Paulo Marcos Figueiredo de Andrade

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  • Última atualização do currículo em 04/01/2017


Doutor em Computação Visual e Interfaces pela Universidade Federal Fluminense (2014). Mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduado em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Coordenador Geral da Graduação Tecnológica em Design Gráfico, Coordenador da Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D, cursos da Universidade Veiga de Almeida. Possuo mais de 15 anos de experiência como Professor Universitário e mais de 12 anos de experiência acumulada como Coordenador de Graduação e Pós-Graduação. Coordenei Graduações em Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação e Ciência da Computação. Entre Maio de 2009 e Março de 2012, fui Diretor do Centro de Tecnologia da Faculdade CCAA, onde criei 4 Graduações Tecnológicas em Computação, todas com Conceito de Curso 3 ou 4, atribuído pelo MEC tanto em Autorização quanto em Reconhecimento. Também criei duas Pós-Graduações relacionadas a área de Jogos Digitais. Antes da carreira universitária, atuei durante mais de 10 anos como profissional de Tecnologia da Informação, assumindo os cargos de Coordenador de Projetos em TI, Analista de Suporte, Consultor em Arquivamento Digital de Documentos e Analista de Métodos e Negócios, em empresas como Xerox e IBM. Sou revisor de livros para as áreas de Computação Gráfica e Jogos Digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Marcos Figueiredo de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, P. M. F.;Andrade, Paulo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Veiga de Almeida.
Avenida General Felicíssimo Cardoso
Barra da Tijuca
22631360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 33252333
URL da Homepage: www.uva.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2014
Doutorado em Doutorado em Computação Visual e Interfaces.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Heuristicas para Síntese Híbrida de Imagens em Tempo real, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua.
Coorientador: Paulo Aristarco Pagliosa.
Palavras-chave: Hybrid Rendering; Real Time Ray Tracing; Jogos Digitais; Selective Rendering.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2003
Mestrado em Computação Aplicada e Automação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Um GRASP para a Solução do Problema da Maximização da Diversidade,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Luiz Satoru Ochi.
1988 - 1993
Graduação em Informática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Certificate Program Foundation Course.
Online Learning Consortium, OLC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Introduction to Digital Storytelling Tools.
Online Learning Consortium, OLC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Whitney - Formación de Mentores. (Carga horária: 100h).
Online Learning Consortium, OLC, Estados Unidos.
2009 - 2009
Illusion - Efeitos Visuais e Composição. (Carga horária: 120h).
Melies - Escola de Cinema 3D e Animação, MELIES, Brasil.
2008 - 2008
O Coordenador Como Gestor. (Carga horária: 36h).
Hoper Educacional, HOPER, Brasil.
2000 - 2000
Oracle8 : Formação Completa. (Carga horária: 180h).
DBA, DBA, Brasil.
2000 - 2000
E-Midia : Instalação e Administração. (Carga horária: 20h).
Optika, OPTIKA, Estados Unidos.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso Prático Sobre Administração de Estações Linu. (Carga horária: 27h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1999 - 1999
A Arte de Falar Em Público. (Carga horária: 16h).
Instituto de Aprendizagem e Comunicção Empresarial, IACE, Brasil.
1999 - 1999
Liderança Através de Qualidade. (Carga horária: 16h).
Xerox do Brasil LTDA, XEROX, Brasil.
1997 - 1997
Platinum Certification. (Carga horária: 40h).
Cardiff Software, CARDIFF, Estados Unidos.
1990 - 1990
Extensão universitária em Análise e Projeto Estruturado. (Carga horária: 150h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



International Game Developers Association - Chapter Rio de Janeiro, IGDA - RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing


Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Sistemas Operacionais para os cursos de Jogos Digitais e Gestão da Tecnologia da Informação.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor - Centro de Tecnologia
Outras informações
Coordenador da Pós Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais da Instituição.

Atividades

05/2009 - 03/2012
Direção e administração, Centro de Tecnologia, .

Cargo ou função
Diretor - Centro de Tecnologia.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord.de Recursos Multimídia e Tecnológicos
Outras informações
Coordenador de Recursos Multimídia e Tecnológicos para Produção de Conteúdos EAD.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação em Design Gráfico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação
Outras informações
Coordenei a Pós em Jogos Digitais e continuo coordenando a Pós-Graduação em Modelagem e Animação 3D.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações
Atuei na Universidade Cândido Mendes, Universidade Gama Filho, Faculdades Silva Serpa e Faculdade CCAA.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Graduação em Sist. de Informação

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação em Design Gráfico


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações
Cursos de Sistemas de Informação, Comunicação Social e Engenharia de Produção


InstitutoSilva Serpa LTDA, ISS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenei o curso de Sistemas de Informação. Também atuei como professor.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor Universitário


Xerox do Brasil LTDA, XEROX, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas senior, Carga horária: 40


SMI Inteligência Artificial e Desenv. de Sistemas LTDA, SMI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40


IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Métodos e Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/1994 - 11/1995
Outras atividades técnico-científicas , Faturamento e Finanças, Faturamento e Finanças.

Atividade realizada
Suporte tecnológico ao setor financeiro..

Atlantic Capital Consultoria Financeira, ATLANTIC CAPITAL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: EFEITOS VISUAIS.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Administração de Unidades Educativas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1997
Diploma de Homenagem, Infoimagem 97 - Latin American DOcument Imaging Conference and Show.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Andrade, Paulo2014 Andrade, Paulo; CLUA, E. W. G. ; SABINO, T. L. R. ; FORTI, F. . A Heuristic Approach to Render Ray Tracing Effects in Real Time for First-Person Games. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 26, 2014.

2.
ANDRADE, P. M. F.;Andrade, Paulo2014ANDRADE, P. M. F.; CLUA. E. W. G. ; SABINO, T. L. R. ; Forti, F. . A Heuristic Approach to Render Ray Tracing Effects in Real Time for First-Person Games. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 26-33, 2014.

3.
ANDRADE, P. M. F.;Andrade, Paulo2014ANDRADE, P. M. F.; CLUA, E. W. G. ; SABINO, T. L. R. ; FORTI, Fabio Siqueira D'Alessandri . A Heuristic Approach to Render Ray Tracing Effects in Real Time for First-Person Games. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 26-33, 2014.

4.
SABINO, T. L. R.2012SABINO, T. L. R. ; ANDRADE, P. M. F. ; CLUA, E. W. G. ; MONTENEGRO, A. ; PAGLIOSA, P. A. . A Hybrid GPU Rasterized and Ray Traced Rendering Pipeline for Real Time Rendering of Per Pixel Effects. Lecture Notes in Computer Science, v. 7522, p. 292-305, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, E. C. ; CLUA, E. W. G. ; ANDRADE, P. M. F. . Empregos e Negócios no Mundo Digital. In: Eduardo Campos de Azevedo. (Org.). FILHOS DIGITAIS - Proteção na Internet e Videogames. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2010, v. , p. 233-245.

2.
ANDRADE, P. M. F.; BOBANY, A. ; CLUA, E. W. G. ; MAFRA, D. ; Chagas, G. M. . As Carreiras no Mercado de Games. In: Arthur Bobany. (Org.). Video Game Arte. 1ed.Teresópolis: Novas Idéias, 2007, v. 1, p. 26-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, P. M. F.; SABINO, T. L. R. ; CLUA, E. W. G. . Towards a Heuristic based Real Time Hybrid Rendering - A Strategy to Improve Real Time Rendering Quality using Heuristics and Ray Tracing. In: International Conference on Computer Vision Theory and Applications, 2014, Lisbon. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Vision Theory and Applications. p. 12.

2.
Andrade, Paulo; SABINO, THALES ; CLUA, ESTEBAN ; Pagliosa, Paulo . Ray-Traced Reflections in Real-Time Using Heuristic Based Hybrid Rendering. In: 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2014, Porto Alegre. 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2014. p. 240-289.

3.
Andrade, Paulo. Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade de Educação a Distância. In: I Ilumno International Virtual Seminar, 2013, Rio de Janeiro. I Ilumno International Virtual Seminar Review, 2014. v. 1.

4.
Andrade, Paulo. Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade de Educação a Distância. In: I Ilumno International Virtual Seminar, 2013, Rio de Janeiro. I Ilumno International Virtual Seminar Review, 2014. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, P. M. F.; SABINO, T. L. R. ; CLUA, E. W. G. ; PAGLIOSA, P. A. . A Heuristic to Selectively Ray Trace Light Effects in Real Time. In: I Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2012), 2012, Porto Alegre. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2012.

2.
SABINO, T. L. R. ; ANDRADE, P. M. F. ; LATTARI, L. G. ; CLUA, E. W. G. ; MONTENEGRO, A. ; PAGLIOSA, P. A. . Efficient Use of In-Game Ray-Tracing Techniques. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Diital, 2011, Salvador. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2011. v. 10.

3.
ANDRADE, P. M. F.; CLUA, E. W. G. ; MONTENEGRO, A. ; PAGLIOSA, P. A. . Adaptive Control of Visual Effects for Frame Rate Maintenance in Real Time Ray Tracing. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2010, Florianópolis. SBGames 2011 - Computing Track. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010. v. 9. p. 224-227.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, P. M. F.; KNECHTEL, M. L. A. ; RAMOS, M. ; CLUA, E. W. G. ; CONCI, A. ; MONTENEGRO, A. . A Proposal of A Shadow Detection Architecture Interface for Games Using Portable Projectors. In: VII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proceedings of the VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Computing - Tecnical Posters, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
NAMEN, A. A. ; FIGUEIREDO, C. M. ; TAVARES, D. S. ; RODRIGUES, E. T. ; ANDRADE, P. M. F. ; LOPES, R. . Avaliação da utilização de recursos de ensino on-line relacionados a diferentes estilos de aprendizagem. Informática na Educação (Impresso), 2017.

Outras produções bibliográficas
1.
Novak, Jeannie ; ANDRADE, P. M. F. . Desenvolvimento de Games. SãoPaulo: Cengage, 2010. (Tradução/Livro).

2.
Harbour, Jonathan S. ; Santi, Carlos Eduardo ; ANDRADE, P. M. F. . Programação de Games com Java. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Tradução/Livro).

3.
Schuytema, Paul ; Belhassof, Claudia Mello ; ANDRADE, P. M. F. . Design de Games - Uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008. (Tradução/Livro).

4.
Cusson, Roger ; ANDRADE, P. M. F. . 3ds Max 8 - Guia Autorizado. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, P. M. F.. Google Doc para Professores. 2016.

2.
ANDRADE, P. M. F.. Como usar o Facebook para otimizar o seu trabalho como professor. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Andrade, Paulo. Cabeça Pra Cima - Aplicativos Infantis. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Andrade, Paulo. Cabeça Pra Cima - Dispositivos Móveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANDRADE, P. M. F.. Desenvolvimento de Jogos no Brasil. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KNIPHOFF, I.; MENDONCA, R.; ANDRADE, P. M. F.; LESER, R.. Participação em banca de Isaac Kniphoff e Rodrigo Mendonça. A Batalha de Tenpins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, P. M. F.; LIMA, A. T. C.; Wesley Lúcio Figueiredo de Morais. Participação em banca de Ana Aparecida Menezes Santos Pinto.ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE EM ANIMAÇÃO 3D. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
LIMA, A. T. C.; Claudia Simões Pinto; ANDRADE, P. M. F.. Participação em banca de Rodrigo Lessa de Sena.A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
Ricardo Barguine T. da Silva; Claudia Simões Pinto; ANDRADE, P. M. F.; Paulino, C. L.. Participação em banca de Eduardo Senos.Popularização do MP3. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
ANDRADE, P. M. F.; LIMA, A. T. C.; BARRETO, F.; Myrna Cecília Martins dos Santos Amorim. Participação em banca de Frederico Martins Porto.Introdução a Plataforma de Desenvolvimento J2EE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
BARRETO, F.; Paulino, C. L.; ANDRADE, P. M. F.; Wesley Lúcio Figueiredo de Morais. Participação em banca de Migdon Alexandre Nunes da Silva.m-ENFERM - Uma Solução de Mobilidade para Uso na Enfermagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Primeiro Seminário de Simulação SENAI-RJ.Educação Superior Tecnológica - Uma Solução para Formação de Mão de Obra para a Indústria do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

2.
XI Semana de Informática da Universidade Estadual de Santa Cruz. O Mercado de Trabalho e as Perspectivas de Crescimento da Indústria de Jogos Digitais para o Brasil.. 2011. (Congresso).

3.
XIV Semana de Informática - UFPA. O Mercado de Trabalho e as Perspectivas de Crescimento da Indústria de Jogos Digitais para o Brasil.. 2011. (Congresso).

4.
Profissão em Debate.O Mercado de Trabalho para Artistas Digitais. 2010. (Encontro).

5.
I Encontro UVA com Produtores de Animação.Produção de Animação no Brasil. Novas Fronteiras e Oportunidades. 2009. (Encontro).

6.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.O Ensino de Jogos no Brasil e na AL - Desafios e Fronteiras. 2009. (Simpósio).

7.
Rio Criativo.A Velha Verdade. 2008. (Outra).

8.
Quinta Semana da Ciência e Tecnologia.O Mercado de Trabalho para o Desenvolvimento de Jogos e Animação Digital. 2006. (Encontro).

9.
Latin American Document Imaging Conference & Show.Arquivamento Digital de Documentos. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, E. C. ; ANDRADE, P. M. F. ; CLUA, E. W. G. ; MANFROI, H. . Primeiro Encontro da IGDA Rio. 2011. (Outro).

2.
BOBANY, A. ; ANDRADE, P. M. F. ; ZAMITH, . A Indústria de Games e o Mercado Nacional. 2011. (Outro).

3.
ANDRADE, P. M. F.. I Semana da Tecnologia - Faculdade CCAA. 2011. (Outro).

4.
ANDRADE, P. M. F.. I Encontro UVA com Produtores de Animação. 2010. (Outro).

5.
ANDRADE, P. M. F.. I Encontro de Jogos Digitais. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniel Mandina. Fixed. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

2.
Marcio Venâncio. Futuro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

3.
Gabriel Pacheco Silva. Coração de Ouro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

4.
Marcelo da Silva Santos. Santos Dumont - O Pai da Aviação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

5.
Alcemir Vieira. Porta-Bandeira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

6.
Francise Meire Tonietto. A Pedra. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

7.
alexandre amorim. O Buraco. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Animação e Modelagem Digital 3D) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

8.
Ângelo Jorge de Almeida Chafin. Space Goblins. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

9.
Wesclei Barbosa Coutinho. Madrox. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

10.
Rogério dos Santos Gomes. Lendas Urbanas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

11.
Pedro Jatobá OCampos Lopes. Hidrogen. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

12.
Hugo Bandeira Queiroz. Full Fate : Arte do Jogo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

13.
Leandro de Souza Henriques. BIKER PETS : Racing Battle. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte 3D para Jogos Digitais) - Faculdade CCAA. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo cabral. Death's Life. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

2.
Stephanie Healey. Buzz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

3.
Bruno Netto. O Escolhido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

4.
Leandro Meirelles. Vince. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

5.
Marcos Piolla. Irimi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

6.
Charles Campello. O Baú. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

7.
Ricardo Friedrich. Com 10 Conto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

8.
Tiago Alves. In'Sanity. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

9.
Ana Aparecida Menezes Santos Pinto. ANIMAÇÃO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE EM ANIMAÇÃO 3D. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

10.
Luiz Alexandre Fiuza Secco. APLICAÇÃO DE LUZES VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES 3D. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

11.
Danielle Tavares. Animação 2D Digital - Princípios e Criação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

12.
Rodrigo Lessa de Sena. A APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

13.
Eduardo Senos. POPULARIZAÇÃO DO MP3. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.

14.
Igor André Pereira dos Santos. RPGs Massivos On-line como Ferramenta de Auxílio na Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
NAMEN, A. A. ; FIGUEIREDO, C. M. ; TAVARES, D. S. ; RODRIGUES, E. T. ; ANDRADE, P. M. F. ; LOPES, R. . Avaliação da utilização de recursos de ensino on-line relacionados a diferentes estilos de aprendizagem. Informática na Educação (Impresso), 2017.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Andrade, Paulo. Cabeça Pra Cima - Aplicativos Infantis. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Andrade, Paulo. Cabeça Pra Cima - Dispositivos Móveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Grupos de pesquisa:

dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/202530015610666743045

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0927969431076184



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