Lázara Lisboa da Costa Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2649403514696948
  • Última atualização do currículo em 25/02/2018


Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Possui experiência na docência desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Atuou na Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica em instituição particular. Possui experiência em assessoria didático-pedagógica em instituições públicas e particulares. Exerceu, no ano de 2013, os cargos de Presidente, Superintendente e Gestora da Fundação Municipal do Bem Estar da Criança e do Adolescente - FUNDAÇÃO CRESCER, situada no Município de Goianésia-GO. Atualmente é colaboradora da Associação Educativa Evangélica (AEE) na Faculdade Evangélica de Goianésia na função de Coordenadora de Ensino-Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lázara Lisboa da Costa Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, L. L. C.

Endereço


Endereço Profissional
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA, FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA (FACEG).
Av. Brasil, n. 1000
Covoá
76380000 - Goianésia, GO - Brasil
Telefone: (62) 33897350
URL da Homepage: http://www.evangelicagoianesia.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Gestão da Escola Pública no Sistema Municipal de Ensino de Goianésia-GO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Denise Silva Araujo.
1996 - 1998
Especialização em Psicopedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: A relação da criança com o aprender numa visão psicopedagógica.
Orientador: Janete Carrér e Vanda Borges de Paula.
1991 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Associação Educativa Evangélica, FAEE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
X Seminário Integrado de Pesquisas em Educação do. (Carga horária: 4h).
Pontífice Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2010 - 2010
Potencial metodológico do pensamento de Vygotsky. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2010 - 2010
A abordagem de Vygotsky e seus colaboradores. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA, AEE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica/Psicopedagoga, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora da Associação Educativa Evangélica (AEE), atuando nas funções de Coordenadora Pedagógica do Internato de Medicina em Goianésia - UniEVANGÉLICA e Psicopedagoga Institucional - FACEG.


Fundação Municipal do Bem Estar da Criança e do Adolescente, FUNDAÇÃO CRESCER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 44
Outras informações
Desempenhou as funções de Gestora/Presidente e Superintendente da Fundação Municipal do Bem Estar da Criança e do Adolescente - FUNDAÇÃO CRESCER vinculada à Secretaria de Promoção Social do Município de Goianésia-GO, que atende crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 8 a 18 anos em Oficinas de Artesanato e no Projeto Menor Aprendiz.


Município de Goianésia, MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão
Outras informações
Membro da Comissão Especial Executiva designada para a elaboração, organização e execução do Processo Seletivo Simplificado Edital 003/2013, cuja finalidade era selecionar pessoal para o exercício temporário de cargos públicos.


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada

Atividades

2/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.


Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

8/2009 - 03/2012
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicopedagogia e à Ética
Necessidades Educativas Especiais
Processos de Intervenções Grupais em Psicopedagogia
1/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia

SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Horista

Atividades

2/2007 - Atual
Ensino, Habilitação profissional: açúcar e álcool, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Ética e Relações Humanas
Técnicas de Trabalho e Capacitação de Equipes

Centro de Ensino Superior, BETEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Administração
2/2007 - 4/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Horista

Atividades

1/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Plena Parcelada em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
11/2006 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena Parcelada em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
8/2002 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Prática de Ensino
02/2002 - 12/2003
Ensino, Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Prática de Ensino
6/2002 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Linguagem - Psicolinguistica
2/1999 - 6/1999
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus

Colégio Estadual Jales Machado, CEJM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista

Atividades

8/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento

Escola Particular Luiz César de Siqueira Melo, ELCSM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Pedagoga, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Através de Ato de Indicação, Dr. Otávio Lage de Siqueira, CPF nº 003.358.941-00, Presidente da FUNDAÇÃO JALLES MACHADO, CGC nº 00.196.932.0001-51, mantenedora da ESCOLA DE 1º GRAU - LUÍS CÉSAR DE SIQUEIRA MELO, sediada na Rua 33 nº 305 - Bairro - do Carrilho - Mun. de Goianésia - GO., indica para o cargo de DIRETORA do referido estabelecimento de Ensino, a srta. LÁZARA LISBOA DA COSTA MENDONÇA, Pedagoga, Registro L nº 9500691, residente e domiciliada na Rua 33 nº 421, Centro, Goianésia - GO, C.I. nº 2.930.469 de 06/02/89 - SSP - GO. Goianésia, 26 de julho de 1995.

Atividades

8/1998 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Pedagógica e Psicopedagógica, .

Cargo ou função
Assessora Pedagógica e Psicopedagoga.
1/1998 - 12/2001
Direção e administração, Escola Particular Luiz César de Siqueira Melo, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
1/1996 - 12/1997
Direção e administração, Escola Particular Luiz César de Siqueira Melo, .

Cargo ou função
Direção.

Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

1/2004 - 12/2004
Estágios , Goiás, Anápolis.

Estágio realizado
Educação Infantil.

Escola Particular Tia Minervina, EPTM, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

8/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Objetivo: Configura-se pelo desenvolvimento de estudos do campo investigativo da organização do Estado, das políticas sociais, particularmente, das políticas educacionais, dos sistemas e organizações educacionais, dos paradigmas de gestão escolar, da história e da sociologia da educação brasileira, diante do processo de reordenamento e desenvolvimento do Estado e da reestruturação das forças produtivas. Vinculam-se a esta linha, também, as pesquisas sobre políticas de formação de profissionais da educação, movimentos organizados de educadores, processos de mudanças culturais, científicas e tecnológicas e seus impactos na sociedade, na educação, na formação de professores, nos níveis e modalidades de ensino, na organização do trabalho pedagógico e nas formas de gestão das instituições educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: avaliação de egressos; avaliação institucional; Ensino Superior; Formação de Professores; Ensino Profissionalizante; Ensino Médio.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Gestão da Escola Pública no Sistema Municipal de Ensino de Goianésia-GO (2009-2012)
Descrição: Esta pesquisa intitulada ?Gestão da Escola Pública no Sistema Municipal de Ensino de Goianésia-GO? pretende contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos produzidos pela área, apreendendo ao seguinte problema: quais são as condições concretas instituídas e instituintes nas escolas públicas do Sistema Municipal de Ensino de Goianésia-GO, para o desenvolvimento da gestão escolar democrática? Para tanto, buscou-se apreender a compreensão dos dirigentes acerca das condições concretas existentes nas escolas públicas do SME de Goianésia-GO, para a implementação de práticas de gestão democrática que favoreçam a garantia do direito à educação de qualidade social. O enfoque teórico foi o materialismo histórico dialético e a abordagem foi a qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise de documentos oficiais e os questionários respondidos pelos dirigentes das escolas do SME de Goianésia-GO. Na análise e interpretação das informações, utilizou-se a análise de conteúdo. A pesquisadora fundamentou-se em Costa (1996) e Lima (2008) para analisar a escola como organização. Recorreu-se a outros teóricos para ampliar o diálogo a respeito da organização e gestão democrática da escola e dos sistemas de ensino, dentre eles, citam-se: Araújo (2010a; 2011b), Barroso (2004), Brzezinski (2010a; 2010b; 2004), Dourado (2003), Ferreira (2006), Paro (2011; 2008; 2007; 2003; 2001; 2000; 1997), Silva (2012; 2009), Teixeira (1968) e Vieira (2009; 2007). Pode-se inferir, porém, com base nos dados da pesquisa empírica, que, embora o SME de Goianésia tenha envidado esforços neste sentido, ainda existe um longo caminho a ser percorrido rumo a consolidação das práticas de gestão democrática nas instituições de ensino vinculadas ao SME de Goianésia-GO, visto que permanecem, no cotidiano da organização escolar, práticas personalistas, autoritárias e clientelistas, que dificultam a participação crítica e consciente dos diferentes segmentos que a constituem na definição de seus rumos, no sentido de garantir o direito à educação de qualidade social para todos. A pesquisa pertence à linha "Estado, Políticas e Instituições Educacionais" do PPGESS da PUC Goiás recomendado pela Capes. A proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa do CNPq "Políticas Educacionais e Gestão Escolar sob a coordenação da Drª. Iria Brzezinski. A pesquisa pertence à Rede FAPEG Observatório, estudos e investigações sobre o Estado, Instituições Educacionais na região Centro-oeste, e possui como coordenadora a Drª. Denise Silva Araújo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Descrição: Esta pesquisa pretende avaliar a formação dos mestres formados pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da UCG e suas trajetórias, após a conclusão da pós-graduação. Para tanto, se propõe a conhecer o perfil acadêmico profissional dos mestres, trajetória de formação, situação de trabalho quando da inscrição para o curso e investigar as contribuições para atividade profissional após a pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem coordenado, orientado, avaliado e acompanhado a expansão dos programas de pós-graduação para assegurar padrão internacional de qualidade, recomenda que os programas realizem a avaliação dos egressos com o intuito de investigarem a relevância da formação recebida pelos mestres, as diferentes atividades profissionais desenvolvidas no mercado de trabalho, como também sua contribuição social, no sentido de contribuir no resgate e na redução da dívida social do país com a educação. Neste sentido, esta pesquisa se propõe analisar os dados obtidos para aplicar as informações na melhoria constante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lázara Lisboa da Costa Mendonça - Integrante / Denise Silva Araújo - Coordenador / Elida Maria Gonçalves Ferreira - Integrante / Lorena Olímpio Alvares - Integrante / Joeva Antonia dos Santos - Integrante / Helen Cristine Martins dos Couto - Integrante / Ludimila Marques Queiroz - Integrante / Julio César Garcia - Integrante / Oyana Rodrigues dos Santos - Integrante / Edna Aparecida de Oliveira - Integrante / Elaine Abrahão Amaral - Integrante / Shirley Carmem da Silva - Integrante / Marcelo Marques Assis - Integrante / Marina Magalhães David - Integrante / Isadora Samardi - Integrante / Tais Pereira Dantas - Integrante.


Outros Projetos


1995 - 1995
Processo de Abertura da Escola Luiz César de Siqueira Melo
Descrição: O Projeto passou pela aprovação do Conselho Estadual de Educação-GO. Esta Instituição possui como mantenedora a Fundação Jalles Machado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDONÇA, L. L. C.2011 MENDONÇA, L. L. C.; NASCIMENTO, Gilda. Aparecida. . A ESCOLA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA. Anais do EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, v. 1, p. 1/1-10, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, G. A. N. ; MENDONÇA, L. L. C. ; ROCHA, L. P. . CURRÍCULO ARTICULADO E INTEGRADO, UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL?. In: V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Avaliação das Políticas Curriculares: da educação básica ao ensino superior, 2011, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2011.

2.
NUNES, G. A. N. ; MENDONÇA, L. L. C. ; ROCHA, L. P. ; ARAUJO, D. S. ; BITES, M. F. S. C. . PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DE GOIÁS. In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2011, Uberlândia. VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2011.

3.
ROCHA, L. P. ; MENDONÇA, L. L. C. ; NUNES, G. A. N. ; ARAUJO, D. S. ; BITES, M. F. S. C. . TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DAS PESQUISAS DE GATTI E BARRETO (2009). In: VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais do tempo presente, 2011, Uberlândia. VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2011.

4.
MENDONÇA, L. L. C.; NASCIMENTO, Gilda. Aparecida. . A COMUNICACAO ORAL: A ESCOLA COMO ESPACO DE VIVENCIA DA CIDADANIA. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO EDIPE, 2011, GOIANIA. IV EDIPE, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, L. L. C.. Iª Mostra de Ciências, Tecnologia, Arte, Cultura e Sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROCHA, L. P. ; MENDONÇA, L. L. C. ; NUNES, G. A. N. ; ARAUJO, D. S. ; BITES, M. F. S. C. . TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DAS PESQUISAS DE GATTI E BARRETO (2009). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NUNES, G. A. N. ; MENDONÇA, L. L. C. ; ROCHA, L. P. ; ARAUJO, D. S. ; BITES, M. F. S. C. . PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DE GOIÁS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MENDONÇA, L. L. C.. ENSINAR E APRENDER: O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MENDONÇA, L. L. C.. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA QUANTO AO REFLETIR A REALIDADE COMO FORMA DE PRATICAR A EDUCAÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MENDONÇA, L. L. C.. A Postura do Educador Frente a Indisciplina do Educando. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENDONÇA, L. L. C.. A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O APRENDER NUMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDONÇA, L. L. C.. Recebimento da Comissão ad hoc do Inep/MEC para Abertura do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2017. (Recebimento da Comissão ad hoc do Inep/MEC).

2.
MENDONÇA, L. L. C.. Recebimento da Comissão ad hoc do Inep/MEC para Autorização do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2015. (Recebimento da Comissão ad hoc do Inep/MEC).

3.
MENDONÇA, L. L. C.. O TRABALHO EM EQUIPE NO ESPAÇO ESCOLAR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MENDONÇA, L. L. C.. A MOBILIZAÇÃO DA ESCOLA PARA O TRABALHO EM EQUIPE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENDONÇA, L. L. C.. TÉCNICAS DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO DE EQUIPES. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DE APOIO).

6.
MENDONÇA, L. L. C.. TRABALHO EM GRUPO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS. 2006. .

7.
MENDONÇA, L. L. C.. ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO DE ENSINO. 2003. .

Demais trabalhos
1.
MENDONÇA, L. L. C.. A relação da criança com o aprender numa visão psicopedagógica. 2003 (Monografia de conclusão da especialização) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Ana Paula de Freitas. Utilização de Recursos, Cinematográficos e Musicais no Ensino de História. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ED História e Geografia) - Centro Universitário Internacional.

2.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Baltazar Silveira Alves. O Desafio da Gestão de Estoque com a Abordagem da Manutenção. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ED Engenharia de Produção) - Centro Universitário Internacional.

3.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Luciene da Cruz Bessa Cunha. Alfabetização e Letramento: O Desafio de Alfabetizar e Letrar ao Mesmo Tempo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ED Língua Portuguesa e Estrangeira) - Centro Universitário Internacional.

4.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Vera Cleide de Andrade Sousa. A Dança e sua Importância Educacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ED Artes) - Centro Universitário Internacional.

5.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Elitania Gomes Xavier. A Política da Logística Reversa em Goianésia - GO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ED Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Centro Universitário Internacional.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, V. S.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Valdir dos Santos Souza.O programa 5S como forma de auxílio a gestão no setor administrativo: um estudo de caso na empresa Jalles Machado - Goianésia Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

2.
SANTOS, D. S.; SILVA, V. V.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Daniele Silva dos Santos; Valdiçon Vieira da Silva.Ambiente de Trabalho e retenção de talentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

3.
FREITAS, W.; BARBOSA, J. F. M.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Allan Weber Gonçalves.A Motivação do Funcionalismo Público na Secretaria de Transporte da Prefeitura Municipal de Niquelândia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

4.
BARBOSA, J. F. M.; FREITAS, W.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Ana Flávia de Oliveira.O Desenvolvimento da Qualidade de Vida dos Funcionários da Escola Estadual Joaquim Martins Correia: Um Estudo de Caso na Cidade de Natinópolis.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

5.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Márcia leopoldina Cardoso Segatini.Estudo de Caso: A Forma de Gestão da Associação das pioneiras sociais na rede Sarah e Hospitais de Reabilitação - Sara Kubitschek. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

6.
SILVA, L. G.; SANTOS, V. E. A.; RIBEIRO, V. P.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de SILVA, L.G; SANTOS, V.E.A; RIBEIRO, V.P..Gestão da empresa para alcançar qualidade de vida no trabalho noturno da equipe de enfermagem do Hospital Municipal Irmã Fanny Duran. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

7.
SILVA, R. C. E.; ALMEIDA, S. R.; FERNANDES, W. K. R. J.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de SILVA, R.C.; ALMEIDA, S.R.; FERNANDES, W.K.R.J..Administração hospitalar - Caso: Clínica de Hemodiálise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Evangélica de Goianésia.

8.
GUIMARAES, A. L. N. D.; CAMPOS, E. M. S.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Leidiamar Carla Rodrigues; Durciana dos Santos Lima.Liderança e Motivação como Agentes Tranformadores na Organização - Brasil Foto Stúdio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

9.
GUIMARAES, A. L. N. D.; CAMPOS, E. M. S.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Flavio Alves Mendonça Junior; Leonardo Zacarias de Oliveira.Qualidade no Atendimento ao Cliente - Um Estudo de Caso da Empresa Loja de Parafusos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

10.
GUIMARAES, A. L. N. D.; CAMPOS, E. M. S.; MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Jamil El Hosni Jr.Administração Esportiva: Esporte Clube de Goianésia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

11.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Manoel Anamir Rodrigues de Faria.Marketing de Relacionamento na Empresa Precisão Agricola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

12.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Quélia Regina da Silva.Administração da Saúde Pública no Municipio de Barro Alto - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

13.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Jaqueline Rodrigues Barbosa.A Administração da Educação no Município de Barro Alto - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

14.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Denison Silva Diniz.Marketing Direto: Diniz Materiais para Construção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

15.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Patrícia Carla Teixeira.Qualidade no Atendimento: Unicred Centro Goiano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

16.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Helía Pereira Borges.Desenvolvimento do Programa Bolsa Família no Município de Barro Alto - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

17.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Fabio Cardoso Teixeira.Processo de Recrutamento de Pessoal na Empresa Jalles Machado S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

18.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Raquel Carolina Campos.Programa de Qualidade Naturalis Farmácia de Manipulação LTDA - Goianésia - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

19.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Lourivan Moura Freitas.O Processo de Recrutação de Pessoas na Empresa Lopes Viandelli - Produtos Alimentícios LTDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

20.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Patrícia Calil Fonseca Gomes Ferreira.Qualidade no Atendimento ao Cliente na Empresa João Gomes de Mesquita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.

21.
MENDONÇA, L. L. C.. Participação em banca de Sulene Silva.Qualidade no Atendimento ao Cliente: Recepção do Hospital Santa Luzia - Goianésia - GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Evangélica Faculdade de Goianésia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Primeira Etapa do projeto Ambiente, Esporte e Vida da Faculdade Evangélica de Goianésia em parceria com a Prefeitura Municipal de Goianésia. 2017. (Outra).

2.
XII Seminário de Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2017. (Seminário).

3.
XVI Seminário de Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2017. (Seminário).

4.
XV Seminário de Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Goianésica. 2017. (Seminário).

5.
XXXII Seminário de Atualização de Práticas Docentes da UniEVANGÉLICAn. 2017. (Seminário).

6.
Projeto UniCIDADÃ da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2016. (Outra).

7.
XIII Seminário de Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Goianésia. 2016. (Seminário).

8.
XIV Seminário de Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Goianesia en. 2016. (Seminário).

9.
1º Encontro de Ouvidores Universitários da Região Centro-Oeste. 2015. (Encontro).

10.
XXIX Seminário de Atualização de Práticas Docentes - Internacionalização e Flexibilização Curricular da UniEVANGÉLICA. 2015. (Seminário).

11.
27ª Semana Pegagógica.Oficina Planejamento e Projetos. 2014. (Oficina).

12.
Faculdade Evangélica de Goianésia: Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho.Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho. 2012. (Outra).

13.
Palestra - Tema: Valores Familiares.Valores Familiares. 2012. (Outra).

14.
PUC-GO: Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2012. 2012. (Outra).

15.
SESI: Projeto Tecendo Relações.Mini-Curso: Comunicação no Ambiente de Trabalho. 2012. (Outra).

16.
SESI: Projeto Tecendo Relações.Mini-Curso: Ética e Conduta no Trabalho. 2012. (Outra).

17.
SESI: Projeto Tecendo Relações.Mini-Curso: Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. 2012. (Outra).

18.
SESI: Projeto Tecendo Relações.Mini-Curso: Aprendendo a Conviver e Respeitar as Diferenças. 2012. (Outra).

19.
VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE - SP. 2012. (Encontro).

20.
VII SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO - SUSTENTABILIDADE E OS NOVOS DESAFIOS EMPRESARIAIS. 2012. (Outra).

21.
VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE e IX SEMINÁRIO DA ANPAE - SEÇÃO GOIÁS.A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E A QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO. 2012. (Seminário).

22.
VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE e IX SEMINÁRIO DA ANPAE - SEÇÃO GOIÁS. 2012. (Seminário).

23.
XI SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.A gestão democrática na rede municipal de Goianésia: diálogos e conflitos entre a instituição e o sistema educacional. 2012. (Seminário).

24.
COLÓQUIO INTERLINHAS DE PESQUISA DO PPGE. 2011. (Outra).

25.
CONFERENCIA - "EDUCAÇÃO, CULTURA, CULTURA ESCOLAR?". 2011. (Outra).

26.
CONFERENCIA DE ABERTURA DO PERIODO LETIVO DE 2011/1 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO". 2011. (Outra).

27.
IV ENCONTRO ESTADUAL DE DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO EDIPE.A COMUNICACAO ORAL: A ESCOLA COMO ESPACO DE VIVENCIA DA CIDADANIA. 2011. (Encontro).

28.
IV ENCONTRO ESTADUAL DE DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO EDIPE. 2011. (Encontro).

29.
SEMINARIO ESTADUAL TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO BASICA EM GOIAS. 2011. (Seminário).

30.
V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Avaliação das Políticas Curriculares: da educação básica ao ensino superior.Currículo Articulado e Integrado, Um Caminho Possível Para a Escola em Tempo Integral?. 2011. (Outra).

31.
V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Avaliação das Políticas Curriculares: da educação básica ao ensino superior. 2011. (Outra).

32.
VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente. 2011. (Simpósio).

33.
VI Simpósio Internacional O estado e as políticas educacionais no tempo presente.TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DAS PESQUISAS DE GATTI E BARRETO (2009). 2011. (Simpósio).

34.
XII SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA. 2011. (Seminário).

35.
XII SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA - CONFERÊNCIA "O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO". 2011. (Seminário).

36.
X Simpósio da Faculdade de Educação - Políticas de Formação e Formação de Políticas: Reconfiguração de Tempos e Espaços. 2011. (Simpósio).

37.
XXV SIMPOSIO BRASILEIRO II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRACAO DA EDUCACAO JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961 - 2011). 2011. (Simpósio).

38.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Outra).

39.
III ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - EDIPE. 2009. (Encontro).

40.
II SEMANA MULTIDISCPLINAR: "NÓS somos mais inteligentes do que EU". 2009. (Encontro).

41.
MÓDULO - ASPECTOS GERENCIAIS E COMPORTAMENTAIS DA GESTÃO DE PESSOAS. 2009. (Outra).

42.
SEMANA PEDAGOGICA DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. OS PROBLEMAS, AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. 2009. (Congresso).

43.
SEMINÁRIO ACADÊMICO DO 1º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG - JARAGUÁ.OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2009. (Seminário).

44.
V JOAD - JORNADA DE ADMINISTRAÇÃO " Administração da diversidade: Construindo pontes e destruino barreiras para a inovação". 2009. (Encontro).

45.
XVI Seminário de Atualização de Práticas Docentes. 2008. (Seminário).

46.
XV Seminário de Atualização de Práticas Docentes. 2008. (Seminário).

47.
1º Congresso Municipal de Educação: Excelência em Educação Pública Municipal, "Atitudes e Compromissos". 2006. (Congresso).

48.
I Seminário de Educação de Goiás. 2004. (Seminário).

49.
VII EPECO. 2004. (Encontro).

50.
I Encontro Pedagógico da Escola Luiz César de Siqueira Melo.A Postura do Educador Frente A Indisciplina do Educando. 2001. (Encontro).

51.
XI Encontro Regional de Psicopedagogia. 2001. (Encontro).

52.
IX Encontro Regional de Psicopedagogia. 1999. (Encontro).

53.
Semana Pedagógica. 1999. (Encontro).

54.
Curso de Atualização em Política da Educação Básica. 1998. (Seminário).

55.
VIII Encontro Regional de Psicopedagogia. 1998. (Encontro).

56.
Grupo de Estudo sobre a Nova LDB. 1997. (Encontro).

57.
VII Encontro Regional de Psicopedagogia. 1997. (Encontro).

58.
1ª Semana Pedagógica Couto Júnior. 1996. (Outra).

59.
4º Seminário de Língua Portuguesa e Literatura. 1996. (Seminário).

60.
CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA CONSCIENTE E INTERATIVA EM SALA DE AULA. 1996. (Outra).

61.
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO. 1996. (Outra).

62.
VI Encontro Regional de Psicopedagogia. 1996. (Encontro).

63.
VIII ENDIPE. 1996. (Encontro).

64.
Curso de Alfabetização. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, L. L. C.. I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2006. (Outro).

2.
MENDONÇA, L. L. C.. III SEMANA DE PEDAGOGIA: A INCLUSÃO VALORIZANDO O SER. 2006. (Outro).

3.
MENDONÇA, L. L. C.. Inclusão: Privilégio de Conviver com as Diferenças. 2006. (Outro).

4.
MENDONÇA, L. L. C.. I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2005. (Outro).

5.
MENDONÇA, L. L. C.. II Semana de Pedagogia: "Re-Significação da Prática Pedagógica".. 2005. (Outro).

6.
MENDONÇA, L. L. C.. Semana de Pedagogia: "Re-Significação da Prática Pedagógica". 2004. (Outro).

7.
MENDONÇA, L. L. C.. I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2004. (Outro).

8.
MENDONÇA, L. L. C.. II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2003. (Outro).

9.
MENDONÇA, L. L. C.. I SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2002. (Outro).

10.
MENDONÇA, L. L. C.. A POSTURA DO EDUCADOR FRENTE A INDISCIPLINA DO EDUCANDO. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane Regina dos Santos e Lisdaiane Aparecida Pereira. Gestão de Programa de Endomarketing para as Micro e Pequenas Empresas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.

2.
Lucelena Borges Vieira Gontijo; Rosane Vargas e Viviane Clem. Mudanças Organizacionais: Modelo de Gestão às Micro e Pequenas Empresas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.

3.
Fabio Viana de Oliveira; Geraldo Cabral e Weslei Ribeiro de. Responsabilidade Social: Um Estudo de Caso da Empresa Jalles Machado S/A. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.

4.
Celuta Pires; Cristiane Luiza e Julita Damasceno. Gestão do Atendimento Visando no Cumprimento às Leis de Fila: Estudo de Caso Caixa Econômica Federal - Agência Goianésia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.

5.
Maicon J. Ramiro; Paula R. de Oliveira; Venceslau A. Souza N. A Sustentabilidade do Setor Sucroalcooleiro. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.

6.
Erinalva da Silva; Leandro Mozart e Vagna Regina. Atendimento ao Cliente Como Diferencial Competitivo: Estudo de Caso do Supermercado Itapuã. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em: MBA em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Lázara Lisboa da Costa Mendonça.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:10:36