Marco Antonio Elias Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0300220616532895
  • Última atualização do currículo em 11/06/2013


Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). Também possui Pós graduação em Marketing, Administração de Empresas e Negócios Internacionais. MBA em Gestão Financeira na FGV a ser concluído em 2013. Possui também mestrado em administração de empresas. Experiência na área corporativa há quase 30 anos. Sólida experiência de aproximadamente 25 anos na área de marketing e vendas em empresas nacionais e multinacionais (mercado nacional e no exterior). Forte vivência na gestão de empresas. Experiência internacional em aproximadamente 25 países. Leciona há mais de 9 anos em várias faculdades na graduação e pós graduação / MBA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Antonio Elias Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, M. A. E.

Endereço


Endereço Profissional
Cerâmica Sumaré.
Rua Wanderlei Costa Camargo, 60
Centro
13184-900 - Hortolandia, SP - Brasil
Telefone: (19) 38659904
Ramal: 9104
Fax: (19) 38651240
URL da Homepage: www.ceramicasumare.com.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Administração.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: Planejamento como instrumento de governança corporativa na criaçã de valor e longevidade das empresas familiares. Um estudo do setor cerâmico, do Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Renato K. Soffner.
Palavras-chave: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
1987 - 1990
Graduação.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2011
MBA em Gestão Financeira. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas / Campinas - SP.
Palavras-chave: Administração.
2013 - 2013
Balanced Score Card. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas.
2003 - 2004
Extensão universitária em Comércio Exterior e Negócios Internacionais. (Carga horária: 360h).
Instituto Nacional de Pós Graduação.
1998 - 2000
Extensão universitária em Gerência de Marketing. (Carga horária: 540h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
1994 - 1995
Extensão universitária em Administração de Empresas para executivos. (Carga horária: 360h).
Instituto Nacional de Pós Graduação.
1992 - 1993
Extensão universitária em Gerenciamento de Marketing. (Carga horária: 360h).
Instituto Nacional de Pós Graduação.


Atuação Profissional



Faculdades Anhanguera de Indaiatuba, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de MBA


Faculdades Anhanguera de Campinas - un. 1, FAC 1, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de MBA


Cerâmica Sumaré Ltda, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na Cerâmica Sumaré iniciei a atividade como gerente de exportação e marketing, e após 1 ano de crescimento sólido, também acumulei a responsabilidade das vendas do mercado nacional. Já em 2005 assumi a Gerência Geral com a responsabilidade de preparar a empresa para um crescimento sustentado. Implantado vários projetos nas diversas áreas da empresa, inclusive na área financeira. Desde março de 2007, assumi também a responsabilidade pela área industrial da empresa.


The Swatch Group do Brasil Ltda, SGB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marca, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na Swatch Group é responsável pelo gerenciamento de 3 marcas onde além de preservar a política internacional das mesmas, faz parte das atribuições garantir a lucratividade com ações nas áreas de marketing e vendas. Apesar do mercado de marcas de luxo ter decrescido 25% em 2002 as 03 marcas obtiveram resultados satisfatórios.  Elaboração do Plano de Marketing e de Negócios.  Sólida experiência no desenvolvimento, planejamento e administração do budget de marketing e vendas.  Responsável pelo lançamento e relançamento de produtos, gerenciando projeções de vendas, estoques, preços e lucratividade dos produtos.  Experiência no Planejamento e Coordenação do Plano de Comunicação (Campanhas de Incentivo, contato com agência de propaganda, assessoria de imprensa, pesquisa de mercado, material promocional e ponto de venda, feiras e eventos, brindes, etc).  Sólida experiência em negociações comerciais com vários níveis de contatos de clientes (presidente, diretor, gerência, técnicos e usuários) distribuidores e representantes em todo o Brasil.  Experiência na explanação de resultados em convenções e reuniões de resultados para a presidência e para estrangeiros.  Experiência e treinamento no exterior em clientes nos Estados Unidos, México, Suíça e Itália.  Gerenciamento dos níveis de estoque x demanda.  Gerenciamento da equipe comercial e técnica de acordo com o Plano de Negócios  Gerenciamento da lucratividade do departamento  Experiência na administração de produtos importados e produção local

Atividades

06/2000 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Gerente de Marca.

3M do Brasil Ltda, 3M, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como atribuições na 3M era responsável pelo gerenciamento dos key accounts da área, e tendo como função também o gerenciamento dos distribuidores e representantes a nível nacional. Como resultado a área foi a única que cresceu em dólar em toda a Cia. e com lucro recorde. Desenvolveu parcerias estratégicas com empresas nacionais e multinacionais (Basf / TRA) objetivando oferecer um diferencial de produtos e serviços aos clientes, beneficiando o consumidor final, e agregando mais faturamento à área. Responsável a nível Brasil pela marca Scotchgard, foi iniciado um trabalho de revitalização da marca e moralização do depto. De março/96 (quando foi iniciado o trabalho) onde o lucro líquido era dois dígitos negativos, passamos para setembro/98 onde o lucro atingiu dois dígitos positivos e com um crescimento gradual e sustentado do departamento (18% em 96, 22% em 97 e 5% em 98), orientado pelo Plano de Marketing o qual fui responsável pela elaboração.

Atividades

03/1996 - 06/2000
Direção e administração, .

Cargo ou função
Especialista Pleno de Marketing.

Monroe Auto Peças S.A, MAPSA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Suporte ao diretor de marketing em todas as ações de marketing a nível Brasil.

Atividades

01/1994 - 02/1996
Direção e administração, .

Cargo ou função
Analista de Marketing.

Cia. de Cigarros Souza Cruz, CCSC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: promotor de Merchandising, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela área de merchandising no estado de São Paulo, excluindo a grande SP.

Atividades

07/1991 - 04/1993
Direção e administração, .

Cargo ou função
Promotor de Merchandising.

Arbore Agrícola e Comércio Ltda, AAC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Propaganda, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Suporte ao gerente de propaganda nas ações de comunicação

Atividades

12/1989 - 01/1991
Direção e administração, .

Cargo ou função
Assistente de Propaganda.

Cardápio S/C, CCSC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Comercial Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsabilidade comercial por parte do interior de SP

Atividades

05/1987 - 09/1989
Direção e administração, .

Cargo ou função
Assessor Comercial Pleno.

Banco Itaú S/A, ITAÚ, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: caixa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades nas áreas de compensação e caixa

Atividades

03/1984 - 05/1987
Direção e administração, .

Cargo ou função
Caixa.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de Publicidade e Propaganda


Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de MBA


Faculdade Anhanguera - Unidade Leme / SP, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de MBA, Carga horária: 6


Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 4


Faculdades Anhanguera S.A., FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor do curso de marketing, Carga horária: 2
Outras informações
Dentro do curso de marketing, foi lecionada a disciplina de gerência de produto.


Faculdades Hoyler, FH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Comunicação Social, Carga horária: 6
Outras informações
A Hoyler foi comprada no primeiro semestre de 2008 pelo grupo Uniesp. Responsabilidade como coordenador do Curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda / Jornalismo)

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Na Hoyler sou professor titular nas disciplinas de Redação, Ética e Pesquisa Publicitária. Também ministro aulas na Hoyler de Mercadologia e Planejamento de Marketing.


Faculdades Pitágoras, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no curso de MBA (disciplina de logística internacional)


Instituto Bandeirantes de Ciência e Tecnologia, POLICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas ministradas no curso de logística



Projetos de pesquisa


2006 - 2008
PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NA CRIAÇÃO DE VALOR E LONGEVIDADE EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DO SETOR CERÂMICO, DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Descrição: Dissertação de Mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, M. A. E.. Viagens Corporativas. Capital, Campinas, p. 2 - 2, 05 nov. 2010.

2.
BARBOSA, M. A. E.. Jornalismo: fim do diploma é polêmico. Correio Popular, Campinas, p. A12 - A12, 19 jun. 2009.

3.
BARBOSA, M. A. E.. Só a prática forma o profissional. Vitrine, Hortolândia / SP, p. 3 - 3, 15 abr. 2009.

4.
BARBOSA, M. A. E.. Novos Empreendedores. Revista Meu Próprio Negócio, São Paulo, p. 54 - 57, 14 ago. 2006.

5.
BARBOSA, M. A. E.. Empresas não têm plano B caso falte o gás da Bolívia. Valor Econômico, 03 maio 2006.

6.
BARBOSA, M. A. E.. Empreendedorismo. Revista Venda Mais, São Paulo, p. 54 - 55, 02 abr. 2006.

7.
BARBOSA, M. A. E.. Arquitetura. Revista Consulte Arte & Decoração, São Paulo, p. 64 - 67, 02 abr. 2006.

8.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança nova linha na Flórida. NetComex, São Paulo, 28 mar. 2006.

9.
BARBOSA, M. A. E.. Coverings aguarda mais de 32 mil pessoas. Site Aspacer - Assoc. Paulista das Cerâmicas de Revestimento, Rio Claro, 22 mar. 2006.

10.
BARBOSA, M. A. E.. Especial / Revestimento Cerâmico. Revista Revenda Construção - São Paulo, São Paulo, p. 29 - 40, 01 mar. 2006.

11.
BARBOSA, M. A. E.. Pisos incorporam qualidade e praticidade para clientes exigentes. Correio Popular, Campinas, 12 fev. 2006.

12.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré apresenta lançamentos na Revestir 2006. Maxpressnet, São Paulo, 10 fev. 2006.

13.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança nova linha de produto. Tribuna Liberal, Sumaré, 07 fev. 2006.

14.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré investe em variedade de produtos. Guia Rio Claro, Rio Claro, 07 fev. 2006.

15.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré investe em variedade de produtos e lança a linha Therme. Jornal da Cidade, Jundiaí, p. 13, 05 fev. 2006.

16.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré investe em variedade de produtos e lança a linha Therme. Maxpressnet, São Paulo, 03 fev. 2006.

17.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré investe em variedade de produtos e lança a Linha Therme. Site Polo Cerâmico, Rio Claro, 02 fev. 2006.

18.
BARBOSA, M. A. E.. Feira. Revista Entre Aspas, Rio Claro, p. 36 - 38, 01 fev. 2006.

19.
BARBOSA, M. A. E.. Câmbio valorizado reduz crescimento das exportações. Valor Econômico, São Paulo, 21 dez. 2005.

20.
BARBOSA, M. A. E.. Sumaré exporta mais. NetMarinha, São Paulo, 16 dez. 2005.

21.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré comemora crescimento de 45% em 2005. Cordero Virtual, Cordeirópolis, 13 dez. 2005.

22.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré exportou 45% a mais. Canal Executivo / Uol, São Paulo, 13 dez. 2005.

23.
BARBOSA, M. A. E.. Iniciativa. Revista Construção, São Paulo, p. 68, 01 dez. 2005.

24.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré aumenta exportações em 45%. ABC Político, ABC São Paulo, 01 dez. 2005.

25.
BARBOSA, M. A. E.. Novos Revestimentos fazem a elegância subir pelas paredes. Correio Popular, Campinas, 27 nov. 2005.

26.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança linha de pisos Cotto. Site Obra 24 horas, São Paulo, 24 nov. 2005.

27.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré doa piso à escola estadual. Página Popular, Hortolândia, p. 4, 03 nov. 2005.

28.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica doa piso para escola municipal incrementar pátio. Correio Popular, Campinas, 29 out. 2005.

29.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança linha de pisos. Jornal do Cambuci & Aclimação, São Paulo, p. 15, 22 set. 2005.

30.
BARBOSA, M. A. E.. Undústria local acelera os negócios. Correio Popular, Campinas, 21 set. 2005.

31.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré expande linhas para exportar mais. Correio Popular, Campinas, 10 set. 2005.

32.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança linha de pisos Cotto. página Popular, Hortolândia, p. 04, 10 set. 2005.

33.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança linha de pisos Cotto. Site Olhar Direto, São Paulo, 09 set. 2005.

34.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré lança linha de pisos Cotto. site Construir Nordeste, Nordeste, 08 set. 2005.

35.
BARBOSA, M. A. E.. Mais uma opção de Cotto no mercado brasileiro. Revista Aspacer, Rio Claro, p. 06, 02 set. 2005.

36.
BARBOSA, M. A. E.. Exportações da Cerâmica Sumaré Crescem. Jornal do Cambuci & Aclimação, São Paulo, p. 10, 01 set. 2005.

37.
BARBOSA, M. A. E.. Exportações da Cerâmica Sumaré crescem 115% no primeiro semestre. Jornal Portos & Comércio Exterior, Porto Alegre, p. 10, 01 set. 2005.

38.
BARBOSA, M. A. E.. Demanda interna fraca leva Sumaré a exportar mais. Valor Econômico, São Paulo, 29 ago. 2005.

39.
BARBOSA, M. A. E.. Homens x Mulheres: Qual a diferença na hora de administrar?. Meu Próprio Negócio, São Paulo, p. 14 - 15, 06 ago. 2005.

40.
BARBOSA, M. A. E.. Exemplo mostra viabilidade internacional. Revista Formóbile, Curitiba, p. 32 - 36, 02 ago. 2005.

41.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré inaugura show-rooms em quatro grandes revendedores. Jornal Pólo Cerâmico, Criciúma, p. 19, 02 ago. 2005.

42.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré inaugura quatro show-rooms em revendedores em SP. Site polo Cerâmico, Rio Claro, 01 ago. 2005.

43.
BARBOSA, M. A. E.. Cerâmica Sumaré inaugura show rooms em quatro grandes revendedores. Obracadabra, São Paulo, 25 jul. 2005.

44.
BARBOSA, M. A. E.. Sumaré investe em exportação para crescer. Gazeta Mercantil, São Paulo, 25 jul. 2005.

45.
BARBOSA, M. A. E.. sumaré investe em exportação para crescer. Universia Brasil, São Paulo, 25 jul. 2005.

46.
BARBOSA, M. A. E.. Sumaré em busca de novos mercados no exterior. Revista Aspacer, Rio claro, p. 40, 02 jul. 2005.

47.
BARBOSA, M. A. E.. Visibilidade à marca. Revista Anamaco, São Paulo, p. 30, 01 jul. 2005.

48.
BARBOSA, M. A. E.. Pisos. Revista Meu próprio negócio, São Paulo, p. 64 - 67, 26 abr. 2005.

49.
BARBOSA, M. A. E.. O Preferido de Napoleão. Audi Magazine, p. 12 - 12, 01 out. 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, M. A. E.. O Desafio de Exportar para Novos Mercados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, M. A. E.. Brasil 2012: O Gigante ainda continua adormecido. 2013. (Blog).

2.
BARBOSA, M. A. E.. Carnaval afinal é ou não é feriado?. 2013. (Blog).

3.
BARBOSA, M. A. E.. Brasil 6ª economia Mundial. Até onde queremos e podemos chegar?. 2012. (Blog).

4.
BARBOSA, M. A. E.. Qual o seu limite?. 2011. (Blog).

5.
BARBOSA, M. A. E.. Empreendedorismo x Carreira, qual a sua vocação?. 2011. (Blog).

6.
BARBOSA, M. A. E.. Brasil: PIB em 2010 = 7,5%. Cuidado com 2011. 2010. (Blog).

7.
BARBOSA, M. A. E.. O Estranho antagonismo na relação de trabalho. 2010. (Blog).

8.
BARBOSA, M. A. E.. A Miopia da Melhora na Taxa de Desemprego no Brasil. 2010. (Blog).

9.
BARBOSA, M. A. E.. Recolocação no mercado de trabalho aquecido. 2010. (Blog).

10.
BARBOSA, M. A. E.. Viagens Corporativas. 2010. (Blog).

11.
BARBOSA, M. A. E.. Até onde Terceirizar?. 2010. (Blog).

12.
BARBOSA, M. A. E.. Gestão de TI, fique atento!!!. 2010. (Blog).

13.
BARBOSA, M. A. E.. O Velho Jeitinho Brasileiro. 2010. (Blog).

14.
BARBOSA, M. A. E.. Juridiquês e o Portinglês. 2010. (Blog).

15.
BARBOSA, M. A. E.. Empresa ideal (Multinacional x Nacional x Setor Público). 2010. (Blog).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de 6 diferentes grupos.Importação e Dsitribuição de Bens Duráveis e de Consumo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Instituto Bandeirantes de Ciência e Tecnologia.

2.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de Alunos do 8º semestre.Uniesp. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Hoyler.

3.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de Alunos do 8º semestre.Campanha estratégica publicitária e promocional do novo reposicionamento da imagem da marca do polivitamínico Gerovital. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Hoyler.

4.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de Alunos do 8º semestre.Campanha Institucional para a organização Gaby Perfumaria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Hoyler.

5.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de Alunos do 8º semestre.Campanha de lançamento para mais duas unidades da Academia de Kung Fu Tae Wong. 2006.

6.
BARBOSA, M. A. E.. Participação em banca de Alunos do 8º semestre.Mel da linha apícola da empresa Rainha Nutracêuticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Hoyler.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encomex - Encontros de Comércio Exterior.O desafio de exportar para novos mercados. 2009. (Seminário).

2.
Summer Marketing Meeting. Summer Marketing Meeting. 2002. (Congresso).

3.
Relationship Marketing. 2001. (Seminário).

4.
Marketing One to One. 2000. (Seminário).

5.
Supply Chain Excellence. 1999. (Simpósio).

6.
The New Marketing in the New Company. 1999. (Seminário).

7.
O Brasil que Dá Certo. 1998. (Seminário).

8.
Marketing Industrial. 1997. (Seminário).

9.
Tendências Atuais do Marketing Moderno. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, M. A. E.. IV Semana da Comunicação das Faculdades Uniesp. 2009. (Outro).

2.
BARBOSA, M. A. E.. Revestir Fair. 2007. (Exposição).

3.
BARBOSA, M. A. E.. Coverings Fair. 2006. (Exposição).

4.
BARBOSA, M. A. E.. Convenção Nacional de Vendas. 2006. (Outro).

5.
BARBOSA, M. A. E.. Revestir Fair. 2006. (Exposição).

6.
BARBOSA, M. A. E.. Fecons Fair. 2006. (Exposição).

7.
BARBOSA, M. A. E.. BIG 5 Fair. 2006. (Exposição).

8.
BARBOSA, M. A. E.. Coverings Fair. 2005. (Exposição).

9.
BARBOSA, M. A. E.. Batmat Fair. 2005. (Exposição).

10.
BARBOSA, M. A. E.. Convenção Nacional de Vendas. 2004. (Outro).

11.
BARBOSA, M. A. E.. Coverings Fair. 2003. (Exposição).

12.
BARBOSA, M. A. E.. Exposiçãode Relógios Breguet. 2003. (Exposição).

13.
BARBOSA, M. A. E.. Swatch Group Fair. 2002. (Exposição).

14.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição de Relógios Swatch Group. 2002. (Exposição).

15.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição de Relógios Swatch Group. 2002. (Exposição).

16.
BARBOSA, M. A. E.. Brand Management Meeting - Breguet. 2002. (Outro).

17.
BARBOSA, M. A. E.. XV Feira de Relógios, Jóias e Afins. 2002. (Exposição).

18.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Itinerante de Relógios Rado. 2002. (Exposição).

19.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Itinerante de Relógios Rado. 2002. (Exposição).

20.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Itinerante de Relógios Rado. 2002. (Exposição).

21.
BARBOSA, M. A. E.. Tênis Brasil x Argentina. 2002. (Outro).

22.
BARBOSA, M. A. E.. Summer Marketing Meeting. 2002. (Outro).

23.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Rado. 2001. (Exposição).

24.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Relógios Rado. 2001. (Exposição).

25.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição Relógios Rado - Blue Fascination. 2001. (Exposição).

26.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição de Relógios Rado. 2001. (Exposição).

27.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição de Relógios Breguet. 2001. (Exposição).

28.
BARBOSA, M. A. E.. Swatch Group Fair. 2001. (Exposição).

29.
BARBOSA, M. A. E.. Exposição de Relógios Rado. 2001. (Exposição).

30.
BARBOSA, M. A. E.. Brand Manager Meeting - Breguet. 2001. (Outro).

31.
BARBOSA, M. A. E.. Watch Fair São Paulo. 2001. (Exposição).

32.
BARBOSA, M. A. E.. Treinamento de Marcas de Luxo. 2001. (Outro).

33.
BARBOSA, M. A. E.. Sales Seminar. 2001. (Outro).

34.
BARBOSA, M. A. E.. Kick-off Meeting. 2001. (Outro).

35.
BARBOSA, M. A. E.. XIII Feira de Relógios, Jóias e Afins. 2000. (Exposição).

36.
BARBOSA, M. A. E.. New Rado's Advertising Campaign. 2000. (Outro).

37.
BARBOSA, M. A. E.. Swatch Group Fair. 2000. (Exposição).

38.
BARBOSA, M. A. E.. LAMAT - Latin America Regional Conference. 1997. (Outro).

39.
BARBOSA, M. A. E.. 3M Training. 1997. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:44:55