Leticia Maria Pinto da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4695006923451264
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1996) e Publicidade & Propaganda (1994) pela Universidade de Taubaté, mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora assistente-doutora, concursada, da Universidade de Taubaté, coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em Comunicação e Marketing Político da Universidade de Taubaté, professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté e dos cursos de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, em Gestão de Marketing e em Administração da FAAP - São José dos Campos. Tem experiência na área de Comunicação Corporativa, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leticia Maria Pinto da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, L. M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Taubaté, Reitoria.
Rua Quatro de março, 432
centro
12020-270 - Taubate, SP - Brasil
Telefone: (012) 362254123
Fax: (012) 36222235


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Na contramão do marketing político: as eleições municipais de taubaté-sp, em 2004, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Adolpho Carlos Françoso Queiroz.
Palavras-chave: marketing político; comunicação política; televisão regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros.
2000 - 2002
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Vozes dissonantes na imprensa do interior: a produção e a recepção do jornal A Voz do Vale do Paraíba,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Cicilia Maria Krohling Peruzzo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: contexto local; imprensa local; jornais do interior; newsmaking; recepção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
1998 - 1999
Especialização em Especialização em Comunicação Social. (Carga Horária: 400h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1995 - 1996
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Uma Lacuna na História - Movimentos de oposição ao regime militar nas cidades de Lorena e Aparecida.
Orientador: Robson Bastos da Silva.
1989 - 1994
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Animação Gráfica em 3D para comerciais de TV, em São José dos Campos.
Orientador: Robson Bastos da Silva.




Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor cursos de Pós-graduação/SJC, Carga horária: 9


Revista Lettering, RL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Editora, Enquadramento Funcional: Editora


Revista Vogal, RV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20
Outras informações
Editora Executiva.


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mestrado em Desenvolvimento Humano, Carga horária: 28
Outras informações
Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Assessoria de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente-Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Teoria da Comunicação; Técnicas de Reportagem, Pesquisa e Entrevista Jornalística; Comunicação Comunitária; Comunicação Comparada; Assessoria de Comunicação. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político Professora do curso de Pós-graduação em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing

Atividades

07/2006 - Atual
Direção e administração, UNITAU, .

Cargo ou função
Coordenadora da Assessoria de Comunicação.
06/1999 - Atual
Ensino, comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
comunicação integrada, assessoria e comunicação empresarial, teoria da comunicação, comunicação comunitária, comunicação comparada, técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística

Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, PMCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.


Jornal Valeparaibano, VP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter e Editora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Repórter e Editora do Jornal Valeparaibano. Responsável pela implantação do Caderno de Imóveis, do qual era responsável por todo o processo de editorial. Editora de outros suplementos especiais, como ValeMontanha, ValeVerão e Aniversário das Cidades.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Comunicação & Desenvolvimento Humano
Descrição: Objetivo geral Compreender a interface dos processos comunicacionais com os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano. Objetivos específicos ? Investigar a interferência das informações (publicidade e jornalismo) veiculadas pelos meios de comunicação de massa, incluindo sites e redes sociais digitais, sobre o cotidiano dos indivíduos; ? Apurar como as organizações utilizam as ferramentas de comunicação no relacionamento com seus diferentes públicos, especialmente na esfera dos Recursos Humanos; ? Investigar as relações entre Mídia & Política; ? Verificar como as ferramentas de comunicação auxiliam a condução de diferentes políticas públicas (esferas social, ambiental, de saúde e educação) Fundamentos teóricos As pesquisas desta área são conduzidas pelas teorias da comunicação e apoiadas em outros campos como o da sociologia e da psicologia social (teoria das representações sociais), que sempre possibilitaram um entendimento mais apropriado sobre o poder da comunicação no desenvolvimento das sociedades. Metodologia As pesquisas em comunicação têm perspectivas quantitativa e qualitativa, respaldadas por métodos e técnicas de pesquisa das Ciências Sociais, tendo como principais instrumento de coleta de dados entrevistas, questionários e análise de materiais (peças de comunicação ? anúncios publicitários e reportagens nos meios massivos e segmentados e postagens em redes sociais ). Para análise das entrevistas e dos materiais, é aplicada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2007). O tratamento de dados utiliza ferramentas computacionais (ALCESTE, IRaMuTeQ, SPHINX, SPSS). Sugestões de temas relacionados ao projeto que podem ser desenvolvidos ? Estudos relacionados à influência dos meios de comunicação na formação das identidades. ? Estudos relacionados à influência dos meios de comunicação nos processos do desenvolvimento humano. ? Tecnologias da Comunicação e Informação em Educação ? Comunicação e Educação ? Comunicação de Massa (Publicidade e Jornalismo) e o cotidiano dos indivíduos ? Comunicação nas Redes Sociais Digitais ? Mídia & Política ? Mídia e Políticas Públicas (esferas social, ambiental, de saúde e educação) ? Políticas de Comunicação em Recursos Humanos).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Leticia Maria Pinto da Costa - Coordenador / Edna Maria Querido de Oliveira Chamon - Integrante / Marcia Maria Dias Reis Pacheco - Integrante / Particia Ortiz Monteiro - Integrante.Número de orientações: 3


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Ciências Humanas (Taubaté)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1997
1ª colocação no IV Expocom - Jornalismo/Livro-reportagem, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, F. G.2016SANTOS, F. G. ; COSTA, L. M. P. ; LEAO, M. A. B. G. . TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELAÇÕES COM A PUBLICIDADE INFANTIL, A MÍDIA TELEVISIVA E O CONSUMO. Revista Mediação, v. 17, p. 104-116, 2016.

2.
COSTA, L. M. P.2007COSTA, L. M. P.. A propaganda política na TV Regional. Acervo On-line de Mídia Regional (UNITAU), v. 6, p. 32-48, 2007.

3.
COSTA, L. M. P.2005COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A. . Eleições presidenciais de 2004, nos Estados Unidos: uma leitura da propaganda ideológica na mídia. Ecos Revista, Pelotas-RS, v. 9, p. 05-22, 2005.

4.
COSTA, L. M. P.2005 COSTA, L. M. P.. O newsmaking na imprensa do interior: a rotina produtiva do jornal A Voz do Vale do Paraíba. Comunicação & Sociedade, UMESP, v. 43, p. 105-120, 2005.

5.
COSTA, L. M. P.2004 COSTA, L. M. P.. Política e imprensa no interior: o atralemento de prefeitura e câmaras com os pequenos jornais. Idade Mídia, São Paulo, v. 1, n.1, 2004.

6.
COSTA, L. M. P.2004 COSTA, L. M. P.. Vozes dissonantes na imprensa do interior: a produção e a recepção do jornal A Voz do Vale do Paraíba. Revista de Ciências Humanas (Taubaté), UNITAU, v. 10, p. 99-110, 2004.

7.
COSTA, L. M. P.2003COSTA, L. M. P.; SOUSA, C. M. . Limites e possibilidades do jornalismo cidadão na TV. Revista Digital Estudos de Comunicação, São José dos Campos, v. 2, 2003.

8.
COSTA, L. M. P.2003COSTA, L. M. P.; GALVÃO JR., L. C. . Jornal UNITAU: fortalecendo relações institucionais. Revista de Extensão da Universidade de Taubaté, v. 1, n.1, p. 29-36, 2003.

9.
COSTA, L. M. P.2003COSTA, L. M. P.. Vozes dissonantes na imprensa do interior: a produção e a recepção do jornal "A Voz do Vale do Paraíba". Revista de Ciências Humanas (Taubaté), v. 1, n.1, 2003.

10.
COSTA, L. M. P.2001COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A. ; PERES, A. ; NOVAES, G. A. ; PICOLIN, J. C. ; COSTA, R. . Pittagate: uma leitura da propaganda ideológica na Folha de S. Paulo. Mídia, Textos e Contextos, Porto Alegre, v. 14, n.1, p. 57-73, 2001.

11.
COSTA, L. M. P.2000COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A. ; PERES, A. ; NOVAES, G. A. ; PICOLIN, J. C. ; COSTA, R. . Pittagate: uma leitura da propaganda ideológica na Folha de S. Paulo. Revista de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Valinhos-SP, v. 3, n.3, p. 162-180, 2000.

12.
COSTA, L. M. P.2000COSTA, L. M. P.. TV Setorial: novas perspectivas. Revista Acervo, Taubaté, v. 5, n.1, p. 109-121, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, A. L. (Org.) ; COSTA, L. M. P. (Org.) . práticas Sociais e Interdisciplinares. 1. ed. Taubaté: Editora UNITAU, 2017. v. 1. 362p .

2.
QUEIROZ, A. ; COSTA, L. M. P. . No espaço cênico da Propaganda Política. 01. ed. Taubaté: Papel Brasil, 2011. v. 01. 332p .

3.
QUEIROZ, A. (Org.) ; QUERIDO, E.A.O (Org.) ; COSTA, L. M. P. (Org.) ; CARNIELLO, M. F. (Org.) ; MACEDO, R. G. (Org.) . Marketing Político: estratégias globais e regionais. , 2010.

4.
COSTA, L. M. P.. X da questão - jornalistas de redação e de assessoria de imprensa. 1. ed. Taubaté: Papel Brasil, 2003. v. 1. 104p .

5.
COSTA, L. M. P.; BORREGO, B. ; MAIA, P. . Uma lacuna na História: movimentos de oposição ao regime militar nas cidades de Lorena e Aparecida. 2. ed. Taubaté: Papel Brasil, 2000. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, F. G. ; COSTA, L. M. P. . Controle remoto das decisões familiares: a publicidade na TV reforçando o consumo de produtos infantis. In: André Luiz da Silva;Leticia Maria P. Costa. (Org.). Práticas Sociais e Interdisciplinares. 1ed.Taubaté: Editora UNITAU, 2017, v. 01, p. 132-165.

2.
COSTA, L. M. P.; ASSIS, F. . A internet como instrumento da propaganda ideológica: o blog de Ricardo Noblat e o caso mensalão. In: Adolpho Queiroz;Carlos Manhanelli;Moisés Stefano Barel. (Org.). Marketing Político: do comício à internet. São Paulo: ABCOP, 2007, v. , p. -.

3.
COSTA, L. M. P.. Vozes dissonantes da imprensa do interior. In: José Marques de Melo; Cidoval Morais de Souza; Maria Cristina Gobbi. (Org.). Regionalização midiática - Estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. 1ed.Rio de Janeiro: Sotese, 2006, v. 1, p. 297-323.

4.
COSTA, R. ; NOVAES, G. A. ; PERES, A. ; PICOLIN, J. C. ; QUEIROZ, A. ; COSTA, L. M. P. . O pitagate num jornal de causas. In: Adolpho Queiroz. (Org.). Marketing Político Brasileiro - ensino, pesquisa e mídia. São Bernardo do Campo: Intercom, 2005, v. , p. 73-92.

5.
COSTA, L. M. P.. O jornalismo a quatro mãos: repensando a responsabilidade social. In: Letícia Maria Pinto da Costa. (Org.). X da questão - jornalistas da redação e de assesoria de imprensa. 1ed.Taubaté: Papel Brasil, 2003, v. 1, p. 11-23.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, L. M. P.. Taubaté à luz de si mesma. O Vale, São José dos Campos, p. 03 - 03, 13 abr. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. C. E. ; COSTA, L. M. P. . As TIC na educação: concepções docentes e discentes sobre as ferramentas digitais google for education. In: VI CICTED, 2017, Taubaté. VI CICTED. A matemática está em tudo. Taubaté: Universidade de Taubaté. v. 01. p. 12-12.

2.
COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A. . ?Eleições presidenciais de 2004, nos Estados Unidos: uma leitura da propaganda ideológica na mídia?. In: Seminário Brasileiro de Marketing Político, 2005, Rio Claro-SP. Anais do IV Seminário Brasileiro de Marketing Político, 2005.

3.
COSTA, L. M. P.; ASSIS, F. . Política na era digital: um estudo sobre o papel dos blogs no debate acerca do ?mensalão. In: IV Politicom - Seminário Brasileiro de Marketing Político, 2005, Rio Claro -SP. Anais do IV Politicom - Seminário Brasileiro de Marketing Político, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HARTMAN, P. L. S. ; SIQUEIRA, C. R. L. ; COSTA, L. M. P. . Desenvolvimento Humano e empatia: uma integração bioecoógica. In: VI Cicted, 2017, Taubaté. Vi Cicted - A matemática está em tudo. Taubaé: Universidade de Taubaté, 2017. v. 01. p. 69-70.

2.
COSTA, L. M. P.; MARTINS, L. S. ; SALLA, M. S. . Mera coincidência: o poder da TV e a construção da opinião pública. In: X Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, 2005, Taubaté-SP. Anais do X Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Pós-graduação, 2005. p. 213-213.

3.
COSTA, L. M. P.; ASSIS, F. ; ROSEMBACK, I. . Crítica política em Chico Buarque: a música como forma de comunicação na resistência à ditadura. In: X Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, 2005, Taubaté - SP. Anais do X Encontro de Iniciação Científica e da Vi Mostra de Pós -graduação da Universidade de Taubaté, 2005. p. 198-198.

4.
COSTA, L. M. P.. O newsmaking na imprensa do interior: a rotina produtiva do jornal "A Voz do Vale do Paraíba". In: IV Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU, 2003, Taubaté. Anais da IV Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU, 2003. v. 1. p. 211-211.

5.
COSTA, L. M. P.; SOUSA, C. M. . Limites e possibilidades do jornalismo cidadão na TV. In: VI Congresso Latino-americano de investigadores de la comunicación da Universidad Privada de Santa Cruz de La Sierra, 2002, Santa Cruz. Anais do VI Congresso Latino-americano de investigadores de la comunicación da Universidad Privada de Santa Cruz de La Sierra, 2002. v. 1. p. 84-84.

6.
COSTA, L. M. P.; AOYAMA, E. C. . A trajetória do Jornal Matéria Prima. In: VII Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, 2002, Taubaté. Anais do VII Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté, 2001. v. 1. p. 163-163.

7.
COSTA, L. M. P.. Vínculo da marca sob a ótica da teoria da aprendizagem: uma análise da propaganda. In: XXIV Intercom, 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Intercom, 2001. v. 1. p. 117-117.

8.
COSTA, L. M. P.; AOYAMA, E. C. . Estudo comparado das versões impressa e online do jornal Valeparaibano. In: VI Encontro de Iniciação Científica, 2001, Taubaté. Anais do VI Encontro de Iniciação Científica, 2001. v. 1. p. 249-249.

9.
COSTA, L. M. P.; SOUSA, C. M. . Televisão e cidadania: tentativas de aproximação. In: II Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU, 2001, Taubaté. Anais da II Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU, 2201. v. 1. p. 347-347.

10.
COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A. ; PERES, A. ; NOVAES, G. A. ; PICOLIN, J. C. ; COSTA, R. . Pittagate: uma leitura da propaganda ideológica na Folha de S. Paulo. In: XXIII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. Anais do XXIII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA, L. M. P.; FIGUEIREDO, A. P. S. ; LEAO, M. A. B. G. ; DE, M. A. C. D. . A metacognição na aprendizagem de adultos. Sinergia (IFSP. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAMON, E. M. Q. O. ; MONTEIRO, P. O. ; COSTA, L. M. P. . As representações sociais do risco ambiental pela imprensa brasileira: o caso Samarco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, L. M. P.. A Comunicação como parte integrante da Economia Criativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, L. M. P.. A influência da mídia atual na consciência sociopolitica brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, L. M. P.. 'Política & redes sociais: palanque ou corpo a corpo?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, L. M. P.. A força da Comunicação na Administração Pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA, L. M. P.; CHAMON, E. M. Q. O. ; PACHECO, M. M. D. R. ; MONTEIRO, P. O. . Representações Sociais dos Professores da Rede Pública do Vale do Paraíba SP sobre Tecnologias e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, L. M. P.. As redes sociais na comunicação empresarial - limites e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, L. M. P.. Mídias digitais e comunicação interna: sustentabilidade vs. eficiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, L. M. P.. Revista Lettering, um case de sucesso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COSTA, L. M. P.. O novo cenário da Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COSTA, L. M. P.. Mídias sociais e a política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, L. M. P.. Trajetória dos estudos em comunicação na América Latina. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2001 (Resenha).

2.
COSTA, L. M. P.. Viva São Benedito!. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2001 (Resenha).

3.
COSTA, L. M. P.. Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil: avaliação e perspectivas. São Bernardo do Campo: Cátedra da UNESCO de Comunicação para o desenvolvimento regional, 2000 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRISOLA, E. M. A. ; ROCHA, R. ; COSTA, L. M. P. . A construção da interdisciplinaridade no Mestrado Em Desenvolvimento Humano: o diálogo entre saberes, práticas e contextos. 2015. (Editoração/Livro).

2.
COSTA, L. M. P.. Revista de Ciências Humanas. 2015. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PACHECO, M. M. D. R.; TARCIA, R. M. L.; COSTA, L. M. P.. Participação em banca de Andréa Flávia de Brito Gonçalves. O blog no contexto educacional: o uso deste ambiente virtual em escolas públicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Humano) - Universidade de Taubaté.

2.
COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A.. Participação em banca de Daniela Rocha. A campanha eleitoral de Getulio Vargas no cinema em 1950. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

3.
QUEIROZ, A.; GALINDO, D. S.; COSTA, L. M. P.. Participação em banca de Lincoln Sales Franco. Whasington Luis - A propaganda política que levou um paulista de Macaé à Presidência da República. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

4.
COSTA, L. M. P.; QUEIROZ, A.; TARSITANO, P.R.. Participação em banca de Ricardo Reis Hiar. A propaganda política de Eurico Gaspar Dutra - o 16º Presidente do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Gouvea, L.G.; RENDA, V. L. S.; COSTA, L. M. P.. Participação em banca de Fabiana Lopes da Silva e Patricia Ribeiro Bitencourt.Diálogos intertextuais: uma análise semiológica da obra fílmica "Shrek para sempre". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais e Letras) - Universidade de Taubaté.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, L. M. P.; BRAZIL, J. M. O.; MURADE, J. F. G.. Planejamento Estratégico em Comunicação. 2005. Universidade de Taubaté.

2.
COSTA, L. M. P.; MONTEIRO, R. L.; PIMENTEL, M. T. R.. Mídia impressa e jornalismo eletrônico. 2005. Universidade de Taubaté.

Outras participações
1.
COSTA, L. M. P.. Congresso de História da Mídia Sudesten- Memória, Espaço e Mídia. 2010. Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso de História da Mídia Sudeste - Memória, Espaço e Mídica. História do Jornalismo. 2010. (Congresso).

2.
I Encontro Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais.As ações de Comunicação Corporativa na Universidade de Taubaté. 2008. (Encontro).

3.
II Unescom - Seminário de divulgação do grupo comunicacional de São Bernardo do Campo.II Unescom - Seminário de divulgação do grupo comunicacional de São Bernardo do Campo. 2005. (Seminário).

4.
I Unescom - Seminário de divulgação do grupo comunicacional de São Bernardo do Campo.I Unescom - Seminário de divulgação do grupo comunicacional de São Bernardo do Campo. 2005. (Seminário).

5.
IV Seminário Brasileiro de Marketing Político.IV Seminário Brasileiro de Marketing Político. 2005. (Seminário).

6.
X Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté.X Encontro de Iniciação Científica da Universidade de Taubaté. 2005. (Encontro).

7.
I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino. Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino. 2003. (Congresso).

8.
II Seminário de Propaganda Política.II Seminário de Propaganda Política. 2003. (Seminário).

9.
V Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-americana de Comunicação.V Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-americana de Comunicação. 2001. (Outra).

10.
XXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vinculo da marca sob a ótima da teoria da aprendizagem: uma análise da propaganda "Formigas". 2001. (Congresso).

11.
IV Celacom - Ciclo de Estudos sobre a Escola latino-americana.IV Celacom. 2000. (Outra).

12.
IV Lusocom - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação.IV Lusocom - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação. 2000. (Encontro).

13.
V Regiocom.V Regiocom. 2000. (Seminário).

14.
XXIII Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Pittagate: uma leitura da propaganda ideolódica na Folha de São Paulo. 2000. (Congresso).

15.
II Congresso Brasileiro de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Jornalismo Empresarial. Congresso Brasileiro de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Jornalismo Empresarial. 1999. (Congresso).

16.
XXII Intercom. XXII Intercom. 1999. (Congresso).

17.
XX Intercom. XX Intercom. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, A. ; QUERIDO, E.A.O ; COSTA, L. M. P. ; CARNIELLO, M. F. . VIII Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Político. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Gomes Mafra. Gestão de crises e o preparo das empresas: o caso Samarco. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Taubaté. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Filipe Guimarães dos Santos. COMPRA, PAPAI. A PUBLICIDADE NA TV INTERFERINDO NO CONSUMO E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

2.
Filipe Guimarães dos Santos. Compra, papai: a publicidade na TV inferferindo no consumo e no desenvolvimento infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Humano) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

3.
Ana Paula Santos de Figueiredo. O ensino na educação profissional a distância: um estudo de caso em um Instituto Federal de Educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Humano) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

4.
Ana Paula Santos de Figueiredo. O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: Um estudo de caso em um instituto federal de educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Socia) - Universidade de Taubaté, . Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Augusto dos Santos. Vida em miniatura - um vídeo-documentário sobre xadrez. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

2.
Anelisa Faria, Francine Lopes e Stella Marcon. Assessoria de Comunicação Integrada para o Projeto Reciclando. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

3.
Danielle Nunes Balieiro. Revista Feliz Idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

4.
Marina Mantovanini. Do jornalismo impresso ao jornalismo online: a evolução de um conceito. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

5.
Ligia Maria de Toledo. Carnaval Cai e Pira - os festejos momescos de São Luiz do Paraitinga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

6.
Deborah Meister. Assessoria de Comunicação, a química da empresa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

7.
Getúlio Marques. Amores (i)legais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

8.
Max Ramon. No olho do furacão - utopias, controvérsias e desilusões de Paulo de Tarso Venceslau. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

9.
Glauco Xavier. Vale Webcar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

10.
Maria Raquel do Carmo. A dança do santo preto - o moçambique de São Benedito. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

11.
Carolina Haddad. O que os olhos não vêem, o coração sente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

12.
Eloisa Aoyama. Revista Ciência Atual. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

13.
Tatiana de Jesus e Lucilene Leal. Revista online Taubateen. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

14.
Renata Maria Mora. Assessoria de Comunicação para o XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

Iniciação científica
1.
Francisco de Assis e Isabela Rosemback. Crítica política em Chico Buarque: a música como forma de comunicação na resistência à ditadura. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

2.
Letícia da Silva Martins e Marilia da Silva Salla. Mera coincidência: o poder da TV e a construção da opinião pública. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em comunicação social) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

3.
Eloisa Aoyama. A trajetória do jornal Matéria Prima. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.

4.
Eloisa Aoyama. Estudo comparada das versões impressa e online do jornal Valeparaibano. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Taubaté. Orientador: Leticia Maria Pinto da Costa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:28:53