Regina Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1982616485538147
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutora em Letras pelo departamento de Linguística e Semiótica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) sob orientação de Luiz Augusto de Moraes Tatit, com o trabalho "Da intenção ao gesto interpretativo - análise semiótica do canto popular brasileiro", Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas, sob orientação de José Roberto Zan, com a dissertação "A Voz na Canção Popular Brasileira - um estudo sobre a Vanguarda Paulista", que em 2011 foi lançado pelo Ateliê Editorial. Professora do curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas, no qual ministra as disciplinas Canto Popular e Canto na Música Popular Brasileira, dedicada a analisar o comportamento vocal na canção popular urbana. Atua na área de Música, tanto artística quanto academicamente, com especialização em Canto, sendo o foco de seu trabalho acadêmico os seguintes temas: canto popular, comportamento vocal na canção popular, história do canto e análise do comportamento vocal através de estudos semióticos. Possui quatro cds lançados (Sobre a Paixão, 2000; Pulsar, 2004; Agora o Céu vai Ficando Claro, 2010 e Multiplicar-se única - canções de Tom Zé, 2015). Credenciada no curso de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas, no qual orienta pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, R.;MACHADO, REGINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Música.
Rua Elis Regina, 50
Barão Geraldo
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35216551
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Lingüística e Semiótica.
Faculdade de FIlosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
Título: Da intenção ao gesto interpretativo - análise semiótica do canto popular brasileiro, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Luíz Augusto de Moraes Tatit.
Palavras-chave: canção popular; Análise do comportamento vocal; canto popular; Voz; semiótica da canção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Canto.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2004 - 2007
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Voz na Canção Popular Brasileira - um estudo sobre a Vanguarda Paulista,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Roberto Zan.
Palavras-chave: canto popular; vanguarda paulista; Análise do comportamento vocal; Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.
1992 - 1995
Graduação em Música Popular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Somatic Voicework tm The Lovetri Method. (Carga horária: 21h).
Vocal SP Grupo de Estudos, VOCAL SP, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Somatic Voicework The Lovetri Method. (Carga horária: 7h).
Vocal SP Grupo de Estudos, VOCAL SP, Brasil.
2012 - 2012
Tha Six Viewpoints. (Carga horária: 18h).
Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
2011 - 2011
Técnica de Alexander aplicada ao Canto. (Carga horária: 10h).
Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
2011 - 2011
O Homem Inteiro Canta - Escola do Desvendar da Voz. (Carga horária: 9h).
Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
2011 - 2011
Workshop Jazz Vocal. (Carga horária: 3h).
Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
2010 - 2010
Improvisação Livre com Stênio Mendes.
Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Fale Frances. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
Arqueologia Construção do Conhecimento Humano. (Carga horária: 21h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1994 - 1994
Composição de Canção com José Miguel Wisnik. (Carga horária: 15h).
Teatro Hall, HALL, Brasil.
1991 - 1991
Summer Jazz Workshop - Vocal.
Manhattan School Of Music, M.S.M., Estados Unidos.
1980 - 1983
Canto Lírico.
Conservatório Musical do Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.
1980 - 1983
Língua Italiana.
Instituto Italiano de Cultura, IIC, Brasil.
1982 - 1982
Improvisação Vocal.
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
1981 - 1981
Psicologia da Música.
Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.


Atuação Profissional



Insituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, IA-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Após aprovação em concurso público, mudei da carreira MA para a carreira MS, passando de Professor Associado para Professor Doutor

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Representante docente MS3 na Congregação do Instituto de Artes.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Professor Associado MAII

Atividades

3/2002 - Atual
Ensino, Música Popular, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto Popular
Tópicos Especiais em Música: Hist. do Canto na Música Popular Brasileira

Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, IA-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Departamental, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado MA II D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Canto na Música Popular I Prática de Ensino I Instrumento Complementar I Instrumento Complementar III

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Canto na Música Popular I Canto na Música Popular III Canto na Música Popular V Canto na Música Popular VII

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voz Popular VIII

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Canto na Música Popular I Canto na Música Popular III Canto na Música Popular V Tópicos Especiais em Música Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado III

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voz Popular VIII Canto na Música Popular II Canto na Música Popular IV Canto na Música Popular VI Canto na Música Popular VIII Tópicos Especiais em Música Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado IV

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Canto na Música Popular I Canto na Música Popular III Tópicos Especiais em Música Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado III

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voz Popular VIII Canto na Música Popular II Canto na Música Popular IV Tópicos Especiais em Música Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado IV

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Canto na Música Popular I Tópicos em Música Popular Estágio Supervisionado I

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voa Popular VIII Canto na Música Popular II Tópicos Especiais em Música Estágio Supervisionado II

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voz Popular VIII Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Voz Popular VII Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Voz Popular VIII Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministrada: Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas Voz Popular I Voz Popular III Voz Popular V Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Voz Popular VI Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas Voz Popular I Voz Popular III Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas: Voz Popular II Voz Popular IV Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas Voz Popular I Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas Voz Popular II Tópicos Especiais em Música (História do Canto na Música Popular Brasileira)


Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, CBAEM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Sócia proprietária
Outras informações
Sócia-proprietária.

Vínculo institucional

1997 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 10


Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Participação no curso de Pós-graduação "Canção Popular: criação, produção musical e performance" ministrando a disciplina "A voz na canção popular brasileira: técnica, análise e interpretação".

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Canção Popular:criação, produção musical e performance" no qual ministrou a disciplina " A voz na canção popular brasileira: técnica, análise e interpretação" no período de 25 de maio a 29 de junho de 2012, totalizando 15h de atividade em sala de aula.


Escola de Música Arte Livre, EMAT, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de canto
Outras informações
Professora de Canto Popular em curso livre.


Espaço Musical Música Como Linguagem, EMML, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de canto
Outras informações
Professora de canto em curso livre.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ensino de canto na universidade pública: a canção popular brasileira como base técnica e histórica do processo de formação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Regina Machado - Coordenador / Ana Paula Lima de Albuquerque - Integrante / Mateus Corusse - Integrante / Paola Cecilia Albano - Integrante.
Número de orientações: 3
2015 - Atual
Voz: presença e significação - reconstituição histórica desenvolvimento técnico a partir de processos de escuta e análise do comportamento vocal
Descrição: A partir da aplicação da Semiótica da Canção e do estudo dos Níveis da Voz descritos, respectivamente, em diversos trabalhos do Prof Luiz Tatit e em meus trabalhos de mestrado e doutorado, estabelecem-se as bases teóricas para a construção das análises do comportamento vocal observando aspectos da tensividade. Todas as análises partem da escuta de fonogramas, ou seja, da performance midiatizada e fixada no rpoduto fonografado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .

Integrantes: Regina Machado - Coordenador / ABREU, CLENIO DE MOURA - Integrante / Luisa de Athayde Meirelles - Integrante / Ricardo Lima - Integrante / Maria Elisa de Miranda Pompeu - Integrante / Martina Marana - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto Popular.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica da Canção.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
VII Prêmio Visa de Música Popular Brasileira - Classificada entre os 24 finalistas, Rádio Eldorado e Grupo O Estado.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:31
R MACHADO  Data: 30/10/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, REGINA2017MACHADO, REGINA; PUCCI, M. ; Santos, R. ; Pompeu, A T ; MARIZ, J. ; Nunes, Thais G. A . Dossiê Voz Popular. MÚSICA POPULAR EM REVISTA, v. 2, p. 3, 2017.

2.
MACHADO, REGINA2016MACHADO, REGINA; ABREU, CLENIO DE MOURA . AnaÂ-lise semioÂ-tica do comportamento vocal em duas gravacÂ-oÂ-es de Â-SonhosÂ-. Estudos Semióticos (USP), v. 12, p. 29, 2016.

3.
MACHADO, R.;MACHADO, REGINA2013MACHADO, R.. Análise do comportamento vocal em três gravações de 'Na batucada da vida' ? uma abordagem desenvolvida a partir da semiótica da canção. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 4, p. 1/1-8, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, R.. A voz na canção popular brasileira - um estudo sobre a vanguarda paulista. 1a. ed. Cotia: Atelie Editorial, 2011. v. 1. 131p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, R.; Santanna, M ; MIRANDA, C. ; SISAN, C. ; QUEIROZ, C. ; DÖRING, K. . Do coccix até o fim do mundo - dois tempos de Elza Soares. In: Marilda Santanna. (Org.). As bambas do samba - mulher e poder na roda. 1aed.Salvador: Editora da UNiversidade Federal da Bahia, 2016, v. B199, p. 11-227.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, R.. O prazer está na conexão com o mundo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 jul. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, REGINA; Meirelles, Luisa de A. . A voz como ferramenta do discurso: paralelos entre a linguagem falada e o improviso vocal.. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, 2017, Campinas. XXVII Congresso - Campinas - 2017, 2017.

2.
MACHADO, REGINA; Marana, Martina M . A improvisação de Filó Machado - análise dos improvisos vocais na gravação de ?O samba da minha terra? de Dorival Caymmi. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Congresso, 2016.

3.
MACHADO, R.. Modelo de Análise para o Comportamento Vocal na Canção Popular. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.

4.
MACHADO, R.. O comportamento vocal na canção popular brasileira urbana - uma análise da gravação de 'Nego Dito' por Itamar Assumpção. In: III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Enomusicologia, 2006, São Paulo. Anais do III Congresso Internacional da ABET, 2006.

5.
MACHADO, R.. A voz na Vanguarda Paulista - estética vocal e produção independente. In: Vi Congresso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estúdio de la MÚsica Popular, 2005, Buenos Aires. Anais do Vi Congresso da IASPM-AL, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, REGINA; Santanna, M ; SISAN, C. ; Garcia, T. . Da pequena África de Tia Ciata às grandes intérpretes do samba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACHADO, REGINA. Canto e canção popular brasileira urbana ? técnica e estética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACHADO, R.; Tavarez, G. . A voz na canção popular brasileira midiatizada: história e comportamento vocal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MACHADO, R.; GODOY, S. ; SANDRONI, C. . ?A voz na canção popular brasileira: tradição e reinvenção do canto popular urbano?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRITO, T. A. ; BREIM, R. ; SALLES, S. ; MACHADO, R. . I Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, REGINA; Gotardo, C. . O som e o tempo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MACHADO, R.; Arrigo Barnabé . Supertônica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MACHADO, R.; Ná Ozzetti ; Tetê Espíndola ; Guimarães, S. ; Badi Assad . O protagonismo feminino na música popular brasileira - Estilo e experimentação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
Rolando Boldrin ; MACHADO, R. ; OZZETTI, D. ; VINHAS, N. ; SAGAWA, F. . Programa Sr Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MACHADO, REGINA. Entrevista sobre o cd Multiplicar-se unica -canções de Tom Zé. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MACHADO, REGINA; Johnny Luna . Programa Refrão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MACHADO, REGINA; Colibri, O.L . Hora do Rango. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MACHADO, R.; Ana Neri . Programa Antenados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
MACHADO, R.; Latorre, C.C. ; Guimarães, A. ; Alexei Alves ; Souza, J. Mariz ; Ini Ceverino . Canto Popular- discussões sobre ensino-aprendizagem na Universidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
Teca Lima ; MACHADO, R. ; Tom Zé . Regina Machado no Programa Cultura Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
MACHADO, R.. Fala Doutor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
Oliveira, Joana M ; Sandroni, C. ; Thiele, M. ; MACHADO, R. . O ensino do canto popular. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

13.
MACHADO, R.; MARIZ, J. ; KERR, S. ; Amin, E. ; GELAMO, R. . O som da voz na contemporaneidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

14.
MACHADO, R.; ZANINI, C. ; PIEDADE, A. T. C. ; SOUZA, A. G. R. . Canções: Ressignificação e Interpretação na Música Popular'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

15.
MACHADO, R.. Entrevista para Rádio Educadora da Bahia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
João Carlos Santana ; MACHADO, R. ; ANDRADE, I. P. ; VINHAS, N. . Programa Sala de Música. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
Augusto, E. ; MACHADO, R. . Programa Feira do Som. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. ; SPESSOTO, T. . Programa Papo de Músico. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
GOMES, C. ; MACHADO, R. ; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . Programa Território Nacional. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . Programa Galeria. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
RAGASSI, P. ; LIERI, M. ; MACHADO, R. ; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . Programa Tah Ligado. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
MACHADO, R.; Luiz HEnrique Mazini . Entrevista para Rádio Cultura de Porto Alegre. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

23.
Epindola, S. ; MACHADO, R. . Programa Tons do Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, R.; Alves, Alza ; do Val, Patrick R . Prosódia e semiótica na interpretação de canções. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MACHADO, REGINA; MOLINA, S. . A voz na canção popular brasileira - técnica, análise e interpretação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MACHADO, R.; MOLINA, S. . A voz na canção popular brasileira - análise, técnica e interpretação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MACHADO, R.; Prass, L. . Oficina de Canto Popular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACHADO, R.; Prando, F. . Canto no Brasil: breve história das vozes na canção popular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MACHADO, R.; MOLINA, S. . A voz na canção popular: análise, técnica e interpretação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MACHADO, R.; OZZETTI, D. ; Tom Zé ; Gal Oppido ; FERREIRA, S. . Multiplicar-se única - canções de Tom Zé. 2015. (CD).

8.
MACHADO, R.; MOLINA, S. . A voz na canção popular brasileira: técnica, análise e interpretação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MACHADO, R.. As vozes do rádio entre os anos 1940 e 1950. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ZANINI, C. ; MACHADO, R. . Voz e Expressividade: O intérprete como tradutor dos sentidos da canção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MACHADO, R.; RUBERTI, S. ; Ritamaria ; Sá, Solange . Módulo I - O canto do Brasil na Época de Ouro. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

12.
MACHADO, R.; ANDRADE, I. P. ; BARROS, F. ; Ritamaria ; RUBERTI, S. ; Sá, Solange . Módulo III - Festivais, Jovem Guarda e Tropicália. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
MACHADO, R.; Ritamaria ; RUBERTI, S. ; Sá, Solange . Módulo II - Renovação do Samba-canção e Bossa Nova. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

14.
MACHADO, R.; FERREIRA, S. ; ANDRADE, I. P. ; VINHAS, N. ; Luiz Tatit ; Chico Saraiva ; Fabio Barros ; Fred Martins . agora o céu vai ficando claro. 2010. (CD).

15.
MACHADO, R.; MARIA, C. ; Jardel Caetano . De cara pro sol. 2008. (CD).

16.
Chico Saraiva ; MACHADO, R. ; MAGALHAES, A. . Saraivada. 2007. (CD).

17.
MACHADO, R.. Uma breve história do canto na canção popular brasileira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
MACHADO, R.. VI Festival de Música de Ourinhos - Oficina de Canto Popular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
MACHADO, R.. Técnica vocal na canção popular brasileira. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
BRIGHETTI, B. ; BUARQUE, C. ; MARTINO, B. ; MCCARTNEY, P. ; MACHADO, R. ; FERREIRA, S. ; VELOSO, C. . Pulsar. 2005. (CD).

21.
Villa-Lobos, H. ; VELOSO, C. ; Carvalho, L. ; MACHADO, R. ; Mario Manga . London Poem Leandro Carvalho e The Britton String Quintet. 2004. (CD).

22.
PUCCI, M. ; MACHADO, R. ; ZANCO, C. ; Grupo Mawaca ; CAMOES, L. . Os Lusíadas. 2003. (CD).

23.
MACHADO, R.. Técnica Vocal aplicada à canção brasileira. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
BUARQUE, C. ; MACHADO, R. ; SCHUMANN, R. ; VELOSO, C. ; PEIXE, C. G. . Sobre a paixão. 2000. (CD).

25.
MACHADO, R.; Zatz, I. ; Mario Manga ; Monica Salmaso . La nave va - A volta ao mundo em 19 melodias. 1995. (CD).

26.
MACHADO, R.. A voz em estúdio. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
MACHADO, R.. A voz e a canção. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MACHADO, REGINA; ZAN, J.R. ; PRADO, B. Q. . Mulheres à mostra. 2017. Performática.

Música
1.
MACHADO, REGINA; SAGAWA, F. ; VINHAS, N. ; Tom Zé . Regina Machado canta Tom Zé. 2018. Interpretação.

2.
MACHADO, REGINA; Badi Assad ; Ná Ozzetti ; Lucina . Substantivo Feminino. 2018. Diversas.

3.
MACHADO, REGINA; Déa Trancoso ; Guimarães, S. . Canções guardadas nas dobras do tempo. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
MACHADO, REGINA; Ná Ozzetti ; Tetê Espíndola ; Badi Assad . 9a Mostra de Música Leão do Norte. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
MACHADO, REGINA. Por toda parte, o sertão. 2017. Diversas.

6.
MACHADO, REGINA; Marana, Martina M ; Meirelles, Luisa de A. ; PRADO, B. Q. ; Soares, Gra ; Duarte, Bruna ; Collaço, M Cecilia . Mulheres à mostra. 2017. Diversas.

7.
MACHADO, R.; VINHAS, N. . Aula-sow sobre O Samba Paulista. 2016. Diversas.

8.
MACHADO, R.. Quantas bocas a cidade vai abrir. 2015. Diversas.

9.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . agora o céu vai ficando claro Café Photosophia. 2010. Interpretação.

10.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. ; BARROS, F. . agora o céu vai ficando claro Casa de Francisca SP. 2010. Interpretação.

11.
MACHADO, R.; Chico Saraiva ; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . agora o céu vai ficando claro Teatro Eva Hertz. 2010. Interpretação.

12.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. ; OZZETTI, D. ; Fred Martins . agora o céu vai ficando claro Sesc Vila Mariana. 2010. Interpretação.

13.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . agora o céu vai ficando claro Projeto Comboio de Cordas Teatro da Vila SP. 2010. Interpretação.

14.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. ; PERÒN, ITalo ; VINHAS, N. . agora o céu vai ficando claro Teatro Arthur Rubinstein. 2010. Interpretação.

15.
MACHADO, R.; TABORDA, M. E. ; ANDRADE, I. P. . Inverno Cultural de São João Del Rei. 2008. Interpretação.

16.
MACHADO, R.. PULSAR Sesc Ipiranga. 2005. Interpretação.

17.
MACHADO, R.; VELOSO, C. ; BUARQUE, C. ; FERREIRA, S. ; LOBO, E. ; MCCARTNEY, P. ; MARTINO, B. ; BRIGHETTI, B. . Pulsar. 2004. Interpretação.

18.
MACHADO, R.; BUARQUE, C. ; VELOSO, C. ; PEIXE, C. G. ; SCHUMANN, R. ; HEINE, H. ; NEVES, G. ; FERREIRA, S. . Sobre a Paixão. 2000. Interpretação.

19.
MACHADO, R.. Sobre a Paixão. 2000. Interpretação.

20.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo . Concerto Didático sobre a Canção Popular Brasileira. 1994. Interpretação.

21.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; COLABONE, Carlos . Tua Presença. 1990. Interpretação.

22.
MACHADO, R.; ARAP, Fauzi . Rosa dos Ventos da MPB. 1989. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo . Passeando pelo blues. 1988. Interpretação.

24.
MACHADO, R.. Projeto Cunhantã. 1987. Interpretação.

25.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo . Passeando pelo blues. 1987. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LIERI, M. ; FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Na Pauta - Ideia de Antes. 2012 (Projeto Musical).

2.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. ; LIERI, M. ; Alzira Espíndola ; Lucina . Na Pauta - Lucina e Alzira Espíndola. 2012 (Projeto Musical).

3.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. ; LIERI, M. ; MARIA, C. . Na Pauta - Vozes Bugras. 2012 (Projeto Musical).

4.
MACHADO, R.; PERÒN, ITalo ; Vanzolini, P . Encontro com Paulo Vanzolini. 2010 (Projeto Musical).

5.
MACHADO, R.; Stênio Mendes . Oficina de Improvisação Livre com Stênio Mendes. 2009 (Projeto Musical).

6.
MARIA, C. ; MACHADO, R. . Santa. 2009.

7.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Pulsar. 2004.

8.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Vazio. 2004.

9.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Promessa. 2004.

10.
MACHADO, R.. Rio de Janeiro. 2004.

11.
SIQUEIRA, J. R. ; CAMOES, L. ; MACHADO, R. . "Fado" sobre adaptação do poema de Camões por José Rubens Siqueira. 2003.

12.
PUCCI, M. ; MACHADO, R. ; ZANCO, C. . "Orientes" adaptação livre do poema de Camões por Magda Pucci. 2003.

13.
MACHADO, R.. Cantico. 1998.

14.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Sobre a Paixão. 1998.

15.
MACHADO, R.. São Paulo. 1998.

16.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Voz. 1998.

17.
FERREIRA, S. ; MACHADO, R. . Além do amar. 1998.

18.
MACHADO, R.; FERREIRA, S. . Os Caminhos da Canção Brasileira. 1994 (Projeto Musical).

19.
MACHADO, R.. Bons Encontros. 1992 (Show musical).

20.
MACHADO, R.; Elifas Andreatto ; BAsbaum, Ana . Semana Paulista de Arte. 1985 (Projeto/Mostra Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Andrada e Silva, M.A.; Paula Souza, L.A. de; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Marcio roberto Campos. Canto Popular: aspectos da atuação de professores de canto brasileiros. 2018. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Valente, Heloisa; MACHADO, R.; Nogueira, Isabel P. Participação em banca de Luisa Nemésio Toller Motta. Se a obra é a soma das penas: um estudo feminista sobre as cantoras da Vanguarda Paulista. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

3.
Paes, Silvia; Wunder, Alik; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Alcideia Margareth Rocha Trancoso. O mastro é o centro do mundo: a cosmologia de João do Lino Mar, Capitão do terno de Catopês Nossa Senhora do Rosário de Bocaiuva/MG". 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Rurais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
MACHADO, R.; Nunes, Thais G. A; Mendes, Adriana N A. Participação em banca de Ana Paula Lima de Albuquerque. O ensino do canto popular na universidade pública brasileira: um estudo sobre as práticas pedagógicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

5.
Turtelli, Larissa S; MACHADO, REGINA; Braga, F. de Campos. Participação em banca de Amanda Gonsales de Araujo. Romaria, um percurso para o interior: vivência a partir do eixo Co-habitar com a Fonte do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

6.
MACHADO, REGINA; Carvalho, José Alexandre L.L; Nunes, Thais G. A. Participação em banca de Martina Martins Marana. Sacundim: o scat singing de Filó Machado na interpretação de "Take Five". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

7.
MACHADO, REGINA; MANNIS, J. A.; Apro, F.. Participação em banca de Henrique Cantalogo Couto. A hora da voz, a vez da palavra: a poética-musical da Bossa Nova e da Seconda Pratica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

8.
MACHADO, R.; Mendes, Adriana N A; Nunes, Thais G. A. Participação em banca de Paola Cecilia Albano. Análise da Performance Vocal em Canção Popular Brasileira dos alunos do Bacharelado em Música Popular da Faculdade de Artes e Design da Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, AR) - uma contribuição para o ensino do canto popular no contexto latino-americano. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

9.
MACHADO, R.; Nunes, Thais G. A; Lopes, Ivã C.. Participação em banca de Clênio de Moura Abreu. Segredo e revelação: análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

10.
Figueiredo, S.L.F.; MACHADO, R.; Coelho, L.F.H.. Participação em banca de Verônica Kimura. A formação e as práticas de ensino de professores de canto popular: perspectivas de professores da cidade de Florianópolis - SC". 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Musical) - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
FERNANDES, A.J.; Costa, J.F.; MACHADO, R.. Participação em banca de Marcelo Matias Elme. As Técnicas Vocais no Canto Popular Brasileiro: processos de aprendizagem informal e formalização do ensino. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

12.
DUARTE, M.A.; Ulhôa, M. T.; MACHADO, R.. Participação em banca de Marcela da Silva Velon. Elizeth Cardoso e o canto urbano brasileiro: cinco décadas em cinco momentos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música Brasileira) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
Schroeder J. L.; Prado, Guilherme V.T.; MACHADO, R.. Participação em banca de Carolina Ladeira de Oliveira Johnston. Cantar como prática da liberdade. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

14.
MACHADO, R.; Azevedo, Claudia S. N.; Araujo, S.; Braga, Luís O.. Participação em banca de Livia Scarinci Nestrovski. Sambop - -scat singing brasileiro a partir da obra de Leny Andrade (1958 - 1965). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Salles, P.P.; MACHADO, R.; CIntra, F.C.M.. Participação em banca de Elisabete Just. "Cor Mio, Coro Mio, Curumim: história, análise de seis peças de um repertório multicultural para coro infantil e estratégias lúdicas do Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, em Milão, Itália". 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

16.
CLIMACO, M.; MACHADO, R.; Profa Dra Marilia Alvares. Participação em banca de Sebastiana Benedita Coelho de Moraes Couteiro. O ensino do canto popular brasileiro. Abordagem didática: técnica vocal e performance. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
Luiz Tatit; Carmo Jr, J.R.; MACHADO, REGINA; Monteiro, Ricardo N. de C; Discini de Campos, N.. Participação em banca de Marina Maluli César. Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos. 2017. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

2.
Vicente, E.; .Garcia, W.; Souza, J.B. G. de; Monteiro, Ricardo N. de C; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Evaldo Piccino. Do pé de um anjo à voz dos violões: disco e teatro de revista na consagração de Francisco Alves (1920-1932). 2017. Tese (Doutorado em Meios e Processos Áudio Visuais) - Escola de Comunicação e Artes da USP.

3.
SANTOS, A. Rafael C. dos; ZAN, J.R.; BORÉM, F.; MARIZ, J.; MACHADO, R.. Participação em banca de Thais dos Guimarães Alvim Nunes. A voz de Milton Nascimento em presença. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MACHADO, REGINA; ZAN, J.R.; Cacá Machado. Participação em banca de Ricardo Alexandre de Freitas Lima. A voz do dono: gesto vocal como actante na cartografia da controvérsia da Nova MPB. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, R.; ZAN, J.R.; Murgel, Ana Carolina. Participação em banca de Ricardo Alexandre de Freitas Lima. Actâncias vocais: cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

3.
MACHADO, R.; ZAN, J.R.; Murgel, Ana Carolina. Participação em banca de Ricardo Alexandre de Freitas Lima. Fora da Asa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERNANDES, A.J.; ALMEIDA, A. Z.; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Marcelo Mathias Elme. Monografia "Técnica, naturalidade e individualidade no canto popular". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERNANDES, A.J.; ALMEIDA, A. Z.; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Marcelo Mathias Elme. Recital "A canção popular brasileira e suas propriedades pedagógicas". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

6.
ZAN, J.R.; PAIXÂO, A. H.; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Bruna Queiroz Prado. Recital "Para gritar o céu". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERNANDES, A.J.; MACHADO, REGINA; Kayama, A.. Participação em banca de Marcelo Mathias Elme. O repertório como ferramenta para o desenvolvimento técnico-expressivo para o canto popular brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

8.
ZAN, J.R.; PAIXÂO, A. H.; MACHADO, R.. Participação em banca de Bruna Queiroz Prado. Carcará mais coragem do que homem: transgressão, poder e magia em Maria Bethânia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

9.
CARRASCO, C.R.; MANCINI, O.; MACHADO, R.. Participação em banca de André Checchia Antonietti. Os modos de inserção e as relações dramático-narrativas da canção no cinema e na televisão brasileira no exemplo de Daniel Filho. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Multimeios) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
Valente, Heloisa; Costa, M.C.Castilho; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Luisa Nemesio Toller Motta. Se a obra é a soma das penas: um estudo sobre gênero e performance na vanguarda paulista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS, A. Rafael C. dos; MANNIS, J. A.; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Luisa de Athayde Meirelles. A VOZ COMO INSTRUMENTO NO BRASIL: PERSPECTIVAS SOBRE A IMPROVISAÇÃO NO CANTO POPULAR BRASILEIRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

3.
MACHADO, R.; Kayama, A.; Carvalho, José Alexandre L.L. Participação em banca de Martina Martins Marana. Jazz e Música Brasileira no scat singing de Filó Machado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

4.
MACHADO, R.; MARIZ, J.; ZAN, J.R.. Participação em banca de Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu. Expressão vocal e significação: uma análise do canto de Gal Costa em Fa-tal Gal a todo vapor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

5.
MACHADO, R.; MANNIS, J. A.; Lambert, Marisa M. Participação em banca de Maria Izabel Padovani. A Técnica Alexander aplicada à prática coral: caminhos para uma educação integral. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

6.
Hora, E.P.; Kull, P. M.; MACHADO, R.. Participação em banca de Henrique Cantalogo Couto. A Bossa Nova e a Seconda Prattica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

7.
Turtelli, Larissa S; Rodrigues, Graziela; MACHADO, REGINA. Participação em banca de Amanda Gonsales de Araujo. Romaria, um percurso para o interior: vivência a partir do eixo Co-Habitar com a Fonte do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

8.
MACHADO, R.; FERNANDES, A.J.; MENDES, A.. Participação em banca de Paola Cecília Albano. Análise da Performance Vocal em Canção POpular Brasileira dos alunos do bacharelado em Música Popular da FAD, UNCUYO Mendoza,AR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

9.
MACHADO, R.; Souza, J. Mariz; Mendes, Adriana N A. Participação em banca de Ana Paula Lima de Albuquerque. O ensino do canto popular na universidade pública brasileira: um estudo sobre as práticas pedagógicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

10.
MACHADO, R.; FERNANDES, A.J.; Souza, J. Mariz. Participação em banca de Clenio de Moura Abreu. Segredo e Revelação: análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

11.
Hora, E.P.; Kull, P. M.; MACHADO, R.. Participação em banca de Henrique Cantalogo Couto. Seconda Pratica do Seculo XVII e a Bossa Nova. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

12.
Kayama, A.; FERNANDES, A.J.; MACHADO, R.. Participação em banca de Marcelo Mathias Elme. O repertório como ferramenta para o desenvolvimento técnico no canto popular brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

13.
MACHADO, R.; FIGUEIREDO, S. L. F.. Participação em banca de Verônica Kimura. A formaçaõ e as práticas de ensino de professores de canto popular: perspectivas de professores da cidade de Florianópolis. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

14.
MACHADO, R.; ZAN, J.R.; PINTO, M.T.P. Participação em banca de Fernando Seii Sagawa. Victor Assis Brasil e suas interpretações instrumentais de canções brasileiras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Salles, P.P.; Souza, Suzana C A I; MACHADO, R.. Participação em banca de Maria Rita Brandão Machado.Voz e processos criativos em ambientes de ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Departamento de Música - ECA - USP.

2.
MACHADO, R.; NARUTO, M.; FERRIANI, V. M. P.. Participação em banca de Veronica Meirelles P. Ferriani.Estética Musical e VIsual. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACHADO, REGINA; FERNANDES, A.J.. Banca Examinadora para o Concurso Vestibular - Prova de Aptidão. 2017. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, REGINA; FERNANDES, A.J.. Banca Examinadora para o Concurso Vestibular - Prova de Aptidão. 2016. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERNANDES, A.J.; MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Concurso Vestibular - Prova de Aptidão. 2015. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

4.
MACHADO, R.; FERNANDES, A.J.. Banca Examinadora Para o Concurso Vestibular Aptidão em Música. 2014. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

5.
Carvalho, J.A.; Garcia, H.; MACHADO, R.. Banca Examinadora para Ingresso na Pós-graduação em Música. 2014. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

6.
MANNIS, J. A.; TINE, P. J. S.; MACHADO, R.. Processo Seletivo Emergencial para Professor Doutor. 2013. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

7.
MACHADO, R.; FERNANDES, A.J.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Música. 2013. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

8.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

9.
ZARATIN, T.; MACHADO, V.; MACHADO, R.; SANTANA, M. A.. Processo Seletivo para Professor Associado MAII D - Depto de Artes Cênicas. 2011. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

10.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2011. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

11.
MACHADO, R.; Queiroz, F.J. G.; Alexei Alves; Ivan Vilela. Concurso para provimento do cargo de Professor Auxiliar. 2010. Universidade Federal da Bahia.

12.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2010. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

13.
MACHADO, R.. Concurso para professor de Canto Popular. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

14.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2009. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

15.
MACHADO, R.; Christiana Neves; Silvio Ferraz. Concurso para admissão de professor de canto popular. 2008. Universidade Livre de Música - Organização Social Santa Marcelina.

16.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2008. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
Schroeder, J.L.; MACHADO, R.; Prado, Guilherme V.T.. Desejo de ser cantora. 2013. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2007. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

3.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2006. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

4.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2005. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

5.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2004. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

6.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2003. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

7.
MACHADO, R.. Banca Examinadora para o Vestibular Prova Específica Aptidão em Música Popular Modalidade Voz. 2002. Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular.Canções guardadas nas dobras do tempo. 2018. (Outra).

2.
X Mostra de Música Leão do Norte.Escuta e sentido - tradição e pertencimento a partir da canção popular. 2018. (Oficina).

3.
X Mostra de Música Leão do Norte.A poesia como ponte na geografia sonora dos pertencimentos e reencontros. 2018. (Encontro).

4.
X Mostra de Música Leão do Norte.Relações conexas e o entrelugar: entre poeta e compositor, entre poesia e música. 2018. (Encontro).

5.
X Mostra de Música Leão do Norte.Apresentação musical : Canções guardadas nas dobras do tempo. 2018. (Outra).

6.
9a mostra de música Leão do Norte.Canto e canção popular brasileira urbana - técnica e estética. 2017. (Encontro).

7.
Seminário Internacional de Música Popular e Política.Show musical "Mulheres à mostra". 2017. (Simpósio).

8.
XXVII Congresso da ANPPOM. A voz como ferramenta do discurso: paralelos entre a linguagem falada e o improviso vocal. 2017. (Congresso).

9.
8a Mostra de Música Leão do Norte.A voz na canção popular brasileira - comportamento vocal e semiótica da canção. 2016. (Outra).

10.
II Simpósio O samba mandou me chamar.Do coccix até o fim do mundo - dois tempos de Elza Soares. 2016. (Simpósio).

11.
I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. O estado da arte do ensino da música popoular na universidade. 2015. (Congresso).

12.
XXIII Congresso da ANPPOM. Modelo de análise para o comportamento vocal na canção popular. 2013. (Congresso).

13.
25o Festival Universitário da Canção.Comissão julgadora do 25o FUC. 2012. (Outra).

14.
Virada Cultural Paulista 2011.Show musical - agora o céu vai ficando claro. 2011. (Outra).

15.
I Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga.Debate sobre educação musical no Brasil. 2007. (Outra).

16.
III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Enomusicologia. A voz na vanguarda paulista - uma análise da gravação de "Nego Dito" por Iamar Assumpção. 2006. (Congresso).

17.
8o Premio Visa de Música Popular BRasileira - Edição Vocal.8o Premio Visa de Música Popular Brasileira - Edição Vocal. 2005. (Outra).

18.
VI Congresso da IASPM-AL. VI Congresso de la Rama Latinoamericana de La Asociacion Internacional para el Estudio de la Música Popular, IASPM-AL. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, REGINA; Murgel, Ana Carolina ; Santanna, M ; Nunes, Thais G. A ; MARIZ, J. ; MOLINA, S. ; Diniz, Sheyla ; Machado, Cacá . III Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular. 2018. (Congresso).

2.
MACHADO, R.; MARIZ, J. ; Kfouri, M.L. ; Santanna, M ; Tavares, Gil V . II Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular. 2015. (Congresso).

3.
MACHADO, R.; Luiz Tatit ; WISNIK, J.M. ; MARIZ, J. ; MOLINA, S. ; OZZETTI, D. . I Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular. 2013. (Outro).

4.
ANDRADE, I. P. ; MACHADO, R. . Quintas Sonoras. 2010. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luisa De Athayde Meirelles. A voz como instrumento no Brasil: um panorama da improvisação no canto popular brasileiro e a busca por uma forma brasileira de improvisar. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu. QUALIDADE VOCAL E SENTIDO: uma investigação sobre o potencial semântico da qualidade vocal em interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Clenio de Moura Abreu. Quantificações tensivas e suas implicações na construção do sentido por meio do canto popular brasileiro. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Mateus Vinícius Corusse. O cantor e o canto popular formalizado: um estudo de caso múltiplo sobre o ensino dos conservatórios e escolas técnicas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Ricardo Alexandre de Freitas Lima. A Voz do Dono: assinatura vocal no canto brasileiro popular. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Izabel Padovani. A Técnica Alexander aplicada ao Canto Coral - caminhos para uma educação integral. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

2.
Martina Martins Marana. Sacundim: o scat singing de Filó Machado na interpretação de. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

3.
Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu. Canto popular e significação; uma proposta de análise do canto de Gal Costa no disco Fa-tal Gal a todo vapor. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

4.
Henrique Cantalogo Couto. A hora da voz, a vez da palavra: a poética-musical da Bossa Nova e da Seconda Pratica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Regina Machado.

5.
Paola Albano. Análise da interpretação vocal no repertório de bossa nova dos alunos da Licenciatura em Música Popular orientação Canto. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Insituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

6.
Clênio de Moura Abres. Segredo e revelação: análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

7.
Fernando Seiji Sagawa. VIctor Assis Brasil e suas gravações de canções e brasileiras:relações de sentido entre interpretação instrumental e os regimes de integração entre melodia e letra.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Regina Machado.

8.
Ana Paula de Lima Albuquerque. Análise do contexto do ensino da técnica vocal para o canto popular: uma possível metodologia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Regina Machado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Ohana. Metamorfoseado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

2.
Graciela Soares. A força que nunca seca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

3.
Vitor Felipe Wutzki. Insconstantinopla. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

4.
lucas Tozzeti Madi. Tormenta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

5.
Gabriel Ruman Edé. Astronauta no abismo, criatura sem Deus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

6.
Maria Cordélia de Souza Lima Galasso. Eu nunca mais vou voltar por aí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

7.
Fernanda Dadona. Do horizonte de verso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

8.
Bruna Brenner Lucchesi. Não fosse isso e era menos, não fosse tanto e era quase. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

9.
Ines Terra Brandes. Um fio na garganta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

10.
Paulo Barreto Prudente. Cantos Harmonicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

11.
Livia Scarinci Nestrovski. Canto Popular: Técnica e Expressão na busca de possibilidades interpretativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

12.
Lineker Henrique de Oliveira. Traia-me: análise e descrição do processo de criação e produção do espetáculo cenico-musical. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

13.
Bruna Queiroz Prado. Sobre sambas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

14.
Nelson Alexandre Brolese. Ablusado - O blues da MPB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

15.
Gustavo de Oliveira Costa. A voz cantada no início do século XX: uma análise do comportamento vocal no período de transição do sistema mecânico para o sistema elétrico de gravação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Regina Machado.

Iniciação científica
1.
Lucas Tozetti Madi. O Mar de Dorival Caymmi: uma análise semiótica da relação entre voz e violão. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Sistema Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da UNICAMP. Orientador: Regina Machado.

2.
Carina Neder Petrini. VIdalas a duo:cor e grito no canto ancestral argentino. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Regina Machado.

3.
Amanda Gonsales de Araujo. O processo arqueológico do intérprete-criador. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Regina Machado.

4.
João Carlos Rocha de Oliveira. Ramo de Delírios - o nítido obscuro universo musical de Guinga. 2012. Iniciação Científica - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Sistema Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da UNICAMP. Orientador: Regina Machado.

5.
Amanda Gonsales de Araujo. Investigações sobre a eficácia da Técnica de Alexander na prática do canto. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Sistema Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da UNICAMP. Orientador: Regina Machado.

6.
Luisa Nemésio Toller. O comportamento vocal em Maria João. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Orientador: Regina Machado.

7.
Luisa Nemesio Toller Motta. O uso da voz como instrumento por Milton Nascimento na década de 70. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Música Popular) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Orientador: Regina Machado.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, R.; GODOY, S. ; SANDRONI, C. . ?A voz na canção popular brasileira: tradição e reinvenção do canto popular urbano?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MACHADO, R.. As vozes do rádio entre os anos 1940 e 1950. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, R.. Fala Doutor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MACHADO, REGINA; Gotardo, C. . O som e o tempo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:25:08