Rodrigo Pelais Banhoz

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  • Última atualização do currículo em 09/05/2014


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, bem como mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor de história do e.f. e e. médio - Colegio Nossa Senhora Medianeira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do direito, interdisciplinaridade, poder, história medieval portuguesa e história e mudança de paradigmas no direito civil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Pelais Banhoz
Nome em citações bibliográficas
BANHOZ, R. P.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Concepções de poder em Afonso II, rei de Portugal (1211-1223): fontes jurídicas régiaconcepções de poder régio e concelhia,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Fátima Regina Fernandes Friguetto.
Palavras-chave: História Medieval portuguesa; História política medieval portuguesa; História do direito; Concepções de poder.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
1999 - 2004
Graduação em Direito.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
1997 - 2002
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Paraná/ PROGRAD-monitoria.




Atuação Profissional



Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, FARESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto 1, Carga horária: 6


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION, ISE SION, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 3

Atividades

03/2006 - 06/2010
Ensino, NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ANTROPOLOGIA
PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA I
PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA III

Colegio Nossa Senhora Medianeira, CNSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História do E.F. e E. Médio, Carga horária: 30


ASSOCIACAO DO COLEGIO NOSSA SENHORA DE SION, ACNSS_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BANHOZ, R. P.; FACHIN, L. E. . Crítica ao legalismo jurídico e ao historicismo positivista: ensaio para um exercício de diálogo entre história e direito, na perspectiva do direito civil contemporâneo.. In: CArmen Lúcia Silveira Ramos; Gustavo Tepedino; Heloísa Helena Barbosa; José ntônio Gediel; Luiz Edson Fachin; Maria Celina Bodin de Moraes.. (Org.). Diálogos sobre o direito civil.. Rio de Janeiro: Renovar, 2002, v. , p. 47-74.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BANHOZ, R. P.. A expressão normativa legal na organização da pluralidade de fontes jurídicas entre os séculos XI e XIII, e na construção do direito régio português no reinado de Afonso II.. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2003, Assis/SP. Identidade, poder e religião. Assis/São Paulo: Gráfica UNESP, 2003. p. 14-15.

2.
BANHOZ, R. P.. O direito comum e o poder régio no reinado de Afonso II: as leis gerais de 1211 na organização da pluralidade de fontes do direito entre o início do século XI e do século XIII.. In: Simpósio de apresentação pública das monografias de conclusão do curso de graduação em História., 2001, Curitiba. Resumos, 2001. p. 37-38.

3.
BANHOZ, R. P.. As leis portuguesas de 1211: hierarquia das fontes de direito no poder régio medieval.. In: I Congresso de Humanidades, 2000, Curitiba. I Congresso de Humanidades, Anais. Curitiba: Imprensa Universitária da UFPR, 2000. v. I. p. 144-144.

4.
BANHOZ, R. P.. O estudante de história e a compreensão e trabalho a partir de textos historiográficos e fontes primárias medievais.. In: Um retrato do programa monitoria 1999, 1999, Curitiba. Um retrato do programa monitoria 1999. Curitiba: Pró-reitoria de graduação, 1999. p. 130-130.


Demais tipos de produção técnica
1.
BANHOZ, R. P.. Projeto Hábile - Editora Positivo LTDA.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de itens de História para avaliação institucional).

2.
BANHOZ, R. P.. Projeto Hábile - Editora Positivo LTDA.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de itens de História para avaliação institucional).

3.
BANHOZ, R. P.. Elaboração de itens de História no modelo ENEM - Editora Positivo LTDA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de itens no modelo ENEM.).

4.
BANHOZ, R. P.. Elaboração de itens de História no modelo ENEM - Editora Positivo LTDA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de itens no modelo ENEM.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BANHOZ, R. P.. Participação em banca de Michele Alves de Almeida Piaskoski.A transformação do conceito de docente da Grécia a atualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

2.
BANHOZ, R. P.. Participação em banca de Flavio Silveira Jayme.A utiliização do cinema como recurso didático no ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana do Curso de Pedagogia e Diálogos Educacionais em Letras.Como trabalhar com fontes históricas primárias em sala de aula. 2014. (Oficina).

2.
Memórias e Práticas Educativas.O conhecimento historiográfico e a abordagem da HIstória na escola.. 2006. (Outra).

3.
V CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS. A expressão normativa legal na organização da pluralidade das fontes jurídicas entre os séculos XI e XIII, e na construção do direito régio português no reinado de Afonso II. 2003. (Congresso).

4.
I Congresso de Humanidades: diálogo entre saberes. As leis portuguesas de 1211: hierarquia das fontes de direito no poder régio medieval.. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Jose Arruda. O respeito à individualidade na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em NORMAL SUPERIOR) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Rodrigo Pelais Banhoz.



Outras informações relevantes


Participação em eventos como ouvinte:

1998  30 Anos do Maio de 68, Curitiba, 04-08 mai.
1998  Origem e Significação da Revolução Copernicano-galileana, Curitiba, 02-04 ago.
1998  Brasil 500 Anos - Experiência e Destino: a Descoberta do Homem e do Mundo, Curitiba, 24 ago. - 03 set.
1999  Brasil 500 Anos - Experiência e Destino: a Outra Margem do Ocidente, Curitiba, 06-16 abr.
1999  IV Ciclo de Reflexões sobre as Licenciaturas da UFPR, Curitiba, 3 e 4 mar.
2000  I Congresso de Humanidades: Diálogo entre Saberes, Curitiba, 29 out. - 01 nov.
2000  O Conceito de Estado na Filosofia Moderna e Contemporânea, Curitiba, 18 - 20 abr.
2000  Congresso Internacional de Ética e Cidadania - II Encontro de Direito e Psicanálise, Curitiba, 31 out. - 04 nov.
2002  IV Simpósio Nacional de Direito Constitucional, Curitiba, 14-16 out. 

Atividades Acadêmicas:

1998  PROGRAD-UFPR/PROLICEN, Universidade Federal do Paraná. Projeto de pesquisa intitulado "Catálogo de fontes de História Antiga e Medieval: levantamento de fontes primárias existentes na cidade de Curitiba".

1999  Monitor, disciplina História Medieval I, Curso de História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

2001-2002  Integrante do grupo de pesquisa Copérnico. composto por professores e pós-graduandos em Direito na Universidade Federal do Paraná.

2001 - 2002  Integrante do grupo de pesquisa autônomo em História Medieval, intitulado Labiritno, cujos integrantes são alunos de História da Universidade Federal do Paraná.

Estágios

1998  Estágio na Fundação Cultural de Curitiba, Projeto especial Linhas do conhecimento, Curitiba, ago. - dez.

1999  Estágio na Editora W.Fenianus, Curitiba.

2000  Estágio, escritório de advocacia do Procurador do Estado do Paraná Luiz Edson Fachin.

2001-02  Estágio no Tribunal de Alçada do Paraná, Curitiba, jan. de 2001 - mar. de 2002.




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