brincadeira no processo ensino-aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

47.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de SOUZIMAR SOARES PEREIRA. O uso educativo do blog - pesquisa e análise de imagens sobre meio ambiente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

48.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de FÁBIA PEREIRA DE MEDEIROS LIRA. O uso do vídeo na sala de aula como mediador da aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

49.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DA GUIA SOARES AFONSO DE ARAÚJO. O uso de planilhas eletrônicas como um mecanismo de melhoria do ensino-aprendizagem de matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

50.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA DE LUCENA. O uso de mídias educacionais no resgate ao folclore e à cultura: um estudo de caso no município de São João do Sabugi - RN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

51.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA. O software livre GeoGebra como ferramenta no ensino da Matemática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

52.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de SEBASTIÃO FELINTO SEGUNDO. O problema do lixo na escola e as suas possíveis soluções. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

53.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA LIMA LOPES. O ensino de matemática através de dados estatísticos na mídia impressa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

54.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de JACKELINE FERNANDES. O blog: mídia coadjuvante no processo de promoção da paz. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

55.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de MARIA AUXILIADORA PINHEIRO DE MEDEIROS. Motivando e construindo as aprendizagens dos alunos sobre geometria através do uso de recursos tecnológicos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

56.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de Célia Maria de Araújo. Geometria e história dos sólidos geométricos: relatando algumas experiências de atividades práticas e teóricas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

57.
ARAÚJO, C. M.. Participação em banca de KEILA LIDIANA DE SOUZA. A gestão inteligente da Rádio Escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; BARBOSA, T. M. N.. Participação em banca de Cláudia Hyanne Silva Amorim.Material didático em educação a distância. 2013.

2.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; BARBOSA, T. M. N.. Participação em banca de Xilen Santana Amaral.Produção textual: o que considerar como elementos orientadores para esse processo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; BARBOSA, T. M. N.. Participação em banca de Renata Lucena A. de Souto Lopes.Livro didático e o processo de didatização do texto literário. 2013 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; BARBOSA, T. M. N.. Participação em banca de Neyse Siqueira Cardoso.Construção da Consciência Metatextual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; BARBOSA, T. M. N.. Participação em banca de Jouse Evangelista Fernandes.A leitura nos livros de língua portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; Marcello Ferreira. Concurso Professor Adjunto Didática e Tecnologias da Educação (Efetivo_. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ARAÚJO, C. M.; Vera Lúcia do Amaral; ZAROS, L. G.; PAIVA, M. C. L.; BRITO, A. C. F.. Comissão Organizadora de Conclurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor de 3/ Grau - Classe Adjunto. 2010. (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ARAÚJO, C. M.; Vera Lúcia do Amaral; LEITE, C. B.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; OLIVEIRA, G. P.. Comissão Organizadora de Concurso Público de provas e Titulos para o cargo de Professor do 3° Grau - Classe Adjunto. 2009. (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAÚJO, C. M.; Vera Lúcia do Amaral; LEITE, C. B.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; OLIVEIRA, G. P.. Comissão Organizadora de Concurso Público de provas e Títulos para o Cargo de professor de 3° Grau - Classe Adjunto. 2009. (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
Alexandre Magalhães Martins; Américo Tristão Bernardes; ARAÚJO, C. M.; PASSOS, F. J. V.; SCHLUNZEN JUNIOR, K.; PENA, J. R. Q.; FRAGELLI, R. R.. Comissão de Apoio à Elaboração do Edital de Inovação 2014 CGIE/DED/CAPES. 2014. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2.
ARAÚJO, C. M.; SAMPAIO, M. N.; VALENCA, J. M.. Comissão de Avaliação de estágio probatório. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; WECK, J. T.; DANTAS, J. F.. Comissão de Seleção de Tutores. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAÚJO, C. M.; MORAIS, I. R. D.; TORRES NETO, J. C.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; GOMES, A. V.. Comissão de Seleção de Tutores. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A.; GOMES, A. V.; WECK, J. T.. Comissão de Seleção de Tutores. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
ARAÚJO, C. M.. Comissão de Avaliação do Plano Anual de Capacitação Continuada UAB CAPES. 2011. Universidade Aberta do Brasil CAPES.

8.
ARAÚJO, C. M.. Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2010. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

9.
DANTAS, E. M.; MORAIS, I. R. D.; ARAÚJO, C. M.; SILVA, A. A. D.; NOBREGA JUNIOR, O. B.. Colegiado do Curso de Licenciatura a Distância em Geografia. 2009. (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25° Jornada Nacional do GELNE - grupo de estudos Linguísticos do NorNordeste.O curso de Letras a Distância: desafios e perspectivas. 2014. (Seminário).

2.
EUTIC 2014 - O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos.Representante Institucional. 2014. (Encontro).

3.
Seminário Projeto ERASMUS MUNDUS IBRASIL.A Experiência da Universidade Federal do RN em Produção de Materiais Didáticos e Ambientes Virtuais. 2014. (Seminário).

4.
XI Seminário de Iniciação Científica/ V Encontro nacional do PIBID/ IV Seminário Nacional do PIBID.A Institucionalização da Educação a Distãmcia. 2014. (Outra).

5.
XV Encuentro de Rectores del Grupo Tordesillas.Representante Institucional. 2014. (Encontro).

6.
X Congresso Brasileiro do Ensino Superior a Distância. Apresentação da Mostra de Material Didático do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2013. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. Representante da Secretaria de Educação a Distãncia da UFRN. 2012. (Congresso).

8.
Encontro de Tutores da SEDIS.Históricos da Educação a Distância no mundo e no Brasil. 2012. (Encontro).

9.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância.Avaliador de trabalhos Científicos do Evento. 2012. (Simpósio).

10.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Pesquisa e Diversidade Regional.Instituições em Rede: Implicações no processo Bidirecional da Educação On-Line. 2003. (Encontro).

11.
I Congresso Internacional de Telemática na Educação/ VII Congresso Nacional do Proinfo. A Interface Educação/Comunicação nos Cursos a Distância Online- Comunicação Oral. 2001. (Congresso).

12.
I Congresso Latino Americano sobre Educação Inclusiva. Comunicação e Interatividade nos Cursos a Distância Online- Comunicação Oral. 2001. (Congresso).

13.
VII Seminário de Pesquisa do CCSA.Educação e Internet: Especialização a Distância na Unirede- Comunicação Oral. 2001. (Seminário).

14.
XV Encontro de Pesquisa do Norte Nordeste.As Implicações das tecnologias na Educação Online- Comunicação Oral. 2001. (Encontro).

15.
Xº Colóquio Internacional da Afirse/ I Colóquio Nacional da Afirse.Educação a distância mediada pela internet na Universidade Virtual Pública do Brasil - Comunicação Oral. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, C. M.; DANTAS, E. M. ; FERREIRA, G. C. ; DANTAS, J. F. ; Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi ; Maria das Graças Soares Rodrigues ; Luis Alavaro Sgadari Passeggi ; LUCRECIO ARAUJO DE SA JUNIOR ; GURGEL, M. M. ; LOPES, M. ; ANDRADE, A. A. M. ; SOUSA, S. M. O. . Seminário Internacional Erasmus Mundus ? IBrasil/UFRN-Centro de Educação. 2015. (Outro).

2.
ARAÚJO, C. M.. Alunos com deficiência no Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2014. (Exposição).

3.
ARAÚJO, C. M.; PIMENTEL, N. M. . Mostra de Materiais Didáticos digitais para Alunos com Necessidades Especiais do Sistema UAB. 2013. (Exposição).

4.
ARAÚJO, C. M.; PIMENTEL, N. M. . Mostra de Material Didático Impresso do Sistema UAB. 2013. (Exposição).

5.
ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS ; ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO ; MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES ; KARYNE DIAS COUTINHO ; ANA SANTANA SOUZA ; ARAÚJO, C. M. ; CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO ; GILBERTO FERREIRA COSTA ; JACYENE MELO DE OLIVEIRA ; DANTAS, J. F. ; VALENCA, J. M. ; WECK, J. T. ; LUCRECIO ARAUJO DE SA JUNIOR ; FELIPE, M. A. ; PAIVA, M. C. L. ; BARBOSA, T. M. N. ; GURGEL, M. M. ; LOPES, M. ; MOMO, M. . I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação - I ENAPPE. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA LIMA LOPES. O ensino de matemática através de dados estatísticos na mídia impressa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

2.
JACKELINE FERNANDES. O blog: mídia coadjuvante no processo de promoção da paz. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

3.
EDUARDO ELPÍDIO DA SILVA. Blog da atividade física e qualidade de vida. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

4.
MARIA DAS VITORIAS DE LIMA SILVA. Cinema de animação: uma alternativa de interação e motivação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

5.
JACICLEIDE LOURENÇO BEZERRA DE MEDEIROS. Audiovisual na escola: (re) descobrindo o olhar do educador sobre violência na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

6.
MARIA LUCIANA ALMEIDA DE SOUZA. Contos de fadas - uma alternativa para o desenvolvimento da leitura e da escrita. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

7.
MARIA LUZIMAR DA SILVA. s múltiplas linguagens da literatura de cordel no processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

8.
EUDESIA MARIA CARVALHO DE FREITAS. Imagem e ação: a técnica do stop motion no ensino-aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

9.
MARIA CARLA DE OLIVEIRA MEDEIROS. Resgatando e vivenciando o folclore através do jornal mural. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

10.
MARIA ELIZABETE DOS SANTOS SILVA. Essência da nossa cultura: a literatura de cordel em sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

11.
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA. Reencantando a leitura através da literatura de cordel. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

12.
EDINEUZA NOBRE DE SOUSA. Literatura de cordel: ressignificando aprendizagens, contextualizando saberes. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

13.
FÁBIA PEREIRA DE MEDEIROS LIRA. O uso do vídeo na sala de aula como mediador da aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

14.
PATRÍCIA MATOS DE SOUZA SILVA. Catálogo "memória virtual" - acervo fotográfico do Núcleo de Memória da Secretaria Municipal de Educação de Natal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

15.
LUZINETE MALAQUIAS DE FREITAS OLIVEIRA. Leitura e Escrita: intervenção pedagógica a partir das mídias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

16.
TELMA PAULO DA ROCHA. Barra Edubar: um software no espaço educativo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.

17.
MARIA VILANI BESERRA DE ARAÚJO. Uma nova concepção cartográfica: exploração do potencial do google maps e google earth no ensino de Geografia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curos de Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Célia Maria de Araújo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . A Imagem na Mídia Impressa. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

2.
ARAÚJO, C. M.; BARBOSA, T. M. N. . Cordel. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

3.
ARAÚJO, C. M.; BARBOSA, T. M. N. . Cordel - Guia do Tutor. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

4.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Imagem e Educação: conceitos básico (Capítulo de Livro) In Linguagens e práticas escolares - leitura, literatura e escrita. 1. ed. Natal -RN: EDUFRN - Editora da Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, 2014. 290p .

5.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . Educação e Tecnologia. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2016. 164p .

6.
ARAÚJO, C. M.; FELIPE, M. A. . A Imagem na Mídia Impressa - Guia do Tutor. 1. ed. Natal -RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

1.
ARAÚJO, C. M.; PIMENTEL, N. M. . Reflexões sobre a produção e disponibilização de materiais didáticos no âmbito do sistema Universidade aberta do Brasil. In: Elizama das Chagas Lemos e Ilane Ferreira cavalcante. (Org.). Experiências e Práticas da Educação a Distância no Brasil. 1ed.Natal RN: IFRN EDITORA, 2015, v. 1, p. 09-264.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:29:09