Felipe Kirst Adami

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1065145779207862
  • Última atualização do currículo em 25/03/2018


Felipe Kirst Adami é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Composição e em Piano, Mestrado e Doutorado em Composição Musical pela UFRGS. Tem experiência na área de música, com ênfase em composição musical e piano, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, arranjos, música contemporânea, orquestração, música brasileira, piano e música de câmara. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Kirst Adami
Nome em citações bibliográficas
ADAMI, Felipe K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música.
Rua Senhor dos Passos, 248
Centro
90020-180 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33084310
URL da Homepage: http://www.ufgrs.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Pós Graduação em Música Mestrado e Doutorado UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sinfonia Sistêmica: os Processos Criativos e a Concepção Estética dos Ciclos Vitais, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Celso Loureiro Chaves.
Palavras-chave: musica contemporânea; processos criativos; concepção estética; ciclos vitais; pensamento sistêmico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2002 - 2004
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dr Celso Gianetti Loureiro Chaves.
Palavras-chave: composição musical; estética; ciclos vitais; análise musical; seção áurea; simetria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Piano.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros.
1997 - 2001
Graduação em Música Bacharelado Em Piano.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 2001
Graduação em Música Bacharelado Em Composição.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
10º Seminário de Música de Montenegro - piano.
Fundação de Artes de Montenegro, FUNDARTE, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Masterclass de Jazz Piano Com Judy Carmichael.
Instituto Cultural Norte Americano, ICNA, Brasil.
1995 - 1995
A Música da Imagem Criação e Produção de trilha so.
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC-POA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Preparatório de Teoria e Percepção Musical do Depa.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Técnicas Pianísticas Com Fernando Laires Portugal.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Também trabalhou como professor substituto nesta instituição, entre dezembro de 2001 e outubro de 2003

Atividades

3/2008 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arranjos vocais e instrumentais
Improvisação Musical
Contraponto
Instrumentação e Orquestração
Instrumento Piano
Laboratório de Execução Instrumental
Piano

Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

Atividades

9/2001 - 2/2008
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto I
Contraponto II
Contraponto III
Contraponto IV
Harmonia e Composição I
Harmonia e Composição II
Harmonia e Composição III
Harmonia e Composição IV
Instrumento em grupo
Linguagem e estrutura musical III
Orientação de monografia
Piano
Piano complementar

Guildhall School Of Music And Drama, GSMD*, Inglaterra.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações
Entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro de 2016



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
UMA VISAO SISTEMICA DOS PROCESSOS CRIATIVOS DA COMPOSICAO MUSICAL E A CONCEPCAO ESTETICA DOS CICLOS VITAIS
Descrição: O projeto de pesquisa tem como principal objetivo estudar os processos criativos em composição musical a partir da inter-relação compositor-produto criativo-intérprete-meio, em uma visão sistêmica, levando-se em conta o caráter interativo entre os diferentes elementos do sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Instrumentação e Orquestração: Novas Técnicas, Novas Tecnologias
Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar um levantamento das possibilidades técnicas dos instrumentos orquestrais, incluindo técnicas convencionais e expandidas e criar objetos de aprendizagem que permitam o conhecimento de diferentes técnicas instrumentais e sua aplicabilidade prática na música, bem como objetos de aprendizagem que permitam a comparação de diferentes versões de orquestração de um mesmo trecho musical de uma forma inovadora, através de recursos digitais que serão disponibilizados com acesso livre e gratuito na web. Também avaliará a aplicabilidade dos recursos gerados na pesquisa no estudo da instrumentação e orquestração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Sinfonia Sistêmica: A Concepção Estética dos Ciclos Vitais e Processos Composicionais
Descrição: Projeto de doutorado com pesquisa sobre os processos criativos da composição musical e a utilização de concepções estéticas baseadas em ciclos vitais, tendo como principais referências teóricas "A Teia da Vida", de Fritjof Capra e "O método II: a vida da vida", de Edgar Morin. Inclui a análise da obra Sinfonia Sistêmica, para orquestra sinfônica, gerada dentro da Concepção Estética dos Ciclos Vitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Arranjos Vocais e Instrumentais III - 2017
Descrição: Curso de arranjos musicais oferecido em concomitância com a disciplina da graduação. A carga horária foi de 36 h/a sendo duas horas-aula semanais, com os seguintes conteúdos: 1) Estruturação e planejamento - análise comparativa de arranjos pré-existentes; - análise musical de músicas a serem arranjadas, visando definir a estrutura global do arranjo; - definição de número de chorus, utilização de introdução, interlúdios e coda, e planejamento global do arranjo; - definição de pontos climáticos primários e secundários; 2) Harmonização e contraponto - breve revisão sobre técnicas de harmonização e rearmonização; - harmonização quartal e por clusters; - harmonização de melodias em bloco utilizando formações quartais e clusters; - acordes de estrutura superior e policordes; - criação de contramelodia sem bloco 3) Orquestração - utilização idiomática de instrumentos e vozes - efeitos instrumentais e vocais específicos - funções estruturais na orquestração de um arranjo - utilização dos naipes e vozes nas diferentes funções estruturais 4) Laboratório de criação de arranjos. Além dos alunos de graduação envovlvidos no projeto, houveram 1 alunos da comunidade geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador.
2017 - 2017
DIVERSOS CORPOS DANÇANTES 2017
Descrição: Participação como compositor e intérprete de música, em duo com Ricardo Winkelmann, criando e executando a trilha sonora para a coreografia de Carla Vendramin. Carga horária : 25h Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID ? UFRGS), criado pela professora Carla Vendramin. O trabalho propõe a prática e pesquisa da improvisação e composição coreográfica, sobre poéticas da integração entre diversas pessoas, seus corpos, movimento e suas experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Seminário Escola da Terra
Descrição: Participação como integrante da comissão coordenadora. Carga horária: 44h O evento teve como objetivo compartilhar a trajetória dos professores da Escola da Terra que atuam em comunidades do campo e quilombolas, refletindo as questões que tornam visíveis a complexidade e relevância de sua existência para qualidade de vida da humanidade. As práticas foram compostas por momentos culturais, mesas temáticas e exposição de trabalhos dos participantes da Formação Escola da Terra, reunindo educadores, educandos e representantes de diferentes entidades. Os encontros O Programa Escola da Terra é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação continuada de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
InCoMuN Ensemble 2016
Descrição: Grupo de música contemporânea da UFRGS, executando e estreando obras de compositores do Instituto de Artes UFRGS, além de fazer a performance de obras de compositores brasileiros e internacionais e da prática de improvisação livre e guiada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador.
2016 - 2016
Arranjos Vocais e Instrumentais III
Descrição: Curso de arranjos musicais oferecido em concomitância com a disciplina da graduação. A carga horária foi de 36 h/a sendo duas horas-aula semanais, com os seguintes conteúdos: 1) Estruturação e planejamento - análise comparativa de arranjos pré-existentes; - análise musical de músicas a serem arranjadas, visando definir a estrutura global do arranjo; - definição de número de chorus, utilização de introdução, interlúdios e coda, e planejamento global do arranjo; - definição de pontos climáticos primários e secundários; 2) Harmonização e contraponto - breve revisão sobre técnicas de harmonização e rearmonização; - harmonização quartal e por clusters; - harmonização de melodias em bloco utilizando formações quartais e clusters; - acordes de estrutura superior e policordes; - criação de contramelodia sem bloco 3) Orquestração - utilização idiomática de instrumentos e vozes - efeitos instrumentais e vocais específicos - funções estruturais na orquestração de um arranjo - utilização dos naipes e vozes nas diferentes funções estruturais 4) Laboratório de criação de arranjos. Além dos alunos de graduação envovlvidos no projeto, houveram 6 alunos da comunidade geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador.
2015 - 2015
InCoMuN Ensemble 2015
Descrição: Grupo de música contemporânea da UFRGS, executando e estreando obras de compositores do Instituto de Artes UFRGS, além de fazer a performance de obras de compositores brasileiros e internacionais e da prática de improvisação livre e guiada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador.
2014 - Atual
InCoMuN Ensemble 2014/1
Descrição: Grupo de Música Contemporânea da UFRGS dirigido por Felipe Kirst Adami e formado por 9 integrantes. Repertório de música dos séculos XX e XXI, obras compostas por integrantes do grupo e improvisação através de Soundpainting..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador / Douglas Wagner - Integrante.
2013 - 2013
InCoMuN Ensemble 2013
Descrição: Grupo de Música Contemporânea da UFRGS dirigido por Felipe Kirst Adami e formado por 11 integrantes, tendo como repertório música dos séculos XX e XXI, obras compostas por integrantes do grupo e improvisação através de Soundpainting.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Felipe Kirst Adami - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Piano.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Cravo e Baixo Contínuo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Bolsa de Incentivo a Criação Artística - Categoria Composição Erudita, FUNARTE.
1994
VII Concurso Estadual Sebastian Benda, categoria B - piano, Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ADAMI, Felipe K.. Ciclos vitais e ciclos musicais: inter-relações entre uma concepção estética e a composição musical. In: Graciela Ormezzano. (Org.). A pesquisa em diálogo: comunicação + arte + educação. 1ed.Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007, v. 2, p. 77-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ADAMI, Felipe K.. Instrumentation and Orchestration: new techniques, new technologies. In: 9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical de La Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME, 2013, Santiago. Actas 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME. Santiago: Universidad de Chile, 2013. p. 488-494.

2.
ADAMI, Felipe K.. Música Sistêmica: Intersecções entre processos criativos, concepção estética e composição musical. In: 7 SIMCAM SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO DE ARTES MUSICAIS, 2011, Brasília. ANAIS do 7 SIMCAM SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO DE ARTES MUSICAIS. BRASÍLIA, 2011.

3.
ADAMI, Felipe K.. O Processo Criativo da Composição Musical: Uma Visão Sistêmica e Evolutiva. In: VI SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. Anais do VI SIMCAM, 2010.

4.
ADAMI, Felipe K.. A composição musical através da concepção estética dos ciclos vitais. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Artes, 2007, Montenegro. Anais do 5° Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2007. p. 217-224.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Performance comentada das obras Um Segundo Deserto (2014), para flauta doce solo, e Sonetos de Amor (1999), compostas por Felipe Adami. In: CONPSIMUSICA - I COngreso Internacional de Psicologia de la Música e Interpretación Musical, 2017, Madrid. Libro de Resumenes de las contribuciones presentadas al I Congreso Internacional de Psicología de la Música y la Interpretación Musical. Madrid: AEPMIM/UNED, 2017. p. 53-53.

2.
ADAMI, Felipe K.. 'Um Segundo Deserto', para Flauta Doce, e 'Symbiotic Metamorphosis', para Oboé e Escaleta: Análise dos Processos Criativos em uma Visão Sistêmica. In: CONPSIMUSICA - I Congreso Internacional de Psicología de la Música y la Interpretación Musical, 2017, Madrid. Libro de Resúmenes de las Contribuiciones Presentadas al I Congreso Internacional de Psicología de la Música y la Interpretación Musical. Madrid: AEPMIM/UNED, 2017. p. 57-58.

Apresentações de Trabalho
1.
ADAMI, Felipe K.. The creative processes of musical composition: a systemic view (Guildhall S.M.D. - Londres). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ADAMI, Felipe K.. The Aesthetic Conception of Life Cycles (Guildhall S.M.D. - Londres). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ADAMI, Felipe K.. Processo criativo: composição, performance e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ADAMI, Felipe K.. Processos Criativos da Composição Musical: uma Visão Sistêmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ADAMI, Felipe K.. Folha Seca. Porto Alegre, 2017. (Partitura Musical/Outro).

2.
ADAMI, Felipe K.. Variações Simbióticas 2b. Porto Alegre, 2016. (Partitura Musical/Outro).

3.
ADAMI, Felipe K.. Symbiotic Metamorphosis. Porto Alegre, 2015. (Partitura Musical/Outro).

4.
ADAMI, Felipe K.. Sopros Esparsos, Tufões, Espaços, 2014. (Partitura Musical/Outro).

5.
ADAMI, Felipe K.. Um Segundo Deserto. Porto Alegre, 2014. (Partitura Musical/Outro).

6.
ADAMI, Felipe K.. Ambiguidades Ib, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

7.
ADAMI, Felipe K.. Orquestra Virtual UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012 (Texto em site).

8.
ADAMI, Felipe K.. Os Instrumentos da Orquestra. Porto Alegre: UFRGS, 2012 (Texto em site).

9.
ADAMI, Felipe K.. Breve Histórico do Desenvolvimento Orquestral. Porto Alegre: UFRGS, 2012 (Texto em site).

10.
ADAMI, Felipe K.. Concerto Pampeano, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

11.
ADAMI, Felipe K.. Sinfonia Sistêmica: Os Processos Criativos e a Concepção Estética dos Ciclos Vitais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010 (Tese).

12.
ADAMI, Felipe K.. Variationen über Daphne. Münster: Edition Tre Fontane, 2009. (Partitura Musical/Outro).

13.
ADAMI, Felipe K.. Eterna Ciklo: inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições.. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004 (Dissertação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ADAMI, Felipe K.. A grande Música - Rádio MEC (entrevista e apresentação). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ADAMI, Felipe K.; SCHILLER, José . A Grande Música - TV Brasil (entrevista e apresentação de composição). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ADAMI, Felipe K.; FREITAS, Ana Laura . Programa Música em Pessoa (entrevista e apresentação de composições). 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CUERVO, Luciane C. ; ADAMI, Felipe K. . Contemporânea. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Acorde. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ADAMI, Felipe K.. Orquestra virtual UFRGS: produção de material interativo para o ensino de música. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Objetos Virtuais de Aprendizagem em Instrumentação e Orquestração).

2.
ADAMI, Felipe K.. Estudo nº 3 b, para piano - teste específico música UFRGS. 2011. (Composição Musical para teste específico).

3.
ADAMI, Felipe K.. Masterclass de piano no 3 º Festival de Música e 5 ª Semana da Escola Municipal de Belas Artes.. 2009. .

4.
ADAMI, Felipe K.. XII Semana Acadêmica FAC/UPF - Palestra 'Os processos Criativos da Composição Musical'. 2009. .

5.
ADAMI, Felipe K.. XII Semana Acadêmica da FAC/UPF - Oficina de Piano. 2009. (Oficina).

6.
BENETTI, Gustavo ; ADAMI, Felipe K. . XII Semana Acadêmica da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Oficina de Canto. 2009. (Acompanhamento de Oficina).

7.
ADAMI, Felipe K.. 3 º Festival de Música e 5 ª Semana da Escola Municipal de Belas Artes: Masterclass de piano. 2009. (Masterclass).

8.
ADAMI, Felipe K.. XII Semana Acadêmica da FAC/UPF- Palestra "Os processos criativos da composição musicall". 2009. (Palestra).

9.
ADAMI, Felipe K.. 1º Festival de Música de Erechim - Curso de Piano. 2007. .

10.
ADAMI, Felipe K.. X Semana Acadêmica da FAC - Curso de Piano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ADAMI, Felipe K.; Fetter, Ivan . II Festival de Música Antiga de Porto Alegre. Debatedor na conferência de Ivan Fetter ?Barroco e sua contemporaneidade: uma abordagem psicanalítica?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ADAMI, Felipe K.. VIII Semana Acadêmica da FAC/UPF - oficina de composição. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ADAMI, Felipe K.. Introdução a realização de Baixo Contínuo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
ADAMI, Felipe K.. Princípios de Composição e Arranjo para Flauta Doce (Palestra). 2004. .

15.
ADAMI, Felipe K.. VII Semana Acadêmica da FAC/UPF - Oficina de Composição. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
ADAMI, Felipe K.. Baião em Lá (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

2.
ADAMI, Felipe K.. Cheio de Bossa (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

3.
ADAMI, Felipe K.. Luna (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

4.
ADAMI, Felipe K.. Milonga del Sur (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

5.
ADAMI, Felipe K.. Poente (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

6.
ADAMI, Felipe K.. Simplifiquei-te, Baiãozinho! nº2. 2017. Arranjo.

7.
ADAMI, Felipe K.. Feito pra ti (Fernando Ávila). 2017. Arranjo.

8.
ADAMI, Felipe K.. Le Petit Chat Boris. 2017. Arranjo.

9.
ADAMI, Felipe K.. Aragana. 2017. Arranjo.

10.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Performance comentada das obras Um segundo deserto para Flauta Doce Solo e Sonetos de Amor, compostas por Felipe Adami. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
ADAMI, Felipe K.. Aurora. 2017. Arranjo.

12.
ADAMI, Felipe K.; WINKELMANN, Ricardo . Performance da Trilha Sonora para Diversos Corpos Dançantes - Mostra de Extensão - Dança - UFRGS. 2017. Interpretação.

13.
ADAMI, Felipe K.; WINKELMANN, Ricardo . Trilha Sonora para Diversos Corpos Dançantes. 2017. Composição (estréia).

14.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. ; SOARES, Vladimir . Estreia da obra Folha Seca de Felipe Adami. 2017. Composição (estréia).

15.
AVILA, Fernando ; ADAMI, Felipe K. ; et al. . CD 'A Lua de Santiago'. 2017. Registro Fonográfico.

16.
ADAMI, Felipe K.. Carinhoso. 2017. Arranjo.

17.
ADAMI, Felipe K.. Cynthia (Frank Marroko). 2016. Arranjo.

18.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Um Segundo Deserto, no 'Música de Câmara Autoral 2016'. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
ADAMI, Felipe K.. Tango Bolero (Fernando Ávila). 2016. Arranjo.

20.
ADAMI, Felipe K.; InCoMuN Ensemble . SonoraSpinturaS - Concerto do InCoMuN Ensemble na UFCSPA. 2015. Interpretação.

21.
ADAMI, Felipe K.. Arranjo de Fonte Abandonada (Pixinguinha), com nova instrumentação. 2015. Arranjo.

22.
ADAMI, Felipe K.. Symbiotic Metamorphosis, no IDRS 2015, Tokyo (estreia internacional). 2015. Composição (estréia).

23.
ADAMI, Felipe K.; GUALDA, F. . Symbiotic Metamorphosis, IDRS 2015, Tokyo. 2015. Interpretação.

24.
ADAMI, Felipe K.. Symbiotic Metamorphosis (estreia nacional). 2015. Composição (estréia).

25.
ADAMI, Felipe K.; InCoMuN Ensemble . Concerto DuoSSônicoS, com o InCoMuN Ensemble. 2015. Interpretação.

26.
ADAMI, Felipe K.. Mia Madre si Chiama Francesca (Enio Morricone), para Soprano e Orquestra de sopros. 2015. Arranjo.

27.
ADAMI, Felipe K.. Dio Come ti Amo (Domenico Modugno), para voz solista, coro e orquestra de sopros. 2015. Arranjo.

28.
ADAMI, Felipe K.. Sopros Esparsos, Tufões, Espaços. 2014. Composição (estréia).

29.
ADAMI, Felipe K.; InCoMuN Ensemble . Concerto InCoMuN Ensemble IA. 2014. Interpretação.

30.
ADAMI, Felipe K.. Arranjo de Fonte Abandonada (Pixinguinha). 2014. Arranjo.

31.
ADAMI, Felipe K.. Ambiguidades Ib, para escaleta solo. 2013. Composição (estréia).

32.
ADAMI, Felipe K.. Recital no Festival Babel 2013. 2013. Interpretação.

33.
ADAMI, Felipe K.; CHAVES, Celso L. ; Fialkow, Ney ; Gerling, Cristina C. ; CERVO, D. ; Domenicci, Catarina . Recital de Inauguração do Piano de Cauda Steinway do Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS. 2010. Interpretação.

34.
ADAMI, Felipe K.. Estréia da Obra Ernst Gesang, de Felipe K. Adami. 2009. Interpretação.

35.
ADAMI, Felipe K.; RODRIGUES, Lutero ; Orquestra Sinfônica Nacional . Estréia da obra "Pontos de Bifurcação - 2º movimento da Sinfonia Sistêmica". 2009. Interpretação.

36.
ADAMI, Felipe K.; MEDINA, Cuca ; PIRAINO, Marcelo . Concerto do Grupo Avante no Unimúsica 2008-UFRGS - Estréia de Obra de Leonardo Cardoso. 2008. Interpretação.

37.
CUERVO, Luciane C. ; ADAMI, Felipe K. . Concerto Comemorativo aos 10 Anos do Duo Cuervo-Adami. 2008. Interpretação.

38.
ADAMI, Felipe K.; GMC - Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre . Concerto do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre. 2008. Interpretação.

39.
BENETTI, Gustavo ; ADAMI, Felipe K. . Recital de Canto e Piano na X Semana Acadêmica FAC/UPF. 2007. Interpretação.

40.
ADAMI, Felipe K.. Concerto Grosso - Orquestra de Câmara da Ulbra - Festival Contemporâneo RS. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
ADAMI, Felipe K.; BENETTI, Gustavo . Recital de Canto e Piano. 2007. Interpretação.

42.
ADAMI, Felipe K.; Ribeiro, Gadiego ; Sanderi, Giuliano ; Barbosa, José Ricardo ; BERNARDON, Rodrigo . Show com a Sonopoiese No Auditório do ICEG/UPF. 2007. Interpretação.

43.
ADAMI, Felipe K.; Sanderi, Giuliano ; Ribeiro, Gadiego ; Barbosa, José Ricardo ; Baschera, Vinícius . Show da Sonopoiese no Teatro Múcio de Castro. 2007. Interpretação.

44.
ADAMI, Felipe K.; Ribeiro, Gadiego ; Sanderi, Giuliano ; Barbosa, José Ricardo ; BERNARDON, Rodrigo . Show da Sonopoiese no Teatro do SESC. 2007. Interpretação.

45.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Recital do Duo Cuervo/Adami na Série Música na Capela - ULBRA. 2007. Interpretação.

46.
ADAMI, Felipe K.; CUERVO, Luciane C. . Sonoridades Paralelas - Recital do Duo Cuervo/Adami no I Festival de Música de Erechim. 2007. Interpretação.

47.
ADAMI, Felipe K.. Concerto do Conjunto de Música de Câmara da UPF no Teatro do SESC. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

48.
CUERVO, Luciane C. ; ADAMI, Felipe K. ; MATTOS, F. . CD Sonetos de Amor e Morte. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
ADAMI, Felipe K.. A criança no mundo da música - série de arranjos sobre melodias tradicionais brasileiras.. 2002. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ADAMI, Felipe K.. Estudo Concertante, para Flauta, Viola, Violão e Orquestra. 2011.

2.
ADAMI, Felipe K.. Milonga (3x3), para flauta, viola e violão solistas, percussão e orquestra de cordas. 2011.

3.
ADAMI, Felipe K.. Estudo nº 3, para piano. 2010.

4.
ADAMI, Felipe K.. Sinfonia Sistêmica. 2009.

5.
ADAMI, Felipe K.. Piano Harm - A Teia da Vida. 2009.

6.
ADAMI, Felipe K.. Ernst Gesang. 2008.

7.
ADAMI, Felipe K.. Variações Simbióticas II para Contrabaixo Solo. 2007.

8.
ADAMI, Felipe K.. Pequena Suíte, para Conjunto de Flautas Doces. 2007.

9.
ADAMI, Felipe K.. Ambigüidades II para violoncelo solo. 2003.

10.
ADAMI, Felipe K.. Concerto Grosso. 2003.

11.
CUERVO, Luciane C. ; VILMA ; MÁRSICO, L. O. ; ADAMI, Felipe K. . A Criança no Mundo da Música - CD. 2002 (Gravação em CD).

12.
ADAMI, Felipe K.. Estudo nº1 para piano solo. 2002.

13.
ADAMI, Felipe K.. Estudo nº2 para piano solo. 2002.

14.
ADAMI, Felipe K.. Eterna Ciklo. 2002.

15.
ADAMI, Felipe K.. Ato (preso ao mundo) - versão b. 2001.

16.
ADAMI, Felipe K.. Prelúdio e Fuga para Flauta Doce Solo. 2001.

17.
ADAMI, Felipe K.. Três miniaturas para piano solo. 2001.

18.
ADAMI, Felipe K.. Ouverture - versão b. 2000.

19.
ADAMI, Felipe K.. Variações Simbióticas. 2000.

20.
ADAMI, Felipe K.. Uma Oferenda Serial. 2000.

21.
ADAMI, Felipe K.. Ensemble 33. 2000.

22.
ADAMI, Felipe K.. Ambigüidades I. 1999.

23.
ADAMI, Felipe K.. Sonetos de Amor. 1999.

24.
ADAMI, Felipe K.. Concerto para Piano e Orquestra de Câmara: A crucificação de Cristo. 1999.

25.
ADAMI, Felipe K.. Quarteto de Cordas. 1998.

26.
ADAMI, Felipe K.. Variações sobre Daphne de van Eyck. 1998.

27.
ADAMI, Felipe K.. Ouverture. 1998.

28.
ADAMI, Felipe K.. Scherzo em Três Partes para violoncelo e piano. 1997.

29.
ADAMI, Felipe K.; ADAMI, Joana K. . Ato (preso ao mundo). 1997.

30.
ADAMI, Felipe K.. Quarteto para metais. 1997.

31.
ADAMI, Felipe K.. Sexteto para flauta, clarinete, violino, viola, percussão e piano. 1997.

32.
ADAMI, Felipe K.. Sinfonieta. 1996.

33.
ADAMI, Felipe K.. Suite para viola e piano. 1996.

34.
ADAMI, Felipe K.. Tocata. 1996.

35.
ADAMI, Felipe K.. Et in terra pax. 1995.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Werlang, Gerson; ADAMI, Felipe K.; Gheler, José Carlos. Participação em banca de do aluno Jonathas Thomé Ferreira.Limites aéreos: o violão inovador de Michael Hedges. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo.

2.
ADAMI, Felipe K.; Cartier, Sandro; Gobbi, Valéria. Participação em banca de Tiago Biazus.Piano e improvisação no jazz: uma análise comparativa entre métodos de Mark Levine e Dan Haerle. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo.

3.
Werlang, Gerson; ADAMI, Felipe K.; Gheler, José Carlos. Participação em banca de Gleison Juliano Wojciekovski.O resgate da história da música em Erechim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo.

4.
Gobbi, Valéria; ADAMI, Felipe K.; Dametto, Veronica. Participação em banca de Fabiana Lucion.Relações entre a técnica vocal e a fonoaudiologia na qualidade sonora em atividades de canto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo.

5.
QUADROS, Marta; ADAMI, Felipe K.; SANTOS, César Augsto A. dos. Participação em banca de Nelson Germano Griss e Silva.Webrádio é Rádio?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Passo Fundo.

6.
ADAMI, Felipe K.; Werlang, Gerson; Cartier, Sandro. Participação em banca de Samuel Quadros.A importância do estudo do repertório moderno no ensino de música.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo.

7.
DUTRA, T. M.; ADAMI, Felipe K.; GAGLIETTI, M.. Participação em banca de Tony Márcio Dutra.As portas do delírio: um estudo publicitário do filme The Doors. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Passo Fundo.

8.
DURIGON, A.; ADAMI, Felipe K.; GAGLIETTI, M.. Participação em banca de Alexandre Durigon.A lei do forte na ponta da língua: um estudo da percepção e da comunicação na obra de Raul SeixaS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Passo Fundo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ADAMI, Felipe K.; TAKAHAMA, Alexandre; BECK, Gilson; AZAMBUJA, Beth; ALVES, Marcos. 3o Estação Gospel. 2007. Prefeitura Municipal de Cruz Alta.

2.
ADAMI, Felipe K.; CORREA, J.; GOIDANICH, M.. Festival de MPB UPF. 2004. Universidade de Passo Fundo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9ª Conferencia Latinoamericana de Educación Musical y 2ª Conferencia Panamericana de Educación Musical de La Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME. Instrumentation and Orchestration: new techniques, new technologies. 2013. (Congresso).

2.
Babel - Música, Colaboração, Vertigem.Concerto de Música contemporânea - Participação como intérprete de piano e escaleta. 2013. (Outra).

3.
XI Encontro Regional Nordeste da ABEM..Projeto Instrumentação e Orquestração: novas técnicas, novas tecnologias.. 2012. (Encontro).

4.
VII SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Música Sistêmica: Intersecções entre processos criativos, concepção estética e composição musical. 2011. (Simpósio).

5.
FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica- Hipersônica.Piano Harm (composição eletroacústica). 2010. (Outra).

6.
VI SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais.O Processo Criativo da Composição Musical: Uma Visão Sistêmica e Evolutiva. 2010. (Simpósio).

7.
XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Pontos de Bifurcação (estréia do 2º mov. da Sinfonia Sistêmica). 2009. (Outra).

8.
5o Encontro Nacional de Pesquisa em Arte.A composição musical através da concepção estética dos ciclos vitais. 2007. (Encontro).

9.
III Seminário Interno de Pesquisa da FAC.O processo criativo da improvisação musical. 2007. (Seminário).

10.
IV Festival Contemporâneo RS.Concerto Grosso (concerto com a Orq. da ULBRA). 2007. (Outra).

11.
III Festival COntemporâneo RS.Eterna Ciklo (composição para violão, violino e violoncelo). 2006. (Outra).

12.
II Seminário Interno de Pesquisa da FAC/UPF.Ciclos vitais e ciclos musicais: inter-relações entre uma concepção estética e a composção musical. 2006. (Seminário).

13.
XIV Congresso da ANPPOM. Ambiguidades II para VIoloncelo Solo (Composição Musical). 2003. (Congresso).

14.
VII ENCOMPOR - Encontro de Compositores.Concerto para piano e orquestra (composição musical). 2001. (Encontro).

15.
VI ENCOMPOR - Encontro de Compositores.Quarteto de Cordas (composição musical). 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ADAMI, Felipe K.; Angelo, B. ; Mendes, D. ; Grass, G. ; Domenicci, Catarina . Germina.Cciones... Porto Alegre 2014 - I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus da UFRGS. 2014. (Festival).

2.
ADAMI, Felipe K.; Domenicci, Catarina ; Gerling, Cristina C. ; LOSS, André ; Fialkow, Ney . Série de Masterclasses e Recitais de Teclado 2010. 2010. (Outro).

3.
ADAMI, Felipe K.; DEGREG, P. ; Iablonovski, Amauri ; Prass, Luciana . Recital de Piano e Workshop de Jazz e Improvisação com Phil DeGreg (Univ. de Cincinatti). 2008. (Outro).

4.
ADAMI, Felipe K.. Música ao Entardecer SESC/RS - Série de Concertos. 2007. (Concerto).

5.
ADAMI, Felipe K.. Semana da Música da FAC/UPF. 2005. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Biazus. Piano e improvisação no jazz: uma análise comparativa entre métodos de Mark Levine e Dan Haerle. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Felipe Kirst Adami.

2.
Samuel Quadros. A Importância do Estudo do Repertório Moderno no Ensino de Música. 2004. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de Passo Fundo. Orientador: Felipe Kirst Adami.

Iniciação científica
1.
Bruno Rodrigues Bartolomasi. Técnicas instrumentais e tecnologias interativas: recursos para o estudo da orquestração. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Kirst Adami.

Orientações de outra natureza
1.
Luísa Strelow Rocha. Recital de Graduação em Piano de Luísa Strelow Rocha. 2012. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Felipe Kirst Adami.

2.
André Vicente da Silva. Recital de Graduação em Piano de André Vicente da Silva. 2012. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Felipe Kirst Adami.

3.
Pilar Sidi. Recital de Graduação em Piano. 2011. Orientação de outra natureza. (Música Bacharelado Em Piano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Felipe Kirst Adami.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ADAMI, Felipe K.. Processo criativo: composição, performance e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ADAMI, Felipe K.. The creative processes of musical composition: a systemic view (Guildhall S.M.D. - Londres). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ADAMI, Felipe K.. The Aesthetic Conception of Life Cycles (Guildhall S.M.D. - Londres). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:16:03