Felipe de Oliveira Amorim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8104656113748813
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Possui graduação em Graduação em Flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais(1993), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2001) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia(2010). Atualmente é Professor de Educação Superior nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de corpo editorial da Modus e Revisor de periódico da Modus. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Performance, Música Eletroacústica, Flauta trasnversal. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Felipe de Oliveira Amorim
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
r. Riachuelo 1341
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (319) 3193049354


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Um Horizonte da Interpreatação: O Concertista no Universo Digital, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Lucas Robatto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Performance; Música Eletroacústica; Flauta trasnversal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: eletroacústica.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Intérprete e o Horizonte da Obra,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Carole Gubernikof.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise; Obra Aberta; Semiologia da Música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1993
Graduação em Graduação em Flauta.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Interpretação da Obra de J.S. Bach - Odette Ernest. (Carga horária: 4h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1999 - 1999
Metodologia e prática de análise prof Dante Grela. (Carga horária: 10h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1999 - 1999
Análise da obra de Debussy Prof Dante Grela. (Carga horária: 10h).
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1997 - 1997
Música - a arte de escutar Prof Oiliam Lanna.
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1996 - 1996
Música de Câmara Prof Michael Uhde.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1996
Música de Câmara Prof Geog Merwein.
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Tecnologia da Música Eletrônica Prof Bob Wiley.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Oficina de Multimídia Prof Robert Paredes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Master Class em Flauta Prof Mathias Allin.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em O intérprete e a criação Prof Paulo Álvares.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Wokshop COm Hermeto Paschoal.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Composição instrumental Prof Ernest Widmer.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1988 - 1988
Composição coletiva Prof Dante Grela.
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Composição Prof Dante Grela.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1986 - 1986
Composição e Orquestração Prof Aylton Escobar.
Fundação de Educação Artística, FEA*, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Teatro Musical Prof Jean Pierre Kaletrianos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Improvisação e apreciação Prof Paulo Álvares.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Composição e análise Prof Dante Grela.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Improvisação Profa Odette Ernest Dias.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Escola de formação musical livre. Professor de Flauta Transversal e Apreciação Musical. Coordenador da Sala de Música Sérgio Magnani (2004-2006)


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior nível VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

2001 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Musical
Flauta Transversal
História da música brasileira
História da música IV - séculos XX e XXI
Música de câmara
Técnicas básicas de gravação
análise
01/2011 - 11/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

08/2010 - 11/2010
Ensino, Música Brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semiótica
01/1998 - 12/1998
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador de Extensão.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante - adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de: História e Música B História e Música C Prática de Música Eletroacústica Criação e improvisação com multimeios


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Artes.
02/2002 - 11/2005
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Flauta Transversal
História da Música
Música e Ritmo
06/2004 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Departamento de Artes.

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Diciplinas: - Escuta e estética - Escuta e história - Criação musical - Ferramentas de informática - Música no mundo Atividade não comprovada

Atividades

01/2008 - 12/2010
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escuta e estética
Escuta e história
Criação musical
Ferramentas de informática
Música no mundo
01/2008 - 04/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - MG - Brasil, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - MG - Brasil.

Atividade realizada
Elaboração e implantação do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO que deu origem ao curso de Música da instituição.


Linhas de pesquisa


1.
flauta transversal e meios eletroacústicos, ensino
2.
Flauta e meios eletroacústicos, performance
3.
Dimensões teóricas e práticas da produção artística


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Horizontes da performance
Descrição: Estudar os caminhos da interpretação e performance musicais no século XXI, investigando aspectos musicais interpretativos, tecnológicos e performáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador.Número de orientações: 1
2013 - 2016
A espacialização da música de concerto ? o cravo e a flauta
Descrição: Partindo da perspectiva da performance criativa, o projeto propõe a viabilizar a espacialização da música acústica solista através de meios eletroacústicos. Intenção é retomar a prática da espacialização do período polifônico, em que as vozes eram colocadas em ponto distintos da sala, sejam igrejas, palácios ou ao ar livre, porém com a música sendo produzida por um só músico. O cravo, instrumento polifônico, terá seu som captado por quatro microfones. Este som captado é analisado espectralmente, de forma a avaliar quais notas incidem em quais microfones. Este mapa gerado serve de referência para o módulo espacializador que tem condições de, em uma fuga, por exemplo, enviar o sujeito para a caixa de som ?A? e a resposta para ?B?. O módulo espacializador recebe informações do módulo de acompanhamento da partitura em tempo real que indica para o computador em que parte da música o intérprete está. Espera-se como produto final a apresentação de obras barrocas para cravo e flauta, as quais serão ouvidas pela plateia espacializadas quadrifonicamente através de caixas de som..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Música Eletroacústica para Flautas
Descrição: Pretende-se compor um material musical para flauta-baixo, piccolo e eletroacústica que seja acessível ao intérprete, profissional ou estudande, sem familiaridade com este tipo de repertório. Para se atingir o objetivo, o ponto de partida é uma pesquisa do repertório existente, preferencialmente composto no séc.XXI, buscando encontrar características estruturais comuns na utilização dos instrumentos e na sua forma de se relacionar com a parte eletroacústica. Feito este levantamento, através de pesquisa bibliográfica e análise, é possível traçar um panorama das principais formas de uso da flauta-baixo e do flautim na música atual. Os elementos comuns do repertório são então as peças básicas para composição de um material didático que os apresente de forma progressiva, simplificada, procurando recriar o mesmo panorama obtido, porém de uma forma acessível, transmitindo aos intérpretes as necessidades técnicas e estéticas da eletroacústica mista. Um dos grandes obstáculos ao estudo do repertório eletroacústico para flauta é o uso de uma escrita extremamente virtuosa, o que somente permite intérpretes altamente qualificados abordá-lo. Este obstáculo impede que outros possam apreender suas qualidades e praticar um tipo de repertório que possui informações importantes para os intérpretes em geral. A porposta de um material musical inicializador busca criar uma ponte para o leigo entrar neste universo musical, que se encontra muito restrito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Desenvolvimento de software auxiliar ao estudo da flauta transversal
Descrição: Objetivos: - Desenvolver softwares que sirvam de apoio ao estudo da flauta transversal. - Pesquisar a forma como professores e profissionais da flauta trabalham aspectos específicos da prática e do ensino do instrumento. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil. - Pesquisar a forma de trabalhar a afinação na flauta (1º módulo).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Modus


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Modus
2002 - 2003
Periódico: Per Musi (UFMG)
2016 - 2016
Periódico: Revista Vórtex
2016 - 2016
Periódico: Orfeu Spam


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: eletroacústica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1992
V Concurso de Música de Câmara, Universidade Federal de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMORIM, F.2013AMORIM, F.. Fixed Interpretation - The composer-interpreter. SONIC IDEAS, v. 6, p. 102-110, 2013.

2.
AMORIM, F.2002AMORIM, F.; BARBOSA, R. V. . A Atra Praia de Saturno - o papel estrutural do timbre. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, v. 5 e 6, p. 68-80, 2002.

3.
AMORIM, F.2000AMORIM, F.. O Acaso Na Música. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, Belo Horizonte, v. 1, p. 29-34, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMORIM, F. O.; ZILLE, J. A. B. (Org.) ; et al. (Org.) . Música, transversalidade. 1. ed. Belo Horizonte: edUEMG, 2017. v. 1. 196p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, F.. A relação intérprete/tape: alguns aspectos interpretativos da obra a Escada Estreita para flauta alto e tape e João Pedro Oliveira. In: V Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, 2012, Manaus. Anais do V Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, 2012.

2.
AMORIM, F.. Syrinx de Debussy: As Leituras e seus Desvios. In: III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, 2010, Campinas. Anais do III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas. Campinas: Associação Brasileira de Flautistas, 2010. p. 52-70.

3.
AMORIM, F.; Assis, A. C. . O gesto musical e a expressividade. In: Performa'07, 2009, Aveiro - Portugal. PERFORMA'09 Encontros de Investigação e Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, F.. O Instrumento Virtual. In: Performa'07, 2007, Aveiro. PERFORMA'07 Encontros de Investigação e Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

2.
AMORIM, F.. Uma proposta metodológica para o estudo da sonoridade através dos sons múltiplos na flauta transversal. In: I Seminário de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Anais do Seminário de Pesquisa em Performance Musical, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, F.. Desenvolvimento de software auxiliar ao estudo da flauta transversal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMORIM, F.. Flauta e Medios Electroacústicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMORIM, F.. Flauta e Medios Electroacústicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMORIM, F.; OLIVEIRA, J. P. . A Escada Estreita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AMORIM, F.. Almas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AMORIM, F.; Assis, A. C. . O gesto musical e a expressividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMORIM, F.. O Instrumento Virtual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
AMORIM, F.. A Ocupação do Espaço pela Música. Belo Horizonte: Atômica Artes, 2004 (Capítulo em livro-catálogo do Festival Internacional de Dança).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Pedal 2. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
AMORIM, F.. Projeto Político-Pedagógico - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMORIM, F.. Programa de Rádio - Paisagem Sonora. 2008.

2.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. . Globo Horizonte. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMORIM, F. O.; LACERDA, Hudson . Ao Charango (Produção Musical do CD). 2016. (Musical).

2.
AMORIM, F.. Carl Nielsen. 2011. (Nota de programa de concerto).

3.
AMORIM, F.; NONATO, A. . A Linguagem dos Tambores. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

4.
AMORIM, F.. A música contemporânea assistida por computador. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
AMORIM, F.; PERINI, M. . Talking Brazilian - Yale University. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de CD).

6.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . An Exploration of the Potencial Contributions of the Alexander Technique to Piano. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de CD ROM).

7.
AMORIM, F.; DIAS, O. E. . Jucelino em Diamantina. 2002. (Manutenção de obra artística/Restauração).

8.
AMORIM, F.. Música Brasileira. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . The Application of the Alexander Technique Principles to Piano Teaching for Beginners. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de CD ROM).

10.
AMORIM, F.. Oficina de aprimoramento musical. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
AMORIM, F.. Oficina de Criação. 1999. .

12.
AMORIM, F.. Oficina de criação musical. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
AMORIM, F.. Música e Cinema. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
AMORIM, F.. Cine-Grátis. 1993. (Musical).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AMORIM, F.. Outros Sons. 2007. Outra.

2.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Concerto de O Grivo. 1996. Teatral.

Música
1.
AMORIM, F. O.; BELEM, A. ; et al. . Ateliê C.. 2017. Interpretação.

2.
AMORIM, F. O.; SAMPAIO, A. ; et al. . Flutuar e a música brasileira no séc. XIX. 2017. Interpretação.

3.
AMORIM, F. O.; SAMPAIO, A. ; FREIRE, M. ; et al. . Flutuar encontra Maurício Freire (concerto). 2016. Interpretação.

4.
AMORIM, F. O.. Semana Koellreutter. 2016. Interpretação.

5.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C. ; OLIVEIRA, J. P. ; AUGUSTUS, C. . Música e Imagens (concerto). 2016. Interpretação.

6.
AMORIM, F. O.; FERNANDES, R. ; PITTENGER, E. ; SILVA, A. ; AUGUSTUS, C. ; BELEM, A. ; Assis, A. C. . Música nas Américas. 2016. Interpretação.

7.
AMORIM, F. O.; AUGUSTUS, C. . Derivados, sons e outros meios integrados. 2016. Interpretação.

8.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C. ; OLIVEIRA, J. P. ; NAVEDA, L. ; NASCIMENTO, Guilherme ; ALEIXO, C. ; SCHREIBER, C. . entre sons e imagens e palavras (concerto). 2016. Interpretação.

9.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C. ; OLIVEIRA, J. P. ; VASCONCELOS, R. ; et al. . Concerto multimídia. (ANPPOM). 2016. Interpretação.

10.
AMORIM, F. O.; CYRINO, M. . Music of the Words. 2016. Interpretação.

11.
AMORIM, F. O.; SAMPAIO, A. ; et al. . Flutuar Orquestra de Flautas 10 anos. 2016. Interpretação.

12.
AMORIM, F. O.; CYRINO, M. . Música Comentada - Música das Palavras. 2015. Interpretação.

13.
AMORIM, F. O.. Encontro Hans-Joaquim Koellreutter e Juan Carlos Paz. 2015. Interpretação.

14.
AMORIM, F. O.; SILVA, A. ; SOARES, N. ; MARCOS, M. M. . Maquinário. 2015. Diversas.

15.
AMORIM, F. O.. Centenário de Koellreutter. 2015. Interpretação.

16.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C. ; ROCHA, F. ; OLIVEIRA, J. P. ; SILVA, A. ; ABREU, R. ; FERNANDES, R. ; PITTENGER, E. . Semana de Meusica Contemporânea. 2015. Interpretação.

17.
AMORIM, F. O.; SAMPAIO, A. ; PACIFICO, F. ; et al. . Flututar Orquestra de Flautas e Convidados. 2015. Interpretação.

18.
AMORIM, F. O.; BELEM, A. ; et al. . Performance da música COntemporânea (concerto). 2015. Interpretação.

19.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. . Mini mostra de música contemporânea. 2014. Interpretação.

20.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C. . Moco (CD). 2014. Registro Fonográfico.

21.
AMORIM, F. O.; SAMPAIO, A. ; GUIMARAES, A. . Septeto Gerais (Turnê). 2014. Interpretação.

22.
AMORIM, F.. A Flauta eletroacústica. (concertos em Évora e Seia, Portugal. Pelotas, RS). 2013. Interpretação.

23.
AMORIM, F.; SALES, A. ; CAETANO, F. ; VILACA, I. ; ULHOA, J. L. ; HENRIQUE, P. . Arquétipos. 2013. Composição (estréia).

24.
AMORIM, F.. Multifonias - Música Intuitiva, imagens e formas abertas. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
AMORIM, F.; et al. . Música e Imagem. 2013. Interpretação.

26.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. . Brasil em Flautas - Flutuar Orquestra de Flautas. 2012. Interpretação.

27.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. . Trens para Flutuar (estréias). 2012. Interpretação.

28.
AMORIM, F.. Noturno (estréia - composição própria). 2012. Composição (estréia).

29.
AMORIM, F.; FREIRE, S. ; SILVA, A. ; FERNANDES, R. ; PITTENGER, E. . .lá..,. 2012. Composição (estréia).

30.
AMORIM, F.; FERRAZ, S. ; Oficina Música Viva . Toada II (1ª audição). 2011. Interpretação.

31.
AMORIM, F.; OLIVEIRA, J. P. ; Oficina Música Viva . Zzapping (1ª audição brasileira). 2011. Interpretação.

32.
AMORIM, F.; Oficina Música Viva . Mecanismos - Jorge Villavicencio Grossmann. 2011. Interpretação.

33.
AMORIM, F.; Assis, A. C. . Viva Música. 2011. Interpretação.

34.
AMORIM, F.; Oficina Música Viva . Tramas da Memória (estréia). 2011. Interpretação.

35.
AMORIM, F.; OLIVEIRA, J. P. ; et al. . Entre o ar e a perfeição. 2011. Registro Fonográfico.

36.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. ; et al. . Flutuar no Horizonte. 2011. Registro Fonográfico.

37.
AMORIM, F.; VASCONCELOS, R. . Emblema (1ª audição). 2010. Interpretação.

38.
AMORIM, F.. Desenquadrando Euclides (estréia - composição própria). 2010. Composição (estréia).

39.
AMORIM, F.. Pequena Suite - H. Villa-Lobos (transcrição). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

40.
AMORIM, F.; OLIVEIRA, J. P. ; et al. . Towdah (1ª audição). 2009. Interpretação.

41.
AMORIM, F.; CARVALHO, S. ; et al. . t Hollow (1ª audição). 2009. Interpretação.

42.
AMORIM, F.; Eduardo Campolina . Quarteto (1ª audição). 2009. Interpretação.

43.
AMORIM, F.; OLIVEIRA, J. P. . A Escada Estreita (1ª audição no Brasil). 2009. Interpretação.

44.
AMORIM, F.; Assis, A. C. ; OLIVEIRA, J. P. . Entre o Ar e a Perfeição (1ª audição no Brasil). 2009. Interpretação.

45.
AMORIM, F.; SAARIAHO, K. . NoaNoa (1ª audição no Brasil). 2009. Interpretação.

46.
AMORIM, F.; Oficina Música Viva . Noneto, C. Guerra-Peixe (1ª audição em MG). 2009. Interpretação.

47.
AMORIM, F.. Concierto de Flauta y Medios Eletroacústicos. 2009. Interpretação.

48.
AMORIM, F.. Ciclo de Conciertos del ISM. 2009. Interpretação.

49.
AMORIM, F.; NASCIMENTO, Guilherme ; et al. . Guilherme Nascimento - Música de Câmara (CD). 2009. Registro Fonográfico.

50.
AMORIM, F.; FERRAZ, S. ; LANNA, O. . D. Letícia ou a Parede da Última Casa - Ritornello II (1ª audição). 2008. Interpretação.

51.
AMORIM, F.; LACERDA, Sérgio . Soluçário (1ª audição). 2008. Interpretação.

52.
Eduardo Campolina ; AMORIM, F. ; Oficina Música Viva . Agosto Oito (1ª audição). 2008. Interpretação.

53.
AMORIM, F.. Três Janelas (1ª audição- composição própria). 2008. Composição (estréia).

54.
AMORIM, F.. KronosMaterial (1ª audição - Composição própria). 2008. Composição (estréia).

55.
AMORIM, F.; MARCELLUS, . 0075 e 0056 (1ª audição- composição própria). 2007. Composição (estréia).

56.
AMORIM, F.; SCHREINER, C. ; DIAS, A. E. ; SOUZA, D. . Recital de Música de Câmara. 2007. Interpretação.

57.
AMORIM, F.; GRELA, Dante. . Paisagem Imaginária (1ª audição no Brasil). 2007. Interpretação.

58.
AMORIM, F.; LANNA, O. ; Oficina Música Viva . A Música no Século XX. 2007. Interpretação.

59.
AMORIM, F.. VII Festival Internacional de Flautistas. 2007. Interpretação.

60.
AMORIM, F.; PASSOS, L. . Fora de Foco. 2006. Interpretação.

61.
AMORIM, F.; LACERDA, A. ; FAJIOLI, E. ; COLLET, G. ; VICENTE, G. ; VINECKA, L. ; RUGANI, M. . Psyché, Manuel de Falla (1ª audição em MG) Ciclo Debussy. 2005. Interpretação.

62.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Contemporânea RS anoII/6. 2005. Interpretação.

63.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Fórum das Artes. 2005. Interpretação.

64.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Sonata - Leopoldo Miguez (1ª audição) Manhãs Musicais. 2005. Interpretação.

65.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Concertos de Outono. 2005. Interpretação.

66.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Sonata - Januibe Tejera (1ªaudição). Manhãs Musicais. 2005. Interpretação.

67.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Concerto Brasileiro. 2005. Interpretação.

68.
AMORIM, F.. Almas (1ª audição - composição própria). 2005. Composição (estréia).

69.
AMORIM, F.. Concerto Eletroacústico - Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2005. Interpretação.

70.
AMORIM, F.; BARBOSA, R. V. . 1º Festival Internacional de Música. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

71.
AMORIM, F.; ABREU, R. . Concerto para flauta e voz assistidas pelo computador. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

72.
AMORIM, F.. Máquina 1e29b (1ª audição - composição própria). 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

73.
AMORIM, F.. 5 grãos - Flauta e eletroacústica (estréia - composição própria). 2003. Interpretação.

74.
AMORIM, F.. A dimensão interpretativa na música. 2002. Interpretação.

75.
AMORIM, F.; BARBOSA, R. V. . A Atra Praia de Saturno (1ª audição). 2002. Interpretação.

76.
AMORIM, F.; IAZETTA, F. ; FREIRE, M. ; LOUREIRO, M. ; BARBOSA, R. V. ; FERRAZ, S. ; FREIRE, S. . Música de Domingo - Sílvio Ferraz. 2002. Interpretação.

77.
AMORIM, F.. Missa em Fá de Lobo de Mesquita. 2002. Interpretação.

78.
AMORIM, F.; ESCOBAR, Aylton . Poética (1ª audição em MG) - Música de Domingo. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

79.
LACERDA, Hudson ; AMORIM, F. . Ressonâncias (1ª audição) - Criação Musical entre nós. 2002. Interpretação.

80.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . A Música no Século XX. 1999. Interpretação.

81.
AMORIM, F.. Práticas Interpretativas. 1999. Interpretação.

82.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Música Comentada. 1998. Interpretação.

83.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Recital de Flauta e Piano. 1998. Interpretação.

84.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Concertos do Século XX. 1997. Interpretação.

85.
AMORIM, F.; SANTIAGO, P. . Música de Câmara. 1996. Interpretação.

86.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Concerto de O Grivo. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

87.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Concerto de O Grivo. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

88.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Concerto de O Grivo. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

89.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Fórum BHZ de Vídeo. 1995. Composição (estréia).

90.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Flauta e Violão. 1995. Interpretação.

91.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1995. Interpretação.

92.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1995. Interpretação.

93.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Música de Domingo - O Grivo. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

94.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1994. Interpretação.

95.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Música de Domingo. 1994. Interpretação.

96.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1994. Interpretação.

97.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1994. Interpretação.

98.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Encontro de Compositore e Intérpretes Latino-americanos. 1994. Interpretação.

99.
AMORIM, F.; MENEGALE, B. . Biblioteca Pública de MInas Gerais. 1994. Interpretação.

100.
AMORIM, F.. Antologia Mamaluca (composição musical). 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

101.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . Cine-Grátis. 1993. Composição (estréia).

102.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1993. Interpretação.

103.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1993. Interpretação.

104.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Música de Domingo. 1993. Interpretação.

105.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Concerto de Flauta e Violão. 1993. Interpretação.

106.
AMORIM, F.; GRIVO, O. . 1º Festival Intermídia. 1992. Composição (estréia).

107.
AMORIM, F.; VETROMILLA, C. . Música Contemporânea Latino Americana. 1992. Interpretação.

108.
AMORIM, F.. 8º Ciclo de Música Contemporânea. 1991. Interpretação.

109.
AMORIM, F.; ABREU, R. . Epifanias. 1990. Interpretação.

110.
AMORIM, F.. 6º Ciclo de Música Contemporânea. 1989. Interpretação.

111.
AMORIM, F.; VALLE, R. . O Guarani. 1986. Arranjo.

112.
AMORIM, F.; ABREU, R. . Domingo de Sol. 1985. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
AMORIM, F. O.. Ilha de Gelo. 2015. Vídeo.

2.
AMORIM, F. O.. Ilha das Pedras. 2015. Vídeo.

3.
AMORIM, F. O.. Ilha dos Nove Vulcões. 2015. Vídeo.

4.
AMORIM, F. O.. Ilha das Flores. 2015. Vídeo.

5.
AMORIM, F.. Conferência na Juilliard. 2006. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AMORIM, F.. Paisagem (15'). 2011.

2.
AMORIM, F.. Desenquadrando Euclides. 2010.

3.
AMORIM, F.. Três Janelas. 2008.

4.
AMORIM, F.. KronosMaterial. 2008.

5.
AMORIM, F.; MARCELLUS, . 0075. 2007.

6.
AMORIM, F.; MARCELLUS, . 0056. 2007.

7.
AMORIM, F.. Almas. 2005.

8.
AMORIM, F.. Máquina 1e29b. 2003.

9.
AMORIM, F.. 5 grãos - Flauta e eletroacústica. 2003.

10.
AMORIM, F.; KOELLREUTER, H. J. . WU LI. 2002.

11.
AMORIM, F.; CORDEIRO, C. . Música na Igreja. 1997.

12.
AMORIM, F.; CORDEIRO, C. . O Barroco nas Fantasias de Teleman. 1997.

13.
AMORIM, F.; CORDEIRO, C. . Concertos em Betim. 1997.

14.
AMORIM, F.; GIRAMUNDO, . Antologia Mamaluca. 1994.

15.
AMORIM, F.; VALERIA, A. ; MENEZES, M. ; VIEGAS, S. . A Peste e o Intrigante. 1993 (Iluminação).

16.
AMORIM, F.. Música Contemporânea. 1993 (Iluminação).

17.
AMORIM, F.. Música de Domingo. 1993 (Iluminação).

18.
AMORIM, F.; GIRAMUNDO, ; GRIVO, O. . Le Journal. 1992.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Assis, A. C.; AMORIM, F. O.; REIS, C.. Participação em banca de Joana de Castro Boechat. Sentidos em Scriabin: por uma performance multimídia da Sonata OP.70 n.10. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMORIM, F. O.; VIANA, F. H.; SCARASSATTI, M.; ZILLE, J. A. B.; SILVA, R. H. A.. Participação em banca de Daniel Nunes Coelhos. Um ouvir sobre o Mercado Central de Belo Horizonte. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
AMORIM, F. O.; FONSECA, M. B. P.. Participação em banca de Greyce Ornelas Viana Teixeira. Softwares de análise acústica como ferramenta pedagógica no ensino do canto erudito. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
AMORIM, F. O.; Assis, A. C.. Participação em banca de Joana de Castro Boechat. Sentidos em Scriabin: por uma performance multimídia da SOnata op.70 n.10. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AMORIM, F. O.; VIANA, F. H.; ARCANJO JUNIOR, L.. Participação em banca de Camila Carvalho da Mata Napoli. Arte participativa: dispositivos de aproximação com o público na arte contemporânea. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
AMORIM, F. O.; ROCHA, F.. Participação em banca de Mateus Espinha Oliveira. A presença de instrumentos da música popular na música de concerto. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
AMORIM, F. O.; FREIRE, S.. Participação em banca de Leandro Pereira de Souza. Conceitos e ferramentas para uma criação música hipermidiática. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SANTIAGO, P.; LANNA, O.; AMORIM, F.. Participação em banca de Gilberto Rezende Junqueira. O Ensino Pré-Figurativo de Hans-Joachim Koellreutter. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Assis, A. C.; GARCIA, M. F.; AMORIM, F.. Participação em banca de Joana Monteiro Radicchi. A relação entre compositores e intérrpretes: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
AMORIM, F.; VASCONCELOS, R.; ROCHA, F.. Participação em banca de Herivelto Brandino. A função do equilíbrio na relação intérprete-compositor. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
AMORIM, F. O.; MANZOLLI, J.; SCHAUB, S. O.; PADOVANI, J. H.; BARREIRO, D. L.. Participação em banca de Gabriel Rimoldi de Lima. MetaFlauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processo criativos a partir de um instrumento expandido. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AMORIM, F. O.; OLIVEIRA, J. P.; BARBOSA, R. V.; QUARANTA, D.; SCARASSATTI, M.. Participação em banca de Marcelo Ricardo Villena. Escuta e referencialidade. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AMORIM, F. O.; BORGHOFF, M. M.. Participação em banca de Míriam Bastos da Rocha. Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos: idiomatismo e implicações na performance. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
AMORIM, F. O.; LOUREIRO, M.. Participação em banca de Thaís Fernandes Rodrigues dos Santos. Musical Communication: the relationship between ancillary gestures and musical phase organization. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
AMORIM, F. O.; CARAMELLI, P.. Participação em banca de Marcelo Parizzi Marques Fonseca. Frequência dos desconfortos físico posturais em flautistas e sua relação com a técnica de performance da flauta transversal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMORIM, F.. Participação em banca de Sandra Barbosa Alves. Abrangências e aplicações de uma visão diferenciada da educação musical na formação de flautistas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMORIM, F.. Participação em banca de Ivan da Silva Júnior. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
AMORIM, F.. Participação em banca de Flávio Macedo Brandão. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
AMORIM, F.. Participação em banca de Lúcio Gomes. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
AMORIM, F.. Participação em banca de Eduardo Campos. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
AMORIM, F.. Participação em banca de Hudson Lacerda. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
AMORIM, F.. Participação em banca de Lissandra Sampaio. Recital. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMORIM, F. O.; RIBEIRO, F. A.; COLLIN, L.; GAVA, J. E.; DOTTORI, M.. Tecnologia da Música e Performance (percussão ou sopro). 2014. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SImpósio de Música Ibero-Americana.entre sons, imagens e palavras. 2016. (Simpósio).

2.
IRCAM Forum Workshops. 2015. (Seminário).

3.
IV Encontro Internacional de Música e Arte Sonora. Flauta e Eletroacústica, Vasconcelos, Fujikura e Oliveira.. 2013. (Congresso).

4.
Performa 2013. Sopro Noturno para Flauta e Eletrônica. 2013. (Congresso).

5.
VI Seminário de Música Brasileira e II Seminário de Música Contemporania.A Flauta eletroacústica: interação entre o acústico e o eletrônico. 2013. (Seminário).

6.
14º Seminário de Pesquisa e Extensão.Composição Musical: pesquisa de novas linguagens artísticas. 2012. (Seminário).

7.
V Evento Científico da ABRAF. A relação intérprete/tape: alguns aspectos interpretativos da obra a Escada Estreita para flauta alto e tape e João Pedro Oliveira. 2012. (Congresso).

8.
XI Festival Internacional de Flautistas. 2012. (Encontro).

9.
13º Seminário de Pesquisa e Extensão.Desenvolvimento de software auxiliar ao estudo da flauta transversal. 2011. (Seminário).

10.
IV Seminário de Música Brasileira.Interpretar é um ato de desvendar significados ocultos nas entrelinhas da escrita musical. 2011. (Seminário).

11.
IX Seminário Integrado.As linhas de pesquisa da ESMU. 2011. (Seminário).

12.
X Festival Internacional de Flautistas. 2010. (Outra).

13.
5ª Edição dos Festivais de Outono.Concerto. 2009. (Outra).

14.
Performa'09 Encontros de Investigação e Performance. O gesto musical e a expressividade. 2009. (Congresso).

15.
VII Encontro Nacional de Compositores Universitários.Almas. 2009. (Encontro).

16.
Performa'07 Encontros de Investigação e Performance. O Instrumento Virtual. 2007. (Congresso).

17.
VII Festival Intenacional de Flautistas.I Intérprete e o Computador. 2007. (Outra).

18.
10º Simpósio Brasileira de Computação Musical. 2005. (Simpósio).

19.
2ª Semana de Música de Câmara.Sonata para Flauta de Leopoldo Miguéz. 2005. (Oficina).

20.
II Fórum das licenciaturas na área de música.II Fórum das licenciaturas na área de música - Universidade Federal de Ouro Preto. 2004. (Seminário).

21.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance. 2000. (Seminário).

22.
XV Seminário de Educação Artística.concerto. 1999. (Seminário).

23.
III Seminário de Extensão de Lavras.Música e Imagem. 1998. (Seminário).

24.
II Seminário de Extensão de Diamantina.Telleman e Gregório de Matos. 1997. (Seminário).

25.
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, F. O.; LOPES, H. ; Assis, A. C. ; NAVEDA, L. . XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. (Congresso).

2.
AMORIM, F.; BELEM, A. . Seminários Musicais - 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. (Outro).

3.
PAULA, H. ; LOUREIRO, M. ; AMORIM, F. . 10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2005. (Congresso).

4.
BORÉM, Fausto ; AMORIM, F. ; Assis, A. C. ; CAVAZOTTI, A. . I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Regis Carvalho. Voz na Contemporaneidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila Carvalho da Mata Nápoli. Arte participativa: dispositivos de aproximação com o público na arte contemporânea. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Orientador: Felipe de Oliveira Amorim.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Thiago Alcântara da Silva. Canções de preparação física no contexto militar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Felipe de Oliveira Amorim.

2.
Antônia dos Santos. A ritmica e as técnicas teatrais como recurso no desenvolvimento da expressão corporal de educadores musicais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Felipe de Oliveira Amorim.

3.
Gustavo Leonel. Softwares musicais:ferramentas auxiliadoras para a musicalização em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Felipe de Oliveira Amorim.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMORIM, F.; SAMPAIO, A. . Globo Horizonte. 2007.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, F.; BELEM, A. . Seminários Musicais - 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. (Outro).


Musica
1.
AMORIM, F. O.; CYRINO, M. . Música Comentada - Música das Palavras. 2015. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:39:27