Marson Quintino Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0950498451191860
  • Última atualização do currículo em 08/12/2017


É bacharel e licenciado em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instrutor de atenção plena (mindfulness) pela Unifesp e aprofundou-se nas aplicações de mindfulness para educadores pela Universidade de Virgínia (EUA). Atuou como professor de física e matemática nos ensinos fundamental, médio, superior e em redes pré-vestibulares por mais de 10 anos. É gestor e instrutor de atenção plena no Projeto Social Escola do Presente, instituição que oferece programas de mindfulness para adultos em geral e, entre eles, educadores de escolas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marson Quintino Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, M. Q.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2012
Especialização em Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Titulação não requereu monografia.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Bacharelado em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Positive Psychology - The Science of Happiness. (Carga horária: 50h).
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2016 - 2016
Cultivating Awareness and Resilience in Education. (Carga horária: 30h).
University of Virginia, VIRGINIA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Seminários Avançados em Mindfulness Aplicado à Saúde. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação Profissional em Mindfulness. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2013 - 2013
Mindfulness Fundamentals Online Training. (Carga horária: 12h).
Mindful Schools, MF, Estados Unidos.
2013 - 2013
Mindful Schools K-12 Curriculum Training (1 CEU). (Carga horária: 12h).
Mindful Schools, MF, Estados Unidos.
2012 - 2012
English for foreigners. (Carga horária: 20h).
Callan School, CS, Inglaterra.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ensinando Astronomia. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Física da Atmosfera. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, ISDBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática (EFII), Carga horária: 24

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Física (EM), Carga horária: 30


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 8
Outras informações
Formador de matemática na capacitação de professores (EFI) do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), oferecido em parceria entre o Governo Federal, o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação da Unicamp.


Colégio Objetivo de Sumaré, COS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática (EM), Carga horária: 30


Escola Estadual Dr. Tomás Alberto Whatelly (SP), EETAW, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20


Associação Pedagógica Jatobá, APJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Professor de Física (EM), Carga horária: 30


Colégio Notre Dame de Campinas, CNDC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8


Projeto Social Escola do Presente, PSEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Gestor e Instrutor, Enquadramento Funcional: Gestor e Instrutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mais informações em www.escoladopresente.org



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Mindfulness.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena - Mindfulness: menos estresse, mais saúde, eficiência e bem-estar para educadores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena - Mindfulness: menos estresse, mais saúde, eficiência e bem-estar para educadores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, M. Q.. Práticas de atenção plena: associação com o estresse. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, M. Q.. Mindfulness e educadores do ensino básico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, M. Q.. Mindfulness: a ciência a serviço da inteligência e do bem estar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena no manejo do estresse em educadores.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II International Meeting on Mindfulness. 2015. (Encontro).

2.
4º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas. 2014. (Simpósio).

3.
II Encontro de Mindfulness e Promoção da Saúde. 2014. (Encontro).

4.
3º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas. 2012. (Simpósio).

5.
I Encontro de Mindfulness e Promoção da Saúde. 2012. (Encontro).

6.
XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XV OBA). Professor Representante da OBA no Colégio Dom Bosco de Americana. 2012. (Olimpíada).

7.
Estados de consciência, conduzido por Sua Santidade o Dalai Lama. 2011. (Simpósio).

8.
Seminário de Pesquisas da Graduação do IEL.Projeto Cursinho Popular Machado de Assis. 2004. (Seminário).

9.
V Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW.CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA ATRAVÉS DE TÉCNICAS FOTOTÉRMICAS. 2004. (Encontro).

10.
Worlwide Virtual Instrumentation Conference. 2004. (Encontro).

11.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA ATRAVÉS DE TÉCNICAS FOTOTÉRMICAS. 2004. (Congresso).

12.
Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

13.
IV Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW.Versatilidade das Técnicas Fototérmicas na Obtenção de Espectros Ópticos e na Caracterização Térmica de Materiais. 2003. (Encontro).

14.
VI Oficina de Física. 2003. (Oficina).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. Q.. Práticas de atenção plena: associação com o estresse. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena no manejo do estresse em educadores.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena - Mindfulness: menos estresse, mais saúde, eficiência e bem-estar para educadores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, M. Q.. Atenção Plena - Mindfulness: menos estresse, mais saúde, eficiência e bem-estar para educadores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 12:55:57