Angela Sivalli Ignatti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5457520439104180
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Mackenzie/SP; Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). No Instituto de Humanidade, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado da UFSB, atua na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, com disciplinas do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Estudos Linguísticos, Letramento e Linguística Aplicada e com Projetos de Ensino-Aprendizagem Mediados por Tecnologias Digitais. Atua também na etapa de Formação Geral de Bacharelados Interdisciplinares da UFSB, em Componentes Curriculares como Oficinas de Textos e Gêneros do Discurso; Variação Linguística e Identidade Cultural. No âmbito da Pesquisa e Extensão, trabalha ainda com temas ligados ao Letramento Literário; à Literatura Periférica; ao Ensino de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa para formação de Professores da área de Linguagens. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Sivalli Ignatti
Nome em citações bibliográficas
IGNATTI , A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado.
Rua Itabuna
Ferradas
45613204 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 32118749


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Tempo, Espaço e Autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a cegueira, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Lilian Lopondo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Autoconsciência; Cronotopos; Identidade; Saramago.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
2001 - 2003
Mestrado em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Crônicas de Futebol: Lirismo e Drama,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dra. Lilian Lopondo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Comparada; Futebol; Drama; Crônica; Estilística; Lirismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 1999
Graduação em Letras - Licenciatura Plena.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
O Ingresso nas Culturas do Escrito, Emília Ferreir. (Carga horária: 4h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Formação em Educação e Arte Contempor.. (Carga horária: 2h).
Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.
2012 - 2012
A discussão literária na formação do leitor. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
2012 - 2012
Reflexão sobre a língua: uma prática imprescind.. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
2005 - 2005
Gramática de usos do Português. (Carga horária: 17h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Crônica na Sala de Aula. (Carga horária: 24h).
Instituto Cultural Itau, ICI, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Programa de Desenvolvimento de Educadores. (Carga horária: 24h).
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A Nivel II do IHAC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Formação Geral, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Colegiado da Formação Geral do IHAC - Instituto de Humanidades Artes e Ciências da UFSB. Responsável pela coordenação acadêmica da Área Básica de Ingresso (ABI) no IHAC do Campus Jorge Amado - em Itabuna, BA.

Atividades

12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado Especial da Formação Geral.
09/2015 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: diversidade e variação linguística
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: Sequências Didáticas
Práticas de Ensino de Língua e Literatura
Praticas Educacionais Compartilhadas
Questões de Identidade na Literatura Nacional
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: Projetos mediados por Tecnologias Digitais
03/2015 - Atual
Ensino, Formação Geral - Bachar. e Lic. interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LES - Leitura, Escrita e Sociedade
LTS - Língua, Território e Sociedade
Oficina de Textos Técncios e Acadêmicos em Educação
03/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para aulas presenciais e metapresencias síncronas via web-conferência..

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional da Área de Letras, Carga horária: 24
Outras informações
Trabalhei como Orientadora Educacional no Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a Distância da Unicamp para Professores da Rede Pública de São Paulo, no programa Redefor. O trabalho do Orientador Educacional era o de orientar os alunos sobre os conteúdos das disciplinas de Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura, bem como avaliar as atividades desenvolvidas pelos discentes. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (em plataforma Teleduc) possibilitava a interação entre os Formadores e os Cursistas por meio de Fóruns de Discussão, Portfólios, Diários de Bordo, Ferramentas de Escrita Colaborativa (Wikis), Emails, entre outros recursos mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. O programa Redefor encerrou suas atividades na Unicamp em 2013, tendo atingido sua meta de formar mais de dois mil Especialistas em Língua Portuguesa na Rede Pública do Estado de São Paulo, ao longo de dois anos e meio de trabalho. Além do acompanhamento dos alunos, fui responsável pela supervisão de 35 monografias, elaboradas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas duas edições desse curso de Especialização, de 2010 a 2013. Todo o Curso de Especialização em Língua Portuguesa foi coordenado pela Prof. Dra. Roxane Rojo, do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. O Programa Redefor foi Coordenado pelo Prof. Dr. Munir Salomão Skaf, da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG) da Unicamp.


Mundel Assessoria em Educação, MUNDEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora Formadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 6
Outras informações
Atuou como Professora Formadora de docentes da área de Língua Portuguesa para o nível Fundamental II e Médio em duas escolas da Rede Pública Estadual de São Paulo, em um projeto conduzido pela instituição Parceiros da Educação em conjunto com a assessoria educacional da empresa Mundel. No momento, desenvolvo atividades de formação docente na E.E. Antônio Alves Cruz e na E.E. Carlos Maximiliano Pereira do Santos, ambas na região de Pinheiros.


Centro de Estudos da Escola da Vila, CEEV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Estudos Linguísticos e MTA, Carga horária: 14
Outras informações
Cargo: Professora Estudos Linguísticos e Metodologia do Trabalho Acadêmico - 02/2013 ? Atuo como docente de Estudos Linguísticos para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Educação Infantil no centro de Formação de Professores da Escola da Vila. Trabalhei também com palestras e oficinas de Produção Textual, ensino de Literatura, entre outras. O Centro de Formação da Vila possui larga tradição na educação continuada de Docentes de EF e EM, além de oferecer cursos de Pós-Graduação na área educacional. Cargo: Professora de Língua Portuguesa e Literatura - 01/2012 ? 06/2013 Atuei como docente de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Médio, dentro da metodologia construtivista e do projeto técnico-pedagógico baseado na plataforma Moodle dessa conceituada instituição. Desenvolvi atividades interdisciplinares e matérias didáticos para o trabalho com Sequências Didáticas, a partir do modelo dos pensadores da escola de Genebra (Dolz, Noverraz, Schneuwly, entre outros), nos campos da Literatura, Reflexão sobre a Língua e Produção Textual.


SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de Comunicação Oral e Escrita, Carga horária: 27
Outras informações
Atuei como docente das disciplinas citadas acima, lecionando aos alunos do curso de Aprendizagem Industrial. As aulas visam ao desenvolvimento de competências e habilidades de escrita e oralidade em Língua Portuguesa.


Escola Italiana Eugenio Montale, SIEM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Bras. e Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora de Língua Portuguesa e Literatura para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Essa é uma escola bilíngue ítalo-brasileira a qual desenvolve um trabalho de bi-culturalidade. O trabalho em conjunto com as diferentes matérias da grade curricular buscava a complementaridade, de modo que se somassem as competências linguísticas, da redação e do estudo da literatura sem que houvesse repetição de conteúdos.

Atividades

08/2003 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira e Portuguesa

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Estagiária CAPES, Carga horária: 6

Atividades

01/2003 - 06/2003
Estágios .

Estágio realizado
Estagio Docente no Ensino Superior.

CAP - Centro de Aperfeiçoamento em Português, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura e Redação, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

Atividades

09/2000 - 05/2002
Ensino, Pré-vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Redação pré-vestibular

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Redação Empresarial, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Língua Portuguesa, Carga horária: 8

Atividades

03/2001 - 06/2002
Ensino, Secretariado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Redação Empresarial para o Curso Técnico em Secretariado


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade
Descrição: O projeto interinstitucional e interdisciplinar de pesquisa Os desdobramentos do eu: o duplo na literatura e em outras manifestações culturais da contemporaneidade insere-se na linha de pesquisa O dialogismo no discurso literário , do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem por objetivo o estudo da construção do duplo na literatura e em sua interface com outras esferas do conhecimento no âmbito das ciências humanas nomeadamente a Antropologia, a Filosofia, a História, a Lingüística, a Psicologia e a Sociologia , a fim de apreender os efeitos de sentido em que esse tema se desdobra no diálogo da cultura ocidental. Seus alicerces conceituais estão, pois, intimamente relacionados às diversas perspectivas teóricas mediante as quais o estranho familiar é focalizado em cada uma das áreas acima, sempre em conexão os estudos do discurso que têm nas relações do sujeito com o outro o seu centro de interesse. Com base em tais fundamentos, serão examinados textos literários, dramatúrgicos, cinematográficos, plásticos, musicais e televisivos cuja composição revele, direta ou indiretamente, a presença do duplo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Angela Sivalli Ignatti - Integrante / Lilian Lopondo - Coordenador / Ana Lúcia Trevisan Pelegrino - Integrante / Elaine Critina Prado dos Santos - Integrante / Aurora Gedra R. Alvarez - Integrante / Maria Luiza Guarnieri Atik - Integrante / Marlise Vaz Bridi - Integrante / Katia C. M. Suelotto - Integrante / Nefatalin Gonçalvez - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Tópicos Gramaticais: morfossintaxe
Descrição: A formação em nível de educação básica no Brasil é em muitos aspectos deficitária, sobretudo no que tange ao desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas Língua Portuguesa e Matemática. Conhecer os mecanismos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos que compõem a formação de sentido no texto é essencial ao professor de Língua Portuguesa para que possa desenvolver com competência seu trajeto profissional; contudo, acredita-se que é na educação básica que esse docente adquire esse cabedal, já que os cursos de nível superior dedicam-se a outros aspectos aspectos da formação desse profissional. Esse projeto visa à criação, desenvolvimento e aplicação de cursos de Gramática da Lingua Portuguesa oferecidos aos edtudantes das Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB e aos Professores da área de Lingugens que já atuam na Educação Báscia local. Os cursos têm duração de 60 horas e são oferecidos na modalidade semipresencials. As docentes da UFSB envolvidas no Projeto elaboraram e os conteúdos, desenvolvem o Ambiente Virtual de Aprendizagem e plataforma Moodle, ministram as aulas presenciais e fazem a tutoria das aulas virtuais. São ofertadas 40 vagas por turma à professores Licenciandos e Professores Licenciados da área de Lingaugens..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Doutora em Literatura Portuguesa, Universidade de São Paulo.
2003
Mestre em Comunicação e Letras (Literatura Brasileira), Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IGNATTI , A. S.2011 IGNATTI , A. S.; DEBENEDETI, S. . De Annemarie Schwarzenbach a Melania Mazzucco: A força da palavra escrita. Cerrados (UnB. Impresso), v. 2, p. 323-335, 2011.

2.
IGNATTI , A. S.2011IGNATTI , A. S.. O fantástico n' O Espelho de Machado de Assis: observações freudianas sobre a dualidade da alma humana. Revista Pandora, v. 06, p. 54-64, 2011.

3.
IGNATTI , A. S.2009IGNATTI , A. S.. Alguma teoria acerca do duplo e da construção da identidade. Revista Pandora, v. 12, p. 01-15, 2009.

4.
IGNATTI , A. S.2007IGNATTI , A. S.. Tempo, Espaço e Reconhecimento em Ensaio sobre a cegueira. Labirintos (UEFS), v. 01, p. 01-08, 2007.

5.
IGNATTI , A. S.2004IGNATTI , A. S.. A Cosmovisão Dramática Nas Crônicas de Futebol de Nelson Rodrigues. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 33, p. 01-06, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
IGNATTI , A. S.. O Duplo n´ O Espelho de Machado de Assis. In: Lilian Lopondo e Aurora Gedra Ruiz Alvarez. (Org.). Leituras do Duplo. 01ed.São Paulo: Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, v. 01, p. 43-62.

2.
LOPONDO, Lilian ; IGNATTI , A. S. . O topos do retorno em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. In: CORRADIN, Fávia Maria; JACOTO, Lilian. (Org.). Literatura Portuguesa Ontem, Hoje. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2008, v. 01, p. 145-160.

3.
IGNATTI , A. S.; LOPONDO, Lilian . O Cronotopo da casa do médico. In: Danielo Altamiranda; Esther Smith. (Org.). Creación y Proyección de los discursos narrativos. 01ed.Buenos Aires: Editorial Dunken, 2008, v. 01, p. 515-520.

4.
LOPONDO, Lilian ; IGNATTI , A. S. . Un Viaje a ciegas: un estudio de los cronotopos en Ensaio sobrea a cegueira, de José Saramago. In: KOLLEF, Miguel; FERRARA, Maria Victoria. (Org.). Apuntes Saramaguianos IV: José Saramago: El Debate Impostergable. 01ed.Córdoba: Universidad Catolica de Córdoba, 2008, v. 01, p. 75-83.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
IGNATTI , A. S.. A Metáfora do Olhar. JOrnal O Povo, Fortaleza, CE, p. 07 - 07, 13 set. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IGNATTI , A. S.; Lilian Lopondo . O topos da volta ao lar e a historicização do mito em Ensaio Sobre a Cegueira. In: XI Encontro Regional da ABRALIC ? 2007, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associacao Brasileira de Literatura Comparada. Sao Paulo: ABRALIC, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
IGNATTI , A. S.; ARAHATA, A. K. ; MARQUES, M. C. . Entre os muros da classe e para além deles. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo, RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação 2015. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 01. p. 207-208.

2.
IGNATTI , A. S.; MENDONCA, H. A. ; PRIETO, G. F. T. . Por uma vida menos Severina. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo, RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação 2015. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2015. v. 01. p. 238-238.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IGNATTI , A. S.; SANTOS, E. C. P. ; SUELOTTO, K. M. ; GOMES, M. A. M. ; RIBEIRO, R. S. . Sob uma Perspectiva Intertextual: uma releitura dos mitos clássicos. In: 12 Congresso Brasileira de L. Portuguesa e 3 Congresso Internacional de Lusofonia, 2008, São Paulo. Lïngua Portuguesa: Cultura e Identidade Nacional. São Paulo, SP: IP-PUC/SP, 2008. v. 01. p. 14-15.

2.
IGNATTI , A. S.. O Tempo Mítico e o Tempo Histórico em Ensaio sobre a Cegueira. In: 12 Congresso Brasileira de L. Portuguesa e 3 Congresso Internacional de Lusofonia, 2008, São Paulo. Língua Portuguesa: Cultura e Identidade Nacional. São Paulo, SP: IP-PUC/SP, 2008. v. 01. p. 16-16.

3.
IGNATTI , A. S.; Lilian Lopondo . Espaço, Tempo e Reconhecimento em Ensaio sobre a Cegueira, de J. Saramago. In: II Foro Saramaguiano de Teoría y Crítica Literarias, 2006, Córdoba. José Saramago y el siglo XXI: El debate impostergable. Córdoba: Universidade Católica de Córdoba, 2006. v. 01. p. 00-00.

4.
IGNATTI , A. S.. Os cronotopos e a autoconsciência em Ensaio Sobre a Cegueira. In: X Mostra de Pós-Graduação em Letras: Lingua e Literatura - a pesquisa em foco e Ciclo de Conferências da ABEA: Estudos americanos em debate, 2006, São Paulo. Os cronotopos e a autoconsciência em Ensaio Sobre a Cegueira, 2006. p. 21-21.

5.
IGNATTI , A. S.. Futebol. Lirismo e Drama: Drummond e Nelson. In: Encontro Nacional da ABRALIC - 2005, 2005, Rio de Janeiro. Encontro Nacional da ABRALIC - 2005, 2005. v. 01. p. 289-289.

6.
IGNATTI , A. S.. Futebol, Lirismo e Drama: Drummond e Nelson. In: 52 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2004, Campinas. 52 Seminário do GEL - Programaçao e Resumos, 2004. v. 01. p. 302-302.

7.
IGNATTI , A. S.. Crônicas de Futebol: Lirismo e Drama. In: II Congresso Internacional Todas as Letras, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional Todas as Letras, 2003. v. 1. p. 94-94.

8.
IGNATTI , A. S.. A cosmovisão dramática nas crônicas de futebol de Nelson Rodrigues. In: 51 Seminário do GEL, 2003, Taubaté. 51 Seminário do GEL, 2003. v. 01. p. 108-108.

9.
IGNATTI , A. S.. A Interdiscursividade presente no trecho selecionado da obra A Caverna, de José Saramago. In: 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos IP-PUC/SP, 2002. v. 01. p. 36-36.

Apresentações de Trabalho
1.
IGNATTI , A. S.. O tempo histórico e o tempo mítico em Ensaio sobre a cegueira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
IGNATTI , A. S.. Sob uma perspectiva intertextual: releitura dos mitos clássicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Lilian Lopondo ; IGNATTI , A. S. . O topos da volta ao lar e a historicização do mito em Ensaio Sobre a Cegueira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Lilian Lopondo ; IGNATTI , A. S. . O cronotopo da casa do médico e a desconstrução do mito em Ensaio Sobre a Cegueira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
IGNATTI , A. S.. Uma Viagem às cegas: um estudo dos cronotopos em Ensaio sobre a cegueira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
IGNATTI , A. S.. Os cronotopos e a autoconsciência em Ensaio Sobre a Cegueira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
IGNATTI , A. S.; Lilian Lopondo . Espaço, Tempo e Reconhecimento em Ensaio sobre a Cegueira, de J. Saramago. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
IGNATTI , A. S.; DEBENEDETI, S. . Uma experiência em bilinguismo: quando a lingua estrangeira é a língua da escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
IGNATTI , A. S.. Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
IGNATTI , A. S.. Futebol, Lirismo e Drama: Drummond e Nelson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
IGNATTI , A. S.. Crônicas de Futebol: Lirismo e Drama. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
IGNATTI , A. S.. A cosmovisão dramática nas crônicas de futebol de Nelson Rodrigues. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
IGNATTI , A. S.. A Interdiscursividade presente no trecho selecionado da obra A Caverna, de José Saramago. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
IGNATTI , A. S.; PIMENTEL, A. ; ZAMBON, M. C. ; MARTINS FILHO, A. J. ; AZEVEDO, A. I. ; SANTIAGO, M. C. ; ANDRADE, C. R. B. . Parecerista do Comitê Científicos do III Seminário Brasil-Quebec. 2017.

2.
IGNATTI , A. S.. Avaliadora de Projetos de Extensão para PROEXT 2016. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
IGNATTI , A. S.. Revista Eletrônica Via Litterae - Universidade Estadual de Goiás - ISSN 2176-6800. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
IGNATTI , A. S.. LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: PARA ALÉM DAS ESCOLAS LITERÁRIAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
IGNATTI , A. S.. Oficina de Resenha. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, E. C. P.; PELEGRINO, A. L. T.; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Kátia Maria Fernandes. Um estudo da relação dialógica entre Anfitrião e um Deus Dormiu Lá em Casa. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
IGNATTI , A. S.; ALVAREZ, A. G. R.; BRIDI, M. V.. Participação em banca de Luis Paulo Fiuza Marques. Relações Dialógicas entre Alberto Caeiro e Manoel de Barros. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
IGNATTI , A. S.; Maria Luiza Guarnieri Atik. Participação em banca de Eliana Pardo Pulz Doiche. A Lenda de Hannibla Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes "O silêncio do Inocentes", "Hannibal" e "Dragão Vermelho". 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
PEREIRA, H. B. C.; JACOTO, L.; DIAS, M. H. M.; LIMA, W. T.; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Cibele Lopresti Costa. A parábola do homem estagnado em Nenhum Olhar, de José Luiz Peixoto. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

2.
Aurora Gedra Ruiz Alvarez; IGNATTI , A. S.; VASCONCELOS, M. L. M. C.; SANTOS NETO, E.; HOUADY T. GUIMARÃES, Alexandre. Participação em banca de Alberto Ricardo Pessoa. As histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa como Instrumento de leitura e produção autoral. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Doutorado
1.
PELEGRINO, A. L. T.; Maria Luiza Guarnieri Atik; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Lídia Carla Holanda Alcantara. Memorial de Maria Moura: do romance à minissérie. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
IGNATTI , A. S.; ALVAREZ, A. G. R.; Alexandre Huady Torres Guimaraes. Participação em banca de Alberto Ricardo Pessoa. A construção ideológica da personagem latina nas Histórias em Quadrinhos: Análise das personagens Ziraldo e Quino. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, E. C. P.; Aurora Gedra Ruiz Alvarez; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Katia Maria Fernandes. A Reatualização mítica em Anfitrião e Um deus dormiu lá em casa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
IGNATTI , A. S.; Maria Luiza Guarnieri Atik; SANTOS, E. C. P.. Participação em banca de Thiele Aparecida Nascimento Piotto. Medéia e Gota D´Agua: a transposição atemporal do mito na literatura e na sociedade. 2014.

3.
ALVAREZ, A. G. R.; LOPONDO, Lilian; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Luis Paulo Fiuza Marques. Relações dialógicas entre Alberto Caeiro e Manoel de Barros. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
ALVAREZ, A. G. R.; SCHAUN, A.; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Aparecido Alexandre. O discurso da charge na Folha de São Paulo: o diálogo entre texto verbal e não verbal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
Maria Luiza Guarnieri Atik; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de Eliana Pardo Pulz Doiche. A Lenda de Hannibla Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IGNATTI , A. S.; ALVAREZ, A. G. R.. Participação em banca de Marina de Freitas Coutinho.Encantada: desvelando o encantamento em sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
LOPONDO, Lilian; IGNATTI , A. S.. Participação em banca de José Roberto Basílio Vieira.Hansi e Galaaz: os desdobramentos do eu na canção contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
IGNATTI , A. S.; PELEGRINO, A. L. T.; LOPONDO, Lilian. Participação em banca de Sílvio Dias Júnior.Do Propritário ao Retirante: um olhar reflexivo sobre São Bernardo e Vidas Secas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
IGNATTI , A. S.; VELOSO, MMSA; ZAIDAM, H.. Professor Substituto de Língua Portuguesa - IHAC/Campus Jorge Amado. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

Outras participações
1.
IGNATTI , A. S.; VELOSO, MMSA; BARROS, L. F. C.. Banca de Promoção de Carreira so Magistério Superior - Prof. Sandra Cristina Reis Abreu. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Brasil Québec: Québec) Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas. 2017. (Seminário).

2.
68a. Reunião Anual da SBPC UFSB/2016.Avaliadora de pôsteres. 2016. (Encontro).

3.
II Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação/Semana Nacional de de C7T. Avaliadora de Trabalhos. 2016. (Congresso).

4.
XV Encontro Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada.Ensino de Literatura em Perspectiva Múltipla. 2016. (Encontro).

5.
XV Encontro ABRALIC - UERJ/2016.Ensino de Literatura em Perspectiva Múltipla. 2016. (Encontro).

6.
I Ciclo de Cinema e Humanidades - Cine Deglutição.Memórias do Subdesenvolvimento. 2015. (Encontro).

7.
I Seminário das Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB.Projeto Político Pedagógico da LI de Linguagens. 2015. (Seminário).

8.
VIII Seminário Pedagógicos da UFSB.Práticas Educacionais Compartilhadas nas Licenciaturas Interdisciplinares. 2015. (Seminário).

9.
VII Seminário Pedagógico da UFSB.Elaboração do PPC Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens. 2015. (Seminário).

10.
VI Seminário Pedagógico da UFSB.Componente Curriculares em Linguagens para a Formação Geral. 2015. (Seminário).

11.
Encontro de Formação em Educação e Arte Contemporanea. 2012. (Encontro).

12.
Associação comercial de São Paulo - Fórum de jovens empreendedores.Comunicação Eficaz em Língua Portuguesa. 2010. (Encontro).

13.
12 Congresso Bras. e 3o Congresso Intern. de Lusofonia - IPPUCSP. O Tempo Mítico e o Tempo Histórico em Ensaio sobre a Cegueira. 2008. (Congresso).

14.
Cuarto Simposio Internacional sobre ?Creación y proyección de los discursos narrativos?.A casa do médico e a desconstrução do mito em Ensaio sobre a cegueira. 2007. (Simpósio).

15.
XI Encontro Regional da ABRALIC.O topos da volta ao lar e a historicização do mito em Ensaio sobre a cegueira. 2007. (Encontro).

16.
II Foro Saramaguiano de Teoría y Crítica Literarias. Espaço, tempo e reconhecimento em Ensaio Sobre a Cegueira. 2006. (Congresso).

17.
X Congresso Internacional ABRALIC - 2006. Uma viagem às cegas: um estudo dos cronotopos em Ensaio sobre a cegueira. 2006. (Congresso).

18.
1st Brazilian Bilingual Schools Conference.Uma experiência em bilinguismo: quando a lingua estrangeira é a "língua da escola". 2005. (Encontro).

19.
Encontro Nacional ABRALIC - 2005.Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues. 2005. (Encontro).

20.
52 Seminário do GEL.Futebol, Lirismo e Drama: Drummond e Nelson. 2004. (Seminário).

21.
51º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A Cosmovisão Dramática nas Crônicas de Futebol de Nelson Rodrigues. 2003. (Seminário).

22.
II Congresso Internacional Todas as Letras. Crônicas de Futebol: Lirismo e Drama. 2003. (Congresso).

23.
9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. A interdiscursividade na obra A Caverna, de José Saramago. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana A. Santos Gomes. MEDIANDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

2.
Vanessa Bispo Lima. OS DIFERENTES MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO DISCURSO E NA PRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

3.
TATIANA RAMOS DA SILVA PEREIRA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FÁBULA: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

4.
JULIANA SCHWINGEL SILVEIRA. O GÊNERO POESIA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NO TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

5.
Priscila de Valentin. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DAS ESCOLAS STEVE JOBS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

6.
Supervisão de TCCs de Professores de EM da Rede Pública, SP. Especialização em Língua Portugueda do Projeto Redefor/Unicamp/SEE-SP. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

7.
Tatiane de Lima Pereira. ANÁLISE DA ATIVIDADE DE REESCRITA DE FÁBULAS ? LÍNGUA PORTUGUESA - PARA O APRENDIZADO DE ALUNOS DE F1. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro de Estudos da Escola da Vila. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

8.
Supervisão de TCCs de Professores de EM da Rede Pública, SP. Especialização em Língua Portugueda do Projeto Redefor/Unicamp/SEE-SP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorena Grabrielle Lima Conceição. Letramento Literário na educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.

Orientações de outra natureza
1.
Joseane Maria Silva Soares. Monitoria de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Licenciaturas Interdisciplinares) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Angela Sivalli Ignatti.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
IGNATTI , A. S.. Oficina de Resenha. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
IGNATTI , A. S.. LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: PARA ALÉM DAS ESCOLAS LITERÁRIAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:03:44