Mário Madureira Fontes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7824754905853339
  • Última atualização do currículo em 30/05/2018


Graduado em Ciências da Computação pela PUCSP e especialista em Computação Gráfica e Animação Digital pelo SENAC. Mestre e Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUCSP. Experiência no desenvolvimento de: visão computacional, coleta e tabulação de dados para pesquisa de mercado, desenvolvimento de aplicativos para celulares, desenvolvimento de programas de comunicação em redes, modelagem 3D e desenvolvimento de jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mário Madureira Fontes
Nome em citações bibliográficas
Fontes, Mario M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em University Of Malta (Orientador: Georgios N. Yannakakis).
Título: Gatilhos de desafios para o desenvolvimento de jogos e narrativas instrucionais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ítalo Santiago Vega.
Palavras-chave: gatilhos de desafios; algoritmos; narrativas; jogos de cartas; OCC-RDD; ensino de computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aspectos Ontológicos da web-semântica: Investigação para a utilização do histórico da web-semântica como contribuição para a melhoria da navegação na web,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luís Carlos Petry.
Palavras-chave: Web Semântica; Histórico Web.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2004 - 2005
Especialização em Computação Gráfica e Animação Digital. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Estudo de Modelagem e Animação de cenas para o curta-metragem YANSAN.
Orientador: Carlos Eduardo da Silva Nogueira.
1997 - 2000
Graduação em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São Luíz Jesuítas, CSL, Brasil.
1984 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio São Luíz Jesuítas, CSL, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Desenvolvendo Habilidades em Negociação. (Carga horária: 8h).
CR BASSO CONSULTORIA, CRBC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Teatro de Comunicação. (Carga horária: 24h).
Centro de Artes Cênicas do TUCA, C.A.C, Brasil.
2006 - 2006
Auto Gestão e Administração do Prioridades. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2003 - 2004
Academia do Java. (Carga horária: 120h).
Globalcode, GLOBALCODE, Brasil.
2002 - 2002
Advanced Nível Avançado.
Centro Britânico, CB, Brasil.
2001 - 2001
Upper Nível Pós Intermediário.
Centro Britânico, CB, Brasil.
2000 - 2000
Semi Intensive English Program.
English Language Center, ELC, Estados Unidos.
1998 - 1998
Extensão universitária em Grupo de Estudo de Noções Básicas em Linux. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Porfessor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1

Atividades

06/2017 - 07/2017
Ensino, Jogos Digitias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
DISPOSITIVOS MÓVEIS E PORTABILIDADE
01/2015 - 03/2015
Ensino, Jogos Digitias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programação de jogos em redes
03/2014 - 04/2014
Ensino, Jogos Digitias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programação de jogos em rede
9/2012 - 10/2012
Ensino, Jogos Digitias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Game Engine

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I
PROJETO PROFISSIONALIZANTE DE JOGOS I
FERRAMENTAS PARA DISPOSITIVOS MOVEIS
PROJETO PROFISSIONALIZANTE DE FINAL DE CURSO
08/2010 - 07/2012
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET
08/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nova mídias e Tecnologias para Jogos
2/2010 - 6/2010
Ensino, Tecnologia em Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação II
Prática Profissional

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas Computacionais de Coleta de dados via Palm, Internet; Sistema de captura e reconhecimento de imagem com câmera e com scanner em tempo real; Construção de sites em SharePoint da Microsoft para área de desenvolvimento de sistemas; Tabuladores de dados para cálculo de indicadores dos tipos offline e em tempo real, minuto a minuto(real-time); Coleta de dispositivos do tipo meter para coleta de audiência em ?real-time?; Sistemas de produção de dados de audiência rádio, jornal e televisão; Sistemas de discagem telefônica para de pesquisadores para execução de pesquisa. Reconhecimento de áudio para identificação de comerciais. Participação em projeto com a filial IBOPE-Argentina.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
8/2012 - Atual
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LABORATÓRIO DE AUTORIA: TÓPICOS AVANÇADOS
PROGRAMAÇÃO PARA AMBIENTES TRIDIMENSIONAIS INTERATIVOS
02/2012 - Atual
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MODELAGEM DE SISTEMAS DE HIPERMÍDIA
02/2011 - Atual
Ensino, TECNOLOGIA EM MÍDIAS DIGITAIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação para Dispositivos Móveis
08/2010 - Atual
Ensino, SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GAMES, PUZZLES E LÓGICA
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
02/2011 - 06/2012
Ensino, Sistemas da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO 3
08/2010 - 12/2010
Ensino, Sistemas da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO 2
08/2009 - 12/2009
Ensino, Sistemas da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Programação 2
08/2009 - 12/2009
Ensino, SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Da pesquisa de fala ao desenvolvimento de tecnologias
Descrição: Este projeto visa caracterizar, do ponto de vista fisiológico, por meio de técnica de ultrassonografia, a postura e a mobilidade de língua de falantes do PB, sem alterações de fala e daqueles com alterações de fala decorrentes de deficiência auditiva e/ou de alteração músculo-esquelética (frênulo lingual) no plano segmental (vogais e consoantes) e prosódico (ajustes articulatórios de qualidade vocal na proposta do VPAS-PB). Além disso, propõe-se a avaliar as contribuições do uso da técnica de ultrassonografia para os processos de avaliação e acompanhamento terapêutico dos distúrbios da fala e para fins didáticos (ensino de fonética em geral e de línguas). Do ponto de vista metodológico, são definidas duas vertentes de trabalhos: a análise ultrassonográfica da fala (AUF), com caracterização da produção de sons no PB, e o desenvolvimento de tecnologias (DTF), em que se destaca o desenvolvimento de acessórios para coleta de dados de fala e software (ou outro dispositivo a ser definido) para situações de terapia de fala e ensino de fonética e de línguas. Para cada vertente, são detalhados itens referentes às várias etapas de trabalho, que se iniciam com a implantação do recurso instrumental da ultrassonografia e com o desenvolvimento de probe para coletas de fala, percorrendo a utilização e a comparação de diferentes tecnologias e equipamentos, que permitirá a caracterização da produção de fala no PB, dos pontos de vista segmental e prosódico (qualidade vocal). Finalmente, o delineamento metodológico contempla o desenvolvimento de tecnologia (dispositivo como software ou aplicativo ou ainda jogo) para o enfoque da fala tanto no âmbito clínico-terapêutico (avaliação e monitoramento da evolução terapêutica dos distúrbios de fala), quanto de ensino de fonética e de línguas. Os preceitos das teorias dinâmicas de fala e do modelo fonético de descrição da qualidade vocal auxiliarão a interpretação dos achados de fala nos campos segmental e prosódico e permitirão estimar a validade da incorporação de avanços tecnológicos nos estudos da fala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Mário Madureira Fontes - Coordenador / Marisa Almeida Cavalcante - Integrante / Zuleica Antonia Camargo - Integrante / Sandra Madureira - Integrante / Daniel Couto Gatti - Integrante / Irene Queiroz Marchesan - Integrante / Luisa Barzaghi-Ficker - Integrante / Mário Augusto de Souza Fontes - Integrante / Lilian Cristina Kuhn Pereira - Integrante / Pai Chi Nan - Integrante / Andrea Baldi de Freitas - Integrante / John Paul Hempel Lima - Integrante / Nathalia dos Reis - Integrante / Cristiane Magacho Coelho - Integrante / Julio Arakaki - Integrante / Amaury Flávio Silva - Integrante / Marcus de Sousa Araújo - Integrante / Simone Telles Martins Ramos - Integrante / Andrea Silva Souza - Integrante / Astrid Mühle Moreira Ferreira - Integrante / Marina Marques dos Santos - Integrante / Brenda Taylor Gomes Escudero - Integrante / Paula da Costa Canton - Integrante / Jayme Artur Lopes Preto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1998 - 2000
Laboratório de Thomson
Descrição: Produção de software educacional para o ensino de Física, utilizando a linguagem Delphi. Esse software, intitulado ?Laboratório de Thomson?, simula a experiência da descoberta da carga do elétron feita por J.J. Thomson. Além da Programação em Delphi, foram desenvolvidos arquivos de ajuda padrão Windows e dois vídeos sobre a experiência de Thomson, usando o programa Adobe Premiere. O produto final, um CD-ROM multimídia desenvolvido com a ferramenta HyperStudio, fornece por meio de gráficos, animações, vídeos, textos, hyperlinks, fotos, efeitos visuais e sonoros informações sobre o pesquisador, suas experiências e o contexto histórico em que essas experiências foram realizadas. Também possibilita a execução das experiências pelos usuários no ambiente virtual desenvolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Jogos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Jogos Digitais.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Gráfico (Graphics).
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fontes, Mario M.2016Fontes, Mario M.; VEGA, I. S. . A puzzle instructional framework for creating narratives with an OCC-RDD technique. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 1, p. 1194-1197, 2016.

2.
LEMES, D. O.2016LEMES, D. O. ; Fontes, Mario M. ; BREVES, T. C. . Requisitos nao funcionais para Jogos Digitais. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 1, p. 789-792, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Fontes, Mario M.. Gatilhos de desafios para a criação de narrativas como contexto de pensamento crítico em jogos digitais e não digitais. In: David de Oliveira Lemes. (Org.). Level Design, Jogabilidade e Narrativa para Games. 1ed.São Paulo: Editora COD3S, 2018, v. 1, p. 42-50.

2.
BARZAGHI-FICKER, L. ; Fontes, Mario M. ; PEREIRA, L. C. K. . Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para Avaliação da Percepção Auditiva de Sons de Fala. In: Zuleica Camargo. (Org.). Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição. 1ed.São José dos Campos: Pulso Editorial, 2016, v. 1, p. 197-210.

3.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. . O processo de criação e desenvolvimento do jogo, uma ferramenta interativa única que se destaca pela adequação da linguagem ao público. In: Ana Carolina Nunes Lafemina; Fernanda Montenegro de Menezes Rizek; Fernando José de Almeida; Maria da Graça Moreira da Silva. (Org.). Inglês Online Conexão com o Mundo. 1ed.São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2013, v. , p. 76-89.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. . Conversão de jogos em livros eletrônicos. In: Videojogos 2011, 2011, Porto. Atas da 4a Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. Porto: SPC Videojogos, 2011. v. 1. p. 231-240.

2.
Fontes, Mario M.; CESAR JUNIOR, R. M. ; CRIVELLARO, A. . Imagens dando: IBOPE: Processamento e Análise de Imagens no Cotidiano de uma Empresa de Pesquisa de Opinião. In: SIBGRAPI, 2003, São Carlos, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. . SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA EXPERIÊNCIA DE THOMSON PARA A DETERMINAÇÃO DA CARGA ESPECÍFICA DO ELÉTRON. In: 53ª Reunião Anual da SBPC UFBA, 2001, Salvador - Bahia, 2001.

2.
Fontes, Mario M.. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA EXPERIÊNCIA DE THOMSON PARA A DETERMINAÇÃO DA CARGA ESPECÍFICA DO ELÉTRON. In: 9º Encontro de Iniciação Científica Ciência, Ética e Cultura, 2000, São Paulo. Livro de Resumos, 2000. v. 1. p. 53-53.

Artigos aceitos para publicação
1.
Fontes, Mario M.; VEGA, I. S. . An Instructional Card Game With Puzzle Triggers: Guidelines For Teaching Software Development. IADIS International Journal on Computer Science and Information Systems, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Fontes, Mario M.; VEGA, I. S. . AN INSTRUCIONAL CARD GAME WITH PUZZLE TRIGGERS: GUIDELINES FOR TEACHING SOFTWARE DEVELOPMENT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Fontes, Mario M.. Uma proposta de integração de desafios em arcabouço instrucional baseado em pensamento crítico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Fontes, Mario M.; MAIA, G. A. A. F. . Criando design de ambientes de jogos com X-­UNITMX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Fontes, Mario M.. Criando design de ambientes de jogos com X-­UNITMX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Fontes, Mario M.. Contextualizando Jogos Eletrônicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Fontes, Mario M.. Desacoplamento de jogos de tabuleiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. ; PETRY, L. C. . Conversão de jogos em livros eletrônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Fontes, Mario M.. Evolução dos Jogos Eletrônicos Atuais como Linguagem e suas Aplicações e Pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Fontes, Mario M.. Desenvolvimento de Games para dispositivos Móveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Fontes, Mario M.. Panorama dos videogames atuais, suas aplicações no mercado e pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Fontes, Mario M.. O Conceito de Jogo e o Panorama dos Videogames Atuais e suas Aplicações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Fontes, Mario M.. Processos de criação na produção de Game Acadêmico - Ilha Cabu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Fontes, Mario M.; Petry, A. S. . Aspectos conceituais e técnicos do projeto Ilha Cabu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Fontes, Mario M.. Aspectos Conceituais e Técnicos do Projeto Ilha Cabu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. . Um Software de Simulação do Experimento de Thomson para a determinação da carga específica do elétron, com uma abordagem histórica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Fontes, Mario M.. Pendulo de Newton. 2010.

2.
Fontes, Mario M.. Torre de Hanoi 2. 2010.

3.

4.
Fontes, Mario M.. Torre de Hanoi. 2009.

5.
Fontes, Mario M.. Math Gems. 2009.

6.
Fontes, Mario M.. Tangrams. 2009.

7.
Fontes, Mario M.. Dialogando. 2009.

8.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. . Descoberta do Elétron. 2000.

9.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. . Difração de eletron. 2000.

10.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. . Experimento de J.J. Thomson. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fontes, Mario M.. Games Aplicados na Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO, C. R. C. . Robótica Ensino de Física. 2013. .

2.
Fontes, Mario M.. Curso de Pós-Graduação Presencial em Games: Produção e Programação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Fontes, Mario M.. Procesos de criação na produção do Game Acadêmica - Ilha Cabu. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Dreiky da Silva Fraga.Finsternis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Lucas Keven Simoes dos Santos Sales.Finsternis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Victor Portela Diniz Lucki.Finsternis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Eduardo da silva Monteiro.Let me out. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Fernanda da Silva Pinheiro.Let me out. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Gabriel Teixeira Spina.Let me out. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Vinicius Augusto Zagordi Ambrosio.Let me out. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Adriana da Cunha Oliveira.Violetta's Kart Racing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Claudia Espindola de Oliveira.Violetta's Kart Racing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Murilo Henrique Barbosa Sanches.Violetta's Kart Racing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
Fontes, Mario M.; GASI, F. T.. Participação em banca de Pedro Henrique de Oliveira Vieira.Do cinema para o universo dos games: a transmidiação em Epic Mickey. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Kathyanne Regina Vasconcellos de Andrade e Silva.Mobile learning: as tecnologias móveis no processo de construção do conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Érico Reale Galindo.AutoEstudo: uma nova ferramenta de mobile learning para ajuda organizacional do estudo indivudual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Natalie de Souza Mendes.Design Responsivo e sua prática para a abordagem de melhoria progressiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Evanildo Pereira de Jesus.Aplicação Interativa Com o Sensor Kinect Voltado à Educação Psicomotora para Crianças de 4 a 6 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
Fontes, Mario M.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Gilles Pedroza leite.Desenvolvimento de mapa 3D em ambientes interativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
Fontes, Mario M.; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Wagner Francischi Nunes.Desenvolvimento de mapa 3D em ambientes imersivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
Fontes, Mario M.; MENEGUETTE, L. C.; FACHINETTO, L.; BARNA, L. A.. Participação em banca de Caio Aparecido de almeida Nogueira.Projeo: Caça aos Mitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

19.
Fontes, Mario M.; MENEGUETTE, L. C.; LIMA, L. S.; GUIMARAES NETO, E. A.. Participação em banca de Roberto Caetano.Projeto: Terraf Internacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

20.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Alexandro Cosmo de Mesquita.O recurso educacional Articulate. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Rodrigo de Brito Silva.Narrativa Documental e Hipermídia: A Construção de um Webdocumentário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
Fontes, Mario M.. Participação em banca de Guilherme Carvalho Lima.Interação Humano-Computador: Desenvolvimento de um site. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
Fontes, Mario M.; BRAGA, A. S.. Participação em banca de Felipe Fagundes Ciabotti.M-Learning: Design Na era da Mobilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
Fontes, Mario M.; HESSEL, A. M. G.; BRAGA, A. S.. Participação em banca de Olívia Fundie Hamada.Os paradigmas da Educação na era Digital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
Fontes, Mario M.; HESSEL, A. M. G.; BRAGA, A. S.. Participação em banca de Marcos Cabral de Souza.Mídias Interativas: Desenvolvimento de Ambientes Imersivos Educacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
Fontes, Mario M.; BRAGA, A. S.; LEMES, D. O.. Participação em banca de Álvaro Luiz Zerbini.CSS & WEB 2.0: Do Código Limpo ao Design Funcional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
Fontes, Mario M.; BRAGA, A. S.; LEMES, D. O.. Participação em banca de Bruno Moreira.E-Commerce. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
Fontes, Mario M.; LEMES, D. O.; BRAGA, A. S.. Participação em banca de Marcelo Paias Garibaldi Batista.Sites Dinâmicos: O caso Joomla. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

29.
Fontes, Mario M.; LEMES, D. O.; BRAGA, A. S.. Participação em banca de Pedro Lira Ortega.Análise das Inovações e Recursos da Linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Internacional Association for Development of the Information Society. AN INSTRUCIONAL CARD GAME WITH PUZZLE TRIGGERS: GUIDELINES FOR TEACHING SOFTWARE DEVELOPMENT. 2017. (Congresso).

2.
IX Encontro de Pesquisa PUCSP.Uma proposta de integração de desafios em arcabouço instrucional baseado em pensamento crítico. 2016. (Simpósio).

3.
IX Encontro de Pesquisa PUCSP / TIDD 2016.Uma proposta de integração de desafios em arcabouço instrucional baseado em pensamento crítico. 2016. (Encontro).

4.
SBGAMES 2016.A PUZZLE INSTRUCTIONAL FRAMEWORK FOR CREATING NARRATIVES WITH A OCC-RDD TECHNIQUE. 2016. (Simpósio).

5.
SBGAMES 2016.Requisitos não funcionais para jogos digitais. 2016. (Simpósio).

6.
Campus Party 2015. 2015. (Encontro).

7.
Brasil Game Show 2014. 2014. (Feira).

8.
FATEC Game Week.Criando design de ambientes de jogos com X-­UNITMX. 2014. (Encontro).

9.
IV Festival Games For Change América Latina. 2014. (Encontro).

10.
UNITE Brasil 2014.Criando design de ambientes de jogos com X-­UNITMX. 2014. (Encontro).

11.
WordCamp 2014. 2014. (Encontro).

12.
Aula Magna com o Prof. Richard Grusin - TIDD. 2013. (Outra).

13.
Palestra para o Curso de Comunicaçõ e Multimeios da disciplina. 2012. (Outra).

14.
V Encontro de Pesquisa PUCP/TIDD 2012.Desacoplamento de jogos de tabuleiro. 2012. (Encontro).

15.
2º Circuito de Games.Panorama dos videogames atuais, suas aplicações no mercado e pesquisa. 2011. (Simpósio).

16.
2º Circuito de Games.Desenvolvimento de Games para dispositivos Móveis. 2011. (Simpósio).

17.
3ª Fatecnologia.O Conceito de Jogo e o Panorama dos Videogames Atuais e suas Aplicações. 2011. (Encontro).

18.
I Simpósio Brasileiro de Tecnologias Aplicadas ao Estudo de Linguagens e Códigos.Evolução dos Jogos Eletrônicos Atuais como Linguagem e suas Aplicações e Pesquisa. 2011. (Simpósio).

19.
Videojogos 2011 4th conference in science and art for videogames. Conversão de jogos em livros eletrônicos. 2011. (Congresso).

20.
Workshop Virtual Reality / Animatronix. 2011. (Seminário).

21.
2º festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Aspectos Conceituais e Técnicos do Projeto Ilha Cabu. 2009. (Simpósio).

22.
2º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games da PUCSP.Aspectos conceituais e técnicos do projeto Ilha Cabu. 2009. (Outra).

23.
Google Developer Day 2009. 2009. (Encontro).

24.
Google Developer Day 2008. 2008. (Encontro).

25.
9º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet. 2007. (Encontro).

26.
Google Developer Day 2007. 2007. (Encontro).

27.
Just Java. 2006. (Congresso).

28.
SIBGRAPI XVI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.XVI - SIBGRAPI. 2003. (Simpósio).

29.
Sun Tech Day. 2003. (Encontro).

30.
53ª Reunião Anual da SBPC. Simulação Computacional da Experiência de Thompson para a Determinação da Carga específica do Elétron. 2001. (Congresso).

31.
XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. . IV FÓRUM ACADÊMICO DE ESTUDOS LÚDICOS. 2017. (Congresso).

2.
Fontes, Mario M.; DAVIS, A. . Malta Global Game Jam. 2016. (Festival).

3.
Fontes, Mario M.. Angelhack 2014. 2014. (Outro).

4.
Fontes, Mario M.. Virada Educação. 2014. (Outro).

5.
Fontes, Mario M.. SPJAM 2014. 2014. (Concurso).

6.
Fontes, Mario M.. WordCamp 2014. 2014. (Outro).

7.
Fontes, Mario M.; LEMES, D. O. . IV Festival Games For Change América Latina. 2014. (Outro).

8.
Fontes, Mario M.. Vserv mobi. 2014. (Outro).

9.
Fontes, Mario M.. Computer Jamboree - Segunda Farra de Informática Educativa. 1998. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Fontes, Mario M.2016Fontes, Mario M.; VEGA, I. S. . A puzzle instructional framework for creating narratives with an OCC-RDD technique. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 1, p. 1194-1197, 2016.


Livros e capítulos
1.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. . O processo de criação e desenvolvimento do jogo, uma ferramenta interativa única que se destaca pela adequação da linguagem ao público. In: Ana Carolina Nunes Lafemina; Fernanda Montenegro de Menezes Rizek; Fernando José de Almeida; Maria da Graça Moreira da Silva. (Org.). Inglês Online Conexão com o Mundo. 1ed.São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2013, v. , p. 76-89.

2.
Fontes, Mario M.. Gatilhos de desafios para a criação de narrativas como contexto de pensamento crítico em jogos digitais e não digitais. In: David de Oliveira Lemes. (Org.). Level Design, Jogabilidade e Narrativa para Games. 1ed.São Paulo: Editora COD3S, 2018, v. 1, p. 42-50.

3.
BARZAGHI-FICKER, L. ; Fontes, Mario M. ; PEREIRA, L. C. K. . Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para Avaliação da Percepção Auditiva de Sons de Fala. In: Zuleica Camargo. (Org.). Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição. 1ed.São José dos Campos: Pulso Editorial, 2016, v. 1, p. 197-210.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Fontes, Mario M.; CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO, C. R. C. . Robótica Ensino de Física. 2013. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fontes, Mario M.; DAVIS, A. . Malta Global Game Jam. 2016. (Festival).

2.
Fontes, Mario M.; GUIMARAES NETO, E. A. . IV FÓRUM ACADÊMICO DE ESTUDOS LÚDICOS. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Bolsa Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) CAPES 01/09/2015 a 31/03/2016
Pesquisa durante o doutoramento no Institute of Digital Games - Malta
Supervisão do Prof. Dr. Georgios Yannakakis



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:23:50